papai noel chega a urussanga nesse domingo

9
Ano 24 N o 1194 Circulação: Urussanga, Morro da Fumaça, Cocal do Sul e Orleans Urussanga, 19 de Abril de 2017 R$ 2,50 www.panorama.sc FOTO DIVULGAÇÃO Fotografia de ex- Princesa da Festa do Vinho participa de exposição no aeroporto Galeão Uma foto em preto e branco exposta no saguão de embarque doméstico do aero- porto internacional Tom Jobim- Galeão, do Rio de Janeiro, leva o espírito da gente urussanguense para todo o Brasil. De autoria da urussanguense Alice F. Miotello, ex-Princesa da Festa do Vinho, a foto foi selecionada para a exposição “Mulheres que inspiram”, promovida pela organização Insta- mission e o RioGaleão e mostra Dona Olga Miotello segurando um retrato de quando era jovem. Para explicar o significado do retrato, Alice escreveu: “Minha avó havia perdido muito peso devido a uma do- ença e estava se sentindo feia. Quando achamos essa foto dela aos 19 anos, ela começou a se comparar à imagem, triste pela presença de rugas em todo o rosto. Foi aí que eu e meu pai tivemos a ideia da foto, pra mostrar a ela que cada uma daquelas rugas representava uma histó- ria de seus 75 anos de vida - muitos deles trabalhando pesado na roça e enfrentando a fome. Fizemos ela entender que não existe beleza maior que guardar a bondade e a inocência da juventude no coração, assim como ela fazia, e que pra nós aquele era o semblante da mulher mais linda.” A exposição, que foi aberta no dia 12/4 segue até o dia 30/4. Da Equipe Panorama, os cumprimen- tos para Alice, tanto pela participação no evento quanto pela bela mensagem de valorização e de amor. Nesta edição Feirantes não querem que morra a Feira do Peixe Vivo. Encenação da Via Sacra em Rio América e Bairro De Villa História: os 25 anos do Gemellaggio Foto que está em exposição no aeroporto do Rio de Janeiro

Upload: tranthuan

Post on 07-Jan-2017

231 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P1

Ano 24 No 1194 • Circulação: Urussanga, Morro da Fumaça, Cocal do Sul e Orleans • Urussanga, 19 de Abril de 2017 • R$ 2,50

www.panorama.sc

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Fotografia de ex- Princesa da Festa do Vinho participa de exposição no aeroporto GaleãoUma foto em preto e branco exposta no saguão de embarque doméstico do aero-porto internacional Tom Jobim- Galeão, do Rio de Janeiro, leva o espírito da gente urussanguense para todo o Brasil.De autoria da urussanguense Alice F. Miotello, ex-Princesa da Festa do Vinho, a foto foi selecionada para a exposição “Mulheres que inspiram”, promovida pela organização Insta-mission e o RioGaleão e mostra Dona Olga Miotello segurando um retrato de quando era jovem.Para explicar o significado do retrato, Alice escreveu: “Minha avó havia perdido muito peso devido a uma do-ença e estava se sentindo feia. Quando achamos essa foto dela aos 19 anos, ela começou a se comparar à imagem, triste pela presença de rugas em todo o rosto. Foi aí que eu e meu pai tivemos a ideia da foto, pra mostrar a ela que cada uma daquelas rugas representava uma histó-

ria de seus 75 anos de vida - muitos deles trabalhando pesado na roça e enfrentando a fome. Fizemos ela entender que não existe beleza maior que guardar a bondade e a inocência da juventude no coração, assim como ela fazia, e que pra nós aquele era o semblante da mulher mais linda.”A exposição, que foi aberta no dia 12/4 segue até o dia 30/4.Da Equipe Panorama, os cumprimen-tos para Alice, tanto pela participação no evento quanto pela bela mensagem de valorização e de amor.

Nesta edição

Feirantes não querem que morra a Feira do Peixe Vivo. Encenação da Via Sacra em Rio América e Bairro De Villa História: os 25 anos do Gemellaggio

Foto que está em exposição no aeroporto do Rio de Janeiro

Page 2: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P2 19 de Abril de 2017 P3

JOCE [email protected]

Página 3

FOTO

DIV

ULG

ÃO

FOTO

DIV

ULG

ÃO

“Com o dinheiro que estes

vagabundos aí estão roubando daria para fazer asfalto no Brasil

inteiro”

Escoteiros na Câmara

Estrada de Santana

Presidente do 26º Grupo Escoteiro de Urussanga- Wellington Fachin , membros da Diretoria e escotei-ros participaram da sessão do legislativo na noite da terça-feira 18/4.Na oportunidade, foram elogiados pelo vereador Jair Nandi, que evidenciou o trabalho desenvolvido pelo Grupo em prol da sociedade, num trabalho voluntário que merece reconhecimento e todo apoio dos urus-sanguenses.Nandi evidenciou que o grupo completou 30 anos na cidade e que as atividades são realizadas aos sábados das 14 às 16 horas no Parque Municipal. Informou ainda que com a nova diretoria houve um incremento de 182% no efetivo, aquisição da sede própria doada pela ADIU, aquisição de uniformes e o recebimento de premiações regionais.

Familiares de Raul Cordini Neto, falecido no dia 12.04.2017 aos 69 anos de idade, vem de público agradecer as manifestações de solida-riedade recebidas de familiares, amigos, funcionários, médicos e enfermeiros do Hospital Nossa Sra. da Conceição e Corpo de Bombeiros de Urussanga.Que Deus o receba em seu Reino.

Luiza Serafin Cordini e Rafael Serafin Cordini

Nota de Agradecimento

Ex-vereador Joel Gaspar Rodrigues informou à reportagem de Panorama SC essa semana que realmente a estrada de acesso a Santana via Rio Carvão está em más condições de trafegabilidade, prejudicando não só o tráfego de caminhões mas também o de veículos pequenos.O problema parece estar na qualidade do material colocado na estrada. Com a chuva, tansforma-se em lodo.Para tentar resolver essa situação e buscando o tão sonhado asfalto, Joel afirma que um grupo de moradores agendou para o dia 11 de maio uma reunião com o Secretário de Obras e o prefeito Gustavo Cancelier..

Sem Coelho e sem peixe

Vereador El-son Roberto Ramos - Beto Cabeludo, uti-lizou seu espa-ço na tribuna na sessão da terça-feira 18/4 para falar da falta de apoio da PMU aos agricultores e comerciantes.Elson afirmou que o diretor de agricultura de Urussanga demonstrou desinformação ao dizer que não seria realizada a Feira do Peixe Vivo, tradicional na semana santa, porque não gera lucro para o município. Elson lembrou que existe uma empresa em Urussanga que abate mil quilos de tilápia ao dia e vende para todo o Estado de Santa Catarina reforçando que a atividade vem crescendo e gerando lucro para os criadores. O vereador disse ainda que foi um descaso com os co-merciantes de Urussanga a falta de apoio da prefeitura na programação de páscoa da Praça Anita Garibaldi o que prejudicou as vendas no comercio local.

DenúnciasAnalisando o depoimento do vereador João Batista Bom- Tita, que é tido como o braço direito do prefeito Gustavo Cancelier, já estão pipocando no Ministério Público denúncias contra a atual administração.Ao falar sobre o assunto, Tita afirmou que “eles” estão querendo prejudicar o atual governo e a população fa-zendo denúncia anônima, dando a entender que o “eles” seria a atual oposição.Foi contestado pelo vereador Beto Cabeludo que negou ter sido o PMDB local o autor das denúncias e sugeriu que poderia ter sido até um “correligionário” que estaria descontente com uma promessa não cumprida.Ao final, Tita afirmou que não mencionou partido e até admitiu que pode realmente ser um “fogo amigo”

Falta de informaçãoQuerendo providências para a falta de cumprimento das leis está o vereador Beto Cabeludo.Isso porque, após pedir informações para a PMU, viu o prazo regimental se esgotar sem que a administração municipal enviasse o material solicitado.O prazo para entrega era de 20 dias, com direito a pedido de prorrogação por mais 20 dias. Passados 40 dias foi que a PMU pediu mais prazo.

Estacionamento rotativoUma boa oportunidade para a população urussanguense manifestar sua opinião sobre o estacionamento rotativo na Praça Anita Garibaldi será dada pela Câmara de Vereadores nessa quinta 20/4.É hora de deixar o teclado e as redes sociais na internet e participar. Depois, não adianta reclamar, sugerir ou criticar.

Frase da semana

Vereador Vanderlei Marcírio- Deco ao lamentar os milhões de reais desviados em esque-mas de corrupção no Brasil.

Em um país onde a maioria das pessoas acha que entende de política e de futebol, não é de se estranhar que em algumas rodas se escute frases do tipo: “De-veríamos ter a volta dos militares pra governar esse país”. Para os desinformados tomarem uma pequena aula de história, assistam a série “Os Dias Eram As-sim”, da Rede Globo. Ambientada a partir de 1970 a série faz um excelente relato sobre os grandes pontos negativos do militarismo, durante a sua hegemonia a frente do governo brasileiro. Repressão, tortura, abuso de autoridade, assassinatos, desaparecimentos, e muitas outras gravíssimas mazelas fazem parte da verossímil narrativa da belíssima produção estrelada por Sophie Charlote, que dá à história aquele toque romântico que todo o enredo cinematográfica precisa. Tirando a beleza da produção, ficam as marcas de tempos que deveriam ser apagados da memória, e que alguns desinformados citam como exemplo.

QuaresmaDepois da abstinência na quaresma, nada melhor do que ganhar 18 latinhas como prêmio no torneio de pênaltis. Tomei umas dezessete, e o Julio, goleiro da minha dupla, acho que tomou uma. Que sede!

CermofulVem aí mais um capítulo do filme: “Recontagem, a missão”.

Observatório SocialNa terça-feira reuniram-se no Salão Paroquial de Mor-ro da Fumaça, representantes de diversas entidades e segmentos do nosso município. Trata-se de mais um passo importante rumo à consolidação do projeto do Observatório Social em MF. A definição popular da função do Observatório Social dentro da sociedade se define mais ou menos assim: “Quem está de fora vê melhor o jogo”. Além é claro de fiscalizar e buscar idéias para as ações de governos, órgãos e entidades.

RuiAlex Sandro Da Soller é o novo presidente do Rui Bar-bosa. Empossado por unanimidade na semana passada, o empresário já tem no papel projetos e inovações que vão dar um up na estrutura do estádio e do time.

KidsBaiuquinha Kids a top loja da moda infantil da 20 de Maio, já está com as novidades da coleção Inverno 2017.

Dedo na feridaVereador Raimundo Marques o Mundi (PMDB), en-trou com indicação solicitando ao prefeito Noi Coral a exoneração da atual secretária municipal de saúde. O vereador alega que a atual gestão da Secretaria Muni-cipal de Saúde não vai nada bem.

MastersFJF Masters 2017 tem rodada nesta quinta-feira a partir das 20h no sintético do Rui.

Fast FoodAbriu nesta quarta-feira no Nações Shopping, mais uma loja do Mc Donald`s. Apesar de toda a polêmica em cima dos famosos sandubas, não dá para negar, o sabor é incrível.

Assassinando o AurélioPalavra que mais vejo escrita, colocada ou falada de forma errada: Casa-geminada (ela é Geminada porque tem uma irmã gêmea ao lado)… a maioria fala germi-nada, o que é errado.

EspecializaçãoNo embalo da maior crise econômica da história deste país, já tem uns dez amigos meus da área do Direito, fazendo especialização em RJ, (Recuperação Judicial).

Segundo um amigo empresário do ramo de factoring, de cada dez empresas, pelo menos duas já estão em RJ, três estão solicitando, três estão vendendo o almo-ço pra comer a janta, e duas estão numa boa, porém escondendo o jogo.

TigreCriciúma encara a Chapecoense neste domingo 19h no Heriberto Hulse. Embora o jogo para o Tigre não tenha valor agregado, vale muito a avaliação de jogar contra um time que segundo os entendidos da bola, é a oitava maravilha do mundo. Há controvérsias.

GastronômicasO Churrasco do Restaurante Sete Lagos do Rio Com-prudente em Cocal do Sul.

Frase da Semana“O dinheiro não representa tal valor como os ho-mens colocam em cima dele.”Nikola Tesla

Campeões : André Salvan e Teko, os campeões do torneio de pênaltis do Pelotão Fumacense recebendo a premiação.

Page 3: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P4 19 de Abril de 2017 P5ANTÔNIO DE LORENZI CANCELIER25 anos do Gemellaggio

Da história

Marcia Marques Costa

Vereadores urussanguenses que aprovaram a Lei do Gemellaggio

Vereadores

Altair Rosalino SandriniIrene Domingos CancelierJoão Alciony Alfredo LibânioJosé Vânio PiacentiniLauro BaessoLuiz Antônio FabroLuiz Gonzaga Vieira DalponteMaria Cancelier De BridaNelson da SilvaOrlando ZisinioRomeu Jacob da Silva Delayti

Suplentes:

Luiz De SouzaLésio Rosso

“ Aos Urussanguenses

A Administração Municipal tem o prazer de informar, a esta comunidade, que de 21 a 26 de maio, por ocasião dos 114 anos de colonização italiana de Urussanga, estaremos celebrando as cerimônias da fase conclusiva do Gemellaggio com a cidade de Longarone (Itália). A comuni-dade está convidada a participar ativamente dos acontecimentos programados, dando prioridade à recepção afetuosa da Comitiva dos Amigos e Autoridades Italianas que chegará dia 21 de maio.

Esta calorosa acolhida, aos nossos irmãos ita-lianos, poderá ser manifestada de várias formas:

1- Externando a nossa italianidade, comuni-cando-se com eles através de nosso dialeto, usos e costumes, estabelecendo com eles uma relação de singela amizade.

2- Ornamentando nossa cidade com a melho-ria das fachadas de nossas casas e jardins, colo-cando, inclusive, bandeiras, brasões, faixas, etc..., que possam identificar o evento.

3- Convidando, a viver estes momentos de ex-traordinária alegria, todos os parentes e amigos filhos de Urussanga residentes em outras locali-dades.

A Comissão Organizadora aguarda a sua indis-pensável participação na preparação deste Even-to, colocando-se à disposição no Parque Munici-pal através do telefone (0484) 65.1313”. Assim iniciava a mensagem da Comissão Organizadora do Gemellaggio no ano de 1992, quando um fol-der, explicando o que era este acordo e sua finali-dade, foi distribuído à população.

A Comissão Organizadora ficou assim consti-tuída:

Presidente de Honra e Autoridade responsável pelo Gemellaggio:

Vanderlei Olívio Rosso- Prefeito

Presidente Executivo: Hedi Damian- Presi-dente Associação Bellunesi Nel Mondo

Vice Presidente:Antônio De Lorenzi Cancelier - Presidente da Associação Friulana

Secretárias: Maria Cancelier De Brida - Vere-adora, Judith Pillon - Presidente da Associação Triveneta

Tesoureiro: Luiz Antonio Fabro - VereadorCoordenadores: Carmella Mezzanotte e Nev-

ton Bortolotto

Ritorno Alle Origini, Comissão Organizadora assim constituída:

Presidente: Luiz Carlos ZenVice Presidente: Zezinha Sacchet RamboSecretários: Silvino De Lorenzi Cancelier e

Neide De PellegrinTesoureiro: Gilson FontanellaCoordenação: Carmella Mezzanotte e Nevton

Bortolotto.”

E a população atendeu os apelos do prefeito e da Comissão da Ritorno, buscando embelezar cada centímetro da cidade e participando da vasta programação. Todos queriam mostrar o resultado positivo da epopéia dos imigrantes, e esta união fez surgir situações que nunca haviam ocorrido e talvez nunca mais aconteçam, a exemplo do ca-minhão pipa do Corpo de Bombeiros que lavou as ruas do centro da cidade.

Tudo estava impecável, ruas limpas, meio-fios e postes pintados, jardins e praças bem cuidados e floridos, flâmulas nas cores da Itália e do Brasil tremulando pelas avenidas, e dezenas de abnega-dos preparando pratos que seriam saboreados e trajes típicos a serem usados na festa de 114 anos de fundação.

A expectativa, com relação ao Gemellaggio e à vinda dos italianos, era grande, muito embora o significado prático deste acordo ainda não esti-vesse bem entendido.

De qualquer forma, este seria, após mais um século de existência, o contato que realmente co-locava os descendentes dos colonizadores como filhos que retornavam à casa dos pais. Chega o 21 de maio. Em um carro antigo, de propriedade da Família de João Octávio De Pellegrin, o pre-

feito de Urussanga - Vanderlei Olívio Rosso e o prefeito de Longarone- Gioachino Bratti partici-param do desfile da segunda Ritorno Alle Origini. Ambos, de pé dentro do veículo, acenavam para a multidão curiosa que se aglomerava ao lado da via pública na avenida Presidente Vargas e entor-no da Praça Anita Garibaldi.

A Ritorno era realizada na Praça Anita Garibal-di, onde podia-se ver o funcionamento do enge-nho e a preparação de derivados de cana-de-açú-car, uma atafona para fazer a farinha da polenta, a becaria com confecção de embutidos de suíno, além do preparo de pães em forno a lenha, torre-fação e moagem de café e artesanato em geral. As mesas para o almoço típico ficavam dispostas sob as frondosas árvores e entre os canteiros de flores. Um clima de intimidade e de aconchego que encantou os italianos.

A juventude participava, mostrando sua orga-nização em equipes que disputavam pontos na Gincana Culturale Giovinezza di Bacco e todos se orgulhavam de poder mostrar, aos visitantes, a polenta gigante que foi confeccionada e distribu-ída na Praça Anita Garibaldi.

A comitiva italiana participou de uma extensa programação, na qual estavam inclusas visitas ao Museu ao Ar Livre de Orleans, Colégio Rainha do Mundo, Centro Cultural do Parque Municipal, Centro de Tecnologia Agrícola Sul Catarinense, Companhia Carbonífera Urussanga, além de jan-tares e almoços oferecidos pela municipalidade e pelas associações Bellunesi e Friulana.

No dia 26 de maio de 1992, a programação iniciou com homenagem póstuma no Cemité-rio Municipal, com os prefeitos de Urussanga e de Longarone depositando flores aos imigrantes. Logo após, aconteceu uma missa rezada em ita-liano na igreja matriz Nossa Sra. da Conceição, com a participação do Coral Santa Cecília.

Às 10h, a Sociedade Recreativa de Urussanga recebeu autoridades brasileiras e italianas para a cerimônia de assinatura oficial do Gemellaggio com ato de entrega dos certificados do título ho-norífico de Cidadania Honorária e da Medalha do Mérito do Gemellaggio. Em seguida, todos se dirigiram à rua Barão do Rio Branco para a inau-guração da Praça Longarone e do monumento ao Gemellaggio.

Urussanga 1992Comunicado da Prefeitura aos urussanguenses

Próximo a completar 25 anos da assi-natura do Gemallaggio entre a cidade italiana Longarone e Urussanga, é na-tural que façamos um balanço a respeito do que na prática aconteceu durante a vigência desse pacto de irmandade firmado entre os anos 1991, na Itália e 1992 no Brasil.Na época tive a oportunidade de par-ticipar de todo o processo, que por si só já cumpriu o importante papel de iniciar de forma incisiva o resgate da italianidade dos urussanguenses através de vínculos afetivos e laços sanguíneos com a cidade italiana. A partir de então, começamos um verdadeiro movimento para fazer cumprir o acordo. E assim, promovemos as primeiras idas de urus-sanguenses para trabalhar e estudar na Itália, bem como o auxílio à obtenção da dupla cidadania, enfim, foi dado início a uma série de ações que, sem dúvida, beneficiou inúmeras famílias de descendentes italianos da nossa cidade e região. Mas, com o passar dos anos, por força das circunstâncias, acabamos não aprimorando as relações com a nossa coirmã Longarone. Nessas duas décadas e meia, muitas iniciativas floresceram e deram frutos, como a possibilidade de trabalhar legal-mente nos países da União Europeia, na realização intercâmbios na área da educação, com a formação técnica e na cultura, através da produção literária e de tantas outras manifestações artísticas. Por outro lado, também houveram ini-ciativas equivocadas, que não lograram êxitos, que longe de contribuir com o aprimoramento das relações entre as cidades irmãs, serviram apenas para desestimular ambas as partes nesse processo, pois visavam apenas a busca da satisfação individual em detrimento do interesse da coletividade.É válido lembrar que hoje, o Gemella-ggio é muito mais abrangente do que

apenas facilitar a entrada de íta-lo-brasileiros na União Europeia. É muito mais do que propiciar o trabalho (em sua maioria em gela-terias) na Europa. Também é muito mais do que as corriqueiras visitas entre comitivas brasileiras e italianas nas datas em que se comemoram as assinaturas do convênio. É muito mais do que propostas vazias, cujos conteúdos não passam de meras for-malidades políticas. O Gemellaggio, em sua essência, é uma ferramenta poderosa para a troca de experiên-cias, culturais, afetivas, comerciais e tecnológicas. Assim, com intuito de uma refle-xão sobre o tema, penso que ainda temos a oportunidade de corrigir as distorções e os equívocos. Temos amplas condições de aprimorarmos as nossas relações com a Itália atra-vés da nossa irmã Longarone. Para isso, necessitamos fortalecer o in-tercâmbio com uma intensa atuação cultural, envolvendo as associações e entidades afins e ao mesmo tempo, buscarmos ações que promovam o estreitamento comercial e tecnoló-gico, principalmente nas atividades econômicas comuns às duas cida-des, gerando reais oportunidades de negócios. Em suma, podemos construir um Gemellaggio que re-presente à coletividade de ambas as “comunes” e não apenas favoreça figuras isoladas ou grupos restritos.É fundamental promovermos um intercâmbio que vá um pouco além das festas, das mesas fartas, da empolgação de seus atores. É ab-solutamente necessária uma visão mais ampla de mundo, que realmente sirva para crescimento humano tanto de Urussanga, quanto de Longarone.

Prefeitos Vanderlei Rosso e Gio-achino Bratti no Gemellaggio em Urussanga- 1992

Inauguração da Praça Longarone em Urussanga

Page 4: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P6 19 de Abril de 2017 P7

FOTO

DIV

ULG

ÃO

UrussangaRio Carvão- Caminhoneiros sofrem com as estradas

Impossibilitado de seguir seu trajeto, motorista dormiu no caminhão esperando socorro

Na manhã da terça-feira 18/4, a reportagem de Panorama SC foi chamada bem cedo para presen-ciar as dificuldades que os motoristas de caminhão enfrentam ao trafegarem pela rodovia que dá acesso à localidade de Rio Carvão.Segundo Evaldo Felipe, que é morador de Santana e trabalha para uma transportadora, ele precisou passar a noite de segunda para terça-feira na referida estrada,dormindo na cabine do caminhão, por não ter conseguido seguir seu trajeto até o local onde deveria descarregar o coque verde vindo da usina de Canoas/RS.Para Evaldo, a situação da estrada piorou depois que a prefeitura fez manutenção, porque o material não é de boa qualidade, ficando escorregadio e impedindo que consigam trafegar nos trechos de aclive.O socorro chegou pela manhã com uma carregadeira da empresa onde seria descarregado o material e, em outro trecho, uma motoniveladora da PMU retirava o material ruim da estrada para amenizar a situação.Essa não é a primeira vez que a comunidade de Rio Carvão reclama das condições da estrada e, inclu-sive, na semana passada, uma moradora daquela localidade deu um depoimento na Rádio Marconi recheado de indignação e com ameaças de “fechar a estrada” caso a municipalidade não resolva o problema.Já um outro motorista de caminhão, que prefere não ser identificado, afirmou que haviam “estragado ainda mais o que já era ruim”.

Feirantes não querem que morra a Feira do Peixe VivoEnquanto em Cocal do Sul o coordenador da Feira Livre comemorava a venda de mil quilos de tilápia e carpa na oitava edição da Feira do Peixe Vivo, realizada na quinta-feira santa 13/4, em Urussanga os feirantes não estavam bem convencidos de que a decisão de não realizar esse tipo de comércio tenha sido uma decisão acertada.Segundo informações obtidas pela reportagem de Pa-norama SC junto a feirantes na Feira de Urussanga, a decisão de não realizar a Feira do Peixe Vivo este ano foi tomada em reunião com representantes da Epagri, Secretaria de Agricultura do município e feirantes.Mas, feirantes acreditam que esse tipo de vendas favo-rece a todos, uma vez que o consumidor acaba levando o peixe e outros produtos que estão disponíveis na Feira Livre.Para o feirante Braz Angelo Gerônimo, que participa da Feira em Urussanga desde que foi inaugurada e vende somente peixes, esse ano as vendas foram me-nores. Braz,que pescou tilápia em açude no Belvedere

e outros peixes em Laguna para vender na Semana Santa, acredita que a Feira do Peixe Vivo estimula os consumidores e ajuda a aumentar as vendas.Mas não é só para quem vende peixe que a Feira do Peixe Vivo contribui.Segundo Daniel F. de Carvalho, que há dois anos par-ticipa da Feira em Urussanga, a movimentação para comprar peixes também ajuda os demais feirantes.“No ano passado, na feira da semana santa, eu vendi 150 pés de alface e este ano apenas 50” afirmou Daniel ao acrescentar que desconhecia o motivo de não ter acontecido a Feira do Peixe Vivo neste ano.“As pessoas estão indo tudo para Cocal, porque lá tem a Feira do Peixe Vivo” concluiu Daniel.Já o feirante José Celso De Bona Sartor disse que houve uma diminuição nas vendas e sua esposa afirmou que muitas pessoas perguntaram sobre a venda de peixes vivos.Já a feirante Betti Mazzucco, informou que a decisão de não realizar a Feira do Peixe Vivo foi tomada em

reunião. Segundo ela, “ a Prefeitura disse que não tinha possibilidade de faze a Feira do Peixe Vivo por causa da questão de caminhões, essas coisas...Eu nem me manifestei, mas acho que devia acontecer de novo, porque já existia. Devia ter acontecido, independente, porque peixe no nosso município tem.” enfatizou Beti ao afirmar que, independente de aumentar a venda ou não dos demais feirantes, a Feira do Peixe Vivo devia ter tido continuidade.

Feira do Peixe Vivo em Cocal do Sul

Os seis novos Policiais Militares que passaram a atual em Morro da Fumaça nos últimos dias foram apresentados na Câmara de Vereadores nesta semana. Entre chegadas e saídas, o efeti-vo do município passa de 11 para 14 homens. A apresentação foi feita pelo comandante da 6ª Região da Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto e pelo responsável pela PM de Morro da Fumaça, Sargento Tiago Jacoby. “Agradeço ao Comandante Barreto que nos apoiou e ajudou na vinda destes policiais”, enfatiza o Sargento. Comandante Barreto não poupou elogios ao presidente do Legislativo José Carlos Borto-lin, o Calita (PMDB), que sempre cobrou a melhoria do efetivo fumacense. “Não é fácil prometer algo para o Calita. Mas são destas cobranças que vêm as melhorias. Foi uma luta muito grande dele ao longo destes anos. De-morou um pouco, mas conseguimos”, salienta.Com a chegada dos novos policiais, será possí-vel ter duas viaturas circulando no município. “Muitas vezes somos criticados, mas às vezes as pessoas não sabem a luta que travamos. Há dois anos estivemos no Comando da Polícia Militar em Florianópolis levando este pleito e agora fomos atendidos. Esta não é uma con-quista só minha, mas de todos os vereadores

Novos Policiais Militares são apresentados no Legislativo

Morro da Fumaça

e principalmente da comunidade fumacense”, fala Calita.O vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), diz que a nova luta é fazer um novo quartel para a PM da cidade. “O Calita é merecedor desta conquista, pois foi quem mais batalhou pela causa. Agora iniciemos uma nova etapa. Va-mos buscar ainda mais policiais e dar uma melhor estrutura

a eles”, completa. Coronel Barreto salientou ainda que pelo menos mais 100 policiais devem se formar até o final do ano. “Peço que os vereadores nos ajudem, através do contato com deputados e demais lideranças, para que a maioria des-tes homens fiquem em nossa região”, finaliza.

Subprefeitura de Estação Cocal O vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), teve aprovada indicação que pede a construção de um campo de futebol suíço com grama sintética, cercado com alambrado, na localidade de Vila Rica, Distrito de Estação Cocal. Ainda na sessão ordinária desta semana, Mundi fez aprovar Indicação que pede a criação da Subprefeitura no Distrito de Estação Cocal com atribui-ções, orçamento, estrutura administrativa e operacional próprias, incluindo autonomia financeira. “Isso faz parte do plano de governo do atual prefeito e também é um pedido da comunidade”, enfatiza.Ainda com relação ao distrito, o vereador solicitou, por meio de requerimento, que seja enviado ofício ao presidente da Cermoful, Ricardo Bittencourt, para que seja feita a alteração de toda rede de iluminação e posteamento localizado na Rua Biázio Maragno. A sugestão é que se passe para o lado oposto para que se libere espaço na calçada.

Mudança em LeiO vereador Alison Felix Bertan (PR), solicitou através de indicação, que o Governo Municipal proponha emenda a Lei nº 1.129 para que permita ocupar passeios com coradouros de roupa ou utilizá-los para estende-dores de fazendas, couros, peles, cereais, sementes e outros, desde que não exceda em 20% do passeio, permitindo o trânsito livre dos pedestres, somente para os comerciantes locais que possuem alvará. “A exposição dos produtos iria beneficiar os comércio.

Estamos em tempos de crise, e quanto mais expor os produtos melhor”, fala.A Lei vigente proíbe integralmente a ocupação dos passeios públicos.

Exoneração da Secretária de Saúde Através de indicação, o vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), pediu que o prefeito, Agenor Coral, o Noi (PP), exonere a atual secretária do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social do município, a substituin-do por outro profissional. “A secretária já foi mal em anteriormente. Visito as Unidades de Saúde da cidade e a reclamação é geral. Faltam materiais, profissionais, entre outras coisas essenciais para a saúde”, salienta.

Reajuste salarial O reajuste salarial de profissionais da saúde do muni-cípio foi tema de indicação dos vereadores Raimundo Marques, o Mundi, Edivaldo Marcolino, o Vado e José Carlos Bortolin, o Calita, todos do PMDB, Alison Felix Bertan (PR) e Dilanio Sartor (PSD). Os textos propõem a revisão dos vencimentos dos car-gos de técnico de enfermagem, enfermeira, auxiliar de saúde bucal, zelador, agentes comunitárias de saúde e motoristas, bem como todos os demais cargos efetivos e contratados, integrantes da área da saúde fumacense. “Já que o Governo está reajustando o salário do Procurador Geral do Município, que também revise os vencimentos destes profissionais”, fala Mundi.

Vado reforça o pedido. “A maioria está com o salário defasado”, diz. O reajuste dos vencimentos dos médicos também foi tema de indicação proposta pelo presidente da Casa, José Carlos Bortolin. “É preciso valorizar estes pro-fissionais. Muitos não vêm trabalhar em nossa cidade porque o salário é baixo”, comenta.

MotoristasAinda com relação a saúde, Vado, teve aprovada in-dicação que solicita o pagamento mensal de adicional noturno, periculosidade, horas-extras noturnas e horas sobre aviso para todos os motoristas da área da saúde para evitar ingresso de ações judiciais contra o Municí-pio. “Vários profissionais têm ações na Justiça contra a Administração porque os direitos não são pagos corre-tamente. Com isso, os próximos prefeitos acabam tendo que pagar contas de Governos anteriores”, ressalta.

Rodovia Genésio MazzonAtravés de requerimento, o vereador de Morro da Fu-maça, Edivaldo Marcolino (PMDB), solicitou o envio de ofício ao Deinfra para que sejam feitos reparos, consertos e Rodovia Estadual Genésio Mazzon (SC-445) no trecho entre Morro da Fumaça e Estação Cocal, deste Município. “Existem muitos buracos nesta via que estão a tornando perigosa. É preciso que uma atitude seja tomada antes que cause algum acidente”, diz.

Page 5: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P8 19 de Abril de 2017 P9

Fé e talento na Semana SantaA Semana Santa em Urussanga trouxe mo-mentos de muita fé, com católicos mantendo a tradição de visitar o calvário, participar de procissão e missa do Lava-pés.Mas trouxe também um desejo de, através da arte, mostrar os momentos finais da vida de Cristo.Grupos de atores trajados com vestimentas da época, encenaram a Via Sacra nas loca-lidade de Rio América e Bairro De Villa.Em Rio América a programação iniciou na quinta-feira com a encenação do Lava-pés e se estendeu na sexta com a encenação da Via Sacra passando em vários locais da comuni-dade e encerrando na igreja São Jerônimo.No Bairro De Villa houve outra bela de-monstração de fé e de talento da gente urussanguense que, utilizando-se da mo-derna tecnologia e de trajes da época de Cristo, também emocionou populares com a Via Sacra.Às duas comunidades e a todos que colabo-raram para que esses eventos acontecessem, os Parabéns da Equipe Panorama SC.

Encenação em Rio América

Encenação no Bairro De Villa

Urussanga

FOTO

DIV

ULG

ÃO

FOTO

DIV

ULG

ÃO

JO

CA

RLO

S P

ILLO

N

FOTO

DIV

ULG

ÃO

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Urussanga

Urussanguense ministra curso de vinhos em rede de supermercado

Enólogo da rede de supermercados Bistek, Alex esteve recentemente na região de MendozaO urussanguense Alex Copetti Araújo minis-trou essa semana a primeira edição do Mini Curso de Vinhos promovido pela rede de Su-permercados Bistek. O encontro visa estreitar o laço da rede com os apreciadores da bebida, bem como promover o conhecimento do vinho em relação a marca, época, tipo de uva, dentre outras questões que envolvem o produto. Nes-se primeiro curso Alex falou sobre os vinhos produzidos na Argentina.“Estive nestas últimas semanas na região de Mendoza, na Argentina, conhecendo as produ-ções daquela localidade, portanto, repassei aos clientes um pouco desta minha experiência.

O vice-presidente da regional Sul da Fiesc- Dio-mício Vidal, a diretora do Sesi Criciúma- Jovilde Parisotto e o diretor do Senai Criciúma- Maximi-liano Alves visitaram esta semana a empresa Alu-masa. Recebidos pelo diretor-presidente Rodrigo Fontanella, o encontro foi realizado para estreitar o relacionamento das entidades com a organização, sendo que o intuito foi demonstrar o quão impor-tante a empresa é para a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Também foi realizada uma visita na empresa Ibrap/Esaf, onde a comitiva foi recebida pelo diretor-presidente Ge-raldo Fornasa e pelo diretor administrativo Michel Bez Birolo.

Vice-presidente regional Sul da Fiesc visita empresas da região

Comitiva foi composta também por representantes do Sesi e Senai

Na foto acima, indústria Ibrap/ Esaf. Ao lado visita na Alumasa.

Esta semana comemora-se também o Dia Inter-nacional do Malbec, vinho muito característico da Argentina, sendo uma das variações abor-dadas durante o mini curso também”, destaca.Os clientes conheceram novos rótulos, degusta-ram os vinhos e esclareceram dúvidas. Confor-me Copetti, em outros países como a Argentina e o Chile o vinho é muito corriqueiro. “Este encontro informal quer colocar o vinho como algo possível no dia a dia da população, ainda mais nesta época do ano, quando o consu-mo cresce consideravelmente”, complementa. Outras unidades do Bistek Supermercados pelo Estado também serão contempladas com o Mini Curso.

Page 6: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P10 19 de Abril de 2017 P11

CONVITE

O Presidente da Câmara Municipal de Urussanga,Vereador Marcos Roberto Silveira,juntamente aos demais Vereadores,

convidam para Audiência Pública, que tem como objetivo tratar de assuntos relacionados a “Estacionamento Rotativo” no Município de Urussanga, debatendo o

assunto, sua importância e a implantação de normativas necessárias.

Data: 20 de abril de 2017Horário: 19hLocal: Câmara Municipal de Urussanga (Travessa da Imigração, 63, Centro)

Trilheiros do Tchai - a solidariedade que traz confortoO sábado 15/4 foi um dia de muita alegria para a senhora Rosinete de Oliveira Mafioletti.Depois de ter a casa interditada, a moradora do Bairro Nova Itália recebeu a solidariedade dos integrantes do grupo Trilheiros do Tchai e viu ser construída, no lugar de uma velha casa de madeira, uma nova residência em alvenaria.O presente chegou em época de Páscoa, evi-denciando o espírito altruísta dagente urussan-guense, que sempre participa de ações solidá-rias e tenta resolver os problemas dos menos afortunados.Ao Presidente dos Trilheiros do Tchai- Jucemar de Jesus e seus Membros: Adriano Frassetto, Aldo Viel, Arnaldo Bez Batti Junior(Juninho),

Célio A. Porcel, Claiton Miotelo, Diego Ceron, Douglas Manarin, Edmilson Martins, Ednaldo Martins, Evandro de Resende, Guilmor Ferreira da Silva, Ismael Ceron, Jean Cemin, Jerverson Ceron, Joel Nola, Joelson de Resende, Kariby Cemin, Luiz Henrique Bonetti, Muriel Gagliotto, Nirclésio Bonetti, Regi-naldo Folquini, Renan Martins, Robson Fernando M. Da Silva, Robson J. De Jesus, Robson Miranda, Roberto Felipe, Sander Zatta Custódio, Thiago Teixeira, Veliomar Zavarize, Vilcimar Novalski, Wilian de Resende, os Parabéns do Jornal Panorama SC pelo belo exemplo.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Page 7: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P12 19 de Abril de 2017 P13

ECONOMIZE ENERGIA Para economizar água e ener-gia elétrica, utilize toda a capacidade da máquina de lavar, escolhendo um dia da s emana para este serviço.Evite desperdiçar seu dinheiro lavan-do poucas peças de cada vez.

REDAÇÃO: Av.PresidenteVargas,149 Urussanga-SC -CEP:88.840-000 CNPJ:95.809.893/0001-27 Fone: 48- 3465.1775 e-mail: [email protected] Impressão: Gráfica Soller

Editoria e Redação: Marcia M. CostaReportagens: Sérgio CostaColaboradores: Sérgio R. Maestrelli, Rangel Quagliotto, Rodrigo B. Nunes, Rafael Niero e Joce Santos.

RAFAEL [email protected]

Óculos de grau com perfeiçãoEspecialista em lentes Varilux

COLETA SELETIVA - CIRSURES

FOTO

DIV

ULG

ÃO

FEMININOA bola rolou também para a final do feminino, disputada entre a equipe SKY Board’s de Içara e Pé de Pano de Urussanga. Depois do Pé de Pano estar vencendo por 3 x 0 na primeira etapa, acabou cedendo o empate no segundo tempo. O confronto foi decidido nos pênaltis e a equipe içarense garantiu o titulo da competição ao vencer por 7 a 6 o Pé de Pano.O terceiro lugar ficou com UPA F.C. de Morro da Fu-maça que venceu a equipe do Rincão E.C. por 4 x 2. A goleira menos vazada foi a Bruna da Sky Board’s, e a artilheira da competição ficou com a Nadjanara do Rincão E.C.

COPA SUL DOS CAMPEÕES Foram realizados na tarde deste domingo de Páscoa, dia 16, dois jogos válidos pela primeira rodada da fase inicial da 17ª Copa Sul dos Campeões. No bairro Mãe Luzia, em Criciúma, o time local perdeu para o Ajax de Siderópolis por 4 x 2. Já no bairro São Defende, o Internacional foi goleado pelo Água Verde por 6 x 1. Lembrando que a primeira rodada teve início no dia 9, em jogo que o Turvo venceu em casa o Vera Cruz por 3 x 1.

De Villa e SkyBoard’s garantem o título no Campeonato da Quaresma

O sábado foi marcado pelas finais do 3º Campeonato da Quaresma, Taça Violmar Favro. A final no masculino foi disputada entre C.A. De Villa x Asas/São Pedro/Voluz, que fizeram um excelente jogo. O confronto foi definido no final do segundo tempo, o Asas até conseguiu ficar na frente do placar, mas acabou sofrendo a virada e perdendo por 8 x 5. O Clube Atlético De Villa levou pela primeira vez o título da competição. O destaque

desse confronto fica para o Cleide, jogador do Asas, que foi o melhor jogador da final marcando todos os gols da sua equipe.Ainda foram premiados HL Automação/Vila Macarine, terceiro colocado, e o Belvedere garantiu a quarta po-sição. O goleiro menos vazado foi Rafinha da equipe de Belvedere e o artilheiro Willian Rodrigues do C.A. De Villa que marcou 10 gols.

O confronto entre Coruja e Palmeiras, que estava mar-cado para a última terça-feira, dia 18, em Turvo, não foi realizado. O Coruja não conseguiu registrar todos seus jogadores a tempo e perdeu por w.o.. Agora a equipe precisa reverter o placar de 3 x 0 jogando fora de casa.A pedido das equipes, o jogo entre Pumas x Lion, que seria realizado no domingo, foi adiado para essa sexta feira, dia 21, em Urussanga, às 15h 30min.A segunda rodada da competição acontecerá nos dias 22 e 23 de abril. No sábado, dia 22, o Ajax recebe a visita do Passo Magnus, em Siderópolis. No domingo, dia 23, o Palmeiras encara o Metropolita-no, em Tubarão. O Vera Cruz joga contra o Sangão, em Garopaba. O Água Verde enfrenta o Amigos do Edésio, em Pescaria Brava, e o em Praia Grande, o Lion terá pela frente o Caravaggio.

UFC COMEMORA 86 ANOSFundado no dia 19 de abril de 1931 o Urussanga Fu-tebol Clube comemorou essa semana seus 86 anos de existência. Time de tantas glórias, já conquistou títulos e participou de competições amadoras da Liga Atlética da Região Mineira, Liga Lauromilense de Futebol e Liga Tuba-

ronense de Futebol.Atualmente conta com um grupo de veteranos que mantém viva a história do UFC.

MUNICIPAL DE BOCHAEstá marcado para a próxima quarta-feira, dia 26, o encontro com as equipes que irão participar do Cam-peonato Municipal de Bocha 2017. Nessa reunião, que será realizada na Secretaria de Edu-cação no bairro da Estação, em Urussanga, os organi-zadores da competição apresentarão a tabela de jogos. As equipes que não fizeram sua inscrição podem pro-curar a secretaria de esportes de Urussanga, no Ginásio de Esportes Centenário, ou ligar para (48) 3465 – 1000.

ABRAÇO DA GALERA

O abraço dessa semana vai para o Rozemar Sebastião e todo pessoal da Barraca do Taliano, pela iniciativa de realizar um “bolão”. Quem acertar a quantidade de sementes da abóbora gigante vai faturar o prêmio de R$ 100. O valor arre-cadado será doado para Apae de Urussanga.

Page 8: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P14 19 de Abril de 2017 P15

Acontecendo

FOTO

DIV

ULG

ÃO

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Retornando para Casa

A primeira edição do jornal Panorama, que circulou no dia 23 de dezembro de 1992, tra-zia estampado na capa a foto do prefeito eleito de Urussanga- José Vânio Piacentini junto com o 1º prefeito eleito de Co-cal do Sul- Ítalo Rafael Zaccaron.Era um exemplar no ta-manho revista, pequeno em seu formato mas gran-de em suas aspirações.Fazendo parte dessa pri-meira edição, dois co-laboradores: o saudoso Aldo Bonissoni no es-porte e Altemar Nowaski como responsável por registrar eventos sociais.Durante algum tempo Altemar fez parte da Equipe Panorama, tendo posteriormente ido bus-car espaço no mundo das artes na bela Cidade Ma-ravilhosa e tendo, inclu-sive, atuado em projetos do PROJAC da poderosa Rede Globo.Veio para Urussanga co-memorar seus 40 anos em alto estilo, decidin-do tonar-se promoter de eventos e retomando sua coluna social em outro jornal da cidade.Esse ano, quando o Pa-norama SC prepara-se

para completar 25 anos de uma história de sucesso, é com satisfação que recebemos para retornar à Casa o primeiro colunista social desse semanário.Seja bem vindo, Altemar!

Trazendo beleza e charme para a coluna dessa semana, a sulcocalense Priscila Piúcco. Cumprimentos da Equipe Panorama SC.

manuela neta da kátia

Comemorando a chegada da neta Manuela, os avós Kátia e Elinho Zapelini. Parabéns!

Exposição

Artista plástico Adair Fernandes é quem mostra suas obras na exposição Projeto Cultura da ACIC- Associação Comercial e Industrial de Criciúma.Além de artista plástico, Fernandes tam-bém é um dos melhores cenógrafos do Estado. Há 12 anos cria cenários para o Festival de Dança de Joinville.Exposição é aberta ao público até dia 23 de maio. Vale a pena conferir.

NiverCumprimentos aos aniversariantes da semana. Na sexta 21/4 Renner Se-bastião comemora seus 21 anos. No sábado 22/4 o Parabéns vai para Rosa Nazaré Miotello e, no domingo 23/4 para os aniversariantes Euclesio de Jesus, Oderi Cadorin e Eduardo Tasca.

Na semana santa dos pães ázimos e ervas amargas, os fiéis acompanharam a 5ª feira Santa do Lava-pés. Na 6ª Feira Santa, dia da centralidade de nossa fé, o dia em que a Cruz procurou dissipar nos cristãos as trevas da mente e do coração, a caminhada ao Calvário. No entardecer, saindo do hospital rumo à Matriz, a procissão com a tradicional matraca mais uma vez evidenciando o seu som, depois a caminhada silenciosa. E depois a procissão silenciosa. No sábado Santo, sob a chuva, o fogo foi abençoado em frente à construção mais antiga de Urussanga, o prédio que o povo apelidou de “A Casa do Padre Agenor”. Na sequência, segundo o Padre Pagani, a celebração da mãe de todas as liturgias. Em canto solo, Irmã Cirene esteve magnífica, como magnífico também esteve o Grupo de Cantores São Judas Tadeu. No domingo, a

relíquia da Santa Cruz dos tempos do Padre Gilli foi levada ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Içara. No último domingo, ocorreu o sepultamento de Vergínio Bonot, pai do Diego, do Diogo e da Tamiris. Bonot era pedreiro e passou a vida cortando pedra com maestria. Com o coração aflito e conturbado, Tamires sua filha, emocionada falou sobre a figura de seu pai, ele que era a calmaria, a maré mansa da casa, que co-locava o alimento na mesa sempre pautando no valor do trabalho. Ele nos fez discernir desde criança, o certo do errado, o bem do mal, o justo do injusto. Sempre nos orientou dar sentido à vida com seu exemplo de honestidade, humildade, de gratidão e de amor. Tão ativas no período da ditadura militar e tão silenciosas na ditadura civil corrupta.

Estamos nos referindo a entidades como a OAB e a CNBB que parecem estarem apáticas ou anes-tesiadas causando estra-nheza geral. O coelhinho da Páscoa deixou um presen-te para o Paúra no Posto Petrobrás: um cachorro

SERGIO [email protected]

PÍLULAS

O Monte Calvário constitui uma de nossas obras-primas e precisa ser preservado da especulação imobiliária e de outras atitudes coroadas pela burrice. Seu caminho precisa continuar verde e sem residências. A Prefeitura Municipal deve logo por a mão na massa e adquirir os terrenos que estão à venda com placas ou não, e torná-los patrimônio público mediante pagamento justo. Ou vamos perder esta também para Nova Veneza que sabiamente já restaurou e transformou o seu caminho da Via Sacra numa atração turística com a Rota dos Capitéis que liga aquele município a Bellun?

PELOS CAMINHOS DO MONTE CALVÁRIO

No passado, os índios e os imigrantes tinham um método bastante eficaz para estourar as pedras. Fogo nelas. O calor arrebenta e estraçalha. Já foi solicitado ao titular da Diretoria de Obras, Emerson Jeremias que seja providenciada a substituição da plaqueta provisória pedindo que os fiéis deixem de acender, em nome da fé, velas ao pé da cruz do calvário. Elas estão provocando danos, numa obra-prima esculpida pelo nonno Manera, o nonno Zavarise na década de 50.

Numa das estações da Via Sacra, uma imagem patética composta por poste e coqueiro. Há duas visões para esta imagem. Uma diz que o coqueiro atrapalhava o poste; a outra diz que é o poste que atrapalha o coqueiro. Em que time jogas? Apesar de todas as campanhas e do próprio tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a verdade é que o respeito pelo meio ambiente ainda anda longe do urussanguense. Muito discurso, pouquíssima prática. Uma herança cultural do carvão.

COMUNICADO

Essa semana, em virtude do feriado que forçou a antecipação da edição da semana e por compromissos inadiáveis que im-pediram nosso colaborador de enviar seu material à redação, Panorama SC circula sem a coluna de Rangel Quaglioto. Na próxima semana, tudo volta ao normal.

abandonado e faminto. Paúra logo adotou e o batizou como Pascoal ou se não estiver enganado como Pas-qualino. ”Motoboys entregavam propinas em casa de políticos, revela Odebrecht”; “Nem o papa escapou: “João Paulo Papa (PSDB-SP) na lista”; “Propina para militares e militantes do PT no programa dos Subma-rinos”. “Na refinaria de Pernambuco, propinas astro-nômicas”; “Salsicha, tesoureiro do Alckmin, também recebeu caixa 2 da Odebrecht”; “Políticos apostam na lentidão do STF e na prescrição dos crimes”. Agora você está entendendo porque as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão sem pronto e sem atendi-mento e se transformaram em elefantinhos brancos de muitas administrações municipais. Há comentários no Legislativo de que a em-presa que toca a denominada reforma da praça poderá ser substituída. Deve ser substituída principalmente pela morosidade dos trabalhos e pelos danos causados à cultura urussanguense. Que tiro mal dado essa pretensa reforma na praça. ATTENTI RAGAZZI Nesta Semana Santa do conhecido refrão “Coelhinho da Páscoa, o que trazes prá mim?”, o que teve de político pisando em ovos.... Que omelete, nonna! Que fortaia, nonno!

Page 9: Papai Noel chega a Urussanga nesse domingo

19 de Abril de 2017P16 19 de Abril de 2017 P17