computação gráfica - informações visuais Óculo-motoras

17
Computação Gráfica Computação Gráfica Aula 3 Aula 3 Prof. Tony Alexander Hild Prof. Tony Alexander Hild Documento licenciado por Creative Commons - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/

Upload: tony-alexander-hild

Post on 05-Jul-2015

1.469 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

Computação GráficaComputação GráficaAula 3Aula 3

Prof. Tony Alexander HildProf. Tony Alexander HildDocumento licenciado por Creative Commons - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/

Page 2: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

Informações Visuais Informações Visuais Óculo-MotorasÓculo-Motoras

Informações fornecidas pelo Informações fornecidas pelo movimento dos olhos;movimento dos olhos;Os movimentos são produzidos por Os movimentos são produzidos por dois conjunto de músculos do globo dois conjunto de músculos do globo ocular;ocular;Informam o grau de contração do Informam o grau de contração do globo ocular e modificam o foco na globo ocular e modificam o foco na retina.retina.

Page 3: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

Globo OcularGlobo Ocular

Page 4: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

Globo OcularGlobo Ocular

Page 5: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

AcomodaçãoAcomodação

Os músculos ciliares dos olhos relaxam ou Os músculos ciliares dos olhos relaxam ou contraem para mudar o formato do cristalino contraem para mudar o formato do cristalino (as lentes dos olhos), com o objetivo de (as lentes dos olhos), com o objetivo de alterar o foco dos objetos projetados na alterar o foco dos objetos projetados na retina em função da distância destes objetos retina em função da distância destes objetos do observador;do observador;Quando um objeto está distante os Quando um objeto está distante os músculos relaxam e as lentes se tornam músculos relaxam e as lentes se tornam mais esféricas. Quando um objeto está mais mais esféricas. Quando um objeto está mais próximo, os músculos deixam as lentes mais próximo, os músculos deixam as lentes mais planas.planas.

Page 6: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

AcomodaçãoAcomodação

Page 7: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

ConvergênciaConvergência

Quando olhamos para um objeto alguns dos Quando olhamos para um objeto alguns dos músculos fazem os dois olhos convergirem e músculos fazem os dois olhos convergirem e olharem diretamente para o objeto;olharem diretamente para o objeto;Os olhos convergem mais para olhar um objeto Os olhos convergem mais para olhar um objeto perto, do que um distante, e isto significa que os perto, do que um distante, e isto significa que os músculos devem contrair mais para olhar objetos músculos devem contrair mais para olhar objetos próximo;próximo;Por causa da relação entre distância do objeto, Por causa da relação entre distância do objeto, convergência e esforço muscular, alguns convergência e esforço muscular, alguns pesquisadores acreditam que sinais dos músculos pesquisadores acreditam que sinais dos músculos oculares podem ser usados como uma fonte de oculares podem ser usados como uma fonte de informação fisiológica para profundidade; informação fisiológica para profundidade;

Page 8: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

ConvergênciaConvergência

Page 9: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

Como os olhos estão posicionados em lugares Como os olhos estão posicionados em lugares diferentes, cada um vê uma imagem de forma diferentes, cada um vê uma imagem de forma diferente;diferente;Essa diferença é chamada disparidade binocular;Essa diferença é chamada disparidade binocular;O cérebro usa estas diferenças para obter a O cérebro usa estas diferenças para obter a distância relativa dos objetos;distância relativa dos objetos;É útil na noção de distância de objetos colocados É útil na noção de distância de objetos colocados até 10 metros do observador;até 10 metros do observador;Head-Mounted-Display;Head-Mounted-Display;Realidade Virtual.Realidade Virtual.

Informações Visuais Informações Visuais Estereoscópicas ou BinocularesEstereoscópicas ou Binoculares

Page 10: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

Disparidade RetinianaDisparidade Retiniana

Temos dois olhos separados por pouco mais de Temos dois olhos separados por pouco mais de 3cm;3cm;Quando nossos olhos convergem em um objeto em Quando nossos olhos convergem em um objeto em uma distância particular, a imagem é projetada ao uma distância particular, a imagem é projetada ao seu lugar correspondente nos dois olhos, no seu lugar correspondente nos dois olhos, no entanto, imagens de objetos em outras distâncias entanto, imagens de objetos em outras distâncias irão ser projetadas em lugares diferentes;irão ser projetadas em lugares diferentes;A separação das imagens dos objetos nos dois olhos A separação das imagens dos objetos nos dois olhos é chamada disparidade retiniana.é chamada disparidade retiniana.

Page 11: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

Disparidade RetinianaDisparidade Retiniana

Page 12: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

EstereogramasEstereogramas

Um Um estereogramaestereograma é uma técnica de ilusão de ótica, onde a é uma técnica de ilusão de ótica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional utilizando possível visualizar uma imagem tridimensional utilizando técnicas especiais para isso;técnicas especiais para isso;Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão da bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão da tridimensionalidade;tridimensionalidade;Há anos, os estereogramas têm sido feitos sobrepondo-se Há anos, os estereogramas têm sido feitos sobrepondo-se fotografias tomadas de ângulos ligeiramente distintos;fotografias tomadas de ângulos ligeiramente distintos;Atualmente voltaram à fama, graças aos RDS (Random Dot Atualmente voltaram à fama, graças aos RDS (Random Dot Stereogram), criados com softwares específicos.Stereogram), criados com softwares específicos.

Page 13: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

EstereogramasEstereogramas

Para conseguir enxergar um estereograma, o principal é Para conseguir enxergar um estereograma, o principal é conhecer o resultado esperado. A idéia é desfocar a vista da conhecer o resultado esperado. A idéia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual. Alguns estereogramas já trazem pessoa e sua condição visual. Alguns estereogramas já trazem um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem pretendida aparecerá.pretendida aparecerá.

Page 14: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

EstereogramasEstereogramas

Espiral de Espiral de gelogelo

Page 15: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

EstereogramasEstereogramas

BuracBuracoo

Page 16: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

EstereogramasEstereogramas

CorôCorôaa

Page 17: Computação Gráfica - Informações Visuais Óculo-motoras

ReferênciasReferências

http://www.graphics.cornell.edu/~jaf/projects/pn/space.htmlhttp://www.graphics.cornell.edu/~jaf/projects/pn/space.html

http://estereogramas.rcentro.com/http://estereogramas.rcentro.com/

http://www.ruf.rice.edu/~pomeran/AlumniCollege2004Imagelist.htmhttp://www.ruf.rice.edu/~pomeran/AlumniCollege2004Imagelist.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estereograhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Estereogramama