cÓdigo de Ética - rimorchiatori.com‰tica...o respeito do código representa parte fundamental...

15
Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti Versão n. 3/2017 Página 1 de 15 CÓDIGO DE ÉTICA da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti Versão n. 3/2017 aprovado pelo Conselho de Administração do 31 de maio de 2017 Rimorchiatori Riuniti S.p.A. Via Ponte Reale, 2 16124 Genova Capitale Sociale Euro 50.000.000 interamente versato Registro delle Imprese di Genova R.E.A. GE 7370 C.F. e P.I. 00279030100

Upload: doanquynh

Post on 05-Aug-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 1 de 15

CÓDIGO DE ÉTICA da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do

Grupo Rimorchiatori Riuniti Versão n. 3/2017

aprovado pelo Conselho de Administração do 31 de maio de 2017

Rimorchiatori Riuniti S.p.A.

Via Ponte Reale, 2 – 16124 Genova

Capitale Sociale Euro 50.000.000 interamente versato Registro delle Imprese di Genova –

R.E.A. GE 7370 – C.F. e P.I. 00279030100

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 2 de 15

SUMÁRIO

1 PREMISSA 3

2 VISÃO ÉTICA 3

3 APLICAÇÕES E DESTINATÁRIOS 4

4 PRINCÍPIOS DE REFERÊNCIA 4

4.1. Respeito àos interesses dos acionistas 4

4.2. Ética na conduta dos negócios 4

4.3. Transparência e integridade nas informações 5

4.4. Respeito da pessoa, promoção do trabalho em equipe e de mérito 5

4.5. Proibição de descriminar 5

4.6. Proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável……………………………………………………………………6

5 NORMAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO 6

5.1. Relações com clientes e terceiros 6

5.2. Relações com Administrações Públicas 6

5.3. Relações com fornecedores 7

5.4. Conflitos de interesse 8

5.5. Relações com sindacatos e políticos 8

5.6. Relações com a Comunidade 9

5.7. Gestão das informações, comunicações e livros de contabilidade 9

5.8. Tutela e valorização dos recursos humanos 9

5.9. Relações na empresa. Obrigações do trabalhador 10

5.10. Assédios no lugar de trabalho 11

5.11. Uso de álcool ou drogas e proibição de fumar 11

5.12. Environment, Safety & Security policy 12

5.13. Participação nas entrevistas, iniciativas, eventos ou associações 12

5.14. Divulgação da marca da empresa 12

5.15. Uso dos bens empresariais 13

5.16. Tutela da privacidade 13

6 EXECUÇÃO DO CÓDIGO 13

6.1. Divulgação do Código de Ética 13

6.2. Organismo de Vigilância 14

6.3. Obrigação de assinalar as violações 14

6.4. Consequência das violações 15

6.5. Modificações e Atualizações Periódicas do Código 15

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 3 de 15

1 PREMISSA

O Código de ética é um dos instrumentos da responsabilidade social das empresas para a orientação de boas práticas de comportamento. O Código não substitui mas completa as leis ou as normas contratuais. Os comportamentos das pessoas que compõem a organização da empresa são determinadores para a imagem e a reputação. Existe portanto uma relação direta entre respeito das regras, atendibilidade, lealdade e sucesso da empresa.

A Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e as empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti (em seguida também somente “O Grupo” ou “RR”), organizam e desenvolvem a própria atividade empresarial pedindo a todos os funcionários e os outros que agem em nome e por conta da RR ou relacionam-se com a RR, cada um conforme às próprias funções e responsabilidades, de adequar os próprios comportamentos aos valores, princípios e parâmetros de conduta deste Código de Ética.

O respeito do Código representa parte fundamental das relações contratuais e profissionais com o Grupo Rimorchiatori Riuniti e de forma alguma o julgamento de atuar para a vantagem ou no interesse di Rimorchiatori Riuniti S.p.A. pode aceitar comportamentos em contraste com os princípios e os conteúdos do Código.

Os funcionários da RR além de cumprir os deveres de lealdade, equidade e boa-fé, devem respeitar as regras empresariais e observar os preceitos do Código, conforme o disposto no art. 2104 do código civil italiano. As empresas operantes em outros Países devem cumprir as normas locais.

2 VISÃO ÉTICA

O Grupo Rimorchiatori Riuniti abrange uma multiplicidade de contextos institucionais, econômicos, políticos, sociais e culturais em constante e rápida evolução. O Grupo deseja respeitar as expectativas legítimas dos próprios stakeholders, todos os membros da organização devem garantir no longo prazo uma remuneração dos investimentos e a consolidação da posição da empresa no mercado.

O Management pretende alcançar os objetivos acima não somente através do respeito das normas de referência, mas também dotando-se de princípios éticos guia, como a competência e o profissionalismo dos componentes da própria organização, a eficiência e a qualidade dos processos empresariais, para distinguir-se no mercado de forma correta e durável.

Por estas razões foi aprontado o Código de Ética, fundamentado num ideal de cooperação para uma recíproca vantagem das partes envolvidas e cujo cumprimento é de importância determinante para o bom funcionamento, a atendibilidade e a reputação do Grupo.

Todas as atividades do Grupo devem portanto ser inspiradas à tutela dos direitos humanos, do trabalho, da segurança, do ambiente e do desenvolvimento sustentável, no respeito de todas as leis seja locais ou internacionais. Além disso, o Código pretende manter uma imagem externa do Grupo unitária e clara.

O Código de Ética representa o fundamento dos processos que formam o Modelo de Organização, Gestão e Controle adotado pelas Empresas do Grupo, conforme o disposto no art. 6 do D.lgs. 231/01.

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 4 de 15

3 APLICAÇÕES E DESTINATÁRIOS

Este Código de Ética vem aplicado em todos os países onde a RR opera, exceto se for em conflito com as normas locais.

Destinatários do Código são os membros do conselho, os subordinados e todos os que, direta ou indiretamente, permanente ou provisóriamente, têm relações com as empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti.

Os princípios e os conteúdos do Código portanto se aplicam à:

- Sócios, Administradores, Síndicos

- Diretores, Funcionários, Estagiários, Colaboradores ocasionais

- Consultores, Agentes, Procuradores, Agentes MarÍtimos, nas relações com o Grupo

- Fornecedores de bens e serviços e seus sub-fornecedores, em conformidade com a interação com o Grupo.

O Código vem divulgado na Empresa, distribuido entre todas as outras Empresas controladas e partecipadas e terceiros que mantêm negócios com empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti.

4 PRINCÍPIOS DE REFERÊNCIA

4.1. Respeito àos interesses dos acionistas

Todos os membros da organização devem operar para maximizar no longo prazo e de forma sustentável o valor empresarial, o know how, a imagem e a reputação da empresa no respeito dos legítimos interesses dos acionistas. Portanto, conforme às funções e às responsabilidades empresariais de cada um, todos devem garantir que cada ação, decisão, despesa, seja finalizada a obter este objetivo e inspirada aos altos padrões éticos e de conduta e no respeito dos princípios do Código.

4.2. Ética na conduta dos negócios

A Rimorchiatori Riuniti, seus administradores, funcionários e colaboradores se comprometem, em conformidade com as respectivas funções e responsabilidades, a fim de que a própria atividade fundamente-se no empenho, honestidade, imparcialidade, transparência e confidencialidade.

Todos os encargos por conta da Rimorchiatori Riuniti devem ser cumpridos com diligência, lealdade e boa-fé, para fornecer um recurso profissional adequado à função e às competências individuais.

Todos os que agem em nome e por conta da Rimorchiatori Riuniti, ou cujas atividades se

referem ao Grupo, devem tutelar o prestígio e o bom nome da Empresa.

Práticas de suborno, benefícios ilícitos, conflitos de interesse, comportamentos de colusão,

solicitações, diretas e/ou através de terceiros, de bens materiais ou de outras vantagens pessoais ou para outros, são proibidos sem exclusão.

Nunca é permitido conceder, oferecer, prometer ou solicitar, direta ou indiretamente,

pagamentos, benefícios materiais e outras vantagens de qualquer entidade à terceiros, funcionários públicos, ligados ou vinculados ao público serviço ou outros sujeitos , para influenciar ou compensar

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 5 de 15

um ato no cumprimento das obrigações profissionais.

Cortesias comerciais, como homenagens, almoços de negócios ou outras formas, são permitidos exclusivamente se de valor módico (até 150 Euros) e em todo caso que não comprometam a integridade ou a reputação de uma das partes e que não possam ser interpretados, por um observador imparcial, como uma finalidade para obter vantagens em modo impróprio. Em todo caso este tipo de despesa deve ser sempre autorizado pela função definida nos procedimentos internos e bem documentada.

A RR se compromete a não desfrutar condições de ignorância, de incapacidade, de dependência ou de vulnerabilidade das próprias contrapartes e intende tutelar o valor da concorrência leal, recusando comportamentos ilícitos.

4.3. Transparência e integridade das informações

A RR se compromete a informar, com clareza e transparência, todos os stakeholders sobre a própria situação patrimonial e o próprio andamento econômico, sem favorecer algum grupo de interesse ou indivíduo.

Os resultados financeiros, de contabilidade e de gestão e qualquer outra comunicação da empresa devem respeitar os requisitos de exaustividade e exatidão.

4.4. Respeito da pessoa, promoção do trabalho em equipe e de mérito

A RR tutela o respeito da integridade física e a dignidade da pessoa e o respeito de adequados padrões nas relações interpessoais da empresa. Tutela e favorece, também, o valor representado pelo capital humano, para manter e acrescer o patrimônio das competências de cada representante da empresa.

O Grupo intende promover o trabalho em equipe e a valorização do talento individual, e acredita na necessidade de considerar o mérito e o empenho individual na atribuição de encargos e promoções e, mais em geral, na aplicação das políticas de gestão e desenvolvimento dos recursos humanos.

O Grupo não tolera nenhum tipo de comportamento contra a personalidade individual e não admite as atividades que possam, de qualquer forma, ser reconduzidas ou finalizadas a reduzir à sujeição e/ou escravidão de pessoas. Isto deverá ser também levado em conta, em cada país onde o Grupo opera, na escolha de fornecedores e parceiros comerciais e no relacionamento com eles.

Todos os colaboradores da RR, durante o desenvolvimento da própria atividade profissional, não devem adotar comportamentos contra a personalidade individual em conformidade com as normas locais e internacionais vigentes nos países onde opera.

Todos funcionários com função e responsabilidade de coordenação do pessoal, no momento de pedir uma adequada prestação de trabalho das pessoas, devem promover ativamente os princípios do Código de ética.

4.5. Proibição de descriminar

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 6 de 15

A RR proibe qualquer forma de descriminação em relação à idade, sexo, orientação sexual, raça, condição física, estado de saúde, nacionalidade, estado civil, situação de família, religião, opiniões políticas ou sindacais ou qualquer outra razão de descriminação conforme os princípios e as leis locais e internacionais.

4.6. Proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável

A Rimorchiatori Riuniti acredita que o controle dos fatores que interagem com o ambiente seja um elemento essencial para aumentar a competitividade e acrescer a imagem da Empresa no mercado e considera condição essencial de desenvolvimento a total compatibilidade das próprias atividades com o mar e o ambiente circunstante.

Por isto, a Empresa favorece dentro do Grupo o desenvolvimento da cultura de proteção do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e da prevenção da poluição, adotando adequados procedimentos.

Todo o pessoal do grupo deve cooperar na realização de quanto acima indicado e vem solicitado a cooperar ativamente ao melhoramento contínuo da gestão dos objetivos , através da adaptação dos padrões internacionais em matéria de gestão da qualidade, do ambiente e da segurânça, progressivamente prevalentes.

5 NORMAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO

5.1. Relações com clientes e terceiros

A Rimorchiatori Riuniti persegue o próprio sucesso oferecendo serviços de qualidade a condições competitivas e no respeito de todas as normas para a tutela da concorrência leal.

Nas relações com terceiros (clientes, fornecedores, colaboradores externos, parceiros, concorrentes) a Rimorchiatori Riuniti se compromete a adotar um comportamento ético, no respeito das leis, dos regulamentos, das Convenções, dos procedimentos empresariais e do sistema qualidade.

São absolutamente proibidos comportamentos que sejam, de qualquer forma, contrários aos princípios da boa fé e lealdade nas transações comerciais.

Nas relações com clientes e fornecedores são proibidas doações, contribuições e qualquer outro tipo de prestação que possa configurar um crime, uma violação do Código de Ética ou que possam, de qualquer forma, ser finalizados a obter um tratamento de favor, que comprometa as regras de mercado.

Nas relações comerciais e econômicas com clientes, fornecedores e terceiros em geral devem ser consideradas as normas de setor e a interna, aplicando as oportunas precauções em matéria de concorrência, antireciclagem, (lavagem de dinheiro) receptação e usura.

5.2. Relações com Administrações Públicas

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 7 de 15

Os componentes da organização da Rimorchiatori Riuniti assim como os colaboradores externos cujas operações podem ser referidas à Empresa, devem manter nas relações com a Administração Pública comportamentos corretos, transparentes e monitoráveis.

As relações com as Instituições Públicas devem ser geridas somente pelos colaboradores encarregados para este fim, conforme à função ou à procurações formais, no respeito da mais severa observância das normas e dos regulamentos aplicáveis e são inspiradas na máxima lealdade e linearide de comportamento.

Nesta óptica, o Grupo não admite e proibe aos próprios funcionários a execução de práticas proibidas e/ou ilícitas para condicionar as decisões da administração pública, influenciar decisões em favor da Rimorchiatori Riuniti ou pedir e/ou obter injustificáveis tratamentos de favor.

São também condanáveis todos os comportamentos para obter qualquer tipo de contribuição, financiamento ou outra vantagem do mesmo tipo das Instituições Públicas ou Entidades Supranacionais, utilizando declarações e/ou documentos modificados ou falsificados, omissões, artifícios ou comportamentos fraudulentos.

Por isto, a Rimorchiatori Riuniti privilegia a forma escrita para as comunicações relativas a estas relações e um arquivamento da documentação concernente os contatos com a Administração Pública, em cópia autenticada ou conforme o original, conservada em apósitos arquivos e prescreve a proibição de produzir, provocar ou favorecer declarações falsas às Autoridades Públicas.

5.3. Relações com os fornecedores

Nos relacionamentos de contratação, de aprovisionamento e, em geral, de fornecimento de bens e/ou serviços e de colaboração externa a Rimorchiatori Riuniti emprega os mesmos princípios de imparcialidade e lealdade que caraterizam as relações comerciais com os clientes, solicitando aos próprios fornecedores e/ou colaboradores externos o respeito dos princípios éticos correspondentes aos próprios, considerando este aspecto de importância essencial para manter relações de negócios.

A Rimorchiatori Riuniti procura a colaboração de fornecedores e/ou colaboradores externos para garantir constantemente a satisfação do cliente em termos de qualidade, custo e utilização do serviço prestado.

Os processos de compra são fundamentados nos princípios de economicidade e conveniência para a Rimorchiatori Riuniti em conformidade com as circunstâncias do momento, sem impedir a possibilidade de concorrer para que qualquer pessoa possa obter um fornecimento em conformidade com os requisítos necessários.

A Rimorchiatori Riuniti, adota, na escolha dos fornecedores, critérios objetivos e documentáveis, baseando a seleção sobre a qualidade, o preço e a capacidade de fornecer e garantir bens e/ou serviços de nível adequado, sobre idôneas garantias de profissionalismo e respeito das normas sociais (proteção do ambiente, segurança no trabalho, confidencialidade, regras fiscais de contribuição), diretamente ou através dos próprios subfornecedores.

A Rimorchiatori Riuniti se compromete a escolher o fornecedor e a relativa compra de bens ou serviços no respeito dos procedimentos internos, estipulando acordos escritos, com todos os itens e as descrições necessárias para a tutela e o respeito das condições concordadas.

A Rimorchiatori Riuniti providenciará a incluir nos contratos a confirmação de ter tomado conhecimento do Código e a manifesta obrigação de respeitar os princípios nele contidos.

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 8 de 15

5.4. Conflitos de interesse

Os Diretores e os funcionários da Rimorchiatori Riuniti no desenvolvimento das próprias responsabilidades devem evitar conflitos de interesse mesmo potenciais, e não tentar de obter vantagens pessoais pelas oportunidades de negócios da Empresa, em próprio ou por conta de terceiros ligados à empresa, ou seja causar situações que possam ser origem de obrigações a favor de terceiros que poderiam aproveitar prejudicando a Rimorchiatori Riuniti.

A título de exemplo e não exaustivo, podem criar conflito de interesse:

desenvolver atividades de trabalho pelo funcionário e/ou seus membros da família com fornecedores, sub-fornecedores, concorrentes nas atividades de fornecimento ou sub-fornecimento de bens e/ou serviços, não declarados à empresa e que possam originar conflitos de interesse ou vantagens pessoais;

utilizar por interesses pessoais ou de terceiros informações e experiências, adquiridas no desenvolvimento do próprio trabalho;

aceitar dinheiro, favores, benefícios de pessoas ou empresas que estejam ou desejem entrar em negócios com a Empresa.

desenvolver atividades profissionais ou extraprofissionais em concorrência ou em conflito com os interesses da empresa, que possam prejudicar sua reputação

desenvolver outras atividades incompatíveis com os encargos assumidos com o contrato de trabalho ou colaboração com a empresa

Em particular, os diretores e funcionários devem assinalar as situações e atividades onde, pessoalmente ou por parentes ou aparentados ou conviventes de fato, subsistam ou possam se configurar interesses econômicos e financeiros no âmbito dos fornecedores, clientes, concorrentes, ou empresas controlantes ou controladas, ou onde se cumprem funções empresariais de gestão, administração ou de controle.

A comunicação deve ser enviada à Direção da empresa que, se for oportuno, informa o Organismo de Vigilância e Controle.

Os fornecedores por sua vez devem assinalar eventuais situações que possam determinar conflitos de interesse, diretamente ou por parte de empresas ligadas ou controladas ou seus sub-fornecedores, com Diretores ou funcionários da empresa.

Cada Administrador, que pense de estar em situação de conflito entre o próprio interesse pessoal e os interesses da empresa que administra, deve dar comunicação imediata ao Conselho de Administração, ao Colégio dos Síndicos e ao Organismo de Vigilância, ficando válidas as normas específicas contempladas pelo Código Civil.

Cada funcionário que pense de estar em situação de conflito entre o próprio interesse pessoal e os interesses da Empresa , deve dar comunicação imediata ao Organismo de Vigilância e, se for oportuno, ao próprio superior hierárquico ou à função responsável pela gestão do pessoal.

5.5. Relações com sindicatos e políticos

A Rimorchiatori Riuniti acredita que um diálogo construtivo com as organizações sindicais de categoria seja de importância estratégica para o correto desenvolvimento das próprias atividades e intende portanto potencializar o diálogo com estes interlocutores no respeito dos recíprocos interesses.

A Empresa não permite distribuir contribuições para partidos, movimentos, comitês e

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 9 de 15

organizações políticas e sindicais, nem para os relativos representantes e/ou candidatos, mas as admite somente se impostas ou permitidas por lei, contratos ou acordos de trabalho, normas específicas, ou em caso de decisão em mérito do CDA.

Os funcionários do Grupo Rimorchiatori Riuniti com encargos políticos ou que exercem atividade política, no respeito desta liberdade terão a responsabilidade de evitar atos ou declarações que prejudiquem os interesses e a imagem empresarial, para não danificar a relação com o Grupo.

5.6. Relações com a Comunidade

A Rimorchiatori Riuniti contribui a promover a qualidade de vida e o desenvolvimento socio- econômico da comunidade onde opera, realizando ao mesmo tempo as próprias atividades empresariais em conformidade com a correta prática comercial.

As atividades da Rimorchiatori Riuniti vêm realizadas na consciência da responsabilidade social que a Empresa tem relativamente à todos os próprios Stakeholders e, em particular, relativamente à comunidade local onde opera, no convencimento de que as capacidade de diálogo e de interação com a sociedade civil representem um valor essencial do Grupo.

A RR se compromete a realizar a própria atividade no respeito da Comunidade local onde opera, também prestando atenção a reduzir o impacto ambiental do próprio operar mediante meios adequados e praticáveis.

A Rimorchiatori Riuniti por fim, favorece iniciativas benéficas e filantrópicas, em apoio a sujeitos fracos da comunidade, testemunhando o próprio empenho a tornar-se parte ativa da sociedade civil.

5.7. Gestão das informações, comunicações e livros de contabilidade

Os livros e registos de contabilidade da Rimorchiatori Riuniti estão completos, corretos, e conformes aos requisitos de lei.

Nas comunicações, a Rimorchiatori Riuniti observa os princípios de transparência e integridade e evita a divulgação de informações enganadoras. Os dados e os prospectos diretos às Autoridades Públicas, ao mercado, à clientela, aos fornecedores e aos próprios funcionários e colaboradores vem divulgados no respeito das normas em vigor.

Os funcionários se comprometem a utilizar uma linguagem apropriada e profissional, tanto para as comunicações escritas que verbais.

A Rimorchiatori Riuniti se compromete a manter sigilo profissional sobre suas informações que possam prejudicar os próprios stakeholders.

Cada funcionário/colaborador deve garantir um correto relatório de cada atividade desenvolvida e de cada movimento de gestão e deve guardar, conforme os critérios dos procedimentos empresariais, os documentos de apoio, seja em papel, que em versão informática.

5.8. Tutela e valorização dos recursos humanos

A Rimorchiatori Riuniti oferece a todos os próprios funcionários adequadas oportunidades

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 10 de 15

de trabalho, em função das necessidades empresariais, avaliando imparcialmente e sem alguma descriminação a produtividade, o empenho no trabalho e as competências profissionais.

Por isto, a Empresa, no respeito de todas as leis e regulamentos em vigor e das políticas empresariais, se compromete a:

Selecionar e contratar os funcionários com critérios de mérito, de competência e profissionalismo e sem algum prejuízo ou descriminação;

manter um ambiente de trabalho onde as relações entre colegas sejam de lealdade, fidelidade, colaboração, respeito e confiança recíprocas;

Favorecer o trabalho em equipe e a interação construtiva entre as várias funções empresariais premiando os comportamentos individuais orientados para a valorização do trabalho em equipe.

oferecer condições de trabalho apropriadas de segurança e de saúde, atentivas da personalidade moral de todos, para favorecer relações interpessoais sem prejuízos;

promover a valorização dos recursos humanos através de percursos de crescimento profissional para um melhoramento da produtividade e das competências individuais, preferindo um critério de mérito na atribuição de novas funções e encargos.

Facilitar mediante acompanhamento o acesso ao know-how no interesse da organização, e promovendo percursos e iniciativas de crescimento, acesso, difusão e sistematização dos conhecimentos.

Identificar os talentos, para garantir o completamento profissional para funções de manager e de responsabilidade, compativelmente com as exigências e a evolução da organização.

reconhecer retribuições equiparadas às condições de mercado e condicionando as políticas salariais de mérito individual à avaliação objetiva dos resultados alcançados;

Gerir os contratos de trabalho de forma correta e transparente, garantindo aos funcionários o acesso às informações sobre os próprios direitos, atribuições e outros benefici de seguros e de segurança social.

Aplicar os processos disciplinares, quando necessário, de forma equilibrada e gradual com o fim principal de realinhar, nos limites do possível, os comportamentos e as performances individuais aos valores necessários ou desejados.

5.9. Relações na empresa. Obrigações do trabalhador

As relações entre os trabalhadores, a todos os níveis de responsabilidade na organização da empresa devem ser corretos e educados.

O funcionário deve executar o próprio trabalho com muito zelo, pondo à disposição as próprias competências profissionais e experiência, conforme o encargo conferido e as indicações dos próprios superiores. Em caso de disponibilidade de recursos e bens empresariais, Ele deve cuidar, que sejam utilizados de forma durável para as exigências dos negócios.

O funcionário deve respeitar o horário de trabalho e facilitar o controle das presenças e da prestaçáo de trabalho, com cooperatividade e transparência.

Cada componente da organização vem encorajado a assinalar violações dos princípios do Código de Ética de seu conhecimento, para não ser considerado co-responsável em relação às circunstâncias.

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 11 de 15

A empresa prestará atenção em pôr o trabalhador em condições de evitar possíveis equívocos em relação às pessoas que deve consultar, além do direto superior, em caso de necessidade e cujas disposições deve respeitar.

Em harmonia com a dignidade do funcionário os superiores vão manter boas relações de cooperação e cortesia com os funcionários, cuidando de assegurar no tempo um ambiente de trabalho profissional e um clima de cooperação e respeito recíprocos.

O trabalhador deve manter sigilo profissional sobre os interesses da empresa; não deve também obter vantagens pessoais, prejudicando o empreendedor, das próprias funções na empresa, nem desenvolver atividade contrária aos interesses da produção empresarial, nem abusar, depois do fim da relação de trabalho e em concorrência desleal, das notícias obitdas durante o serviço.

O funcionário não deve aceitar encargos extra trabalho ou desenvoler atividades incompatíveis com o contrato de trabalho, porque estas podem comprometer a disponibilidade do próprio tempo e das próprias energias na empresa, conforme o regulamento das relações de trabalho.

Eventuais acordos de confidencialidade e cláusulas de não concorrência depois da resolução do contrato estão regulamentados pelas normas vigentes.

5.10. Assédios no lugar de trabalho

A Rimorchiatori Riuniti exige que nas relações de trabalho internas e externas não se verifiquem assédios e ou comportamentos de práticas proibidas.

A Rimorchiatori Riuniti S.p.A. considera práticas de assédio:

criar um ambiente de trabalho injustificávelmente hostil ou em todo caso descriminador contra indivíduos ou grupos de trabalhadores;

tolerar ou encorajar qualquer forma de assédio ou comportamento importuno, de ofensa e insistente deliberadamente referido à condição física, ao estado civil, ao sexo ou às convicções religiosas ou políticas ou outros aspectos pessoais que determinem uma situação de mal-estar da pessoa, mesmo para subordinar à aceitação ou à recusação destes comportamentos, à modificação das suas condições de trabalho.

tolerar ou encorajar formas de assédio entre colegas, inclusive violações da privacidade e/ou a difusão de práticas denigratórias de conhecimento da empresa

dificultar perspectivas de trabalho alheio individual por razões descriminatórias não fundadas na avaliação comparativa do mérito e do empenho individual.

5.11. Uso de álcool ou drogas e proibição de fumar

Os componentes da organização da Rimorchiatori Riuniti devem manter uma conduta adequada a promover no lugar de trabalho um ambiente saudável e decoroso. Portanto, é proibido:

conservar, fazer uso, oferecer ou ceder a qualquer título estupefacientes ou de análogo efeito, durante o trabalo e nos lugares da empresa;

fazer uso de bebidas alcoólicas que possam alterar o equilíbrio psicofísico no trabalho

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 12 de 15

fumar nos lugares de trabalho, fora das áreas reservadas pela Rimorchiatori Riuniti, individualizar eventuaís zonas reservadas para fumadores impedirá a exposição ao fumo passivo dos não fumadores no lugar de trabalho.

Em caso de violação desta proibição, a Empresa pode afastar o responsável para tutelar o ambiente de trabalho, o decoro, a segurança, a sensibilidade dos colegas.

5.12. Environment, Safety & Security policy

A política da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. em matéria de Security & Safety e prevenção do meio ambiente se refere às principais normas, regulamentos e convenções internacionais vigentes, e às normas nacionais aprovadas na transposição e integração das internacionais.

A Rimorchiatori Riuniti está comprometida a adoptar políticas ativas voluntárias destinadas

a prevenir possíveis riscos para a saúde e a segurança do pessoal do Grupo e a controlar o impacte ambiental das próprias atividades adotando sistemas e processos voluntários das empresas do grupo e pedindo auditoria de terceiros.

A Empresa se compromete a garantir aos próprios funcionários condições de trabalho em ambientes seguros e saudáveis, que possam garantir a integridade física e moral e o respeito da própria dignidade e a da coletividade,.

O pessoal da Rimorchiatori Riuniti, também, deve concorrer em próprio e ativamente a manter um padrão excelente de segurança no trabalho e prevenção ambiental, cumprindo atentamente as indicações fornecidas pela Empresa, evitando comportamentos ilícitos ou perigosos e avisando o próprio superior sobre situações ou atividades do pessoal ou de terceiros que possam prejudicar o bom sucesso das políticas ou fornecendo sujestões para melhorar as condições de trabalho.

A Rimorchiatori Riuniti S.p.A. pede às empreiteiras e sub-empreiteiras a aplicação dos adequados padrões de segurança e proteção do meio ambiente conforme quanto disposto nas leis e nos regulamentos locais em vigor.

5.13. Participação nas entrevistas, iniciativas, eventos ou associações

A Rimorchiatori Riuniti favorece a participação nas associações, iniciativas, eventos ou encontros externos, sempre que compatíveis com a imagem, os interesses da empresa, e conforme a função e relativos poderes de representação da mesma.

Neste propósito, o management e os funcionários da Rimorchiatori Riuniti chamados a ilustrar ou fornecer ao externo opiniões, dados ou notícias que se referem à Empresa, devem controlar de ser autorizados, com referência às linhas de ação e aos conteúdos que se desejam comunicar para não prejudicar a imagem e/ou os interesses da e m p r e s a .

Em caso contrário, eles devem impedir que exprimir pareceres e/ou posições exclusivamente pessoais, possa aparecer representativo ou ser coligado à Empresa.

5.14. Divulgação da marca da empresa

A promoção da marca da Rimorchiatori Riuniti na conduta das relações externas de tipo comercial e institucional, pode se realizar tambèm através de gadgets e homenagens de módico

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 13 de 15

valor, exclusivamente se não possam ser julgados, por um observador imparcial, como finalizados para conseguir vantagens de forma imprópria ou ser interpretados como excedentes as ordinárias práticas comerciais ou de cortesia.

5.15. Uso dos bens empresariais

No respeito do valor dos acionistas, cada componente da organização de cada Empresa do Grupo Rimorchiatori Riuniti deve salvaguardar de forma responsável os bens empresariais que lhe foram atribuidos para o desenvolvimento das funções empresariais para manter no tempo a possibilidade de usá-los e a economicidade conforme as exigências dos negócios, tornando-se responsável pelas perdas, eventuais danos ou despesas injustificadas por sua culpa ou negligência, assim como pelas arbitrárias modificações por ele executadas aos objetos em questão.

5.16. Tutela da privacidade

A Rimorchiatori Riuniti garante a confidencialidade das informações em sua posse e se abstém de tratar dados pessoais e/ou reservados, salvo este tratamento seja indispensável para o cumprimento das obrigações pré-contrato o contratuais contra consciente autorização dos interessados e, em todo caso, sempre conforme as normas jurídicas vigentes, curando que os próprios funcionários e colaboradores utilizem as informações reservadas, adquiridas pela relação com a Empresa, exclusivamente por propósitos ligados à própria função e nos limites permitidos.

Exceto os casos contemplados pela lei, os dados pessoais dos funcionários não poderão ser divulgados ou comunicados a terceiros, sem prévia autorização do interessado e exclusivamente na medida autorizada por ele mesmo.

6 EXECUÇÃO DO CÓDIGO

6.1. Divulagação do Código de Ética

Cada componente da organização da Rimorchiatori Riuniti.deve, além dos principios e conteúdos do Código, conhecer os processos de referência que regulamentam as próprias funções e responsabilidades.

Os Administradores e o Management da Rimorchiatori Riuniti devem dar comunicação e divulgação dos conteúdos do Código no interno da empresa e a terceiros, com meios mais adequados, fornecer firmeza aos princípios do Código representando, com o próprio comportamento um exemplo para orientar colaboradores e funcionários a observar o Código, assim como solicitar os mesmos a formular interrogativos e sugestões sobre cada disposição.

Uma cópia deste Código de Ética está a disposição de cada funcionário da RR e das empresas do Grupo.

Analoga transmissão e formas de aceitação vêm pedidas onde possível aos consultores e colaboradores externos à Rimorchiatori Riuniti, aos fornecedores e aos outros terceiros contraentes

As previsões contidas neste Código de Ética , além de ser divulgadas à todo o pessoal,

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 14 de 15

serão objeto, em conjunto e/ou por seções específicas de aprofundamento, de autônomas e periódicas iniciativas de treinamento do pessoal.

Para qualquer esclarecimento relativo à interpretação ou aplicação das regras de comportamento contidas no Código, cada funcionário deverá consultar o próprio superior, ou um membro do Conselho de Administração ou do Organismo de Vigilância.

Em todo caso, o código de ética será levado a conhecimento de todos e poderá ser consultado no site internet da empresa: www.rimorchiatori.com

6.2. Organismo de Vigilância

O Organismo de Vigilância e Controle da Rimorchiatori Riuniti adotado conforme o disposto np D.lgs. n. 231/01 em matéria de responsabilidade das empresas por todas as empresas do grupo é formado por membros externos selecionados com caraterísticas de profissionalismo. Controla a corretta atuação do Modelo, do Código de Ética e a funcionalidade global dos sistemas de controle interno.

O Organismo de Vigilância e Controle , está encargado pela Rimorchiatori Riuniti de avaliar cada notícia de violação do Código e, em caso de violação apurada, examinar fatos e em seguida ativar os orgãos competentes para a aplicação das sanções, conforme quanto contemplado pelo Sistema disciplinar interno.

6.3. Obrigação de assinalar as violações

Todos os funcionários, colaboradores ou fornecedores devem assinalar possíveis violações e cooperar para averiguar os fatos em caso de possível violação do Código de Ética. As assinalações, que serão tratadas garantindo a confidencialidade e o anonimato da pessoa que assinala, devem ser comunicadas ao Organismo de Vigilância e Controle , ao endereço de correio eletrônico [email protected] (acesso exclusivo por parte dos membros do O.d.V.), ou a uma das seguintes pessoas:

o próprio Responsável direto

o Responsável dos Recursos Humanos

um representante do Top Management (Presidente, Administrador Delegado, Diretor Geral ou Conselheiro de Administração da empresa);

Todos os destinatários do Código de Ética são convidados a cooperar nas investigações internas relativas às violações e aos comportamentos não em linha com este Código.

Eventuais informações anônimas e por escrito poderão ser tomadas em consideração somente se contêm informações suficientes a identificar os termos da violação e a permitir à RR e às empresas do Grupo de realizar uma investigação adequada.

Se as assinalações precisarem, no respeito das normas vigentes, de um tratamento confidencial (incluído um perfil de anonimato) a RR se compromete a proteger esta confidencialidade, sem prejuízo das disposições

A empresa não permitirá nenhum tipo de retorsão por relações prestadas em boa-fé, considerado que a possibilidade de comunicar abertamente é uma condição necessária para implementar o Código de Ética.

Código De Ética da Rimorchiatori Riuniti S.p.A. e das empresas do Grupo Rimorchiatori Riuniti – Versão n. 3/2017

Página 15 de 15

6.4. Consequência das violações

As violações dos princípios e das disposições do Código por parte dos funcionários representam violação disciplinar e portanto podem ser sancionadas, em conformidade com a gravidade da ação ilícita, com consequências de lei mesmo em ordem à conservação do contrato de trabalho, independentemente do eventual processo penal ou civil por parte da autoridade judicial, conforme o disposto no Sistema disciplinar da Rimorchiatori Riuniti indicado nos modelos organizacionais e no Contrato Coletivo Nacional de Trabalho de referência.

Comportamentos de colaboradores ou parceiros, em contraste com os princípios do Código, poderão ser sancionados com a resolução do contrato, conforme as leis em vigor.

A Rimorchiatori Riuniti defende porém a mais ampla tutela dos próprios interesses, conforme a gravidade das infracções e do prejuízo sofrido.

6.5. Modificações e Atualizações Periódicas do Código

A RR, com a assistência do Organismo de Vigilância, efetua as modificações e integrações contidas neste Código de Ética para se adequar às mudanças no contexto econômico e normativo onde a RR opera, apresentando-as à atenção do Conselho de Administração para a necessária aprovação.

Cada considerável modificação será apropriadamente divulgada.

A RIMORCHIATORI RIUNITI S.P.A.

O Presidente

Dr. Giovanni Delle Piane