cenário empresarial

4
Empresarial Cenário MAIO 2012, GOIÂNIA, GOIÁS #02 ANO 2 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DO ESTADO DE GOIÁS www.acieg.com.br @acieg facebook/aciegonline Editorial VALORIZANDO A HISTÓRIA A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) é um pa- trimônio do empresariado goiano. Nasceu e se formou juntamente com a cidade de Goiâ- nia e, por isso, conhece a fundo detalhes da evolução e a força do setor produtivo na ca- pital, assim como é porta-voz junto ao setor público em todo Estado. Valorizar o passado, trabalhar o presente e planejar o futuro é uma característica da Acieg, que em suas ações reivindicatórias ou de serviços sempre coloca à frente os inte- resses do setor produtivo, para honrar o tí- tulo-slogan que recebeu de seus filiados: Acieg, indispensável ao empresário goiano. Este ano, a entidade comemora 75 anos de defesa incondicional do empresário goiano. Em momento muito especial para a 42ª Di- retoria da Acieg, que, neste mês de maio, rea- liza homenagem a dez empresários goianos, destaques nesta trajetória de expansão da economia. Solenidade será no dia 10. Já no dia seguinte (11), será realizado show de 75 anos da entidade, com o cantor Zeca Pagodi- nho e a presença de líderes empresarias, po- líticos, entidades co-irmãs, diretores, colaboradores e associados. No site da enti- dade, confira a programação de comemora- ção desta relevante data do setor empresarial do Estado: www.acieg.com.br. UM ANO DE TRABALHO A 42 ª Diretoria da Acieg com- pleta seu primeiro ciclo de 12 meses, com ações reais que bene- ficiam todo empresariado goiano. Confira um resumo do que foi rea- lizado neste período. Acieg defende fim da substituiçao tributária Apoio ao lançamento da Rede de Comunicação Métropole News Acieg lança novo site e ganha destaque nas redes sociais Palestras com Philip Kotler, via HSM, e Ben Self A 42ª Diretoria comemora com seus associados 75 anos da Acieg Acieg firma parceria com OAB e adere à Ficha Limpa Central do Empresário é estruturada na Acieg Em Goiânia serão instalados 350 Pontos de Entrega Voluntária Lei já foi encaminhada para a Assembleia Legislativa COMUNICAÇÃO NOVO SITE NOMES INTERNACIONAIS 75 ANOS DA ACIEG SEM BUROCRACIA FICHA LIMPA MEIO AMBIENTE CÓDIGO DO CONTRIBUINTE IMPOSTOS Cenário impresso 002-4_Layout 1 30/04/2012 17:47 Page 1

Upload: acieg

Post on 22-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

2ª Edição do Cenário Empresarial.

TRANSCRIPT

Page 1: Cenário Empresarial

EmpresarialCenário

MAIO 2012, GOIÂNIA, GOIÁS #02 ANO 2ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DO ESTADO DE GOIÁS

www.acieg.com.br @acieg facebook/aciegonline

Editorial

VALORIZANDO A HISTÓRIAA Associação Comercial, Industrial e de

Serviços do Estado de Goiás (Acieg) é um pa-trimônio do empresariado goiano. Nasceu ese formou juntamente com a cidade de Goiâ-nia e, por isso, conhece a fundo detalhes daevolução e a força do setor produtivo na ca-pital, assim como é porta-voz junto ao setorpúblico em todo Estado.

Valorizar o passado, trabalhar o presentee planejar o futuro é uma característica daAcieg, que em suas ações reivindicatórias oude serviços sempre coloca à frente os inte-resses do setor produtivo, para honrar o tí-tulo-slogan que recebeu de seus filiados:Acieg, indispensável ao empresário goiano.

Este ano, a entidade comemora 75 anos dedefesa incondicional do empresário goiano.Em momento muito especial para a 42ª Di-retoria da Acieg, que, neste mês de maio, rea-liza homenagem a dez empresários goianos,destaques nesta trajetória de expansão daeconomia. Solenidade será no dia 10. Já nodia seguinte (11), será realizado show de 75anos da entidade, com o cantor Zeca Pagodi-nho e a presença de líderes empresarias, po-líticos, entidades co-irmãs, diretores,colaboradores e associados. No site da enti-dade, confira a programação de comemora-ção desta relevante data do setor empresarialdo Estado: www.acieg.com.br.

UM ANO DE TRABALHOA 42ª Diretoria da Acieg com-

pleta seu primeiro ciclo de 12meses, com ações reais que bene-

ficiam todo empresariado goiano.Confira um resumo do que foi rea-lizado neste período.

Acieg defende fim da substituiçao tributária

Apoio ao lançamento da Rede de Comunicação Métropole News

Acieg lança novo site e ganha destaque nas redes sociais

Palestras com Philip Kotler, via HSM, e Ben Self

A 42ª Diretoria comemora com seus associados 75 anos da Acieg

Acieg firma parceria com OAB e adere à Ficha Limpa

Central do Empresário é estruturada na Acieg

Em Goiânia serão instalados 350 Pontos de Entrega Voluntária

Lei já foi encaminhada para a Assembleia Legislativa

COMUNICAÇÃO

NOVO SITE

NOMES INTERNACIONAIS

75 ANOS DA ACIEG

SEM BUROCRACIA

FICHA LIMPA

MEIO AMBIENTE

CÓDIGO DO CONTRIBUINTE

IMPOSTOS

Cenário impresso 002-4_Layout 1 30/04/2012 17:47 Page 1

Page 2: Cenário Empresarial

TRIBUTOSVitória histórica alcançada pela

Acieg no início da gestão, com a der-rubada das restrições da Secretariada Fazenda do Distrito Federal(Sefaz-DF) na Justiça que beneficioumais de 5 mil associados. A associa-ção reafirma o compromisso de lutapelo fim da substituição tributáriapara garantir que as micro e peque-nas empresas goianas mantenham oICMS do Simples ao invés dos 17%imposto pelo governo. Acieg nego-ciou alíquota de 13% para autopeças.

CÓDIGO DO CONTRIBUINTE

A Acieg e a Ordem dos Advoga-dos do Brasil (OAB-GO) trabalha-ram em conjunto na elaboração doCódigo do Contribuinte em Goiás.

O projeto debatido com o de-putado Fábio Sousa foi entreguepara apreciação na Assembleia Le-gislativa.

Para Acieg, é preciso estabele-cer código que defina os direitos edeveres do contribuinte com rela-ção aos impostos.

RIO +20A Associação Comercial e a

Agência Municipal do Meio Am-biente (Amma) realizaram eventopara discutir os principais temasque serão apresentados na Confe-rência das Nações Unidas Rio + 20em junho deste ano. A coordena-dora do Programa das Nações Uni-das, para o Meio Ambiente(Pnuma), Denise Hamú, falousobre a importância das empresasbuscarem o desenvolvimento sus-tentável.

42º Diretoria: 1 ano

A gestão da 42ª Diretoria da Acieg, há mais deum ano à frente da associação, não tem medidoesforços para defender as empresas goianas. Di-versas propostas foram concretizadas e outraselaboradas pela Acieg visando defender os ideaisdos empresários. Confira a seguir, o levanta-mento das principais ações realizadas durante oprimeiro ano de trabalho.

ACIEG - 42ª DIRETORIA

2 | Cenário Empresarial | Maio de 2012

ACIEG INTERNACIONAL

Em 2011, a missão oficial es-panhola representada pela As-sociação Empresarial daEspanha (AESMIDE), esteve naAcieg reunida com autoridadesdo setor empresarial.

No ano de 2012, a Acieg rece-beu a visita do embaixador daAlemanha no Brasil, WilfriedGrolig (foto), com o objetivo deabrir as portas para os negóciosentre o país europeu e o Estado.

A comissão de empresáriosportugueses da Associação Em-presarial da região de Santarémem Portugal (Nersant) esteve nomês de abril na Acieg para umarodada de negócios.

Em maio, a missão de em-presários holandeses, compostapelo Grupo Rotterdam ClaimsPrevention & Recovery Bureau,vem a Acieg para debater parce-rias sustentáveis.

Cenário impresso 002-4_Layout 1 30/04/2012 17:47 Page 2

Page 3: Cenário Empresarial

ACIEG - 42ª DIRETORIA

Cenário Empresarial | Maio de 2012 | 3

SITE E REDES SOCIAISO novo site da Acieg, no ar desde fevereiro

deste ano, está inteirado das novidades que en-volvem o mundo empresarial. Os conteúdos in-cluem notícias atualizadas diariamente sobreassuntos de Goiás, do Brasil e de grandes reper-cussões econômicas mundiais. A Acieg tambémparticipa ativamente das redes sociais, comcontéudo informativo. O número de acessos à pá-gina da Acieg no Facebook triplicou e, no Twit-ter, a Acieg dobrou o número de seguidores. Apresidente, Helenir Queiroz, está sempre dispo-nível para atender aos associados e seguidoresengajados nas causas defendidas pela associação.

COMUNICAçãOAcieg apoiou lançamento do canal Metrópole

News (canal 13 da NET) e a rádio Metrópole FM,da Associação de Empresas Pró-Desenvolvi-mento Econômico. Os novos canais integram aRede Metrópole de Comunicação e apresentarãoconteúdos de interesse do setor empresarial.

ACIEG NA CEBITA Presidente da Acieg, Helenir Queiroz, inte-

grou comitiva de empresários que participaramda CeBIT, a mais importante feira de Tecnologiada Informação no mundo, realizada em Hanno-ver , na Alemanha. Durante a viagem, a comitivatambém conheceu importantes parques tecnoló-gicos da Espanha e de Portugal.

PALESTRAS INTERNACIONAISOs empresários goianos tiveram a oportuni-

dade de acompanhar, na Acieg, palestra exclusivade Philip Kotler , sobre o novo papel do marketingem uma economia conectada por redes, transmi-tida vídeo conferência. Também esteve na sededa Acieg, o estrategista da campanha digital dopresidente dos Estados Unidos Barack Obama,Ben Self e o doutor em Comunicação pela USP,Celso Matsuda.

MEIO AMBIENTEAcieg firmou parceria com a Agência Mu-

nicipal do Meio Ambiente (Amma), a Com-panhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)e a Prefeitura de Goiânia para instalação de350 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dematerial reciclável na capital.

FICHA LIMPAA Acieg aderiu à proposta da Campanha Ficha Limpa, pro-

movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Apresidente da Acieg, Helenir Queiroz, se comprometeu a in-centivar os associados e o setor empresarial em geral, a par-ticiparem da campanha, que visa proibir quem já teve algumtipo de condenação na Justiça de assumir cargos comissio-nados no poder público.

As obras para a construção da Central do Empresário jáestão em andamento na Acieg. A agência será equipada paraatender especificamente empresários. O objetivo dessa uni-dade será concentrar, em um mesmo local, serviços da Acieg,Junta Comercial, Agência de Fomento, Sebrae Goiás, e deoutros órgãos que facilitem processos de pessoas jurídicas.

Entre os serviços que serão oferecidos, está o Projeto Edi-ficação Segura do Corpo de Bombeiros. O objetivo dessa ini-ciativa é desburocratizar o processo de vistoria das empresascom menos de 150 m² de construção, e que não utilizem ma-teriais de alto risco.

CENTRAL DO EMPRESÁRIO

Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, palestrou por

meio de vídeo conferência para empresários goianos.

Cenário impresso 002-4_Layout 1 30/04/2012 17:48 Page 3

Page 4: Cenário Empresarial

ACIEG - 42ª DIRETORIA

As cidades brasileirasestão povoadas delojas e pequenos co-mércios, em que mi-lhões de brasileirostiram o seu honrado

sustento. Gente honesta e traba-lhadora que acorda cedo e dormetarde na luta para manter vivo seuganha-pão.

Incentivar os pequenos negó-cios é um dever de Estado. A longoprazo se reduz a dependência debenefícios sociais como Bolsa Fa-mília e seguro desemprego.

Isso é ensinar a pescar. Mas o Brasil, por meio do CON-

FAZ achou um caminho para fazê-las pagar 17% de ICMS. E pior:antecipadamente. Quem dita a mar-gem de lucro do negócio é o governo,que estabelece margens de 40% a80% a seu critério. E não é tudo: elasterão que pagar ICMS sobre seu es-toque antes de vender, drenando opouco dinheiro de giro.

Essa maldade tem o pomposonome de Substituição Tributária. Édefendida sob a alegação de redu-zir a sonegação, mas também au-menta em dez vezes a alíquota doICMS das microempresas. EmGoiás já foram afetados autopeças,

bebidas quentes, ração animal emateriais de construção.

Em seguida outros dez segmen-tos serão penalizados, incluindo ves-tuário. Esta pode ser a pá de calnuma luta já desigual com os com-petitivos chineses e os informais.

O ICMS sobre energia elétrica,combustíveis e comunicação repre-senta 50% da arrecadação. Cigarros,bebidas, veículos, eletroeletrônicos,eletrodomésticos, pneus e autopeçasrepresentam outros 25%; sobram25% para todos os outros produtos.

Ou seja, o sacrifício das peque-nas empresas não é significativopara a arrecadação.

Em Goiás a visão da Sefaz é queessa preocupação é excessiva, poiso mercado se ajusta, imposto écusto e custo se repassa no preçofinal. Sim, o mercado se ajusta.Mas a que preço?

O mais provável é a morte dasmilhares de lojinhas espalhadas peloEstado, que terão de pagar o mesmoimposto das grandes empresas semter a mesma condição de competir.

Sem poder de fogo para comprargrandes volumes, aproveitar crédi-tos fiscais, obter redução de impos-tos por meio de Tare´s ou incentivosdo Produzir, elas vão simplesmente

fechar as portas. Uma morte lenta etriste, sem testemunhas.

Precisamos das grandes empre-sas. Geram empregos, trazem com-petitividade e inovação e são asâncoras da economia de qualquerpaís. Mas também precisamos dospequenos comerciantes, que garan-tem o sustento e o emprego da me-tade da população ativa em Goiás.

Há um ano temos lutado cotidia-namente para defender as microem-presas de terem os benefícios doSimples neutralizados pelo abusivoaumento de ICMS.

Ainda há uma luz no fim do túnelacesa pelo governador Marconi Pe-rillo em reunião com os empresá-rios, quando foi prometido diálogosobre o tema.

Mas esta luzinha fica cada diamais fraca diante da determinaçãoda SEFAZ de não poupar ninguém eignorar um fato que o mundo todoconhece: que o crescimento de nossaeconomia e do mercado internopassa pelas microempresas, as gran-des empregadoras do País.

HELENIR QUEIROZEmpresária e presidente da 42ª

Diretoria da Acieg

O sacrifício

do comerciante

- Debates sobre redução de Carga Tributária;- Participação do Fórum de Presidentes, coma Acieg Jovem;- Palestra com presidente da Suzuki na Acieg;- Visita ao Congresso para debater Nova Leipara MPEs;- Reformulação do site e da revista Gestão;- Feira Mac & Tools;- Seminário de Exportação Posto Rotterdam;

- Dezenas de cursos empresariais;- Artigos em defesa do setor empresarial;- Constantes inserções na imprensa;- Instalação de sistema de fibra óptica no au-ditório da Acieg;- Manifestação contrária à redução do horáriode atendimento do Tribunal de Justiça;- Vários debates e ações sobre segurança pú-blica em Goiás;- Encaminhamento de demandas da Direto-ria e de associados nas secretarias munici-

pais e estaduais;- Ação contra mudança do horário de verãoem Goiânia;- Programas e treinamentos de incentivo àinovação;- Estímulo à utilização de tecnologias para oaumento de produtividade das empresas;- Melhoria do ambiente das micro e peque-nas empresas;- Participação em debates e reuniões em proldo desenvolvimento sustentável.

MAIS AÇÕES

Cenário impresso 002-4_Layout 1 30/04/2012 17:48 Page 4