contabilidade geral - editorajuspodivm.com.br · contabilidade geral 4.ª edição totalmente...

13
SÉRGIO ADRIANO CONTABILIDADE GERAL 4.ª edição TOTALMENTE reformulada D E S C O M P L I C A D A D E S M I T I F I C A D A D E C I F R A D A 2018 Básica Intermediária Avançada Análise de Balanços

Upload: buinhan

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SÉRGIO ADRIANO

CONTABILIDADE GERAL

4.ª ediçãoTOTALMENTE reformulada

DESCOMPLICA

DA D

ESM

ITIFICADA DEC

IFRA

DA

2018

BásicaIntermediáriaAvançadaAnálise de Balanços

1. CONCEITO

Os investimentos em participações societárias derivam de operações nas quais a investidora adquire ações de outra sociedade, denominada de investida.

2. CLASSIFICAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS

As participações societárias, dependendo da intenção da investidora, podem ser classificadas como temporárias ou permanentes. Para fins contábeis, existem três métodos de avaliação de investimentos em participações societárias:

♦ método de valor justo ♦ método do custo ♦ método da equivalência patrimonial (MEP)

Participações societárias

Métodos de avaliação

Subgrupo de classificação no BP

Temporárias Valor Justo ou Custo AC ou AÑC realizável a longo prazo

Permanentes Custo ou MEP AÑC Investimentos

ParticipaçõesSocietárias

Métodos deavaliação

Valor Justo Custo MEP

3. PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS TEMPORÁRIAS

As participações societárias temporárias são adquiridas exclusivamente para fins especulativos, ou seja, são obtidas com o intuito de venda. Os títulos

C a p í t u l o 2 9

Investimentos em participações societárias

Cap29.indd 1589 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias1616

♦representação no conselho de administração ou na diretoria da investida. ♦ participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições.

♦ operações materiais entre o investidor e a investida. ♦ intercâmbio de diretores ou gerentes. ♦fornecimento de informação técnica essencial.

Participação no capital e influência significativa

A participação de 20% ou mais no capital votante é um conceito relativo de influência, pois independentemente do percentual de participação no capital, sempre que a com­panhia investidora possuir influência significativa na companhia investida, as compa­nhias são coligadas e a investidora deverá (obrigação) avaliar o investimento pelo MEP.

O principal conceito para definir uma coligada é a existência de influência signifi­cativa ou presunção de influência significativa. Caso exista influência ou presun-ção de influência significativa, o investimento será em coligada e avaliado pelo MEP. Não existindo influência significativa ou presunção de influência significativa e o investimento for permanente, a investida não será uma coligada e o investimento será avaliado pelo custo.

7.1.1 PARTICIPAÇÃO NO CAPITAL DE COLIGADA SuPERIOR A VINTE POR CENTO

O investidor que mantém direta ou indiretamente por meio de controladas, vinte por cento ou mais do poder de voto da investida, presume-se que ele tenha influência significativa, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário.

13a QuESTÃO: A cia. Amarela possui 20% do capital votante da cia. Gama. Sabendo-se que a cia. Amarela tem influência significativa, temos que Amarela e Gama são coligadas.

( ) Certo ( ) Errado

☛ Solução

InfluênciaSignificativa

20% CapitalVotante

CIAAmarela

CIAGama

MEP

Coligadas

Cap29.indd 1616 8/4/18 4:29 PM

patricia.pravatti
Texto digitado
alinhar

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias 1617

A cia. Amarela com 20% do capital votante da cia. Gama, presume-se que tenha influência significativa na cia. Gama, e nesse caso as cias. Amarela e Gama são coligadas e o inves­timento é avaliado pelo MEP.

Gabarito: Certo

14a QuESTÃO: A cia. Amarela possui 25% do capital votante da cia. Delta. Sabendo-se que a cia. Amarela não tem influência significativa, temos que as cias. Amarela e Delta são coli­gadas, pois o percentual de participação é superior a 20% do capital votante.

( ) Certo( ) Errado

☛ Solução

Não teminfluência

significativa

25% CapitalVotante

CIAAmarela

CIADelta

Não sãocoligadas

Custo

A cia. Amarela com uma participação de 25% no capital votante da cia. Delta não possui influência significativa. Portanto, as cias. Amarela e Delta não são coligadas e o investi­mento é avaliado pelo custo de aquisição.

Gabarito: Errado

7.1.2 PARTICIPAÇÃO NO CAPITAL DE COLIGADA INFERIOR A VINTE POR CENTO

O investidor que detém, direta ou indiretamente por meio de controladas, menos de vinte por cento do poder de voto da investida, presume-se que ele não tenha influên­cia significativa, a menos que essa influência possa ser claramente demonstrada.

15a QuESTÃO: A cia. Amarela possui 15% do capital votante da cia. Gama, e não tem influên-cia significativa na cia. Gama. Portanto, as cias. Amarela e Gama não são coligadas.

( ) Certo( ) Errado

Cap29.indd 1617 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias1618

☛ Solução

Não teminfluência

iignificativa

15% CapitalVotante

CIAAmarela

CIAGama

Não sãocoligadas

Custo

A cia. Amarela não possui influência significativa e com uma participação de 15% no capi­tal votante da na cia. Gama, temos que as cias. Amarela e Gama não são coligadas e o investimento é avaliado pelo custo de aquisição.

Gabarito: Certo

16a QuESTÃO: A cia. Amarela com apenas 10% do capital votante da cia. Lambda, pos­sui influência significativa na cia. Lambda. Portanto, as cias. Amarela e Lambda não são coligadas, pois a participação da cia. Amarela no capital votante da cia. Lambda é inferior a 20%.

( ) Certo( ) Errado

☛ Solução

InfluênciaSignificativa

10% CapitalVotante

CIAAmarela

CIALambda

MEP

Coligadas

A cia. Amarela com uma participação de apenas 10% no capital votante da cia. Lambda possui influência significativa. Portanto, mesmo com um percentual de participação infe-rior a 20% do capital votante na cia. Lambda, fica claramente demonstrada a influên-cia da cia. Amarela na cia. Lambda, e nesse caso as cias. Amarela e Lambda são coligadas e o investimento é avaliado pelo MEP.

Gabarito: Errado

Cap29.indd 1618 8/4/18 4:29 PM

patricia.pravatti
Riscado
patricia.pravatti
Texto digitado
significativa

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias 1619

7.2 POTENCIAIS DIREITOS DE VOTO E INFLuÊNCIA SIGNIFICATIVA

A entidade pode ter em seu poder direitos de subscrição, opções não padroni­zadas de compras de ações (warrants), opções de compra de ações, instrumentos de dívida ou patrimoniais conversíveis em ações ordinárias ou outros instrumentos semelhantes, se exercidos ou convertidos, conferir à entidade poder de voto adi-cional ou reduzir o poder de voto de outra parte sobre as políticas financeiras e operacionais da investida. Portanto, a existência e a efetivação dos potenciais direi­tos de voto prontamente exercíveis ou conversíveis, incluindo os potenciais direi-tos de voto detidos por outras entidades, devem ser consideradas na avaliação de a entidade possuir ou não influência significativa ou controle.

Potenciais direitos de voto

Os potenciais direitos de voto não são exercíveis ou conversíveis quando, por exemplo, não podem ser exercidos ou convertidos até uma data futura ou até a ocorrência de evento futuro. Ao avaliar se os potenciais direitos de voto con­tribuem para a influência significativa ou para o controle, a entidade deve examinar todos os fatos e circunstâncias (inclusive os termos do exercício dos potenciais direitos de voto e quaisquer outros acordos contratuais considera­dos individualmente ou em conjunto) que possam afetar os direitos potenciais, exceto a intenção da administração e a capacidade financeira de exercê-los ou convertê­los.

Percentual do capital votante

= Percentual de

ações comdireito a voto

+ Percentual dos

potenciaisdireitos de voto

17a QuESTÃO: A cia. Amarela possui os seguintes instrumentos patrimoniais da cia. Delta:

♦ 12% das ações com direito a voto da cia. Delta.

♦ 8% de debêntures conversíveis em ações com direito a voto da cia. Delta.

♦ opções de compra de ações da cia. Delta, que caso sejam exercidas, são capazes de gerar mais 5% de ações com direito a voto.

Como a cia. Delta possui apenas 12% das ações com direito a voto da cia. Delta, de acordo com o CPC 18 concluímos que as cias. Amarela e Delta não são coligadas, pois não existe a presunção de influência significativa.

( ) Certo( ) Errado

Cap29.indd 1619 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias1620

☛ SoluçãoPara efeitos de análise da existência da presunção de influência significativa, de acordo com o CPC 18 devemos considerar os potenciais direitos de voto.

% do capital votante = % de ações com

direito a voto + % dos potenciais direitos de voto

Percentual de ações com direito a voto = 12%

Potenciais direitos de voto = 8% em debêntures conversíveis + 5% em opções de compra de ações

Percentual dos potenciais direitos de voto = 13%

Percentual do capital votante = Ações com direito a voto + Potenciais direitos de voto

Percentual do capital votante = 12% + 13% = 25%

A cia. Amarela com 25% do capital votante da cia. Delta, presume-se que exista influên cia sig-nificativa, portanto, as cias. Amarela e Delta são coligadas e o investimento é avaliado pelo MEP.

Gabarito: Errado

7.3 PERDA DA INFLuÊNCIA SIGNIFICATIVAA entidade perde a influência significativa sobre a investida quando ela perde

o poder de participar nas decisões sobre as políticas financeiras e operacionais daquela investida.

A perda da influência significativa pode ocorrer com ou sem mudança no nível de participação acionária absoluta ou relativa.

A perda da influência significativa pode ocorrer, quando uma coligada torna­-se sujeita ao controle de governo, tribunal, órgão administrador ou entidade regu­ladora. Isso pode ocorrer também como resultado de acordo contratual.

8. CONTROLADASA controlada é a sociedade na qual a controladora, diretamente ou por meio de

outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo perma-nente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos admi­nistradores. Para que ocorra o controle, a investidora (controladora) tem que ter direta ou indiretamente mais de 50% das ações com direito a voto da investida (controlada).

Cap29.indd 1620 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias 1621

Ações preferenciais = não tem direito a voto Ações ordinárias = tem direito a voto

Segundo o artigo 15, § 2o da lei no 6.404/76, o número de ações preferenciais sem direito a voto, não pode ultrapassar de 50% do total das ações emitidas.

De acordo com o artigo 15, § 2o da lei no 6.404/76, o número de ações ordinárias com direito a voto, não pode ser infe-rior a 50% do total das ações emitidas.

De acordo com o artigo 15, § 2o da lei no 6.404/76, temos:

0% do capital social ≤ ações preferenciais ≤ 50% do capital social

50% do capital social ≤ ações ordinárias ≤ 100% do capital social

O número mínimo de ações preferenciais é de 0% do capital social e o máximo é 50% do capital social, enquanto que o número mínimo de ações ordinárias é de 50% do capital social e o máximo é de 100% do capital social.

Conclusão, de acordo com o artigo 15 da lei no 6.404/76, o capital social de qual­quer companhia, tem a seguinte composição em termos de ações ordinárias e ações preferenciais:

Capital Social 100% de ações =

Capital Votante mínimo de 50% de

ações ordinárias+

Capital Não Votante máximo de 50% de ações preferenciais

18a QuESTÃO: A cia. Delta tem um capital social de 100.000 ações, composto de 50% de ações ordinárias e o restante de ações preferenciais, e cada ação com valor nominal de 5,00. O montante mínimo que a cia. Amarela deverá desembolsar para tornar-se con­troladora da cia. Delta é de 125.005,00.

( ) Certo( ) Errado

☛ Solução

Capital Social = Capital Votante 50.000 ações + Capital Não Votante

50.000 ações

Cap29.indd 1621 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias1622

Para adquirir o controle da cia. Delta, a cia. Amarela deverá adquirir a maioria do capi-tal votante, ou seja, metade do capital votante e mais uma ação ordinária, e para que a cia. Amarela desembolse um montante mínimo possível, a aquisição deve ser apenas de ações ordinárias.

Controle = 50% × Capital Votante + 1 ação ordinária

Controle = 50% × 50.000 ações ordinárias + 1 ação ordinária = 25.001 ações ordinárias

Custo do investimento na cia. Delta = 25.001 ações ordinárias × 5,00

Custo do investimento na cia. Delta = 125.005,00

(1) Registro da aquisição de ações na cia. Amarela:

Disponibilidades Ações de controlada – cia. Delta

Saldo Inicial 125.005,00 (1) (1) 125.005,00

Gabarito: Certo

8.1 FORMAS DE CONTROLEO controle pode ser exercido de duas formas: direto ou indireto. No controle

direto, a investidora (controladora) é proprietária de mais de 50% do capital votante da investida (controlada).

CIAA

CIAB

Controle Direto

No controle indireto, a investidora exerce o controle de uma companhia por meio de outra companhia, que é controlada por ela (investidora).

CIAALFA

CIABETA

CIACELTA

Controle Indireto

Controle Direto Controle Direto

Como podemos observar, a investidora cia. Alfa controla diretamente a cia. Beta que controla diretamente a cia. Celta, portanto, a investidora cia. Alfa controla indi-retamente a cia. Celta por meio do controle direto que exerce sobre a cia. Beta.

Cap29.indd 1622 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias 1623

Quadro resumo

São coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significa-tiva. A influência significativa pode existir ou ser presumida.

A influência significativa existe quando a investidora detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la.

A influência significativa presume-se quando a investidora for titular de 20% ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la.

São controladas as sociedades nas quais a controladora, diretamente ou por meio de outras controladas (indiretamente), é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

Coligadas existe apenas a coligação direta não existe a coligação indireta

Controladas existe o controle direto existe o controle indireto

CIAA

CIAB

CIAC

Não são Coligadas Indiretas

Coligada Direta Coligada Direta

Como podemos observar no fluxograma acima, as Cias. A e B são coligadas dire­tas, enquanto que as Cias. B e C são coligadas diretas. Nesse caso as Cias. A e C não são coligadas indiretas.

8.2 SOCIEDADES INTEGRANTES DE uM MESMO GRuPO

Quando a investidora e a investida tiverem um controlador comum, o investi­mento será avaliado pelo MEP, independentemente do percentual de participação da investidora no capital social da investida.

Cap29.indd 1623 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias1624

CIAB

CIAA

CIACMEP

1% Capital

MEP

Controle Direto

MEP

Controle Direto

As cias. B e C estão sob o controle comum da cia. A, e nesse caso, apesar da cia. B possuir apenas 1% do capital social da cia. C, o investimento da cia. B na cia. C será avaliado pelo MEP.

8.3 SOCIEDADES SOB CONTROLE COMuM

O controle comum ou controle conjunto é o compartilhamento do controle, con­tratualmente estabelecido, sobre uma atividade econômica que existe somente quando as decisões estratégicas, financeiras e operacionais relativas à atividade exigirem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle (os empreendedores).

CIAA

CIAB

CIACMEP

50% CapitalMEP

50% Capital

Como podemos observar, nenhuma cia. tem o controle da cia. C, e nesse caso, as cias. A e B celebram um contrato, aprovando o controle em comum da cia. C.

9. DIVIDENDOS DE INVESTIMENTOS AVALIADOS PELO MEP

O método da equivalência patrimonial corresponde ao valor do investimento deter­minado mediante a aplicação da percentagem de participação no capital social sobre o patrimônio líquido (ou ativos líquidos) de cada coligada, controlada, controlada em conjunto ou sob controle comum, ou seja, qualquer variação que ocorra no patrimô­nio líquido da investida terá reflexo nos investimentos contabilizados na investidora.

Investimento avaliado pelo MEP = Percentual de participação no capital da investida × PL da investida

Cap29.indd 1624 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias 1625

Quando a investida distribui dividendos, o patrimônio líquido da investida sofre uma redução equivalente ao montante dos dividendos distribuídos e por consequência o valor dos investimentos contabilizados na investidora sofrerá uma redução proporcio­nalmente ao percentual de participação que a investidora tem no capital da investida.

Na investidora, o montante dos dividendos a receber distribuídos pela investida, é calculado por meio da seguinte fórmula:

Dividendos a receber pela investidora = Percentual de participação

no capital da investida × Dividendos a pagar pela investida

Nos investimentos avaliados pelo MEP quando ocorre distribuição de dividen­dos pela investida, a investidora efetuará um crédito em investimentos, tendo como contrapartida um débito em disponibilidades ou dividendos a receber.

D: Disponibilidades ou Dividendos a ReceberC: Investimentos avaliados pelo MEP ............................................x,00

19a QuESTÃO (TCu ESAF 2000): A empresa cia. Aços Especiais investiu 200.000,00 em ações da cia. Armamentos Gerais e contabilizou o investimento em ações de coligadas, constituindo uma participação acionária de 30%, a ser avaliada pelo método da equivalência patrimonial. No fim do exercício de 1999 a cia. Armamentos Gerais contabilizou um lucro líquido anual de 20.000,00 e destinou 25% desse lucro para dividendos na forma do lançamento abaixo:

Lucros Acumuladosa Dividendos a Pagar ................................................................... 5.000,00

Ao receber a comunicação sobre os dividendos propostos e contabilizados na forma acima, o contador da empresa investidora, cia. Aços Especiais, deverá promover o seguinte lançamento:

a) Dividendos a Receber a Receitas de Dividendos ...........................................................1.500,00

b) Ações de Coligadas a Receitas de Dividendos ...........................................................1.500,00

c) Dividendos a Receber a Ações de Coligadas ...................................................................1.500,00

d) Dividendos a Receber a Receitas de Dividendos .......................................................... 5.000,00

e) Ações de Coligadas a Receitas de Dividendos .......................................................... 6.000,00

Cap29.indd 1625 8/4/18 4:29 PM

Contabil idade Geral 3D Investimentos em par ticipações societárias1626

☛ Solução

O investimento em coligada é avaliado pelo MEP, e nesse caso a cia. Aços Especiais tem dividendos a receber no valor de:

Dividendos a receber = % no capital da investida × Dividendos a pagar pela investida

Dividendos a receber = 30% × 5.000,00 = 1.500,00

O registro no livro diário na cia. Aços Especiais será por meio do lançamento:

Dividendos a Receber – AC a Ações de Coligadas – AÑC Investimentos ........................ 1.500,00

Gabarito: C

10. RESuLTADO DO EXERCÍCIO DE INVESTIMENTOS AVALIADOS PELO MEP

O resultado do exercício apurado na investida pode ser um lucro líquido ou pre­juízo líquido. Com relação aos investimentos avaliados pelo MEP, quando a inves-tida apura um lucro líquido, o resultado na investidora é um ganho de equivalên-cia patrimonial (GEP).

GEP na investidora = % de participação no

capital da investida × Lucro Líquido da investida

O registro contábil do GEP na investidora é por meio do seguinte lançamento:

D: Investimentos avaliados pelo MEP – AÑC InvestimentosC: Ganho de Equivalência Patrimonial – DRE ..................................................x,00

Caso a investida apure um prejuízo líquido, o resultado na investidora é uma perda de equivalência patrimonial (PEP).

PEP na investidora = % de participação no

capital da investida × Prejuízo Líquido da investida

O registro contábil da PEP na investidora é por meio do seguinte lançamento:

Cap29.indd 1626 8/4/18 4:29 PM