cooperando 57

12
ANO 8 - Nº 057 mArçO / Abril DE 2009 Boletim informativo da Cooperativa agropeCuária de resplendor ltda.

Upload: rogerio-lugao

Post on 18-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Março / Abril de 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Cooperando 57

ANO 8 - Nº 057mArçO / Abril DE 2009

Boletim informativo da Cooperativa agropeCuária de resplendor ltda.

Page 2: Cooperando 57

Palavra da DiretoriaCaro cooperado,No próximo dia 20 de março acontecerá a Assembléia

Geral Ordinária, em primeira convocação às 11h00min, no Patronato de Aprendizagem de Resplendor – MG, onde teremos prestação de contas dos órgãos de administração e eleição do cargo de diretor comercial e demais membros do conselho de administração e conselho fiscal.

A diretoria agradece desde já o apoio que tem recebido de seus cooperados e entende que a permanência da atual administração é muito importante para darmos continuidade ao trabalho que esta sendo desenvolvido como abertura de novos mercados, crédito de ICMS e ressarcimento de PIS/COFINS, parceria com bancos para aquisição de crédito rural para nossos associados, assistência técnica para nossos produtores, projeto Balde Cheio, distribuição de mudas de cana melhoradas, divisão de piquetes, contratação de outro técnico agrícola, lançamento de achocolatado e creme de leite, cursos de inseminação e palestras técnicas sobre qualidade de leite e demais temas que proporcionem conhecimento e tecnologia para os nossos produtores rurais.

César Romero e SilvaDiretor Presidente

Carlos Antônio TonDiretor de Produção

Marcos Campos Dell’OrtoDiretor Comercial

02 - Cooperando

Fique Atento HÉRNIAS UMBILICAIS

Fonte: www.rehagro.com.br

A hérnia umbilical pode ter origem hereditária

ou ser devido a fatores ambientes.

Uma causa bastante comum é a inflamação química causada pelo iodo na cura do umbigo do recém-nascido. Passado o efeito irritante, o cordão

desincha deixando uma abertura no anel herniário, propiciando a

descida de alças intestinais no

saco herniário, sendo necessária

a cirurgia. Este procedimento envolve riscos

e custos desnecessários.

Dica: O uso de uma fita silvertape por uma ou duas semanas mantendo o conteúdo do saco herniário dentro da cavidade abdominal é o suficiente para o fechamento do anel, eliminando a necessidade de uma cirurgia. Veja na foto acima, como fazer.

Informamos aos nossos associados que em breve estarão chegando mais 05 caminhões, completando a frota de 18 caminhões novos adquiridos através do crédito de ICMS.

A diretoria informa que esta trabalhando para conseguir o ressarcimento de PIS/COFINS que terá o valor aproximado de 7 milhões. É importante frisarmos que este crédito será em dinheiro, uma vez que o valor de ICMS foi recuperado em caminhões novos.

É importante também informamos aos associados que estamos fechando os meses do final de 2008 e início de 2009 com resultados positivos, ao contrário dos outros meses de 2008 onde todos os laticínios do país não conseguiram obter resultados.

Agradecemos a Deus por este momento favorável, onde podemos afirmar que como nossa produção esta sendo comercializada em diversas regiões, conseguiremos pagar melhores preços no leite dos nossos produtores, já que estamos agregando maior valor aos nossos produtos.

Um cordial abraço.

Homenagem da Capel a um de seus sócios fun-dador, Sr. OSiAS DE SOUZA VAlVErDE, pessoa íntegra e querida, que deu sua contribuição a Ca-pel deste a sua fundação, nunca deixou de ser associado, tendo inclusive feito parte do conse-lho de administração. deixa-nos com seus frutos, fruto de trabalho e lutas, fruto de quem semeou não para si mesmo, mas para os que viriam usufruir.

Conquistou muito respeito, conquistou carinho, conquistou admiração.

e por muitas gerações, presente e futuras, dize-mos hoje que seu suor não foi em vão, muitos ainda colhem do que um dia plantou, e deus abençoou!!!

Aos familiares nosso sincero abraço.

Page 3: Cooperando 57

Cooperando - 03

Em meados do mês de janeiro, a diretoria da Capel convidou cooperados e autoridades regionais, para visitar uma das proprie-dades inseridas no projeto Balde Cheio na cidade de Inhapim. Acreditando que a maneira de melhor convencimento é dar a oportunidade de ver de perto uma realidade.

O projeto Balde Cheio está presente em 60 municípios minei-ros, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Walter Ribeiro. No município de Inhapim são 57 propriedades assistidas pelo projeto.

A fazenda visitada pertence ao Sr. Jaime e possui 05 alqueires. Quando aderiu ao projeto em março de 2008, possuía 18 vacas com produção de 40 litros de leite diários. Seguindo orientações técnicas, fez pastejo rotacionado em uma área de 0,6 hectares, que são divididos em 28 piquetes de mombaça e tem rotatividade de 28 dias para cada piquete. Sr. Jaime não trocou o gado, apenas cuidou da alimentação do mesmo. Hoje possui 09 vacas e a média diária de produção são de 180 litros de leite.

A metodologia do projeto visa em orientar o produtor em sua atividade leiteira, através de acompanhamento técnico. Entre as orientações está a obrigatoriedade em anotar todas as despesas que envolvem a atividade, o que possibilita estabelecer o custo de produção. A fazenda visitada possui custo de produção que gira em média de R$ 0,31 por litro de leite, valor este já incluindo a mão de obra.

A diretoria da Capel teve a oportunidade de mostrar aos mais

BALDE CHEIO – Visita a unidade demonstrativa em Inhapim

Fernando Viceconti Duarte – Prefeito de Resplendor,Azemar Dornelas da Silva – vice prefeito de Resplendor, Ronaldo Balbino – vice prefeito de Cuparaque, Marcos Campos Dell’Orto – Diretor Comercial da Capel,Jaime – dono da propriedade visitada

de 50 visitantes, que em uma pequena área e em pouco tempo é possível mudar a realidade de uma propriedade leiteira e é este auxílio que a Capel deseja proporcionar a seus associados. Através da Capel o projeto chegou a Resplendor e iniciando com 14 propriedades inscritas no projeto.

Page 4: Cooperando 57

04 - Cooperando

No dia 30/01/09 foi realizada no Patronato de Aprendizagem de Resplendor – MG, Assembléia Geral Extraordinária, onde os associados da Capel aprovaram a reforma do estatuto social em alguns artigos. A assembléia foi iniciada pelo diretor presidente Sr. César Romero e Silva e presidida pelo Dr. Antônio José Moreira dos Santos.

Dentre as mudanças aprovadas se destaca a alteração na forma de eleição, passando para 03 em 03 anos. “Art. 32, inciso III – As eleições dos membros do Conselho de Administração serão realizadas de 03 (três) em 03 (três) anos, sendo que, obri-gatoriamente, ao término de cada mandato haverá renovação de no mínimo 1/3 (um terço) de seus membros.”

Mais uma vez os cooperados puderam exercer de maneira democrática o direito de votar e decidir as diretrizes da coope-rativa.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor em convênio com Senas Minas realizou mais um curso de Trab. na Inseminação Artificial de Bovinos, desta vez na propriedade da Sra. Aldeir Ângela da Silva, nos dias 27 a 31 de outubro de 2008, situada no Córrego do Empossado, distrito de Campo Alegre, município de Resplendor – MG.

O Sindicato e a Comunidade do Córrego do Empossado agradecem ao Sr. Azer Dorneles de Oliveira pelo incentivo e por não medir esforço para que este curso acontecesse, nosso muito obrigado e esperamos contar com mais colaboradores para realização desses cursos que só faz agregar conhecimento ao homem do campo.

Foi realizada em janei-ro no auditório da Capel, reunião entre produtores rurais e representantes do Banestes. A reunião teve como foco a apresenta-ção das linhas de crédito disponíveis para o meio rural. A equipe de peso do Banestes esclareceu a viabilidade de expan-são em nossa região e a possibilidade de bons negócios.

Agradecemos a pre-sença de todos os partici-pantes, dos representantes da Secretaria de Agricul-tura de Baixo Guandu e ao Banestes, por abrir oportu-nidades na região.

CURS

O IN

SEMI

NAÇÃ

O AR

TIFIC

IAL

REUNIÃO COM O BANESTES

DIRETORES DA CAPEL E REPRESENTANTES DO BANESTES

PRODUTORES PRESENTES

ASSEMBLÉIA GERAL ExTRAORDINáRIAASSEMBLÉIA GERAL ExTRAORDINáRIA

COOPERADOS PRESENTES

CONSELHO ADMINISTRATIVO

Page 5: Cooperando 57

Cooperando - 05

Invariavelmente, diferentes sistemas de produção são profundamente depen-dentes de um bom desempenho repro-dutivo. Quanto mais partos por ano, mais leite produzido. Já que o número de vacas em início de lactação (pico de produção) será maior, menor será o número de vacas secas no rebanho e mais bezerras nascidas no ano.

No entanto, avaliar o desempenho reprodutivo em função dos partos não é uma boa estratégia, pois, para isso, os partos precisariam ocorrer, tornando a avaliação tardia, ou seja, o índice obtido hoje refletirá uma condição vivida pelo menos nove meses atrás. Um índice muito comum que avalia a reprodução dessa forma é o Intervalo Entre Partos ou IEP.

Precisamos, então, de índices de mo-nitoramento que sejam obtidos de forma rápida, permitindo a identificação exata

AVALIANDO O DESMPENHO REPRODUTIVO DE MATRIZES LEITEIRAS

dos problemas em tempo hábil para que medidas sejam tomadas em tempo de corrigir as falhas.

Um bom índice de avaliação de de-sempenho reprodutivo de vacas de leite é a Taxa de Prenhez. Esse índice dá uma idéia de velocidade com que as vacas fi-cam gestantes em função do número de vacas aptas do rebanho (vacas que não estão gestantes e estão liberadas para inseminação ou cobrição). Na verdade, esse índice reflete o resultado de dois outros índices que devem ser avaliados de forma independente: a taxa de servi-ço, que é o percentual de vacas que são inseminadas em um período de 21 dias, em função do total de vacas aptas; e a taxa de concepção, que representa o per-centual de vacas que ficam gestantes em função do total de vacas inseminadas. Uma boa taxa de prenhez reflete bons resultados da taxa de serviço e taxa de

concepção. Se a taxa de prenhez não é boa, preciso investigar

a origem do mau resultado e este pode estar relacio-nado à baixa eficiência na taxa de serviço, na taxa de concepção ou até mesmo em ambas. Esses índices devem ser avaliados a cada 21 dias (período mé-dio do ciclo estral). No

caso da taxa de serviço, conseguimos analisar o desempenho das últimas

três semanas, tornando a identificação de falhas mui-to rápida. No caso da taxa de concepção, a velocidade de obtenção dos resultados

é um pouco mais lenta em função do limite mínimo para o diagnóstico de gestação.

Outro importante índice a ser monitorado, visando um melhor desempenho reprodutivo, são as perdas

de gestação. Não pode-mos monitorar esse número

simplesmente pelo número de abortos, pois na maioria dos casos as perdas são precoces e invariavelmente imperceptí-veis no dia a dia da fazenda. Devemos, então, criar um método mais completo de avaliação dessas perdas. Normal-mente, calculamos as perdas em função do número de matrizes confirmadas e determinamos a fase de gestação e a época em que ocorreram as perdas.

Em relação às perdas precoces, ou seja, que acontecem antes do diagnós-tico de gestação, podemos ter indícios da ocorrência do problema avaliando a distribuição por faixas de intervalos de cios das matrizes. Por exemplo, quando o percentual de repetições que ocorrem com 25 a 37 dias de intervalo for alto, pode ser que as vacas estejam conce-bendo, mas por algum motivo estão perdendo essa gestação precocemente e retornando ao cio tardiamente.

Para que possamos monitorar o de-sempenho reprodutivo de forma eficien-te, possibilitando a identificação rápida de possíveis problemas, precisamos de uma coleta de dados no campo, que seja completa e confiável, um banco de da-dos coeso onde esses dados podem ser lançados e uma ferramenta de trabalho que permita transformar, com cálculos confiáveis, anotações em índices que serão extremamente importantes na tomada de decisões.

O monitoramento deve ser contí-nuo, observando o comportamento do rebanho ao longo do tempo. As metas devem ser definidas para cada sistema de produção e podem ser variáveis ao longo do ano. Precisamos investir em treinamento da mão-de-obra, pois é ela quem vai permitir, em primeiro lugar, uma coleta de dados eficiente, direta-mente ligada aos resultados obtidos.

Coloque metas para os seus funcio-nários, mantende-os conscientes da im-portância de cada ação realizada no dia a dia, motivando-os. O sucesso estará, invariavelmente, nas pessoas.

Fonte: Revista Girolando

Page 6: Cooperando 57

06 - Cooperando

Sr. Roberto Vil lela, nasceu em 07/06/1938 na cidade mineira de Araxá. Ainda criança, com 12 anos, mudou com sua família para Governador Valadares.

Iniciou sua vida laboral como comer-ciante e depois se tornou sócio do irmão Ronaldo em armazém de cereais.

Em Gov. Valadares conheceu sua futura esposa, Sra. Maria Aparecida Germano Villela com quem viveu 34 anos e tiveram dois filhos, Roberto Villela Filho e Eunice Germano Villela.

Associou-se a Capel em 1986. Em socie-dade com o irmão comprou a fazenda Água Limpa, Córrego Bananal, neste município de Resplendor. Sua história a partir de agora, também passaria a ser escrita, além de Araxá e Gov. Valadares, no município de Resplendor. Desfeita a sociedade da fazenda Água Limpa, comprou a fazenda Santa Terezinha, no distrito de Indepen-

dência, permanecendo com vínculo em Resplendor.

Sua contribuição para nossa cooperativa não se deu apenas como cooperado atuante, mas também pelos bons serviços prestados e dedicação com que teve nos anos em que foi funcionário desta empresa, como gerente geral, conselheiro fiscal por dois mandatos e por último conselheiro de administração. Dos relevantes préstimos dados a Capel, foi um dos idealizadores da abertura da filial na grande Vitória – ES.

Das amizades nascidas no trabalho e fora dele foram muitas, pois era uma pessoa admirada e querida.

No dia 23/02/09 Sr. Roberto deixou este mundo e agora está na glória eterna ao lado do Pai. Alguns amigos de Resplendor se fizeram presentes para o momento da despedida em Gov. Valadares, entre eles, Sr. Fernando Duarte (prefeito de Resplendor), Sr. José Kléber Duarte e esposa, Sr. Alencar Duarte, Sr. Braz Viceconti, Sr. Carlos Paiva e esposa, Sr. Alécio José e Sr. João Baptista (gerente de produção da Capel).

Aos familiares e amigos rogamos a Deus suas bênçãos e seu conforto. Mas agradecemos a Deus por nos ter permitido compartilhar da vida de uma pessoa de tão bom coração.

A DIRETORIA DA CAPEL jUNTAMENTE COM OS FUNCIONáRIOS

VEM PRESTAR SINGELA HOMENAGEM AO SR. ROBERTO VILLELA

Na dedicação, atenção que dava as pessoaspela admiração por seus “heróis” da infância

Iolanda e Nilo, logo se tornava popular, e nunca deixava de falar de seu lugar, de sua

terra amada Nicolândia lembrando sempre de seus amigos queridos do passado

conservando o carinho de quem de longa data o conhecia e cultivando novas amizades, com pé no chão e coração no mundo. Dos amigos do Supermercado, Departamento Agrícola, Posto, Escritório, Usina e de toda Capel.

“SAUDADES SE TEM DO QUE É BOM....DAS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE NOSSAS VIDAS TORNAM PRESENÇA HUMILDE, DEDICADA, COM SEUS DEFEITOS, CERTAMENTE POR SER HUMANO, MAS AS QUALIDADES SE DESTACAM POR SER SIMPLES, POR SUAS LUTAS DO DIA A DIA POR SE LEVENTAR E SEGUIR ADIANTE, POR

SE APROxIMAR E COMPARTILHAR DE SUA VIDA PELO CARINHO, PELO VIVER

ASSIM, PELA ALEGRIA”

NOSSA HOMENAGEM à

jOEL SILVEIRA BRAGA

Page 7: Cooperando 57

Cooperando - 07

A Capel presta homenagem, nesta edição, ao Sr. Sebastião Viana Schwenck e sua esposa Sra. Olívia de Medeiros Schwenck, pais de Bruno e Daniela.

Nosso homenageado possui cinco pequenas propriedades, sendo três na Vala do Rufino, uma Beira Rio e uma em Laranjeiras, todas no municí-pio de Resplendor – MG. Em duas, trabalha com gado leiteiro e nas outras três gado de corte.

Visitamos o sítio Beira Rio, que tem área de 11 alqueires, dividida com pastagem de braquiá-ria e colonião. Sob a orientação técnica da Capel, dividiu parte do pasto em 30 piquetes, onde seu gado passa grande parte do tempo. Agora os piquetes estão em descanso e está sendo feita experiência de plantar capim tanzânia em 04 deles. Os piquetes são irrigados e toda a proprie-dade tem privilégio de ter água em abundância, em razão de ser banhado pelo Rio Doce. Devido ao descanso dos piquetes o gado tem ficado em regime de pasto.

O rebanho é formado de 29 vacas em lac-tação que produzem 120 litros de leite/dia. Na fazenda de Laranjeiras possui 27 vacas e também produzem, em média, 120 litros de leite/dia. Nas duas propriedades as ordenhas são feitas na parte da manhã, sendo o leite resfriado em tanques de expansão.

A raça do gado nas duas propriedades leitei-ras são de gado mestiço. A genética utilizada é de monta natural com touros da raça Guzerá.

No sítio Beira Rio, pretende diminuir a quantidade do gado que possui e adquirir vacas com melhor produção leiteira, podendo assim trabalhar com gado de melhor qualidade e produção.

Por morar em Vitória – ES, conta com o auxílio de seu cunhado Sr. Adegard Rodrigues Medeiros, apelidado (Gadê) na administração das fazendas e dos vaqueiros Luiz e Cosme. Mas apesar da distância sempre que pode gosta de estar nas propriedades e acompanhar de perto o seu dia a dia.

Hoje se diz muito feliz e agradecido a Deus com o que conseguiu através do seu trabalho e da ajuda de sua família.

A Capel parabeniza ao Sr. Sebastião pelo empenho e dedicação que vem se dedicando a sua pecuária.

SEbASTiÃO ViANA SCHWENCK

FAZENDA LARANjEIRAS

SÍTIO BEIRA RIO

Page 8: Cooperando 57

RELAÇÃO DOS

Produtores de Leite - Fevereiro | 2009

01 - ana laignier lacerda milagres e filhas 39.17302 - altamiro dias de moura 35.04003 - César romero e silva Júnior 32.98104 - gilmar augusto de souza 26.41205 - adir lopes diniz adami 22.62106 - nilo Coelho de Barros 21.86907 - Cláudio fernandes leal 21.71108 - regina paiva Bandeira de melo 20.46409 - darcy estelino mozzer 19.42210 - geraldino pinheiro dos santos 18.83611 - antônio rodrigues lima 17.79412 - dalvair Barbosa dos santos 17.03213 - délio César da silva 16.62214 - Hezekias Coutinho de lima 16.14415 - renato lutero pieper 15.79016 - sebastião guimarães 15.75617 - mário dal Col e outros 15.64218 - aloizio teubner ferreira 15.47919 - aparecida das graças Bonicenha nicoli 15.39120 - ignácio de loyola erthal monnerat 15.30021 - roselene leal de paula e filhos 14.50222 - geraldo elias Brum/esmael r. de Barros 14.15023 - ermínio do prado leal 14.14424 - irany pereira figueiredo 14.03025 - vânia marcia scherr martins e outro 14.01626 - lourival de souza franco 13.10327 - renato silva oliveira 12.75728 - laila aparecida ronceti andrade 12.53129 - lygia de araújo tavares de souza 12.39930 - gercimino Justino neto 12.27031 - Hugo silveira gonçalves 12.07932 - marcelo Calvão moura 11.73533 - Jorge lima peres de miranda 11.70034 - maria lúcia Conde frizzera 11.52535 - sebastião vieira de siqueira 11.47336 - Celso José rosa 11.35137 - mário dal Col 11.31838 - Welington maffioletti 11.31639 - iracy Cordeiro 11.30540 - orlando José sampaio 11.27241 - maria efigênia de Barros 11.26842 - anderson ferreira da Cunha 11.25643 - eustáquio José neto 11.04244 - orlando trevizani 10.92845 - antônio alves 10.87646 - lademar gonzaga da Cunha 10.87447 - lindair rodrigues de almeida 10.84148 - Weverson francisco de magalhães 10.70849 - mauro fernando gonçalves matos 10.64150 - sildomar tavares de arruda 10.233

total de leite recebido dos 50 maiores produtores: 777.122 total geral de leite recebido no mês: 5.604.538 média de leite recebida por dia: 200.162

AIMORÉSÂngelo Martinez PereiraHéber Coutinho de CastroJarlei Gomes VianaLaila Aparecida Ronceti AndradeLarcon Lima de OliveiraLauzinho Teixeira DinizLucas Alves PedrozaManoel Carlos QuintelaOzias Henrique de Lima NetoRosalina Visintim Pereira

BARRA DE SÃO FRANCISCORuth Conceição Ribeiro

CONSELHEIRO PENA Amaury Hottis RamosMaurina Cândida da SilvaRogério Gonzaga

CUPARAQUECláudio de Almeida PrataVânia Márcia Scherr Martins

ECOPORANGACelso Bitencourt TeixeiraDativo Gonçalves de SouzaEdson Pereira dos SantosEduardo Araújo EcotrinEleny Marcos LedroElias Dal Col JúniorGlenuse Barcelos PereiraJoão Batista Cardoso SilvaMalvina Alves da Rocha

Odonílio José dos SantosOscar Gonçalves de SouzaSilvio Alves MarcosWashington G. da Silveira AlvesWilia Lopes Chaves

GOIABEIRARenato Luiz de Souza Franco

ITANHOMIOsvino José Rodrigues Campos

NANUQUEJosé Cardoso LinsOzorino das Neves Vieira

NOVA VENÉCIAIracy Dias PereiraJosé Bonifácio StancineVanilso Rodrigues da Silva

POCRANEAloncio Theodorico de CarvalhoFrancisco Vieira da Silva

RESPLENDORAgnaldo Morais de MeloJosé Carlos Alves de BritoNilton Dietrich RochaRoney Flávio Nunes de Oliveira

SANTA RITA DO ITUÊTOJoão Batista da SilvaMaria Aparecida Vassuler Baldon

Novos Cooperados

08 - Cooperando

50 MAIORES

Page 9: Cooperando 57

Cooperando - 09

DECáLOGO DA SEGURANÇA

Divulgar aos trabalhadores infor-mações relativas à segurança e saúde no trabalho, continua sendo uma valiosa ferramenta para prevenção de acidentes.

Com esta ferramenta, continuare-mos a conscientização dos funcionári-os, no sentido de que todos são respon-sáveis pela própria saúde e bem estar, devendo para isto seguir as normas de

segurança, no que tange ao uso de EPI ou outras que sejam emanadas pela empresa para alguma forma erradicar ou controlar os agentes nocivos nos ambientes de trabalho.

Nesta edição, destacamos DOR NAS COSTAS, um mal dos tempos modernos.

Vilson Candido Neves, au-xiliar de laticínio, completou em 02.01.2009, 06(seis) anos de excelentes serviços presta-dos no Posto de Captação do Palmeira.

Homem de grandes virtu-des, Vilson nasceu na região do Córrego do Palmeira e desde 2003, esta contribuindo para o crescimento da nossa Capel.

Pela tamanha dedicação e por inúmeras qualidades, ho-menageamos nesta edição com o título de funcionário NOTA 10. Nossos Parabéns!!!.

A Lei número oito é a seguinte: VIII – Cuidar da Saúde

Mantendo-se em boas condições físicas e mentais e comunicando ao Supervisor ou ao Colega qualquer alteração pessoal que coloque em risco a segurança.

Nossa saúde é um bem precioso que deve ser cuidado com carinho e atenção. Cada mem-bro da equipe deve se sentir de alguma forma co-responsável pela sua boa saúde e a de seus companheiros.

FUNC

IONá

RIO

NOTA

10

A chegada aos trinta anos é conside-rada, por muitas pessoas, um marco na vida. Para os médicos, no entanto, trata-se de um fator que ajuda a traçar o perfil de quem sofre com uma verdadeira inimiga: a dor nas costas. Considerada uma das alterações musculares e esqueléticas mais comuns nas sociedades industrializadas, a dor nas costas – ou lombalgia, como também é conhecida – tem grande im-portância não somente do ponto de vista médico, como também do econômico.

FICANDO POR DENTROUm mal dos tempos modernos

Mais de 70% da população adulta mundial sofre, em algum momento da vida, com este mal, que ataca geralmente os jovens em fase economicamente ativa. Além de ser uma das mais freqüentes causas de falta ao trabalho, prejudicando a produtividade, a dor nas costas é uma das razões mais comuns para aposentadoria por incapacidade total ou parcial. Os tra-balhadores com maior risco são aqueles que carregam pesos ou que assumem posturas erradas (sentados ou em pé).

MANTENHA A DOR EM SEGUNDO PLANO

Para manter sua dor sob controle e melhorar a qualidade de vida, alguns passos devem ser adotados:

• Se você tiver que manter uma ativi-dade na posição em pé por um longo pe-ríodo, use um apoio em um pé mantendo um joelho semiflexionado, pois diminuirá a tensão dos músculos que suportam a coluna, diminuindo a fadiga muscular.

• Ficar em pé numa fila pode tensionar os músculos das costas. Passar o peso de uma perna para a outra alternadamente, colocando uma perna na frente da outra alternadamente, colocando uma perna na frente da outra e mantendo os joelhos semiflexionados, previne esta tensão.

• Para levantar um objeto pesado, afaste as pernas e coloque os pés em

torno do objeto a ser levantado. Faça o esforço com as pernas e não com as costas. Mantenha as costas retas ao erguer o peso.

• Nas viagens, prefira levar duas malas pequenas, uma em cada mão, a uma grande em uma mão só.

• As crianças devem levar mochilas nas costas para levar o material escolar em vez de uma mala em uma mão só. O peso deve ser dividido nas duas alças e não deve ultrapassar 10% do peso da pessoa.

• Os sapatos de salto alto acima de 5cm devem ser evitados.

Page 10: Cooperando 57

01/03 Gilcea Simão Coser José Magalhães de Paula Marcos Antônio da Silva Fonseca02/03 Benjamin Clemente Ferreira Egídio Noronha da Silva Marcos César Pulline Ricardo Fazolo03/03 Cleverlandes Marques Fernandes Ewerton Freitas Santiago Uberaldo Felipe Hoffmann04/03 Agostinho Antônio Filho Cristiane de Souza Medeiros Genadir de Oliveira Ferreira Márcio Gonçalves Matos Maurilho Nicole05/03 Adolfo Ferreira Quadros Alfredo Mutz Aroldo Viana de Souza João Bento de Souza José Antônio Grobério Sebastião Garcia Neves06/03 Celso Caetano de Souza Fabiano Eustáquio dos Anjos José Batista Barcelos José Silvio Magri Maikon Marques da Silva07/03 Bertilio Haase Hudson Garcia Alves de Oliveira Moisés Boechat Martins 08/03 Floriano Bossaneli Hermes Tetzner José Fonseca da Silva Nivaldo José Ferreira Estorque Orlando José Sampaio Robson Silveira Vilete09/03 João de Araújo Pestana Norival Batista Brito10/03 Antônio José Martins Antônio Raimundo da Silva Florisvaldo Morais Witt Francisco Vieira da Silva Gabriel de Almeida Torres Gedeão Vieira de Siqueira João Bravim Sebastião Élio de Paula11/03 Alidelmo Darci Pessote Danila Bergh Kester Erivelton José Carnielli José Batista de Souza Josias Alves da Silveira

12/03 Gilberto Coelho Ribeiro13/03 Sebastião Marques da Silva Valdir Ponath14/03 Alcilon Vieira de Siqueira Carlos Antônio Ton João Luiz Mozzer Sebastião Carlos Fernandes15/03 Adelson Bueno da Silva Adilson César da Silva Antônio Botelho da Fonseca Arlen Nunes Dornelas Joaquim José da Silva José Germano Neto José Luiz Ribeiro Marcondes Santolim Oliveiro Meireles Mendes Regina Celi Bossaneli Sebastião Ferreira de Oliveira Zacarias Alves da Costa16/03 Ercília Barcelos Pereira Henrique Antônio Gomes Almeida Juarez Domingos Coelho17/03 Anunciada Moreira da Silva Efigênia Patrício de Araújo Silva José Medeiros Rodrigues Sebastião Luiz Pereira Vânia Marcia Scherr Martins 18/03 Edézio Martins Mendes Elma Boone Herzog Pires José Dias de Oliveira Luiz Carlos Rodrigues de Freitas Maura Rodrigues de Oliveira19/03 Aires de Souza Tavares André Luis Fernandes Leal José Maria Tonane Manoel Teixeira de Sá Thelma Elita Lopes Faria20/03 Alzeni Rosa Amir Nunes de Morais Lina Kohler do Nascimento Virgilina Maria de Oliveira Waldevino Pieper21/03 Josias Pinto Coelho Maria Aparecida Vassuler Baldon22/03 Genecy Loose José da Luz Costa Osias de Souza Valverde Filho Rosivaldo Vidal Barcelos23/03 Jacimar Ferreira Alves José Carlos Vilaça Rodrigues24/03 Jair Ferreira de Andrade Silvio de Souza Silva25/03 Valdemiro Otto26/03 Edivan Ferreira da Silva

27/03 João Gomes da Silva28/03 Alexandre José Soares Clementino Carnielli Elias Borchardt Geraldo Evangelista Ribeiro João Marcos Puline Osimar Carlos Preisigke29/03 Antônio Paulino Borges José de Souza 30/03 Adilson Gonçalves Pontes Elenilton Ferreira da Silva Josias Bossaneli Laurentino Salomão31/03 Edson Portêncio de Souza Josias Balbino do Prado

ABRIL

01/04 José Marino dos Santos Pedrosa02/04 Fábio Ferreira Ivone Lúcia Serrano da Silva Rubi Pieper03/04 Joana Mariana Uhlig Josias Soares Ramos Laurides R. de Almeida Soave Lucimar Teixeira Duarte Marilza de Almeida Bacelar Marislene de Souza Teixeira Odeni Pedro Rodrigues Osmar Dietrich de Mattos Ronaldo Pereira Pinto04/04 Eli Miguel de Faria José Araújo Pestana Wemerson José Nicolini05/04 Hildo Valim Nicomedes Silva Neto Roselene Leal de Paula 06/04 Avelino Xisto de Almeida Edinaldo José Queres José Garcia Cardoso Maria Inês Acácio Conde07/04 Amilton Andrade Dornelas Elias Domingos de Oliveira08/04 Alonso Nico09/04 Jacob Spagnol Jaime Campos DellOrto10/04 Alair Pereira Baia Celso Luiz Pessotti Elisângela A. Bastos Baldon Elizângela Silva Mozzer João Daniel Gomes Sirlene P.h Brandemburgo Dietrich Zilda da Silva Rocha11/04 Ilson Soave Neimerque

10 - Cooperando

COOPERADOS

MARçO

Março e abril

Page 11: Cooperando 57

Simone Regina de Oliveira15/03 Antônio Rubens Peixoto Renato Cândido Neves20/03 Lucimar Mozer Felipe31/03 Anézio Pereira Sobrinho Edmilson Teixeira de Oliveira

ABRIL

02/04 Delva Dornelas Veitas03/04 Daniel Ferreira de Souza Reinaldo Vaz Estevão Wanderson José de Oliveira04/04 Pedro Rodrigues de Oliveira08/04 Eduardo Eugênio de Souza09/04 Aneildo Pereira Alves Simone Aparecida de O. Martins10/04 Wanderson Paiva dos Reis11/04 Elizeu de Souza Leite13/04 Karina de Souza Resende Sandromar Correa da Silva14/04 Hesli da Silva Medeiros Izaque Carvalho Ribeiro Sérgio Henrique Muniz Alves15/04 Rosalina Oliveira Mozer16/04 Paulo César Laurindo17/04 Denilson Arruda Gonçalves19/04 Jaldeci Ângelo de Souza21/04 Ana Carla de Oliveira Vitor do Carmo Freitas Bragança23/04 Edna Aparecida S. Pinto Silvestre José Clébes de Souza Katiúscia da Silva Faria25/04 Jânio Roberto Dias26/04 André Franco Vilete27/04 Celso de Oliveira Ramos28/04 Maria de Lourdes Faria Leite29/04 Sebastião Júnior Pereira da Silva

José Cláudio Diniz Márcia de Souza Pereira Samuel da Silva Felipe Vera Lúcia da Silva12/04 Ariston Scherre Bonisson Elza da Silva Souza Henrique Bianquini Filho13/04 Gelse José de Souza Norman Dietrich Otamir Pedro de Almeida Sebastião José da Silveira14/04 Celso Luiz Zorzal Elizeu Schneider Hélio Alves de Souza Rosalina Rossow Seidler15/04 Adyr de Souza Diniz Jadir Ribeiro do Vale16/04 Pergentino Pereira de Paula Júnior Sebastião Vicente dos Passos17/04 Alverindo Rosa Hugo Silveira Gonçalves Juarez Emiliano Jurandir Silote18/04 Agmar Felisberto Manso Derli Caetano de Andrade Edimilson Garbelotto Ilson José Nicoli Iony Borba Bohrer José Carlos de Almeida Marlei Teófilo de Moura Ozeas Lopes Pinheiro19/04 Carlos Roberto Ferreira José Alves José Pio Caetano de Almeida20/04 Clairson Lopes Garcia Eni Maria Martins Eudes Inácio da Silva Joaquim Noronha Neto Sânia Roberta Silva Dornelas Sebastião V. de Carvalho Sérgio Luiz da Silva21/04 Gentil Antônio dos Santos José Fonseca Sobrinho Misael Casagrande Reinaldo Gaede Ruy Dadavel Sampaio22/04 Elson Teixeira de Sá Henrique Pieper Filho João Batista Campos Marlon Rosa Bento Nestor de Almeida Prata23/04 Frederico Carlos Preisisghe Filho Jânio Roberto da Silva Jorge Ardisson

Walter Werno Witt24/04 Norival Pieper Uilson Alves Mozzer25/04 Ismael José da Silva26/04 Dejalma Coelho Nilton Martins dos Reis27/04 Braz Cremasco Zorzal José Geraldo Costalonga José Venâncio Filho Moacir Justiniano Lopes28/04 Adaias Nunes Dornelas Ademar de Souza Almeida Clarinda Medeiros Storck Eurides Teixeira Joaquim Antônio dos Santos Neto Luciano Gomes de Medeiros Wander da Silveira29/04 Marlene Rodrigues Miranda Nely Itamar de Aredes Ronaldo José Bravim30/04 Ademar Rodrigues Alves Elpídio Pereira Sobrinho Geraldo Gonçalves Coelho

FUNCIONÁRIOS

MARçO

01/03 Jeane Aparecida Berçan 02/03 Rony Célio Valim03/03 Vilma Rosa Ferreira07/03 Marcone José de Araújo08/03 Lázaro Batista dos Reis09/03 Manoel Rodrigues de Oliveira Marcos Antônio de Oliveira11/03 Vanuza Aparecida de Souza Brum12/03 Alan Tranin Tuller Geneci de Oliveira Cunha13/03 José Luiz Barbosa

Março e abril

parabéns a todos!

Cooperando - 11

ANIVERSARIANTES DO ESCRITóRIO

Janeiro - Edney Fevereiro - Margarete

Page 12: Cooperando 57

soc

iais

em

des

taqu

e

ÓrGÃO DE COmUNiCAçÃO E DiVUlGAçÃO DA COOPErATiVA AGrOPECUÁriA DE rESPlENDOr lTDA. CONSElHO DE ADmiNiSTrAçÃO - César romero e silva; marcos Campos dell’orto; Carlos antônio ton; gilmar augusto de souza; José luiz mozzer; geraldo elias Brum; ermínio do prado leal; leonardo serrano martins; renato lutero pieper - DirETOriA EXECUTiVA - Diretor Presidente: César romero e silva; Diretor Comercial: marcos Campos dell’orto; Diretor de Produção: Carlos antônio ton; Conselho Fiscal 2008/2009: Titulares: márcio Júnior valverde ribeiro; Braz Cremasco Zorzal; antônio lopes ferreira; Suplentes: José Carlos pinto Coelho; João Carrijo sobrinho; delvano preisgch. Conselho Editorial: adriano garcia mendes; adriano rodrigues de almeida; fernando Borges gomes Carneiro, giovanna de Carvalho simões; João Baptista silva, marcos Campos dell’orto; Wilmer monteiro Borba; Jornalista responsável: tarciso alves - mtb 8422 - Tiragem: 2.000 exemplares - DiSTribUiçÃO GrATUiTA - Endereço para correspondência: Capel – Cooperativa agropecuária de resplendor ltda. av. getúlio vargas, 217-a - Centro - Cep: 35230-000 - resplendor – mg - PAbX: (33)3263-1133 - e-mail: [email protected] - Designer e Diagramação: genidar riani - telefones: (33) 9962-9271 / 8437-5000 - e-mail: [email protected] - impressão: gráfica gsa.

12 - Cooperando

os cooperados Josefa marques e francisco José

pereira parabenizam sua filha Jóicy

marques, que no dia 09/02 completou

13 anos. Que você continue sendo

sempre está pessoa boa na presença do senhor. Que deus

lhe abençoe!

uniram-se em matrimônio no dia 17 de janeiro, elimágno e edna (funcionária da Capel). nossos sinceros votos de felicidades, que Jesus esteja

abençoando esta nova união dia a dia!

a vovó madalena (funcionária da Capel) parabeniza sua neta milena santos venturim pelos seus 5 aninhos completados no dia 04/03/09. milena é filha do casal renata e felipe. Que deus lhe

abençoe hoje e sempre, parabéns!

no dia 08/02/1995 nascia thais sabino dietrich, filha do funcionário gilmar Carlos

dietrich e adriana sabino dietrich. seus pais aproveitam para lhe parabenizar por mais

um ano de vida. feliz aniversário!

manoel José martins e sua esposa Zélia,

parabenizam sua filha daniela pela conclusão do curso de pedagogia. Que deus esteja sempre guiando seus caminhos

nesta nova etapa. parabéns!!

thaís dornelas teixeira é sobrinha do funcionário eber de matos Júnior, e completou seu primeiro aninho no

dia 17/03/09. titio te ama.

esta é a maria eduarda Carnielli Bossaneli, filha de rayane e andré,

que completará no próximo dia 25/04 seu 1º ano de vida. maria eduarda é uma criança adorável, alegre e muito

simpática e desde que chegou ao mundo encheu ainda mais de alegria a vida de seu avô o cooperado Josias

Bossanele e de seus familiares. parabéns pequena e que o senhor

possa encher o seu caminho de luz, sucesso, saúde e paz.