casa da gente julho 2014 completo

12
Niterói terá novo Mercado Municipal em 2015 Página 3 Terminada a Copa do Mundo, as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e todo Estado se prepa- ram para receber os Jogos Olímpicos 2016. Clu- bes, associações esportivas e empresariado já vivem a expectativa para o grande evento. Entre os dias 2 e 9 de agosto, a Marina da Glória receberá velejadores de todo o mundo para o primeiro evento-teste dos Jogos do Rio 2016. Também as eleições começam a mobilizar as atenções em todo o país, com as campanhas ganhando mais força a partir do mês de agosto. PÁGINA 7 RUMO a 2016 Divulgação/Rio 2016/ Alex Ferro CÂMARA completa 195 anos MIRA DIGITAL O aniversário – celebrado no dia 11 de agosto – promete ser um grande momento de ação social. Conheça a programação completa. PÁGINA 6 Quando a tecnologia torna-se aliada da Segurança Públi- ca. PÁGINA 9 No Caderno CLU- BES, o Clube Central comemora o aniversá- rio de 94 anos com grande baile e lança- mento do “Central Pri- me”, um belo empre- endimento comercial, em Icaraí. Saiba tam- bém dos preparativos para o Dia dos Pais, o Dia do Folclore e ou- tros eventos nas agre- miações. CLUBES Divulgação/Luiz Barros

Upload: editoracasadagente

Post on 01-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição de Julho do Jornal Casa da Gente

TRANSCRIPT

Page 1: Casa da Gente julho 2014 completo

Niterói terá novo Mercado Municipal em 2015Página 3

Terminada a Copa do Mundo, as cidades doRio de Janeiro, Niterói e todo Estado se prepa-ram para receber os Jogos Olímpicos 2016. Clu-bes, associações esportivas e empresariado jávivem a expectativa para o grande evento.

Entre os dias 2 e 9 de agosto, a Marina daGlória receberá velejadores de todo o mundo parao primeiro evento-teste dos Jogos do Rio 2016.

Também as eleições começam a mobilizaras atenções em todo o país, com as campanhasganhando mais força a partir do mês de agosto.

PÁGINA 7

RUMOa 2016

Divulgação/Rio 2016/ Alex Ferro

CÂMARA completa 195 anos

MIRA DIGITALO aniversário – celebrado no dia 11 de agosto – promete ser um grande momento de ação

social. Conheça a programação completa. PÁGINA 6

Quando a tecnologia torna-se aliada da Segurança Públi-ca. PÁGINA 9

No Caderno CLU-BES, o Clube Centralcomemora o aniversá-rio de 94 anos comgrande baile e lança-mento do “Central Pri-me”, um belo empre-endimento comercial,em Icaraí. Saiba tam-bém dos preparativospara o Dia dos Pais, oDia do Folclore e ou-tros eventos nas agre-miações.

CLUBESDivulgação/Luiz Barros

Page 2: Casa da Gente julho 2014 completo

2JULHO 2014

Praias, escolas

e recreação

Diretor: Mário Dias / Tel.: (21) 7823-0943 / Editora: Luana Dias

E-mail: [email protected] - Publicidade e Marketing / Casa da Gente - Tel.: (21) 7823-0943

Designer Gráfico: Renato Figueiredo / Edição: Casa da Gente / Colaborador: Kakao Figueiredo / Gráfica: Editora

Esquema / Fotografias: Luana Dias e fotos divulgação

Acesse o nosso facebook: JORNAL CASA DA GENTE - Blog: www.jornalcasada gente.blogspot.com.br

SUPLEMENTO CLUBES: Editora: Luana Dias

Contatos: Tel.: (21) 99888-9666 / [email protected]

O JORNALQUE TEMDE TUDO

Mário Dias

O Leitor Fal@

Fale com o CASA DA GENTE! Envie seu comentário, sugestão, elogios e críticas para o e-mail

[email protected] ou ainda pelo facebook do jornal, https://www.facebook.com/jornal.casadagente .

SENALBASetor Administrativo – Senalba RJ

Rua XV de Novembro, 182,

Centro - Niterói – RJ – 24.020-125

Tels. 21 2717-5603/21 2721-1344

Luana Dias

INFORME - JULHO 2014

Alcides Avelino FreirePresidente SENALBA/RJ

Agosto, mês do Folcore, tem há muito tempo característicasdiferenciadas em todo o país, notadamente no Estado do Rio.

A maioria dos municípios, inclusive a capital, Rio de Janei-ro, fala do nosso folclore nas festas e aulas direcionadas paralembrar as Folias de Reis, Bumba Meu Boi, e ainda as FestasJuninas ou Festas Caipiras.

Nos municípios do interior do Estado, prevalecem as expo-sições agropecuárias, sendo a de Cordeiro uma das mais tradi-cionais, mas também ganham repercussões os encontros de mo-tociclistas e musicais.

A maior busca como recreação e lazer são as praias, poisagosto, embora seja inverno, tem geralmente um clima agradá-vel para a frequência ao mar, num relax nas areias.

Animem-se e vamos nessa!

“Fico feliz em encontrar a programação do melhor do samba no CASA DA GENTE”Maria das Graças, via e-mail

“Gostaria de saber onde encontrar a versão impressa do CASA DA GENTE. Gosto do jornal eacompanho pela internet”

Lilian Marinho, via facebookResposta da redação: Lilian, obrigado pelo carinho! O CASA DA GENTE tem diversos pontos

de distribuição em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Para saber onde encontrá-lo em suaversão impressa, basta acessar o nosso blog www.jornalcasadagente.blogspot.com.br .

“Pouco antes de morrer, no leito do hospital, minha avó Aldasegurou minha mão e pediu que eu cuidasse de Francisco e Cla-ra, o casal de gatos que ela havia adotado um ano antes. Euprometi, mas disse a ela que não se preocupasse ainda, poisdemoraria até eu precisar cumprir a promessa. Não demorou. Sólamento que na colônia espiritual onde ela se encontra não tenhaFacebook, para que ela veja o cumprimento da minha promessa.Hoje (1º/7) ela faria aniversário, mas o presente eu é quem ganheidesde que os dois pequenos vieram para minha casa. ObrigadoVó, eu te amo”.

Rafael Maia, 32 anos, carioca, jornalista, devoto de SãoFrancisco e neto saudoso

NA LINHA DO TEMPO

Tem uma história bacana e quer compartilhar com os outrosleitores do CASA DA GENTE? Basta publicar na sua Linha doTempo e marcar o perfil do Jornal Casa da Gente no Facebook: https://www.facebook.com/jornal.casadagente Sua história podeestar na próxima edição do Jornal. Participe!

Clara e Francisco

Arquivo pessoal/Rafael Maia

O SENALBA RJ, filiado ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – denomina-do DIAP. A Diretoria assumiu o compromisso de divulgar no âmbito nacional a agenda legislativados trabalhadores no Congresso Nacional 2014.

Síntese, após leitura do texto: “ Com quem contar na luta por preservação e ampliação dosdireitos?”

“As bancadas informais, constituídas por parlamentares de partidos e visões ideológicas dis-tintas, atuam como grupo de pressão no interior do Parlamento. Em geral procuram articular umgrupo de deputados e senadores em favor das propostas, reivindicações e pleitos de determinadossetores da economia, de movimentos sociais, de trabalhadores, servidores públicos, ou de valoreséticos e morais.

Conhecidas também como frentes parlamentares, as bancadas informais são muito influentes noCongresso, exatamente porque congregam parlamentares de diferentes partidos e tendências ide-ológicas para promover a defesa: 1) de valores cívicos, éticos ou morais, como a bancada evangé-lica; 2) de interesses econômicos, como a ruralistas; 3) de trabalhadores, como a bancada sindi-cal; 4) de servidores aposentados, como a Frente Civil e Militar em Defesa dos Servidores Públicos.

Elas podem ser permanentes ou eventuais, mas sempre visam à articulação de interesses supra-partidários e supraideológicos. É uma forma alternativa de atender aos anseios de representativi-dade de determinados segmentos e romper as barreiras das estruturas institucionais, principal-mente dos partidos políticos.

Assuntos que por vezes sejam inconciliáveis ou pequenos demais para o partido, mas importan-tes o suficiente para setores da sociedade, encontram nas bancadas informais um canal de expres-são, um desaguadouro das expectativas sociais e o correspondente comprometimento dos seusrepresentantes no Legislativo.

Exemplo recente de atuação das bancadas informais foi a votação do Código Florestal. Abancada ruralista, mesmo apresentando divergências internas, atuou contra o texto apresentadopelo governo que teve que ceder para votação da matéria na Câmara dos Deputados e logo emseguida no Senado Federal.

Page 3: Casa da Gente julho 2014 completo

CIDADES 3JULHO 2014

Licença ambiental da TransOceânica é aprovada

O Centro de Niterói vaiganhar em 2015 um novo Mer-cado Municipal que contarácom polo gastronômico e deuma floricultura. O prefeitoRodrigo Neves entregou aosubsecretário estadual deObras, Vicente Loureiro, as li-cenças necessárias para o iní-cio das obras, que vão come-çar no segundo semestre desteano.O investimento será decerca de R$ 11 milhões comparceria do BID (Banco Inte-ramericano de Desenvolvimen-to). Ele integra o ProgramaNacional de Desenvolvimentodo Turismo (Prodetur).

O mercado funcionará naAvenida Feliciano Sodré, umadas mais movimentadas da ci-dade, e no mesmo local ondeexistia o antigo mercado. Elaocupará uma área de 8.020metros quadrados. Após asobras prontas, o Estado vaiceder a administração do mer-cado para o município.

O Mercado Municipal seintegra à estratégia de desen-volvimento da região central deNiterói e destacou a parceriaentre a nova administração daPrefeitura de Niterói e o Go-verno do estado.

“O projeto do mercado émais uma parceria entre a Pre-feitura e o governo estadual. Éo resgate da força de Niterói,especialmente levando-se emconsideração a situação abso-lutamente dramática e de insol-vência encontramos na Prefei-tura de Niterói. Ela será impor-

Niterói vai ganhar novo

Mercado Municipal em 2015

tante para o desenvolvimentoeconômico, do turismo e, so-bretudo, para a revitalização daregião central da cidade”, disse.

Pelo projeto do novo Mer-cado Municipal, está previstaa recuperação da estruturametálica e restauração da fa-chada, preservando o estilo ar-quitetônico original da edifica-ção, a implantação de 63 bo-xes para a comercialização deprodutos, espaços para a ins-talação de restaurantes, áreasinternas de convivência, pai-sagismo e estacionamento.

O subsecretário estadualde Obras, Vicente Loureiro,disse que a iniciativa se integraa um conjunto de investimen-tos para fortalecer o turismono Estado do Rio de Janeiro.Na região metropolitana, alémdo Mercado Municipal de Ni-terói, está sendo construído oMuseu da Imagem do Som, emCopacabana, na zona sul da

capital. Segundo ele, Niteróicumpre um papel importantepelo seu potencial turístico eperspectivas de crescimento.

“Estamos fazendo investi-mentos para o desenvolvimen-to do turismo no Estado do Rio,sobretudo para as Olimpíadas.Queremos oferecer opções deestadia para os turistas inter-nacionais e fazer com que elesconheçam as opções que o Riooferece, seja no mar ou na mon-tanha. Niterói tem avançadoneste campo e um grande po-tencial. Possui um circuito tu-rístico interessante, histórico,cultural e gastronômico. Que-remos reforçar ainda mais essavocação. A cidade tem atraídopessoas de fora do país. É im-portante que o turista que es-teja no Rio visite Niterói, este-ja em seus hotéis. Acho queequipamentos como esse vãocair como uma luva”, afirmou osubsecretário.

Os secretários municipais de Urbanismo e Mobilidade Urbana,Verena Andreatta, e de Obras e Infraestrutura Urbana, VicenteLoureiro, com o prefeito Rodrigo Neves

Divulgação/Luciana Carneiro

A Prefeitura de Nite-rói, em parceria com o Sin-dicato das Empresas deTransportes Rodoviáriosdo Estado do Rio de Ja-neiro (SETRERJ) e a Uni-versidade Corporativa doTransporte da Fetranspor(UCT), lançou o progra-ma “Motorista Amigo doCiclista”, no Teatro Popu-lar Oscar Niemeyer, emsolenidade aberta pelo ovice-prefeito de Niterói,Axel Grael, junto com opresidente do SETRERJ,Marcelo Traça, a Secretá-ria Municipal de Urbanis-mo e Mobilidade, VerenaAndreatta, e a diretora daUCT, Ana Rosa Bonilau-ri. A iniciativa faz parte deuma série de atividadesdo programa, que temcomo objetivo melhorar arelação entre condutoresde ônibus e os usuáriosde bicicletas, através dodiálogo, da troca de ex-periências e de papéis.

O vice-prefeito deNiterói, Axel Grael, ressal-tou que, hoje, a cidadevive uma nova realidadee os ciclistas têm umaatenção especial por par-te do poder público.

“As cidades estão

Prefeitura lança programa

“Motorista Amigo do Ciclista”

mudando, o trânsito estámudando, há que se re-pensar a mobilidade eisso passa pela bicicleta.Niterói será uma cidademultimodal, muito embreve, com a construçãoda Transoceânica e seusBRTs, com VLTs, com alinha 3 do metrô e comuma grande malha ciclo-viária e ciclofaixas”, dis-se Grael, que acaba dechegar de Londres, ondefoi conhecer o sistema dealuguel de bicicletas, quetambém será implantadoem Niterói.

O presidente do SE-TRERJ, Marcelo Traça,também ressaltou a im-portância do programae lembrou que a iniciati-va da Prefeitura, de in-tegrar motoristas e ci-clistas em um mesmoambiente, significa umpasso promissor para ofuturo. “Essa troca deexperiências e pontosde vistas que está acon-tecendo hoje em Nite-rói, com a conscientiza-ção da categoria dosrodoviários, serve deexemplo para todo o Es-tado do Rio de Janeiro”,destacou o presidente.

De acordo com o co-ordenador do programa‘Niterói de Bicicleta’, Ar-gus Caruso, a Prefeituravai promover várias ativi-dades entre os rodoviári-os e os ciclistas, com de-bates, vídeos, palestras epedaladas. “Este é umprojeto piloto que preten-de atingir a todos os mo-toristas que atuam em Ni-terói com o objetivo defomentar um convívioharmônico entre os con-dutores de ônibus e adep-tos das bicicletas”, expli-cou Caruso.

Após a solenidade deabertura e uma agendaque contou com debatese palestra do doutorandoem Ciências Políticas eSociais, Fábio Muller, cer-ca de 20 motoristas deônibus participaram deuma ‘bicicleata’, ao ladodo vice-prefeito, Axel Gra-el, do coordenador doprograma ‘Niterói de Bi-cicletas’, Argus Caruso, evários ciclistas. A pedala-da, que durou cerca de 30minutos, partiu do TeatroPopular seguindo até oForte do Gragoatá retor-nando, depois, ao Cami-nho Niemeyer.

A Comissão Estadual de Con-trole Ambiental (CECA) aprovouo licenciamento ambiental do mai-or projeto de mobilidade urbanade Niterói: a TransOceânica. A li-cença é a última etapa que ante-cede a contratação da obra, pre-vista para o mês que vem, explicao prefeito Rodrigo Neves.

“A TransOceânica é um proje-to de mobilidade urbana que mudao paradigma da circulação na cida-de. Mais do que um túnel (Chari-tas-Cafubá, sem pedágio) espera-do há décadas, a TransOceânicapropõe um transporte coletivo dealta performance, que vai melhorarmuito a circulação e a qualidade devida da população de Niterói e daruma perspectiva de desenvolvi-mento sustentável nas próximasdécadas”, disse o prefeito.

Neves ressaltou a rapidez comque o projeto foi desenvolvido eaprovado: “Vencemos dez etapasdesde a minha primeira reuniãocom a presidenta Dilma, em no-vembro de 2012, logo após ser elei-to. Elaboramos projeto básico,projeto executivo, aprovamos a leiautorizativa na Câmara, viabiliza-mos financiamento com o Minis-tério da Fazenda, com a Secretariado Tesouro Nacional e esse licen-ciamento ambiental com agilidade.

Isso reflete um trabalho técnicocompetente, integrado entre asequipes da prefeitura e do estado.O prefeito reafirma o cumprimentodo cronograma: “O estudo de im-pacto ambiental que produzimos,com a participação de dezenas detécnicos, é o maior da história dacidade. Com certeza iniciaremos asobras, conforme planejamos, nes-te segundo semestre de 2014”.

O vice-prefeito Axel Grael ex-plicou como funciona o processo

de licenciamento:“A licença ambiental para este

tipo de empreendimento necessitade um profundo estudo. Pela ca-racterística da obra, é preciso umaequipe bastante completa, multidis-ciplinar e, conforme a legislação, temde ser independente da prefeitura.A empresa incumbida da sua ela-boração responde diretamente aosórgãos ambientais.”

A rapidez da aprovação tam-bém ocorre em função de outro

ponto importante, de acordo como vice-prefeito. “A transoceânicaé um projeto de mobilidade comnível mínimo de intervenções notecido urbano e praticamente semdesapropriações. É uma alterna-tiva de mobilidade mais sustentá-vel”, esclarece Axel.

“Essa é uma obra que vai be-neficiar a população de Niterói ereduzir os impactos do trânsito nacidade, especialmente na RegiãoOceânica, que sofre com a falta

de projetos de transporte coleti-vo público de qualidade e terámelhoria significativa no tráfego.Além disso, a TransOceânica tra-rá benefícios ambientais, como aredução da emissão de carbono ea requalificação urbana, com plan-tios de árvores, criação de praças,entre outros”, explicou a secretá-ria municipal de Urbanismo eMobilidade Urbana de Niterói,Verena Andreatta.

O PROJETO

A TransOceânica terá um to-tal de 9,3 quilômetros de exten-são com faixas exclusivas paraônibus, um túnel de 1,3 quilôme-tro que vai ligar os bairros Cafu-bá e Charitas, além de ciclovias e13 estações.

Os ônibus funcionarão no sis-tema BHLS (Bus of High Level ofService). Equipados com ar-con-dicionado, os coletivos terão por-tas de ambos os lados. Os passa-geiros serão recolhidos nos pró-prios bairros onde moram e osônibus serão autorizados a entrarna faixa exclusiva do BHLS.

No projeto da TransOceânicaestá prevista também a integraçãoda via com a estação hidroviáriade Charitas, que será transforma-da em um terminal intermodal.

BRT Niterói/Túnel

Divulgação

Page 4: Casa da Gente julho 2014 completo

4JULHO 2014GERAL

Menor taxa do mercado; empréstimos novos,compras de dívidas e refinanciamentos.

Trabalhamos com os melhores bancos domercado exclusivamente para vocês.

Tel: (21) 99812 3193(21) 3856 2968

Empréstimo consignado

Dinheiro rápido e fácil?

Nós temos a solução!

SERVIDOR PÚBLICO, INSS,

MARINHA, EXÉRCITO E AERONÁUTICA

Um país, uma família, uma pessoa, se constrói com vitóri-as e derrotas. Ambas, vitória e derrota não são definitivas.Ambas são necessárias. Ambas vão sempre coexistir. É a vida.E a vida é para ser vivida. Sofrida. Amada. Como uma mãe quedá luz a seu filho.

Com ambas, vitória e derrota podemos aprender, crescer.Se for o nosso desejo. Um jogo de futebol, uma Copa do Mun-do é muito importante. Mas, não deve ser maior do que acapacidade e a tranquilidade para consolar uma criança emprantos que assiste o seu time perder. Não pode ser maior doque o entendimento de que seres humanos cometem falhas. Eque além de apontar falhas devemos criar condições para ascorreções. Chutar um cachorro morto pode ser fácil. Quereruma “selfie” com um famoso que está com uma medalha nopeito pode ser mais fácil, ainda. Todavia, para ser um verdadei-ro vitorioso temos que apoiar e estender a mão para quemsofre uma queda. Para quem está no chão isso não é esquecido.Para quem deu apoio, uma sensação de felicidade toma contado coração e da alma. Faz um bem!

Por outro lado, o sofrimento, o luto, pode gerar muitosbons frutos. Muitas vitórias. Muitas alegrias.

Certa vez uma paciente me disse: “Eu agradeço todos osdias por ter contraído HPV. Por ter pego HPV aprendi muitona vida. Aprendi como falamos e ouvimos coisas erradas...”

De Betinho (Herbert de Sousa) ouvi: “Eu não queria teraids, mas já que ela veio eu vou lutar para que outras pessoasnão passem o eu passo. Eu vou transformar esse grave proble-ma em grandes oportunidades”.

Em certo momento da vida, década de 1970, para ter o meupróprio dinheiro eu fui procurar emprego no comércio. Fuirejeitado para a função de escrever notas fiscais.

No instante seguinte de ouvir a palavra não eu me senti omais incompetente dos jovens. Não consegui um emprego de

País, Família, Pessoa, FutebolMauro Romero Leal Passos (especial para o CASA DA GENTE)

tirar notas fiscais.Em casa, minha mãe falou: “Quem perde são eles, que não

te empregaram”.Em outro momento, de uma turma de especialistas em

ginecologia fui o único reprovado para ingressar no curso demestrado. No ano seguinte, entrei no curso e acabei terminan-do o mestrado, e o doutorado, na frente de quase todos osoutros da minha turma.

Hoje, sou médico, professor, escritor de livros médi-cos, diretor de uma editora de uma universidade federal,editor de um periódico científico internacional. Daquelase de tantas outras derrotas que tive na vida (e foram mui-tas) tirei forças, dedicação para na frente, alcançar novosobjetivos.

O Brasil é o país do futebol, de pentacampeões mundiais,de Pelé...

Da Fórmula 1, de Ayrton Senna, de Emerson Fittipaldi...Do Samba, de Cartola, de Adoniran Barbosa, de Martinho

da Vila...Do Chorinho, de Pixinguinha...Da Música popular, de Tom Jobim, de Chico Buarque, de

Caetano Veloso...De Boas músicas clássicas, de Villa-Lobos...Das Artes, de Fernanda Montenegro, de Paulo Autran, de

Glauber Rocha...Das Formas, de Oscar Niemeyer, de Cândido Portinari,

de Di Cavalcanti, de Tarsila do AmaralDas Letras, de Carlos Drummond de Andrade, de Jorge

Amado, de Vinicius de Moraes...Da Saúde pública, de Oswaldo Cruz, de Carlos Chagas,

de Vital Brazil...Da Medicina, de Ivo Pitangui, de Eurycrides Zerbini...Das Ciências, de Paulo Freire, de Gilberto Freyre, de Aní-

sio Teixeira, de Cesar Lattes...Da Aviação, de Santos Dumont...Da Luta para preservação da natureza, de Chico Mendes...Da Preservação dos índios e de sua cultura, de irmãos

Villas Boas...Da Luta contra a aids, de Betinho...Do Futevôlei, do futebol de salão, da altinha, da canga, do

frescobol, da jabuticaba, da caipirinha... da floresta amazôni-ca, pulmão do mundo...

Um país não se constrói com alguns heróis. Os heróisapenas nos inspiram, para que todos cumpram, com eficiên-cia, honestidade, liberdade, igualdade, fraternidade, amizadeos papéis que representam em uma sociedade democrática.

O Brasil é país de um povo feliz, que sabe, até, fazeralegria de suas adversidades. Que sabe aplaudir as vitóriasmerecidas.

Da liberdade de poder expressar os mais diversos sentimen-tos. Para contrapor argumentos. Para ampliar pensamentos.

(Mauro Romero Leal Passos é brasileiro,60 anos, casado e pai de cinco filhos)

Foto acervo pessoal

Mauro Romero Leal Passos e seu filho caçula Gabriel, de 8 anos

Page 5: Casa da Gente julho 2014 completo

5JULHO 2014

Page 6: Casa da Gente julho 2014 completo

6JULHO 2014ESPECIAL

195 ANOS DA CÂMARA

Instituições públicas e privadasda cidade estão prontas para o gran-de dia de ação social que será reali-zado em 11 de agosto, durante a co-memoração dos 195 anos de funda-ção da Câmara de Vereadores deNiterói. Em encontro realizado noPlenário Brígido Tinoco mais de 40representantes de órgãos públicose organizações não governamen-tais que vão oferecer serviços gra-tuitos à população já confirmarampresença. Este será o quinto anoconsecutivo que o Legislativo de Ni-terói organiza um evento social paracomemorar o aniversário da Casa.

AÇÃO SOCIAL

Uma comissão organizadora,especialmente designada pelo pre-sidente, vem se reunindo para fe-char os últimos detalhes. Dezenasde instituições públicas e privadastrabalham para que tudo funcioneda melhor forma possível. O dia defestividade começa às 9 horas coma realização da já tradicional missa,

Eduardo Garnier

(especial para o CASA DA GENTE)

Em 11 de agosto de 1819,há 195 anos, o primeiro pre-sidente da Câmara Munici-pal de Vila Real da PraiaGrande, José Clemente Pe-reira, era nomeado pelo reiDom João VI, também acu-mulando a função como pri-meiro juiz-de-fora. Os trêsprimeiros vereadores, esco-lhidos diretamente pelo rei,eram Pedro Henrique daCunha, João Moura Brito eQuintiliano Ribeiro de Ma-galhães; sendo procurador-geral o major Francisco Fa-ria Homem. Quase 200 anosdepois o número de verea-dores chega a 21, sendo es-colhidos livremente pelovoto da população e seupresidente também eleito porvontade da maioria entre oslegisladores.

A história da Câmara deVereadores de Niterói come-ça, de fato, três meses an-tes, com a assinatura do al-vará régio que elevou o en-tão Povoado de São Domin-gos da Praia Grande e suasfreguesias vizinhas à con-dição de Vila Real. No mes-mo ato, Dom João determi-na que a Câmara tenha um

1 - O que signi-fica a Câmara deVereadores de Ni-terói para o exer-cício da cidada-nia e democraciada cidade?

Paulo Baguei-ra – O Poder Legis-lativo é o poder maispróximo da popula-ção em todos os ní-

veis. Na esfera municipal então nem se fala.O vereador vive o dia a dia da sua comuni-dade e do segmento social que representa.É nas câmaras municipais que começam osgrandes debates nacionais. Niterói vive ummomento significativo nesse aspecto. Des-de que assumi procuramos trazer cada vezmais a população para dentro do Legislati-vo. Audiências públicas, exposições, exi-bição de filmes, lançamento de livros e ses-sões transmitidas ao vivo pela Internet sãoum exemplo claro.

2 - Nestes 195 anos da Casa, quaisforam os fatos que marcaram o local?

Paulo Bagueira – Foram muitos.Quem conversar com o chefe do Arqui-vo da Câmara fica maravilhado. Ex-presi-dentes como Jango e Lula estiveram aqui.Dom Pedro, a princesa Isabel e muitosoutros da família imperial frequentaram aCasa, obviamente, não na sede onde es-tamos hoje. Funcionários como BrígidoTinoco, que dá nome ao nosso plenário,chegou ao cargo de ministro da Repúbli-ca no governo de Jânio Quadros.

3 - Na sua experiência pessoal comovereador e agora como presidente da

celebrada pelo monsenhor Oswal-do Nunes Motta, da Igreja Matrizde Nossa Senhora da Conceição,no Centro, local que foi o berço dosistema político de Niterói.

Em seguida, muita prestação deserviço gratuito à população nosdois estacionamentos e demaisáreas externas do prédio. A expec-tativa é que cerca de 40 estandessejam montados para emissão dedocumentos, como carteiras deidentidade e trabalho e certidão denascimento. Na área de saúde osatendimentos odontológicos paraprofilaxia e aplicação de fluor, esseano com a presença dos Dentistasdo Bem, testes de glicemia e medi-ção da pressão arterial são sempreos mais procurados.

Instituições de ensino, comoa Universidade Salgado de Olivei-ra, Estácio de Sá e Cândido Men-des; e órgãos públicos municipaise estaduais, como as secretariasde Saúde, Desenvolvimento So-cial, Acessibilidade, Trabalho eDesenvolvimento Regional, eAbastecimento e Pesca, estarãomais uma vez presentes.

NÔMADE AO LONGO DE 194 ANOSUm pouco da história do Legislativo no mês de aniversário

juiz de fora, três vereado-res e um procurador. Nes-se período o presidente doLegislativo também res-pondia pelo Executivo.

Da casa de Dona HelenaCasimiro - o Palacete de DomJoão VI -; para o local ondehoje funciona o HospitalSanta Cruz; e para a Casa deCâmara e Cadeia, no JardimSão João, o Poder Legislati-vo seguiu fazendo história.No início do século XX gran-des obras de revitalização ereformulação urbana fazemcom que a Casa de Câmara eCadeia seja demolida e teminício a construção do PaçoMunicipal pelo prefeito Fe-liciano Sodré.

O Paço era caracteriza-do por sua arquiteturaeclética projetada pelo en-genheiro militar VilanovaMachadoque. No localfuncionavam tanto a Câ-mara de Vereadores quan-to a sede da Prefeitura.Somente em 1910, com aconstrução do PalácioAraribóia, é que o Executi-vo ganha sua sede própria.Desde as primeiras reuni-ões plenárias na casa de

Helena Casemiro até hoje ocaminho foi longo. Nosanos 70, mas exatamente em1975, o governo ditatorialmilitar resolve fazer a fusãoentre os estados do Rio deJaneiro e a Guanabara. Ni-terói perde a condição decapital de estado e diver-sas instituições e órgãospúblicos são transferidospara a nova capital, agoraa cidade do Rio. O que foiruim do ponto de vista po-lítico e econômico, fez comque o Legislativo fossetransferido para o atual pré-dio onde está hoje. Aquifuncionava a AssembleiaLegislativa do Estado, hojeocupando o Palácio Tira-dentes, no Centro da capi-tal. Embora ainda pertencen-te à Assembleia, as conver-sas entre os presidentesPaulo Bagueira e o deputa-do Paulo Mello, da Alerj,com mediação e apoio doprefeito Rodrigo Neves, játiveram início. Após anosocupando o prédio pode serque a cidade receba, em de-finitivo, a posse desse es-paço que é a memória vivado Estado e do País.

Cinco minutos com o presidente

Câmara, quais são os momentos quemarcaram?

Paulo Bagueira – Desde que assumia presidência da Câmara que dedico meumandato para tornar a Casa cada vez maistransparente e aberta a participação po-pular. A Mesa Diretora, o conjunto dosvereadores, os funcionários, a sociedadeque frequenta os debates e a populaçãode um modo geral têm contribuindo mui-to. A comemoração do Natal com a chega-da de Papai Noel abrindo os festejos dacidade, as audiências sobre violência, saú-de pública, mobilidade urbana, as autori-dades que chamamos para o debate, sãomomentos que fazem valer a pena.

4 - Qual mensagem gostaria de dei-xar a todos os cidadãos da cidade nestemomento importante para a história daCâmara?

Paulo Bagueira – Que prestigiem otrabalho do Legislativo, pois ele é funda-mental para o fortalecimento da democra-cia. Que acompanhe o trabalho de seuvereador, que traga sugestões para me-lhorar a vida da cidade. Essa Casa é dopovo e por ela deve ser frequentada sem-pre. Em 11 de agosto teremos um dia intei-ro em que a população vai poder desfru-tar de atendimento gratuito para regulari-zação de documentos, dicas de beleza, desaúde e muita recreação. Nesses quatroanos em que estou à frente da presidên-cia é sempre o evento com maior presen-ça de público. A Câmara como instituição,os funcionários e o conjunto de vereado-res, todos nós convidamos a população eas entidades para comparecer e prestigiara festa que não é nossa, é da cidade.

com prestação de serviços gratuitosDivulgação/Luiz Barros

(Eduardo Garnier é jornalista e atualmente integra a equipe da Assessoria de Comunicação da Câmara de Niterói)

Page 7: Casa da Gente julho 2014 completo

ESPORTES 7JULHO 2014

Eleições e Olimpíadas 2016 ganham forçaTerminada a Copa do Mundo,

que a maioria dos empresários re-clamou do movimento, Niterói seprepara a partir de agora para asOlimpíadas 2016, esperando ter umaparticipação mais ativa, preparan-do e abrigando atletas, recebendoparticipantes e espectadores.

Também as eleições começama mobilizar as atenções, não só naex-capital fluminense, mas no Riode Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí,Maricá, Regiões dos Lagos e Me-tropolitana, bem como a BaixadaFluminense, onde estão as gran-des concentrações de eleitores.

OLIMPÍADAS 2016

Sérgio Werneck, que acumulaas funções de presidente da As-sociação de Clubes de Niterói e aAABB – Associação Atlética do

Os atletas da vela serão os pri-meiros a sentir o clima dos JogosRio 2016. Em menos de um mês,entre os dias 2 e 9 de agosto desteano, a Marina da Glória - palco ofi-cial das competições daqui a doisanos - receberá velejadores de todoo mundo para o evento-teste damodalidade. A competição, quecontemplará as 10 classes Olímpi-cas, reunirá 324 atletas e 250 em-barcações de aproximadamente 34países. E será a primeira de umasérie de 45 eventos esportivos noslocais de competição dos Jogos,que permitirão aos atletas e aoComitê Organizador ensaiar parao grande espetáculo que está sen-do preparado para 2016.

Dona da única medalha da velafeminina brasileira, Isabel Swanacredita que o evento será ummarco na preparação da cidadepara os Jogos. “É uma oportuni-dade de o Brasil mostrar ao mun-do que está bem preparado paraos Jogos. Será como um primeiroensaio, até mesmo porque, noperíodo dos Jogos, a tendência éque a equipe de operação e o nú-mero de atletas sejam maiores.Para os atletas, é um treinamentode luxo”, afirma Isabel, que con-quistou o bronze ao lado de Fer-nanda Oliveira na classe 470 nosJogos Pequim 2008.

Para Jorge Zarif, campeão mun-dial júnior e sênior, a competiçãoserá um divisor de águas no ca-lendário Olímpico. “Estou acos-tumado a enfrentar os melhoresatletas internacionais em regatasem todo o mundo, mas competircom eles no Rio, na raia Olímpica,vai ser diferente. Vai dar uma sen-sação legal de que os Jogos es-tão cada vez mais perto”, acreditaZarif, da classe Finn, eleito me-lhor atleta brasileiro em 2013.

Bicampeão Olímpico, RobertScheidt, da classe Laser, tem nocurrículo a participação em cincoeventos-teste. O atleta destaca a

Expectativa para o primeiro evento-teste

Velejadores destacam importância da competição que acontece de 2 a 9 de agosto na Marina da Glória

importância da competição.“É a hora de colocar em prática

toda a parte de operação das rega-tas, avaliar o que deu errado e cor-rigir para que o torneio Olímpico sejaperfeito tecnicamente. Os atletasaproveitam para conhecer a raia, asinstalações e analisar o deslocamen-to que terão que fazer da Vila até olocal da prova, mas o fundamentalpara nós é que tudo esteja bem ajus-tado dentro da água”, avalia o bra-sileiro, lembrando que, entre oevento-teste e os Jogos, as instala-ções costumam ter um grande gan-ho de infraestrutura.

“Em Atlanta e Sydney, os even-tos-teste foram disputados em ins-talações provisórias. Em Atenas,o local de competição ganhou no-vos espaços, como salas e restau-rante, no período dos Jogos”.

Walter Böddener, líder de com-petição esportiva de vela do Comitê

Rio 2016, lembra que o evento tam-bém será uma grande oportunidadede testar as condições climáticas.

“A vela é um esporte que de-pende muito das condições climá-ticas, a maré e o vento, então éessencial ter a oportunidade deconhecer o local e testar tudo an-tes dos Jogos. Para o Comitê, seráuma oportunidade de avaliar fa-tores importantes, como a opera-ção, o gerenciamento de prova eos equipamentos, e fazer os ajus-tes necessários. Será a maiorcompetição já realizada no país.Para os atletas, é uma chance deconhecer a raia Olímpica e, porisso, esperamos os principais no-mes da modalidade aqui”, explicaBöddener, técnico campeão Olím-pico e tricampeão Pan-americano.

O evento-teste deverá contar,de fato, com os principais nomesinternacionais da modalidade. En-

tre maio e junho, quatro atletas in-ternacionais da classe Finn esti-veram por duas semanas na cida-de conhecendo as raias Olímpicasem treinamentos comandados pelotécnico francês François Le Cas-trec. Campeão Olímpico na classeStar nos Jogos Londres 2012, osueco Max Salminen, que agoracompete na Finn, destacou a com-plexidade dos trajetos onde defen-derá o ouro nos Jogos Rio 2016.

“As regatas Olímpicas têmtudo para serem muito fortes. Porcausa das montanhas que cercama Baía de Guanabara o vento va-ria muito de intensidade e direção,criando um grande desafio paraos velejadores. As raias de com-petição são muito diferentes en-tre si e isso vai exigir muito tecni-camente. O evento-teste será maisuma oportunidade de velejarmosno Rio e de termos mais informa-

ções sobre o local de competição.Pretendo voltar muitas vezes até2016 e treinar o maior número devezes que eu puder na Baía deGuanabara”, destaca o europeu.

Para o francês Jonathan Lo-bert, medalhista de bronze emLondres, a qualidade da água naBaía de Guanabara não represen-tará um problema para a competi-ção Olímpica.

“A poluição do mar é um pro-blema comum nas grandes cida-des do mundo. Já disputei com-petições com a água nas mesmascondições que encontramos aquiem Barcelona e nos Jogos de Pe-quim. O volume de sujeira variade acordo com o clima e a maré. Oque atrapalha a prática esportivaé o lixo de maior volume, comogarrafas e caixas, que podem agar-rar ou bater no barco, e tenho cer-teza que daqui até os Jogos tudoserá feito para que não tenhamosproblemas com esse tipo de coi-sa”, acredita o francês.

Um segundo evento-teste devela - desta vez com competiçõesOlímpicas e Paralímpicas - será re-alizado em agosto de 2015, na Baíade Guanabara. Para a FederaçãoInternacional de Vela (ISAF), a re-alização dos eventos é fundamen-tal na preparação da instalaçãopara receber os Jogos Rio 2016.

“Os dois eventos-teste queserão realizados até 2016 serãoimportantes para avaliar tudo queenvolve as disputas da vela, masespecialmente a área de competi-ção. Os dois eventos acontece-rão em agosto, então os atletaspoderão conhecer as condiçõesde água e ventos similares às quecompetirão nos Jogos. É tambémum teste para a cidade e uma ava-liação para a ISAF, que está acom-panhando de perto o trabalho doComitê Rio 2016 para construiruma ótima instalação para a vela”,explica Alastair Fox, chefe de com-petições. (Fonte: Rio 2016)

Banco do Brasil – informou aoCASA DA GENTE que vai reite-rar em ofício para o Comitê Olím-pico a vontade de Niterói partici-par deste evento esportivo, citan-do inclusive o exemplo da suaagremiação, que tem preparadoatletas nas modalidades de nata-ção, tênis, voleibol e patinaçãoartística, com possibilidade de re-ceber mais esportistas. Wernecklevou esta intenção aos dirigen-tes dos 11 clubes da ACN.

Para os comodoros do Iate Clu-be Brasileiro, Jurujuba Iate Clube eClube Naval de Charitas – respecti-vamente Cesar Serrão, Jorge Mira ecomandante Fernando Almeida, “éimportante destacar que nos espor-tes náuticos, Niterói é responsávelpor grandes competições, daí en-tenderem que devem ser procura-

dos pelos responsáveis pelas Olim-píadas. “Houve contatos anterio-res, mas agora é hora de ativar estarelação”, afirmam.

Os empresários esperavam maisda Copa do Mundo, notadamentedo comércio, hotéis e similares. Nosrestaurantes, a procura ficou a de-sejar, pois muita gente preferiu veros jogos em casa. Com relação àsOlimpíadas, a Secretaria de Esportede Niterói vai restabelecer contatocom o comitê, visando uma maiorparticipação nas atividades.

ELEIÇÕES

As atenções políticas estão vol-tadas para a campanha iniciada estasemana, ocorrendo várias reuniõesenvolvendo presidentes e dirigen-tes de partidos, o que ganhará maisforça a partir do mês de agosto.

Os clubes náuticos, como o JIC, estão se preparandopara os jogos olímpicos

Lu

an

a D

ias

Raia da Baía de Guanabara receberá 400 atletas em agosto

Div

ulg

açã

o/R

io 2

01

6/

Ale

x F

err

o

Page 8: Casa da Gente julho 2014 completo

CULTURA8JULHO 2014

Música no ArSom, Áudio e Tecnologia KAKAO Figueiredo

www.kkostudio.com Tel.: (21) 2711-3104

@ Dia 08 de agosto seapresentam no Praia Clubede São Francisco a BandaHigh Hopes, um grupo demúsicos e simpatizantesque tocam Pink Floyd emCovers com todas as nuan-ces e detalhes.

Para os amantes do somprogressivo e alucinante daBanda Inglesa a, noite pro-mete. O show vai começaràs 23h e os ingressos vãocustar R$25,00.

Com a presença deWallace Albuquerque naBateria, Romeu Corsino nobaixo, Eddy Vasconcelosvoz e violão, Marcos Almei-da nos teclados, Rosi Bra-ga Vocais, Anderson Lunaguitarra, Marcio QuintesSaxofone, Fernando Honó-rio Guitarra. O tributo aoPink Floyd promete... Su-cesso, rapaziada, vamos lá!

@ O Novo Álbum dos Titãs, “Nheengatu”, tenta soarcom a pegada e levada dos primórdios da banda.

Retorna as raízes, os rapazes voltam ao som meio punk,meio garage, misturando novas influências.

A primeira música de trabalho é “Fardado”, uma conti-nuação de “Polícia”. Fala da polícia, da política, do ditosistema, da ordem, dos direitos e dos deveres. E porquefalar tanto da primeira faixa? Por que ela faz uma síntese detudo aquilo que o Titãs vai mostrar-nos quase 40 minutosseguintes. Ah, é claro, outros elementos, temas e influên-cias. Mas de algum modo, uma boa apresentação do discoé feita nessa primeira música. Vale a pena comprar, ouvir eguardar o novo disco dos Titãs, o Melhor Álbum da Ban-da em 20 anos.

@ Outra banda de rock brasileira que vem de volta com tudo é os Raimundos.Doze anos depois, a banda lança o petardo “Cantigas de Roda”, financiado e

esperado pelos fãs. O sarcasmo do grupo volta à tona, com letras de duplo senti-do, debochadas e bem humoradas.

Digão assume os vocais e já na primeira música “Cachorrinha “ declama visce-ralmente sobre uma mulher sacana, e por ai o disco rola. Voltaram os Raimundos,pesados hardcore, punk, alegres...A garotada adora!

Fotos Divulgação

Page 9: Casa da Gente julho 2014 completo

GERAL 9JULHO 2014

Um sistema que acopla-do a uma arma de fogo per-mite ao usuário acertar oalvo com maior precisão esem precisar expor a sua in-tegridade física. Esta é a basedo projeto “MiraDigital” de-senvolvido pela ThinkTank,uma empresa de pesquisa edesenvolvimento de tecno-logia brasileira, com apoio daFemptec, Fundação de Em-preendimentos, Pesquisa eDesenvolvimento Instituci-onal, Científico e Tecnoló-gico do Rio de Janeiro, es-pecializada há 10 anos nagestão e desenvolvimentode projetos.

A invenção – patentea-da em 2009 no INPI (Insti-tuto Nacional de Proprieda-de Industrial) acaba de che-gar ao final de sua primeirafase, com a impressão doprimeiro protótipo em 3D,que foi possível graças aoAuxílio a Projetos de Ino-vações Tecnológicas(ADT1) da Faperj – Funda-ção Carlos Chagas Filho deAmparo à Pesquisa do Es-

1- A MiraDigital é composta por um sistema de duas

partes: a primeira que contém um “microcomputador” mas

sem tela, com uma câmera, unidos num invólucro com

design criado para ser acoplado à arma. A segunda parte é

composta por um “smart glass” (óculos inteligente), que

retransmite a imagem diretamente para as lentes do óculos,

podendo assim ser visualizado pelos olhos do usuário.

2- A primeira parte é adaptada ao “picatinny” da arma,

que é o local onde se encontra o trilho, usado frequentemen-

te para outros acessórios como a mira à laser e a lanterna.

3- A partir do momento em que o aparato é ligado pelo

usuário, incializa-se o software MiraDigital, que permite a

Quando a Tecnologia torna-se

aliada da Segurança Pública

tado do Rio de Janeiro. Aprimeira versão do softwa-re foi criada graças ao auxí-lio do Conselho Nacionalde Pesquisa (CNPq).

“A MiraDigital é umainvenção útil tanto para asForças de Defesa quantopara a Segurança Pública,pois permite que o policialacerte o alvo com precisão,podendo estar inclusiveprotegido do fogo adversá-rio. Além disso, o usuáriopode receber apoio tático eter a sua ação supervisiona-da, já que o sistema é capazde transmitir os dados emtempo real, além de armaze-ná-los no próprio aparelhoe numa Central de Coman-do, entre muitas outras fun-ções”, afirma Mestre em En-genharia Elétrica e Doutorem métodos de apoio à de-cisão, Miguel Angelo Gas-par Pinto, coordenador doprojeto Mira Digital e umdos sócios da ThinkTank.

Um dos desafios venci-dos nesta primeira etapa dapesquisa foi de transformar

a ideia em realidade, adap-tando o projeto digital aoprimeiro exemplar físico, de-senvolvendo o design doprotótipo, que foi possívelgraças a um estudo minuci-oso realizado pelo designerde produto e tecnologistaFred Tannenbaum, tambémsócio da ThinkTank. Cou-be à Femptec a gestão e ad-ministração do projeto, ope-racionando recursos finan-

ceiros, técnicos e humanos.Para aprimorar o aparato

e comprovar a relevância daMiraDigital, os pesquisado-res buscaram desde o inícioo diálogo com as Forças deDefesa nacionais: a PolíciaCivil do Estado do Rio deJaneiro, através do seu Nú-cleo de Assuntos Estratégi-cos, o Exército e a Marinha,através de seus Núcleos deInovação Tecnológica. Em

seguida, o projeto foi tambémapresentado à Secretaria deCiência e Tecnologia do Riode Janeiro, e todos os órgãosconfirmaram o interesse nodesenvolvimento da novatecnologia.

“O objetivo primordial dequalquer força de defesa é deproteger, e esperamos que aMiraDigital contribua comesta ideia, com o tiro sendosempre o último recurso. O

sistema auxilia não só a auto-defesa, mas também à audi-toria das operações, já quetudo é registrado pelas câ-meras” afirma o pesquisadorMiguel Angelo.

Atualmente, os sóciosestão em negociações comempresas de grande portee fundos de investimentopara obter os recursos ne-cessários para inserir o pro-duto no mercado.

COMO FUNCIONA A MIRA DIGITAL

MIRA DIGITALMIRA DIGITAL

Os pesquisadores Miguel Angelo Gaspar Pinto e Fred Tannenbaum

Entenda o passo-a-passo da invenção

transmissão da imagem gerada exatamente da direção de

onde se aponta a arma.

4- A imagem captada pela câmera é processada e sofre

uma compressão para ser transmitida ao segundo processa-

dor, ligado aos óculos em sistema wirelless e em tempo real.

O software auxilia na mira do alvo, e mostra também a proba-

bilidade de acerto na “tela” (no caso nas lentes dos óculos).

5- Há ainda outras funcionalidades que estão sendo adi-

cionadas ao software, como, por exemplo, o cálculo da dis-

tância em que o alvo está do usuário, e a divulgação da

probabilidade de precisão no tiro. Todas estas informações

seriam mostradas nas lentes dos óculos.

A Spectaculu, escola dearte e tecnologia localizada noCais do Porto, realiza seleçãode alunos no dia 01 de agostopara formação de nova turmado curso gratuito de Tratamen-to de Imagem. Os interessadospodem se inscrever no proces-so seletivo até 31 de julho atra-vés do site www.spectaculu.

org.br ou comparecer à escolano dia do processo seletivo, de8h30 às 15h.

O curso de Tratamento deImagem da Spectaculu tem du-ração de quatro meses e capa-cita os alunos para ajustar, tra-tar, editar e manipular imagenspor meio de softwares especi-alizados. As aulas têm previsão

de início para 18 de agosto.Todos os jovens da Spectacu-lu recebem bolsa-auxílio mensal,material para as aulas e 2 refei-ções diárias (café e almoço).

Para participar da seleção, ocandidato precisa ter entre 17(completos) e 21 anos; ser mo-rador de área de vulnerabilida-de social, bairros ou comunida-

des do Grande Rio; ser estudan-te ou ter concluído o EnsinoMédio na rede pública; ter dis-ponibilidade para aulas de se-gunda a sexta-feira, no horáriode 8h30 às 12h30; e possuir co-nhecimentos básicos no softwa-re Adobe Photoshop. O testepara admissão consiste de en-trevista, produção de texto e um

Fotos Luana Dias

Vagas abertas em curso gratuito de Tratamento da Imagem

exercício artístico. As pré-inscri-ções online até 31 de julho:www.spectaculu. org.br . Oscandidatos podem realizar a ins-crição também no próprio dia doprocesso seletivo. O endereçoé Av. Rodrigues Alves, 847, Caisdo Porto - RJ (Ao lado do HotelRodoviário) e os telefones: (21)3149-9065 / 98438-5020

Page 10: Casa da Gente julho 2014 completo

GERAL10JULHO 2014

Diversas

Portaria do Ministérioda Saúde publicada (8/5) noDiário Oficial da União de-termina que, se o bebê esti-ver em boas condições desaúde, deve ir direto para ocolo da mãe ao nascer noshospitais do Sistema Úni-co de Saúde (SUS), infor-mou a Folha de São Paulo(8/5). De acordo com a por-taria, que segue as reco-mendações da OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS),o bebê deve ser colocadode bruços sobre o abdômenou tórax da mãe, de acordocom a vontade da parturi-ente, e receber uma cobertaseca e aquecida.

O texto faz parte da atu-alização das diretrizes doSUS voltadas ao atendi-mento mais humanizadopara a mãe e o recém-nasci-do. O procedimento deveser seguido independente-mente de o bebê nascer departo normal ou cesariana.A portaria prevê ainda queo recém-nascido seja ama-mentado na primeira hora devida; que os exames de ro-tina – pesagem, exame físi-co e vacinação – ocorramsomente depois de sua pri-meira hora de vida; e que o

Recém-nascido deve ir

direto ao colo da mãe

clampeamento do cordãoumbilical seja feito após ocordão parar de pulsar (oque leva de 1 a 3 minutos),exceto em casos de mãesisoimunizadas ou soroposi-tivas para HIV e HTLV, nosquais o procedimento devese manter imediato.

A publicação diz tam-bém que o estabelecimentode saúde que mantiver pro-fissional de enfermagemhabilitado em reanimaçãoneonatal na sala de parto

deverá ter na equipe, duran-te 24 horas, ao menos ummédico também capacitado.Não está detalhado comoserá feita a fiscalização paraque as medidas entrem emvigor e se será feita a fisca-lização para que as medidasentrem em vigor e se have-rá punição aos profissio-nais de saúde que não se-guirem as recomendações,informou a reportagem. (Ar-tigo original da RevistaRadis, 141, Junho/2014)

Divulgação/Internet

Presidente do Senalba, Alcides Freire, aniversariou esta semana e participou de uma degustação

de vinhos no La Mole, ao lado do advogado Ricardo Moreira e esposa Sheila Moreira e do

jornalista Mario Dias.

Foto acervo pessoal

A Sociedade Fluminense deFotografia (SFF) apresenta a ex-posição individual “Flor – UmMundo Para Ver”, do fotógrafocolombiano Javier Solis. O traba-lho que fica em cartaz até o dia 10de agosto na Galeria Jayme Mo-reira de Luna pode ser visitadodiariamente, de 9h às 19 horas eaos sábados de 9h às 13 horas.

A mostra, a segunda individualdo artista na SFF, reúne 12 fotogra-fias em preto e branco onde retratao dia a dia de Flor, uma cantora de-ficiente visual que trabalha nas ruasde Bogotá, capital da Colômbia. Acoletânea de fotos, todas feitas commáquinas analógicas, foi feita aolongo de dois anos, durante a ca-minhada que Javier fazia de casapara o antigo trabalho, no Ministé-rio da Fazenda colombiano.

“Passava por ali todos os dias,sem dar atenção ao ambiente ur-bano, até que um dia resolvi fo-tografar e desde então, nuncamais passei por ali, sem avaliar oambiente e buscar um novo ân-

Um mundo para verFotógrafo colombiano expõe trabalho na Sociedade Fluminense de Fotografia

gulo para fotografar o trabalho deFlor que acabou virando umagrande amiga. Os cartazes cola-dos numa parede ao fundo deonde Flor trabalhava, tambémaguçaram a minha criatividade e avontade de continuar fotografan-do o trabalho dela”, explica Javi-er, que em seu trabalho, traça umparalelo do cotidiano de Flor comos títulos dos cartazes que, emsua maioria, anunciavam peçasde teatro e shows musicais.

Para o fotógrafo Antonio Ma-chado, que preside a SociedadeFluminense de Fotografia, o tra-balho de Javier tem como base ocotidiano do seu país. “Em 2011,durante o Encontro com a Améri-ca do Sul, ele expos pela primeiravez na SFF com “Carnaval emPreto e Branco”, que nos chamoumuito a atenção pelo uso da foto-grafia analógica e em preto e bran-co. Estamos tendo a oportunida-de de trazê-lo de volta a Niterói. Asua exposição, dessa vez retratan-do o dia a dia de uma deficiente

visual, acontece, coincidente-mente, quando iniciamos a orga-nização do primeiro curso de fo-tografia voltado para deficientesvisuais”, afirma ele.

A exposição fica em cartaz desegunda a sexta-feira, de 9h às19 horas, e aos sábados de 9hàs 13 horas, até 10 de agosto, naGaleria Jayme Moreira de Luna .

A Sociedade Fluminense de Fo-tografia fica na rua Doutor Ce-lestino, 115 – Centro – Niterói.Mais informações pelo telefone(21) 2620 1848

Uma dasfotos da

exposiçãoque fica em

cartaz atédia 10 de

agosto

Divulgação/Javier Solis

SENALBAS do Brasil tem encontro em Búzios

Presidentes e dirigentes dos SENALBAS do Brasil estarão reunidos em Armação deBúzios, RJ, do dia 27 a 31 de agosto, tratando de assuntos ligados à cultura, e diversasoutras atividades, inclusive do Sistema S.

Será o 27º Encontro que reunirá todos os estados do páis, tendo como organizador,Alcides Freire, Presidente do Senalba RJ. O tema central será “Os Desafios dos Trabalha-dores no Século XXI”.

Dentre os palestrantes, os juristas Cristiano Barreto, que abordará “Acordos e Conven-ções Coletivas do Trabalho”; Carlos Shubert, falando de “Enquadramento Sindical” e odesembargador, Ivan Alemão, do Tribunal Regional do Trabalho. Já confirmaram presençavárias autoridades, dentre as quais, Luis Pedreira, da Federação Interestadual dos SENAL-BAS que congrega nove estados.

A parte recreativa será aberta pela cantora Gabi Buarque e no encerramento, GusttavoClarão e Banda. O encontro será no Resort Ferradura. Mais de duzentos participantes,segundo o presidente Alcides Freire estarão no Encontro.

Morre Elias EstefamVítima de problemas respiratórios, faleceu o engenheiro ambiental e empresário,

Elias Estefam, sendo seu corpo sepultado no Cemitério Parque da Colina, onde compa-receram dezenas de amigos. Elias era irmão da jornalista Estela Prestes, casado e deixoufilhos, netos e bisnetos..

Page 11: Casa da Gente julho 2014 completo

11JULHO 2014 CULTURA

PASTÉIS DE SIRI,

BOLINHO DE BACALHAU

E PEIXES VARIADOS,

SALGADINHOS FEITOS NA HORA,

ALÉM DA BATIDA DE LIMÃO

“MASSA DE

BACALHAU LEGÍTIMA

SÓ NO CANECO

GELADO DO MÁRIO”

43 ANOS DE QUALIDADE

RAINHA

CORTE DO CARNAVAL

A belíssima modelo Nanda Guimarães – apontada comouma das grandes musas do Carnaval 2014 – é a nova rai-nha do Parque Curicica. A coroação irá acontecer no dia 31de agosto durante feijoada mensal da escola. Ela – que jáfoi rainha do Cacique de Ramos em 2011 e musa do Impérioda Tijuca e do Império Serrano – promete se doar ao máxi-mo na nova função.

SORRISO MAROTO

A quadra da Unidos do Viradouro – que está ficandoainda mais bonita após uma grande reforma – vai receberno dia 5 de setembro, o grupo Sorriso Maroto, iniciando atemporada de shows na agremiação. A abertura fica porconta do grupo Grupo Vai por Mim e MC Nego do Borel.Vendas e informações na quadra da escola, na Av. do Con-torno, 16, no Barreto, em Niterói, ou no site http://www.ingressomais.com.br/

TRIOTodos os sábados, a partir

das 21h em ponto, a CachaçariaAlegria Engarrafada recebe o ta-lentoso “Trio de Couro e Cor-das”. O couvert artístico é deR$8,00 e o local tem um climadescontraído e aconchegante. As5ª feiras, a cantora MônicaMAC se apresenta a partir das20h. A Cachaçaria fica na rua Dr.Sardinha, s/n, em Santa Rosa.Mais informações pelo telefone(21) 2610 8483.

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIERJ)divulgou o calendário com as finais dos sambas-enredo ofi-ciais das agremiações da Série A. A maratona começa no dia7 de setembro, com a final da Inocentes de Belford Roxo; dia8, é a vez da verde-e-branca de Niterói, Acadêmicos do Cu-bango; dia 12, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Porto da Pe-dra; dia 13, Em Cima da Hora; dia 18, Renascer de Jacarepa-guá; dia 19, Unidos de Padre Miguel e Caprichosos de Pila-res; dia 20, Unidos de Bangu; dia 25, União do Parque Curi-cica. No dia 26, três agremiações escolhem seus sambas:Estácio de Sá, Império da Tijuca e Acadêmicos de SantaCruz. No dia 28 é a vez da Alegria da Zona Sul, e encerrandoa temporada, a Império Serrano, no dia 29 de setembro.

Os compositores da Acadêmicos do Cubango tem atéo dia 27 de julho para entregarem seus sambas para o Car-naval 2015. No dia 27, a partir das 13h, quem for à quadravai curtir e saborear uma feijoada, com a camisa-convite aR$ 20. Em 2015, a verde e branco entra na avenida com oenredo “Cubango: a Realeza Africana de Niterói”, desen-volvido pelo carnavalesco Jaime Cesário.

CONCURSO IIA Unidos do Porto da Pedra também abre a sua tempo-

rada de escolha do samba-enredo que levará para Avenidaem 2015, com o enredo “Há uma luz que nunca se apaga”,desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Gonçalves. Osinteressados em participar da disputa deverão apresentarsuas obras até a meia-noite do dia 4 de agosto. As elimina-tórias acontecerão todas as sextas-feiras, e a primeira apre-sentação das parcerias concorrentes acontecerá no dia 8de agosto. Mais informações pelo telefone 98867 7492.

CONCURSO

FEIJOADAA Toca da Gambá se pre-

para para a 50ª edição de suaFeijoada, que acontece nosábado, dia 26 de julho, a par-tir das 15h. Desta vez, Mar-quinho Diniz (foto) convidaWilson das Neves e Renatoda Rocinha, num encontro deduas gerações do samba.Mais informações pelo tele-fone (21) 2627 5398 ou [email protected]

TOCA DO LEITEIROOs sábados seguem animados na Toca do Leiteiro, com

as rodas de samba comandadas pelo Grupo Linha de Fren-te. O evento tem damas grátis até às 18h30 e preço promo-cional de R$5,00 para a entrada. Reservas e informaçõespelo telefone (21) 98151-1626.

CARNAVAL 2015

CHORO

Foi lançada no dia 21 de ju-lho a “Revista do Choro” online.No site, o leitor pode ter acesso aconteúdos interativos, como fó-runs, entrevistas debates, trans-missão de apresentações musi-cais e rodas de choro em temporeal, exibição de vídeos e linkspara podcasts. A campanha dereservas da versão impressa darevista N. 1 terminou tendo atin-gido 25% de sua meta. Para nãofrustrar o público leitor, os edi-tores decidiram continuar com acampanha para rodar sua versãoimpressa, mas mantiveram o lan-çamento da revista virtual.

Estão abertas as inscrições para o Concurso de ReiMomo, Rainha e Princesas do Carnaval 2015 de Niterói. ANeltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – recebe ascandidaturas até o dia 29 de agosto. Os concorrentes de-vem ter muito samba no pé, ser morador do Estado do Riode Janeiro, ter no mínimo 18 anos de idade. Mais informa-ções: 0800 282 7755.

Luana Dias

Re

pro

du

çã

o f

ace

bo

ok

Re

pro

du

çã

o f

ace

bo

ok

Page 12: Casa da Gente julho 2014 completo

CULTURA

12JULHO 2014

Outro dia, ao passar pela Av.Roberto Silveira, em Icaraí, Zona Sulde Niterói, me deparei com duaspessoas “grafitando” e fui fotogra-fá-las. Ao me aproximar, percebi quenão eram brasileiros, e sim, ameri-

GRAFITE, uma arte urbana

Rudá Albuquerque canos. Indaguei-os sobre os moti-vos que os fizeram sair de sua pá-tria. Os “grafiteiros” responderamque em seu país o “grafite” é consi-derado um ato de vandalismo, dife-rente do Brasil, onde existem leisque liberam o ato de “grafitar” emmuros abandonados.

Um traço marcante e que per-

dura veio à tona no momento defotografá-los: eles não queriam terseus rostos fotografados. Elesainda carregam a “marca” do pre-conceito de estarem fazendo algoconsiderado errado.

VALORIZAÇÃO

Em junho, ocorreu um evento

O Bistrô MAC - loca-lizado no Museu de ArteContemporânea de Nite-rói – vai promover no dia24 de julho o “Chá comArte”. No evento, queacontece a partir das 17h,a doce e bela voz da can-tora Denise Pinaud irá seapresentar ao lado do vi-olonista Ricardo Gilly,numa homenagem à Cla-ra Nunes. Eles vão inter-pretar sucessos como “Ocanto das três raças”,“Guerreira”, “Tristeza péno chão”, “Morena deAngola”, “Na linha domar”, “Feira de Man-gaio” e muito mais.

No buffet, delícias deinspirações diversas: qui-ches, rabanadas, crepesdoces e salgados, wafles,pettit four, pães, frutas,sucos, chás e cafés. A en-trada do “Chá com Arte”é de R$ 45,00. Reservas einformações pelos telefo-nes 2629-1416 e 2719-9690 e – e-mail bistromac@gmail .com

Uma homenagem

à Clara NunesDenise Pinaud se apresenta no Bistrô MAC

Rua Cel Gomes Machado, 136 - S/Loja - Centro - Niterói - RJ

Tel.: (21) 2719-7322 / 2717-3750

2621-8217 / 2613-4804

www.riomoncao.com.br

(Especial para o CASA DA GENTE)

no Caminho Niemeyer, em Nite-rói, que comprova a valorizaçãodo nosso Estado para com a arteurbana. O encontro contou com apresença de diversos grafiteirosque tiveram a oportunidade dedeixar seus traços artísticos emgrandes bolas dispostas pelo gra-mado. No mesmo local, haviam

outras manifestações artísticasurbanas, como “Dança de Rua” eSkate. Este é um ensaio fotográfi-co que fiz no local.

(Rudá Albuquerque tem 14anos, ama fotografar e se inte-ressa pela arte do grafite desdeos 8 anos)

Fotos Divulgação/Rudá Albuquerque

Divulgação