casa da gente maio 2016 completo

12
ANO IV - EDIÇÃO Nº 78 - MAIO DE 2016 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá Liceu: formando gênios há mais de um século Dezenas de ex-alunos do Colégio Liceu Nilo Peçanha, de Niterói, fizeram esta semana um encontro de confraternização num restaurante da cidade, relembrando a trajetória do educandário, uma verdadeira fábrica de gênios. Professora de 102 anos, Maria Irma Falcão, relembra sua Formatura e mui- tos anos de aula no local. Página 7 Divulgação: Paulo Resende Morador de São Gonçalo, o pianista Ra- fael Marinho acaba de ser aprovado em seis universidades norte- americanas. Ele, o pai, foram para as ruas de Niterói vender balas buscando pagar os seus estudos. Coluna Comparti- lha, página 3 carimbou o passaporte vendendo balas Após ter duas vezes o seu visto negado pelo Consulado Americano, o atleta de Niterói Pedro Rafael, atual campeão mundial de slackline lançou com o apoio de seus amigos e seguido- res a campanha #Acei- taoPedroEUA para con- seguir participar do X- Games e GoPro Moun- tain Games. Página 7 quer voar alto nos EUA Roupateca traz o conceito do guarda-roupas com- partilhado para Niterói. Página 4 Com que roupa eu vou? Niterói lamenta a perda de duas importan- tes personalidades: o cantor Cauby Peixoto e o Cel. Marcus Jardim, Secretário de Segurança Pública da cidade. Página 6 Brasília ferve e Niterói tem campanha morna NOVA AIPERJ e CLUBES: Lazer com divertimento Página 6 Página 12 e Suplemento Clubes Páginas 3 e 9 Trilha e eventos em São Gonçalo Fotos reprodução facebook Divulgação Divulgação Ele Ele Ele Ele Ele Ele Ele Ele Ele Ele CULTURA E SEGURANÇA DE LUTO

Upload: equipe-jornal-casa-da-gente

Post on 30-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Casa da gente maio 2016 completo

ANO IV - EDIÇÃO Nº 78 - MAIO DE 2016 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá

Liceu:formando

gênioshá mais deum século

Dezenas de ex-alunos do Colégio Liceu Nilo Peçanha, de Niterói, fizeramesta semana um encontro de confraternização num restaurante da cidade,relembrando a trajetória do educandário, uma verdadeira fábrica de gênios.Professora de 102 anos, Maria Irma Falcão, relembra sua Formatura e mui-tos anos de aula no local. Página 7

Divulgação: Paulo Resende

Morador de SãoGonçalo, o pianista Ra-fael Marinho acaba deser aprovado em seisuniversidades norte-americanas. Ele, o pai,foram para as ruas deNiterói vender balasbuscando pagar osseus estudos.

Coluna Comparti-lha, página 3

carimbouo passaporte

vendendo balas Após ter duas vezeso seu visto negado peloConsulado Americano, oatleta de Niterói PedroRafael, atual campeãomundial de slacklinelançou com o apoio deseus amigos e seguido-res a campanha #Acei-taoPedroEUA para con-seguir participar do X-Games e GoPro Moun-tain Games. Página 7

quer voaralto nos EUA

Roupateca traz o conceito do guarda-roupas com-partilhado para Niterói. Página 4

Com que roupa eu vou?

Niterói lamenta a perda de duas importan-tes personalidades: o cantor Cauby Peixoto e oCel. Marcus Jardim, Secretário de SegurançaPública da cidade. Página 6

Brasília ferve eNiterói tem

campanha morna

NOVA AIPERJ e CLUBES:Lazer com

divertimento Página 6 Página 12 e Suplemento Clubes

Páginas 3 e 9

Trilha e eventos em São Gonçalo

Foto

s re

prod

ução

face

book Di

vulga

ção

Divu

lgaçã

o

EleEleEleEleEle EleEleEleEleEle

CULTURA E SEGURANÇA DE LUTO

Page 2: Casa da gente maio 2016 completo

2 MAIO 2016

Mário Dias

Diretor: Mário Dias / Tel.: (21) 99874-0583Editora: Luana Dias

E-mail: [email protected] de Marketing / Hyrinéa Borneo /

[email protected] / (21) 99631-3794 e (21) 3620 0010Designer Gráfico: Renato Figueiredo / Edição: Casa da Gente

Colaboradores: Kakao Figueiredo e Washington Araújo / Gráfica: EditoraEsquema

Fotografias: Luana Dias e fotos divulgaçãoAcesse o nosso facebook: JORNAL CASA DA GENTE

Blog: www.jornalcasada gente.blogspot.com.brSUPLEMENTO CLUBES: Editora: Luana Dias / Contatos: Tel.: (21) 99888-

9666 / [email protected]

TEMER OU NÃO TEMER

O JORNAL QUE TEM DE TUDO

ANUNCIE NO JORNALCASA DA GENTE

Valores promocionais parao novo caderno SERVIÇOSEntre em contato conosco:

[email protected]

(21) 99631-3794 (21) 3620-0010(21) 99874-0583

O momento não é de festejar, mas sim de acautelar, torcerpela normalidade, pondo fim estes meses de turbulência políti-ca que abalou todos os setores do país.

Durante 180 dias, tempo de afastamento da presidente Dil-ma Roussef, apesar dos movimentos determinados pelo proces-so de seu impedimento, recomenda-se pensar no Brasil.

Precisamos reafirmar nossa condição de uma das maioreseconomias mundiais, por fim ao desemprego, a recuperaçãoda nossa Indústria, Comércio, e Desenvolvimento Social, UniãoGeral, sem ódio nem rancor, numa construção de uma baseampla, pensando e agindo pelo ajuste de uma nação adulta,com riquezas imbatíveis.

Ao assumir a Presidência da República , no impedimentode Dilma Roussef por até 180 dias, Michel Temer conta com amaioria absoluta na Câmara dos Deputados e Senado, daí aadministração do Governo Central parece ser mais fácil. Pelomenos é o que se espera.

Niterói não está fora deste processo, pois o ex-prefeito, deputa-do e governador Moreira Franco, volta ao Ministério e é conside-rado um dos principais articuladores políticos de Michel Temer.

O que se aguarda com muita esperança, garra do povobrasileiro e serenidade, seja alcançado o objetivo de todos: avolta à normalidade.

Anunciado como pré-candida-to do PSDB a Prefeitura de Niterói,o Delegado da Polícia Federal An-tonio Rayol avisa "vou esquentara campanha, usando o corpo acorpo nas ruas, rede social, as or-ganizações do município, clubes,faculdades, a classe operária e to-dos os segmentos pedindo e pas-sando informações".

Antonio Rayol acrescenta:"nas minhas andanças vou tomarcomo base três questionamentos:repensar a máquina administrati-

Delegado Antonio Rayol queresquentar a campanha para Prefeito

va, hoje com um incrível númerode 47 secretarias; sobre emprésti-mos que até o final de 2016 alcan-çarão 2 bilhões de reais, para que,e como o município vai pagar essamontanha de dinheiro; e finalmen-te, solicitar ao Ministério Públicoque exija mais transparência detudo para os contribuintes.

Rayol é ex-delegado da PolíciaFederal, que ficou conhecido porprender o marqueteiro do PT, DudaMendonça, por envolvimento comquadrilha que realizava ilegalmente

rinhas de galo. "Sofri pressões dire-tas do Governo Federal para não irem frente com o processo. Perdi car-go de chefia. Sofri advertências dis-ciplinares. Mas, persisti, porque ti-nha que conseguir dormir com aconsciência tranquila", conta Rayol.

"Conhecedor da cidade, comtrajetória ética, séria e expertisepara lidar com um dos mais gra-ves problemas da cidade: segu-rança pública", afirma Otavio Lei-te, presidente da Executiva Esta-dual e Deputado Federal.

Antonio Rayol (no diretório do PSDB) promete esquentar a campanha

Foto: Internet

Bruno LessaPresta conta

Impresso em estilo tabloide, oVereador Bruno Lessa, está distri-buindo em Niterói, sua prestaçãode contas, onde afirma ter apresen-tado 112 projetos de lei; 274 reque-rimentos e 486 indicações.

Líder do PSDB na Câmara, é oPresidente da Comissão Perma-nente de Fiscalização das Fun-dações Municipais, Autarquiase Empresas Públicas, além deMembro das Comissões deConstituição e Justiça e Reda-ção Final; de Fiscalização Finan-ceira, Controle e Orçamentos; deEducação, Ciência e Tecnologiae Formação Profissional.

Acompanhou a construção dagaragem em Charitas, em Audiên-cia Pública, investiga os contra-tos feitos pela empreiteira ; obrasdo Getulinho, Hospital infantil eparticipa dos movimentos popu-lares de Niterói e do Brasil. Vereador Bruno Lessa

Foto: Internet

Page 3: Casa da gente maio 2016 completo

3MAIO 2016

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP A

RTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

Por Washington Araú[email protected]Ã

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALOOOO O

PROJETO CRAQUE DO AMANHÃ RECEBE SUA MADRINHAContagem regressiva

para a vinda de Juliana Paesa São Gonçalo no domingo,15 de maio, às 13 horas. Aatriz, que é agora Madrinhado Projeto Craque do Ama-nhã da ONG, no bairro Co-lubandê, em São Gonçalo,responsável pela sociabili-zação e qualificação de cen-tenas de crianças e adoles-centes entre 6 e 17 anos. Ea partir disso é que a ONGadota estratégias didáticase desenvolve metodologi-as participativas que traba-lhem Olhar - Refletir - Agir,em três eixos principais: Fa-mília, Escola e Esporte.

Toda a ação metodoló-gica do projeto é orientadaa partir das premissas daUNICEF, presentes no Guiade Esporte e Cidadania, sãoeles: inclusão de todos;construção coletiva; respei-to à diversidade; educação

EDUCADORA-SÍMBOLO DE SG ANIVERSARIA ESTE MÊSNascida em Cordeiro, re-

gião serrana do Rio, a pro-fessora Marlene Salgado deOliveira, reitora da Universi-dade Salgado de Oliveira(Universo), comemora neste30 de maio mais um ano devida. Dona de uma coragemindômita, Dª Marlene, pro-fessora formada há exatos 50anos tem como marcas, o di-namismo, a garra e a lucidezque a tornaram empresária derenome e educadora símbo-lo de São Gonçalo.

Autora dos livros 'Nãovim ao mundo a passeio'e'Recados da Professora',dentre as muitas homena-

integral; rumo à autonomia.O Projeto Craque do

Amanhã tem como padrinhosos jogadores de futebol Ib-son, Vagner Love e PauloHenrique Ganso e é executa-

do pelo CIEDS (Centro Inte-grado de Estudos e Progra-mas de DesenvolvimentoSustentável), por meio da par-ceria com o CETAC (Centrode Estudo, Treinamento e

Assessoria à Cidadania). Oevento será na Igreja Congre-gacional em Arsenal, na RuaClodomiro Antunes da Costas/n, em São Gonçalo. Infor-mações: 2514-0706

Juliana Paes vai se juntar aos craques Ganso, Ibson e Vágner Love neste domingo em SG

Divulgação

gens e títulos honoríficosrecebidos ao longo de cin-co décadas, em 2013, a rei-tora da Universidade Salga-do de Oliveira - UNIVERSO,recebeu a medalha de Des-taque em Administração, nacategoria Contribuição Ho-norífica concedida peloConselho Regional de Ad-ministração do Rio de Janei-ro - CRA-RJ. Devido ao con-tínuo comprometimento edestaque para o desenvol-vimento técnico cientificoda sociedade brasileira, pormeio da criação de cursossuperiores e de Gestão compadrões de qualidade e ain-

da, pela valorização do pro-fissional de Administração.

Dª Marlene Salgado Oli-

Ao lado do marido, Joaquim Oliveira, Profª Marlenecomemora mais um ano de vida e prossegue com os ideais

de uma empreendedora vitoriosa

veira receba os parabénsdesta coluna e os votos desaúde, paz e vida longa.

Divulgação

Cerca de 120 pessoasparticiparam no domingo,15 de maio, do passeiomais aguardado dos últi-mos tempos. A Secretariade Turismo, tendo à fren-te Joel D’Castro Secretá-rio de Cultura e Turismo,realizou com sua equipe,Talita, Jairo, Luyze,Amanda, Carol, Bianca eRaquel uma caminhadaecológica rumo ao Altoda Gaia, Serra da Capua-ba, um dos pontos culmi-nantes de São Gonçalo.

O ponto de encontrofoi na Praça de Santa Iza-bel, e para o secretário deCultura e Turismo, JoelD’Castro esta foi uma

Gonçalenses curtemas trilhas parao Alto da Gaia

Rafael Marinho apren-deu inglês na marra, semcursinho. Só com o THEBOOK IS ON THE TRABLEdo Ensino Médio. Moradorde São Gonçalo, ele sonhouem ser músico e foi fazer oConservatório de Niterói.Venceu. Aos 19, já é profes-sor de música. Ele o pai fo-ram pras ruas de Niteróivender balas pra pagar osestudos. Venceu de novo.Pianista habilidoso, Rafaelhoje dá aulas gratuitamen-te a crianças em Jardim Ca-tarina como forma de grati-dão. Aluno exemplar doColégio Pedro II, RafaelMarinho está arrumando asmalas para voar mais altoainda. Ele acaba de ser apro-vado em seis universidadesnorte-americanas. Tens dú-vida que ele vencerá denovo?

Registrei a ida do pia-nista Rafael Marinho quedepois de muitos anos, re-

tornou ao Colégio OdeteSão Paio e pode rever anti-gos professores e, podetambém falar aos alunossobre sua mais recenteconquista escolar. A apro-vação para seis universida-des americanas. A convite

do prof. Oton São Paio, Ra-fael falou aos alunos doEnsino Médio do ColégioOdete São Paio, no Colu-bandê, de sua trajetória po-bre, do esforço recompen-sado com a aprovação nosEstados Unidos, e falou

O MENINO QUE CARIMBOU O PASSAPORTE VENDENDO BALAS

também de decência , cará-ter e obstinação. Ao final,alunos e alunas trocaramnúmeros de celular com elee já aguardam ansiosos pelapalestra que ele vai minis-trar, tanto no Colégio JeanPiaget como no Odete São

Paio. A garotada quis inclu-sive, posar para fotos comele. Afinal, quem não queruma selfie com um cara as-sim?! Em sua fala aos alu-nos do seu ex-colégio, elelembrou sua infância humil-de e da dificuldade para es-tudar no Conservatório deMúsica de Niterói onde seformou como pianista clás-sico. Ele viaja em setembro,e vai estudar música em In-diana, terra natal de Micha-el Jackson.

“Minha bolsa de estu-do é integral, mas entreinum site muito sério queajuda até mesmo pessoasque precisam de um apoiofinanceiro. Preciso de ver-ba para me manter lá, preci-so de dinheiro para as pas-sagens e de roupas própri-as para o inverno rigorosona América. Muitos estãome ajudando e colaboran-do e o site é uma ótima fer-ramenta e eu conto com a

ajuda de todos”. RafaelMarinho já está a meio ca-minho andado, inclusive nacaptação de recurso, mastoda ajuda é provincial paraque ele viaje em paz e emsegurança rumo aos seussonhos que não são pou-cos. Rafael sonha alto e,certamente, tinha em menteque um dia seu passaportecarimbado seria doce comoas balas que vendeu nasruas de Niterói com seu pai.

“Após concluir minhafaculdade de música querofazer uma pós em musico-terapia, para quando re-gressar poder ajudar a pes-soas com Alzheimer, e aque-la especialidade é um trata-mento que auxilia muito narecuperação. Tanto minhaavó como o meu avô estãocom Alzheimer, e isso me-xeu muito comigo, e queroajudá-los quando voltar aoBrasil. A música tem essepoder!”

“oportunidade imperdívelpara conhecer um belocartão postal da cidadenum passeio guiado comprofissionais especializa-dos e com toda a seguran-ça. Agradecemos a cola-boração imensa da Guar-da Municipal e da CruzVermelha, bem como osnossos patrocinadoresque foram fundamentaispara o êxito do trabalho”.A secretaria convida a to-dos para o Fórum de Tu-rismo, que acontece no sá-bado, 4 de junho, no Au-ditório de Multimeios, noCentro Cultural JoaquimLavoura, no bairro Estrelado Norte.

Washington Araujo

Page 4: Casa da gente maio 2016 completo

4 MAIO 2016

Um guarda roupas comparti-lhado onde as mulheres possamalugar peças por um preço justoatravés de planos mensais de di-versos valores, assim é a Roupa-teca. A ideia de criar esse projetofoi da jornalista Marcia Rocha queao visitar a loja Lena, em Amster-dã, ficou completamente encan-tada com a maneira simples deeconomizar sem perder o glamour.Consciência no consumo é umacoisa que os brasileiros precisammuito e por conta disso resolveucolocar sua ideia em prática.

Na Roupateca, você paga umamensalidade que vai de R$ 100 a R$200 mensais e usa até 20 peças deroupas, sapatos e bolsas por mês.Oacervo tem desde um simples jeansaté luxuosos vestidos de festa. As

Com que roupaeu vou?

Roupateca traz o conceito do guarda-roupascompartilhado para Niterói

https:// www.facebook.com/jornal.casadagente

CASA DA GENTECurta a nossa página no facebook

peças são renovadas constante-mente e as que saem de circulaçãosão vendidas para as assinantes embazares montados a cada três me-ses, e parte da renda é doada parainstituições de caridade.

Marcia Rocha é da cidade deMaracajá, em Santa Catarina, masvive no Rio de Janeiro há 10 anos,e atualmente mora em Camboinhas,na Região Oceânica de Niterói. ARoupateca fica em Piratininga, e emapenas 20 dias de funcionamentojá possui 20 assinantes. Para co-nhecer mais, basta acessar o face-book: https://www.facebook.com/Roupateca/ ou ainda pelo telefo-ne (21) 99418-5892. A seguir, algu-mas combinações interessantespossíveis de ser montados a partirdo acervo da Roupateca: A proprietária Marcia Rocha (de vestido) e a produtora de moda Andrezza Gomes

Look NightA modelo Juliana Mendes traz o vestido

da Colcci e a sandália Ferni

Look FestaA modelo Jhenifer Brito traz o vestido

do ateliê Sandra Silva

Look CasualO shortinho jeans da Zara e o cropet floridoda Forever 21 dão o tom jovial e descolado

da modelo Dayana da Silva

Fotos: Divulgação

Page 5: Casa da gente maio 2016 completo

5MAIO 2016

MARINA EM BUSCA DO SOLEspetáculo premiado volta em cartaz no Teatro Popular Oscar Niemeyer em curtíssima temporada

SENALBASetor Administrativo – Senalba RJ

Rua XV de Novembro, 182, Centro - Niterói – RJ – 24.020-125 Tels. 21 2717-5603/21 2721-1344

Luan

a Di

as

Alcides FreirePresidente-SENALBA/RJ

SENALBA RJSéculo XXI – Terceiro Milênio

MAIO 2016

O presidente da Assembleia Nacional Constituinte, UlissesGuimarães, avaliou os trabalhos dos constituintes (deputados) e ressaltou

a importância da transição para a democracia plena.Humberto Lucena, Presidente do Senado e do Congresso, disse que o im-

portante é fazer uma Carta Progressista que atendaaos anseios do povo brasileiro.

O povo ainda ansioso roga para que tenha, no mínimo, o direito de terpaz, dignidade, trabalho, etc, etc, etc.

Estado do Rio de Janeiro, Niterói - 12 de Maio de 2016.

Só para relembrar:CARTA CIDADÃ 88

A peça Marina em buscado Sol volta aos palcos deNiterói, em curta temporadano Teatro Popular Oscar Ni-emeyer, aos sábados e do-mingos, dias 21 e 22; 28 e 29de maio. A peça tem início às16h e ingressos a venda novalor de R$ 30 (inteira) / R$15(meia). A peça conta a histó-ria de uma menina disposta avencer seus medos para sal-

var a humanidade depoisque a rainha Górgona, doplaneta Pétra, sequestra eaprisiona o Sol. Com a ajudada Lua, Marina descobreque além de libertar o Sol aspessoas precisarão reapren-der a viver no mundo e atransformar suas atitudesem relação à natureza.

Em cena, Carmen Ka-wahara vive a protagonis-

ta e Nayamara Bomfim in-terpreta diversos persona-gens, juntas estabelecemum jogo lúdico semelhanteàs brincadeiras de infância,adornadas com técnicascircenses que prometemenvolver adultos de crian-ças. O texto e a direção têmo olhar atento de PatríciaZampiroli orquestrando to-dos esses elementos no

palco. A Andantes Compa-nhia Teatral é um grupo commais de dez anos de experi-ência no mercado.

"Os questionamentos ereflexões propostas peloespetáculo provêm muitomais da ação das persona-gens do que de discursosedificantes. Júlia, amiga daprotagonista diz: 'Aqui otempo está correndo, a hu-

manidade está em pânico",e depois complementa "opior é que ao invés de ospovos se juntarem para en-contrar uma solução, estãotodos brigando e trocandoacusações', reforçando aimportância da atitude to-mada por Marina que en-frentou o medo e partiupara ação em busca da so-lução do problema, conta a

diretora Patrícia Zampiroli.Outro aspecto importan-

te da contemporaneidadeabordado na encenação éconceito do "tempo". Sendouma ideia abstrata e arbitrá-ria, o tempo é de difícil com-preensão para a protagonis-ta de 7 anos, porém quandoa efemeridade do tempo sefaz presente, Marina compre-ende a real necessidade dequalificar o tempo:

Marina em busca do Solfoi selecionada para a VIIMostra de teatro infantilpromovida pela ATACEN-Associação dos Trabalha-dores em Artes Cênicas deNiterói em 2015. CarmenKawahara, intérprete daprotagonista Marina, ga-nhou o prêmio de melhoratriz e a peça foi premiadacomo o segundo melhorespetáculo da mostra. Nes-ta mesma ocasião toda a fi-cha técnica foi indicada aprêmio: trilha sonora origi-nal, luz, cenário, figurino edireção, inclusive na cate-goria Melhor Atriz, ambasas atrizes foram indicadas.

Divulgação: Vida + Fotografia Divulgação: André Prado

Page 6: Casa da gente maio 2016 completo

6 MAIO 2016

Niterói perdeu essa semanaduas importantes figuras, uma nocampo da cultura e a outra na áreade segurança, as quais por coin-cidência foram sepultadas nomesmo horário: 17 horas, um emSão Paulo e outra em Pacheco,São Gonçalo. Nascido no bairrode Santa Rosa, em Niterói, em1931, o renomado cantor CaubyPeixoto faleceu aos 85 anos deidade, vítima de uma pneumoniaque interrompeu uma turnê quefazia pelo Brasil, ao lado da tam-bém cantora Ângela Maria.

Quando completou 50 anos decarreira, produzido e assessora-do pelo jornalista Mário Dias, edi-tor do CASA DA GENTE, fezquestão de iniciar uma tempora-da, também com Angela Maria, noextinto Bingo Charitas, em Nite-rói, sua cidade natal. Na mesmaocasião o artista concedeu umasérie de entrevistas, para televi-sões, jornais e revistas, todas noapartamento que morava em Co-pacabana, trabalho conduzidopor Mário Dias, com acompanha-mento de Kátia Dettman, na partede marketing.

O “professor”, como era cha-mado por seus colegas cantores,dizia, "aprendi a a gostar de músi-

Cultura e Segurança de luto

ca ouvindo meu pai tocar violão eminha mãe violino. Era uma ver-dadeira sinfonia em minha casa".

Seguindo os mesmos passoso seu primo Paulo Edmundo, tam-bém de Niterói, era um excelenteinterprete, falecendo precocemen-te de um infarto na casa onde re-sidia, na Rua 22 de Novembro.

SEGURANÇAA segurança do Estado do Rio,

principalmente de Niterói e SãoGonçalo, perdeu um dos seusmaiores guardiões: o CoronelMarcus Jardim, vítima de um cân-cer, faleceu aos 54 anos de idade.

Marcus Jardim comandou o 6ºe 12º Batalhões da Polícia Militar

do Estado do Rio de Janeiro, en-tre outros e atualmente era Secre-tário de Segurança de Niterói. Suaúltima aparição pública foi no diade São Jorge, durante uma missana capelinha do santo, no 12º Ba-talhão, por ele construída.

Ele também esteve à frente do1º Comando de Policiamento de

Área (CPA), na capital fluminen-se, além de também liderar o 3º CPA(Baixada). Foi secretário de Segu-rança Pública em São Gonçalo e,desde 2013, comandava a pasta deOrdem Pública de Niterói.

Com mais de 30 anos de PolíciaMilitar, Marcus Jardim era forma-do em Direito e especialista em Se-gurança Pública. Por três anos emeio, foi comandante de policia-mento da capital fluminense.

O corpo do Coronel MarcusJardim foi sepultado no CemitérioParque da Paz, em Pacheco, nomunicípio de São Gonçalo, aplau-dido por um multidão quando dosepultamento, ao toque de silên-cio de um corneteiro.

Na segunda, dia 15, o prefeitoRodrigo Neves anunciou que umdos grandes projetos da sua ges-tão, a Cidade da Ordem Pública, aser inaugurada no segundo se-mestre deste ano, ganhará o nomede Marcus Jardim em homenagemao seu secretário.

Atualmente à frente da Secreta-ria de Ordem Pública, Marcus Jar-dim promoveu melhorias na Guar-da Municipal de Niterói, incentivan-do a criação do maior concursomunicipal já realizado na cidade, do-brando o efetivo da guarda.

Cauby Peixoto Coronel Marcus Jardim

Dotos: Divulgação

Candidatos esperam junho para ganhar ruas

Enquanto a política nacionalferve, com os deputados, sena-dores e líderes sindicais travan-do uma verdadeira quebra debraço, na briga pela presidênciada Câmara Federal, expectativana situação geral do país, mani-festações de ruas, prevendo-se

possíveis mudanças na Previ-dência Social, nos municípios,principalmente em Niterói, acampanha ainda está morna.

O DIA A DIAO prefeito Rodrigo Neves

(foto) procura tocar as obras,

administrar o município, limitan-do-se a algumas atividades polí-ticas, dentre as quais as partici-pações numa prestação de con-tas do seu líder, vereador LuisCarlos Gallo, e num evento doSindilojas, onde reafirmou umachapa puro sangue, com o seuvice Axel Grael, mas com a possi-bilidade do surgimento de Cristi-na Monerat como alternativa.

Dos demais candidatos à Pre-feitura, Felipe Peixoto percorre a

cidade, indo a tudo: reunindo ta-xistas, conversando e discutin-do o que acha melhor para Nite-rói, como fez em seu aniversáriono Clube Naval, e na concorridaposse de Sérgio Daltro, na como-doria do Jurujuba Iate Clube.

José Seba, com discreção, re-força o apoio da classe médica, aqual pertence e faz incursões nazona norte, buscando alianças, fa-lando de seus projetos.

O Deputado Estadual Flávio

Serafini, distribui um bem elabo-rado impresso com prestação decontas do seu mandato. Todos,segundo analistas, traçam as es-tratégias para uma campanhamais efetiva, com uma participa-ção maior das mulheres, inclusi-ve como vices.

O delegado aposentado da Po-lícia Federal, Antonio Rayol, é o quemostra mais ação, conforme repor-tagem da página 2 desta edição.

Mário Dias

Flávio Serafini José SebaFelipe Peixoto

Fotos: Divulgação

Page 7: Casa da gente maio 2016 completo

7MAIO 2016

O atleta Pedro Rafael,atual campeão mundial deslackline - esporte de equi-

Dezenas de ex-alunos doColégio Liceu de Niterói fi-zeram esta semana um en-contro de confraternizaçãonum restaurante da cidade,relembrando a trajetória doeducandário, uma verdadei-ra fábrica de gênios, o que éretratado nesta edição porRenato Dantas (texto) e JoséResende (foto) com exclusi-vidade para o CASA DAGENTE. O Encontro de Li-

LICEU: Formando gênios há mais de um século

Por João Perboyre

Quando a Educação éum legado para toda vida

“Há mais de 20 anos, começamos a nos reunir. No iní-cio, os encontros eram restritos às turmas de um determina-do ano com a coordenação de Harley Goulart. Mais tarde foicriada a Confraria do Liceu ,onde muitos alunos estiverampresentes na sua fundação em solenidade no Salão Nobre doLiceu,a Confraria ainda congrega muitos alunos e é presidi-da por L.Martins. Nesta ocasião os Encontros passaram aser para os liceistas da década de 1960.

Hoje temos um grupo num aplicativo de mensagensdenominado “Liceu ex-alunos década de 1960” através doqual nos comunicamos, trocamos ideias e recordamos osbons tempos de alunos adolescentes do LICEU.

Durante estes anos vivenciamos eventos marcantes edemocráticos sempre buscando a integração e o congraça-mento, tal qual naquela época enquanto no pátio éramos umsó grupo,não importava a idade,éramos todos alunos do Liceuonde a qualidade do ensino nos dava orgulho de estudar na-quela instituição onde tínhamos os melhores professores.

Assim podemos rever alunos daquela época, trocarideias, resgatar, consolidar e revalidar amizades, além denos orgulhar daquela instituição.

Manter vivo os ensinamentos do hino do Liceu , quecantamos em nossos encontros:

“Liceu, caminhemos a cantar, para frente, sempre, sem-pre avante..

“Liceu, patrimônio a resguardar, e o orgulho do bomestudante”.

* João Perboyre é ex-aluno do Liceu Nilo Peçanha emembro da Comissão Organizadora dos encontros.

ceistas da Década de 60 foirealizado no dia 14 de maio,e contou com mais de 60 par-ticipantes.

Na mesma ocasião nos-sa reportagem localizava aprofessora Maria Irma Fal-cão Nesf (no detalhe), de102 anos, que ali cursou onormal, permanecendo pormais cinco décadas comomestra do mesmo Liceu.

Lúcida, a centenária pro-

fessora reside na rua OtávioCarneiro, lembrando, “só tivealegria no Liceu Nilo Peça-nha, para o qual peço totalapoio do Governo, pois sóassim o país estará cuidan-do de nossos talentos”.

Maria Irma Falcão Nesfnasceu em Nova Friburgono dia 18/04/1914. Aindahoje tem o hábito da leitura.

O encontro foi realizadopela Comissão composta por

João Perboyre, Denise Tara-ciuk, Olga Ceotto, SolangeTaraciuk e Renato Barreto,além do fotógrafo oficial Josede Paula Rezende.

Divulgação: Paulo Resende

Ex-alunos confraternizam

Aceita o Pedro!Campanha busca sensibilizar Consulado Americano para atleta obter visto

líbrio sobre uma fita denylon, estreita e flexível -tem movimentado as redes

sociais. Após ter duas ve-zes o seu visto negado peloConsulado Americano no

Rio de Janeiro, o jovem deapenas 19 anos lançou como apoio de seus amigos eseguidores a campanha#AceitaoPedroEUA, paraconseguir participar com osmaiores atletas do planetaX-Games e GoPro Moun-tain Games, dois grandeseventos esportivos de im-portância mundial.

Até agora, a campanhaultrapassou os 1200 com-partilhamentos, recebendoa adesão de diversos seto-res da sociedade. Veja naíntegra a mensagem que o

jovem colocou nas redes:" Venho de origem hu-

milde, filho de pescadores,sempre batalhei para con-quistar meus objetivos.Nascido e criado em Jeri-coacoara, atualmente moroem Niterói/RJ por ser a ci-dade berço do esporte noBrasil, além de ter sido mui-to bem recebido e criadograndes amizades, graçasao slackline". Fui convida-do, junto com os maioresatletas do planeta, a parti-cipar dos X-Games e Go-Pro Games. Porém, infeliz-

mente, eu e meu amigoAlisson Ferreira (8º nomundo) estamos com umgrande adversário antesmesmo dos jogos começa-rem. Tivemos o visto ne-gado duas vezes pelo con-sulado americano e, casoseja recusado novamente,ficaremos proibidos de en-trar nos EUA durante 5 lon-gos anos. Isso seria umchoque na nossa carreira,estamos desesperadospara conseguir apoio e acerteza da aprovação.

Para conseguirmos ovisto, conto com a ajuda devocês! Está lançada a cam-panha ?#?AceitaOPe-droEUA? e ?#?AceitaOA-lissonEUA? , compartilhem,postem vídeos, fotos e ci-tações com a hashtag. Va-mos juntos fortalecer o Bra-sil nas competições e botaros adversários para treme-rem na base!"

Para acompanhar e ade-rir a campanha, basta ir àpàgina do atleta no face-book: https://www.facebook.com/slacklinepedro/

Fotos reprodução Facebook

Pedro praticando slack line ao pôr do sol de Niterói

A campanha ganha apoio nas redes sociais

Page 8: Casa da gente maio 2016 completo

8 MAIO 2016

Page 9: Casa da gente maio 2016 completo

9MAIO 2016

SintoniaCultural

[email protected]

E estamos de volta com mais dicasculturais. Vamos em frente e um salve àtodos que primam pela Arte e Cultura!

- Em São Gonçalo, no próximo dia 20de maio, a Galeria Sintonia Cultural estaráiniciando mais uma linda exposição, coma artista plástica Olizete Tupini. Na oca-sião, ocorrerá mais uma homenagem ca-pitaneada pelo Movimento Diário da Po-esia contando em versos e prosas a traje-tória dessa renomada artista plástica. Noevento, teremos também o lançamento dos

livros “ Encontro do Acaso”, da escritora Renata Idalgo e “Amar com Poesia” doescritor Evandro Ferreira. Mais informações, pelo telefone: (21) 2606 9346.

- E chega ao fim um dos espaçosmais aconchegantes que já conheci, oRestaurante Recanto do Uly, em Itai-puaçu, lugar onde se respira cultura.Passaram pelo local vários artistas,poetas, anônimos e amigos. Uly Ribere Wagner Gonzalez (esse último nosdeixou precocemente) nos proporcio-naram noites incríveis de muita músi-ca, poesia e uma gastronomia espeta-cular, entre eles as famosas panquecasdo Uly. E no próximo sábado, dia 14,teremos a última noite do Recanto doUly ... será uma noite imperdível.

“Estarei indo para Natal (RN) a con-vite de amigos e lá iniciarei um novoempreendimento nos moldes do Recan-to do Uly. Nos veremos em breve. Umbeijo grande em todos e muito obriga-do pelo carinho que sempre nos foidedicados”, afirma Uly. Sucesso, Uly,e já estamos com saudades!

- E a jornalista Lucilia Dowslleycontinua agitando a cultura em Nite-

- Foi um sucesso a festa de aniver-sário da Casa de Cultura Soll da Terrarealizado dia 24 de abril. Com a presen-ça marcante de vários artistas e apai-xonados pela boa música de um modogeral, desfilaram pelo palco da Soll daTerra uma gama de artistas maravilho-sos saciando todos os presentes commuita música de altíssimo nível. O ca-sal de amigos anfitriões Alexandre Ene-ck e Claudinha Sing foram perfeitos enos blindaram com mais um grandeevento. E detalhe, sempre fica um gos-tinho de quero mais...não demorem arealizar outro encontro desses amigos!A Casa de Cultura Soll da Terra fica emSão Gonçalo na Travessa Carlos Las-sance N° 136 Boaçu. Telefone para maisinformações (21) 997915036.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

rói. A Dowslley Editora e o MovimentoUm Brinde a Poesia prepara a “Antolo-gia Poetas Raios de Sol” em comemora-ção ao 17º aniversário do MovimentoUm Brinde a Poesia e ao 1º ano da Do-wslley Editora. Enviem contato para o e-mail: [email protected] eobtenha todas as informações. “Venhaser nosso parceiro nesse projeto”, con-voca Lucilia.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Fotos: Divulgação

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Presidente do Clube dos Advoga-dos de Niterói, Henrique Padilha Filho ,juntamente com a esposa Claudia, rece-beu uma legião de amigos no Salão daOAB Niterói, com música popular bra-sileira, bebidas, salgadinhos e muitosdoces. Na foto com o jornalista PauloNunes, que também aniversariou.

SOCIAL

DEDÉ DO CAVACOGANHOU FESTA

Produzida por sua esposa, Patrícia, Dedédo Cavaco, integrante do grupo de samba Li-nha de Frente ganhou uma super festa, no clu-be Marieta, em Niterói, coordenando uma rodade samba com vários convidados, dentre osquais Guilherme Kauã e Helena Kilmer.

15 ANOS DE ALICE

Foi uma festa digna de uma princesa o"debut" de Alice Machado dos Passos, queparou o município de Miracema, no norte doRJ. Seus pais, Wilmar Passos e Maria Lúciaeram só felicidade, assim também como osconvidados. Na foto, a aniversariante e o paino momento da valsa. O evento foi no ClubeXV de Novembro.

PADILHA FESTEJOU

Paulo José Jardim (ex-Como-doro do Iate Clube Brasileiro) co-memorou aniversário com a espo-sa Mainda, o pai Dr.Rami e a filha,Júlia.

COMEMORANDOEM FAMÍLIA

Fotos: Divulgação

Casa da Gente/Mario DiasCasa da Gente/Mario Dias

Casa da Gente/Mario Dias

Page 10: Casa da gente maio 2016 completo

CULTURA10 MAIO 2016

Fotos: Divulgação

Música no ArSom, Áudio e TecnologiaKAKAO Figueiredo

@ O violonista, cantor e compositor Marcelo Né con-tinua fazendo sucesso e se apresentando sem parar nosbares e restaurantes do rio e Niterói.

Com um violão vibrante, bem tocado e estudado, oartista leva a platéia a uma viagem pela MPB, pelos mun-diais do Pop dos Anos 70 e com pitadas de música france-sa, tudo misturado com anos de estrada por toda Europaaonde atuou em diversos cenários musicais. Recentemen-te, Marcelo se apresentou numa homenagem ao composi-tor Arnaldo Lazuli, no Solar do Jambeiro, tocando músicasdesse fantástico compositor que faleceu, deixando um tra-balho que para sempre será lembrado. As músicas de Ar-naldo e Marcelo sempre estão presentes nas apresenta-ções do cantor. Vale a pena conferir!

@ O Dream Theater volta ao Brasil no mês de junho com aturnê que divulga "The Astonishing", o décimo terceiro discoda carreira, lançado no início deste ano. A turnê pela AméricaLatina começa no próximo dia 22 de junho, no Espaço dasAméricas, em São Paulo - o único show que a banda faz noPaís. O repertório desses shows trará John Myung (baixo),John Petrucci (guitarra), James LaBrie (voz), Jordan Rudess(teclado) e Mike Mangini (bateria) tocando o disco "The Asto-nishing" na íntegra. Uma grande caravana do Rio vai partirpara Sampa! Até quando vamos ficar perdendo os grandesshows aqui no Rio de Janeiro?

@ O rei das guitarras Eric Clapton está lançando umnovo álbum, "I Still Do", o vigésimo terceiro na carreira.Uma das faixas do repertório ganhou um lyric vídeo recen-temente: "Can't Let You Do It". Esse vídeo já é sucesso naweb e vocês podem conferir.

A canção é de um amigo e parceiro de Clapton, J.J.Cale, músico falecido em 2013 de quem Clapton já gravouversões anteriormente. A música "Cocaine" é de Cale. Su-cesso na certa.

"I Still Do" foi produzido por Glyn Johns, que já traba-lhou com nomes como Rolling Stones, Eagles, Led Zeppe-lin e the Who e foi responsável por "Slowhand", quintoálbum de estúdio de Clapton, lançado em 1977. "Essa foiuma oportunidade há muito atrasada de trabalhar com GlynJohns novamente, e também, incidentalmente, o 40º ani-versário de 'Slowhand'", declarou o guitarrista. Ao lado deClapton no álbum estão Henry Spinetti (bateria), Dave Bron-ze (baixo), Andy Fairweather Low (guitarra) e Paul Carrack(órgão). São 12 músicas esperadas pelos bluzeiros do mun-do inteiro... Vamos ouvir!

www.kkostudio.com Tel.: (21) 2711-3104

Page 11: Casa da gente maio 2016 completo

11MAIO 2016

FESTA DOS COMPOSITORES

O tradicional quibe deforno, must da culináriaárabe está ganhando umtoque contemporâneo. Apublicitária niteroienseLucia Diuana (foto), des-cendente de sírios, lançoua marca Alibabá, e resol-veu usar a receita da fa-mília e acrescentar aoquibe de forno, recheiosde berinjela com pimen-tões coloridos, ou espina-fre com ricota fresca.

Os novos ingredientesvem fazendo sucesso,mas nada que ofusque otradicionalíssimo quibecom recheio de carne.

A embalagem compeso médio de 550 gra-mas a R$22,00 pode seradquirida através do te-lefone (21) 988231205.

"O Abre-alas que as Marchinhas vãopassar! Porto da Pedra é quem vai ganhar...seu coração!", é o título do tema que pre-tende contar a história das marchinhas decarnaval. O enredo do carnavalesco JaimeCezário foi lançado com uma grande festana quadra da agremiação. Na ocasião, acon-teceu também a apresentação da equipe queterá a missão de levar o tigre ao grupo es-pecial do carnaval carioca. Também foramapresentados Marlon Lamar e Lucinha No-bre, como o novo casal de mestre sala eporta bandeira, Mestre Pablo, o novo co-mandante da bateria 'Ritmo Feroz' e Cris Al-ves, nova diretora da ala de passistas.

Uma delícia das ArábiasFotos: Divulgação

Os deliciosos quibes de forno recheados

Uma verdadeira multi-dão, cantou, sambou e de-gustou uma feijoada comple-ta, no Clube Naval de Nite-rói, numa confraternizaçãoque se constituiu num dosmaiores eventos deste ano.

Desde os primeirosacordes do compositor,cantor e cavaquinhista,Inácio Rios, no seguimen-to, show em dose duplacom Mosquito e JuninhoThybal, este sobrinho deZeca Pagodinho, e numdesfecho de ouro com ogrupo Fundo de Quintal.

O produtor Rodrigo,acompanhado dos coman-dantes, Fernando Almeida,que passará o cargo Césardos Santos, dia 10, estiveramnos camarins para abraçar osartistas, o que também foi fei-to pelo comandante Goulart,Diretor Social do Naval. Napróxima edição da Feijoada daAlegria espera-se a repetiçãodo sucesso, com outros gran-des nomes do samba.

Feijoada da Alegrialevou grande público

Fotos Casa da Gente: Hyrinéa Bornéo

A ala dos Compositoresda Acadêmicos do Cuban-go irá realizar no dia 11 dejunho uma grande festa naquadra da agremiação. Afesta, que terá churrasco,pagode e claro, muitas cer-vejas, acontecerá a partir das13h. Os ingressos antecipa-dos já estão a venda aR$25,00 (sem sorteio) eR$35,00 (com sorteio). Maisinformações na quadra daescola, que fica na rua No-ronha Torrezão, no bairro doCubango. Vale lembrar quea verde-e-branca de Niterói

irá desfilar, no sábado, comoa segunda Escola, com o en-

redo em homenagem aocompositor João Nogueira.

MAIS CURTOOs desfiles das escolas de samba

do Rio que estão no Grupo Especialvão diminuir em tempo e tamanho.Cada agremiação terá no máximo 75minutos para atravessar a Avenida(antes eram 82 minutos).

Além disso, cada escola só pode-rá desfilar com no máximo seis carrosalegóricos, ao contrário dos sete atéentão permitidos. O presidente da Li-esa, Jorge Castanheira, oficializou asalterações.

SÉRIE A DEFINE ORDEM DOS DESFILESA Liga das Escolas de Samba do Rio de

Janeiro (Lierj) definiu na noite desta terça-feira a ordem dos desfiles da Série A para ocarnaval de 2017. Após sorteio, a ordemficou assim: Na sexta-feira de carnaval des-filam, na sequência, Acadêmicos do Sosse-go, Alegria da Zona Sul, Viradouro, Impérioda Tijuca, Curicica, Estácio de Sá e SantaCruz; No sábado de carnaval desfilam, nasequência, Rocinha, Cubango, Inocentesde Belford Roxo, Império Serrano, Unidosde Padre Miguel, Renascer de Jacarepaguáe Porto da Pedra.

A festa para realizar o sorteio da ordemdos desfiles, que aconteceu na Cidade doSamba no dia 17 de maio, reuniu diversaspersonalidades do mundo do samba.

NO EMBALO DAS MARCHINHAS

Raissa Machado, rainha de bateria da Viradou-ro foi uma das beldades da noite do sorteio

Divu

lgaçã

o

Arquivo

Reprodução facebook

Divulgação

Diretores do Naval com o Grupo Fundo de Quintal

Produtor Rodrigo, ladeado pelos comandantesFernando Almeida e Goulart

Degustação e música

Marlon, Lucinha Nobre e Cris Alves

Page 12: Casa da gente maio 2016 completo

12 MAIO 2016

NOVA AIPERJ

Salão de Convenções para eventos especiaisCasamentosAniversário de 15 anosConfraternizaçãoJogos de FutebolParque AquáticoRestauranteSaunaSuítesProgramação Social

SUITES

PISCINAS

SALÃO DE FESTAS

Venha conhecer a nova Aiperj!Rua Acúrcio Torres, 499

Outeiro das Pedras - Itaboraí - RJTelefone: (21) 2719 3099Site: www.aiperj.org.br

Presidente Jorge Cardoso

Fotos: Divulgação