cartilha ritmos biológicos sono em animais

25
Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Biológicas Departamento de Fisiologia RITMOS BIOLÓGICOS / SONO NOS ANIMAIS “ Fisiologia na educação de jovens conscientes para a cidadania ” Orientadora : Ana Maria C. Filadelfi Autoras: Ana Caroline C. R.de Oliveira e

Upload: ana-filadelfi

Post on 22-Feb-2017

353 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Universidade Federal do ParanáSetor de Ciências BiológicasDepartamento de Fisiologia

RITMOS BIOLÓGICOS / SONO NOS ANIMAIS

“ Fisiologia na educação de jovens conscientespara a cidadania ”

Orientadora : Ana Maria C. FiladelfiAutoras: Ana Caroline C. R.de Oliveira e Ana Maria C. Filadelfi

Page 2: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Olá meninos e meninas!!!!

Meu nome é Augustinho.

E hoje eu vou falar pra

vocês sobre um assunto muito legal!

Vamos aprender

mais sobre RITMOS

BIOLÓGICOS!!

Augustinho, o golfinho

Page 3: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Vocês sabem o que são ritmos biológicos?

Cada organismo (animais e plantas, por exemplo) apresenta funções do corpo que se repetem de tempos em tempos com uma certa regularidade, como se possuíssem um relógio interno. São os chamados ritmos biológicos.

Page 4: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Os ritmos biológicos são muito importantes para a nossa sobrevivência, pois ajustam o nosso corpo ao ambiente e ao tempo. Várias ideias importantes sobre eles na espécie humana podem ser obtidas aqui: http://fisiojovens.blogspot.com.br/2013/08/cartilha-didatica-sobre-ritmos.html

E se você gostar do assunto e quiser se divertir com um programa muito legal, acesse: http://www.temponavida.com/site/Bem-vindos.html e veja como a Família Dias ocupa suas 24h do dia!

#

Page 5: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

CICLO SONO-VIGÍLIA

Um dos principais ritmos biológicos dos seres vivos é o chamado ciclo sono-vigília, ou seja, o fato deles alternarem as horas de dormir (sono) com as de ficar acordado (vigília). Ou alternarem as horas de inatividade e atividade.

Mas o que será isso que chamamos de

sono ?

Page 6: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Podemos dizer que o sono é um estado de inatividade reversível, ou seja, não estamos em atividade mas podemos voltar a estar. Outra característica importante é que a interação do nosso corpo com o ambiente é muito pequena. Quando estamos dormindo o nosso corpo gasta menos energia.

Page 7: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Um outro jeito de identificar o sono é que quando um indivíduo fica sem dormir por mais tempo do que o costume acontece o seguinte:•ele tem muita vontade de dormir;•quando ele adormece, vai dormir mais do que o seu normal para compensar o sono perdido: é o que chamamos de rebote!!!

Page 8: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Mas e os animais em

geral, dormem??? Vocês já viram algum animal

dormindo???

Muitos animais dormem sim, alguns de uma forma muito parecida com a dos humanos e outros de formas um pouco diferentes. Vamos então conversar com o Augustinho e entender como é o sono em diversos animais???

Page 9: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Obaaaa!! Eu quero saber mais sobre o sono

dos animais!!! Me conta, Augustinho

Golfinho???

Mariluz, a avestruz

Sim, Mariluz, vamos lá!!! Muitos animais, dos mais simples aos mais complexos, têm comportamentos que se encaixam no que podemos chamar de sono. Porém, há exceções nisso... A presença ou não de sono, sua duração e nível de profundidade podem variar de uma espécie para a outra!

Page 10: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Assim como os humanos, a maioria dos mamíferos terrestres (cães, gatos, cavalos, leões, macacos, etc) apresentam o ciclo sono-vigília de 24 horas, que constitui um ritmo circadiano ou em torno de um dia. Esses animais apresentam os mesmos níveis ou fases de sono que nós humanos, ou seja mostram semelhanças com a nossa forma de dormir.Contudo cães e gatos podem dormir várias vezes por dia, o que é chamado de sono polifásico.E mais ainda, entre os mamíferos, a quantidade de sono tem uma relação inversa com o tamanho corporal e o metabolismo (reações químicas do corpo que produzem energia, mas também geram danos cerebrais). Ou seja, mamíferos pequenos, como cães e roedores, que têm maior metabolismo, dormem mais horas por dia do que os maiores, como o homem ou o elefante!!!

#

Page 11: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Os humanos também estão no grupo de animais classificados como mamíferos. Os mamíferos têm como uma de suas principais características alimentar os filhotes com o leite produzido pelas mães no começo de suas vidas, mas compartilham outras características também...

Page 12: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Algo muito interessante sobre nós, os golfinhos, é que não somos peixes como muitas pessoas podem pensar. Somos mamíferos aquáticos, e pertencemos a um grupo de animais chamados cetáceos. As baleias e os botos também pertencem a esse grupo de mamíferos que vivem na água.

Page 13: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Eu, Augustinho, e todos os outros golfinhos, NÃO dormimos completamente...

Nós diminuímos a atividade de uma

só metade do cérebro de cada vez, e assim, de alguma forma,

estamos alertas com a outra!!!

Page 14: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Entendi! Você não é um peixe

Augustinho! Mas e os peixes? Eles

dormem???

Algo parecido com o sono é sim

encontrado em alguns peixes.

Alguns cientistas fizeram testes em certas espécies de peixes e viram que eles não dormiam quando expostos a longos períodos de luz ou que repousavam apenas à noite, no fundo de aquários. Ou seja, os peixes também parecem preferir dormir no escuro, kkk!!! Porém, peixes cegos e que nadam continuamente em rotinas semelhantes nunca dormem. Os estudiosos acreditam que seja porque eles não têm ou têm pouca informação visual para processar.

Page 15: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Os peixes também não possuem pálpebras, que é aquela parte do nosso rosto que cobre os nossos olhos quando piscamos ou dormimos.

Por isso, os peixes não piscam e nem fecham os olhos para dormir: eles dormem de olhos abertos!!! Mas sabe-se que estão dormindo, pois alguns ficam inclinados em relação a seu eixo vertical e outros exibem menor atividades cardíaca e respiratória, além de menor facilidade (ou aumento do limiar) de despertar.

Page 16: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Aliás, sapo e rã não são a mesma coisa, sabiam? O que

eles têm em comum é que são anfíbios que não têm rabo (anuros). Mas há algumas

diferenças entre eles...

Hummm... Mas e os sapos, eles

dormem ou não???

Sim, já foram encontrados alguns sapos que dormem! Porém algumas rãs, apesar de apresentarem períodos com pouco movimento, estão sempre vigilantes e respondendo aos sinais ambientais. Isso ajuda muito a escapar dos predadores que querem jantar rãs, kkkk!!!

Page 17: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Os sapos têm pele seca e áspera, e só conseguem dar pequenos saltos. São mais terrestres, mas voltam para lagos na época de reprodução. Têm tamanho médio.

Já as rãs têm tamanho médio a grande, sendo capazes de dar saltos muito longos. Gostam de viver próximas a lagos e lagoas. A pele é mais fina do que a dos sapos e suas patas de trás são maiores. Nas patas há membranas entre os dedos.

Page 18: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Algumas aves têm características de sono muito parecidas com as dos humanos.

No entanto, as aves migratórias ou que percorrem grandes distâncias voando, podem permanecer longos períodos sem dormir, sem apresentar efeito rebote depois...

Vamos aprender agora sobre as

suas amigas aves, Mariluz????

VAMOS!!!

Page 19: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

E algumas aves e até outros animais, têm um ciclo invertido, ou seja, período de atividade a noite e inatividade durante o dia, ao contrário dos humanos, que realizam as atividades (trabalhar, estudar, praticar esportes, etc) durante o dia e dormem durante a noite. É o caso das corujas!!!

Page 20: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

#

#

Com relação aos animais chamados invertebrados (sem vértebras, para definir de modo bem simples...), diversos deles exibem estados de comportamento semelhantes ao sono. Por exemplo, as moscas das frutas mostram um estado de repouso com várias das características do que chamamos de sono! E, quando impedidas de dormir, necessitam de mais tempo para aprender e esquecem com maior facilidade o que já aprenderam. As baratas, por sua vez, apresentam imobilidade, queda das antenas e diminuição da resposta a estímulos externos característicos de seu estado de sono. No entanto, elas apresentam pouco efeito rebote.

Page 21: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Algumas abelhas, por sua vez, em um certo período do dia, respondem menos aos estímulos do ambiente, e é nesse período que elas descansam. Porém, não se pode dizer que elas e os outros insetos apresentam todas as propriedades do sono porque a forma e o funcionamento do sistema nervoso deles são muito diferentes dos do nosso, ficando difícil a comparação...

Page 22: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Por fim, os microorganismos, como as bactérias, que são muuuitooo pequenos, não parecem de fato dormir... Porém, mostram atividades com ritmos circadianos. Algumas pequenas algas marinhas, por exemplo, podem emitir luz durante a noite, em um fenômeno chamado bioluminescência. Neste caso, isso pode estar relacionado com a defesa contra os predadores, mas a bioluminescência pode ter diversas funções em outros seres vivos.

#

Page 23: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

Sim, muitas mesmo!!! Esperamos que vocês tenham gostado de aprender com a gente e que nunca se esqueçam de respeitar e tratar bem os animais!!! Nós somos amigos!!! Até uma próxima, pessoal!!!

Ebaaaa, agora sabemos tudo sobre o sono de muitos animais!!! Como é bom aprender!!! E é sempre importante lembrar que os humanos e os outros animais têm muitas coisas em comum!!!

Page 24: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

REFERÊNCIAS:

ARTIGOS:GUERRERO, F.A.; MEXICANO, G. La función biológica del sueño. Filogenia del sueño: de invertebrados a vertebrados. Revista Médica. de La Universidad Veracruzana, s. 2, v. 8, n. 1, p. 37-45, 2008.

KAVANAU, J.L. Vertebrates that never sleep: implication for sleep´s basic function. Brain Research Bulletin, v. 46, n. 4, p. 269-279, 1998.

SIEGEL, J.M. Do all animals sleep? Trends in neuroscience, v. 31, n. 4, p. 208-213, 2008.

SIEGEL, J. M. Why do we sleep. Scientific American, p. 92-97, 2003.

INTERNET:http://www.escolakids.com , acesso em março de 2015.

Page 25: Cartilha ritmos biológicos   sono em animais

https://www.pt.wikipedia.org/wiki/Bioluminesc%C3%AAncia /, acesso em fevereiro de 2016.

http://www.repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/2396/2/9658355.pdfhttp://www.ib.usp.br/revista/system/files/1_Lima_Vargas_2014.pdf, acesso em março de 2015.

http://www.sesi.webensino.com.br/sistema/webensino/aulas/repository_data//SESIeduca/ENS_FUN/ENS_FUN_F06_CIE/014_CIE_ENS_FUN_F06_01/leitura_de_mundo.html, acesso em março de 2015.

http://www.ufpa.br/lobio/Resumoscongressos/Fundamentosevolutivosdaritmicidadebiologica.pdf, acesso em fevereiro de 2016.

*Todas as imagens (exceção #) foram retiradas do site: www.freeimages.com, acesso em março de 2015.#http://www.anda.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/ratinho.jpg /, acesso em fevereiro de 2016.#http://www.baratas.net.br/baratas/barata-oriental.jpg, acesso em fevereiro de 2016. #http://www.bing.com/search?q=Drosophilidae&filters=ufn%3a%22Drosophilidae%22+sid%3a%2226ef49f2-31b3-50d9-fc23-ec165312d67a%22+catguid%3a%2266311ef1-004f-fb95-d201-c7fb8d69d5dd_cfb02057%22+segment%3a%22generic.carousel%22&FORM=SNAPST, acesso em fevereiro de 2016.#https://www.biocriativa.wordpress.com/2014/06/26/serie-dinoflagelados-bioluminescencia/, acesso em fevereiro de 2016.#https://www.google.com.br/search?hl=en&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=889&bih=527&q=sono+em+humanos&oq=sono+em+humanos&gs_l=img.3...1012.3662.0.4303.15.9.0.6.0.0.110.867.7j2.9.0....0...1ac.1.64.img..0.8.773.crmGylvtRVM#hl=en&tbm=isch&q=sono+em+mulheres+com+despertador&imgrc=PqSr4x_GggQJhM%3ª, acesso em fevereiro de 2016.