cargo: tÉcnico em assuntos de informÁtica - furb.br · (a) pode-se inferir que o texto trata do...

17
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU Concurso Público Edital N. 001 / 2014 Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - DESENVOLVIMENTO INSTRUÇÕES Nesta prova, você encontrará: 15 (quinze) questões de Português. 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais. 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos. Você está recebendo um Caderno com um total de 50 questões do tipo múltipla esco- lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta. Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre- ta. Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária de Res- postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa- mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta. No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar. O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal. Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta. Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorridas 2 (duas) horas. Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas. Duração da Prova: 4 (quatro) horas. AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato Blumenau, 01 de junho de 2014.

Upload: trinhlien

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO

DO CARTÃO-RESPOSTA

MARQUE ASSIM:

NUNCA MARQUE ASSIM:

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL

DE BLUMENAU

Concurso Público – Edital N. 001 / 2014

Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA -

DESENVOLVIMENTO

INSTRUÇÕES

Nesta prova, você encontrará: 15 (quinze) questões de Português. 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais. 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos.

Você está recebendo um Caderno com um total de 50 questões do tipo múltipla esco-lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta.

Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre-ta.

Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

Depois de preencher a Folha Intermediária de Res-postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa-mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta.

No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar.

O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal.

Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta.

Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorridas 2 (duas) horas.

Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

Duração da Prova: 4 (quatro) horas.

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato

Blumenau, 01 de junho de 2014.

Page 2: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 2 de 17

Q U E S T Õ E S DE P O R T U G U Ê S

1- Leia o texto com atenção:

Nota Zero Depois de liderar as manifestações contrárias à realização do provão do MEC para avaliar a qualidade dos cursos superiores, o presidente da UNE, [...], explicou o protesto às câmaras de TV: – Na minha opinião não houveram tumultos. Agora sim dá para entender por que a UNE queria que os estudantes entregassem a prova em branco...

(O Estado de São Paulo, 12/11/1996)

Considere as seguintes afirmativas:

I- O artigo foi publicado em 1996, doze anos antes de ser oficializado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Por isso, os vocábulos “contrárias” e “câmaras” receberam acento gráfico no texto.

II- No último período, “por que” é uma conjunção subordinativa causal, motivo pelo qual a sua ortografia deve ser “porque”.

III- O jornal insinuou que os estudantes entregariam a prova em branco porque não tinham capacidade de se expressar adequada e corretamente.

IV- De acordo com a norma culta da língua, o presidente da UNE deveria ter falado assim: – Na minha opinião não houve tumultos.

Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (C) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. (D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (E) Apenas a afirmativa IV está correta.

2- Leia o texto:

Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda Brilha, porque alta vive. (PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 289.)

O vocábulo “sê” aparece duas vezes no texto acima. Neste caso, “sê” é classificado como: (A) Verbo seje, conjugado no presente do subjuntivo. (B) Pronome pessoal oblíquo, terceira pessoa do singular. (C) Partícula apassivadora. (D) Verbo ser, conjugado no imperativo afirmativo. (E) Conjunção temporal ou condicional.

3- Apenas uma alternativa está de acordo com a norma culta da língua (verifique a regência, a ortografia e o uso

da crase). Assinale-a: (A) Madonna já se imaginou como Frida Kahlo mais de uma vez. Chegou à escrever aos familiares da pintora,

dizendo ser morena. (B) Talvez você discorde de seu chefe. No entanto, precisa respeitá-lo e obedecer às ordens. (C) Os rapazes mais afoitos que chegam a Oktoberfest logo querem namorar com alguma Frida bem alemoa,

loira e charmosa. (D) Certos jovens desobedecem os pais, os professores, as regras sociais, as leis de trânsito. Você sabe o

que eles precisam? (E) Você já assistiu algum filme sobre Frida Kahlo? Se não viu ainda, pesquise sobre ela.

4- Abaixo eis um anúncio de hidratante para a pele:

“Hoje você é uma uva. Mas, cuidado, uva passa.” De acordo com a leitura, o vocábulo “passa” pode assumir duas classes gramaticais diferentes no texto, atri-buindo sentido figurado e efeito persuasivo ao anúncio. São elas (assinale a alternativa correta): (A) Adjetivo e verbo. (B) Substantivo e advérbio. (C) Verbo e pronome. (D) Substantivo e verbo. (E) Substantivo e pronome.

Page 3: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 3 de 17

5- Leia atentamente: A democracia é subversiva. É subversiva no sentido mais radical da palavra. Em relação à perspectiva política, a razão da preferência pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra o abuso do poder. Uma das formas (não a única) é o controle pelo voto popular que o método democrático permite pôr em práti-ca.

(BOBBIO, Norberto. Qual socialismo? Discussão de uma alternativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. Texto adaptado.)

O sinônimo correto para o vocábulo “subversiva” é: (A) Revolucionária. (B) Criminosa. (C) Acusativa. (D) Violenta. (E) Libertária.

6- Assinale a alternativa que contém somente substantivos femininos:

(A) Guaraná – champanha – maracujá – alface. (B) Eclipse – tapa – cataclisma – diagrama – sabiá. (C) Dinamite – hélice – pane – faringe – avó – noz. (D) Cal – telefonema – clã – ecologista – bebê. (E) Lança-perfume – pernoite – mármore – magma.

7- Leia um trecho de “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos:

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pin-cel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maços de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talhe-res, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relató-rios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. (...) Assinale a alternativa correta: (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos,

sua atividade profissional. (B) Não é possível entender o que o autor quis dizer. As palavras e as frases não apresentam relação lógica

entre si. (C) A maioria dos vocábulos do texto são substantivos comuns, e somente há dois adjetivos. (D) Deduz-se que a personagem está com pressa, é do sexo feminino, anda de carro, veste-se com formali-

dade e trabalha num escritório. (E) O personagem preocupa-se com a higiene e a aparência (barbeia-se, toma banho, usa creme para o cabe-

lo, penteia-se) e revela zelo pela saúde. 8- Assinale a única alternativa que utiliza corretamente as palavras antônimas:

(A) Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser ativo e dinâmico na escola, na comunida-de e na sua cidade.

(B) “Meu coração/ Não sei por que/ Bate feliz/Quando te vê./ E os meus olhos/ Ficam sorrindo...” (Pixinguinha) (C) “Certas palavras não podem ser ditas/ em qualquer lugar e hora qualquer.” (Carlos Drummond de Andrade) (D) “Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro; se de uma parte está dia, da outra há de estar

noite; se de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra” [...]. (Pe. Antônio Vieira − Sermão da Sexagésima) (E) “Ó mar salgado, quanto do teu sal/ São lágrimas de Portugal!” (Fernando Pessoa)

9- O pronome foi empregado segundo a norma culta da língua portuguesa em apenas uma alternativa. Assinale-

a: (A) Meu marido não é contra eu estar aqui. (B) Me faz um favor? Traz aqui o penal para mim? (C) O irmão berrava: – Não vai sem eu, não vai sem eu! (D) Se registram cada vez mais casos de estupro no Brasil. Por quê? (E) Ele trouxe uma galinha velha para mim fazer um ensopado.

10- Apenas um período apresenta a conjunção subordinativa temporal com ideia de tempo. Assinale a alternativa

correta: (A) Vou comprar um sapato novo, desde que não seja caro. (B) A vida tem um sentido, por mais absurda que possa parecer. (C) Formiga, quando quer se perder, cria asas. (D) Semana passada estive doente, tanto que não pude terminar meu trabalho. (E) Fez tanto frio que meus dedos ficaram endurecidos.

Page 4: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 4 de 17

11- Que alternativa completa corretamente as lacunas do período a seguir? Um dos candidatos ____ presidente do Brasil já informou ____ assessoria de imprensa que não cederá ____ coligações. Será? (A) à — a — as. (B) ao — a — as. (C) à — à — às. (D) a — à — às. (E) a — a — a.

12- Os acentos gráficos do período abaixo foram retirados propositadamente. Coloque-os:

E preciso diminuir o gas carbonico do ar e usar combustiveis biodegradaveis, limpos, não toxicos, produzidos a partir de oleos vegetais extraidos de diversas materias-primas, como o alcool por exemplo. Você usou ______ acentos. Assinale a alternativa correta: (A) 10. (B) 12. (C) 15. (D) 8. (E) 11.

13- Leia atentamente.

“Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos [...], mesmo que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transpor-tar montanhas, se eu não tivesse amor, nada seria. [...]”

(Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, Capítulo 13, 1-13)

As expressões “ainda que” e “mesmo que” exprimem ideia de: (A) Causa. (B) Tempo. (C) Condição. (D) Consequência. (E) Concessão.

14- Assinale a alternativa em que os vocábulos são empregados em sentido próprio, real, literal, ou seja, em sen-

tido denotativo: (A) Venha para a FURB. A universidade que tem a sua cara. (B) Quem seriam os cabeças dos atuais protestos de rua? (C) Procuro a luz e não acho.

Nada vejo. Tudo escuro! Anoiteceu. (Adapt. de O Coronel de Macambira – Joaquim Cardozo.)

(D) Em certas tardes nós subíamos ao edifício. A cidade diária, como um jornal que todos liam, ganhava um pulmão de cimento e vidro. (O Engenheiro – João Cabral de Melo Neto)

(E) Cuidado com o engenheiro Que vem as terras medir, Ele é mais feiticeiro Para encantar e iludir. (O Coronel de Macambira – Joaquim Cardozo)

15- Conjugue os verbos entre parênteses para empregá-los nas orações abaixo, verificando também as regras de

concordância: Não se _____________ em pessoas que não nos olham nos olhos. (confiar) Sempre _______________ pretensões de chegar ao poder por parte daquele líder comunitário. (existir) ___________ muitos atrasos nas obras prometidas para a Copa 2014. (haver) Infelizmente, as provas que ______________ mais erros seriam as mais comentadas. (conter) Assinale a alternativa em que os verbos completam corretamente as lacunas das orações: (A) confiam – existirão – Haviam – contessem (B) confia – existiram – Havia – contivessem (C) confie – vai existir – Haverão – contém (D) confiem – existiriam – Há – continham (E) confiam – existiam – Haveriam – contêm

Page 5: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 5 de 17

Q U E S T Õ E S DE C O N H E C I M E N T O S G E R A I S

16- O xisto betuminoso é uma rocha sedimentar e porosa, rica em material orgânico. Em suas camadas, é possí-

vel encontrar gás natural semelhante ao derivado do petróleo, que pode ser destinado para o uso como com-bustível. O investimento dos EUA nesse tipo de energia promete provocar uma mudança no cenário, com o país caminhando para uma autossuficiência energética em 2035, reduzindo a dependência de países exporta-dores. Em 2014, o governo brasileiro iniciou o processo de licitação de jazidas de gás de xisto para exploração comercial. Com relação ao impacto ambiental, o xisto é considerado o combustível fóssil que menos emite dióxido de carbono. No entanto, assim como o petróleo, a exploração do xisto também oferece riscos ambien-tais e seus problemas ainda não são totalmente conhecidos. Isso faz com que alguns países proíbam a explo-ração do gás e gera receio nos ambientalistas quanto à exploração que já está em andamento. Referente ao tema, pode-se afirmar que: (A) O gás de xisto, por ser uma fonte de energia renovável, é considerado uma promessa para o enfrentamen-

to dos problemas ambientais do planeta. (B) A proibição da extração do gás de xisto na Europa se deve ao fato de esse continente ter grandes jazidas

de petróleo e, dessa forma, não necessitar, na atualidade, dessa fonte de energia. (C) O Brasil ainda não tem reservas conhecidas de gás de xisto, o que coloca o país em desvantagem na re-

novação de sua matriz energética. (D) O gás de xisto é considerado uma das fontes de energia mais limpa do planeta, sendo equiparada à ener-

gia eólica e solar, no que se refere aos impactos ambientais gerados tanto na sua extração como no seu uso.

(E) Se, por um lado, o gás de xisto é menos poluente que o petróleo e o carvão mineral, por outro lado, sua extração preocupa os ambientalistas, pois pode contaminar o solo e o lençol freático das regiões onde é explorado.

17- Leia as declarações a seguir:

"Eu não gostaria de dizer que essas pessoas que não estão estudando ou trabalhando são ociosas ou um bando de inúteis. É uma situação momentânea que pode acontecer. De qualquer maneira (...) é um motivo de preocupação."

“A decisão de morar com os pais pode se basear em justificativas e explicações diversas que envolvem desde questões financeiras (desemprego, custo habitacional), às questões psicológicas (comodismo) e mesmo so-ciodemográficas, envolvendo diferentes graus de dependência econômica e familiar. Porém, a questão central que recai sobre essa nova 'geração' é que a opção de morar com os pais é feita de forma voluntária, conside-rando que a maioria possui condições econômicas de se sustentarem (...)”

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad, 2012), mostraram algumas realidades brasileiras. Entre elas, conforme as declarações acima, de Ana Lúcia Saboia, coordenadora da pesquisa, os dados mostraram que 9.6 milhões de jovens de 15 a 29 anos não estudam, tampouco trabalham. Além disso, por outro lado, há cada vez mais jovens de 25 a 34 anos morando voluntariamente com os pais.

Tais gerações são, respectivamente, classificadas como: (A) Geração Next e Geração Alfa. (B) Geração Nem-Nem e Geração Canguru. (C) Geração XY e Geração Z. (D) Geração Millenium e Geração Baby Boomers. (E) Geração X e Geração Y.

18- Em 2013, o aumento da população fez o país chegar à marca de 201.032.714 habitantes. Os dados levanta-

dos pelo Censo na estimativa divulgada pelo IBGE apontam que a população brasileira deve ter uma mudança de perfil nas próximas décadas. A partir de 2042, as características demográficas do país serão: menor cres-cimento populacional, famílias pequenas e crescimento da população idosa. Essa tendência demográfica pode ser explicada, entre outros motivos, pelas mudanças no papel da mulher na sociedade. A partir de 2040, o Brasil não conseguirá mais repor sua população. Assinale a alternativa que indica uma consequência do fenômeno identificado no texto para a segunda metade do século XXI: (A) Aumento da taxa de natalidade, pois os jovens buscarão ter mais filhos em função da demanda econômica

no país. (B) Aumento da mortalidade infantil, visto que haverá diminuição do número de filhos por mulher. (C) Aumento da taxa de fecundidade da mulher brasileira, pois haverá necessidade de mais jovens no país. (D) Aumento do número de pessoas que deixam o Brasil em busca de melhores oportunidades em países de-

senvolvidos. (E) Crescimento vegetativo negativo, isto é, o Brasil terá mais mortes que nascimentos.

Page 6: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 6 de 17

19- Segundo dados da pesquisa Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil 2012, realizada pela FIRJAN, 1.9% dos trabalhadores de Santa Catarina já tem a criatividade como principal ferramenta de trabalho. Nesse indi-cador, SC ocupa o terceiro posto do país, atrás apenas de SP e RJ. Ao encontro disso, o “Catarina Criativa”, lançado em 2013, é um programa de incentivo estadual que auxilia empresas de economia criativa na elabo-ração de novos produtos por meio de oficinas, consultorias especializadas, cursos e repasse de novas tecno-logias. Referente ao tema tecnologia e inovação, é correto afirmar que: (A) Santa Catarina se destaca como o principal polo tecnológico do país. (B) A região de Jaraguá do Sul é denominada como “Vale do Silício Brasileiro”. (C) Blumenau ficou conhecida como o “Vale do Software”. (D) Florianópolis, além da “Capital Brasileira do Turismo” é reconhecida como a “San Pedro Valley” do Brasil. (E) Atualmente, são três os grandes polos tecnológicos catarinenses: Florianópolis, Blumenau e Tubarão.

20- Leia as notas a seguir:

Nota 1: “Os estudos toponímicos, dentro do alcance pluridisciplinar de seu objeto de estudo, constituem um caminho possível para o conhecimento do modus vivendi das comunidades linguísticas, que ocupam ou ocu-param determinado espaço. (...) Quando um indivíduo ou comunidade linguística atribui um nome a um aci-dente humano ou físico revelam-se aí tendências sociais, políticas, religiosas, culturais. O signo toponímico é motivado pelas características físicas do local ou pelas impressões, crenças e sentimentos do denominador.” (CAVALCANTE; ANDRADE, 2009) Nota 2: Blumenau, tens o nome do primeiro Que chegou e desbravou tuas riquezas Que tanto trilhou os teus caminhos E sempre preservou tuas belezas (...) Cidade de nobre arquitetura Desenhada pelo leito do teu rio O verde que cobre esta pintura Faz de ti patrimônio do Brasil (Trecho do Hino de Blumenau)

As notas 1 e 2 se assemelham no entendimento à formação de um epíteto, inclusive denominado em estrofe suprimida do hino municipal, que é, Blumenau, ______________: (A) Cidade Jardim. (B) Cidade dos Príncipes. (C) Cidade da Magia. (D) Cidade do Tirol Brasileiro. (E) Cidade das Flores.

21- A primeira edição da Copa do Mundo de Futebol aconteceu no Uruguai, em 1930, por duas razões: o feito

esportivo, uma vez que a seleção uruguaia de futebol havia vencido as edições de 1924 e 1928 dos Jogos Olímpicos, e o feito simbólico, uma vez que, em 1930, o país completaria 100 anos de independência. O Bra-sil, 84 anos depois da primeira edição, é novamente sede daquele que é considerado o evento futebolístico mais famoso do mundo. Estima-se que o evento, segundo dados do Ministério do Turismo e da Fundação Ins-tituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), gere ao país um acréscimo de, aproximadamente, R$ 30 bilhões ao PIB brasileiro, com seus, aproximadamente, 600 mil turistas. Além disso, na Copa do Mundo: (A) Santa Catarina é representada por Florianópolis como Centro de Treinamento da Seleção do Uruguai. (B) A tecnologia móvel 4G é disponibilizada com restringência às duas principais cidades-sede: Rio de Janeiro

e São Paulo. (C) O mascote da Copa é a araponga (Procnias nudicollis) chamada Fuleco, que, curiosamente, é a ave-

símbolo de Santa Catarina. (D) As cinco regiões do país são contempladas com jogos distribuídos por suas 12 cidades-sede. (E) Em caráter temporário, novos profissionais do Programa Mais Médicos são recebidos a fim de prestarem

atendimento durante o evento. 22- “O estado de Santa Catarina possui 293 municípios e uma população de 6.248.436 habitantes (2010), distri-

buídos em uma área de 95.703,487 km² (2010), com uma densidade demográfica de 65,29 habitantes/km². (IBGE, 2011)”. (MASSUQUETTI, et al., 2013)

Em relação ao espaço agrário, o estado de SC caracteriza-se por: (A) Adoção de mão-de-obra familiar pela prática da monocultura. (B) Minifúndios no oeste, vales e sul do estado. (C) Minifúndios no Planalto Serrano e Planalto Norte. (D) Grandes propriedades familiares. (E) Adoção de mão-de-obra não-familiar pela prática da policultura.

Page 7: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 7 de 17

23- Luigi Gambardella, presidente do Conselho Executivo da European Telecommunications Network Operators (ETNO), a principal associação europeia de operadores em telecomunicação, defende que, no momento em que a internet se tornou parte vital da sociedade de maneira difusa, é fundamental que sua governança seja efetivamente aberta a todos os envolvidos. Não obstante, a proposta é que a governança da internet siga al-guns princípios fundamentais, tais como transparência, inclusão e responsabilidades garantidas, bem como a privacidade e a segurança devem ser de importância primária. Nesse sentido, em abril, o Brasil promulgou um documento clarificador quanto ao uso da internet no país, evocando os direitos, os deveres e as garantias, tan-to para usuários como para empresas. Trata-se do(a): (A) Lei Carolina Dieckmann. (B) Jurisprudência de Inovação Tecnológica. (C) Marco Civil da Internet. (D) Lei Geral das Antenas. (E) Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

24- A Agência de Segurança Nacional (NSA) é um órgão das Forças Armadas norte-americanas que dispõe de

um volume sofisticado de equipamentos, com o objetivo de também monitorar comunicações em todo o plane-ta. Soube-se, no ano passado, que a NSA monitorou conversas telefônicas de 35 líderes mundiais. A respeito desse episódio, analise as afirmativas a seguir:

I- A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e a chanceler alemã, Angela Merkel, foram algumas das 35 líderes

mundiais que tiveram seus telefonemas monitorados pela agência norte-americana. II- O responsável pela divulgação da prática, Edward Snowden, ex-funcionário da Agência, ganhou seu asilo

político no Brasil. III- Em seu discurso na 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, a presidente do Brasil comunicou que, ain-

da que com ressalvas, o país compreendeu e considerou necessária a ação norte-americana.

Está(ão) correta(s): (A) As afirmativas I, II e III. (B) Somente a afirmativa I. (C) Somente a afirmativa II. (D) Somente as afirmativas I e III. (E) Somente a afirmativa III.

25- Ele dizia que “um homem só tem o direito de olhar para outro de cima para baixo quando for ajudá-lo a levan-

tar-se” e que “basta abrir os jornais para saber que entre nós ocorrem coisas extraordinárias todos os dias.” Falecido em abril, foi autor de “Cem Anos de Solidão” e um dos escritores mais famosos da América Latina, além de ganhador do prêmio Nobel de Literatura. O texto refere-se a: (A) Pablo Neruda. (B) Jorge Luis Borges. (C) Gabriel García Márquez. (D) Júlio Cortázar. (E) Mário Vargas Llosa.

Q U E S T Õ E S DE C O N H E C I M E N T O S E S P E C Í F I C O S

26- Analise as afirmativas sobre os métodos save(), saveOrUpdate() e persist(), da classe Session do Hibernate:

I- O método persist() retorna o identificador do objeto salvo. II- O método save() garante o retorno do identificador do objeto salvo. III- Os métodos save(), saveOrUpdate() e persist() salvam objetos no banco utilizando a query INSERT. Assinale a afirmativa correta: (A) As afirmativas I, II e III estão corretas. (B) Somente as afirmativas II e III estão corretas. (C) Somente a afirmativa I está correta. (D) Somente as afirmativas I e II estão corretas. (E) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

Page 8: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 8 de 17

27- Considere o seguinte programa Java:

public interface MinhaInterface {}

public class ClasseA {}

public class ClasseB extends ClasseA implements MinhaInterface {}

public class TestaInstancia {

public static void main(String[] args) {

ClasseA obj1 = new ClasseA();

ClasseA obj2 = new ClasseB();

System.out.print( (obj2 instanceof ClasseA) );

System.out.print( " - " + (obj1 instanceof ClasseB) );

}

}

Assinale a alternativa correta, indicando o que o programa imprimirá: (A) false – false (B) true – null (C) false – true (D) true – false (E) null – null

28- Considerando uma aplicação J2EE, o pacote java.lang deve ser explicitamente importado:

(A) Nunca; ele é importado automaticamente. (B) Quando utilizamos a classe Boolean. (C) Quando utilizamos a classe Thread. (D) Sempre. (E) Nunca; esse pacote não existe.

29- Quando um objeto é salvo na sessão do Hibernate utilizando o método save(), podemos afirmar que:

(A) Ele está no estado Persistent. (B) Ele está no estado Transient. (C) Ele está no estado Deprecated. (D) Ele está no estado Detached. (E) É impossível determinar.

30- Se um Session Bean é inicializado uma vez por aplicação e existe por todo o ciclo de vida dessa aplicação,

podemos afirmar que: I- Ele é do tipo Stateless Session Bean. II- Ele é do tipo Stateful Session Bean. III- Ele é do tipo Singleton Session Bean. Está(ão) correta(s): (A) I, II e III. (B) Somente I e II. (C) Somente I. (D) Somente II e III. (E) Somente III.

31- Considere as seguintes afirmativas sobre a JDBC API:

I- Deve ser utilizado um driver específico para o tipo de banco de dados relacional a ser acessado. II- Pode ser usada somente no acesso a bancos de dados relacionais. III- É composta pelos pacotes java.sql e javax.sql.

Assinale a alternativa correta: (A) Somente as afirmativas I e III estão corretas. (B) As afirmativas I, II e III estão corretas. (C) Somente as afirmativas I e II estão corretas. (D) Somente as afirmativas II e III estão corretas. (E) Somente a afirmativa I está correta.

Page 9: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 9 de 17

32- Se numa aplicação JSF, durante a fase Process Validations, uma mensagem de erro é adicionada à instância do FacesContext, qual será a próxima fase do seu ciclo de vida? (A) Invoke application. (B) Apply request values. (C) Process validations. (D) Restore view. (E) Render response.

33- Em JSP, qual a diferença da inclusão de um arquivo estático utilizando a diretiva <%@ include ... %> ou a

mesma inclusão com a ação <jsp:include ...> ? (A) Não há diferença. (B) Com a diretiva, o arquivo será adicionado a cada requisição da página. (C) Não existe tal ação. (D) Com ação, o arquivo será adicionado a cada requisição da página. (E) Não existe tal diretiva.

34- Em uma aplicação web com servlets, qual o elemento raiz do arquivo web.xml?

(A) <servlet> (B) <web> (C) <web-app> (D) <servlet-mapping> (E) <session-config>

35- A seguir, estão listadas algumas APIs. Qual delas existe na plataforma Java EE 7 e não estava presente na

versão anterior? (A) WebSocket. (B) Web Services. (C) JSP. (D) EJB Lite. (E) Bean Validation.

36- Os diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais. A seguir, estão listados alguns dia-

gramas: I- Diagrama de componentes. II- Diagrama de artefatos. III- Diagrama de implantação. IV- Diagrama de casos de uso. V- Diagrama de colaboração.

Quais diagramas pertencem à categoria comportamental? (A) Somente IV e V. (B) Somente I, II e III. (C) Somente I e II. (D) Somente II e III. (E) Somente III e IV.

37- Annotation (representado pela inicial @) é um recurso da Plataforma Java, introduzido como padrão de lingua-

gem na versão 1.5. Das anotações a seguir, qual pertence ao pacote java.lang? (A) @Documented. (B) @Inherited. (C) @Retention. (D) @Override. (E) @Target.

38- Qual tipo de relacionamento se caracteriza pelo uso temporário do dados e serviços de outra classe?

(A) Generalização. (B) Dependência. (C) Agregação. (D) Composição. (E) Herança.

Page 10: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 10 de 17

39- Considere as seguintes classes na linguagem de Programação Java: ClasseA, ClasseB, ClasseC, ClasseD e Main:

public class ClasseA {

private double valor;

public ClasseA(double valor) {

setValor(valor);

}

public double getValor() {

return valor;

}

public void setValor(double valor) {

this.valor = valor;

}

public double acrescimo() {

return getValor() * 1.15;

}

}

public class ClasseB extends ClasseA {

public ClasseB(double valor) {

super(valor);

}

@Override

public double acrescimo() {

return super.getValor() * 1.3;

}

}

public class ClasseC extends ClasseA {

public ClasseC(double valor) {

super(valor);

}

@Override

public double acrescimo() {

return super.getValor() * 1.1;

}

}

public class ClasseD extends ClasseA{

public ClasseD(double valor) {

super(valor);

}

}

public class Main {

public static void main(String[] args) {

ClasseA objetoB = new ClasseB(4.0);

ClasseA objetoC = new ClasseC(4.0);

ClasseA objetoD = new ClasseD(4.0);

ClasseA objetoA = objetoC;

System.out.println(objetoA.acrescimo());

System.out.println(objetoB.acrescimo());

System.out.println(objetoC.acrescimo());

System.out.println(objetoD.acrescimo());

}

}

Considerando a execução do programa acima, assinale qual alternativa corresponde à impressão realizada por esse programa: (A) 4.4, 5.2, 4.6 e 4.6 (B) 4.4, 5.2, 5.2 e 4.6 (C) 4.4, 5.2, 4.4 e 5.2 (D) 4.4, 4.6, 5.2 e 4.6 (E) 4.4, 5.2, 4.4 e 4.6

Page 11: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 11 de 17

40- Considere as seguintes relações de dados:

Considerando a nomenclatura dos atributos das entidades juntamente com os conjuntos de dados apresenta-dos, assinale qual Modelo Entidade Relacionamento (MER) corresponde à representação gráfica do cenário: (A) (B) (C) (D) (E)

41- A PL/SQL é uma extensão da linguagem padrão SQL para o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Oracle. Sobre a PL/SQL do Oracle, é correto afirmar: (A) Um bloco de programa escrito na PL/SQL pode conter uma seção declarativa (para declaração de variá-

veis, por exemplo) e uma seção de tratamento de exceções. (B) Um bloco de programa escrito na PL/SQL deve conter três seções: declarativa (para declaração de variá-

veis, por exemplo), executável (comandos) e de tratamento de exceções. (C) A PL/SQL apresenta comandos de condição e de repetição, como CASE, IF e GRANT. (D) É uma linguagem de programação declarativa, ou seja, apresenta apenas instruções para consulta e

atualização de dados. (E) É uma linguagem de programação orientada a eventos destinada ao desenvolvimento de aplicações que

acessam bancos de dados. 42- Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs), cuja abordagem é relacional, utilizam a Lingua-

gem SQL para manutenção e acesso às estruturas e dados armazenados. Em relação à Linguagem SQL utili-zada no SGBD Oracle, analise as seguintes afirmativas:

I- Os comandos submetidos à execução são sensitivos quanto a sua construção. II- A utilização da função de grupo count(*) pode estar associada ao uso da cláusula “distinct”. III- É possível alterar uma visão (view) através do comando “drop or replace view”. IV- O operador “exists” pode ser utilizado para verificar a existência de registros em uma subconsulta.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) Somente I, II e IV. (B) Somente II, III e IV. (C) Somente II e IV. (D) Somente II. (E) Somente IV.

DEPARTAMENTO

CD_DEPT NM_DEPT CD_GERENTE

1 Contabilidade 101

2 Engenharia Civil 303

3 Engenharia Mecânica 202

FUNCIONARIO

CD_FUNC CD_DEPT NM_FUNC CD_SUPERVISOR VL_SALARIO

101 1 João Luiz null 3.000,00

202 2 Daniela 101 2.500,00

303 2 Ricardo 101 2.300,00

404 2 Márcia 202 4.200,00

505 3 Renato 202 1.300,00

Page 12: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 12 de 17

43- Dadas as seguintes relações de dados:

E o conjunto de dados a seguir:

Qual das sentenças SQL a seguir reproduzirá o conjunto de dados acima? (A) SELECT E.ENAME EMPREGADO, D.DNAME DEPARTAMENTO, S.ENAME SUPERVISOR FROM EMP

E, EMP S, DEPT D WHERE E.MGR = S.EMPNO AND E.DEPTNO = D.DEPTNO ORDER BY 1, 2;

(B) SELECT E.ENAME EMPREGADO, D.DNAME DEPARTAMENTO, S.ENAME SUPERVISOR FROM EMP E, EMP S, DEPT D WHERE E.EMPNO = S.MGR AND E.DEPTNO = D.DEPTNO ORDER BY 1, 2;

(C) SELECT E.ENAME EMPREGADO, D.DNAME DEPARTAMENTO, S.ENAME SUPERVISOR FROM EMP

E, EMP S, DEPT D WHERE E.EMPNO = S.EMPNO AND E.DEPTNO = D.DEPTNO;

(D) SELECT E.ENAME EMPREGADO, D.DNAME DEPARTAMENTO, S.ENAME SUPERVISOR FROM EMP

E, EMP S, DEPT D WHERE E.EMPNO = S.MGR;

(E) SELECT E.ENAME EMPREGADO, D.DNAME DEPARTAMENTO, S.ENAME SUPERVISOR FROM EMP

E, EMP S, DEPT D WHERE E.MGR = S.MGR AND E.DEPTNO = D.DEPTNO ORDER BY E.ENAME, D.DNAME;

Page 13: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 13 de 17

44- Dadas as seguintes relações de dados:

Assinale a sentença SQL correta a ser executada em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle para se obter como resultado (saída) o conjunto de dados a seguir:

(A) SELECT d.nm_dept “Departamento”, f.nm_func “Funcionário”, g.nm_func “Supervisor”, f.vl_salario “Salário”

FROM funcionario f, funcionario g, departamento d

WHERE f.cd_func = g.cd_supervisor AND

f.cd_depto = d.cd_dept;

(B) SELECT d.nm_dept “Departamento”, f.nm_func “Funcionário”, g.nm_func “Supervisor”, g.vl_salario “Salário”

FROM funcionario f, funcionario g,

departamento d

WHERE f.cd_supervisor = g.cd_func AND

f.cd_depto = d.cd_dept AND

d.cd_dept <> 3;

(C) SELECT d.nm_dept “Departamento”, f.nm_func “Funcionário”,

f.nm_func “Supervisor”,

f.vl_salario “Salário”

FROM funcionario f,

departamento d

WHERE f.cd_supervisor = f.cd_func AND

f.cd_depto = d.cd_dept AND

d.cd_dept <> 3;

(D) SELECT d.nm_dept “Departamento”, f.nm_func “Funcionário”,

f.nm_func “Supervisor”,

f.vl_salario “Salário”

FROM funcionario f,

departamento d

WHERE f.cd_supervisor = f.cd_func AND

d.cd_dept <> 3;

(E) SELECT d.nm_dept “Departamento”, f.nm_func “Funcionário”, g.nm_func “Supervisor”, f.vl_salario “Salário”

FROM funcionario f, funcionario g, departamento d

WHERE f.cd_supervisor(+) = g.cd_func AND

f.cd_depto = d.cd_dept AND

d.cd_dept <> 3;

DEPARTAMENTO

CD_DEPT NM_DEPT CD_GERENTE

1 Contabilidade 101

2 Engenharia Civil 303

3 Engenharia Mecânica 202

FUNCIONARIO

CD_FUNC CD_DEPT NM_FUNC CD_SUPERVISOR VL_SALARIO

101 1 João Luiz null 3.000,00

202 2 Daniela 101 2.500,00

303 2 Ricardo 101 2.300,00

404 2 Márcia 202 4.200,00

505 3 Renato 202 1.300,00

Departamento Funcionário Supervisor Salário

Contabilidade João Luiz 3.000,00

Engenharia Civil Daniela João Luiz 2.500,00

Engenharia Civil Ricardo João Luiz 2.300,00

Engenharia Civil Márcia Daniela 4.200,00

Page 14: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 14 de 17

45- A implementação da interface Servlet (javax.servlet.Servlet) é usada para todos os servlets, porque é essa interface que encapsula os métodos do ciclo de vida do servlet. O ciclo de vida de um servlet é determinado por três métodos definidos na interface Servlet. Quais são eles? (A) init(), process() e destroy() (B) init(), doPost() e destroy() (C) init(), service() e destroy() (D) init(), doGet() e destroy() (E) init(), doHead() e destroy()

46- Considere o seguinte programa Java:

public class ClasseX {

public static int metodoX(int i) {

System.out.print(i + ",");

return 0;

}

public static void main (String[] args) {

int i = 1;

i = i++ + metodoX(i);

System.out.print(i);

}

}

Assinale a alternativa correta, indicando o que o programa imprimirá: (A) 2,1 (B) 1,1 (C) 1,0 (D) 2,2 (E) 1,2

47- Em java, dois ou mais métodos da mesma classe podem compartilhar o mesmo nome, desde que suas decla-

rações de parâmetros sejam diferentes. Esse processo é chamado de: (A) Herança. (B) Sobrecarga. (C) Polimorfismo. (D) Sobrescrita. (E) Encapsulamento.

48- A Modelagem Entidade Relacionamento (MER) não prevê a possibilidade da ligação de uma entidade a um

relacionamento. Da mesma forma, não possibilita a ligação entre dois relacionamentos entre si. Tais situações podem ocorrer quando estamos construindo ou modificando um MER existente. Isso ocorre quando identifi-camos: (A) Relacionamento com cardinalidade (grau) um para muitos (1 -> N) (B) Relacionamento recursivo binário de cardinalidade (grau) um para um (1 -> 1) (C) A necessidade da aplicação da primeira forma normal (1FN) (D) Relacionamento com cardinalidade (grau) muitos para muitos (M -> N) (E) A necessidade da aplicação da quinta forma normal (5FN)

49- Em relação à ética e ao serviço público, analise as afirmativas que seguem:

I- O serviço público não pode se distanciar dos padrões de ética e de eficiência exigidos pela sociedade. II- Ao servidor público é permitido fazer uso de informações privilegiadas em benefício próprio, de parentes,

de amigos ou de terceiros. III- Todo servidor público, independentemente da função que exerce, deve ter ciência dos princípios que re-

gem o serviço público: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IV- Ser probo, reto, leal e justo é dever fundamental do servidor público. V- Todo servidor público deve ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção sem qualquer espécie de

preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social.

Estão corretas: (A) Somente as afirmativas I, III, IV e V. (B) Somente as afirmativas II e III. (C) Somente as afirmativas I e II. (D) As afirmativas I, II, III, IV e V. (E) Somente as afirmativas II, III, IV e V.

Page 15: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 15 de 17

50- O Modelo Entidade Relacionamento (MER) conceitual a seguir corresponde à parte da modelagem de dados de um cenário que envolve a gestão de informações acadêmicas:

Considerando, ainda, que a entidade “Curso_Disciplina” é uma estrutura resultante de um relacionamento muitos para muitos (M -> N) entre as entidades “Curso” e “Disciplina”, assinale qual das opções a seguir cor-responde ao script de comandos para definição das estruturas em um Sistema Gerenciador de Banco de Da-dos Oracle:

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

CREATE TABLE Disciplina

( cd_disciplina INTEGER NOT NULL, nm_disciplina VARCHAR(50), ds_objetivos VARCHAR(200),

ds_conteudo VARCHAR(200), nr_horas INTEGER, PRIMARY KEY(cd_disciplina));

CREATE TABLE Curso

( cd_curso INTEGER NOT NULL, nm_curso VARCHAR(50), ds_objetivo VARCHAR(500), nr_horas INTE-

GER);

CREATE TABLE Curso_Disciplina

( cd_curso INTEGER NOT NULL, cd_disciplina INTEGER NOT NULL, fl_ativo CHAR(1), PRIMARY

KEY(cd_curso, cd_disciplina), FOREIGN KEY(cd_curso) REFERENCES Curso(cd_curso),

FOREIGN KEY(cd_disciplina) REFERENCES Disciplina(cd_disciplina));

CREATE TABLE Disciplina

( cd_disciplina INTEGER NOT NULL, nm_disciplina VARCHAR(50), ds_objetivos VARCHAR(200),

ds_conteudo VARCHAR(200), nr_horas INTEGER, PRIMARY KEY(cd_disciplina));

CREATE TABLE Curso

( cd_curso INTEGER NOT NULL, nm_curso VARCHAR(50), ds_objetivo VARCHAR(500), nr_horas INTE-

GER, PRIMARY KEY(cd_curso));

CREATE TABLE Curso_Disciplina

( cd_curso INTEGER NOT NULL, cd_disciplina INTEGER NOT NULL, fl_ativo CHAR(1), FOREIGN

KEY(cd_curso) REFERENCES Curso(cd_curso),

FOREIGN KEY(cd_disciplina) REFERENCES Disciplina(cd_disciplina));

CREATE TABLE Disciplina

( cd_disciplina INTEGER NOT NULL, nm_disciplina VARCHAR(50), ds_objetivos VARCHAR(200),

ds_conteudo VARCHAR(200), nr_horas INTEGER, PRIMARY KEY(cd_disciplina));

CREATE TABLE Curso

( cd_curso INTEGER NOT NULL, nm_curso VARCHAR(50), ds_objetivo VARCHAR(500), nr_horas INTE-

GER, PRIMARY KEY(cd_curso));

CREATE TABLE Curso_Disciplina

( cd_curso INTEGER NOT NULL, cd_disciplina INTEGER NOT NULL, fl_ativo CHAR(1), PRIMARY

KEY(cd_curso, cd_disciplina), FOREIGN KEY(cd_disciplina) REFERENCES Discipli-

na(cd_disciplina));

CREATE TABLE Disciplina

( cd_disciplina INTEGER NOT NULL, nm_disciplina VARCHAR(50), ds_objetivos VARCHAR(200),

ds_conteudo VARCHAR(200), nr_horas INTEGER, PRIMARY KEY(cd_disciplina));

CREATE TABLE Curso

( cd_curso INTEGER NOT NULL, nm_curso VARCHAR(50), ds_objetivo VARCHAR(500), nr_horas INTE-

GER, PRIMARY KEY(cd_curso));

CREATE TABLE Curso_Disciplina

( cd_curso INTEGER NOT NULL, cd_disciplina INTEGER NOT NULL, fl_ativo CHAR(1), PRIMARY

KEY(cd_curso, cd_disciplina));

CREATE TABLE Disciplina

( cd_disciplina INTEGER NOT NULL, nm_disciplina VARCHAR(50), ds_objetivos VARCHAR(200),

ds_conteudo VARCHAR(200), nr_horas INTEGER, PRIMARY KEY(cd_disciplina));

CREATE TABLE Curso

( cd_curso INTEGER NOT NULL, nm_curso VARCHAR(50), ds_objetivo VARCHAR(500), nr_horas INTE-

GER, PRIMARY KEY(cd_curso));

CREATE TABLE Curso_Disciplina

( cd_curso INTEGER NOT NULL, cd_disciplina INTEGER NOT NULL, fl_ativo CHAR(1), PRIMARY

KEY(cd_curso, cd_disciplina), FOREIGN KEY(cd_curso) REFERENCES Curso(cd_curso),

FOREIGN KEY(cd_disciplina) REFERENCES Disciplina(cd_disciplina));

Page 16: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 001/2014 Página 16 de 17

Page 17: Cargo: TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - furb.br · (A) Pode-se inferir que o texto trata do cotidiano de um indivíduo, descreve seu ritual matinal, seus hábitos, sua atividade

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL

DE BLUMENAU

Concurso Público – Edital N. 001 / 2014

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS

01 A B C D E

02 A B C D E

03 A B C D E

04 A B C D E

05 A B C D E

06 A B C D E

07 A B C D E

08 A B C D E

09 A B C D E

10 A B C D E

11 A B C D E

12 A B C D E

13 A B C D E

14 A B C D E

15 A B C D E

16 A B C D E

17 A B C D E

18 A B C D E

19 A B C D E

20 A B C D E

21 A B C D E

22 A B C D E

23 A B C D E

24 A B C D E

25 A B C D E

Questões RESPOSTAS

26 A B C D E

27 A B C D E

28 A B C D E

29 A B C D E

30 A B C D E

31 A B C D E

32 A B C D E

33 A B C D E

34 A B C D E

35 A B C D E

36 A B C D E

37 A B C D E

38 A B C D E

39 A B C D E

40 A B C D E

41 A B C D E

42 A B C D E

43 A B C D E

44 A B C D E

45 A B C D E

46 A B C D E

47 A B C D E

48 A B C D E

49 A B C D E

50 A B C D E

INFORMAÇÕES

O Gabarito e o Caderno de Questões serão divulgados a partir das 12h do dia 02 de junho de 2014, no site www.furb.br/concurso.

Blumenau, 01 de junho de 2014.