cinco passos para avaliação de risco

6
Cinco passos para avaliação de risco Esta não é a única maneira de fazer uma avaliação de risco, existem outros métodos que funcionam bem, especialmente para riscos mais complexos e circunstâncias. No entanto, acreditamos que este é o método mais simples para a maioria das organizações. Como avaliar os riscos em seu local de trabalho Siga os cinco passos no nosso folheto: Cinco passos para avaliação de risco. 1-Identificar os perigos 2-Decidir quem pode ser prejudicado e como 3-Avaliar os riscos e decidir sobre as precauções 4-Registre suas descobertas e faça a implementação. 5-Rever a sua avaliação e atualizar, se necessário. Não complicar o processo. Em muitas organizações, os riscos são bem conhecidos e as medidas de controle necessárias são fáceis de aplicar. Você provavelmente já sabe, se, por exemplo, você tem funcionários que movem cargas pesadas e por isso poderia prejudicar suas costas, ou onde as pessoas têm mais probabilidade de escorregar ou tropeçar. Se assim for, verifique se você tomou as devidas precauções para evitar lesões. Se você executar uma organização pequena e você está confiante você entende o que está envolvido, você pode fazer a avaliação de si mesmo. Você não precisa ser um especialista em saúde e segurança. Passo 1: Identificar os riscos Primeiro você precisa descobrir como as pessoas poderiam ser prejudicados. Quando você trabalha em um lugar todos os dias, é fácil esquecer alguns perigos, então aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a identificar os que realmente importam:

Upload: roni-martins

Post on 19-Dec-2015

222 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Cinco passos para avaliação de risco - Segurança do Trabalho

TRANSCRIPT

Page 1: Cinco Passos Para Avaliação de Risco

Cinco passos para avaliação de risco

Esta não é a única maneira de fazer uma avaliação de risco, existem outros métodos que funcionam bem, especialmente para riscos mais complexos e circunstâncias. No entanto, acreditamos que este é o método mais simples para a maioria das organizações.

Como avaliar os riscos em seu local de trabalho

Siga os cinco passos no nosso folheto: Cinco passos para avaliação de risco.

1-Identificar os perigos

2-Decidir quem pode ser prejudicado e como

3-Avaliar os riscos e decidir sobre as precauções

4-Registre suas descobertas e faça a implementação.

5-Rever a sua avaliação e atualizar, se necessário.

Não complicar o processo. Em muitas organizações, os riscos são bem conhecidos e as medidas de controle necessárias são fáceis de aplicar. Você provavelmente já sabe, se, por exemplo, você tem funcionários que movem cargas pesadas e por isso poderia prejudicar suas costas, ou onde as pessoas têm mais probabilidade de escorregar ou tropeçar. Se assim for, verifique se você tomou as devidas precauções para evitar lesões.

Se você executar uma organização pequena e você está confiante você entende o que está envolvido, você pode fazer a avaliação de si mesmo. Você não precisa ser um especialista em saúde e segurança.

Passo 1: Identificar os riscos

Primeiro você precisa descobrir como as pessoas poderiam ser prejudicados. Quando você trabalha em um lugar todos os dias, é fácil esquecer alguns perigos, então aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a identificar os que realmente importam:

Caminhe ao redor seu local de trabalho e olhar para o que poderia ser razoavelmente esperado para causar danos.

Pergunte a seus funcionários ou seus representantes, o que eles pensam. Eles podem ter notado coisas que não são imediatamente óbvios para você.

Há muito informações sobre os riscos que podem afetar o seu negócio.

Verifique as instruções do fabricante ou folhas de dados de produtos químicos e equipamentos como eles podem ser muito úteis no soletrando os perigos e colocá-los em sua verdadeira perspectiva.

Page 2: Cinco Passos Para Avaliação de Risco

Dê uma olhada para trás em seu acidente e problemas de saúde registros - estes muitas vezes ajudam a identificar os perigos menos óbvios.

Lembre-se de pensar a longo prazo os riscos para a saúde (por exemplo, níveis elevados de ruído ou exposição a substâncias nocivas), bem como riscos de segurança.

Passo 2: Decidir quem pode ser prejudicado e como

Para cada perigo que você precisa para ser claro sobre quem pode ser prejudicado, ele vai ajudar você a identificar a melhor forma de gerir o risco. Isso não significa que uma lista com nome, mas antes a grupos de identificação de pessoas (por exemplo, "as pessoas que trabalham no depósito" ou "transeuntes").

Lembre-se:

Alguns trabalhadores têm necessidades específicas, por exemplo, novos e jovens trabalhadores , os trabalhadores migrantes , novos ou mulheres grávidas e pessoas com deficiência possam estar em risco particular. Pensamento extra será necessário para alguns perigos;

Produtos de limpeza, visitantes, fornecedores, etc trabalhadores de manutenção, que podem não estar no local de trabalho o tempo todo;

Membros do público, se eles podem ser prejudicados por suas atividades;

Se você compartilhar seu local de trabalho, você terá que pensar sobre como seu trabalho afeta os outros presentes, bem como a forma como seu trabalho afeta sua equipe - falar com eles, e

Pergunte ao seu pessoal se eles podem pensar de alguém que você pode ter perdido.

Em cada caso, identificar de que forma pode ser prejudicado, ou seja, que tipo de lesão ou doença pode ocorrer. Por exemplo, 'stackers prateleira pode sofrer lesões nas costas de levantamento repetido de caixas.

Passo 3: Avaliar os riscos e decidir sobre as precauções

Tendo visto os perigos, então você tem que decidir o que fazer com eles. A lei exige que você faça tudo "razoavelmente possível" para proteger as pessoas do mal. Você pode resolver isso por si mesmo, mas a maneira mais fácil é comparar o que você está fazendo com as boas práticas.

Primeiro, olhe para o que você já está fazendo, pensar sobre o que controla você tem no lugar e como o trabalho é organizado. Em seguida, compare isso com a boa prática e ver se há mais que você deve fazer para trazer-te até o padrão. Em se perguntando isso, considere:

Page 3: Cinco Passos Para Avaliação de Risco

Posso me livrar do perigo por completo?

Se não, como posso controlar os riscos, de modo que o dano é improvável?

Ao controlar os riscos, aplicar os princípios abaixo, se possível, na seguinte ordem:

Tente uma opção menos arriscada (por exemplo, passar a usar um produto químico menos perigosos);

Impedir o acesso ao perigo (por exemplo, protegendo-os);

Organizar o trabalho para reduzir a exposição ao risco (por exemplo, colocar barreiras entre peões e tráfego);

Equipamentos questão de protecção individual (por exemplo, roupas, calçados, óculos, etc), e

Fornecer instalações de bem-estar (por exemplo, primeiros socorros e instalações para lavagem para remoção de contaminação).

Melhorar a saúde e segurança não precisa custar muito. Por exemplo, a colocação de um espelho em um canto perigoso cego para ajudar a prevenir acidentes de veículos é uma precaução de baixo custo, considerando os riscos. Deixar de tomar precauções simples pode custar-lhe muito mais, se um acidente acontecer.

Envolver a equipe, de modo que você pode ter certeza de que o que se propõe a fazer vai funcionar na prática e não introduzir quaisquer novos perigos.

Passo 4: Registre suas descobertas e implementá-las

Colocar os resultados de sua avaliação de risco em prática vai fazer a diferença quando se olha depois que as pessoas e os seus negócios.

Escrever os resultados da sua avaliação de risco, e compartilhá-los com sua equipe, incentiva você a fazer isso. Se você tem menos de cinco funcionários que você não tem que escrever nada.

“Ao escrever os seus resultados, mantê-lo simples, por exemplo ‘tropeçar lixo: caixas fornecidas, pessoal instruído, cheques de limpeza semanal “, ou" Fumo de soldagem: ventilação local utilizado e verificados regularmente ".

Nós não esperamos que uma avaliação de risco de ser perfeito, mas ele deve ser adequado e suficiente. Como ilustrado pelos nossas avaliações de risco exemplo, você precisa ser capaz de mostrar que:

Um bom check foi feito;

Você pediu que possam ser afetados;

Você lidou com todos os perigos óbvios significativas, tendo em conta o número de pessoas que poderiam estar envolvidas;

Page 4: Cinco Passos Para Avaliação de Risco

As precauções são razoáveis, e o risco remanescente é baixa, e

Você está envolvido o seu pessoal ou os seus representantes no processo.

Faça o download do Modelo de Avaliação de Risco e Política . Este modelo reúne o risco da política de saúde, avaliação e segurança e registro de acordos de saúde e segurança em um único documento para ajudar você a começar e poupar tempo. Se você já tem uma política de saúde e segurança, você pode optar por simplesmente completar a parte de avaliação do risco de o modelo. Use as avaliações de risco exemplo como um guia para completar o modelo, adaptando-o para o seu próprio local de trabalho.

Se, como muitas empresas, você acha que há um monte de melhorias que você pode fazer, grandes e pequenos, não tente fazer tudo de uma vez. Faça um plano de ação para lidar com as coisas mais importantes primeiro. Inspetores de segurança e saúde reconhecer os esforços de empresas que estão claramente tentando fazer melhorias.

Um bom plano de ação, muitas vezes inclui uma mistura de coisas diferentes, tais como:

Algumas melhorias baratos ou fácil que pode ser feito rapidamente, talvez como uma solução temporária até que controles mais confiáveis estão no local;

Soluções de longo prazo para os riscos mais prováveis de causar acidentes ou problemas de saúde;

Soluções de longo prazo para os riscos com as piores consequências possíveis;

Arranjos para treinamento de funcionários sobre os principais riscos que permanecem e como eles devem ser controlados;

Controles regulares, para se certificar de que as medidas de controlo permanecer no local, e

Responsabilidades claras - que levará em que ação e quando.

Lembre-se, priorizar e resolver as coisas mais importantes primeiro. Como você completar cada ação, selecione-o fora de seu plano.

Passo 5: Revise sua avaliação de risco e atualizar, se necessário

Poucos locais de trabalho continuam as mesmas. Mais cedo ou mais tarde, você vai trazer em novos equipamentos, substâncias e procedimentos que poderiam levar a novos perigos. Faz sentido, portanto, rever o que você está fazendo em uma base contínua.

Page 5: Cinco Passos Para Avaliação de Risco

Olhe para a sua avaliação de risco e pensar sobre se houve alguma mudança? Existem melhorias que ainda precisam de fazer? Tenha os seus trabalhadores avistou um problema? Você aprendeu alguma coisa de acidentes ou quase? Certifique-se de sua avaliação de risco permanece até à data.

Quando você estiver executando um negócio, é muito fácil esquecer rever a sua avaliação de risco - até que algo deu errado e que seja tarde demais. Durante o ano, se não houver uma mudança significativa, não espere: verifique sua avaliação de risco e, se necessário, alterá-lo. Se possível, o melhor é pensar sobre a avaliação de risco quando você está planejando sua mudança - de que maneira você deixa mais flexibilidade.