cooperando 63

12
ANO 11 - Nº 063 MARÇO / ABRIL DE 2010 Boletim informativo da Cooperativa agropeCuária de resplendor ltda. PAPEL 100% REcIcLADO Saiba mais sobre produção de novilhas PÁGINA 5 Balde Cheio DIA DE CAMPO CONFIRMA O CRESCIMENTO DO PROJETO PÁGINA 3 CAPEL CONVOCA OS ASSOCIADOS PARA A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PALESTRA SOBRE NUTRIÇÃO ANIMAL PÁGINA 4 CONFIRA O EDITAL NA PÁGINA 4

Upload: rogerio-lugao

Post on 12-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Abril / Março 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Cooperando 63

ANO 11 - Nº 063MARÇO / ABRIL DE 2010

Boletim informativo da Cooperativa agropeCuária de resplendor ltda.

PAPEL 100% REcIcLADO

Saiba mais sobre produção de novilhas PÁGINA 5

Balde CheioDIA DE CAMPO CONFIRMA O CRESCIMENTO DO PROJETO

PÁGINA 3

CAPEL CONVOCA OS ASSOCIADOS PARA A ASSEMBLEIA GERAL

ORDINÁRIA

PALESTRA SOBRENUTRIÇÃO ANIMAL

PÁGINA 4 CONFIRA O EDITAL NA PÁGINA 4

Page 2: Cooperando 63

Palavra da Diretoria

césar Romero e Silvadiretor presidente

carlos Antônio Tondiretor de produção

Marcos campos Dell’Ortodiretor Comercial

Reunião realizada com os produtores da Associação de Muritiba - ES, no dia 18 de fevereiro de 2010. A reunião teve participação do Diretor Marcos

Campos, funcionários da Capel e do presidente da associação Edson Pereira dos Santos.

Amigo cooperado,

Após atravessarmos um longo veranico, onde

praticamente não choveu durante o mês de janeiro

e fevereiro, agradecemos a Deus as chuvas que

caíram neste início de março. Chuvas importantes

para a recuperação da produção leiteira, pois a

recepção de leite da Capel que era de 225.000 litros,

já cresceu cerca de 10%, atingindo novamente

250.000 litros/dia.

Informamos também que a Capel esta recebendo

mais 02 carretas até o final do mês de março,

provenientes do crédito de ICMS. É a frota da

cooperativa cada vez mais eficiente e moderna.

Convidamos a todos os produtores para

participarem de uma palestra dia 22 de abril, sobre

Nutrição Animal, durante o período da festa na

Associação de Laranjeiras. É a Capel em parceria

com outras empresas trazendo informações para

os nossos associados.

Um cordial abraço.

A CAPEL FIRMOU PARCERIA COM DUAS EMPRESAS DISTRIBUIDORES DE GÁS PARA ATENDER SEUS COOPERADOS E FUNCIONÁRIOS:

- FORT GÁS, venda de gás (Liquigás) e água mineral, em Resplendor 3263-9004 e Quatituba 3266-2339, 0800.033.9004, sob a direção de Marcos Aurélio.- CENTRAL GÁS, venda de gás (Minasgás) e água mineral, em Resplendor 3263-2214, sob a direção de Carlos.

Visando auxiliar e incentivar a busca pelo conhecimento, a Capel firmou importante parceria com a UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos em Aimorés. Esta parceria é destinada aos cooperados ativos e funcionários, estendendo também para os filhos e cônjuges, com descontos podendo chegar até 20% no valor das mensalidades. Aproveite, conhecimento nunca é demais!

Maiores informações na Capel com Simone Regina (33) 3263-3972

NOVOS CONVÊNIOS

Leite Longa Vida CapelTradição de produzir com qualidade.

02

Page 3: Cooperando 63

Cooperando - 03

DIA DE CAMPO REúNE PRODUTORES DE VÁRIAS CIDADES DA REGIÃO

No dia 09 de fevereiro de 2010 os cooperados Marcelo Corrêa Costa e Elias Bernardo receberam aproximada-mente 200 produtores rurais das cidades de Resplendor, Ituêta, Goiabeira, Cuparaque, Ecoporanga, Montanha, Pinheiro, Mucuri, Santa Rita do Ituêto, Divino das Laran-jeiras, entre outras.

As duas fazendas visitadas fazem parte das proprie-dades assistidas pelo Projeto Balde Cheio, este que por sua vez tem como metodologia orientar o produtor na atividade leiteira, através de acompanhamento técnico por profissionais treinados pela FAEMG e SENAR.

A primeira unidade visitada foi a propriedade do Sr. Elias Bernardo e seu filho Willian Bernardo, onde o projeto apesar de estar com apenas 5 meses de implantação, já demonstra ótimos resultados.

A propriedade possui um pastejo rotacionado de braquiarão (Brachiaria brizantha) de aproximadamente 0,7ha, onde na primeira rodada estava com uma lotação de 3 vacas e média de 55 litros de leite/dia, a expectativa é que á área chegue a uma lotação de 7 a 10 vacas, após algumas adubações e manejo adequado.

A segunda propriedade visitada foi o sítio do Sr. Marcelo Corrêa Costa, onde atualmente é a unidade demonstrativa do Projeto em Resplendor. Nossa unidade demonstrativa possui um pastejo rotacionado de mom-baça de 0,3ha (3000m²) ou aproximadamente 55mx55m,

com uma lotação de 4 vacas, que possivelmente chegará de 5 a 7 vacas com o tempo e manejo adequado.

O proprietário já está iniciando uma nova área de pas-tejo com grama tifton (cynodon) com área aproximada de 0,5ha, além de possuir um ótimo canavial e outras áreas de pastagens.

Apesar da área destinada à pecuária não passar de 5 a 8 ha, hoje a produção gira em torno de 75 litros/dia, mas sua meta é atingir 200 litros/dia.

A Capel através do Balde Cheio busca resgatar a autoestima do produtor, tornando suas pequenas pro-priedades rurais produtivas e lucrativas.

Diretoria de Capel, assistentes técnicos do projeto, proprietário da Damare e cooperados

Propriedade de Marcelo Corrêa - Pastejo rotacionado da unidade demonstrativa

Propriedade assistida Elias Bernardo

Page 4: Cooperando 63

04 - Cooperando

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Diretor Presidente da Cooperativa Agropecuária de Res-plendor Ltda. (CAPEL), com sede na Rodovia BR 259, Km 32,6, zona rural, Resplendor - MG, CEP. 35.230.000, inscrita no CNPJ sob o no 24.136.038/0001-54, no uso das atribui-ções que lhe conferem os artigos 19, 29 e seus parágrafos do Estatuto Social, convoca os senhores associados, em pleno gozo dos seus direitos sociais, para se reunirem em ASSEM-BLEIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 26 (vin-te e seis) de março de 2010 (dois mil e dez), sexta-feira, no Patronato de Aprendizagem, situado à Rua Nossa Senhora Mont’Serrat, s/no, Resplendor - MG, às 11:00 horas em pri-meira convocação, com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados, às 12:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um dos associados, ou às 13:00 horas em terceira e última convocação, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, para deliberarem sobre a se-guinte ORDEM DO DIA:

I - Prestação de contas dos Órgãos de Administração relati-vas ao exercício de 2009, acompanhada do parecer do Con-selho Fiscal, compreendendo:a) Relatório da gestão;b) Balanço geral do exercício;c) Demonstrativo das sobras apuradas ou das perdas decor-rentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da Sociedade;d) Parecer do Conselho Fiscal;e) Plano de atividades da Sociedade para o exercício social de 2010.

II – Destinação das sobras apuradas, ou rateio das perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da Sociedade, deduzindo-se no primeiro caso, as parcelas para os fundos obrigatórios ou instituídos e os juros atribuídos ao capital social.

III - Fixação do pró-labore para os Diretores Executivos, bem como o valor das cédulas de presença para os membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, pelo compare-cimento às respectivas reuniões.

IV - Eleição para os seguintes cargos:Diretor Presidente e 02 membros do Conselho de Administra-ção para período de 2010/2011;Membros do Conselho Fiscal para o período de 2010/2011.

V – Outros assuntos de interesse social.

Observações:• A Assembleia será realizada em local diverso da sede admi-nistrativa da cooperativa por absoluta falta de espaço físico. • Para efeito de cálculo do número legal de instalação da pre-sente Assembleia, declara-se que o número de associados aptos a votar é de 2331 (dois mil, trezentos e trinta e um) nesta data. • Para votar o associado deverá apresentar documento de identificação com foto, conforme decisão da junta eleitoral.

Resplendor - MG, 24 de fevereiro de 2010.

César Romero e SilvaDiretor Presidente

Cooperativa Agropecuária de Resplendor Ltda.

Em parceria com D’Vita, a Capel realizou no mês de fevereiro, palestra técnica no Córrego do Paiol, município de Aimorés, com o tema “Nutrição Animal”, ministrada pelo zootecnista Aldo Pereira Salvador e o médico veteriná-rio Sérgio Melo Monte Alto.

Houve uma grande partici-pação de produtores rurais, onde cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento. Entre os participantes, diretores e conselheiros da Capel, pre-feito de Aimorés, técnicos da secretaria da agricultura de Aimorés e outros profis-sionais agropecuários de cidades vizinhas.

Aproveitamos para agra-decer a presença de todos, e principalmente ao coope-rado Onésio Vaz Baião, sua

Palestra “Nutrição Animal”esposa Alriene Carvalho da Fonseca Vaz e seus filhos, que tanto nos auxiliaram na realização desta palestra, que teve o intuito de levar maior informação aos produtores rurais.

Público presente

Organizadores e mobilizadores da palestra

César Romero e Onésio Baião durante sorteio de um

saco de ração D´Vita

Prefeito de Aimorés - Marcelo Marques, os diretores da Capel, Marcos Campos, César Romero e Carlos Ton e o funcionário Anderson Souza

Page 5: Cooperando 63

Cooperando - 05

ALTO RIO NOVO

Janes da Silva Ferreira

cONSELHEIRO PENA

Genecy Aguiar Louback

cUPARAQUE

Adilson de Andrade Lima

DIVINO DAS LARANJEIRAS

Augustinho Alves de Oliveira

NovosCooperados

Sejambem-vindos!

Wilmer Monteiro Borba - Médico Veterinário - CRMV-MG 9828-S

Dentre os maiores de-safios da atividade leiteira está a produção de novilhas, para reposição e possível venda quando a anterior se apresenta controlada. Geral-mente as fazendas no Brasil produzem sua própria re-posição, quando as fêmeas são descartadas do rebanho, seja por idade, doenças ou queda na produção. Para atingir a taxa de reposição desejada, as matrizes são acasaladas e inseminadas de acordo com sua raça e obje-tivo de produção. As bezer-ras geradas do acasalamen-to, futuramente irão compor o plantel do rebanho em produção e o excesso delas é oferecido ao mercado.

Nas fazendas especializa-das na produção de leite, a seleção da bezerra de re-posição é selecionada logo após seu nascimento, to-

EcOPORANGA

Jorge de Souza Lima

José Rosalino

ITUÊTA

Luciano Uhlig

RESPLENDOR

Antônio Luiz do Nascimento

Gesiela do Prado Souza

Jacimar Silva de Jesus Macedo

Produção de Novilhasmando como base seu pe-digree, peso e evolução da parturiente.

Os cuidados com as novi-lhas se estendem do terço final da gestação da vaca, até o parto da novilha pro-duzida, tais cuidados in-fluenciam na produtividade e longevidade da mesma.

Como dito acima os cui-dados com as novilhas de reposição iniciam durante o terço final da gestação, pois a maior parte do cres-cimento fetal ocorre duran-te esse período, resultando em uma maior exigência de nutrientes pela vaca, em contrapartida ocorre à redu-ção do consumo de matéria seca por parte das mesmas, pois o útero ocupa parte do espaço do rumen na cavi-dade abdominal, devido o aumento do tamanho fetal. Por esse motivo os animais

nesse estágio devem rece-ber uma dieta balanceada com escore corpóreo entre 3,75- 4,0 (em escala de 1-5), pois, a diminuição ou au-mento da massa corpórea predispõe a fêmea a distúr-bios metabólicos graves, co-locando em risco sua produ-ção na lactação em questão. Além dos cuidados com a alimentação, os animais de-vem ser conduzidos para um piquete maternidade, onde as mesmas são mais bem monitoradas. Além disso, as matrizes devem ser imuniza-das para as principais doen-ças que acometem os recém nascidos, pois conferem an-ticorpos para o feto via cor-dão umbilical e ingestão de colostro após o nascimento.

Após o nascimento deve ser dada atenção especial ao fornecimento de colostro, o mesmo deve ser dado nas

seis primeiras horas de vida da cria, pois o intestino da mesma está permeável aos anticorpos contidos no co-lostro. Em seguida, o umbi-go deve ser curado imedia-tamente após o nascimento com solução de iodo na con-centração superior a 7%, o umbigo deve ser imerso na solução a cada 12 horas por dois dias. É importante que a desinfecção do umbigo seja de maneira correta, pois o mesmo serve como pon-te de contaminação para o recém nascido. Após a cura do umbigo, deve se fazer a identificação e pesagem da bezerra, os dados devem ser adicionados a ficha da mesma, para que seu desen-volvimento ponderal seja anotado e avaliado no mo-mento da inclusão da mes-ma no plantel de matrizes perenes da propriedade.

Page 6: Cooperando 63

06 - Cooperando

O Sindicato Rural e/ou de Produtores Rurais de RESPLENDOR e os demais Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais abaixo no-meados, com o objetivo de notificarem, em iguais termos, os contri-buintes produtores rurais, pessoas físicas, com domicílio fiscal nes-te Estado, ratificam e transcrevem o inteiro teor do Edital de Notificação e Convocação de pagamento da Contribuição Sindical Rural – contribuinte pessoa física, exercício 2010, com vencimento em 22 de maio de 2010, publicado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em jornais de grande circulação nacional. “E D I T A L CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL PESSOA FÍSICA. EXERCÍCIO DE 2010. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricul-tura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural, em atendimento ao princípio da publici-dade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFI-CAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que pos-suem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Emprega-dores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Re-colhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2010, de-vida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os arti-gos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 22 de maio de 2010, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Con-tribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Ter-ritorial Rural, repassadas à CNA pela Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e estão sendo remetidas por via postal para os endereços indicados nas respectivas declarações. Em caso de per-da, de extravio ou de não recebimento das Guias de Recolhimento pela via postal, os contribuintes deverão solicitar a emissão da se-gunda via diretamente à Federação da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e co-brança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício Antonio Ernesto de Salvo, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte, via correio ou entregue na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Pro-dutores Rurais. Brasília, 05 de fevereiro de 2010. Kátia Regina de Abreu – Presidente .” Federação da Agricultura e Pecuária do Esta-do de Minas Gerais e Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais dos municípios de: Abadia dos Dourados, Abaeté, Abre Campo, Açucena, Água Boa, Águas Formosas, Aimorés, Além Paraíba, Alfe-nas, Almenara, Alpinópolis, Alterosa, Alto Jequitibá, Alvinópolis, An-dradas, Andrelândia, Antônio Dias, Antônio Prado de Minas, Araçu-aí, Araguari, Arapuã, Araújos, Araxá, Arcos, Areado, Argirita, Arinos, Ataléia, Baependi, Bambuí, Barão do Monte Alto, Barbacena, Belmi-ro Braga, Belo Vale, Betim, Bicas, Boa Esperança, Bocaiúva, Bom Despacho, Bom Jardim de Minas, Bom Jesus da Penha, Bom Jesus do Amparo, Bom Jesus do Galho, Bom Sucesso, Bonfinópolis de Minas, Borda da Mata, Botelhos, Brasília de Minas, Brasópolis, Bru-madinho, Bueno Brandão, Buenópolis, Buritis, Cabeceira Grande, Cabo Verde, Cachoeira de Minas, Caldas, Cambuí, Cambuquira, Campanha, Campestre, Campina Verde, Campo Belo, Campo Flori-do, Campos Altos, Campos Gerais, Canápolis, Candeias, Caparaó, Capelinha, Capetinga, Capinópolis, Capitólio, Caputira, Carandaí,

Carangola, Caratinga, Careaçu, Carlos Chagas, Carmo da Cacho-eira, Carmo da Mata, Carmo de Minas, Carmo do Cajuru, Carmo do Paranaíba, Carmo do Rio Claro, Carneirinho, Carrancas, Cássia, Cataguases, Caxambu, Centralina, Chalé, Cláudio, Coimbra, Co-mendador Gomes, Conceição da Aparecida, Conceição das Alago-as, Conceição do Mato Dentro, Conceição do Rio Verde, Conquista, Conselheiro Lafaiete, Conselheiro Pena, Coqueiral, Coração de Je-sus, Cordisburgo, Corinto, Coroaci, Coromandel, Coronel Murta, Córrego Danta, Cristais, Cristina, Cruzília, Curvelo, Delfinópolis, Descoberto, Desterro de Entre Rios, Diamantina, Divino, Divinópo-lis, Dom Cavati, Dom Silvério, Dores do Indaiá, Elói Mendes, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Espera Feliz, Espinosa, Estrela do In-daiá, Estrela do Sul, Eugenópolis, Extrema, Felisburgo, Felixlândia, Ferros, Formiga, Formoso, Fortaleza de Minas, Francisco Sá, Fron-teira, Frutal, Galiléia, Gouveia, Governador Valadares, Guanhães, Guapé, Guaranésia, Guarani, Guarda-Mor, Guaxupé, Guiricema, Gurinhatã, Heliodora, Ibertioga, Ibiá, Ibiraci, Igarapé, Igaratinga, Iguatama, Ilicínea, Indianópolis, Ipanema, Ipatinga, Ipiaçu, Iraí de Minas, Itabira, Itabirinha de Mantena, Itabirito, Itaguara, Itajubá, Ita-marandiba, Itambacuri, Itamogi, Itamonte, Itanhandu, Itapagipe, Ita-pecerica, Itaúna, Itueta, Ituiutaba, Iturama, Jabuticatubas, Jacinto, Jacuí, Jacutinga, Janaúba, Januária, Jequitaí, Jequitibá, Jequitinho-nha, Joaíma, João Pinheiro, Juiz de Fora, Lagamar, Lagoa da Prata, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Lagoa Santa, Lajinha, Lambari, La-ranjal, Lavras, Leopoldina, Lima Duarte, Limeira do Oeste, Luz, Ma-chacalis, Machado, Madre de Deus de Minas, Malacacheta, Manga, Manhuaçu, Manhumirim, Mantena, Mar de Espanha, Maria da Fé, Mariana, Marliéria, Martinho Campos, Matipó, Matutina, Medeiros, Medina, Minas Novas, Minduri, Miradouro, Miraí, Moema, Monse-nhor Paulo, Monte Alegre de Minas, Monte Azul, Monte Belo, Monte Carmelo, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Montes Claros, Mora-da Nova de Minas, Muriaé, Mutum, Muzambinho, Nanuque, Natér-cia, Nazareno, Nepomuceno, Nova Ponte, Nova Resende, Nova Serrana, Novo Cruzeiro, Oliveira, Ouro Fino, Padre Paraíso, Pains, Palma, Palmópolis, Pará de Minas, Paracatu, Paraguaçu, Paraisó-polis, Paraopeba, Passa Quatro, Passa Tempo, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Patrocínio de Muriaé, Paula Cândido, Pavão, Pe-çanha, Pedra Azul, Pedralva, Pedrinópolis, Pedro Leopoldo, Perdi-zes, Perdões, Piedade do Rio Grande, Pimenta, Piracema, Piraju-ba, Pirapetinga, Pirapora, Piraúba, Pitangui, Piumhi, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pocrane, Pompéu, Ponte Nova, Pouso Alegre, Pouso Alto, Prata, Pratápolis, Pratinha, Presidente Olegário, Raul Soares, Recreio, Resplendor, Ressaquinha, Rio Casca, Rio do Pra-do, Rio Novo, Rio Paranaíba, Rio Pomba, Rio Preto, Rio Vermelho, Rubim, Sabinópolis, Sacramento, Salinas, Santa Bárbara, Santa Juliana, Santa Luzia, Santa Margarida, Santa Maria do Suaçuí, Santa Maria de Itabira, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacu-tinga, Santa Rita do Sapucaí, Santa Vitória, Santana da Vargem, Santana do Deserto, Santana de Pirapama, Santo Antônio do Am-paro, Santo Antônio do Aventureiro, Santo Antônio do Grama, Santo Antônio do Monte, Santos Dumont, São Domingos do Prata, São Francisco, São Francisco de Sales, São Geraldo, São Gonçalo do Abaeté, São Gonçalo do Pará, São Gonçalo do Sapucaí, São Go-tardo, São João Batista do Glória, São João da Ponte, São João Del Rei, São João do Manhuaçu, São João Nepomuceno, São Pedro dos Ferros, São Roque de Minas, São Sebastião do Maranhão, São Sebastião do Paraíso, São Tiago, São Vicente de Minas, Sericita, Serra do Salitre, Serrania, Serro, Sete Lagoas, Silvianópolis, Simo-nésia, Sobrália, Tabuleiro, Tapira, Taquaraçu de Minas, Tarumirim, Teófilo Otoni, Tiros, Tocantins, Tombos, Três Corações, Três Marias, Três Pontas, Tupaciguara, Turvolândia, Ubá, Ubaí, Uberaba, Uber-lândia, Unaí, União de Minas, Urucuia, Varginha, Varjão de Minas, Várzea da Palma, Vazante, Veríssimo, Viçosa, Virgínia, Virginópolis, Visconde do Rio Branco, Volta Grande. Belo Horizonte, 03 de feve-reiro de 2.010 - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG – Roberto Simões – Presidente. RESPLEN-DOR 22 de FEVEREIRO de 2.010 – Sindicato dos Produtores Ru-rais de RESPLENDOR – JOSE CARLOS DE LIMA – Presidente.

E D I T A LCONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL

PESSOA FÍSICA - EXERCÍCIO DE 2010

Page 7: Cooperando 63

Cooperando - 07

Cooperada HomenageadaRegina Paiva Bandeira de Melo

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, prestamos homenagem a cooperada Sra. Regina Paiva Bandeira de Melo.

Nossa homenageada tem dois filhos Márcio Paiva Tostes Chaves e Luciana Paiva Tostes Chaves, e dois netos Marco Antônio Tostes Chaves Neto e Eduardo de Souza Paiva Chaves.

Para administrar a fazenda Reginaldo Paiva, nome dado em homenagem a seu pai, Sr. Reginaldo Paiva; D. Regina conta com o apoio de seu esposo Sr. Antônio Soares Bandeira de Melo.

A fazenda Reginaldo Paiva, localiza-se no distrito de Joaçuba, município de Ecoporanga - ES. Possui extensão de 700 hectares de terras, sendo 600 hectares destinados ao gado de corte e 100 hec-tares destinados ao gado leiteiro.

Conta hoje com 130 vacas em fase de lactação, que são ordenhadas duas

vezes por dia, com produção média de 15 litros/vaca/dia. As vacas são orde-nhadas em ordenhadeiras de balde ao pé. Em breve será feita sala de ordenha de fosso, sem bezerros, em sistema de “espinha de peixe”.

A propriedade é formada pelas forra-geiras braquiarão e quicuio.

A genética utilizada há vários anos é inseminação artificial, em cruzamento alternado de holandês e gir leiteiro. O gado tem ½ holandês gir, ¾ holandês gir, 5/8 gir holandês e 11/16 holandês gir. Os touros são bem escolhidos para que as vacas tenham boa pigmentação, produtividade e reprodução. As vacas que por ventura secam vazias ou tem problema de casco são descartadas do rebanho. As novilhas com peso acima de 300 Kg são inseminadas com sêmen sexado, já tendo obtido bons resultados.

Os bezerros são criados separados das mães para facilitar a ordenha, ficam em casinhas até 70 dias de vida, época em que são desmamados. No período dos 70 dias, recebem mineral especial no piquete e pastagem. Terminado esse período são soltos para o pasto.

Na época das águas, o volumoso ofe-recido ao gado é pastagem em sistema de pastejo rotacionado, com módulos de braquiarão e quicuio. O gado é dividi-do em lotes, de acordo com a produção e recebem caroço de algodão e ração.

Na época da seca, as vacas em lactação recebem cana com ureia entre as orde-nhas da manhã e da tarde, e pastejam nos piquetes à noite, continuando nos

lotes, de acordo com a produção de lei-te, utilizando caroço de algodão, polpa cítrica e ração ou outros complementos nutricionais.

Para auxiliar nos trabalhos da proprie-dade, D. Regina conta com o apoio do gerente Adriano de Moraes e de mais 08 funcionários.

D. Regina é associada da ASPEC (Associação dos Produtores Rurais de Ecoporanga Espírito Santo), da qual faz questão de ser membro atuante, pois reconhece os valores trazidos para a região através das associações.

Como a maioria dos produtores rurais, nossa homenageada também passou por diversas crises, onde teve vontade de desistir e até vender a fazenda. Po-rém, sua perseverança e luta a fizeram permanecer, e o resultado antes dese-jado, hoje é uma realidade. D. Regina afirma, “o importante é ter planejamento e perseverança”.

A Capel se sente honrada e feliz em tê-la como nossa cooperada e por sua determinação e perseverança na pro-dução leiteira.

Page 8: Cooperando 63

RELAÇÃO DOS

Produtores de Leite - Fevereiro | 201001 - Regina Paiva Bandeira de Melo................................................. 53.02502 - Dalvair Barbosa dos Santos ........................................................ 49.11103 - César Romero e Silva .................................................................... 30.80804 - Adir Lopes Diniz Adami ............................................................... 25.49905 - Maria Lúcia Conde Frizzera ......................................................... 20.28406 - Antônio Rodrigues Lima.............................................................. 20.01507 - Nilo Coelho de Barro ..................................................................... 19.84308 - Altamiro Dias de Moura ............................................................... 19.36109 - Mário Dal Col e Outros ................................................................. 19.08310 - Geraldo Elias Brum/Esmael R. de Barros ................................ 18.92811 - Lygia de Araújo Tavares de Souza ............................................ 17.66212 - Luiz Alves de Freitas Neto ........................................................... 17.54113 - Cláudio Fernandes Leal................................................................ 16.30314 - Ignácio de Loyola Erthal Monnerat ......................................... 15.78315 - Dativo Gonçalves de Souza ....................................................... 14.08516 - Sebastião Vasconcelos de Carvalho ........................................ 14.03817 - Ermínio do Prado Leal .................................................................. 13.65618 - Gilmar Augusto de Souza ........................................................... 13.50419 - Sebastião Vieira de Siqueira ....................................................... 12.93820 - Renato Lutero Pieper ................................................................... 12.40621 - Aloízio Teubner Ferreira .............................................................. 12.34322 - João Luiz Mozzer ............................................................................ 12.28923 - Aparecida das Graças Bonicenha Nicoli................................. 12.28024 - Maria Efigênia de Barros .............................................................. 11.82025 - Hezekias Coutinho de Lima........................................................ 11.65226 - Hugo Silveira Gonçalves ............................................................. 11.48127 - Orlando Trevizani .......................................................................... 11.40828 - Robson Silveira Vilete .................................................................. 11.23329 - Alfrânio Francisco da Costa ....................................................... 11.19230 - Roselene Leal de Paula e Filhos ............................................... 11.14731 - Elzi Rufino de Jesus ...................................................................... 11.13132 - Rosalina Visintim Pereira ............................................................. 11.00933 - Mauro Fernando Gonçalves Matos ......................................... 10.73034 - Welington Maffioletti ................................................................... 10.72335 - Irany Pereira Figueiredo ............................................................... 10.72036 - Clovis Magdalon ............................................................................. 10.60137 - Hubert Wilhlem Schumacher .................................................... 10.51838 - Lorem Pevidor da Silva................................................................. 10.45139 - Henrique Antônio Gomes Almeida ......................................... 10.19440 - Renato Silva Oliveira ..................................................................... 10.13641 - Raquel Maria Lima ......................................................................... 10.03142 - Orlando José Sampaio ................................................................. 10.01743 - Weverson Francisco de Magalhães .............................................9.96244 - Adilson de Andrade Lima ...............................................................9.80245 - Augustinho Alves de Oliveira .......................................................9.67046 - Eustáquio José Neto ........................................................................9.62347 - Iracy Cordeiro .....................................................................................9.38748 - José Luiz Abreu ..................................................................................9.28849 - Júlio Cézar Zorzal ..............................................................................9.24350 - Lademar Gonzaga da Cunha ........................................................9.171

Total de leite recebido dos 50 maiores produtores: ......743.125 Total geral de leite recebido no mês: ...........................4.933.287 Média de leite recebida por dia: ......................................176.189

08 - Cooperando

50 MAIORES

NOTA DE FALECIMENTOA família Capel se solidariza com os familiares e amigos pelo falecimento do senhor ILSON CORDEIRO DOS SANTOS.

Page 9: Cooperando 63

Cooperando - 09

Funcionário

Nota 10

Segurança do TrabalhoBOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) - são procedimentos e normas

sanitárias, aplicadas na elaboração de alimentos que visam obter produtos saudáveis e seguros. Dando continuidade aos trabalhos de implantação do BPF, os colaboradores da CAPEL, são treinados quanto aos procedimentos a serem adotados. As Boas Práticas tem início, mas não tem fim. Deve ser praticado permanentemente por todos os colaboradores da CAPEL. Com

esta frase o Instrutor José Paulo, iniciou o ciclo de treinamentos com todos envolvidos no processo de produção dos produtos CAPEL.

Na função de Engenheiro Elétrico, desde 02/01/2006, Filipe Félix de Faria, vem desempenhando suas atividades com muita dedicação, competência e assiduidade. É um orgulho tê-lo em nosso meio.

A você Filipe, futuro papai do Rafa-el, homenageamos nesta edição com o título de funcionário NOTA 10. Nos-sos Parabéns!!!

Page 10: Cooperando 63

José Luiz Ribeiro Márcio Augusto Aguiar Marcondes Santolim Oliveiro Meireles Mendes Sebastião Ferreira de Oliveira Zacarias Alves da Costa16/03 Almiro Herculano de Melo Ercília Barcelos Pereira Gilson Pereira Roela Henrique Antônio Gomes Almeida Juarez Domingos Coelho Nilton Dietrich Rocha17/03 Efigênia Patrício de Araújo Silva José Medeiros Rodrigues Lauro Agostinho Silva Sebastião Luiz Pereira Vânia Márcia Scherr Martins 18/03 Edézio Martins Mendes Elma Boone Herzog Pires José Dias de Oliveira Luiz Carlos Rodrigues de Freitas19/03 Aires de Souza Tavares André Luis Fernandes Leal José Maria Tonane20/03 Alzeni Rosa Amir Nunes de Morais Geruza Fragoso Lopes Gildo Osmar Boçaneli Lina Kohler do Nascimento Waldevino Pieper Walter Ferreira da Silva21/03 Josias Pinto Coelho22/03 Genecy Loose José da Luz Costa Osias de Souza Valverde Filho Rosivaldo Vidal Barcelos23/03 Gelson Carvalho da Fonseca Jacimar Ferreira Alves José Carlos Vilaça Rodrigues24/03 Dener Nicoli Jair Ferreira de Andrade Silvio de Souza Silva26/03 Edivan Ferreira da Silva27/03 Ana Machado da Silva João Gomes da Silva28/03 Alexandre José Soares Clementino Carnielli Elias Borchardt Geraldo Evangelista Ribeiro João Marcos Puline29/03 Antônio Paulino Borges Maria Verônica de Oliveira30/03 Adilson Gonçalves Pontes Elenilton Ferreira da Silva José Andrade Bittencourt Josias Bossaneli Laurentino Salomão31/03 Edson Portêncio de Souza Josias Balbino do Prado Osvaldo Albino da Silva Roni da Silva Oliveira

ABRIL

01/04 José Marino dos Santos Pedrosa Reginaldo Rodrigues de Souza02/04 Euclides Ferreira Pinto

01/03 Gilcea Simão Coser José Magalhães de Paula Marcos Antônio da Silva Fonseca Maria da Silva Coelho02/03 Benjamin Clemente Ferreira Egídio Noronha da Silva Ricardo Fazolo03/03 Cleverlandes Marques Fernandes Uberaldo Felipe Hoffmann04/03 Agostinho Antônio Filho Cristiane de Souza Medeiros Genadir de Oliveira Ferreira Márcio Gonçalves Matos Maurilho Nicole Nilson de Oliveira Barros05/03 Adolfo Ferreira Quadros Aroldo Viana de Souza João Bento de Souza José Antônio Grobério Sebastião Garcia Neves06/03 Fabiano Eustáquio dos Anjos José Batista Barcelos José Silvio Magri Maikon Marques da Silva07/03 Cléber Garcia dos Santos Hudson Garcia Alves de Oliveira Moisés Boechat Martins Odenir Rodrigues de Freitas08/03 Floriano Bossaneli José Fonseca da Silva Nivaldo José Ferreira Estorque Orlando José Sampaio Robson Silveira Vilete09/03 Gessi de Oliveira Cunha Norival Batista Brito10/03 Antônio José Martins Antônio Raimundo da Silva Florisvaldo Morais Witt Francisco Vieira da Silva Gabriel de Almeida Torres Gedeão Vieira de Siqueira Geraldo Alves Pereira João Bravim Robson Alves Caldeira Sebastião Élio de Paula11/03 Alidelmo Darci Pessote Danila Bergh Kester Erivelton José Carnielli José Batista de Souza13/03 Sebastião Marques da Silva Valdir Ponath14/03 Alcilon Vieira de Siqueira Carlos Antônio Ton Elifas Levi Ribeiro João Luiz Mozzer Sebastião Carlos Fernandes15/03 Adelson Bueno da Silva Adilson César da Silva Antônio Botelho da Fonseca Arlen Nunes Dornelas Joaquim Domingos Coelho Joaquim José da Silva José Germano Neto

Fábio Ferreira Ivone Lúcia Serrano da Silva Maria Florentina Alves Soares Paulo Lúcio da Costa03/04 Alcides Félix de Assis Joana Mariana Uhlig Josias Soares Ramos Lucimar Teixeira Duarte Marilza de Almeida Bacelar Marislene de Souza Teixeira Odeni Pedro Rodrigues Osmar Dietrich de Mattos Ronaldo Pereira Pinto04/04 Eli Miguel de Faria Wemerson José Nicolini05/04 Hildo Valim Nicomedes Silva Neto Roselene Leal de Paula Waltair Jacinto Muniz06/04 Avelino Xisto de Almeida Edinaldo José Queres José Garcia Cardoso Maria Inês Acácio Conde07/04 Amilton Andrade Dornelas Elias Domingos de Oliveira08/04 Luiz Pereira do Carmo09/04 Jacob Spagnol Jaime Campos DellOrto10/04 Alair Pereira Baia Celso Luiz Pessotti Elisângela Aparecida Bastos Baldon Elizângela Silva Mozzer João Daniel Gomes José Carlos Patrício Sirlene P. Brandemburgo Dietrich Zilda da Silva Rocha11/04 José Cláudio Diniz José Soares da Silva Márcia de Souza Pereira Samuel da Silva Felipe Vera Lúcia da Silva12/04 Ariston Scherre Bonisson Elza da Silva Souza Henrique Bianquini Filho Odilon Spindula Rogério Serrano de Oliveira13/04 Gelse José de Souza Norman Dietrich Otamir Pedro de Almeida Sebastião José da Silveira14/04 Celso Luiz Zorzal Elizeu Schneider Hélio Alves de Souza Maria Fiau Furtado Rosalina Rossow Seidler15/04 Adyr de Souza Diniz Álvaro Luiz da Silva Antônio Marcos Hespanhol Jadir Ribeiro do Vale16/04 Pergentino Pereira de Paula Júnior Sebastião Vicente dos Passos17/04 Alverindo Rosa Hugo Silveira Gonçalves Juarez Emiliano Jurandir Silote18/04 Agmar Felisberto Manso Derli Caetano de Andrade

10 - Cooperando

COOPERADOS

MARÇO

Março e abril

Page 11: Cooperando 63

ABRIL

01/04 Lucas Menegucci Storck02/04 Delva Dornelas Veitas03/04 Daniel Ferreira de Souza Reinaldo Vaz Estevão Wanderson José de Oliveira08/04 Eduardo Eugênio de Souza09/04 Aneildo Pereira Alves Simone Aparecida de O. Martins11/04 Elizeu de Souza Leite12/04 Edimar Lopes da Silva13/04 Karina de Souza Resende14/04 Izaque Carvalho Ribeiro Sérgio Henrique Muniz Alves Sônia Maria Ferreira15/04 Rosalina Oliveira Mozer16/04 Paulo César Laurindo17/04 Denilson Arruda Gonçalves19/04 Jaldeci Ângelo de Souza Renan Mota Pevidor21/04 Ana Carla de Oliveira Vitor do Carmo Freitas Bragança23/04 Edna Aparecida Siqueira P. Silvestre José Clebes de Souza Katiúscia da Silva Faria Tancredo Costa Charles25/04 Jânio Roberto Dias26/04 Alexsandro de Oliveira Morais André Franco Vilete27/04 Celso de Oliveira Ramos28/04 Maria de Lourdes Faria Leite29/04 Patrick Xavier de Souza Sebastião Júnior Pereira da Silva30/04 Magno Lopes Peixoto Thiago Menezes Venturim

José Venâncio Filho Moacir Justiniano Lopes28/04 Adaias Nunes Dornelas Ademar de Souza Almeida Clarinda Medeiros Storck Eurides Teixeira Joaquim Antônio dos Santos Neto Luciano Gomes de Medeiros Wander da Silveira29/04 João Carrijo Sobrinho João Ferreira Sobrinho Marlene Rodrigues Miranda Nely Itamar de Aredes30/04 Ademar Rodrigues Alves Elpídio Pereira Sobrinho Geraldo Gonçalves Coelho

FUNCIONÁRIOS

MARÇO

01/03 Jeane Aparecida Berçan02/03 Rony Célio Valim03/03 Ewerton Freitas Santiago Vilma Rosa Ferreira07/03 Marcone José de Araújo08/03 Lásaro Batista dos Reis09/03 Júlio Cezar Sales Martins Marcos Antônio de Oliveira11/03 Vanuza Aparecida de Souza Brum12/03 Alan Tranin Tuller Geneci de Oliveira Cunha13/03 José Luiz Barbosa Simone Regina de Oliveira Araújo15/03 Antônio Rubens Peixoto Renato Cândido Neves23/03 Fernando Borges Gomes Carneiro31/03 Anézio Pereira Sobrinho Edmilson Teixeira de Oliveira

Edimilson Garbelotto Ilson José Nicoli Iony Borba Bohrer José Carlos de Almeida Marlei Teófilo de Moura Nicodemos Basílio Ozeas Lopes Pinheiro19/04 Carlos Roberto Ferreira José Alves José Osmani Campos Dellorto José Pio Caetano de Almeida20/04 Clairson Lopes Garcia Eni Maria Martins Eudes Inácio da Silva Joaquim Noronha Neto Sânia Roberta Silva Dornelas Sebastião Vasconcelos de Carvalho21/04 Gentil Antônio dos Santos José Fonseca Sobrinho Juarez Lucas Moreira Misael Casagrande Reinaldo Gaede Ruy Dadavel Sampaio22/04 Elson Teixeira de Sá Henrique Pieper Filho João Batista Campos23/04 Frederico Carlos Preisisghe Filho Jânio Roberto da Silva Jorge Ardisson Marcelo Dornelas Ribeiro Walter Werno Witt24/04 Norival Pieper Uilson Alves Mozzer25/04 Ismael José da Silva26/04 Dejalma Coelho Nilton Martins dos Reis27/04 Braz Cremasco Zorzal Carlos Francisco Rosa

Março e abril

Cooperando - 11

O qUE é CIO? qUAL A DURAÇÃO E INTERVALO DE CIOS CONSIDERADOS NORMAIS, NA VACA?

Cio é o período fértil no qual a fêmea aceita o macho para cobertura. Ocorre a cada 21 dias, po-dendo ter um intervalo de 19 a 23 dias. O cio tem duração de 6 a 18 horas, sendo mais longo no inverno que no verão. Seu principal sinal é a aceitação da monta por outros animais, porém outros sinais também auxiliam na identificação, como corrimento de muco cristalino pela vulva e maior agitação. A melhor maneira de identificar o cio é por meio de observações diárias dos seus sinais, durante 30 minutos e duas vezes ao dia, logo pela manhã e ao final da tarde.

é NORMAL A FALTA DE CIO POR PERíODOS PROLONGADOS?

A ausência de cios, também chamada de anestro, é normal no pós-parto recente ou na gestação. Fora dessas condições, o anestro é considerado anormal e geralmente é decorrente de problema nutricional. V acas com bezerro ao pé e amamentando tam-bém podem apresentar anestro, mas essa condição é mais frequente em gado de corte. A falha na identificação do cio é outro motivo de anestro, isto é, as vacas estão apresentando cio, mas não são observadas por falhas no esquema de detecção de cios da fazenda. Vacas magras em anestro podem demorar mais de 8 meses para voltar a dar cio, dependendo do ganho de peso diário do animal. Fi

que

Aten

to

Fonte: www.cnpgl.embrapa.br: Gado de Leite “500 perguntas e 500 respostas”

Page 12: Cooperando 63

12 - Cooperando

ÓRGÃO DE cOMUNIcAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA cOOPERATIVA AGROPEcUÁRIA DE RESPLENDOR LTDA. cONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO - César romero e silva; marcos Campos dell’orto; Carlos antônio ton; geraldo elias Brum; ermínio do prado leal; leonardo serrano martins; renato lutero pieper; gilmar augusto de souza; raimundo dornelas filho - DIRETORIA EXEcUTIVA - Diretor Presidente: César romero e silva; Diretor comercial: marcos Campos dell’orto; Diretor de Produção: Carlos antônio ton; conselho Fiscal 2009/2010: Efetivos: valdeci de oliveira Barros; elson teixeira de sá; romildo vello Cremasco tavares; Suplentes: adalto geraldo de aredes; nelson pittelkow; ary ferreira Quadra - conselho Editorial: adriano garcia mendes; adriano rodrigues de almeida; fernando Borges gomes Carneiro; giovanna de Carvalho simões; João Campos dell Horto; João Baptista silva; marcos Campos dell’orto; Wilmer monteiro Borba; Jornalista Responsável: tarciso alves - mtb 8422 - Tiragem: 2.000 exemplares - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Endereço para correspondência: Capel – Cooperativa agropecuária de resplendor ltda. av. getúlio vargas, 217-a - Centro - Cep: 35230-000 - resplendor – mg - PABX: (33)3263-1133 - e-mail: [email protected] - Designer e Diagramação: genidar riani - telefones: (33) 8437-5000 | 9962-9271 - e-mail: [email protected] - Impressão: gráfica gsa.

Social

No dia 16/01, uniram-se em matrimônio a funcionária Simone Regina e o cooperado Marcos Antonio, do Córrego Areinha de Resplendor, desejamos muitas felicidades, ricas bênçãos, e que esta união tenha lindos frutos!!!Essa princesinha é Júlia Faria Stofel, filha

do funcionário Jader Stofel e Sandra, que felizes comemoraram os seus 08 aninhos no último dia 15. Parabéns Júlia!!

Os cooperados Josefa e Francisco

parabenizam sua filha Joícy, que no dia

09/02 completou 14 anos. “Que Deus a

abençoe e dê muitos e muitos anos de

vida, mas que sejam sempre na presença

de Deus. Nós te amamos filha.” Parabéns!

A família do cooperado Edmar Alberto Ton, vem parabenizar seu filho Elton Mateus Benicá Ton, por sua formatura em Tecnologia em Gestão Ambiental, que Deus abençoe sua profissão.

O cooperado do Alto Baixio, Lademar Gonzaga da Cunha e sua família vem parabenizar sua neta Carina Gonzaga Silva, pelo seu aniversário de 10 anos, no dia 08 de fevereiro. Parabéns Carina que Deus lhe abençoe!