conheça a história de quem se transforma em 'papai noel' e

12
1 Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Fonte: CLIMATEMPO máx.34º mín.23º EDIÇÃO IMPRESSA Nível do rio Paraguai (Ladário) ÚLTIMOS 3 DIAS SEXTA-FEIRA Edição: 2598| Ano: XII Preço: R$ 1,00 Corumbá, 20 de dezembro de 2019 19/12 18/12 17/12 0,99 m 0,95 m 0,94 m Servidores receberam esta semana o salário extra. >>PÁGINA 06 Governo do Estado e Prefeitura de Corumbá liberam pagamento do 13º salário ECONOMIA >>PÁGINA 03 Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e faz a alegria das crianças Eles têm em comum a solidariedade: se transformam em Papai Noel para promover a alegria das famílias em festas natalinas. >>PÁGINAS 08 e 09 Marcelo Iunes diz que fecha ano conseguindo cumprir metas Navepress Parcerias são ressaltadas por prefeito.

Upload: others

Post on 25-Oct-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

1Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Fonte: CLIMATEMPOmáx.34º

mín.23º

EDIÇÃO IMPRESSA

Nível do rio Paraguai(Ladário)ÚLTIMOS 3 DIAS

SEXTA-FEIRA Edição: 2598| Ano: XIIPreço: R$ 1,00Corumbá, 20 de dezembro de 2019

19/1218/1217/120,99 m0,95 m0,94 m

Servidores receberam esta semana o salário extra. >>PÁGINA 06

Governo do Estado e Prefeitura de Corumbá liberam pagamento do 13º salário

ECONOMIA

>>PÁGINA 03

Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e faz a alegria das criançasEles têm em comum a solidariedade: se transformam em Papai Noel para promover a alegria das famílias em festas natalinas. >>PÁGINAS 08 e 09

Marcelo Iunes diz que fecha ano conseguindo cumprir metas

Nav

epre

ss

Parcerias são ressaltadas por prefeito.

Page 2: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

2

Expediente

Jornal Diário CorumbaenseRua Cabral, nº 1.283 - CentroFones: 3232-4690 / 3232-4691 Corumbá-MS

www.diariocorumbaense.com.brwww.diarionline.com.br

A redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida, portanto, os mesmos podem não representar, necessariamente, a opinião deste jornal.

Diagramação, Criação e Design

Repórter Fotográfico

Anderson Gallo - DRT-MS 1271

Ricardo Albertoni MirandaJoão Victor Nunes

RedaçãoDireção Geral:Rosana Nunes - MTB-064/[email protected]

Ricardo Albertoni - DRT 1765/[email protected]

/diarionline /diarionline Leonardo [email protected]

(*) Wilson Aquino é jornalista e professor.

ARTIGO

Dezembro de balanço, da vida!

C omo passa o tempo. Parece que foi on-tem que sentamos à mesa em família para a Ceia de Natal e, logo em segui-da, entramos em euforia com a expec-

tativa da chegada de 2019. E lá se foram 12 curtos meses. Muitos, quando olham para trás, sentem uma grande frustração, um de-sapontamento consigo mesmo, por não terem conseguido realizar a maioria das metas esta-belecidas para serem alcançadas ao longo des-se período que se finda agora. Muitos projetos sequer saíram do campo das ideias, do desejo, da pretensão.

A autocobrança é inevitável. Não tem como o indivíduo chegar em dezembro sem fazer, de maneira natural, um balanço da vida em que avalia tudo o que fez ou deixou de fazer no ano. E como são tempos difíceis pelos quais o Brasil e o mundo atravessam nesta década, torna-se ainda mais difícil a materialização das metas estabelecidas.

Apesar disso não se pode, de forma algu-ma, desistir de sonhar, de desejar, de tentar melhorar as coisas para si e/ou para a famí-lia. Com a proximidade de 2020 não se deve ter vergonha e muito menos sentir demérito de seu próprio eu por não alcançar as metas traçadas na passagem do ano.

Então, estabeleça sim seus projetos e tente outra vez. Tenha fé em Deus e seja mais per-severante para dar o pontapé inicial e tocar

Wilson Aquino(*)

adiante o seu objetivo. Obstáculos certamente virão e o segredo é não se intimidar ou desistir por conta deles. Enfrente-os de cabeça erguida e verás como caem diante de sua determinação de seguir em frente.

Agindo assim, as chances de alcançar su-cesso serão muito maiores. Mas lembre-se: é de vital importância buscar em Deus toda aju-da e orientação para o sucesso de absoluta-mente tudo o que planejar para o presente e futuro.

Ele e somente Ele é capaz de fazer milagres na vida de cada um, especialmente daquele que O busca e que faz a sua parte, se esforçan-do como pode para atingir os alvos pré-estabe-lecidos. É Deus quem dá a força e a capacidade para passar em um concurso público; começar e concluir um curso profissionalizante; uma faculdade e até aquela “mãozinha” para se en-contrar o par perfeito para um matrimônio fir-me, forte e feliz. Enfim, Ele pode nos ajudar em absolutamente tudo em nossa vida. No entan-to, é preciso ter sempre em mente que preci-samos, primeiramente, fazermos a nossa parte em qualquer processo.

A maioria dos fracassos apurados no balan-ço da vida se deve ao fato de o indivíduo não colocar o Senhor como parte do projeto. As Es-crituras Sagradas estão repletas de orientações Dele sobre como devemos proceder para obter-mos sucesso em tudo o que fizermos na vida.

Ensina que em primeiro lugar devemos amá-Lo acima de todas as coisas. Fazendo assim Ele garante que as demais coisas que desejamos e precisamos, nos “...serão acres-centadas”.

São milhares de milhares de testemunhos em nossa volta de que essa afirmativa é a maior de todas as verdades. Todo aquele que confia em Deus e que, consequentemente tem fé Nele, recebe incontáveis bênçãos que se ma-terializam de diversas formas. Isto sem contar com a grande e incrível sensação de amparo, de segurança, de amor, de alegria e de felici-dade plena que sentimos quando o seguimos.

Além de proporcionar a prosperidade e a materialização de sonhos, o Senhor também nos dá a segurança necessária para que não entremos em depressão diante de resultados negativos que encontramos pelo caminho. De-vemos encarar esses obstáculos como bênçãos para nosso fortalecimento e crescimento físi-co, material, emocional e espiritual.

Então, tracemos nossas metas e sigamos em frente com a certeza de que não estamos sós. O Senhor está conosco e pode nos ajudar, desde que peçamos com fé, com um coração quebrantado e um espírito contrito. Que ve-nha 2020!

Page 3: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

3

DA REDAÇÃ[email protected]

CIDADE

Prefeito diz que fecha ano com parcerias e conseguindo cumprir metas

Fotos: Renê Marcio Carneiro

Iunes tem ressaltado a parceria estabelecida com o governador Reinaldo Azambuja

“Não adianta você embelezar a sua casa com teto de gesso, se o telhado estiver quebrado”, diz prefeito

Fazer obras de infraestrutura, muitas delas subterrâneas e

melhorar a qualidade de vida da cidade e das pessoas. Este foi o com-promisso do prefeito Marcelo Iunes (PSDB), quando assumiu a Pre-feitura de Corumbá, em 2017. “E estamos con-seguindo cumprir com nossas metas. Conse-guimos fechar parce-rias, atrair investimen-tos, aplicar recursos estaduais, nacionais e até internacionais em obras que Corumbá tinha extrema necessi-dade que fossem feitas, a exemplo da drenagem da maioria dos bairros para garantir durabili-dade da pavimentação e evitar inundação dos imóveis na temporada de chuvas”, afirmou.

Um bom exemplo é o Padre Ernesto Sassida, um conjunto constru-ído sobre uma grande lagoa onde os morado-res sofriam de todas as formas, sem nada de infraestrutura. Hoje, o Padre Ernesto Sassida não é mais conjunto, é bairro, e é um grande orgulho da administra-ção. Está todo asfalta-do, tem posto de saúde e terá escola e creche. Até uma feira livre pas-sou a funcionar nas manhãs de terça-feira na zona leste da cida-de, em um bairro que liga Corumbá a Ladá-rio.

Iunes diz que não é importante hoje um balanço das realiza-ções de sua adminis-tração, mas pensar positivo e pensar no fu-turo. Ele acredita que o que já foi feito vem be-neficiando a população que merecia ser melhor acolhida dentro de seu município. “O corum-baense sempre foi um povo amante de sua cidade. Quem é daqui, e muitos que vieram para cá, se apaixonam e tratam bem o nosso município. Por isso, o poder público devia isso aos moradores”, ponderou ao se dizer orgulhoso de ser co-rumbaense.

Durante pouco mais de dois anos como chefe do Executivo, o prefeito Marcelo Iunes firmou uma parceria importante com o Go-verno do Estado. Apro-ximou-se do governa-dor Reinaldo Azambuja (PSDB) e até mudou do PTB para o ninho tu-cano, onde hoje é uma das principais lideran-ças do partido em Mato Grosso do Sul. Desta forma conseguiu via-bilizar recursos para aplicação no municí-pio com várias frentes de obras, entre elas, a construção do novo Pronto-Socorro Muni-cipal, da nova recepção do Hospital de Carida-de com uma enferma-ria moderna e ampla e um moderno Centro Obstétrico.

Essas obras tam-bém têm parceria de

um órgão que já toma Corumbá como exem-plo para o mundo in-teiro e leva daqui a experiência para ser aplicada em outros pa-íses. O Fonplata tem investido pesado em Corumbá, justamente pelo aproveitamento correto e amplo dos fi-nanciamentos que libe-rou até agora e ainda trouxe novo parceiro, o Banco Europeu. São instituições sérias que encontraram o retorno esperado em Corumbá pela aplicação correta dos recursos pela Pre-feitura, que tem traba-lhado para garantir a fidelidade dos projetos.

Uma frase que vem sendo repetida pelo prefeito é a de que “não adianta você embelezar a sua casa com teto de gesso, se o telhado es-tiver quebrado”. Isso quer dizer que ele tem como prioridade es-truturar a cidade para depois fazer obras de urbanização e paisa-gismo, o que já deve co-meçar a acontecer em 2020. “Trabalhamos principalmente a dre-nagem, aquela profun-da, para acabar com a água dos minadouros, que faziam o pavimen-to afundar e danifica-vam todo o trabalho de superfície”, explicou.

Ainda dentro da in-fraestrutura, além da Saúde, a Educação vem sendo contempla-da e deve ser ampliada ainda mais no ano que vem. Novas creches foram entregues, ou-tras reformadas assim como escolas. “Tere-mos outras escolas e outras creches sendo abertas em 2020, mas isso não é o mais im-portante, o importante mesmo é que estamos avançando na qua-lidade do ensino. Os nossos meninos e me-ninas estão receben-do tratamento digno, temos uma merenda de primeira qualidade com frutas e peixes, e o aprendizado vem su-bindo nas avaliações”, comemorou.

Iunes ressalta que

o município também vem investindo recur-sos próprios. Um bom exemplo, no incentivo da Agricultura Fami-liar, é a aprovação do Projeto de Lei do Exe-cutivo, pela Câmara Municipal, que institui o Programa de Aquisi-ção de Alimentos (PAA) Municipal. Já havia um PAA federal e agora a Prefeitura vai com-prar alimentos produ-zidos nos assentamen-tos que serão doados para instituições as-sistenciais, ajudando

a melhorar a produção no campo e a qualidade da alimentação das fa-mílias mais pobres.

Outra obra desen-volvida com recursos próprios é a pavimen-tação de 4,5 mil metros quadrados de alame-das que está custando R$ 650 mil. A Prefeitu-ra também vai revitali-zar o ponto de ônibus da rua Antônio Maria, dando mais conforto aos usuários do trans-porte coletivo. A cons-trução da Capela Muni-cipal será concluída em

2020, quando as famí-lias de baixa renda não precisarão mais pagar para velar os corpos de seus familiares. “Tudo isso é resultado da ar-recadação de taxas e impostos municipais, ou seja, da confiança do munícipe na admi-nistração, e eu fico feliz que isso aconteça, que os moradores paguem seus impostos e que nós possamos transfor-mar esse dinheiro em melhorias para a pró-pria população”, afir-mou o prefeito.

Ainda não é o momento para pensar em reeleição, diz Marcelo

Apesar de ser can-didato nato à reeleição, uma opção do PSDB que já afirmou que os prefei-tos têm essa prerrogati-va no Estado, Marce-lo prefere não falar de política. Em 2018, ele conseguiu realizar um sonho que há muito os corumbaenses tinham esperança que aconte-cesse. Foi por força e articulação do prefeito que a cidade lançou e elegeu um deputado es-tadual e uma deputada federal, passando assim a ter representantes na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

“O Evander e a Bia são grandes aliados. Estamos trabalhando juntos por Corumbá e

temos contado com eles para conseguir investi-mentos. O Evander já direcionou um milhão em emendas para a ci-dade”, afirmou o pre-feito que espera contar com o apoio dos par-ceiros em uma eventual candidatura à reeleição.

“É cedo para falar-mos em reeleição, ainda temos muito trabalho a fazer e o planejamento do ano que vem tem que ser bem pensado”, avaliou Marcelo Iunes. Ele se preocupa hoje com verbas para rea-lização de empreendi-mentos importantes como o Centro de Espe-cialidades Médicas que terá até mesmo exames de imagem, facilitando

a vida do paciente de Corumbá que não pre-cisará mais ir a Campo Grande fazer uma res-sonância magnética, por exemplo.

O primeiro trimes-tre de 2020 deverá ser de muito trabalho e serão primordiais para alavancar obras que precisam ser feitas na cidade. Será também o período de carnaval, a maior festa popular do Centro-oeste é realiza-da em Corumbá e, por isso, a cidade recebe milhares de pessoas e movimenta milhões de reais. Só depois desse período é que Iunes deverá começar a falar em política e campa-nha eleitoral.

Page 4: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

4

ECONOMIA

Sancionada lei que cria “Nota MS Premiada”; consumidores concorrerão a prêmios

Arquivo

Premiação inicia a partir de janeiro

NOTÍCIAS MSwww.noticias.ms.gov.br

CPF na nota? Já é comum ouvir essa pergun-ta em caixas

de estabelecimentos comerciais de Mato Grosso do Sul. Mas a partir de janeiro de 2020 ela poderá valer prêmios. Isso porque o governador Reinaldo Azambuja criou o pro-grama Nota MS Pre-miada, que estimula a emissão do documento fiscal no ato da compra por meio do sorteio de prêmios em dinheiro.

Após aprovação da Assembleia Legislati-va, a Lei n° 5.463 que institui o programa foi sancionada pelo go-vernador e publicada na edição desta quar-ta-feira (18) do Diá-rio Oficial do Estado

(DOE-MS). O Nota MS Premia-

da será gerido pela Se-cretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O se-cretário da pasta, Fe-lipe Mattos, anunciou anteriormente que a premiação mensal será de R$ 300 mil. O cidadão que registrar o CPF na nota fiscal receberá no próprio cupom números para concorrer ao sorteio de R$ 100 mil (maior prê-mio) e de R$ 200 mil (para o segundo e ter-ceiro lugares, podendo haver mais de um ga-nhador).

Conforme a lei, o sorteio deve ser rea-lizado com números sorteados em con-curso da Mega-Sena, promovido pela Caixa Econômica Federal. Os prêmios prescre-vem em 90 dias conta-

dos do 15º dia do mês subsequente à data do sorteio.

“No programa o ci-dadão passa a atuar como colaborador do fisco estadual, fiscali-zando o recolhimento dos tributos ao exigir a

emissão da nota fiscal. Uma ação que pode parecer simples para a maioria dos cidadãos, mas que tem como efeito imediato coibir a concorrência desleal, para que todos os co-merciantes cumpram

suas obrigações tribu-tárias; levar à popu-lação o conhecimento da importância social do tributo, para que o Estado possa oferecer os serviços públicos de qualidade à po-pulação como saúde,

segurança, educação, infraestrutura e mui-tos outros; combater a sonegação fiscal; oti-mizar a arrecadação, entre outros”, explica Mattos.

Os estabelecimen-tos fornecedores de bens ou de mercado-rias serão obrigados a informar os consu-midores sobre a pos-sibilidade da inclusão do CPF no documento fiscal. As lojas tam-bém devem colocar em locais visíveis a logo-marca do programa.

Quem não emitir o documento fiscal con-forme determina o pro-grama pode ser mul-tado. Já o Governo do Estado vai fazer cam-panhas de educação fiscal com o objetivo de divulgar o Programa Nota MS Premiada para toda à sociedade.

Prazo de adesão ao Refis termina na segunda-feiraAnderson Gallo/Arquivo Diário

CAC fica localizado na rua Frei Mariano, bem no centro da cidade

O Centro de Aten-dimento ao Cidadão (CAC) está funcionan-do em horário esten-dido para atender os interessados em aderir ao Programa de Recu-peração Fiscal para com a Fazenda Pública Municipal (Refis 2019).

Nesta sexta-feira (20), o CAC vai funcio-nar das 08h às 17 ho-

DA REDAÇÃ[email protected]

ras, sem intervalo para almoço. No sábado, dia 21, o Centro de Aten-dimento estará aberto das 08h às 12h30. Já na segunda-feira, 23, prazo final de adesão ao Refis, o horário de atendimento será até às 18 horas.

O Refis 2019 per-mite que os débitos sejam pagos à vista ou em parcelas mensais e sucessivas, da seguin-te forma: em parcela

única com exclusão de 100% (cem por cento) dos valores referentes aos juros e multa de mora; em até 06 (seis) parcelas, com exclu-são de 95% (noventa e cinco por cento) dos valores referentes aos juros e multa de mora; em até 12 (doze) par-celas, com exclusão de 90% (noventa por cento) dos valores re-ferentes aos juros e multa de mora; em até

24 (vinte e quatro) par-celas, com exclusão de 80% (oitenta por cento) dos valores referentes aos juros e multa de mora; em até 36 (trin-ta e seis) parcelas, com exclusão de 60% (ses-senta por cento) dos valores referentes aos juros e multa de mora; e em até 48 (quarenta e oito) parcelas, com exclusão de 40% (qua-renta por cento) dos valores referentes aos juros e multa de mora.

Conforme estabele-cido pela Lei Comple-mentar 241, nenhuma parcela poderá ser infe-rior a R$ 100,00 (cem) reais para pessoa física e R$ 200,00 (duzentos reais) reais para pessoa jurídica. O Refis é des-tinado a promover a re-gularização de créditos municipais relativos aos tributos munici-pais vencidos até de-zembro de 2018, bem como outros débitos de natureza tributária e não tributária, consti-tuídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa,

ajuizados ou não, par-celados ou não, com exigibilidade suspensa ou não, exceto aqueles de responsabilidade ou substituição tributária.

Em relação ao ISS-QN, podem ser par-celados inclusive os débitos vencidos até junho de 2019. Tam-bém poderão ser in-cluídos no Refis 2019 eventuais saldos dos parcelamentos judi-ciais ou extrajudiciais cancelados anterior-mente à vigência da Lei. Não são passíveis de regularização atra-vés deste programa os débitos gerados via PGDAS-D (Progra-ma Gerador do Docu-mento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório), rela-tivos às pessoas ju-rídicas optantes do Regime Especial Uni-ficado de Arrecadação de Tributos e Contri-buições, devidos pe-las Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacio-nal, instituído pela Lei

0611Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Para aderir ao Re-fis, o contribuinte deve quitar eventuais débitos referentes ao exercício de 2019 e vencidos até a data da adesão. Toda a situa-ção cadastral do imó-vel pode ser conferida pela internet, no Por-tal de Serviços do site oficial da Prefeitura de Corumbá (www.co-rumba.ms.gov.br). O link também está dis-ponível no banner do Refis, na página inicial do site. Para acessar os dados o contribuin-te deve ter em mãos o número do Código de Cadastro (BIC) e o CPF ou CNPJ do pro-prietário do imóvel ou terreno. Conforme estabelecido pela Lei Complementar 247, o ISSQN retido também pode ser renegociado na Central de Aten-dimento ao Cidadão (CAC). Com informa-ções da assessoria de comunicação da PMC.

Page 5: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

5

MARCELO FERNANDESASSECOM PMC

GERAL

Município formaliza transferência de área e Unicesumar deve realizar vestibular já em 2020

Gisele Ribeiro/PMC

Reprodução

Prefeito Marcelo Iunes e diretores da Unicesumar

Projeto de como será a sede definitiva da Unicesumar em Corumbá

A ssinada nesta terça-feira, 17 de dezembro, a escritura que

passa para a Unicesu-mar o direito real de uso da área onde será instalada a Faculdade de Medicina pelo Cen-tro de Ensino Supe-rior de Maringá Ltda (Cesumar). Assinaram o documento, o pre-feito Marcelo Iunes, o reitor da Unicesumar, professor Wilson de Matos Silva, e o presi-dente da mantenedora universidade, Cláudio Ferdinandi.

“Agradecemos por acreditarem e inves-tirem em Corumbá.

É um anseio antigo o curso de Medicina aqui e junto um polo de faculdades da área de saúde. É muito importante para a ci-dade, vai aumentar o fluxo de pessoas no município e reflete no fomento à nossa eco-nomia”, afirmou o pre-feito Marcelo Iunes. O chefe do Executivo Municipal ressaltou o apoio do governador Reinaldo Azambuja, da então deputada fe-deral – atual ministra da Agricultura, Pecu-ária e Abastecimen-to – Tereza Cristina, e do ex-senador Pe-dro Chaves. “Articu-laram a inclusão de Corumbá no edital da implantação de novos

cursos de Medicina no país, por instituições de ensino privadas”, destacou o prefeito.

Ao prefeito Marcelo Iunes, o reitor da Uni-cesumar disse que a chegada a Corumbá é de extrema importân-cia para a universida-de. “É o nosso primeiro campus fora do Para-ná, onde temos quatro campi. Entendemos que uma educação de qualidade resgata a dignidade, dá autono-mia, cidadania e dá condições para a pes-soa se tornar protago-nista da própria histó-ria”, disse o professor Wilson ao antecipar que a Unicesumar está fazendo “um grande investimento em Co-

rumbá”.“É um momento

histórico para nós da Unicesumar receber a escritura da doação de uma área de pouco mais de 28 mil metros quadrados para im-plantarmos a Faculda-de de Medicina de Co-rumbá. Inicialmente alugamos um espaço aqui, que estamos re-formando. Mas, entre março e abril do ano que vem daremos iní-cio a uma obra de 7 mil metros quadrados de quatro pavimen-tos para sede definiti-va da Unicesumar em Corumbá”, informou o professor Wilson Ma-tos.

A área fica locali-zada na rua Pedro de Medeiros, no bairro Popular Velha, den-tro do Parque Urbano Zumbi dos Palmares, ao lado da sede do

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Formalizada mediante a lavratura de escritura pública – com posterior registro na matrícula no imó-vel –, a doação fica condicionada a ma-nutenção do parque Zumbi dos Palmares pelo período de seis anos, sob responsa-bilidade do Centro de Ensino Superior de

Maringá (Cesumar), a contar da implanta-ção definitiva do cam-pus de medicina em Corumbá. Em caso de descumprimento, ou na hipótese de encer-ramento das ativida-des, a Instituição de Ensino Superior fica obrigada a indenizar o município de Corum-bá no valor do imóvel devidamente atualiza-do.

Vestibular 2020O reitor adiantou

que a Unicesumar tra-balha com previsão de realizar o primeiro ves-tibular já no primeiro semestre de 2020. “Ao final de janeiro vamos receber uma comissão para fazer as últimas avaliações nas instala-ções. Já temos labora-tórios montados e todo espaço necessário para o funcionamen-to do curso. Sessen-ta dias após a vinda dessa comissão, sai a publicação em Diá-rio Oficial [da União] da autorização para começo da faculdade. Acreditamos que até o final de abril façamos

o primeiro vestibular de Medicina da cida-de de Corumbá, com 55 vagas, mas temos percentuais pelo Prou-ni e pelo Fies, poden-do chegar a 70 vagas”, disse.

O planejamento da universidade é am-pliar paulatinamente o número de vagas de Medicina e aumentar a oferta de cursos em Corumbá. “Em dois ou três anos, certamente, vamos conseguir um aumento de vagas de Medicina na cidade. Gradativamente esta-remos trazendo outros cursos para Corum-bá, como, Veterinária,

Biomedicina, Enfer-magem, talvez Odon-tologia. Queremos um centro mais voltado para a área da saúde e estamos começando com o carro chefe”, fi-nalizou.

A c o m p a n h a r a m a assinatura da es-critura os secretá-rios Municipais Cás-sio Augusto da Costa Marques (Governo); Ricardo Ametlla (In-fraestrutura); Rogé-rio Leite (Saúde); o presidente da Junta Interventora do Hos-pital, Eduardo Iunes, e o membro da Junta Interventora José Luiz Aquino.

Lei vetou aumento de salário para prefeito e definiu subsídios

para próxima legislaturaLEONARDO [email protected]

Publicada no Di-ário Oficial de terça--feira, 17 de dezem-bro, a lei n° 2.715, que fixa os subsídios do prefeito, do vice--prefeito e dos secre-tários municipais de Corumbá. A medida é válida para a legis-latura 2.021/2.024 e foi sancionada pelo prefeito Marcelo Iu-nes após aprovação da Câmara de Verea-dores.

Conforme a lei, o vice-prefeito, que hoje tem vencimento de R$ 15 mil, receberá um subsídio mensal no valor de R$ 19.500,00 a partir de 2021. Já os vencimentos dos secretários munici-pais, passam de R$ 12.480,00 para R$ 16.250,00.

O aumento do sa-lário do prefeito foi vetado por Iunes. “O

valor do subsídio fixa-do para o prefeito mu-nicipal encontra-se adequado e propor-cional”, enfatizou na justificativa encami-nhada ao Legislativo. Hoje, o salário mensal é de R$ 26 mil.

Sobre o subsídio dos secretários mu-nicipais, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que "este é o mesmo desde o ano de 2012 e continuará sendo até o final de 2020, fixado em R$ 12.480. A par-tir de 2021, esse valor passará a ser de R$ 16.250, o que repre-senta um aumento de 30,21%. Se fosse con-siderado o aumento da inflação pelo índi-ce IGPM/FGV desde janeiro de 2013 até novembro de 2019, o valor atualizado se-ria de R$ 18.194,01, o que representa, até esta data, um au-mento de 45,78%.

Ou seja, o subsídio dos secretários, com vigência a partir de janeiro de 2021, está fixado abaixo da in-flação. E esse valor não será reajustado durante a legislatura 2021/2024, isso por-que o prefeito Marcelo Iunes também vetou o dispositivo que previa essa indexação por considerá-lo inconsti-tucional.

Câmara

O salário dos vere-adores para a próxima legislatura também foi definido. Passa dos atuais R$ 10 mil para R$ 12,6 mil.

A Constituição Fe-deral, em seu artigo 29, inciso V, é clara quando expressa que a iniciativa do proje-to de lei que institui remuneração do pre-feito, vice, secretário e vereadores é da Câ-mara Municipal.

Page 6: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

6

GERAL

Prefeitura de Corumbá terá ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

O decreto n° 2.225, publi-cado no Diá-rio Oficial de

Corumbá do dia 12 de dezembro, dispõe so-bre ponto facultativo e redução de jornada no âmbito do Poder Exe-cutivo Municipal du-rante as festividades de fim de ano.

Conforme o de-creto, "considerando o princípio da conti-nuidade, o qual esta-belece que o serviço público não pode ser interrompido e consi-derando a possibilida-de de redução do con-tingente humano para a execução das ativi-dades administrativas

LEONARDO [email protected]

durante o período do Natal e Réveillon por conta da redução da demanda, fica decla-rado ponto facultativo nas unidades da Ad-ministração Direta e Indireta do Município de Corumbá o expe-diente dos dias 24 e 31 de dezembro de 2019".

Ainda estabelece a prestação de serviço com redução de pesso-al nos períodos de 23 a 27 de dezembro de 2019 e de 30 de dezem-bro de 2019 a 03 de ja-neiro de 2020. Durante o período, os titulares das unidades munici-pais organizarão escala para que o serviço não seja interrompido e o servidor possa usufruir de um dos períodos es-pecificados.

Ficam excluídas da redução de contin-gente as unidades que prestam atendimen-to direto e contínuo aos munícipes, em especial os seguintes: educação, saúde e as-sistência social que prestam atendimento direto aos cidadãos; a Guarda Municipal; os serviços de fiscaliza-ção municipal; o se-tor de suprimentos e serviços; as gerências administrativas e fi-nanceiras.

Também fica de-legada competência para o titular da Se-cretaria Municipal de Finanças e Gestão fi-xar o horário de expe-diente das Gerências Administrativas e Fi-nanceiras das entida-

Anderson Gallo/Arquivo Diário

Prefeitura também terá redução de pessoal de 23 de dezembro a 03 de janeiro, exceto serviços essenciais

des da Administração Direta e Indireta. O objetivo é garantir a execução dos proce-dimentos de encerra-

mento do exercício de 2019 e abertura do exercício de 2020, fis-calização do balanço individual e consoli-

dado, cumprimento dos prazos legalmente estabelecidos e demais conferências para o ano que vem.

Estado e Município já pagaram 13º salário dos servidoresReprodução

Prefeitura liberou 13º na quarta e o Governo do Estado, ontem

Os servidores de Mato Grosso do Sul amanheceram com di-nheiro na conta ontem, 19 de dezembro. Com o pagamento do 13° sa-lário do funcionalismo público estadual.

Segundo a Secre-taria de Estado de Administração e Des-burocratização (SAD), a folha extra de pa-gamento ultrapassou os R$ 376 milhões. A gratificação natalina foi paga para servidores ativos e inativos, como aposentados e pensio-nistas.

E nos próximos 15 dias outra folha salarial será paga pelo Governo

do Estado. Conforme calendário anunciado pelo governador Reinal-do Azambuja, a remu-neração de dezembro de 2019 será deposita-da nos bancos em 03 de janeiro de 2020 e liberada para saque no dia 04.

A folha salarial de dezembro já foi fecha-da pela SAD e vai ul-trapassar os R$ 469,8 milhões.

Neste final de ano, as três últimas folhas salariais do funciona-lismo somam R$ 1,4 bilhão. O montante é a somatória das folhas de novembro, dezembro e 13° salário. Os depósi-tos aquecem a econo-mia estadual e movi-mentam o comércio.

Prefeitura de Corumbá

Os cerca de 4 mil servidores da Prefei-tura de Corumbá - da ativa, aposentados e pensionistas – tive-ram o décimo tercei-ro salário liberado na última quarta-feira (18). O pagamento do salário de dezembro, deve ser liberado en-tre os dias 27 e 30. As

três folhas (novem-bro, 13º e dezembro) somam aproximada-mente R$ 38 milhões líquidos.

A Prefeitura de Co-rumbá também está liberando abono para os servidores munici-pais, nesta sexta-feira (20). O valor é de R$ 100 e substitui o kit

natalino. O benefício é chamado de Cota Alimentação Natalina e é autorizado pela lei número 2005/2007.

“Ao invés de dar o kit natalino, onde só a bolsa térmica custa mais que os produtos que estão dentro dela, vamos disponibilizar R$ 100 para cada ser-

vidor. Quem ganha com isso é o comércio local”, afirmou o pre-feito Marcelo Iunes.

“O mais caro do kit natalino era a sacola térmica. Agora com esse dinheiro o ser-vidor escolhe se vai a uma mercearia, a um pequeno mercado ou em um atacarejo, e

vai decidir ele mesmo o que comprar. Com isso estamos inves-tindo cerca de R$ 500 mil na economia co-rumbaense”, finalizou o chefe do Executivo municipal.

Com informações das assessorias da PMC e do Governo do Estado.

DA REDAÇÃ[email protected]

Page 7: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

7

Anderson Gallo/Arquivo Diário

Concursos têm prazo de validade de dois anos, a partir da publicação da homologação

GERAL

NOTÍCIAS MSwww.noticias.ms.gov.br

Governo divulga classificação e homologação dos concursos da PM e Bombeiros

O Governo de Mato Grosso do Sul publi-cou na edição

de quarta-feira (18) do Diário Oficial do Esta-do, os editais de Clas-sificação Final dos candidatos aprovados nos Concursos Públi-cos para ingresso no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar e de Formação de Oficiais da Polícia Militar, bem como a homologação dos certames.

Para o secretário Roberto Hashioka, a publicação do resul-tado final dos con-cursos representa o comprometimento do Governo em reforçar

as estruturas de Se-gurança Pública. “O Governo do Estado está cumprindo com o compromisso de fortalecer a Seguran-ça Pública”, disse, ao destacar o impacto positivo que a estru-turação do efetivo da PM e dos Bombeiros defendidos pelo gover-nador Reinaldo Azam-buja trarão ao Estado. “As forças de seguran-ça estarão reforçadas, próximas do cidadão, nos bairros, nas co-munidades”, conclui.

De acordo com as publicações, as ativi-dades e procedimen-tos pertinentes à in-vestigação social se estenderão durante os Cursos de Forma-ção de Oficiais e Sol-dados, e no período do

estágio probatório. Os editais também tra-zem a informação de que, a homologação dos concursos não impede a continuida-

de do cumprimento das decisões judiciais relativas aos candida-tos inscritos.

Quanto ao prazo de validade dos cer-

tames estabelecidos nos editais, é de dois anos, contados a par-tir da publicação, po-dendo ser prorrogado por igual período, ex-

clusivamente por con-veniência da Adminis-tração Estadual.

Além da classifi-cação geral de todos os candidatos apro-vados, constam nas publicações, anexos contendo a relação dos candidatos que se autodeclararam ne-gros e índios no ato da inscrição e que op-taram por concorrer às vagas reservadas.

Assinam as publi-cações, o governador Reinaldo Azambuja, os secretários Rober-to Hashioka e Antô-nio Carlos Videira, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Wal-dir Ribeiro Acosta e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Joilson Alves do Ama-ral.

Page 8: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

8

FIM DE ANO

O Papai Noel que há 12 anos anima o Natal em Corumbá

Fotos: Navepress

No Jardim do Natal, atenção a mais de duzentas crianças na noite de abertura

Na sala de aula, atenção aos seus alunos em dia de prova

NELSON URT ESPECIAL PARA O DIÁRIO

H á doze anos, quando rece-beu de Helô Urt o convite

para ser o Papai Noel no recém-inaugurado Jardim de Natal, na Praça da Independên-cia, e ganhou dela um roupão vermelho, o professor Anderson Dias Nunes pouco ti-nha noção do papel que desempenharia nos anos seguintes. Foi justamente o ano do seu casamento com a servidora estadual e dançarina Regina Cé-lia Narciso, o que o levou a abandonar de-finitivamente os con-cursos para Rei Momo no carnaval da cida-de. “Foi a melhor es-colha deixar de ser Rei Momo para me tornar o Papai Noel, é mais leve, é gratificante, fico contando os dias para chegar a hora de receber as crianças”, afirma.

Hoje Papai Noel ofi-cial de Corumbá, com cadeira cativa, ele só perde o posto de qui-ser, conforme foi avi-sado pela Fundação de Cultura e do Pa-trimônio Histórico de Corumbá, que mais

uma vez o contratou para receber o público na casa montada no Coreto Municipal, no Jardim da Indepen-dência.

Na noite de aber-tura, no dia 15 de de-zembro, lá estava ele, com uma imensa bar-ba que deixava à vista apenas o brilho nos olhos sob os óculos de grau. “Prefiro a barba bem grande para não me identificar, sou muito conhecido, te-nho muitos alunos e ex-alunos”, conta. “Só falta agora botar um daqueles óculos re-dondos”, acrescenta, vaidoso.

A fila enorme chega perto do monumento das três Forças Arma-das. Mais de 300 pes-soas passariam pelo Coreto naquela noite quente de céu aber-to, o maior público do Natal. “Me surpreen-deu ver tanta gente, era tanta criança em volta que eu quase não consegui entrar na casinha quando cheguei às dezoito ho-ras”, conta. “Os maio-res públicos são sem-pre na abertura e no encerramento”.

Famílias inteiras em busca de um abra-ço, de um aperto de

mão, de um sorriso, de uma foto ao lado deste velhinho que na vida real é um profes-sor de artes de “ape-nas” 45 anos, com-pletados no dia 04 de dezembro. Casado há doze anos com Regina Célia, o casal sem fi-lhos, ocupa um apar-tamento na rua 7 de Setembro, centro da cidade. Não é que te-nham abandonado o Carnaval, apenas de-cidiram curtir a folia a dois. Hoje, Anderson e Regina são parceiros na coreografia de alas e comissões de frente das principais escolas e blocos de Corumbá. “Nada que nos prenda muito, que nos sacri-fique”, diz.

Muita coisa mudou desde 2007, quando começou o Jardim do Natal. Com a prolife-ração do smartphone, todos chegam equipa-dos para guardar uma lembrança. E não só as crianças posam ao lado do Noel: depois delas chega a vez dos pais e tios, que fazem selfie. Ele atende toda a famí-lia com paciência.

Papai Noel trata a todos com igualdade, mas também dedica sua simpatia ao re-ceber visitas ilustres

como foi a da presi-dente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro. “Que simpa-tia! Linda, uma be-leza por dentro e por fora”, comprova, após receber um abraço e um beijo. “Você está muito lindo, eu nunca vi um Papai Noel tão grande como você”, ouviu de Mara Casei-ro o elogio que o dei-xou com as bochechas vermelhas.

Engana-se quem pensa que a maratona de Papai Noel termina no dia 23 de dezem-

bro, data de encerra-mento de seu contrato no Jardim de Natal. É na véspera de Natal que vem o “trabalho” mais intenso, mais pesado, porém mais intimista. É quando ele se encarrega de le-var o “espírito de Na-tal” à casa de famílias de diferentes classes sociais, com as ani-mações especiais nas residências que come-çam às 18h e só vão terminar por volta da meia-noite e meia. Em algumas famílias faz a animação natalina há seis anos consecuti-vos.

Pode tanto ir com o tradicional rou-pão vermelho como usar um dourado que ele mesmo confec-ciona especialmente para essas ocasiões. “Quando comecei a roupa era feinha, mas com o passar do tem-po fui dando mais brilho, e posso usar esse roupão dourado que sai fora do padrão de uma vez, do ver-melho”, diz. “Isso faz parte da evolução da fantasia”.

Na noite de 24 de dezembro, enquan-to todos se recolhem mais cedo para o lar, Anderson só consegue chegar em casa por volta da 01h da ma-nhã, cansado, porém, recompensado pelo re-

torno que a atividade artística proporciona ao tirá-lo da rotina de professor. “É quan-do finalmente eu faço a ceia de Natal com minha família”, con-ta. “´Mas tudo vale a pena, é um trabalho artístico, gratificante”.

Formado em peda-gogia e artes visuais, Anderson é professor regente do quarto ano da Escola Municipal Eduardo Malhado, em Ladário, e de artes nas turmas do segundo ao quarto ano na Escola Municipal Clio Proen-ça, em Corumbá. Nas escolas ele também vem sendo requisita-do desde novembro para animar as festas natalinas dos alunos.

E neste final de ano, ele descobriu que ainda havia horas ociosas na sua agen-da particular. Decidiu preencher literalmen-te todo o tempo como motorista de aplicati-vo, o transporte indi-vidual de passageiros. Então, é o momento de Papai Noel trocar as renas e as enor-mes barbas brancas por seu veículo mo-torizado e voltar a ser apenas um rosto co-nhecido nas noites de Corumbá. Com uma diferença significati-va: como motorista, ele tem trabalho o ano inteiro.

Page 9: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

9

FIM DE ANO

NELSON URT ESPECIAL PARA O DIÁRIO

O Papai Noel que trocou o banheiro público pela Câmara

Fotos: Navepress

De bicicleta, Córdova vai a lugares onde nunca viram um vereador

Na Câmara, fiscalização para exigir melhor transporte coletivo

E le não anda de renas, tampou-co de carro. O veículo prefe-

rido deste Papai Noel ainda é a bicicleta. Com ela, percorre as ruas de Ladário, fis-calizando o que há de errado para montar suas indicações para o prefeito, de uma das cadeiras que passou a ocupar na Câmara Municipal.

Ganhou o posto graças aos 157 votos que o elegeram como suplente, depois que uma operação do Ga-eco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) mandou para a cadeia o ex-prefeito da cida-de, o ex-secretário de educação e sete ex- ve-readores – todos foram liberados este ano, mas os mandatos já haviam sido cassados.

Eleito como Papai Noel, apelido que as-sumiu por organizar há 12 anos o Natal da Solidariedade, no bair-ro Nova Aliança, onde mora, Marcos Córdova é um exemplo de supe-ração na escala da po-lítica nacional. Em um ano trocou o posto de faxineiro do banheiro público municipal por uma cadeira de verea-

dor na Câmara de La-dário. Cuidou da se-gurança e limpeza do banheiro e canteiros da Praça Irmã Regula durante cinco anos. O salário mínimo que servia para sustentar a esposa e duas filhas agora transformou-se em 6 mil reais brutos (4.700 com os descon-tos da receita).

Quando assumiu a vaga, com seus 150 quilos e 54 anos, Cór-dova estava cercado de dúvidas e descon-fiança de parte da po-pulação, que viam nele uma pessoa humilde e simples demais para

assumir um cargo po-lítico de tamanha rele-vância. Fogo de palha, presumiam os conser-vadores de plantão.

Passado o primeiro ano de mandato, Cór-dova é um dos verea-dores mais queridos e respeitados da cidade de 22 mil habitantes, graças a uma manei-ra peculiar de legislar: quando não está nas sessões da Câmara, às segundas-feiras, das 16h até por volta das 19h, ele está percor-rendo ruas, postos de saúde, escolas, asso-ciações e os corredo-res da Prefeitura. Não

para de fiscalizar e fa-zer contatos.

“Meto minha bike no mato, subo morro, tem lugar que eu vou que tem pessoas que nunca viram um vere-ador”, conta, orgulho-so de quebrar para-digmas e reconstruir a imagem politicamente desgastada dos cole-gas de vereança, mais ainda depois da Ope-ração do Gaeco.

E como meio de transporte, Córdova preferiu manter a bi-cicleta, sempre econô-mica, e que o ajuda a manter a saúde, mes-mo sem conseguir bai-

xar os 150 quilos. “Es-tou fazendo dieta para perder peso, mas pelo menos não sofro de diabetes e tenho força para pedalar todo dia”, afirma.

Neste primeiro ano, fiscalizar as obras de reforma nas escolas da rede municipal e o serviço de transportes, foram suas tarefas prioritárias. “Ladário não tem fábricas, não tem recursos próprios, então tudo é mais di-fícil, mas é preciso apontar o que está er-rado”, diz.

A troca de bicicleta foi um dos raros in-vestimentos no estilo de vida do ladarense nascido no Taquari depois que assumiu uma cadeira na Câ-mara. Aposentou uma velha Caloi vermelha e comprou uma Monark cargueira, de segunda mão, por 250 reais, de um velho amigo traba-lhador que estava de partida para Campo Grande. Mas os aces-sórios e as mensagens são as mesmas, uma pequena e tremulante bandeira do Brasil e suas duas frases prefe-ridas: “É a humildade que nos faz grande” e “O Senhor é meu Pas-tor, nada me faltará”.

O endereço também é o mesmo: quadra 26, lote 4 na rua Heitor

Paulo de Oliveira, no bairro Nova Aliança, onde há 12 anos con-secutivos promove o Natal da Solidarieda-de, oferecendo brin-quedos para as crian-ças e refeições para famílias carentes. “Este ano, com a alta de preço, não vai ter churrasco, mas vai ter frango, arroz, farofa com banana da terra, só de farinha são 15 quilos”, diz.

Mas quando é pre-ciso, Córdova anda de ônibus. Foi exatamen-te o que ocorreu numa tarde quente deste de-zembro, quando ele e outros três colegas ve-readores entraram em um coletivo da Viação Canarinho, que faz a linha Ladário-Corum-bá, para checar as denúncias de passa-geiros. Então verifica-ram pessoalmente as péssimas condições do serviço de transporte coletivo, o cheiro forte e tóxico de óleo queima-do inalado pelos pas-sageiros, intervalos de até uma hora entre os ônibus oferecidos aos usuários. Condições agravadas pela falta de fiscalização constan-te da Agepan (Agência Estadual de Regula-ção de Serviços Públi-cos de MS), conforme constataram. “E agora a Viação ameaça nos processar e alega que a fiscalização só pode le-galmente ser feita pela Agepan”, lamenta Cór-dova. “Mas fiscalizar tudo dentro do municí-pio é direito e dever do vereador”.

Marcos Córdova, que hoje é servido de cafezinho na sua ca-deira na Câmara, vive agora seu ano da vira-da, sem abrir mão do modesto estilo de vida. “Chegou o momento. Eram 200 candidatos e recebi 157 votos. Sem dinheiro, sem nada, só na bike, no pé e na água. Agora é hora de rodar pela cidade e fis-calizar o que está fal-tando”.

Page 10: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

10

FIM DE ANO

EDITAIS

É ENCURTARA DISTÂNCIAENTRE ASAUDADEE O ABRAÇO.

www.andorinha .com

SÃO PAULO/SP

FROTA MODERNA COMCONECTIVIDADE

PONTUALIDADEE AGILIDADE

SEGURANÇA E APOIO EMTODOS OS TRECHOS

TARIFAS ECONÔMICASE DIVERSAS ROTAS

Auto de Natal vai ser encenado dia 23 por

jovens de Ladário

Jovens da Paró-quia de Nossa Senhora dos Remédios, em

Ladário, realizam no próximo dia 23, o Auto de Natal. Vai ser às

19h30 no Poliesportivo do Colégio São Miguel. A peça narra a história do nascimento do me-nino Jesus com base no Evangelho de São Lucas.

A entrada é solidá-ria: 1 quilo de alimen-to não perecível. O que

for arrecadado será doado para famílias carentes, junto com brinquedos e roupas, durante missa que será celebrada no dia 24 de dezembro, vés-pera do Natal, no San-tuário de Nossa Se-nhora dos Remédios.

Divulgação

Peça será apresentada na próxima segunda-feira

ROSANA [email protected]

Page 11: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

11

ENTRETENIMENTOCOLUNA

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 26

CBPALMIRSATER

AUTUARAVO

GNZGOCBOD

ASCAULECONIVENTES

ROIHVSNSUMARIOATIVOUNS

ALMIRANTEE

ENUPUL

INGREDIENTE

TANGOLEIARROMAV

ALISAMENTO

Dado aprazeresmateriais

Insígniada camisavascaína

(fut.)

Fazer oregistropolicial

Fração de unidade(Mat.)

Celebra-ção decasa-mento

Cheio de (?):preten-sioso

Partecentral de umaplanta

Fora, eminglês

Integrantedos "Vin-gadores"

(HQ)

A barbia-na, em

relação ao ladrão (pl.)Condiçãodo vulcãocomo oKilauea

Texto comum em

orelhasde livros

A patentemais ele-vada daMarinha

Compo-nente dareceita

culinária

Funcioná-rio da

limpezaurbana

Estado daBarreirado Infer-no (sigla)

Clássicogame

criado nosanos 1990

Uma dasfontes

primáriasdo Direito

Cenário da ópera"Tosca",

de Puccini

Conexãohidráulicacom ângu-los retos

Versus(abrev.)Rua, emfrancês

Entidadeestudantil Vontade(francês)

Padrão(fig.)

O "sim"lacônico

Alguns

A 1ª TV do Brasil

Serviçode salõesde beleza

Dançasurgi-da emBuenosAires

Transaçãofraudu-lenta

Eventocomo o

vestibular

Projetopaisagista

para jardins complantas e peixes

Compôs, com RenatoTeixeira, "Tocando

em Fren-te" (MPB)

Sufixo de"rubor"

Honrariabritânica

"High", em HDTVMeu, emfrancês

Variedade de maçã

3/eva — mon — out — rue. 4/doom — élan. 7/sumário.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO9

I D S FN A D A D E I R A

A D M I T I R U BU C A R R E T A

F E S T A A A A FT E C R O S A

F R A C A S N E DD I M I N U T I V O

A S T L E V E SP L A C A R O GL I M O A U R E A

Z P B I M O T OR

A L A R M E A SD O R E R E I

C A S C AG R O S S A

Produzida em fábrica

Bases dadieta ali-mentar

saudável

Meio de locomo-ção dopeixe

(?)-book,livro

eletrônico(Inform.)

O animalque comede tudo

Qualquerpoeira

que cai noolho

Uma dascores da

Mangueira(samba)

Quenão sãopesadas

Ossolongo do

braço(Anat.)

Armaçãoda basedo pan-

deiro (pl.)

A cartamais

valiosa dopôquer

A pessoarude

(fam.)

Artigodefinidofemininosingular

Cortar amadeira (?) Paes,

atriz

Macetede ves-tibular

Frequên-cia derádio

Dia, mês e ano

Contratar;empregar Vogal da

vaia

Confra-ternização

Debili-tadas

Grandecaminhão

Time, em inglês

Vogais de "bala"

Diverte-se no karaokê

O de "sala"é "saleta" Resultado

do jogo

Avião deexibição

Joana d’(?),heroína

Cafona

A lei queaboliu a

Escravidão

Largos;espa-çosos

Lodo;lama

Bife a (?):filé cro-cante

Sinal deaviso deperigo

Imitar ogato

Monarca;soberano

Nelson (?),cantor

Telefone(abrev.)

Sufocados

O antigo"ph"

(Gram.)

3/arc. 4/team. 5/festa. 6/amplos. 7/onívoro.

Solução Anterior

Rosangela Villa é professora Associada da UFMS, com Doutorado em sociolin-guística, e atua no Mestrado em Estudos de Linguagens/Campo Grande e no curso de Letras do CPAN.Contato para sugestões: [email protected].

FELIZ NATAL!Caros leitores, estamos chegando ao fim de mais um ano. O mo-

mento é de agradecer pela vida e pelas boas conquistas. É tempo de reflexão e de fazer um balanço das coisas boas que plantamos, da-quelas que não conseguimos concluir e de recomeçar projetos para o novo ano. A hora é de abraçar as pessoas que amamos e desejar que continuem sempre ao nosso lado. O Natal pode ser diferente para cada um de nós, mas parecido no sentimento de esperança que sus-tenta a existência e nos faz planejar o futuro. Para muitos, o amanhã é a vitória na tão aguardada prova do Enem, para outros, é saber que já garantiram vaga na sonhada universidade. Para centenas de ou-tros, a esperança é somente a de ter o que comer. Com esse espírito sensível às necessidades do próximo foi que o projeto Sino da Carida-de, do saudoso padre Ernesto Sassida, e organizado pelos salesianos de Corumbá, fez ontem doação de alimentos a famílias pobres da cidade. É um pequeno gesto em meio a tantas necessidades, mas po-derá representar a única refeição da família na noite natalina. Nesse instante de amparar a quem precisa em gratidão a tudo o que recebe-mos de Deus durante o ano, desejo que você leitor encontre uma for-ma de ajudar, que deixe Jesus entrar no seu coração e que saia por meio de atos e atitudes cristãs. À equipe do Diário Corumbaense, na pessoa da Diretora e Jornalista Rosana Nunes, agradeço a confiança e o espaço para refletir a língua portuguesa, nossa ferramenta de co-municação de todo dia. Com minha sincera gratidão aos leitores por mais um ano de relacionamento, dedico o poema O tempo, de Mário Quintana, desejando a todos um Natal cristão e um ano novo de paz. “A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal… Quando se vê, já terminou o ano… Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado… Se me fosse dado um dia, outra oportu-nidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas… Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo… E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará”. Estou saindo de férias e volto depois do carnaval. Até lá, boas festas!.

Page 12: Conheça a história de quem se transforma em 'Papai Noel' e

Diário Corumbaense - Corumbá - MS20 de dezembro de 2019 - ANO: XII - Edição: 2598

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

12