trabalho pensamento crÍtico reduzido

12
CLAUDIA CHRISTINA R GUIMARÃES NERI MARIA APARECIDA PEREIRA LIMA DEFINIÇÕES DE PENSAMENTO CRÍTICO Professor: Doutor Diosnel Centurion Assunção Julho 2013

Upload: enfaneri

Post on 21-Oct-2015

53 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

CLAUDIA CHRISTINA R GUIMARÃES NERIMARIA APARECIDA PEREIRA LIMA

DEFINIÇÕES DE PENSAMENTO CRÍTICO

Professor: Doutor Diosnel Centurion

Assunção

Julho 2013

DEFINICIONES DE

PENSAMENTO CRÍTICO

É um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal ou escrita, ou argumentos. Wikipédia.

ALGUMAS DEFINIÇÕES HISTÓRICAS

O Pensamento Crítico é o estudo activo, persistente e cuidado de uma crença ou de uma suposta forma de conhecimento através da análise dos fundamentos que a apoiam e das conclusões para que apontam. (John Dewey).

O Pensamento Crítico é um pensamento razoável e reflectido, preocupado em ajudar-nos a decidir em que acreditar ou o que fazer. (Robert Ennis).

O Pensamento Crítico é uma forma de pensamento – acerca de qualquer assunto ou problema – no qual o pensador melhora a qualidade dos seus raciocínios recorrendo a técnicas que lhe permitem captar as estruturas inerentes ao pensamento e impondo-lhes uma exigência intelectual elevada. (Richard Paul).

O Pensamento Crítico é uma interpretação e avaliação activa e competente de observações, comunicações, informações e argumentações. (Michael Scriven).

Para Alexandre Taschetto de Castro, é a análise lógica e cuidadosa das informações que recebemos, de forma que possamos basear nossas ações e crenças em fundamentos concretos.Duas análises devem ser feitas ao nos depararmos com uma alegação qualquer: se o argumento utilizado é válido e se as premissas do argumento são verdadeiras.

Fisher e Scriven definem o pensamento crítico como uma "Habilidosa e ativa interpretação e avaliação de observações, comunicações, informação e argumentação.“

  Parker & Moore o definem mais precisamente como sendo a determinação cuidadosa e deliberada sobre aceitar, rejeitar ou suspender o julgamento acerca de uma dada afirmação e o grau de confiança que alguém deve aceitar ou rejeitá-lo.

William Graham Sunmer (1906):

"[Pensamento crítico]...é a análise e o teste de proposições de qualquer tipo que nos são oferecidas, de forma a descobrir se elas correspondem à realidade ou não. É um hábito e um poder mental. É uma condição primária para o bem da sociedade que homens e mulheres sejam treinados nele. É a nossa única garantia contra a ilusão, enganação, superstição e incompreensão de nós mesmos e de nossas circunstâncias mundanas. Nossa educação é boa na medida em que ela produz uma bem desenvolvida capacidade crítica... A educação na capacidade crítica é a única educação da qual pode-se verdadeiramente dizer que forma bons cidadãos."

CONSIDERAÇÕESA premissa do pensamento crítico é duvidar de

tudo aquilo que se lê ou ouve e aproximar-se dos dados objetivos com maior precisão.

O pensamento crítico consiste em analisar e avaliar a consistência dos raciocínios, em especial as afirmações que a sociedade considera verdadeiras no contexto da vida cotidiana, e exige clareza, precisão, equidade e evidências, já que visa evitar as impressões particulares.

Segundo Domingos Farias, Pensamento Crítico é importante, pois, ajuda-nos a “pesar” as nossas posições, crenças e expectativas, bem como a questionar crenças e posições que se tornaram fechadas. Assim, pensar criticamente “tem o valor prático de nos proteger de erros e influências alheias e de promover a autonomia e uma cidadania responsável”.

REFERÊNCIAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_cr%C3%ADtico

http://www.infoescola.com/filosofia/pensamento-critico/

http://conceito.de/pensamento-critico

http://criticanarede.com/ed12.html

http://asociedadeaberta.blogspot.com

http://centria.di.fct.unl.pt/~ludi/manualpc/cap1_V0.2.pdf

 http://fafica.codethe.net/Analise_de_Problemas.ppt.

http://www.youtube.com/watch?v=nnApgJNsu2Q