crm 88002 clínica focus tendinites e tenossinovites ... · mento e fortalecimento muscular e...

1
50 kappa magazine Com a introdução dos meios de informática principalmente no am- biente de trabalho, houve quase que uma epidemia mundial de ca- sos de patologias de punho e mãos. O que se pode dizer em relação ao computador é que ele passou a ser usado constantemente, não apenas durante o trabalho, mas em casa por horas a fio. Às vezes, a digitação é feita de forma obstinada e com- pulsiva, numa postura inadequada o que pode certamente gerar pro- blemas musculoesqueléticos e de fadiga. As tendinites e tenossinovites, ou seja, inflamações dos tendões localizadas no punho e nas mãos são doenças que estão relacionadas com o uso excessivo de computado- res. Vários estudos estão sendo de- senvolvidos para amenizar o esforço para esse tipo de atividade laboral. Os sintomas mais comuns são dor intensa principalmente na re- gião lateral do punho que piora muito com seu desvio na direção do dedinho, bem como, dificuldade de movimento e em alguns casos até formigamento e perda de força. Os exames de imagem são de ex- trema importância para o diagnós- tico, acompanhamento e evolução do tratamento. A ultrassonografia de mãos e punhos pode ser útil, pois evidencia com boa acurácia o es- pessamento do tendão (tendinite) e presença de líquido ao seu redor, que indica inflamação da sinóvia que envolve o tendão (tenossino- vite). A ultrassonografia também é útil para afastar outras patologias que podem estar envolvidas nessa região, como Síndrome do túnel do carpo, rupturas e lacerações tendí- neas. A Ressonância Magnética tam- bém é um exame utilizado para tal diagnóstico, também evidenciando espessamento tendíneo e sinais de inflamação local. Também como o ultrassom, descarta outras patolo- gias envolvidas, como alterações ósseas, musculares e cartilaginosas. Feito o diagnóstico de tendinite/ tenossinovite o tratamento é multi- disciplinar com medicamentos pres- critos pelo médico ortopedista (via oral e/ou injetável caso necessário), sessões de fisioterapia e medidas preventivas, como adquirir uma vida saudável e atividade física. Está provado que o sedentarismo é um fator seguramente relacionado com a gênese do problema. Cuidar da postura, fazer exercícios de alonga- mento e fortalecimento muscular e pausas de dez minutos a cada hora durante o trabalho certamente são medidas importantes para evitar o aparecimento e recidiva da doença. Por Dr. Raul Borges Filho CRM 88002 Clínica Focus Fale com o Dr. Raul: [email protected] Tendinites e Tenossinovites relacionadas ao uso de computadores Por: Dr.ª Marina Marcondes A. Vianna Médica Radiologista da Clínica Focus Coluna Dr Raul ed111.indd 50 07/12/2015 10:27:49

Upload: buidan

Post on 10-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

50 kappa magazine

Com a introdução dos meios de informática principalmente no am-biente de trabalho, houve quase que uma epidemia mundial de ca-sos de patologias de punho e mãos. O que se pode dizer em relação ao computador é que ele passou a ser usado constantemente, não apenas durante o trabalho, mas em casa por horas a fio. Às vezes, a digitação é feita de forma obstinada e com-pulsiva, numa postura inadequada o que pode certamente gerar pro-blemas musculoesqueléticos e de fadiga.

As tendinites e tenossinovites, ou seja, inflamações dos tendões localizadas no punho e nas mãos são doenças que estão relacionadas com o uso excessivo de computado-res. Vários estudos estão sendo de-senvolvidos para amenizar o esforço para esse tipo de atividade laboral.

Os sintomas mais comuns são

dor intensa principalmente na re-gião lateral do punho que piora muito com seu desvio na direção do dedinho, bem como, dificuldade de movimento e em alguns casos até formigamento e perda de força.

Os exames de imagem são de ex-trema importância para o diagnós-tico, acompanhamento e evolução do tratamento. A ultrassonografia de mãos e punhos pode ser útil, pois evidencia com boa acurácia o es-pessamento do tendão (tendinite) e presença de líquido ao seu redor, que indica inflamação da sinóvia que envolve o tendão (tenossino-vite). A ultrassonografia também é útil para afastar outras patologias que podem estar envolvidas nessa região, como Síndrome do túnel do carpo, rupturas e lacerações tendí-neas.

A Ressonância Magnética tam-bém é um exame utilizado para tal diagnóstico, também evidenciando espessamento tendíneo e sinais de inflamação local. Também como o

ultrassom, descarta outras patolo-gias envolvidas, como alterações ósseas, musculares e cartilaginosas.

Feito o diagnóstico de tendinite/tenossinovite o tratamento é multi-disciplinar com medicamentos pres-critos pelo médico ortopedista (via oral e/ou injetável caso necessário), sessões de fisioterapia e medidas preventivas, como adquirir uma vida saudável e atividade física. Está provado que o sedentarismo é um fator seguramente relacionado com a gênese do problema. Cuidar da postura, fazer exercícios de alonga-mento e fortalecimento muscular e pausas de dez minutos a cada hora durante o trabalho certamente são medidas importantes para evitar o aparecimento e recidiva da doença.

Por Dr. Raul Borges FilhoCRM 88002Clínica Focus

Fale com o Dr. Raul: [email protected]

Tendinites e Tenossinovites relacionadas ao uso de computadores

Por: Dr.ª Marina

Marcondes A. ViannaMédica Radiologista da Clínica Focus

Coluna Dr Raul ed111.indd 50 07/12/2015 10:27:49