centro cultural integrado · o terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o...

25
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ALUNO: THIAGO CATALDO MATOS ORIENTADOR: BERNARDO DATA: 28/10/2011 CENTRO CULTURAL INTEGRADO

Upload: others

Post on 30-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O A U G U S T O M O T T A

T R A B A L H O D E C O N C L U S Ã O D E C U R S O

A L U N O : T H I A G O C A T A L D O M A T O S

O R I E N T A D O R : B E R N A R D O

D A T A : 2 8 / 1 0 / 2 0 1 1

CENTRO CULTURAL INTEGRADO

Page 2: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

TEMA

CENTRO CULTURAL INTEGRADO

TEMA

A criação de um centro cultural integrado com escola visando abranger aspectos sociais, culturaise de lazer, na Ilha do Governador.

Iremos promover eventos, shows, oficinas, espetáculos de dança, teatro e cinema com preçosacessíveis à população. E para isso teremos salão para shows e eventos de pequeno porte;área externa para eventos e oficinas ao ar livre; salas de cinema e teatro, podendo tambémabrigar espetáculos de dança; contaremos também com uma área destinada a exposições eoutras para feiras e venda de artigos artesanais.

JUSTIFICATIVA

É de extrema importância as principais cidades de um país investirem na divulgação, nodesenvolvimento e na preservação da cultura.

Em breve, o país receberá dois dos maiores eventos do planeta, as Olimpíadas e a Copa doMundo, isto aquecerá o turismo em nossas principais cidades que devem estar preparadaspara hospedar e proporcionar lazer para o público.

O aeroporto internacional do Rio de Janeiro, localizado na Ilha do Governador, é uma dasgrandes portas de entrada e saída do país. Ela possui cinemas, teatros e centros culturais,porém a ilha é considerada pelos cariocas deficiente em seus atrativos e não está incluídanos pontos turísticos da cidade. Quem embarca e desembarca no aeroporto do Galeão sedireciona à Ilha apenas de passagem.

Aeroporto Internacional

JUSTIFICATIVA

DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO DA

CULTURA

EVENTOS MUNDIAIS

PONTO TURÍSTICO

COMPLEMENTAR EQUIPAMENTOS

CULTURAIS EXISTENTES

Page 3: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

O TERRENO

ESTRADA DO GALEÃO Nº 2920 – PORTUGUESA

PROXIMIDADE COM A PRINCIPAL VIA DA ILHA

DO GOVERNADOR

PROXIMIDADE COM ESTACIONAMENTO PÚBLICO E OUTRO

PRIVADO

PASSARELA COM RAMPA PARA PORTADORES DE

NECESSIDADES ESPECIAIS

O TERRENO

O endereço do terreno escolhido para o desenvolvimento do projeto é Estrada do Galeão nº 2920– Portuguesa – Rio de Janeiro – XX R.A. (Ilha do Governador).

O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso doempreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam pela Estrada doGaleão para entrar e sair da Ilha, existindo somente uma saída alternativa, a estrada dasCanárias, mas é considerada perigosa pela quantidade de assaltos e roubos de carro.

Existem dois estacionamentos próximos ao terreno. Uma passarela de estrutura metálicaconstruída na última reforma urbanística realizada nessa região administrativa, o RioCidade, a qual criou dois obeliscos para marcar o início e o final da intervenção. Um destesencontra-se na diagonal do terreno praticamente em frente a este.

Nº 2920

Passarela

Obelisco

Estacionamento

Page 4: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

LEGISLAÇÃO

USO

CINEMA / TEATRO:

-ADEQUADO EM CB3

-ADEQUADO, COM RESTRIÇÃO, EM ZR3

ENSINO:

-ADEQUADO EM CB

-TOLERADO EM ZR3

MUSEU / GALERIA DE ARTE:

-ADEQUADO EM CB3

LEGISLAÇÃO

ZONA: ZR3 com CB3 até os 33 primeiros metros a partir da testada do lote.

TAXA DE OCUPAÇÃO: 50%

ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DO TERRENO: 1,5

NÚMERO DE PAVIMENTOS: Máximo de 03 pavimentos + pilotis

AFASTAMENTO FRONTAL: 3m

AFASTAMENTO LATERAL: 2,5m

Nº DE VAGAS:

Cinema/Teatro – 1 vaga / 80 m²

Clube social / Recreativo – 1 vaga / 100 m²

Edificação de Ensino – 2 vagas / 1 sala de aula

Nº DE BANHEIROS: 1 / 80 m²

ÁREA DO TERRENO: 6.616,83 m²

ÁREA TOTAL EDIFICADA PERMITIDA: 9.925,25 m²

ÁREA DE OCUPAÇÃO MÁXIMA: 3.308,41 m²

Page 5: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

REFERÊNCIA PROJETUAL

MUSEU NAM JUNE PAIK –COREIA DO SUL (2003)

A CIDADE CONTEMPORÂNEA –MARIO BISELLI MUSEU NAM JUNE PAIK

“O partido arquitetônico doi conduzido por„um desejo quase irresistível de sobreporo vale através de uma ponte‟. Assim, elescriaram uma proposta definida sobretudopor um edifício-ponte com duasextremidades apoiadas noterreno.”

“A estrutura principal é formada por duasvigas-treliças de nove metros de altura.”

“Corroborando com o partido, a equipe buscoucriar conexões através de percursos quetranspassam o museu, ligando-o aoparque e às construções vizinhas,existentes ou não, e também destinadas afins culturais.

“Seis metros abaixo da caixa flutuante fica aesplanada de acesso, que também poderiaser utilizada para expor esculturas ao arlivre.”

A CIDADE CONTEMPORÂNEA

“O modelo rodoviarista adotado desde meadosdo século 20 e as medidas insufucientesde monitoramento e correção de rumodas diversas gestões municipaisresultaram em gravíssimos problemas demobilidade urbana e na quase totalextinção do espaço público comoconsequência da quantidade deautomóveis e da mercantilizaçãoexacerbada de cada centímetro quadradodisponível.”

“O prédio proposto, no entanto, não roubaespaço, pois se desenha como uma portapara a praça. Tudo somado, o novoconjunto praça edifíciocultural não sóreconfigura o existente, como lheacrescenta valor e significado pela adiçãode programas de interesse público.”

Page 6: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

REFERÊNCIA PROJETUAL

CASA T.R.D. – SÃO PAULO (2008)

FAU – VILANOVA ARTIGASCASA T.R.D.

“O extenso programa foi dividido em trêsníveis e dois volumes, que ecoam ageometria irregular do lote. Junto à ruafica o bloco protagonista, definido não sópela proximidade da via, mas tambémpelos elementos construtivos e por sesobrepor ao coadjuvante. O fato de ter opiso inferior ocupado pela garagem lheconfere leveza. Nesre trecho, é apoiadoem um único pilar, solução possívelgraças à adoção de estrutura em concretoprotendido. Internamente, além do pé-direito duplo, um dos destaques é aescada helicoidal, solicitada pelo cliente.

À primeira vista, a angulação parece guardarparalelismo com a rua; contudo, suasituação foi definida a partir do ângulo de30 graus em relação ao outro volume, queé paralelo com a divisa oeste.”

FAU ARTIGAS

“O foco é mais preciso: a FAU de Artigas éuma solução que fala de uma forma de aarquitetura cuidar do urbano e do sentidopúblico do espaço. É possível sintetizá-laem uma cobertura que constrói o„território‟ da arquitetura na cidade, queprotege sem subtrair a luz do sol, querealiza grandeza do espaço,independentemente das suas dimensões,na medida em que estabelece um centrocontíguo a tudo, onipresente, tanto noplano horizontal, como no plano vertical.Praça, rua, salão são nomes comumenteutilizados para definir a continuidadeespacial promovida por esse centro deatenções, palco para manifestaçõesdiversas na escala coletiva, sempreaberto, sempre espaço de surpresa: olugar onde o dentro é maior que o fora.”

Page 7: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

REFERÊNCIA PROJETUAL

SESC – GUARULHOS (1996)

PALÁCIO CAPANEMA (1947)

SESC GUARULHOS

“O edifício abriga diversasatividades ligadas aoensino, fornecendotambém infra-estruturapara a prática de esportese convenções envolvendoa comunidade coreana deSão Paulo.”

PALÁCIO CAPANEMA

“A implantação acontece de forma a criar noterreno uma praça pública , o que permite apassagem desimpedida de pedestres sob oprédio.”

“O projeto procura seguir de modo bastante fiel asrecomendações de Le Corbusier para o queele considerava uma nova arquitetura: seubloco principal está suspenso sob pilotis,possui estruturas portantes livre das paredese divisórias internas, e está vedado porcortinas de vidro. Foi um dos primeirosedifícios a fazer uso do recurso do brise-soleil(quebra-sol) a fim de evitar sua incidênciadireta na fachada norte.

Page 8: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

REFERÊNCIA PROJETUAL

CCBB – RIO DE JANEIRO (1989)

INSTITUTO TOMIE OHTAKE (2001)

INSTITUTO TOMIE OHTAKE

“O instituto Tomie Ohtake, inaugurado em novembro de2001, está instalado em um complexo empresarial comdois prédios de escritórios, um centro de convenções,interligados por um grande hall, com restaurante,livraria e loja de objetos. O avançado empreendimento,construído pelo Grupo Aché com recursos integralmenteprivados, reflete uma concepção contemporânea dacidade, onde cultura trabalho e lazer estão integrados.”

CCBB

“Inaugurado em 12 de outubro de 1989, transformou-se empólo multimídia e fórum de debates. Com 17 mil metrosquadrados, o CCBB RJ integra muitos espaços num só,onde a arte está permanentemente em cartaz.”

Page 9: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

FLUXOGRAMA

CROQUIS

(1º pavimento)

Page 10: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

FLUXOGRAMA

CROQUIS

(2º pavimento)

Page 11: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

FLUXOGRAMA

CROQUIS

(3º pavimento)

Page 12: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

EVOLUÇÃO

FORMA

1-

2-

3-

Page 13: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

O PROJETO

PERSPECTIVA

FACHADA FRONTAL

Page 14: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

O PROJETO

PERSPECTIVA

FACHADA FUNDOS

Page 15: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

PERSPECTIVAS

LATERAL ESQUERDA E DIREITA

O PROJETO

Page 16: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

IMPLANTAÇÃO

O PROJETO

Page 17: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

TÉRREO / 1º PAVIMENTO

O PROJETO

Page 18: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

JIRAU – 1º PAVIMENTO

O PROJETO

Page 19: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

2º PAVIMENTO

O PROJETO

Page 20: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

O PROJETO

JIRAU – 2º PAVIMENTO

Page 21: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

3º PAVIMENTO

O PROJETO

Page 22: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

JIRAU – 3º PAVIMENTO

O PROJETO

Page 23: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

ÁREA TÉCNICA

O PROJETO

Page 24: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

O PROJETO

CORTES ESQUEMÁTICOS

Page 25: CENTRO CULTURAL INTEGRADO · O terreno escolhido é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso do empreendimento. Todos os carros de passeio e transportes públicos passam

ESQUEMA RAMPA

REFERÊNCIA

FENESTRAÇÕES DA CAPELA DE NOTRE-

DAME-DU-HAUT

TÉRREO / 1º PAVIMENTO

2º PAVIMENTO

3º PAVIMENTO