ciências humanas

3
As ciências humanas ou humanidades são conhecimentos criteriosamente organizados da produção criativa humana, estudada por disciplinas como filosofia , cinema , dança , ciência da religião , antropologia cultural , história , direito , arqueologia , teoria da arte , teoria musical , design , literatura ,letras , filologia , entre outras. O ponto comum entre essas ciências é o objetivo de desvendar as complexidades da sociedade humana, do aparelho psíquico e de suas criações. Englobam, portanto, o pensamento e a produção de conhecimento sobre a condição humana a partir de discursos específicos. Embora do ponto de vista técnico, todo e qualquer conhecimento produzido pela humanidade seja uma “ciência humana”, a expressão Ciências Humanas em si refere-se somente àquelas ciências que tem o ser humano como seu objeto de estudo ou o seu foco, em outras palavras, as ciências humanas consistem nas profissões e carreiras que tratam primariamente dos aspectos humanos. Basicamente são apoiadas na filosofia (tentativa de compreensão do homem e da sua sociedade), estética (artes em geral, relacionadas ao entretenimento ou a cultura) e comunicação (questão da informação, questão da política e questão da linguística). As ciências humanas, devido as suas bases, assim como a condição humana em si, tem um caráter múltiplo: ao mesmo tempo em que engloba características teóricas em ramos tais como linguística, gramática e filosofia, engloba características práticas através do jornalismo, comunicação social e direito e também engloba características subjetivas, quando entra no ramo da arte. Geralmente definida como uma ciência “não exata” e de grande margem subjetiva, as ciências humanas são também muito profundas, complexas e de grande importância na sociedade, afinal sem matemática e engenharia não se pode sobreviver, mas sem arte e sem compreensão do mundo, não se pode viver. As ciências humanas distinguem-se das Ciências Sociais disciplinas que tratam dos aspectos do homem, como indivíduo e como ser social; Entretanto, em algumas disciplinas, essa distinção é menos acentuada, sobrepondo ambas abordagens, como ocorre com a antropologia, história, ciência política, linguística, psicologia, pedagogia, marketing e o direito. A antropologia cultural, é uma das quatro áreas da antropologia geral (four-field- approach), junto com a antropologia física (também conhecida como antropologia biológica), a arqueologia e a linguística.

Upload: samuel-castro

Post on 03-Sep-2015

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Viver em sociedade exige de primeiro ser sociável, cabe ao homem estabelecer em si mesmo a capacidade de interagir de forma certa e direcionada para limites seus e dos outros. Está certo de que na coletividade existe vários pensamentos, deste que devem ser os melhores para todos em vida plena e pacífica.

TRANSCRIPT

Ascincias humanasouhumanidadesso conhecimentos criteriosamente organizados da produo criativa humana, estudada por disciplinas comofilosofia,cinema,dana,cincia da religio,antropologia cultural,histria,direito,arqueologia,teoria da arte,teoria musical,design,literatura,letras,filologia, entre outras. O ponto comum entre essas cincias o objetivo de desvendar as complexidades dasociedadehumana, doaparelho psquicoe de suas criaes. Englobam, portanto, o pensamento e a produo de conhecimento sobre a condio humana a partir de discursos especficos.

Embora do ponto de vista tcnico, todo e qualquer conhecimento produzido pela humanidade seja uma cincia humana, a expresso Cincias Humanas em si refere-se somente quelas cincias que tem o ser humano como seu objeto de estudo ou o seu foco, em outras palavras, as cincias humanas consistem nas profisses e carreiras que tratam primariamente dos aspectos humanos.

Basicamente so apoiadas nafilosofia(tentativa de compreenso do homem e da sua sociedade),esttica(artes em geral, relacionadas ao entretenimento ou a cultura) ecomunicao(questo da informao, questo da poltica e questo da lingustica).

As cincias humanas, devido as suas bases, assim como a condio humana em si, tem um carter mltiplo: ao mesmo tempo em que engloba caractersticas tericas em ramos tais como lingustica, gramtica e filosofia, engloba caractersticas prticas atravs do jornalismo, comunicao social e direito e tambm engloba caractersticas subjetivas, quando entra no ramo da arte.

Geralmente definida como uma cincia no exata e de grande margem subjetiva, as cincias humanas so tambm muito profundas, complexas e de grande importncia na sociedade, afinal sem matemtica e engenharia no se pode sobreviver, mas sem arte e sem compreenso do mundo, no se pode viver.

As cincias humanas distinguem-se dasCincias Sociaisdisciplinas que tratam dos aspectos do homem, como indivduo e como ser social; Entretanto, em algumas disciplinas, essa distino menos acentuada, sobrepondo ambas abordagens, como ocorre com a antropologia, histria, cincia poltica, lingustica, psicologia, pedagogia, marketing e o direito.

Aantropologia cultural, uma das quatro reas daantropologiageral (four-field-approach), junto com a antropologia fsica (tambm conhecida como antropologia biolgica), a arqueologia e a lingustica.

A antropologia cultural diferente da antropologia social, diferindo principalmente na perspectiva.

Tem por objetivo oestudodohomeme dassociedadeshumanas na sua vertentecultural. Arepresentao, pelapalavraou pelaimagem, uma das suas questes centrais. Assim, o estudo danaturezano sentido daquela moes internas e peculiares da intimidade da pessoa humana bem como dosignonacomunicaohumana, tornou-se preocupao maior. O signo (verFerdinand de Saussure), emlinguagemhumana e, em representao iconogrfica, ocone(verCharles Sanders Peirce) , so pontos de partida para o desenvolvimento dasdisciplinasdaantropologia oralou daantropologia visual.

A criao desta disciplina reflete em parte uma reao contra a noo antiga de oposio entre "cultura" e "natureza", segundo a qual alguns humanos vivem num "estado natural" (de puranatureza). Antroplogos argumentam que a cultura "natureza humana" e que todas as pessoas tm a capacidade de classificar experincias, codificar classificaes simbolicamente e transmitir tais abstraes. Desde que a cultura seja aprendida com pessoas vivendo em diferentes lugares, encontra-se diferentes culturas de acordo com a regio geogrfica.

O conceito de antropologia cultural relaciona-se com:

Cincia Social - prope conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.

Cincia Humana - volta-se especificamente para o homem como um todo: sua histria, suas crenas, usos e costumes, filosofia, linguagem,caractersticas psicolgicas,valores ticosetc.

Ver:Lista de antroplogos

Ligaes externas[editar|editar cdigo-fonte]

The Moving Anthropology Student Network/Moving Anthropology Social Network (MASN)is the largest international network of anthropology students and young academics, connecting people from all over the world

Antropologia.com.br

Cultural Anthropology Tutorials, curso do professor Dennis O'Neil (Palomar College), preparado para a web (em ingls)

LAS-Laboratrio de Antropologia Social - UFSC

Antropologia Cultural - Instituto Grupo Veritas de Pesquisa em Histria e Antropologia

Ronald Daus: o "fundamento europeu" dasmegacidadesecidades globaisextra-europeias