condição de samuelson

2
DERIVAÇÃO DA “CONDIÇÃO DE SAMUELSON” PARA UM MODELO SIMPLES DE EQUILÍBRIO GERAL Vamos supor um modelo simples de equilíbrio geral: numa economia com dois indivíduos i∈ {A,B }; e dois bens j∈ {x,y }; onde x é o bem público e y é o insumo para produção de y que é o bem privado. Supomos que cada indivíduo começa com uma dotação y i *, ∀i∈ { A,B }. Cada indivíduo pode consumir y diretamente ou destiná-lo à produção de x, onde y s i é a quantidade de y que o indivíduo i destinou à produção de x, segundo a função de produção: x=f ( y s A +y s B ) A utilidade de cada indivíduo será dada por: U i ¿ Resolvendo o Problema de Pareto (provisão eficiente na economia), queremos maximizar a utilidade de A sujeita a um dado nível de utilidade de B: max y s i U A ¿¿ Do Lagrangiano para o problema: L=U A ¿ Das condições de primeira ordem do problema: ∂L ∂y s A =U 1 A f ' U 2 A + λU 1 B f ' =0 ∂L ∂y s B =U 1 A f ' U 2 B +λU 1 B f ' =0 Temos, portanto: U 2 A = λU 2 B Combinando com as CPO’s chegamos à Condição de Samuelson:

Upload: andre-nascimento-noggerini

Post on 16-Nov-2015

11 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

por André Noggerini

TRANSCRIPT

DERIVAO DA CONDIO DE SAMUELSON PARA UM MODELO SIMPLES DE EQUILBRIO GERALVamos supor um modelo simples de equilbrio geral: numa economia com dois indivduos ; e dois bens ; onde o bem pblico e o insumo para produo de que o bem privado. Supomos que cada indivduo comea com uma dotao *, . Cada indivduo pode consumir diretamente ou destin-lo produo de , onde a quantidade de que o indivduo destinou produo de x, segundo a funo de produo:

A utilidade de cada indivduo ser dada por:

Resolvendo o Problema de Pareto (proviso eficiente na economia), queremos maximizar a utilidade de A sujeita a um dado nvel de utilidade de B:

Do Lagrangiano para o problema:

Das condies de primeira ordem do problema:

Temos, portanto:

Combinando com as CPOs chegamos Condio de Samuelson:

Baseado em:NICHOLSON, W.; SNYDER, C.Microeconomic Theory: basic principles and extensions. 10 ed. Mason: Thomson South-Western, 2008.Sade Bem privado (a priori)Grande quantidade de externalidades e outras falhas de mercado Justificativa de proviso pblica.