cÓdigo de conduta - fapex · 2018. 5. 7. · 11 cÓdigo de conduta - fundaÇÃo de apoio À...

40
2018 - V.2.0 CÓDIGO DE CONDUTA

Upload: others

Post on 03-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 2018 - V.2.0CÓDIGO DE CONDUTA

  • CÓDIGO DE CONDUTA2018 - V.2.0

  • Ficha Catalográfica

    Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão.

    Código de Conduta / Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão; [coordenação Antônio Fernando de Souza Queiroz; Rosalba Silva Oliveira; Vania Oliveira Reis]. - Salvador: FAPEX, 2018.

    40 p. : Il.

    1. Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão - Códigos. 2. Universidades e faculdades. I. Queiroz, Antônio Fernando de Souza; Oliveira, Rosalba Silva; Reis, Vania Oliveira. II. FAPEX: Código de Conduta 2018. III. Título.

    CDD - 658

  • Sumário

    MENSAGEM DA DIRETORIA 6

    INTRODUÇÃO 8

    POR QUE UM CÓDIGO DE CONDUTA? 10

    RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO 14

    RELACIONAMENTO COM OS COORDENADORES 24

    RELACIONAMENTO COM O PODER PÚBLICO 26

    RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES 28

    QUESTÕES DE INTERESSE GERAL 30

    CUMPRIMENTOS E VIOLAÇÕES DO CÓDIGO DE CONDUTA 34

    DISPOSIÇÕES GERAIS 36

  • MENSAGEM DA DIRETORIA

    Com este Código de Conduta, a FAPEX pretende incentivar os seus Funcionários a desenvolver uma postura responsável e comprometida com valores éticos, estimulando a capacitação profissional e o cumprimento rigoroso dos procedimentos técnicos e administrativos da Fundação. A proposta é assegurar, no dia a dia, um ambiente de trabalho adequado e uma interação plena entre a Equipe.

    Por um lado, a FAPEX compromete-se com o cumprimento das legislações vigentes, de acordos e de contratos de trabalho; com o respeito à liberdade de opinião, à privacidade e à ampla defesa; com a garantia de tratamento isonômico, sem discriminação ou proteção indevida; com um ambiente de trabalho sadio, permitindo motivação e crescimento profissional; com proteção à saúde e à segurança no trabalho; com treinamento, educação continuada e plena integração no âmbito da Fundação.

    Por outro, cabe ao seu Funcionário ler, compreender, cumprir e fazer cumprir este Código de Conduta, não compactuar com atos que caracterizem ou possam caracterizar quebra dos princípios éticos, morais e legais aqui explicitados, inclusive considerar que é sua obrigação comunicar à sua Chefia Imediata todo e qualquer ato que considere conflitante com os interesses da Fundação.

    Antônio Fernando de Souza QueirozDiretor Executivo

    Rosalba Silva OliveiraSuperintendente

    6

  • Este Código de Conduta é um instrumento preparado para aperfeiçoar e consolidar a missão, visão e valores da FAPEX e tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas de todos os Funcionários da Fundação, independentemente das suas atribuições e responsabilidades.

    O objetivo do Código de Conduta é reunir um conjunto de normas, a fim de orientar decisões e ações para que se atinja um padrão de conduta e comportamento ético cada vez mais elevado, refletindo, dessa forma, o compromisso da FAPEX em defender uma postura imbuída de uma conduta responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre o público interno e externo da Fundação.

    A transparência, inovação, credibilidade e comprometimento são os valores mais importantes que permeiam os princípios éticos que delineiam a imagem da FAPEX como uma Fundação sólida e confiável perante Coordenadores, Fornecedores e a comunidade circunvizinha.

    Este Código aplica-se a todos os Funcionários da FAPEX e é de responsabilidade dos gestores a divulgação do mesmo e a observância de sua aplicação, esclarecendo dúvidas e verificando o entendimento quanto ao seu conteúdo. Todo Funcionário receberá um exemplar do Código e assinará um termo de compromisso e adesão ao mesmo.

    8

    INTRODUÇÃO

  • CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

  • 10

    POR QUE UM CÓDIGO DE CONDUTA?

    A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1980, que tem como missão apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a capacitação e qualificação dos corpos docentes e técnico-administrativo de instituições públicas e privadas, essencialmente, as educacionais.

    Quando de sua criação, em 1980, a Fundação estava voltada para apoiar as atividades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo expandido suas ações para outras instituições e entidades. Ressalta-se a importante cooperação que tem prestado para o desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, não só através de projetos específicos de pesquisa, como também pelo incentivo às atividades de ensino e extensão.

    A FAPEX está organizada em estruturas de deliberação, fiscalização e administração, respectivamente representadas pelo Conselho Deliberativo, pelo Conselho Fiscal e pela Diretoria Executiva. De acordo com o Estatuto da Fundação, os ocupantes dessa estrutura são prioritariamente oriundos das IFES e ICTs apoiadas, não sendo prevista qualquer remuneração, recebimento de lucro, gratificação, bonificação ou qualquer outra vantagem para os mesmos.

    Ao longo de sua existência, a FAPEX conquistou sólida reputação em todo o país, inspirando confiança e tornando-se referência em boas práticas de gestão de projetos, conduzindo negócios com integridade e de acordo com as leis e regulamentos que governam suas atividades como base de atuação.

  • 11

    CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    Missão: Apoiar a geração e a difusão do conhecimento científico e tecnológico em benefício da sociedade, interagindo com parceiros públicos e privados, com foco na sua relação estratégica com as suas apoiadas.

    Visão: Ser reconhecida como Instituição socialmente responsável na criação, inovação e gestão de programas e projetos nas diversas áreas do conhecimento.

    Valores: Competência, ética, transparência, interação, responsabilidade social.

    A conduta ética é requisito básico nas pessoas, portanto muito mais que uma qualidade isolada. É também o principal ingrediente na construção e manutenção de relações comerciais baseadas na confiança, tanto interna quanto externamente. Para a FAPEX, a sustentabilidade de sua atuação provém do compartilhamento de valores e princípios que levam à melhoria contínua. Sua postura empresarial está sintetizada em valores fundamentais: qualidade, segurança, respeito, os quais são plataforma comum para todas as suas atividades.

    Este Código de Conduta foi concebido especificamente para enfatizar os princípios pelos quais a empresa conduz as relações com todas as partes interessadas (stakeholders), tais como: Funcionários, comunidade acadêmica, Fornecedores, importadores, autoridades, representantes institucionais empresariais e comunidade geral.

  • 12

    Os princípios, orientações, normas e políticas mencionados neste Código, que em sua maioria encontram-se disponíveis no site da Fundação, devem ser observados no exercício diário das atividades de todos aqueles que fazem parte da sede ou que estão alocados em projetos administrativos pela FAPEX.

    A cultura coorporativa da FAPEX, a forma de se trabalhar e os objetivos almejados, estão igualmente descritos nesse documento. O entusiasmo e o respeito pelas pessoas são essenciais para concretização dos objetivos desta Fundação, que está em constante evolução.

    Todos os dias, há sempre a necessidade de se tomar decisões – algumas muito simples outras muito mais complexas e, independentemente da situação, deve-se agir com base nos mais altos princípios éticos, sem comprometer os valores da FAPEX. Em caso de dúvidas, cabem sempre algumas perguntas:

    • As atitudes são legais?

    • As atitudes estão em conformidade com os valores da empresa?

    • Os atos são justos e honestos?

    • As atitudes resistirão ao teste do tempo?

    • A avaliação das atitudes será positiva para o público?

    • A condução da ação envergonharia alguém?

    Com a leitura deste Código, pretende-se garantir o entendimento do comportamento que a FAPEX espera de seu Funcionário que, em caso de dúvidas, não deve hesitar em elucidá-las, comentando-as com o seu supervisor ou responsável direto, para que obtenha ajuda.

  • 13

    CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    Esperamos que este Código de conduta sirva para reforçar ainda mais a cultura organizacional de respeito pelas pessoas, assegurando comportamentos éticos condizentes com o ambiente empresarial e estimulando Funcionários à prática desses princípios em sua vida particular, colaborando, assim, para a construção de uma sociedade mais ética e mais responsável.

    Por fim, a FAPEX, como Fundação focada em ações integrais, espera de seu Funcionário o comprometimento em relação ao cumprimento dos valores deste Código.

  • 14

    FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA

    IGUALDADE DE TRATAMENTO E NÃO DISCRIMINAÇÃO

    A FAPEX não admite, nem incentiva, que seus Funcionários manifestem, no ambiente da Fundação, discriminação e/ou preconceito de nenhuma natureza, sejam eles de raça, etnia, gênero, orientação sexual, credo, religião, idade, convicção política ou incapacidade física e mental.

    A FAPEX, em seus processos de seleção e recrutamento interno, deve avaliar os candidatos unicamente pela demonstração de condições de atender e de se adequar às expectativas do cargo, atendendo aos requisitos básicos de cada função, em conformidade com critérios objetivos.

    Pautada no entendimento de que a todos deve ser garantida a igualdade nas oportunidades de trabalho e nos mais elevados padrões de integridade e dignidade individual, a Fundação se compromete a apurar qualquer prática que seja contrária a este documento.

    CONFLITO DE INTERESSES

    O conflito de interesses ocorre quando uma pessoa ou empresa demonstra um interesse secundário no resultado de determinada ação, sendo esse interesse contrário ao de outra parte. Dessa forma, o estabelecimento de relações e a realização de negociações com públicos da Fundação, devem ser baseados na transparência, no respeito aos seus princípios éticos e na observação das melhores práticas de mercado.

    RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO

  • 15

    CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    Todas as decisões da empresa devem ser norteadas por opiniões impessoais e imparciais, evitando, assim, situações geradoras de conflito de interesses entre Funcionários. Assim, os Funcionários da Fundação não estão autorizados a usar o nome da empresa em benefício próprio, de familiares ou de amigos e devem comunicar ao Departamento Jurídico da FAPEX quaisquer situações potencialmente geradoras de conflito de interesses.

    A FAPEX proíbe o recebimento de qualquer tipo de benefício, presentes ou favores de Coordenadores ou Fornecedores que possam ser interpretados como uma retribuição pelo trabalho para obter vantagem indevida junto à Fundação (seja financeira, contratual, liberação de verbas ou qualquer outra) em decisões de interesse de terceiros. Dessa forma, brindes institucionais, sem valor comercial, assim como material de propaganda, que configurem prática de cordialidade e cortesia e não caracterizem obtenção de benefícios em qualquer negociação, podem ser aceitos pelos Funcionários.

    ASSÉDIO E ABUSO DE PODER

    A FAPEX não admite a prática de qualquer tipo de assédio nas dependências da Fundação ou fora desta, em situações que influenciem ou comprometam o ambiente de trabalho, quer pelo assédio sexual, moral, econômico, quer por qualquer situação que configure desrespeito, intimidação, constrangimento e ameaça, independentemente do nível hierárquico do agente.

  • 16

    USO DE ÁLCOOL, DROGAS, PORTE DE ARMAS E COMERCIALIZAÇÃO DE MERCADORIAS

    Não é permitido o incentivo e o uso de bebidas alcoólicas no horário de trabalho. Está proibido, também, o exercício da função profissional em estado de embriaguez. São também proibidos o incentivo e o uso e/ou porte de drogas e outras substâncias controladas e proibidas por lei, durante a jornada de trabalho. Da mesma forma que está proibida a permanência no ambiente de trabalho em estado alterado pelo uso dessas substâncias, interferindo no seu comportamento e segurança, como também na segurança de seus Colegas, Funcionários e Coordenadores.

    Visando ao bem-estar e à segurança dos Funcionários, não é permitido o porte de armas, exceto, por pessoas expressamente autorizadas, responsáveis pela segurança dos demais integrantes e do patrimônio da Fundação.

    São, ainda, proibidas a comercialização e permuta de mercadorias de interesse particular do Funcionário nas dependências da Empresa.

    ADEQUAÇÃO DE TRAJE E USO DO CRACHÁ

    O uso do crachá é obrigatório para todos os Funcionários para identificação e circulação nas dependências da sede administrativa da Fundação, bem como para o desenvolvimento de qualquer atividade e/ou visita em ambiente externo.

    Os Funcionários devem trajar-se de maneira discreta e sem desleixo, mantendo aparência adequada ao exercício da função e considerando a

  • 17

    CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    importância da apresentação pessoal, no ambiente interno e externo, quando representando a imagem da Fundação.

    USO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE INFORMAÇÃO

    A FAPEX é bastante criteriosa com relação ao uso de e-mails e internet, dentre outras fontes de informações eletrônicas, no horário de trabalho. Por isso, todo e qualquer dado armazenado nos computadores da FAPEX, inclusive e-mails enviados e/ou recebidos por meio de sua rede, são considerados de propriedade da empresa. Dessa forma, os Funcionários não podem fazer uso de recursos da empresa com o intuito de enviar, receber, acessar ou armazenar informações eletrônicas com conteúdo de natureza sexual, que promovam ódio, violência, jogos de azar e drogas ilegais, ou a compra e uso de armas de fogo.

    São proibidos, ainda, a troca, o resgate, o armazenamento e/ou utilização de conteúdo obsceno, pornográfico, violento, discriminatório, racista, difamatório, que desrespeite qualquer indivíduo ou entidade e seja contrário às políticas e interesses da Fundação.

    Não são permitidos jogos e mensagens de corrente, acesso a sites de relacionamento, assim como instalação ou cópia de software e programas sem prévia autorização da Chefia Imediata.

    Todos os arquivos e informações referentes à atividade profissional criados, recebidos ou armazenados, nos sistemas eletrônicos são de propriedade da FAPEX e constituem bens comerciais e legais. Assim, em caso de mudança ou desligamento de um Funcionário, essas informações deverão ser encaminhadas à Chefia Imediata para guarda ou descarte.

  • 18

    As senhas de acesso aos sistemas da Fundação são de uso pessoal, não sendo permitida sua concessão a terceiros, ainda que seja a um Colega de trabalho.

    Os Funcionários não devem ter expectativas de privacidade na utilização dos sistemas eletrônicos, pois a FAPEX poderá, a seu critério, usar e monitorar qualquer informação transmitida ou armazenada nesses meios.

    São proibidas, também, compras particulares pela internet e a utilização do endereço físico da Fundação para entrega de produtos.

    PATRIMÔNIO DA EMPRESA

    Os bens, os equipamentos e as instalações da Fundação são destinados exclusivamente para o uso no desenvolvimento de operações e atividades profissionais e não podem ser utilizados para fins particulares, salvo em situações específicas, definidas e autorizadas pela Fundação.

    Cada Funcionário deve cuidar para que as suas estações de trabalho sejam mantidas em perfeita condições de funcionamento, devendo zelar pelo bom uso e pela conservação do patrimônio da Empresa, com ênfase para a higiene, limpeza e a segurança das instalações.

    ATIVIDADES POLÍTICAS

    A FAPEX respeita o direito individual do seu Funcionário de se envolver em assuntos cívicos e de participar de processo político.

  • 19

    CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    Entretanto, tal participação deve ocorrer em seu tempo livre e à sua custa, de forma a não intervir em suas responsabilidades profissionais. Assim, é terminantemente proibido o exercício de atividades político-partidárias no ambiente de trabalho.

    O Funcionário que participar de atividades políticas deve entender e tornar claro que assim o faz como cidadão, que as manifestações são suas e que não age como representante da Fundação.

    A FAPEX respeita o direito individual dos seus Funcionários quanto ao seu envolvimento sindical, reconhece a liberdade de associação, os acordos e negociações coletivas, buscando o diálogo constante.

    As negociações e o diálogo devem ser feitos, sempre, apenas pelas pessoas formalmente autorizadas.

    É terminantemente proibida a veiculação de qualquer forma de propaganda política nas instalações, veículos e meios de comunicação da FAPEX.

    Recursos, espaço e imagem da FAPEX não podem ser usados para atender a interesses políticos pessoais ou partidários.

    PROPRIEDADE INTELECTUAL

    A FAPEX, por respeitar e honrar os direitos de propriedade intelectual de terceiros, não usa direitos patenteados por terceiros sem obtenção de licença ou aprovação prévia de seu Departamento Jurídico.

    Inúmeros materiais utilizados na execução de seu trabalho são

  • 20

    protegidos por leis de direito autoral. Sendo assim, não é permitido reproduzir, distribuir ou alterar materiais de terceiros, oriundos de projetos concebidos por Coordenadores de suas apoiadas ou de qualquer outra imagem, exceto mediante autorização prévia. Assim, são apresentados a seguir alguns exemplos protegidos pela lei de direitos autorais:

    • Softwares;

    • Conteúdos de projetos;

    • Gravações de áudio e vídeo;

    • Publicações especializadas, livros e revistas;

    • Material utilizado em apresentação e treinamento;

    • Modelos de gestão e processo.

    DIREITOS HUMANOS

    PROIBIÇÃO DO TRABALHO FORÇADO

    A FAPEX não gerencia projetos que apoiem o trabalho em condições análogas à de escravidão. Cada Funcionário deve trabalhar sem ser ameaçado com penalidades, multas ou qualquer outra sanção por seu empregador. Todos os empregados devem ser livres para deixar o seu posto de trabalho no final de cada turno e sair de seu emprego, com a devida notificação prévia. O trabalho prisional forçado é proibido.

  • 21

    CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    PROIBIÇÃO DE TRATAMENTO DESUMANO OU SEVERO

    Nenhum empregado deve ser submetido a tratamento degradante ou humilhante, sofrer punições físicas, ameaças ou qualquer outra forma de assédio psicológico ou sexual.

    PROIBIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

    A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão não aceita o uso de mão de obra infantil ou qualquer forma de exploração de crianças e adolescentes, quer seja no seu corpo de Funcionários, quer seja no corpo de Funcionários dos seus Fornecedores, assegurando a estrita observação da disciplina do Estatuto da Criança e do Adolescente.

    CONDIÇÕES DE TRABALHO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

    As atividades relacionadas à segurança e higiene ocupacional são planejadas, controladas e gerenciadas por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). O Programa identifica e mapeia os riscos e perigos ocupacionais no local de trabalho a fim de garantir o seu monitoramento e controle, sendo acompanhado pelos três Técnicos de Segurança do Trabalho que compõem o quadro funcional da Fundação. Para garantir o gerenciamento do PPRA, a FAPEX mantém parceria com empresa especializada em Engenharia de Segurança.

  • 22

    Cada Unidade da FAPEX é responsável por garantir a compra dos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI’s e EPC’s), a fiscalização e o treinamento dos empregados quanto ao seu uso adequado, a condução e o controle das atividades das Brigadas de Emergência, além da implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), naquelas que possuem mais de 100 empregados.

    GESTÃO DA DIVERSIDADE

    Percebendo de forma positiva a diversidade em sua força de trabalho, a Fundação atua em movimentos amplos de inclusão e apoio ao direito de igualdade entre seus empregados, valorizando as diferenças em diversos aspectos, como gênero, idade, deficiência e aprendizagem.

    Nesse sentido, a FAPEX vem buscando compor o seu quadro de empregados, de forma a garantir a representatividade de cada segmento social, por entender a aceitação das diferenças como ganho fundamental, que agrega valor às competências das equipes e torna o convívio uma fonte de aprendizagem para todos os envolvidos, possibilitando o processo contínuo de desenvolvimento.

  • CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

  • 24

    RELACIONAMENTO COM OS COORDENADORES

    Com pleno respeito às leis e regulamentos que regem as atividades dos Coordenadores, os requisitos e expectativas desses devem ser considerados; e todos aqueles que forem estabelecidos, devem ser rigorosamente cumpridos, porquanto é princípio básico da FAPEX servir ao Coordenador com ênfase na qualidade, na produtividade e na inovação, com responsabilidade social, comunitária e ambiental.

    A FAPEX não discrimina Coordenadores, quer seja por sua origem, quer seja pelo seu porte econômico. No entanto, reserva-se ao direito de encerrar qualquer relação sempre que seus interesses não estiverem sendo atendidos ou quando o relacionamento representar risco, financeiro, social ou ambiental.

    O Coordenador deve ser atendido com eficiência, transparência e cortesia, e as respostas às suas solicitações, ainda que negativas, devem ser prestadas de forma adequada e dentro do prazo esperado.

    RELACIONAMENTO COM OS COORDENADORES

  • CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    RELACIONAMENTO COM OS COORDENADORES

    Com pleno respeito às leis e regulamentos que regem as atividades dos Coordenadores, os requisitos e expectativas desses devem ser considerados; e todos aqueles que forem estabelecidos, devem ser rigorosamente cumpridos, porquanto é princípio básico da FAPEX servir ao Coordenador com ênfase na qualidade, na produtividade e na inovação, com responsabilidade social, comunitária e ambiental.

    A FAPEX não discrimina Coordenadores, quer seja por sua origem, quer seja pelo seu porte econômico. No entanto, reserva-se ao direito de encerrar qualquer relação sempre que seus interesses não estiverem sendo atendidos ou quando o relacionamento representar risco, financeiro, social ou ambiental.

    O Coordenador deve ser atendido com eficiência, transparência e cortesia, e as respostas às suas solicitações, ainda que negativas, devem ser prestadas de forma adequada e dentro do prazo esperado.

  • 26

    A FAPEX respeita a legislação e as autoridades de todas as instâncias do poder público.

    O Funcionário não deve utilizar o nome da Fundação no trato de assuntos pessoais, de qualquer natureza, em seu relacionamento com o poder público.

    O fornecimento de informações a todas as esferas de governo deve ser feito sempre por escrito, mediante protocolo e com amparo do Departamento Jurídico, dependendo do assunto envolvido.

    Se uma demanda for apresentada por um representante do governo, inclusive em processos de fiscalização, o Funcionário deve submetê-la ao Departamento Jurídico antes de qualquer encaminhamento. Se alguma notificação judicial for apresentada a um Funcionário, esse deve cooperar, porém, contatando imediatamente o Departamento Jurídico para assistência e orientação prévia de como proceder.

    RELACIONAMENTO COM O PODER PÚBLICO

  • CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

  • 28

    A identificação e a contratação de Fornecedores ou prestadores de serviços de qualquer natureza devem ser baseadas nas necessidades da Fundação e orientadas por meio de critérios claros, éticos, e sem discriminação. Toda decisão deve ter sustentação legal, técnica e econômica.

    A escolha de Fornecedores deve ser feita por meio de cotação de preços ou concorrência, de acordo com o procedimento previsto no Manual de Compras, que garantam a melhor combinação de custos, prazo e qualidade, objetivando alcançar o melhor resultado para as duas partes, não sendo permitida a concessão de benefícios, vantagens ou favorecimentos de nenhuma natureza.

    A FAPEX espera de seus Fornecedores clareza na caracterização dos produtos e dos serviços, bem como nos cuidados a serem tomados em relação à saúde, segurança e meio ambiente, devendo, inclusive, declarar não explorar mão de obra infantil ou manter empregados em condições análogas à de escravidão.

    A FAPEX poderá encerrar uma relação de negócio com um fornecedor sempre que houver prejuízo de seus interesses ou desconsideração de questões legais, tributárias, de meio ambiente, de saúde e de segurança de trabalho.

    É de responsabilidade do Funcionário a confidencialidade das informações sigilosas obtidas de Fornecedores.

    RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES

  • CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

  • 30

    LEGALIDADE, CONFIABILIDADE E TRANSPARÊNCIA

    A FAPEX deve respeitar e zelar pelo cumprimento das normas legais e regulamentares aplicáveis às suas atividades.

    Os Funcionários da FAPEX, no âmbito de suas atividades, não devem violar as leis e as regulamentações específicas à Fundação, devendo zelar para que as decisões que afetem direitos de pessoas, individualmente ou de forma coletiva, estejam em conformidade com as leis.

    Os Funcionários da FAPEX devem guardar absoluto sigilo concernente a toda informação privilegiada de que tenham conhecimento no exercício de suas funções, não podendo ceder, revelar ou utilizá-las em benefício próprio ou de terceiros.

    Anualmente, a FAPEX deve submeter suas demonstrações Contábeis à análise e emissão de parecer de auditores independentes e, em seguida ao seu Conselho Fiscal, cujo Parecer juntamente com Relatório Anual de Gestão de cada exercício, serão submetidos à aprovação do Conselho Deliberativo da Fundação.

    SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

    A FAPEX deve tratar de forma clara e transparente todas as informações relativas à saúde, segurança e ao meio ambiente que possam interferir na relação com seus Funcionários e demais parceiros.

    Os Funcionários devem se familiarizar com as políticas, os procedimentos e as práticas de saúde, segurança e meio ambiente e cumpri-los rigorosamente.

    QUESTÕES DE INTERESSE GERAL

  • 31

    CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    A FAPEX deve prezar pelo estado de saúde e equilíbrio psicológico de seus Funcionários, inclusive nos casos de afastamentos e cuidados especiais.

    Os Funcionários devem participar ativamente da preservação do meio ambiente, do consumo eficiente de energia, da separação de resíduos, evitando desperdícios e dando preferência à utilização de materiais recicláveis ou biodegradáveis.

    Em situações de emergência, como acidentes ambientais ou de trabalho, os envolvidos devem seguir os procedimentos necessários e relatar os fatos à Chefia Imediata. Nessas situações, somente Funcionários, oficialmente indicados, poderão fazer comunicados às autoridades e à sociedade, ou conceder entrevistas a respeito.

    COMUNICAÇÃO EXTERNA

    A FAPEX se pronuncia a respeito de assuntos ligados às suas propostas de atuação, às suas atividades e temas correlatos. A Fundação não se posiciona sobre questões político-partidárias, assuntos pessoais e polêmicos que envolvam outras esferas que não sejam necessariamente ligadas às suas atividades.

    A divulgação de informações confidenciais da FAPEX aos meios de comunicação não pode ocorrer por iniciativa própria do Funcionário. Os contatos, nessa situação, devem ser promovidos exclusivamente pela Diretoria ou por pessoas designadas pela Fundação, com orientação da área de Comunicação. É, portanto, vedado a pessoas não autorizadas realizar contato com a imprensa ou qualquer outro meio de comunicação em nome da FAPEX.

  • 32

    Todo material de divulgação da FAPEX deve ser confeccionado e publicado pela área de Comunicação ou por Funcionário previamente autorizado pela Diretoria.

    Toda divulgação publicitária da FAPEX deve ser verdadeira e evitar exageros, não se tolerando arrogância, prepotência e preconceito. A Fundação condena a publicidade enganosa e considera que toda iniciativa de publicidade deve caracterizar-se pelo respeito à legislação vigente, à ética e às normas de referência nacionais e internacionais.

    UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PRÓPRIOS E DE TERCEIROS

    A FAPEX deve utilizar os seus recursos financeiros de forma responsável, respeitando as normas e as leis vigentes, dentro dos princípios de transparência, legalidade, moralidade e economicidade.

    A FAPEX, na atribuição de sua função, deve zelar pelo uso de recursos advindos de financiamento de projetos (ou de qualquer outra fonte), observando as normas e leis pertinentes aos instrumentos firmados entre financiadores e Fundação, assim como a observância dos princípios postos no parágrafo anterior.

    As normas e práticas de contabilidade da FAPEX devem ser rigorosamente observadas, considerando-se que a transparência é fundamental para a geração de registros e relatórios consistentes, permitindo uma base de avaliação e divulgação das operações e resultados.

    Todas as transações financeiras e comerciais serão pronta e

  • 33

    CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

    corretamente transcritas nos livros e registros da FAPEX.

    Os contratos nos quais a FAPEX toma parte devem ser escritos da forma mais precisa possível, não deixando margem para interpretações dúbias.

    Todos os pagamentos e os compromissos assumidos devem estar autorizados pelo nível hierárquico competente e respaldados por documentação legal.

    O Funcionário não deve fazer acordos financeiros irregulares com clientes e Fornecedores, como um processo realizado para ocultar ou legitimar recursos financeiros ilícitos.

  • 34

    É esperado que todos os Funcionários cumpram as diretrizes do Código de Conduta em todas as circunstâncias. O Funcionário que violar uma conduta, prática ou política da FAPEX, ou que permitir que um Colega o faça, estará sujeito à ação disciplinar, incluindo a rescisão contratual, observadas a legislação pertinente e as normas da Fundação.

    Todos que tiverem conhecimento de ato ou fato que indique descumprimento ao estabelecido neste Código, por parte de qualquer pessoa, não poderão se omitir e deverão comunicá-lo imediatamente ao superior hierárquico para apuração e adoção de medidas cabíveis.

    São inadmissíveis acusações ou informações comprovadamente falsas sobre má conduta de quem quer que seja. Quando comprovadas, medidas disciplinares fundamentadas na lei e nas normas da Fundação serão adotadas.

    CUMPRIMENTOS E VIOLAÇÕES DO CÓDIGO DE CONDUTA

  • CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

  • 36

    O presente Código de Conduta vigorará por tempo indeterminado, cabendo à Fundação promover sua divulgação e atualização.

    As diretrizes contidas neste Código serão levadas ao conhecimento de todos os Funcionários, Coordenadores e Fornecedores da Fundação.

    Normas, políticas e regras específicas das diferentes áreas da Fundação deverão, necessariamente, ser compatíveis com este Código de Conduta.

    Nenhum Funcionário pode alegar desconhecimento das diretrizes constantes no presente Código, em nenhuma hipótese ou sob qualquer circunstância.

    DISPOSIÇÕES GERAIS

  • CÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃOCÓDIGO DE CONDUTA - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À EXTENSÃO

  • Realização

    Assessoria de Comunicação da FAPEX Jornalista responsável - Tiara Rubim: DRT/BA 3348

    Projeto gráfico e diagramação - Salete Maso

  • Av. Manoel Dias da Silva, n°. 1784, Edifício Comercial Pituba Trade. Bairro: Pituba

    Fax: 71 3183-8400, CEP: 41830 - 001 - Salvador - Bahia. www.fapex.org.br

    http://www.fapex.org.br