casa da gente setembro 2015 completo reduzido

12
ANO IV - EDIÇÃO Nº 70 - SETEMBRO DE 2015 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá Setembro: decisão das candidaturas às eleições PÁGINA 5 Campeões do Mundo querem mudanças na Seleção Brasileira Durante homenagem na Câmara de Vereadores de Niterói, os ex-jogadores de futebol Roberto Miranda e Jair Marinho concederam entrevista exclusiva para o CASA DA GENTE, opinando sobre a situação atual da Seleção Brasileira. Leia na Página 7. Inscrições abertas para cursos profissionalizantes Feijoada, Dia das Crianças, os preparativos para o reveillon e o Verão 2016 são alguns destaques desta edição do CADERNO CLUBES. Comitê Rio 2016 realiza Festival Transforma, com diversas atividades esportivas gratuitas Desta vez, o local escolhido é o estádio Caio Martins, onde será montado um grande circuito com esportes Olímpi- cos e Paralímpicos. Página 11 São Gonçalo terá Clínica-Escola do Autista Coluna Compartilha! Página 4 O espírito Olímpico em Niterói Candidatos de Niterói e Itaboraí podem concorrer às 280 vagas nos cursos da Faetec, com opções nas áreas de Beleza, Mecânica e Construção Civil. Página 2 Divulgação/Bruno Barreto Divulgação/Alexandre Loureiro Fotos Divulgação/Sergio Gomes Craques do passado homenageados Campeões do Mundo, Jair Marinho e Roberto Miranda

Upload: equipe-jornal-casa-da-gente

Post on 23-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

ANO IV - EDIÇÃO Nº 70 - SETEMBRO DE 2015 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá

Setembro: decisão das candidaturas às eleiçõesPÁGINA 5

Campeões do Mundo queremmudanças na Seleção Brasileira

Durante homenagem na Câmara de Vereadores de Niterói, os ex-jogadores de futebol Roberto Miranda e Jair Marinho concederam entrevistaexclusiva para o CASA DA GENTE, opinando sobre a situação atual da Seleção Brasileira. Leia na Página 7.

Inscrições abertaspara cursos

profissionalizantes

Feijoada, Dia das Crianças, os preparativospara o reveillon e o Verão 2016 são algunsdestaques desta edição do CADERNO CLUBES.

Comitê Rio 2016 realiza Festival Transforma, com diversasatividades esportivas gratuitas

Desta vez, o local escolhido é o estádio Caio Martins,onde será montado um grande circuito com esportes Olímpi-cos e Paralímpicos. Página 11

São Gonçalo teráClínica-Escola do Autista

Coluna Compartilha! Página 4

O espírito Olímpicoem Niterói

Candidatos de Niterói e Itaboraí podem concorrer às280 vagas nos cursos da Faetec, com opções nas áreasde Beleza, Mecânica e Construção Civil. Página 2

Divulgação/Bruno BarretoDivulgação/Alexandre Loureiro

Fotos Divulgação/Sergio Gomes

Craques do passado homenageados Campeões do Mundo, Jair Marinho e Roberto Miranda

2 SETEMBRO 2015

Mário Dias

Diretor: Mário Dias / Tel.: (21) 99874-0583Editora: Luana Dias

E-mail: [email protected] de Marketing / Hyrinéa Borneo / [email protected] / (21) 99631-3794 e (21) 3620 0010

Designer Gráfico: Renato Figueiredo / Edição: Casa da GenteColaboradores: Kakao Figueiredo e Washington Araújo / Gráfica: Editora Esquema / Fotografias: Luana Dias e fotos divulgação

Acesse o nosso facebook: JORNAL CASA DA GENTE Blog: www.jornalcasada gente.blogspot.com.brSUPLEMENTO CLUBES: Editora: Luana Dias / Contatos: Tel.: (21) 99888-9666 / [email protected]

O JORNAL QUETEM DE TUDO

Nesta edição, cada vez mais revista, com assun-tos atuais, porém descontraídos, estamos aqui noCASA DA GENTE conversando com você leitor, tan-to no impresso, quanto pelas redes sociais, agrade-cendo sempre o crescimento de seguidores.

No futebol, campeões do mundo fazem uma aná-lise da seleção Brasileira e de nossas equipes, porocasião de homenagens na Câmara de Vereadoresde Niterói.

Nos preparativos para as Olimpíadas que seaproximam, estamos atentos, vendo treinamentos etorcendo pelo sucesso do evento, lado a lado com oComitê, SEBRAE, atletas e autoridades organiza-doras.

Para as Eleições-2016, acompanhamos as con-versas e o desenrolar partidário, focados nos can-didatos e possíveis apoios. O quadro político sedesenha diariamente.

No campo musical, Dalto, cantor e compositor,faz uma retrospectiva de sua carreira, sucessos queatravessam décadas, mas não esquecemos o Sam-ba, com as Escolas arrancando para o Carnaval.

Ainda no campo cultural, foi impressionante omovimento da Bienal do Livro, muita gente de to-das as faixas etárias, recorde de vendas, sem crise.

Para fechar, nosso Caderno de Clubes noticia obom momento das agremiações, com obras, confra-ternizações e eventos.

Vamos as informações?

Futebol, Olimpíada, Eleição,Música, Esquecendo a Crise

ANUNCIE NO JORNALCASA DA GENTE

Valores promocionaispara o novo caderno

SERVIÇOSEntre em contato

conosco:[email protected]

(21) 99631-3794 (21) 3620 0010

Estão abertas cerca denove mil oportunidades emcursos profissionalizantesgratuitos em todo o Estadodo Rio pela Fundação deApoio à Escola Técnica(FAETEC), vinculada à Se-cretaria de Estado de Ciên-cia e Tecnologia. Em Niteróie Itaboraí, as vagas são paraos cursos de Depilador,Manicure e Pedicure, Aper-feiçoamento em Injeção Ele-trônica e GNV, NR10 (Segu-rança em Instalações e Ser-viços com Eletricidade) eCarpinteiro de Telhados.

As inscrições podemser realizadas pelo site daFundação (www.faetec.rj.gov.br) e por meio da fanpa-ge da Rede FAETEC no fa-cebook, até o dia 27 de se-tembro, no link "Inscriçõespara os cursos de Qualifi-cação Profissional".

"Qualificação profissio-nal é o nosso mantra, poisacreditamos que este é omelhor caminho para que ocidadão ascenda social-mente. Os cursos da FAE-TEC dão as ferramentasnecessárias para que o tra-

FAETEC oferece 280 vagas em cursosprofissionalizantes em Niterói e Itaboraí

Candidatos têm opções nas áreas de Beleza, Mecânica e Construção Civil

balhador agarre as boasoportunidades que surgem.Como consequência vêm osmelhores salários e qualida-de de vida, beneficiandotoda a família", afirma o se-cretário de Estado de Ciên-cia, Tecnologia e Inovação,Gustavo Tutuca.

Para o presidente daFAETEC, esta rodada vaiatender às diversas parce-rias firmadas este ano,como o convênio da Fun-dação com o Rio 2016 paracontratação de alunos daRede durante os JogosOlímpicos Rio e o progra-ma de linhas de créditos aosestudantes da FAETEC quedesejam ter seu próprio ne-gócio.

"A FAETEC assinouconvênio com o ComitêOlímpico Brasileiro (COB)para promover a emprega-bilidade dos estudantes daFundação e, assim, ter umaexperiência profissional naOlimpíada. Neste momento,estamos recebendo currícu-los para contratação deanalistas de credenciamen-to, mas ao todo serão mais

de 30 mil vagas para alunosda FAETEC ", ressalta opresidente da Fundação,Wagner Victer.

SOBRE OS CURSOSNa FAETEC Armando

Valle Leão, em Pendotiba,há 120 vagas voltadas paraa área de beleza, sendo 60para o curso de Depilador eoutras 60 para o de Mani-cure e Pedicure. Também lo-calizada em Niterói, a FAE-TEC Henrique Lage, noBarreto, oferece 40 vagaspara formação em Aperfei-çoamento em Injeção Ele-trônica e GNV, apenas paraaqueles que já tenham con-cluído o curso de Mecâni-co de Automóveis Leves.Durante as aulas, são apre-sentados, entre outrosconteúdos, os conceitos deeletricidade automotiva bá-sica, os equipamentos deteste e os fundamento dosistema GNV. Na mesmaunidade, estão disponíveis90 vagas para o curso deNR10 (Segurança em Insta-lações e Serviços com Ele-tricidade), tendo, como pré-

requisito, o diploma de Eletri-cista Instalador de Baixa Ten-são. Com duração de quatrosemanas, o curso abrangedesde os procedimentos derotina de trabalho até noçõessobre prevenção e combate aincêndio e primeiros socorros.Em Itaboraí, são 30 vagas parao curso de Carpinteiro de Te-lhados, com aulas sobre ostipos de maneira e telhas, es-truturas de cobertura e isola-mento térmico, leitura de plan-tas e cálculo de orçamento,entre outros assuntos.

Para se candidatar é pre-ciso ter o Ensino Fundamen-tal completo e, dependen-do do curso, a idade míni-ma varia de 16 a 18 anos.Os cursos têm duração mé-dia de 10 semanas. O sor-teio público das vagas seráfeito em 29 de setembro, apartir das 10h e a listagemcompleta publicada no sitelogo no dia seguinte. Apósa publicação, os candidatossorteados terão do dia 1º aodia 6 de outubro para efeti-var a matrícula. As aulascomeçam a partir do dia 13do próximo mês.

Divulgação/Bruno Barreto

Mecânico de Automóveis Leves

CIDADES 3SETEMBRO 2015

O prefeito de Niterói, Ro-drigo Neves, recebeu em seugabinete o secretário estadualde Transportes, Carlos Rober-to Osório, para tratar de proje-tos de mobilidade em Niterói.Na ocasião, Osório anunciouque a terceira embarcação en-comendada na China, a barcaItacoatiara, já está no mar e che-ga ao Rio no início de outubro.A nova barca entrará em opera-ção ainda este ano. Também nofim do ano chegará a quartaembarcação – Copacabana. Atéa metade de 2016 serão um to-tal de seis novas barcas ope-rando no trajeto Rio-Niterói.

“No início de 2016 tere-mos uma melhora significativada performance do sistema hi-droviário, que vai agregar umaumento da capacidade detransporte de passageiros mui-to importante. Nessa reuniãode trabalho estamos debaten-do a mobilidade que, junto asegurança pública, é um gran-de desafio para Niterói. Desdeo início do governo, nós im-plantamos as reversíveis, con-cluímos a obra do mergulhão,estamos ampliando de manei-ra expressivas as ciclovias,melhoramos a circulação na ci-dade, entretanto ainda temos

Praça na AlamedaSão Boaventura será

inaugurada em novembro

A prefeitura de Niteróiparticipou da Cúpula dosPrefeitos, realizada na Ci-dade das Artes, na Barra daTijuca, no Rio de Janeiro.O prefeito Rodrigo Neves,o vice-prefeito Axel Grael,as secretárias de Urbanis-mo e Mobilidade Urbana,Verena Andreatta, e de Pla-nejamento e Gestão, Gio-vana Victer, a coordenado-ra de Gestão Estratégica,Glaucia Alves Macedo, eo subsecretário de Urba-nismo e Mobilidade Urba-na, Renato Barandier, par-ticiparam do encontro lide-rado pelo prefeito do Riode Janeiro, Eduardo Paes,

Niterói participade Cúpula dos Prefeitos

que promove um debatesobre a situação das cida-des em todo o mundo e osdesafios para superar obs-táculos e implantar políti-cas que promovam a igual-dade social, a educação, amobilidade e o desenvol-vimento sustentável entreoutras ações.

No painel de aberturaos prefeitos Ken Livingsto-ne (Londres/ING), EnriquePeñalosa (Bogotá/COL),Mary Jane Ortega (San Fer-nando/FIL), Jaime Lerner(Curitiba/BR) e Sam Adams(Portland/EUA), reconheci-dos internacionalmente pe-los resultados alcançados

nas suas gestões, compar-tilharam suas experiênciaspara desenvolver projetosnas cidades que administra-ram. O painel, que contoucom a participação deEduardo Paes, teve comomoderador Andrew Steer,presidente do World Re-sources Institute (WRI).

Ao término do primeirodia de congresso, o prefei-to Rodrigo Neves informouque Niterói também passa-rá a integrar o WRI e que acidade deverá ser uma dasdestacadas no próximocongresso, a ser realizadoem Paris, na França previs-to para o fim do ano.

Luciana Carneiro/Prefeitura

O prefeito de Niterói, Ro-drigo Neves, assinou a ordemde início das obras de revita-lização da praça localizadaentre as ruas Francisco Bor-ges e Tenente Osório, na Ala-meda São Boaventura, Fon-seca. Como o espaço fica lo-calizado ao lado do Condo-mínio 7 de setembro, Nevesreuniu-se com os moradorespara apresentar o projeto.

Com área total de 975,34metros quadrados, a praçaganhará academia da tercei-ra idade, área de convivên-cia com bancos e mesas,três pergolados de madei-ra, recomposição de cantei-ros e jardins, nova pavi-

mentação com piso intertra-vado, postes de iluminaçãoe recomposição de toda acalçada ao lado da Alame-da. O investimento é deR$ 195. 180,34 e a previsãode inauguração é novem-bro.

Cerca de 200 moradoresparticiparam do encontrocom o prefeito. Rodrigo Ne-ves fez um balanço dos in-vestimentos feitos na re-gião do Fonseca em suagestão e informou que aprefeitura já aplicou mais deR$ 35 milhões em obras emelhorias no bairro.

“Assumimos a prefeitu-ra com muitos problemas e

dívidas. No entanto, ao mes-mo tempo em que arrumamosa casa, não deixamos de fa-zer investimentos na cidade,especialmente nos bairros daZona Norte, que estavam es-quecidos. Já recapeamos di-versas ruas do Fonseca evamos começar uma segun-da etapa do asfaltamento emoutras vias importantes dobairro. Vamos inaugurar onovo hospital Getulinho noano que vem, fizemos a pra-ça da Riodades onde havia o“esqueleto”, a Teixeira deFreitas ganhou uma clínicada família, revitalizamos oHorto do Fonseca e constru-ímos a sede da CompanhiaDestacada da Polícia Militar.Também fizemos as obras doPAC da Vila Ipiranga, que ga-nhou creche, quadra polies-portiva e urbanização”, expli-cou o prefeito.

Rodrigo Neves disse ain-da que mais R$ 35 milhões,recursos do BID, serão in-vestidos na requalificação daárea da comunidade SãoJosé, que receberá obras decontenção de encostas, cre-che e urbanização.

Péricles Rodrigues/Prefeitura -

Para melhorar a Mobilidade UrbanaPrefeitura de Niterói e Secretaria Estadual de Transportes se reúnem para discutir projetos em andamento

muitos desafios no campo damobilidade urbana para garan-tir melhor qualidade de vidapara os cidadãos”, afirmou oprefeito Rodrigo Neves.

O prefeito destacou que aparceria da prefeitura com aSecretaria Estadual de Trans-portes tem sido muito positi-va, com conquistas importan-tes, notadamente o investimen-to de R$ 100 milhões para aduplicação da Avenida do Con-torno, a modernização da esta-ção Araribóia, e a possibilidadede utilização da barca por ci-clistas, na ligação Niterói-Rio,sem pagar tarifas adicionais.

Rodrigo Neves ressal-tou ainda que estão avançadasas tratativas com relação à im-plantação, na estação de Cha-ritas, de tarifa similar à prati-cada na estação Araribóia.

“No final de setembro ini-ciamos as obras da TransOce-ânica pelo lado de Charitas,então o cronograma está sen-do cumprido. O secretário es-tará na cidade no fim do mêspara visitar os primeiros 100metros de perfuração do túnelLuís Antônio Pimentel, ligan-do a Região Oceânica à ZonaSul, e o Estado está analisandoo projeto de fazer a ligação de

Charitas para o Rio com pre-ços similares aos cobrados naestação Arariboia”, explicou.

O secretário Carlos Osó-rio informou ao prefeito que,desde que as novas barcas Cor-covado e Pão de Açúcar entra-ram em operação, houve umaumento de 10% no númerode passageiros durante o horá-rio de pico da manhã.

“No pico da manhã houveum aumento de 10%, muito sig-nificativo. No total do sistemasão 105 mil/dia, no início doano ficava abaixo de 100 mil, ea estação Araribóia representa80% deste fluxo”, disse.

Sobre a importância daTransOceânica como iniciativade mobilidade, e a possibilida-

de da estação de Charitas im-plantar uma tarifa mais barata,o secretário disse que o assun-to será discutido pela secreta-ria junto à concessionária.

“A TransOceânica, dentrodo planejamento de mobilida-de da Região Leste Metropo-litana, tem um papel estratégi-co. Nós teremos a ligação daregião que mais cresce em Ni-terói com a área de Charitas, ea possibilidade de mais pesso-as escolherem o modal aquavi-ário para ir ao Rio de Janeiro.Esse é um desafio, o pleito daprefeitura está colocado, nósiremos discutir com a conces-sionária como viabilizar, pri-meiro, o aumento da capacida-de da linha de Charitas, e en-

contrar uma solução tarifáriapara termos dois serviços, oseletivo, que já existe, e a pos-sibilidade que está sendo estu-dada que é a implantação deum serviço social, com umatarifa menor do que é cobradoatualmente em Charitas. Essainiciativa da prefeitura é vital,é uma obra prioritária. A pre-feitura estará ajudando muitona modalidade do Leste Me-tropolitano”, disse Osório.

BRT DA RJ-104O secretário estadual de

Transportes também apresentouao prefeito Rodrigo Neves o pro-jeto do BRT da RJ -104, que li-gará Manilha ao centro de Nite-rói, e que vai retirar da AlamedaSão Boaventura e do Centro de-zenas de ônibus que circulam porNiterói influenciando negativa-mente o trânsito da cidade.

Rodrigo Neves tambémanunciou que na segunda quin-zena de setembro terá uma reu-nião com a nova concessioná-ria da Ponte Rio-Niterói. Serádiscutida a antecipação, aindapara este ano, do início dasações relacionadas ao projetodo mergulhão da Praça Renas-cença. A obra está prevista paracomeçar no ano que vem.

“A Secretaria Estadual deTransporte, em parceria coma prefeitura, está trabalhandopara antecipar o cronograma eo início dessas obras, que vãomelhorar muito o fluxo paraquem mora na região Norte dacidade e o acesso à Niterói.Discutimos hoje agendas extre-mamente positivas para a mo-bilidade. Mais uma vez ressal-to a parceria da prefeitura como governo estadual. Não sãoprojetos que estamos discutin-do aqui, já são entregas feitas,como a duplicação da Avenidado Contorno, a modernizaçãodas barcas e outras medidasque já melhoraram muito amobilidade e a circulação emNiterói”, disse o prefeito.

O deputado estadualComte Bittencourt tambémparticipou do encontro.

“É uma reunião muito opor-tuna, porque discutir a questãoda mobilidade em Niterói é dis-cutir o Leste Metropolitano, jáque a cidade é o corredor de aces-so ao Rio de Janeiro. Todas essasalternativas, pensadas de formaarticuladas, com integração mu-nicipal, são fundamentais paramelhorar a mobilidade na nossaregião”, afirmou o parlamentar.

Luciana Carneiro/Prefeitura -

Prefeito Rodrigo Neves tratando da Mobilidade Urbana

4 SETEMBRO 2015

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP A

RTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

Por Washington Araú[email protected]Ã

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALOOOO O

Aconteceu...

O projeto CasamentoComunitário, que é uma par-ceria da prefeitura de SãoGonçalo e do Tribunal de

VEM AÍ A CLÍNICA-ESCOLA DE SÃO GONÇALOSão Gonçalo se prepara

para uma inauguraçãoaguardada com grande ex-pectativa: o município teráa sede da clínica-escola doautista, a segunda em todoo país. A expectativa é deque a obra seja concluídaagora em setembro. Elabo-rado em parceria entre a Pre-feitura, por meio da Empre-sa Municipal de Desenvol-vimento Urbano e Sanea-mento (Edursan) e a equipetécnica que colaborou coma instalação da primeira clí-nica-escola, em Itaboraí, oprojeto gonçalense é

MEGA CASAMENTO COMUNITÁRIO VAI UNIR 300 CASAIS

FEIRA LITERÁRIA

Sob o tema EU O OUTRO E OS IDEIAS ROSACRUZES, oCentro Joaquim Lavoura reuniu diversas autoridades para 7ªConvenção Regional Rosacruz, no sábado, 29 de agosto. Nafoto, Alberto Serravalle, Grande Conselheiro Regional/RJ e,mais à esquerda Hélio de Moraes e Marques, Grande Mestrepara Língua Portuguesa.

Comemorando um ano, o Diário de Poesia criado peloprofessor e poeta Renato Cardoso, recebeu nesta sexta-feira, 11de setembro, cerca de 150 convidados na Galeria Cultural Sin-tonia Fina. O poeta e artista plástico Carlos Oliveira expôs suasobras, numa noite especial em que o grande homenageado foimesmo Renato Cardoso que recebeu o Diploma de Mérito Cul-tural concedido pela Secretaria Municipal de Cultura.

II Ciclo de Palestras sobre Autismo no Colégio OdeteSão Paio, em São Gonçalo. Mais de 700 inscritos participa-ram no sábado, 12 de setembro das 9h às 12h do evento queteve duas palestras e contou com convidados renomados comoa Juíza Denise Apolinário e a vice-prefeita Mariângela Valvies-se. Os palestrantes foram Dr. Lincoln Macedo de OliveiraMoreira e o Doutor Mauro Lins.

Fotos: Washington Araujo

diferenciado. A constru-ção, que fica localizada nobairro Maria Paula, será di-vidida em três estruturas,cada uma com a própria en-trada. No primeiro andar,vão funcionar a clínicaodontológica com doisconsultórios e um salão dereuniões para capacitaçãode profissionais. Vale des-tacar que existem cerca de80 milhões de autistas emtodo o mundo, no Brasilsegundo estimativas já são3 milhões e em São Gonça-lo, esse número ultrapassaa casa dos 13 mil.

A Clínica-Escola de São Gonçalo será a segunda do país e vaiatender a um universo de autistas, pais, responsáveis e diversosprofissionais

Divulgação

Justiça, vai realizar em 27novembro, no Clube Mauáo casamento de mais de 300casais, que já vivem em

união estável. O megacasa-mento será gratuito para oscasais que ganham até doissalários mínimos.

Para fazer a inscrição, oscasais deverão apresentaros seguintes documentosoriginais: RG, CPF, certidãode nascimento; averbaçãode divórcio se já casadosanteriormente; comprovan-te de residência e de renda(atual), comprovante deendereço e uma foto 3x4. Oscasais passarão por cursosde etiqueta social, adminis-tração financeira do lar, ma-rketing pessoal e curso bá-sico para a preparação deentrevista de emprego. Oscadastros podem ser feitosno Fórum de Santa Catari-na – 3ª Vara de Família, naRua Dr. Getúlio Vargas, nú-mero 2512, no bairro SantaCatarina, no Fórum de San-ta Catarina, das 13h às 18h.Para mais informações, oórgão disponibiliza o tele-fone 3715-8426.

Washington Araujo

Cerca de 300 casais dirão sim num mega evento no Clube Mauá, em novembro

Confirmado na Feira Literária, Aguzzoli trata de Alzheimer no seu livro mais importante

São aguardadas cercade 700 convidados na I Fei-ra Literária que o CentroEducacional Sobral Pintorealiza no sábado, dia 31 deoutubro. Segundo sua co-ordenadora Jane Leiras“esse evento pioneiro emnossa instituição prometeconsolidar todo um trabalhoque realizamos ao longo de22 anos em prol da comuni-dade e com os nossos alu-nos, que aliás, estão a mil porcausa do evento. Unimostambém todos os professo-res e funcionários em tornoda Feira” comemora Jane. Haverá números musicais eo ponto culminante será pa-lestra com o premiado escri-tor gaúcho de 24 anos, Fer-nando Aguzzoli, autor de“Quem, eu?”. Maiores infor-mações: (21) 2701-1817

Divulgação

5SETEMBRO 2015

https:// www.facebook.com/jornal.casadagente

CASA DA GENTECurta a nossa página no facebook

Este mês é decisivo para as elei-ções municipais em todo o Brasil.Tudo leva a crer que não haverá areforma política, com 3 de outubrosendo o dia final para possíveismudanças: proibição de coligações,distrital misto e lista fechada.

Se não acontecer a reforma, oque já se evidencia, as eleiçõesserão como 2012, mudando ape-nas nomes para prefeito, vice evereadores, o que aliás se “cos-tura” em Niterói, São Gonçalo, Riode Janeiro e todos os municípios

Decisão das candidaturas às eleiçõesSETEMBRO:

Por Mário Dias do Estado do Rio.Candidatos nas ruasA exemplo da capital do esta-

do, Rio de Janeiro, Niterói e SãoGonçalo têm extra oficialmenteseus candidatos nas ruas, traba-lhando nas comunidades e tam-bém em reuniões partidárias, paraprefeitos, vices e vereadores, compoucos nomes novos, principal-mente para o executivo.

O atual prefeito de Niterói, Ro-drigo Neves, reúne-se com verea-dores de sua base, ajustando pos-síveis coligações, mantendo-se noPT, o que deve permanecer com

pequenas alterações, segundoseus assessores.

Felipe Peixoto, filiado no PDT,Secretário de Saúde do Estado, via-ja pelos municípios fluminenses,vendo como anda a sua pasta, masnão abandona sua base eleitoral,Niterói, onde mantém encontros denatureza política por todo o muni-cípio: “claro que sou candidato, émeu desejo e tenho encontradomuito apoio”, frisa, sem entretan-to, focar os quadros. “Na hora cer-ta, vamos falar”, afirma.

No PSOL, Flávio Serafini segueapontado como o candidato. Vin-

do como franco atirador, o advo-gado Cristiano Fonseca colocouo nome à disposição para disputaro cargo de prefeito, e vem partici-pando de eventos em clubes eassociação de moradores “bus-cando mais visibilidade”, diz.

Para vice-prefeito, o nome maiscogitado é do atual presidente daCâmara, Paulo Bagueira, que sótem uma certeza: “sou candidatoa reeleição de vereador”. O depu-tado estadual Waldeck Carneiroe os federais, Francisco D’Ângeloe Sergio Zveiter, fazem articula-ções para no momento certo anun-

ciarem suas posições. Sem man-dato, o ex-deputado estadual Sil-vio Lessa, da cúpula do PSDB,tem sido muito procurado, masainda não se decidiu, embora te-nha profundas ligações com omédico José Seba, apontado comocandidato à prefeito. O vereadorBruno Lessa, filho de Silvio, énome forte do PSDB e comenta:“estou exercendo meu mandato,preocupado com os problemas deNiterói...”

Todas essas indecisões serãodefinidas até o final do mês, o queintensifica as articulações.

Rodrigo Neves Felipe Peixoto Cristiano Fonseca Silvio Lessa Flavio Serafini

Fotos: Divulgação

Comte anuncia apoio a Rodrigo NevesNa Sede do Diretório do PPS

em Niterói, o Deputado EstadualComte Bittencourt, anunciou seuapoio ao Prefeito Rodrigo Neves,objetivando sua reeleição. “Estaaliança ultrapassa a cor partidá-ria, é por Niterói”., afirmou Comte,depois de traçar um perfil do Che-fe do Executivo, a quem conhecehá 20 anos, desde o tempo em queera líder estudantil, vereador ecom boa passagem pela Assem-bléia Legislativa.

Rodrigo Neves agradeceu oapoio, frisando, “É o caminho dofuturo, uma Niterói mais moder-na, para quem gosta e vive nela”.Após falar de sua trajetória políti-ca e como gestor da cidade, anun-

ciou: “Vamos concluir no próxi-mo ano o túnel que liga a RegiãoOceânica e Charitas, esperado hádécadas, e apesar das crises, Ni-terói está blindada. Sabemos cui-dar do dinheiro do povo, dobra-mos nossa arrecadação sem pe-nalizar os contribuintes”.

Estiveram presentes ao ato,os Deputados Estaduais, Geor-gete Vidor, Waldeck Carneiro eJosé Luiz Nanci, apontadocomo um dos candidatos a Pre-feito de São Gonçalo, além doDeputado Federal, FranciscoD’Angelo. A cerimônia foi con-duzida pelo ex-presidente daNeltur, José Haddad, atual Pre-sidente do PPS, em Niterói.

Divulgação/Leonardo Simplício

Comte declara apoio a Rodrigo Neves

6 SETEMBRO 2015

A XVII Bienal do Livrodo Rio de Janeiro, ocorridaentre os dias 3 a 13 de se-tembro, no Riocentro, teveum espaço exclusivo para aliteratura niteroiense. O es-tande Letras de Niterói reu-niu as editoras mais expres-sivas da cidade: ImprensaOficial, Nitpress, Muiraqui-tã, Comunitá Italiana e In-tertexto, além da Secretariade Educação, Ciência e Tec-nologia do município.

A Imprensa Oficial mos-

Rua Cel Gomes Machado, 136 - S/Loja - Centro - Niterói - RJ

Tel.: (21) 2719-7322 / 2717-37502621-8217 / 2613-4804www.riomoncao.com.br

“CTI - Antessala da Morte”apresentado na Bienal

LITERATURA NITEROIENSE

trou, durante a Bienal, quecontinua desempenhandoum importante papel comoagente cultural. Desde 2007participando da feira literá-ria, o estande dessa ediçãotrouxe eventos que buscamaproximar livros e leitores.Lançamento de livros como“O Rei do Circo”, do aca-dêmico Arnaldo Niskier e“A Invasão Francesa”, deAndré Mansur; sessões deautógrafos com autores,entre eles o jornalista Má-

rio Dias; debates, contaçãode histórias extraídas de li-vros infantis, foram algu-mas das atrações da pro-gramação deste ano.

Além disso, o estandeteve um viés tecnológico einterativo para atrair o públi-co. Uma cortina de fumaçacom projeções de imagensdos principais pontos turís-ticos do Rio de Janeiro naentrada do espaço fez a ale-gria de quem passava e seaglomerava para tirar fotos.

Representando a EdiçõesMuiraquitã, o livro “CTI-An-tessala da morte – Um pas-seio pela vida”, do jornalista

Os escritores Mario Dias e Dal Conceição

Fotos divulgação/Imprensa Oficial

Mário Dias, foi apresentadoao grande público que lotoua Bienal do Livro, no Riocen-tro, no dia 10 de setembro.

No mesmo dia, a escrito-ra Dal Conceição, que é ad-vogada, também fez presen-ça com seus livros “Joãozi-

nho e a Turma do Sorriso”,infantil, e “Nós, os Dois”, umromance.

Os livros foram apre-

sentados numa área de 24m² no estande da ImprensaOficial, que “abraçou” umaparceria com a Edições

Muiraquitã.“Foi uma ótima experi-

ência, esse contato com oimpressionante público quelotou a Bienal. Valeu oapoio da Imprensa Oficial,que patrocinou nossa par-ticipação”, frisou o jornalis-ta Mário Dias.

“Procuramos fazer umaprogramação plural , paraatender aos autores interes-sados nesse encontro como grande público”, afirmouLabouré Lima, da EdiçõesMuiraquitã.

O livro “CTI-Antessalada morte – Um passeio pelavida” está a venda nas ban-cas de jornais, em Niterói, eseu próximo lançamento seráno mês de novembro, emSão Gonçalo. Para mais infor-mações, basta entrar em con-tato pelo e-mail [email protected] oupelo telefone (21) 9 98740583.

Autores confraternizam num dos maiores eventos literarios do país Mario Dias autografa livros na Bienal

GERAL 7SETEMBRO 2015

Durante homenagem na Câma-ra de Vereadores de Niterói, os ex-jogadores de futebol Roberto Mi-randa e Jair Marinho foram taxati-vos: “precisamos de mudançasradicais na Seleção Brasileira; dojeito que está vai ficar difícil che-gar a uma final. O rendimento atéagora mostra um desempenho ir-regular”, frisaram.

Para Jair Marinho, que man-tém uma escolinha de futebol quejá revelou bons jogadores, “o fu-tebol brasileiro só tem atualmen-te jogadores de força.”

“A Seleção está precisando deum técnico que jogue com os ta-lentos daqui, que atuam no Bra-sil”, afirmou.

79 anos, jogou no Vasco, Flu-minense e fez parte da Seleção Bra-sileira na Copa de 1962.

Eduardo Garnier – O futebol bra-sileiro acabou?Jair Marinho – A-C-A-B-O-U!!!Hoje só existem jogadores de força.

EG – O que falta para a SeleçãoBrasileira acertar?JM – Um técnico que jogue comos talentos daqui, que atuam noBrasil.

EG – O que está acontecendo coma nova geração?JM – O futebol virou empresa. Jo-guei dez anos no Fluminense comoamador. O jogador hoje tem dono.

EG – O que acha do Dunga comotreinador?JM – É rígido. Jogador de força. Épreciso trabalhar de forma setorizada, armar o esquema tático por setores do campo. Épreciso unir técnica, força e habilidade. Os campinhos de pelada estão fazendo falta.

72 anos, jogou no Flamengo,Corinthians e fez parte da SeleçãoBrasileira na Copa do Mundo de1970.

Eduardo Garnier - O futebol bra-sileiro acabou?Roberto Miranda – Depois dos 7a 1 para a Alemanha... ficou feio.Apesar de nunca ter sido fácil, aclassificação para a próxima Copado Mundo preocupa. EG - O que falta para a SeleçãoBrasileira acertar?RM – Diminuir a interferência po-lítica, ela está acabando com o fu-tebol brasileiro.

EG - O que está acontecendo coma nova geração?RM – Um garoto hoje é valorizadomuito cedo e já acha que pode tudo.

EG - O que acha do Dunga como treinador?RM – Gosto dele como treinador e como pessoa.

ROBERTO LOPES MIRANDA JAIR MARINHO DE OLIVEIRA

Campeões do Mundo queremmudanças na Seleção Brasileira

Mário Dias e Eduardo Garnier(especial para o CASA DA GENTE)

Além destes dois craques,nada menos que 73 grandes no-mes do futebol brasileiro, entrecampeões mundiais, ídolos deseus clubes e formadores de no-vos talentos foram homenagea-dos em sessão solene na Câmarade Vereadores de Niterói. Jogado-res, treinadores e professores doesporte mais popular do mundoreceberam moções de congratu-lação e a Medalha José ClementePereira, dada aos campeões mun-diais pelos vereadores Luiz Car-los Gallo (PROS) e Paulo Baguei-ra (Solidariedade), e trouxeram àlembrança de todos um pouco dochamado “futebol arte”.

A noite de homenagens, entre-tanto, não ficou restrita às lembran-ças do passado. Mas também ser-viu para discutir o quadro atual e

evitar que o futuro seja a repetiçãode um presente de decepções. Oprofessor Carlos Condeixa, treina-dor de futebol e um dos organizado-res do evento, disse que Niterói,apontada como uma das primeirasem qualidade de vida do Estado, per-deu todas as referências do futebol.

“Não temos nenhum time defutebol na primeira divisão. Nãoexistem mais clubes ativos pararevelar talentos. Os campos depelada viraram espigões. A vizi-nha São Gonçalo tem três equi-pes disputando torneios estadu-ais” destaca Condeixa.

Celeiro de craques como Zizi-nho, Didi, Leonardo e Gerson,Niterói já teve clubes como o Fon-seca Atlético Clube e o Canto doRio fazendo frente aos grandesclubes cariocas. O Cruzeiro, de

Pendotiba, em 1998, foi o último adisputar um campeonato oficial deacesso à elite do futebol.

O bicampeão Jair Marinho,que foi treinador do Canto do Rioe participou de duas Copas doMundo deu a receita para que ofutebol volte a ser o que era.

“Os meninos precisam de es-colinha de futebol e escola. Caféda manhã, esporte, almoço, estu-do e, depois, casa. Chega cansa-do em casa, não tem tempo depensar e fazer besteira. Novos ta-lentos eram descobertos dessaforma” conta Jair, que recebeu amedalha José Clemente Pereira,honraria aprovada para todos osatletas niteroienses que sesagraram campeões do mundopela Seleção Brasileira.

Para o vereador e ex-jogador

Gallo a volta do Canto do Rio éfundamental para o renascimentodo esporte.

“Há alguns anos o Canto doRio teve que jogar em Rio Bonito,pois o Botafogo não permitia quea equipe usasse o Caio Martins.Nem pagando eles aceitaram. Oatual prefeito está fechando umacordo com a diretoria do clubepara que a população e o Cantodo Rio possam usar o local” re-vela o vereador.

SELEÇÃO BRASILEIRACom exclusividade para o

CASA DA GENTE, os craques Ro-berto Miranda e Jair Marinho con-cederam uma entrevista dandosua opinião sobre a situação atu-al da Seleção Brasileira. Confirana íntegra:

Fotos:Câmara de Niteroi/Sergio Gomes

Todos os craques reunidos na Plenária da Câmara de NiteroiHomenagem na Câmara de Vereadores de Niterói

8 SETEMBRO 2015

Gravações / Ensaios / Jingles / Trilhas /Sonorizações Masterizações / Arranjos /

Produções / WebSites / Vídeo / DVD /Sistema Digital / Restauração /

Recuperações de Áudio e Video /Shows & Eventos...

http://www.kkostudio.com

(021)2711-310499971-5304

E-mail: [email protected]

A principal porta de entrada doHospital Estadual Azevedo Lima(HEAL) acaba de ganhar umanova Recepção de Informações,um dos espaços já contempladoscom obras de manutenção e me-lhoria de infraestrutura iniciadasem julho e que seguem a todo va-por. A Direção adianta que haveráoutras novidades antes da chega-da do retrofit, projeto de arquite-tura que permitirá a readequação

AZEVEDO LIMA de cara novaHospital segue com melhorias na infraestrutura e tem agora recepção com circuito interno de TV

de áreas, com recuperação e pre-servação do prédio original, inau-gurado em 1945 como sanatório.

A verba para a reforma do Aze-vedo Lima foi anunciada pelo go-vernador Pezão no dia 18 de agos-to. Mas mesmo antes da libera-ção, por conta da gestão compar-tilhada com o Instituto SócratesGuanaes (ISG) iniciada em abril doano passado, o hospital vem re-cebendo melhorias significativas

implementadas em áreas internase externas. Muitas delas já sãopercebidas - e elogiadas - por fun-cionários, pacientes, acompa-nhantes e visitantes, como o halldo elevador no térreo e oito en-fermarias da Clínica Médica no-vos em folha.

Parcialmente concluída emagosto, a recepção está climatizadae foi o primeiro espaço do hospitala ganhar circuito interno de TV,

onde o usuário recebe dicas de pre-venção a doenças, campanhascomo a do Setembro Verde (de doa-ção de órgãos) e uma série de ou-tras informações da saúde em ge-ral. A equipe de operários trabalhaagora na Emergência e na Admis-são da Maternidade, visando tor-nar os ambientes mais confortáveise acolhedores para os usuários.

“O Azevedo Lima é a únicaemergência de portas abertas em

Niterói, atendendo também aosoutros seis municípios da Metro-politana II. E mais: e onde temos aúnica maternidade de alto risco naregião, com uma média de 260 par-tos por mês e mais de 56 mil nasci-mentos realizados em 37 anos defuncionamento do serviço. Real-mente, é uma unidade de extremaimportância para a região”, diz osecretário de Estado de Saúde doRio de Janeiro, Felipe Peixoto.

Fotos: Divulgação

O jornalista e artistamultimídia Mário Sousaapresenta a exposição “Ra-biscos da Alma - desenhose pinturas”, até dia 2 deoutubro, com entrada fran-ca no Espaço Cultural Glia(Rua Nilo Peçanha, 142 -Ingá). A exposição, com acuradoria de P.R.Cecchetti,tem o apoio cultural dos‘Escritores ao ar Livro’.

Com larga experiênciana área cultural e participa-ção ativa nos movimentosalternativos de arte nosanos 70 e 80, no Rio de Ja-neiro, como o “Poemação”,ocorrido no Museu de ArteModerna, e integrante dos

“RABISCOS DA ALMA” noEspaço Cultural GLIA

salões Jovem da Amazôniae Fluminense, o paraense,hoje Cidadão Niteroiense,expõe uma série de pintu-ras da década de 70, comtraços de um movimento deresistência, mesclados a tra-balhos mais atuais e inédi-tos, destacados pelo autorcomo “Rabiscos da alma”.

Acostumado a escreverapresentações e artigos so-bre outros artistas, Márioafirma que seus trabalhostrazem um pouco de seusfantasmas e de suas críticas,além dos apelos sociais, quefazia questão de mostrar nassuas instalações.

Sua primeira experi-

ência como artista foi nacenografia de uma peçateatral, em Belém do Pará,no Teatro da Paz, quan-do foi indicado como Ce-nógrafo Revelação. Ain-da em Belém, participouda Mostra Jovem daAmazônia, onde teve umtrabalho classificado eoutro censurado.

Transgressor e não ad-mitindo censura de espéciealguma, resolveu organizaro 1º Salão Livre da Amazô-nia, na escola de Teatro daUniversidade Federal doPará, onde era aluno, commaior sucesso.

No Rio de Janeiro, par-ticipou de coletivas e sa-lões, com destaque para oSalão Fluminense de BelasArtes, recebendo Medalhade Ouro, em Pintura.

“Tenho plena consciên-cia de que a arte deve rom-per limites, deve ser maiordo que nossas convicções,ser transgressora. Mesmouma pintura, não pode serapenas uma pintura, nãopode ser apenas uma rea-ção de um olhar. Um traba-lho artístico tem que envol-ver as pessoas em todaspossibilidades da alma, docorpo, da pele e do senso-rial”, ressalta Mário Sousa.

CULTURA 9SETEMBRO 2015

Música no ArSom, Áudio e Tecnologia KAKAO Figueiredo

www.kkostudio.com Tel.: (21) 2711-3104

@ A banda Motor Classic de Niterói tem se apresenta-do na cidade e nos municípios vizinhos com garra e suces-so. Formada por Alexandre Vidal (guitarra), Aran Vitor (vo-cal), Pity (batera), Ricardo (baixo), a banda Moto Classicsurgiu em 2014, com a proposta de reviver e imortalizar osgrandes clássicos do Rock' n roll que deixam saudade emtodos os roqueiros.

Com um som pesado e consistente, o grupo tem agra-dado por onde passa com clássicos internacionais e naci-onais como: Eric Clapton, Ozzy Osbourne, Deep Purple,AC/DC, Barão Vermelho, etc.

Vamos torcer por mais shows e por um trabalho pró-prio dessa rapaziada movida por um Clássico Motor!

@ De voltana estrada e es-tudando aspossibilidadesde tocar noBrasil, a bandade música pro-gressiva ingle-sa Renaissanceque nasceunos anos 70 emisturou emsuas músicasrock, músicaclássica, folkinglês. Com avoz maravilho-sa de AnnieHaslan, as me-lodias bem elaboradas da banda encantaram e en-cantam multidões até os dias de hoje. Com Rave Te-sar, teclados; Tom Brislin , teclados/vocais; MarkLambert - guitarras/vocais; Leo Traversa - baixo/vo-cais e Frank Pagano - Bateria/vocais. A banda pre-tende nesse tour revisar o álbum e obra " A Song ForAll Seasons" gravar um DVD e quem sabe ainda to-car algumas surpresas. Os fãs do mundo inteiroaguardam os shows.

@ O ex-cantor do The Smiths, Morrissey finalmenteconfirma a sua vinda ao Brasil. O show no Rio de Janeiroserá no dia 25 de novembro no Citibank Hall - Av. AyrtonSenna, 3000, os ingressos já começam a ser vendidos ago-ra em setembro.

O mais recente lançamento do inglês é "World Peace IsNone Of Your Business", disco solo lançado no ano pas-sado. Morrissey também lança no final deste mês seu pri-meiro romance, "List Of The Lost", ainda sem previsão deganhar tradução para o português. Os fãs de Morriseyestão ansiosos pela apresentação do cantor que já cance-lou apresentações no Brasil de outras vezes. O show deveser inesquecível!

Fotos: Divulgação

CULTURA10 SETEMBRO 2015

Falta apenas 3 mesespara ter início os ensaiostécnicos, que já viraram tra-dição na Marquês de Sapu-caí. Realizados pela LIESA,e com entrada franca, osensaios reúnem um grandepúblico, que pode conferiros preparativos das esco-las da Série A e do GrupoEspecial para o Carnaval2016. Veja o calendário deapresentação das escolas:

DEZEMBRODia 13 (domingo): 19h,

Acadêmicos da Rocinha;20h, Alegria da Zona Sul e21h30, Unidos de Vila Isa-bel.

Dia 20 ( domingo), 19h,

SAPUCAÍ: DEFINIDO O CALENDÁRIODOS ENSAIOS TÉCNICOS

União do Parque Curicica;20h, Estácio de Sá; e 21h30,Estação Primeira de Man-gueira.

JANEIRODia 09 (sábado): 19h,

Unidos do Porto da Pedra ;20h, Acadêmicos de SantaCruz; 21h30, Renascer deJacarepaguá

Dia 10 (domingo): 19h,Inocentes de Belford Roxo;20h, União da Ilha do Go-vernador; 21h30, Mocida-de Independente de PadreMiguel

Dia 16 (sábado) :20h, Caprichosos de Pila-res; e 21h30, Império daTijuca.

Dia 17 (domingo):19h, Paraíso do Tuiuti;20h, Unidos da Tijuca;21h30 – Portela

Dia 23 (sábado): 19h,Acadêmicos do Cubango;20h, Império Serrano e21h30, Unidos de PadreMiguel

Dia 24 (domingo): 19h,Unidos do Viradouro;20h, Acadêmicos do Gran-de Rio; 21h30, Acadêmicosdo Salgueiro.

Dia 30 (sábado): 20h,São Clemente; e 21h30, Im-peratriz

Dia 31 (domingo): 19h,Teste de Luz/Som e Lava-gem do Sambódromo; 21h30– Beija-Flor de Nilópolis.

O presidente da Uni-dos do Porto da Pedra, Fa-bio Montibelo visitou aEscola de Samba União daIlha do Governador. Acom-panhado do comandantedo 12º Batalhão de PolíciaMilitar, Coronel FernandoSalema e da primeira damada escola, Maria Laura Lu-zes, foram recepcionadospelo presidente da Ilha,Ney Filardi e puderamconferir mais uma elimina-tória de samba-enredo dainsulana. Dirigentes davermelha e branca de SãoGonçalo também partici-param da visita.

Na ocasião, o presiden-

A tarde do último domin-go foi de muita emoção naAlegria da Zona Norte. A tri-color do Fonseca, integran-te do Grupo principal de Ni-terói, apresentou seu enre-do para o Carnaval 2016. Ahomenagem ao carnavales-co Alexandre Louzada reu-

CONFRATERNIZAÇÃODivulgação/Ana Cristina Victoria

Presidente Fabio Montibelo, primeira dama e a Miss São Gonçalo

CARNAVALESCO ALEXANDRE LOUZADASERÁ ENREDO EM 2016

niu na quadra sambistas devárias gerações do carnavalniteroiense. Entre eles, fun-dadores do G.R.E.S. Brancono Samba, agremiação ondeLouzada iniciou sua trajetó-ria como carnavalesco, ex-diretores da extinta Cora-ções Unidos, sua última es-

cola na cidade, antes da es-treia na Sapucaí.

A festa começou comapresentação da nova dire-toria para o triênio 2016/17/18. Chaynne Santos, um dosfundadores da escola voltaà presidência, e o professorSérgio Antunes será o vice.Alexandre Louzada foi àslágrimas, ao assistir a um ví-deo preparado pela escolacom depoimentos de ami-gos de Louzada que acom-panharam o início da suacarreira em Niterói, de Mes-tre Monarco que falou so-bre a chegada de Louzada àPortela, sua escola de cora-ção, e imagens dos desfiles.Alexandre também recebeudos fundadores do Brancono Samba, Carlinhos SantaRosa e Luiz Edison, um cer-tificado de “Amigo do Bran-co no Samba”, emitido em1980 e somente entregue aele no domingo.

O enredo “A Alegria doCarnaval, no talento do ar-tista. O majestoso AlexandreLouzada” é de autoria docarnavalesco Luiz Spínola.

te Fabio e a primeira damaencontraram as Misses SãoGonçalo e Niterói, e as con-

vidaram para conhecerem aquadra da Unidos do Portoda Pedra.

Louzada e o presidente da Alegria da Zona Norte Chaynne Santos

Ascom Alegria ZN

ESPORTES 11SETEMBRO 2015

Rua Santa Rita, 190Centro Histórico – Paraty(24) 2122 2311 99877 4288

[email protected]

No sábado, dia 19, das 8hàs 13h, Niterói recebe pelaprimeira vez o Festival Trans-forma, evento de experimen-tação esportiva desenvolvi-do pelo programa de Educa-ção do Comitê Rio 2016. Estaé a sétima edição do Festival,que já levou mais de sete milpessoas a praticarem espor-tes na Rocinha, Estádio doMaracanã, Lagoa, Jacarepa-guá, Santa Cruz e CampoGrande. Desta vez, o local es-colhido é o estádio Caio Mar-tins, onde será montado umgrande circuito com esportesOlímpicos e Paralímpicos

O espírito Olímpico em NiteróiComitê Rio 2016 realiza Festival Transforma, com diversas atividades esportivas gratuitas

pouco conhecidos no Brasil,como rugby, badminton, vô-lei sentado e goalball.

O evento, gratuito e paratodas as idades, é produzidoem parceria com as confede-rações, que fornecem equi-pamentos e instrutores paraa prática dos esportes. “Que-remos apresentar e promovera prática de modalidadespouco convencionais noBrasil. Capacitamos profes-sores e alunos dos comple-xos esportivos para que oevento continue sendo repli-cado mesmo após os JogosOlímpicos e Paralímpicos”,

comenta Vanderson Berbat,Gerente de Educação do Co-mitê Rio 2016. As próximascidades a receberem o Festi-val Transforma serão Brasí-lia, São Paulo e Manaus.

Para levar toda a ener-gia dos Jogos Olímpicos eParalímpicos para dentrodas escolas, o Comitê Or-ganizador dos Jogos Rio2016 desenvolveu o Trans-forma, programa de educa-ção que promove esportese valores para alunos doEnsino Fundamental e Mé-dio. O programa oferece,gratuitamente, materiais di-

dáticos, cursos de forma-ção, capacitações esporti-vas, desafios escolares,sugestões de experimenta-ção esportiva e conteúdopara aulas e atividades so-bre a História, a simbologiae os valores dos JogosOlímpicos e Paralímpicos.

No Rio, o Transforma já

integra o sistema de políti-cas públicas da cidade. Oprograma também organizaos Festivais Transforma,evento aberto ao públicoque permite experimenta-ção em novos esportes econtato com atletas e mas-cotes. O Transforma iniciousuas atividades em 2014 e

já está presente em 2.500escolas públicas e particu-lares do Rio de Janeiro, SãoPaulo, Manaus, Brasília eMinas Gerais, com, aproxi-madamente, um milhão dealunos impactados e expan-são prevista ainda em 2015.Mais informações: www.rio2016/educacao.

Fotos Divulgação/Alexandre Loureiro

12 SETEMBRO 2015

SENALBASetor Administrativo – Senalba RJ

Rua XV de Novembro, 182, Centro - Niterói – RJ – 24.020-125 Tels. 21 2717-5603/21 2721-1344

Luan

a Di

as

O XXVIII Encontro Nacional dos Senalbas, realizado em Manaus, no Estado do Amazonas, abordou, como sempre,temas de interesse da classe trabalhadora, iniciando-se com palestra do advogado José Geraldo de Santana Oliveira, quetratou da "Terceirização e as Novas Medidas Provisórias, 664, 665 e 680". Militando em Goiás, e professor de assuntosjurídicos do CES, assessorando entidades sindicais em 5 estados, com mais de 40 anos de experiência.

No mesmo dia foi abordado o "Enquadramento Sindical", artigos 570 e seguintes, em vigor previstos no DiplomaConsolidado - CLT, pelo jurista Carlos Schubert de Oliveira", que há 24 anos atua na área de consultoria no Direito doTrabalho, formado pela UFRJ. Alertou das inúmeras violências praticadas por parte de alguns dirigentes de classe quevisam fundar entidades de classe sem representatividade e estabelecendo critérios meramente pessoais.

O mestre em direito pela Universidade de Minas Gerais, Alexandre de Freitas Costa, discorreu amplamente sobre otema "Fator Previdenciário e o Reajuste das Aposentadorias", no 2º dia do encontro e o Plenário complementou: APrevidência Social brasileira já passou por várias mudanças conceituais e estruturais envolvendo o grau de cobertura, oelenco de benefícios oferecidos e a forma do financiamento do sistema. Uma análise de cada fase da história daPrevidência Social permite verificar os progressos alcançados ao longo da sua existência. Nesse sentido, reuniu-se osprincipais anos; verifique-se navegando na linha do tempo: 1888/1933, 1934/1953, 1960/1973, 1974/1982, 1983/1992,1993/1998, 1999/2000, e os seguintes anos?

Em seguida, o também advogado, Antônio Rosella, consultor nas relações do trabalho, radicado em São Paulo,abordou o "Sistema de Custeio dos Sindicatos brasileiros". O palestrante deixou claro que há interesses no retrocesso daconsciência política nas relações de trabalho. A quem interessa o desmonte e sucateamento das entidades de classe?

Os debates se estenderam nos quatro dias do Encontro, como sempre, numa grande troca de experiências.

Alcides FreirePres. do Senalba-RJ

O Encontro de Manaus

Sem Consciência e Ética Não Há Movimento Sindical,Sem Independência e Trabalho Não Há Garantia de Direitos;

Sem Sindicato Não Há Cidadania e Justiça Social.

O cantor e compositor Dalto estáfazendo esta semana uma retrospectivade sua carreira. “Sou um abençoado, asletras e músicas brotam em mim, comuma facilidade que as vezes até me as-susta. Acho que isto acontece porquefaço aquilo que mais gosto”, afirma.

Autor de mais de 200 músicas, Dal-to já emplacou vários sucessos, umbom número como tema de novela, tor-nando-as eternas no gosto popular eatravessando gerações.

Durante entrevista ao RJTV, Daltoemocionou-se ao lembrar alguns deseus sucessos: “Muito Estranho”, “Espelho D’água”, entre outros, cantan-do acompanhando-se ao violão.

Com muita simplicidade, declarou:“não sou cantor, mas basta abrir minhaboca e logo aos primeiros acordes todomundo canta, num maravilhoso coral”,o que realmente aconteceu à noite,durante apresentação do Dalto, noQuiosque da Globo, na Zona Sul doRio de Janeiro.

Natural e morador de Niterói, Daltoé muito requisitado para shows em todoo Brasil, tendo suas músicas gravadaspor grandes nomes da MPB dentre osquais, Marina Lima. “Vou viver crian-do”, arrematou.

DALTO: Autor das músicas que o povo cantaDivulgação