curitiba é referência no combate à exploração infantil · vem aí o 8º curso de atualização...

6
Foi assinado, no último dia 12 de dezembro, na Prefeitura Municipal de Curitiba, o Pacto de Curitiba para o En- frentamento do Abuso, Exploração Sexu- al e Tráfico de Crianças e Adolescentes. A iniciativa contou com a presença da Pre- sidente do COMTIBA, Ana Paula Baena, e demais autoridades que assumiram o compromisso de apoiar a implantação e a execução das ações propostas no Plano Operativo Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O referido plano foi elaborado tendo como base os resultados apresentados pelo Diagnóstico Rápido Participativo, re- alizado junto à Rede de Proteção Social da Cidade de Curitiba e às deliberações do Seminário Municipal, no período de 27 de junho e 06 de julho de 2011. Foi funda- mentado segundo as diretrizes estabeleci- das pelo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil e Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente. O pla- nejamento e organização contemplaram os eixos: análise da situação, atendimen- to, defesa e responsabilização, prevenção, protagonismo e mobilização e articulação. Curitiba é referência no combate à Exploração Infantil JANEIRO / FEVEREIRO DE 2012 - Nº 74 O monitoramento e a avaliação das ações propostas e a gestão participativa do processo, serão de responsabilidade da sociedade local, da Comissão Permanente do PAIR, designada pelo COMTIBA, e das Coordenações Estadual e Federal do Pro- grama de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infan- to-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR). Curitiba se mostra assim, como uma das cidades que mais se envolve na real proteção de sua infanto-juventude e a So- ciedade Paranaense de Pediatria solicita aos seus associados o engajamento nas ações desse Pacto. Dr. Luiz Ernesto Pujol Ouvidoria da SPP Londrina, 24 a 26 de Maio de 2012

Upload: others

Post on 05-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Curitiba é referência no combate à Exploração Infantil · Vem aí o 8º Curso de Atualização em Pediatria Com a renovação da parceria entre ... suas metas para o ano de 2012,

Foi assinado, no último dia 12 de dezembro, na Prefeitura Municipal de Curitiba, o Pacto de Curitiba para o En-frentamento do Abuso, Exploração Sexu-al e Tráfi co de Crianças e Adolescentes. A iniciativa contou com a presença da Pre-sidente do COMTIBA, Ana Paula Baena, e demais autoridades que assumiram o compromisso de apoiar a implantação e a execução das ações propostas no Plano Operativo Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O referido plano foi elaborado tendo como base os resultados apresentados pelo Diagnóstico Rápido Participativo, re-alizado junto à Rede de Proteção Social da Cidade de Curitiba e às deliberações do Seminário Municipal, no período de 27 de junho e 06 de julho de 2011. Foi funda-mentado segundo as diretrizes estabeleci-das pelo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil e Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente. O pla-nejamento e organização contemplaram os eixos: análise da situação, atendimen-to, defesa e responsabilização, prevenção, protagonismo e mobilização e articulação.

Curitiba é referência nocombate à Exploração Infantil

JANEIRO / FEVEREIRO DE 2012 - Nº 74

O monitoramento e a avaliação das ações propostas e a gestão participativa do processo, serão de responsabilidade da sociedade local, da Comissão Permanente do PAIR, designada pelo COMTIBA, e das Coordenações Estadual e Federal do Pro-grama de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infan-to-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR).

Curitiba se mostra assim, como uma das cidades que mais se envolve na real proteção de sua infanto-juventude e a So-ciedade Paranaense de Pediatria solicita aos seus associados o engajamento nas ações desse Pacto.

Dr. Luiz Ernesto PujolOuvidoria da SPP

Londrina, 24 a 26 de Maio de 2012

Page 2: Curitiba é referência no combate à Exploração Infantil · Vem aí o 8º Curso de Atualização em Pediatria Com a renovação da parceria entre ... suas metas para o ano de 2012,

2

Editorial

Presidente: Darci Vieira da Silva Bonetto (Curitiba)Presidente de Honra: Aristides Schier da Cruz (Curitiba)1º Vice Presidente: Mitsuru Miyaki (Curitiba)2º Vice Presidente: Sérgio Antonio Antoniuk (Curitiba)3º Vice Presidente: Kennedy Long Schisler (Foz do Iguaçu)4º Vice Presidente: José Carlos Amador (Maringá)Secretário Geral: Tony Tannous Tahan (Curitiba)1º Secretário: Cristina Rodrigues da Cruz (Curitiba)2º Secretário: Renato Tamehiro (Cascavel)Tesouraria 1º Tesoureiro: Gilberto Pascolat (Curitiba)2º Tesoureiro: Eliane Mara Cesário Pereira Maluf (Curitiba)Conselho Fiscal: Aristides Schier da Cruz (Curitiba) Diether H. Garbers (Curitiba)Donizetti Dimer Giamberardino Filho (Curitiba) Eliane Mara Cesário Pereira Maluf (Curitiba) Nelson Augusto Rosário Filho (Curitiba) Comissão de Sindicância: Alléssio Fiori Sandri Junior (Umuarama)Gilberto Saciloto (Guarapuava)Mário César Vieira (Curitiba)Milton Macedo de Jesus (Londrina)Regina Paula Guimarães V. Cavalcante da Silva (Curitiba)Wilma Suely Ribeiro Reque (Ponta Grossa)Conselho Consultivo: Antonio Carlos Sanseverino Filho (Maringá)Carlos Frederico Oldenburg Neto (Curitiba)Claudete Teixeira K. Closs (Curitiba)Geraldo Miranda Graça Filho (Curitiba)Rosangela de Fatima I. Garbers (Curitiba)Vânia Oliveira de Carvalho (Curitiba)Vitor Costa Palazzo (Curitiba)

Diretoria de Defesa ProfissionalCoordenador: Armando Salvatierra Barroso (Curitiba) Álvaro Luiz de Oliveira (Londrina)Antonio Carlos Sanseverino Filho (Maringá)Luiz Ernesto Pujol (Curitiba)Mario Marcondes Marques Junior (Curitiba)Maristela Gomes Gonçalves (Curitiba)Gregor Paulo Chermikoski Santos (Curitiba)Diretoria de PatrimônioMarcelo Henrique de Almeida (Curitiba)Diretoria de InformáticaDorivam Celso Nogueira (Curitiba)Diretoria de Eventos CientíficosCoordenadora: Rosane Cristina Viana Mingot (Curitiba)Du Su Ying (Curitiba)Julio Cesar Pereira Dias (Curitiba)Kerstin Taniguchi Abagge (Curitiba)Marcos Antonio da Silva Cristovam (Cascavel)Sérgio Fujimura (Curitiba)Tsukio Obu Kamoi (Curitiba)Comissão de Educação ContinuadaCoordenador: Wilmar Mendonça Guimarães (Curitiba)Camilo Antonio de Lima (Foz do Iguaçu)Ligia Silvana Lopes Ferrari (Londrina)Lucio Esteves Junior (Maringá)Marcos Antonio da Silva Cristovam (Cascavel)Margarida de Fátima Fernandes Carvalho (Londrina)Departamento de ResidênciaCoordenador: Paulo Breno Noronha LiberalessoAdriana Chassot Bresolin (Cascavel) – HU do Oeste do ParanáAngela Sara Jamusse de Brito (Londrina) – Hospital Regional do Norte do ParanáGilberto Pascolat (Curitiba) – Hospital Evangélico

Lucio Esteves Junior (Maringá) – Hospital Estadual de MaringáRegina Paula Guimarães Vieira (Curitiba) – Hospital de ClínicasSandra Lange Zapone Melek (Curitiba) – Hospital Angelina CaronGrupo de Trabalho da DorLuciane Cristine Oliveira Valdez(Curitiba) Grupo de Trabalho Meio AmbienteDarci Vieira da Silva Bonetto (Curitiba)Denise Siqueira de Carvalho (Curitiba)Eliane Mara Cesário Pereira Maluf (Curitiba)OuvidoriaLuiz Ernesto Pujol (Curitiba)Comitê Assessor de Trabalhos Interinstitucionais Ana Lucia Figueiredo Sarquis (Curitiba)Iolanda Maria Novadzki (Curitiba)Lenira Maria Smanhotto Facin (Curitiba)Sandra Lucia Schuler (Curitiba)

DIR

ETO

RIA

SPP

- T

RIÊN

IO 2

010/

2012

COORDENAÇÃO EDITORIALDarci Vieira da Silva BonettoPERIODICIDADEBimestralEQUIPE DE APOIOEllen Alves de OliveiraJosiane GodoyASSESSORIA DE IMPRENSAMelanie ZettelPROJETO GRÁFICO E IMPRESSÃOTopGRAF Editora e Gráfica Ltda.TIRAGEM1.500 exemplaresPATROCÍNIONestlé

EXPE

DIE

NTE

Prezados(as) colegas,Estamos iniciando 2012 com muita fé,

esperança e alegria por tudo que realizamos, e por tudo que está programado para este ano. Temos certeza de que cumpriremos a conten-to a programação que está em andamento, porque confiamos na colaboração e partici-pação de todos os pediatras paranaenses.

Uma andorinha não faz verão! Mas, juntos, conseguiremos cumprir os nossos objetivos. Aproveite os nossos eventos e cur-sos, divulgados em nossos boletins e tam-bém no site, como grandes oportunidades de atualização e de obtenção de novos co-nhecimentos.

Agende-se para o Congresso Paranaen-se de Pediatria e para o Simpósio de Urgên-cia e Emergência, que acontecem em outu-bro, na cidade de Foz do Iguaçu. No mês de novembro, reserve espaço para o Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Curitiba. Es-

teja atento, também, à programação de Educação Continuada, que será realizada em conjunto com o Conselho Regional de Medicina (CRM).

São inúmeras oportunidades de parti-cipação em eventos pediátricos. Entretanto, vale lembrar que a Cozinha Experimental es-tará em funcionamento o ano todo. Venha participar das aulas mensais. A iniciativa foi criada para auxiliar os pediatras nas orienta-ções nutricionais.

O ano ainda está começando, mas aproveito para relembrar que em 2013 te-remos o Congresso Brasileiro de Pediatria. Envie sugestões, o êxito do evento depende de todos nós. Participe! Sua colaboração é imprescindível para o sucesso das progra-mações da SPP.

Dra. Darci Vieira da Silva BonettoPresidente da SPP

Page 3: Curitiba é referência no combate à Exploração Infantil · Vem aí o 8º Curso de Atualização em Pediatria Com a renovação da parceria entre ... suas metas para o ano de 2012,

3

Vem aí o 8º Curso de Atualização

em PediatriaCom a renovação da parceria entre

HUTEC, Associação Médica de Londrina (AML), Sociedade Brasileira (SBP) e Para-naense de Pediatria (SPP) e dos apoios da Unimed-Londrina e Nestlé Nutrition, já foram definidas as datas dos oito mó-dulos do 8º Curso de Atualização em Pe-diatria de 2012.

O primeiro módulo é o Curso de Capacitação em Crescimento e Desen-volvimento, com os professores convi-dados: Dr. Ricardo Halpern, Dr. José Pau-lo Ferreira e Dr. Ricardo Sukiennik (Porto Alegre/RS). As aulas serão nas noites das sextas-feiras e manhãs dos sábados, na sede da Associação Médica de Londrina (AML), na Av. Harry Prochet, 1055.

Módulos e datas:Módulo 1 30 e 31 de MarçoMódulo 2 27 e 28 de AbrilMódulo 3 29 e 30 de JunhoMódulo 4 27 e 28 de JulhoMódulo 5 24 e 25 de AgostoMódulo 6 28 e 29 de SetembroMódulo 7 26 e 27 de OutubroMódulo 8 23 e 24 de Novembro

Obs: Não haverá o módulo de maio devi-do a Jornada Multidisciplinar de Doenças de Inverno que será em Londrina de 24 a 26 de maio. Participe!

Considerando o gabarito dos profes-sores convidados e já confirmados para o Módulo 1 e a importância dos temas de-finidos, certamente o 8º Curso de Atuali-zação em Pediatria fará o mesmo sucesso dos anteriores. Os temas dos próximos módulos serão definidos atendendo aos interesses dos pediatras inscritos.

A exemplo dos anos anteriores, os módulos são credenciados junto a Co-missão Nacional de Acreditação (CNA) e contam pontos para a revalidação do Tí-tulo de Especialização em Pediatria (TEP). Os pediatras que já participaram dos cur-sos anteriores e aqueles que são sócios da AML, SBP, SPP e Cooperados da Unimed--Londrina, terão descontos especiais.

Vagas limitadas. Participe!Coordenação: Dra. Lígia Lopes Ferrari e Dr. Milton Macedo de Jesus Inscrições:

http://www.hutec.com.br Informações: HUTEC (43)3334-0145, AML

(43) 3341-1055 e Marcos [email protected]

Veja o quanto o pediatra deixa de re-ceber e o quanto os planos não deixam de lucrar. Apresentamos abaixo uma tabela com os valores propostos pela CBHPM, em 2003, na primeira coluna, com os valores atualizados pela correção pelo INPC (de acordo com a inflação do período 2003-2011), na segunda coluna, e com o rea-juste autorizado aos planos de saúde, até dezembro de 2011, na terceira coluna. Vale lembrar que, neste caso, o valor é o reajus-te dado aos planos de Pessoa Física, pois aos planos coletivos e/ou de empresas o valor de reajuste é livre e pode ser bem maior que o apresentado.

Essa tabela, ao meu entender, não serve apenas como um balizador, mas como um referencial para todos sabermos e vermos o quanto temos sido explorados

Reajustes nos valores dosprocedimentos pediátricos

pelas operadoras. Trata-se, como diz o tex-to da CBHPM, de valores mínimos, éticos, e com cada um de nós julgando e definindo seu real valor, de acordo com sua realida-de e entendimento. Espero que ajude a pediatria paranaense a retomar a sua dig-nidade e o seu valor.

Como a negociação com as opera-doras é individual, desejo uma boa ne-gociação a todos! O Departamento de Defesa Profissional da SPP está definindo suas metas para o ano de 2012, e preten-de lutar pela inclusão do procedimento de puericultura e pela adequação aos termos contratuais exigidos pela ANS, com reajus-te anual e equilíbrio econômico.

Dr. Grégor Paulo Chermikoski SantosDiretoria de Defesa Profissional da SPP

Consulta 42,00 60,90 73,09

Visita hospitalar 32,00 46,40 55,69

Consulta em domicílio 69,00 100,05 120,07

Consulta em Pronto Atendimento 42,00 60,90 73,09

Puericultura 88,00 127,60 153,14

Junta Médica 88,00 127,60 153,14

Atendimento familiar adolescente 24,00 34,80 41,76

Atendimento pediátrico a gestantes 42,00 60,90 73,09

Aconselhamento genético 120,00 174,00 208,82

Atendimento ao RN em berçário 100,00 145,00 174,02

Atendimento ao RN em sala de parto (alto risco) 172,00 249,40 299,31

Atendimento ao RN em sala de parto (baixo risco) 148,00 214,60 257,55

Atendimento do intensivista (por paciente e por dia) 42,00 60,90 73,09

Atendimento médico em UTI (plantão de 12 horas) 100,00 145,00 174,02

Teste do reflexo vermelho em RN 24,00 34,80 41,76

Testes do desenvolvimento (DENVER) 16,00 23,20 27,84

Remoção de cerumen bilateral 16,00 23,20 27,84

Exerese e sutura simples peq. lesão pele 88,00 127,60 153,14

Sutura de extensos ferimentos pele 172,00 249,40 299,31

Laringoscopia para intubação 207,80 301,31 361,61

PROCEDIMENTO VALOR(2003)

VALORCORRIGIDO

(INPC)

VALORCORRIGIDO

REAJUSTE (ANS)

Page 4: Curitiba é referência no combate à Exploração Infantil · Vem aí o 8º Curso de Atualização em Pediatria Com a renovação da parceria entre ... suas metas para o ano de 2012,

4

Em 2011, após chegar ao fundo do poço, sem negociação com os convênios, os médicos de Foz do Iguaçu, liderados pela Associação Médica de Foz do Iguaçu, pela primeira vez em sua história, entraram em greve. Suspenderam o atendimento ambulatorial e cirurgias eletivas aos usuá-rios de todos planos de saúde vigentes, ex-ceto Unimed e SUS, que ficaram para uma

Defesa Profissional:Conquistas em Foz do Iguaçu

segunda negociação.Após este período de greve, abriu-se

finalmente negociação, e os planos con-cordaram com nossas reivindicações:

1. Tabela CBHPM 6ª Edição, sem redutor.2. Consulta de R$80,00.3. Correção da consulta pelo INPC na data base de julho de cada ano.

Foi lançado, em novembro, o livro Tratado de Alergia e Imunologia Clíni-ca, pela Editora Atheneu. Elaborado em seções, o Tratado é composto por 46 capítulos e abrange desde ao básico de Imunologia e Alergia, até a parte clínica e terapêutica das principais doenças da especialidade.

A obra é dirigida não somente a especialistas, mas também a médicos de outras áreas que se interessem pela área.

Autores: Dirceu Solé, Luiz Antônio Guerra Bernd e Nelson Augusto Rosário Filho.

Tratado de Alergia e

Imunologia Clínica é lançado

Reuniões do Departamento

de Neonatologia O Departamento de Neonatolo-

gia da SPP inicia em março as reuniões científicas mensais da especialidade. Os primeiros tópicos deste ano serão: o Teste do coraçãozinho e a Hiportemia terapêutica. Fique atento! As datas das reuniões serão divulgadas por e-mail. Mantenha sempre seu e-mail atualizado na secretaria da SPP.

Acontece no dia 24 de março, o pró-ximo curso de Reanimação Neonatal. A atividade, que tem início às 8h, visa pro-porcionar o treinamento e retreinamento prático de médicos que atendem recém nascidos em sala de parto.

O curso também mostra as novas recomendações do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) e as

condutas adotadas pelo Neonatal Resus-citation Program da Academia Americana de Pediatria e Asso-ciação Americana de Cardiologia – outu-bro/2010.

Curso teórico-prático deReanimação Neonatal

Confira a programação:08h às 12h

- Passos iniciais - Ventilação com Balão e Máscara

- Intubação Traqueal

14h às 18h - Massagem Cardíaca

- Medicações

As vagas são limitadas.

Novas turmas são fechadas à medida que atingem o número mínimo de

interessados.

Informações: (41) 3223-2570.

Encontram-se resumidas no quadro abaixo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para o uso de palivizumabe na prevenção de infecção

Recomendações sobrePrevenção do VSR

pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Em breve realizaremos uma reunião para apre-sentar o fluxograma para uso da imuno-globulina a partir deste ano.

Candidatos a considerar imunoprofilaxia por VSR*Grupo selecionado de paciente Idade ao início da sazonalidade

Prematuro, sem Displasia Broncopulmonar, sem cardiopatia congênita: <28 semanas de IG

≤ 12 meses

29-32 semanas de IG ≤ 6 meses

32-35 semanas de IG≤ 6 meses com + de 2 fatores de risco

adicionais

Doença Crônica Pulmonar/Displasia broncopulmonar, com necessidade de oxigenoterapia, diuréticos, broncodilatadores ou corticóides nos seis meses antes da sazonalidade

≤ 2 anos

Cardiopatia Congênita instável hemodinamicamente ≤ 2 anos

Condições graves que comprometem pulmão ou função imune (além da prematuridade)

≤ 2 anos

IG: idade gestacional *Modificado de Pediatrics 2009; 124: 1694 – 1701

Page 5: Curitiba é referência no combate à Exploração Infantil · Vem aí o 8º Curso de Atualização em Pediatria Com a renovação da parceria entre ... suas metas para o ano de 2012,

5

Em vista do aumento do número de casos de coqueluche em várias partes do mundo, inclusive no município de Curitiba, vale esclarecer as atuais orientações para in-vestigação e conduta.

A indicação da quimioprofilaxia para os contatos íntimos foi recentemente ampliada em nosso meio, estando indicada para todos os contatos íntimos não vacinados comple-tamente ou quando a última dose da vacina DTP ou DTPa foi há mais de 5 anos, visto ser este o período em que ocorre uma perda im-portante da proteção contra pertussis. Essa perda de proteção também acontece após a doença. Comunicantes íntimos imunode-primidos têm indicação de quimioprofilaxia independente da idade e do estado vacinal.

Antimicrobianos são indicados tanto para o tratamento dos pacientes sintomáti-cos, como para a quimioprofilaxia dos conta-tos íntimos assintomáticos. A droga de esco-lha é a eritromicina (40-50mg/kg/dia, máximo 2g/dia, divididos de 6/6h) por, no mínimo, 7 dias ou preferencialmente por 14 dias para prevenir a recaída bacteriológica. Podem ser administrados também a azitromicina (10mg/kg/dia, máximo 500mg, 1x/dia por 5 dias), claritromicina (adultos: 500mg 12/12h por 10 dias), sulfametoxazol+trimetoprim (40mg/kg/dia SMX divididos de 12/12 horas ou 800mgSMX e 160mgTMP a cada 12 horas para crianças ≥ 40kg e adultos) ou levoflo-xacino (adultos: 500mg 1x/dia por 10 dias). Somente a eritromicina (suspensão pediátri-

Orientações sobre Coquelucheca) e SMX-TMP são fornecidos gratuitamente pela saúde pública.

A quimioprofilaxia não é uma urgência, portanto, o plantonista não precisa fornecer a medicação. Pode ser prescrita pelo médico assistente para que os contatos íntimos as-sintomáticos e com esta indicação possam buscar os medicamentos nas farmácias. Lembrar que, se possível, deve-se coletar o swab nasofaríngeo nos pacientes sintomáti-cos antes de iniciar a antibioticoterapia, mas, excepcionalmente, a coleta pode ser feita ainda nas primeiras 72 horas após o início do tratamento.

A investigação laboratorial do caso sus-peito e contatos íntimos com tosse inclui a coleta de secreção respiratória com swab alginatado semeado em meio de transporte Regan-Lowe, encaminhado pela vigilância epidemiológica em temperatura ambiente ao Lacen/PR para cultura da Bordetella per-tussis. Em casos internados e com indicação específica pode ser feito também o aspirado nasofaríngeo para realização de PCR multi-plex para bactérias respiratórias, que inclui a pesquisa do DNA da B. pertussis.

O hemograma auxilia na confirmação do caso quando evidencia leucocitose aci-ma de 20.000/mm3 e linfócitos acima de 10.000/mm3. O Rx de tórax pode mostrar infiltrados pulmonares “borrando” as bordas cardíacas (“coração franjado”), assim como auxilia no diagnóstico diferencial (pneumo-nias) e na identificação de complicações

(broncoaspiração, etc), principalmente em crianças menores de 5 anos.

Para todos, sugerimos um controle rigo-roso da vacinação básica (DTP ou DTPa aos 2-4-6 meses, 1º reforço com 15 meses e 2º reforço aos 4 anos). A profilaxia com a vacina dTpa está indicada para todos adolescentes e adultos, principalmente para quem trabalha com recém nascidos, lactentes e imunode-primidos. Porém, não existe na rede pública e custa aproximadamente R$ 100,00. Crianças > 6 anos, assim como gestantes ou puérpe-ras cuja última dose de vacina pertussis tenha sido feita há mais de 5 anos, também têm in-dicação de receber uma dose de dTpa.

Notificação: A coqueluche é uma do-ença de notificação obrigatória. Para a in-vestigação e desencadeamento de ações de controle oportunas, a mesma deverá ser feita por telefone à Vigilância Epidemiológica do município. Em Curitiba, pode-se entrar em contato com os Distritos Sanitários e, aos finais de semana e feriados, com o plantão da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde através dos telefones: (41) 3350-9356 ou (41) 9961-5194.

Dra. Marion BurgerPresidente do Depto. de Infectologia da SPP

Atenção para as inscrições para os Títulos*

Título Período de inscrições

Título de Especialista em Pediatria - TEP 06/02 a 13/04/2012

Certificado de Área de Atuação em Neonatologia 06/02 a 30/03/2012

Certificado de Área de Atuação em Nutrologia Pediátrica 01/03 a 30/03/2012

Certificado de Atuação na Área de Nefrologia Pediátrica 05/01 a 27/02/2012

Concurso para Obtenção do Certificado com Área de Atuação em Alergia e Imunologia Pediátrica 06/02 a 09/03/2012

*Confira os editais no site da SBP – http://www.sbp.com.br

Page 6: Curitiba é referência no combate à Exploração Infantil · Vem aí o 8º Curso de Atualização em Pediatria Com a renovação da parceria entre ... suas metas para o ano de 2012,

6

O leite maternO deve ser sempre a primeira OpçãO para a alimentaçãO dO lactente. quandO nãO fOr pOssível a manutençãO dO aleitamentO maternO, as fórmulas infantis sãO Os substitutOs mais adequadOs para O primeirO anO de vida, cOnfOrme OrientaçãO dO médicO Ou nutriciOnista.6

A regurgitação pode atingir até 60% dos lactentes menores de 6 meses.1

Referências bibliográficas: 1. Salvatore S, Vandenplas Y. Gastro-oesophageal reflux disease and motility disorders. Best Pract Res Clin Gastroenterol. 2003 Apr;17(2):163-79. 2. Chevallier B, Grunberg J, Rives JJ, Van Egroo LD, Fichot MC. Évaluation de la tolérance et de l’efficacité dún lait épaissi à l’amidon de maïs chez les nourrissons présentant des régurgitations simples. Annales de Pédiatrie. 1998;45:509-15. 3. Valverde A et al. Clinical trial with Nidina AR. In Nidina AR ensayos clinicos Pulso Ediciones, SA, Nestle Espana SA 1998;14-28. 4. Infante D, Tormo R, Clinical Study of the dietary treatment of regurgitation with a thickened infant formula. Clinical trial with Nidina AR. In Nidina AR ensayos clinicos Pulso Ediciones, SA, Nestle Espana SA 1998; 4-11. 5. Vandenplas Y, Rudolph CD, Di Lorenzo C, et al. North American Society for Pediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition, European Society for Pediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition. Pediatric gastroesophageal reflux clinical practice guidelines: joint recommendations of the North American Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (NASPGHAN) and the European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition (ESPGHAN). J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2009 Oct;49(4):498-547. 6. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. Manual de orientação para alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 2008. 2ª edição. 120p.

P

P

70% menos refluxo já na primeira semana.3

Apresenta viscosidade adequada na mamadeira, o que proporciona melhor escoamento da fórmula pelo bico, evitando a prática inadequada de cortá-lo.5

A fórmula infantil que reduz os episódios de regurgitação2-4 com espessamento no lugar certo.

www.nestle.com.br/nutricaoinfantil

NOTA IMPORTANTE: AS GESTANTES E NUTRIZES PRECISAM SER INFORMADAS QUE O LEITE MATERNO É O IDEAL PARA O LACTENTE, CONSTITUINDO-SE A MELHOR NUTRIÇÃO E PROTEÇÃO PARA ESTAS CRIANÇAS. A MÃE DEVE SER ORIENTADA QUANTO À IMPORTÂNCIA DE UMA DIETA EQUILIBRADA NESTE PERÍODO E QUANTO À MANEIRA DE SE PREPARAR PARA O ALEITAMENTO AO SEIO ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE DA CRIANÇA OU MAIS. O USO DE MAMADEIRAS, BICOS E CHUPETAS DEVE SER DESENCORAJADO, POIS PODE TRAZER EFEITOS NEGATIVOS SOBRE O ALEITAMENTO NATURAL. A MÃE DEVE SER PREVENIDA QUANTO À DIFICULDADE DE VOLTAR A AMAMENTAR SEU FILHO UMA VEZ ABANDONADO O ALEITAMENTO AO SEIO. ANTES DE SER RECOMENDADO O USO DE UM SUBSTITUTO DO LEITE MATERNO, DEVEM SER CONSIDERADAS AS CIRCUNSTÂNCIAS FAMILIARES E O CUSTO ENVOLVIDO. A MÃE DEVE ESTAR CIENTE DAS IMPLICAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DO NÃO ALEITAMENTO AO SEIO – PARA UM RECÉM-NASCIDO ALIMENTADO EXCLUSIVAMENTE COM MAMADEIRA SERÁ NECESSÁRIA MAIS DE UMA LATA POR SEMANA. DEVE-SE LEMBRAR À MÃE QUE O LEITE MATERNO NÃO É SOMENTE O MELHOR, MAS TAMBÉM O MAIS ECONÔMICO ALIMENTO PARA O LACTENTE. CASO VENHA A SER TOMADA A DECISÃO DE INTRODUZIR A ALIMENTAÇÃO POR MAMADEIRA É IMPORTANTE QUE SEJAM FORNECIDAS INSTRUÇÕES SOBRE OS MÉTODOS CORRETOS DE PREPARO COM HIGIENE RESSALTANDO-SE QUE O USO DE MAMADEIRA E ÁGUA NÃO FERVIDAS E DILUIÇÃO INCORRETA PODEM CAUSAR DOENÇAS. OMS – CÓDIGO INTERNACIONAL DE COMERCIALIZAÇÃO DE SUBSTITUTOS DO LEITE MATERNO. WHA 34:22, MAIO DE 1981. PORTARIA Nº 2.051 – MS DE 08 DE NOVEMBRO DE 2001, RESOLUÇÃO Nº 222 – ANVISA – MS DE 05 DE AGOSTO DE 2002 E LEI 11.265/06 DE 04.01.2006 – PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – REGULAMENTAM A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS PARA LACTENTES E CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA E TAMBÉM A DE PRODUTOS DE PUERICULTURA CORRELATOS.

Es

pessamento no lugar certo

29121_119_Nan AR_21x29.7.indd 1 9/14/11 5:08 PM