ii-técnico de laboratório – engenharia elétrica - furb.br · fundação universidade regional...

15
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU Concurso Público Edital N. 002 / 2013 Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO – ENGENHARIA ELÉTRICA INSTRUÇÕES Nesta prova, você encontrará: 15 (quinze) questões de Português. 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais. 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos. Você está recebendo um Caderno com um total de 50 questões do tipo múltipla esco- lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta. Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre- ta. Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária de Res- postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa- mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta. No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar. O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal. Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta. Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorridas 2 (duas) horas. Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas. Duração da Prova: 4 (quatro) horas. AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato Blumenau, 10 de novembro de 2013.

Upload: lamtu

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTODO CARTÃO-RESPOSTA

MARQUE ASSIM:

NUNCA MARQUE ASSIM:

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL

DE BLUMENAU

Concurso Público – Edital N. 002 / 2013

Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO –

ENGENHARIA ELÉTRICA

INSTRUÇÕES

• Nesta prova, você encontrará: 15 (quinze) questões de Português. 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais. 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos.

• Você está recebendo um Caderno com um total de 50 questões do tipo múltipla esco-lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta.

• Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre-ta.

• Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

• Depois de preencher a Folha Intermediária de Res-postas , transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta , preenchendo, forte e completa-mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta.

• No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar.

• O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal.

• Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta.

• Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorridas 2 (duas) horas.

• Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

• Duração da Prova: 4 (quatro) horas.

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato

Blumenau, 10 de novembro de 2013.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 2 de 15

Q U E S T Õ E S DE P O R T U G U Ê S

1- Leia o texto a seguir:

“Via-a passar. Comecei a vê-la de longe, quando despontou na rua. Conheci-lhe a blusa, mas achei diferente a maneira de caminhar. Aquele andar mole de quem vai para lugar nenhum.” (MARIA, Antônio. In: WERNECK, Humberto (Org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 145. Fragmento.)

No trecho de Antônio Maria, a colocação dos pronomes pessoais oblíquos junto aos verbos chama a atenção e se denomina: (A) Próclise. (B) Mesóclise. (C) Ênclise. (D) Ênclise e próclise. (E) Próclise e mesóclise.

2- Assinale a alternativa que contém os vocábulos empregados corretamente, de acordo com a ortografia, as

regras de acentuação e o contexto: (A) No dia do concurso, ele teve inflamação intestinal, desencadeada por uma terrivel desinteria. (B) No dia do concurso, ele teve inflamação intestinal, caracterizada por uma terrível disenteria. (C) No dia do concurço, ele teve inflação instestinau, caracterisada por uma terivel desenteria. (D) No dia do concurso, ele tevi inflação intestinau, caracterizada por uma terrivel desinteria. (E) No dia do concurço, ele teve inflamasam intestinal, caracterizada por uma terivel disenteria.

3- Leia atentamente o texto:

“Português é muito difícil” Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia [...] de que “brasileiro não sabe português”. Como o nos-so ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical de Portugal, as regras que aprendemos na escola em boa parte não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil. Por isso achamos que “português é uma língua difícil” [...]. No dia em que nosso ensino de português se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro [...] é bem provável que ninguém mais continue a repetir essa bobagem.

(BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2000. p. 35. Fragmento.) Nestes casos, justifica-se o uso das aspas duplas porque: (A) São citações ou transcrições do autor. (B) Apresentam palavras grafadas erradamente, não incorporadas ao dicionário. (C) Indicam sarcasmo, ironia e malícia em relação aos falantes do Brasil. (D) São frases frequentemente mencionadas por grande parte dos falantes brasileiros, que não representam a

ideia do autor. (E) Sempre se usam aspas duplas nos títulos.

4- No texto da logomarca “Pelo Sim/ Pelo Não” — Centro de Depilação, encontram-se palavras:

(A) Parônimas. (B) Afirmativas. (C) Sinônimas. (D) Híbridas. (E) Antônimas.

5- Responda à questão após a leitura do texto a seguir.

Não é que fôssemos amigos de longa data. Conhecemo-nos apenas no último ano da escola. Desde esse momento, estávamos juntos a qualquer hora. Há tanto tempo precisávamos de um amigo que nada havia que não confiássemos um no outro. Chegamos a um ponto de amizade que não podíamos mais guardar um pen-samento [...].

(LISPECTOR, Clarice. In: Elenco de cronistas modernos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 112. Fragmento.) No que diz respeito aos verbos, tempos e modos encontrados, assinale a única alternativa correta: (A) “Estávamos” (verbo estar), “precisávamos” (verbo precisar) e “podíamos” (verbo poder) foram conjugados

na primeira pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo. (B) “Fôssemos” (verbo for) e “confiássemos” (verbo confiar) foram conjugados na primeira pessoa do plural do

futuro do subjuntivo. (C) “Conhecemos” (verbo conhecer) e “chegamos” (verbo chegar) foram conjugados na primeira pessoa do

plural do presente do subjuntivo. (D) “Havia” (verbo haver) foi conjugado na primeira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo. (E) “Fôssemos” (verbo ir) e “confiássemos” (verbo confiar) foram conjugados na terceira pessoa do plural do

pretérito imperfeito do subjuntivo.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 3 de 15

6- Leia a seguinte estrofe: Carinhoso Meu coração, não sei por quê, Bate feliz, quando te vê E os meus olhos ficam sorrindo E pelas ruas vão te seguindo Mas, mesmo assim, foges de mim.

PIXINGUINHA & BARRO, João de. Carinhoso. O Jovem Pixinguinha. Rio de Janeiro: EMI, 2003. 1 CD. (Fragmento).

Diante das afirmações, escreva “V”, para a que for verdadeira, e “F”, para a que for falsa: ( ) Não há justificativa gramatical para grafar “porque” (conjunção) de forma separada e com acento gráfico. ( ) Só há um (1) adjetivo na referida estrofe, sem contar o título. ( ) O eu lírico que fala no poema é masculino. ( ) Não há advérbio no texto. ( ) Ao todo, o autor escreveu cinco (5) pronomes (incluindo os repetidos). ( ) Somente foram escritos três (3) substantivos. ( ) Só há três (3) conjunções nesta estrofe (incluindo as repetidas).

Assinale a sequência correta: (A) F, F, V, F, F, F, F. (B) V, V, V, F, V, V, F. (C) F, V, V, F, V, V, F. (D) F, F, F, V, V, F, V. (E) F, V, F, V, F, V, V.

7- Leia a anedota a seguir:

Uma dura lição – Jacozinho, em quantas partes se divide o crânio? – Depende da pancada, professora.

(ZYLBERSZTAJN, Abram. As melhores piadas do humor judaico. v. 2. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. p. 23.) Considere as afirmações: I- Algumas palavras-chave para o entendimento da anedota apresentam sentido figurado e múltiplos signifi-

cados. II- O propósito da professora foi elaborar uma pergunta utilizando vocábulos denotativos, de sentido real, ob-

jetivos. III- A professora utiliza o verbo “dividir” no sentido de “segmentar, demarcar, delimitar, classificar”. IV- Para Jacozinho, o verbo “dividir” significa “partir, rachar, decompor em partes”. V- A professora vivencia a “dura lição” cujo desafio é o de se fazer entender e de ficar atenta aos vários sen-

tidos das palavras.

Assinale a resposta correta: (A) Apenas as afirmações III e V estão corretas. (B) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas. (C) Apenas as afirmações II, III e V estão corretas. (D) Apenas as afirmações II e V estão corretas. (E) As afirmações I, II, III, IV e V estão corretas.

8- Leia atentamente as frases de mensagens publicitárias, verificando a utilização de pronomes, preposições,

crase, pontuação, bem como a conjugação e a regência dos verbos.

I- Vem pra Caixa você também. II- Você quer um desconto? Faz um 21! III- Sprite – Obedeça sua sede. IV- O primeiro pagamento só daqui 45 dias. V- Vota consciente, Brasil!

De acordo com as normas gramaticais, assinale a resposta correta: (A) Apenas as frases II, IV e V estão corretas. (B) Apenas as frases III e V estão corretas. (C) Apenas a frase II está correta. (D) Apenas a frase V está correta. (E) Apenas as frases I e II estão corretas.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 4 de 15

9- Apenas um período está correto em relação à concordância verbal. Aponte-o: (A) Durante a enchente de 2013, mais de duas mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas na cidade de

Rio do Sul. (B) Por que ainda acontece desgraças deste tipo? (C) E agora só haviam prejuízos, lágrimas, doenças. (D) Tanto a indústria como também o comércio e a lavoura sofreu muitas perdas. (E) Rir e chorar faz parte da vida, mas é difícil aceitar o desleixo do poder público.

10- Uma alternativa emprega a conjunção com ideia de condição ou hipótese. Indique-a:

(A) Caso as águas baixassem, as pessoas voltariam para suas casas. (B) Após socorrer os atingidos, a canoa afastou-se o mais rápido possível. (C) A fim de que fossem salvos todos os pertences, a comunidade organizou um mutirão. (D) Desde que seja possível, não há por que retardar a retirada de móveis e pessoas. (E) Quanto mais as cidades crescem, mais necessitam de melhorias.

11- Está de acordo com a norma padrão culta da língua portuguesa:

(A) Da próxima vez, aconselho-o que estude mais. (B) O sistema de som avisou-os que se apressassem. (C) O que você mais gosta além de trabalhar? (D) Lembre-se de que há um tempo limitado para responder às questões. (E) Eu estava convicto que passaria no concurso.

12- Coloque as vírgulas obrigatórias, verifique quantas foram utilizadas em cada período e escreva o número nos

parênteses:

( ) Em cidades menores e do interior a hora do meio-dia é sagrada e todo o comércio fecha as portas. ( ) A ação violenta do governo contra os manifestantes de rua desencadeou reações ainda mais conflitan-

tes. ( ) “ O sistema financeiro nacional estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País

e a servir aos interesses da coletividade em todas as partes que o compõem abrangendo as cooperati-vas de crédito será regulado por leis complementares que disporão inclusive sobre a participação do ca-pital estrangeiro nas instituições que o integram.”(Art. 192 da Constituição Federal).

De cima para baixo, o número de vírgulas de cada período é: (A) 1, 1, 4. (B) 2, 0, 6. (C) 3, 0, 5. (D) 0, 0, 3. (E) 2, 2, 6.

13- Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme as vozes verbais encontradas em cada oração:

1. Voz ativa. 2. Voz passiva analítica. 3. Voz passiva sintética.

( ) Os bancários em greve fizeram passeata no centro de Blumenau. ( ) No centro de Blumenau, realizaram-se manifestações. ( ) Aceitam-se doações de alimentos e roupas. ( ) Uma passeata foi feita pelos bancários em greve no centro de Blumenau. ( ) As doações são muito bem aceitas pelos flagelados.

De cima para baixo, a correta numeração é: (A) 2, 3, 3, 1, 1. (B) 1, 2, 3, 1, 2. (C) 3, 2, 2, 1, 1. (D) 3, 1, 3, 2, 1. (E) 1, 3, 3, 2, 2.

14- O acento grave, que comprova a existência de crase, foi corretamente colocado em:

(A) Não gosto de assistir à filmes de guerra ou de violência. (B) Os cabelos à Neymar Júnior continuam em alta no verão! (C) Afinal, estou disposto à trabalhar pela paz mundial. (D) Dirijo-me à ela, a Secretária da Educação, a fim de avaliar o meu projeto. (E) Venho à mando do diretor da escola em que leciono.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 5 de 15

15- Assinale o período que contém palavras parônimas: (A) A casa do vizinho tem um muro de pedra, e também ele tem um coração de pedra. (B) O cantor tornou-se um ébrio, um alcoólatra inveterado. (C) Algumas pessoas são humildes, enquanto outras possuem orgulho desmesurado. (D) Veja se você para de me aborrecer, senão vou para casa. (E) Ele fez a descrição da tia-avó, uma pessoa sem a menor discrição.

Q U E S T Õ E S DE C O N H E C I M E N T O S G E R A I S

16- No primeiro semestre de 2013, o dólar alcançou uma das maiores cotações perante o real dos últimos quatro

anos. A moeda norte-americana chegou a custar dois reais e trinta centavos. O dólar alto traz inúmeras mu-danças na economia brasileira e reflexos significativos, favorecendo principalmente: (A) Os turistas brasileiros que viajam para o exterior, pois aumentam seu poder de compra com a moeda bra-

sileira. (B) As importações de produtos industrializados da China, visto que esse tipo de transação não tem relação

com a moeda americana. (C) As dívidas de brasileiros contraídas em dólar, pois, com o dólar valorizado, conseguem benefícios para a

quitação dos empréstimos junto aos bancos. (D) As exportações brasileiras, visto que os produtos brasileiros se tornam, no exterior, mais atrativos, devido

à desvalorização de nossa moeda. (E) A queda da inflação, pois diminui a pressão por aumento de preços devido ao incremento das importações

e à maior oferta de produtos no mercado interno. 17- Após a série de manifestações que parou o país durante o mês de junho de 2013, o tema da reforma política

voltou ao noticiário como resposta às críticas populares. A reforma política, em discussão ao longo dos últimos meses, deve alterar:

1. Financiamento de campanha. 2. Sistema de eleição de deputados. 3. Redução do número de deputados e senadores no congresso. 4. Criação de novos estados nas regiões Norte e Nordeste.

Assinale a resposta correta: (A) Apenas as opções 1 e 2 estão corretas. (B) Apenas as opções 2 e 3 estão corretas. (C) Apenas as opções 3 e 4 estão corretas. (D) Apenas as opções 2 e 4 estão corretas. (E) Apenas as opções 1 e 4 estão corretas.

18- O Senado aprovou, em Plenário, nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei 204/2011, do senador Pedro Taques

(PDT-MT), que inclui delitos contra a administração pública como crimes hediondos, aumentando suas penas e dificultando a concessão de benefícios para os condenados. A proposta foi votada como parte da pauta le-gislativa prioritária, anunciada pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) em resposta às manifestações realizadas no país nas últimas semanas. O projeto segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados. (Fonte: http://www.conjur.com.br/2013-jun-26/senadores-aprovam-projeto-classifica-corrupcao-crime-hediondo. Acesso em: 12 set. 2013.)

A reportagem aborda a questão do crime hediondo. Assinale a opção que melhor define esse tipo de crime: (A) São os crimes de corrupção passiva praticados por servidores públicos. (B) São ações criminais praticadas por indivíduos que já cometeram alguma infração, sendo, portanto, reinci-

dentes. (C) São os crimes que lesam o dinheiro público e, portanto, estão sujeitos a punições de acordo com a lei. (D) São os crimes cuja pena não requerem prisão e sim prestação de serviços à comunidade. (E) São os crimes insuscetíveis de anistia, de graça ou indulto, de fiança e de liberdade provisória.

19- Esporte que, somente na cidade de São Paulo, no último ano, movimentou em torno R$ 230 milhões no final

de semana de seu Grande Prêmio (GP), a Fórmula 1 surgiu em 1950, em Silverstone, na Inglaterra. Neste ano, o GP da Índia consagrou o mais jovem consecutivamente tetracampeão da modalidade. Está se falando de: (A) Fernando Alonso. (B) Michael Schumacher. (C) Sebastian Vettel. (D) Lewis Hamilton. (E) Felipe Massa.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 6 de 15

20- Dois crimes violentos cometidos por menores de idade no Brasil, em 2013, reacenderam uma antiga discussão que volta à tona cada vez que um novo crime grave é praticado por um menor. O primeiro caso foi o de um jo-vem de 19 anos, morto com um tiro na cabeça, durante um assalto, em frente ao prédio onde morava em São Paulo, no mês de abril. O ladrão era um adolescente de 17 anos. O menor se entregou à polícia um dia de-pois, quando completou 18 anos. O fato de ter 17 anos quando cometeu o crime o impediu de ser julgado pela justiça comum. O outro caso ocorreu poucos dias depois, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, quando uma dentista teve seu consultório invadido por três homens que roubaram e a queimaram. Foram presos um rapaz de 24 anos, um de 21 e um menor de 17 anos. A responsabilidade por atear fogo na dentista foi atribuí-da ao menor, que, pela idade, teria a pena amenizada, mesmo se tratando de um crime grave. A maioridade penal no Brasil é de 18 anos. A proposta em estudo prevê a redução da maioridade para: (A) 12 anos. (B) 16 anos. (C) 13 anos. (D) 15 anos. (E) 14 anos.

21- Observe a figura a seguir:

Fonte: http://www.ambiente.rj.gov.br

O fenômeno detectado na imagem ocorre com frequência em diversas regiões do país. Em Santa Catarina, esse fenômeno é comum na região do Vale do Itajaí e pode ser explicado por: (A) Processos de movimentos de massa devido ao solo suscetível aos deslizamentos sem a intervenção an-

trópica. (B) Ação antrópica associada à baixa precipitação pluviométrica. (C) Processos de deslizamento de encostas associados a uma litologia frágil. (D) Deslizamentos de encostas causados, exclusivamente, por ação das chuvas em áreas com alta declivida-

de. (E) Processos erosivos decorrentes da ocupação de encostas.

22- As eleições, no Brasil, ocorrem de dois em dois anos. Em 2012, tivemos as eleições para prefeitos e vereado-

res. Em 2014, haverá eleições majoritárias no país, sendo que, em muitas cidades, o voto já será de forma eletrônica, demonstrando os avanços tecnológicos alcançados pelo país. As eleições de 2014 terão como ob-jetivo eleger candidatos para quais cargos?

1. Presidente da República. 2. Governadores. 3. Deputados federais. 4. Um senador apenas. 5. Dois senadores. Assinale a resposta correta: (A) Apenas as opções 1, 2, 3 e 4 estão corretas. (B) Apenas as opções 1, 2 e 4 estão corretas. (C) Apenas as opções 1, 3 e 5 estão corretas. (D) Apenas as opções 1, 2, 3 e 5 estão corretas. (E) Apenas as opções 1, 2 e 5 estão corretas.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 7 de 15

23- A França iniciou, no dia 11 de janeiro, uma intervenção militar em Mali. Mali é uma ex-colônia francesa e um dos países mais pobres do mundo. Em março de 2012, grupos ligados à rede terrorista Al Qaeda iniciaram um levante e dominaram o norte do país. Com o risco de Mali se tornar um novo Afeganistão, país muçulmano ocupado há 11 anos pelos Estados Unidos, o governo francês decidiu enviar tropas. O roteiro da guerra civil em Mali é o mesmo de todos os conflitos na África nas últimas décadas. Golpes de Estado, guerra civil, mas-sacres e milhões de pessoas expulsas de suas casas, gerando crises humanitárias. A análise do texto, associada aos seus conhecimentos referentes à guerra civil em Mali, permitem concluir que esse conflito está relacionado à: (A) Disputa entre facções católicas e protestantes pelas jazidas de petróleo. (B) Luta entre o governo aliado dos Estados Unidos e forças rebeldes apoiadas pela França. (C) Disputa entre facções apoiadas pela Rússia e Estados Unidos pelas jazidas de diamante do país. (D) Luta entre forças militares e rebeldes islâmicos. (E) Disputa por territórios dos países vizinhos, em especial Marrocos e Argélia.

24- Um armazém de fertilizantes pegou fogo em setembro, na BR-280, em São Francisco do Sul, e moradores de,

pelo menos, seis bairros precisaram deixar as casas. O estabelecimento fica no Bairro Paulas, que precisou ser evacuado por causa da fumaça. Moradores intoxicados foram encaminhados para hospitais de São Fran-cisco do Sul. Outros foram levados para dois abrigos: um, no Colégio Estadual Santa Catarina, e o outro, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

(Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia. Acesso em: 28 set. 2013.) A reportagem retrata um grave acidente ambiental em Santa Catarina. Identifique, no mapa a seguir, a locali-zação da mesorregião catarinense onde ocorreu o acidente:

Assinale a alternativa que indica a localização da mesorregião catarinense onde ocorreu o acidente menciona-do: (A) 5. (B) 4. (C) 3. (D) 2. (E) 1.

25- Com a justificativa de ruptura democrática, em razão da cassação de seu então presidente, encabeçada por

parte do Parlamento, este país foi suspenso do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) em junho de 2012. En-tretanto, tal sanção foi revogada, após a análise positiva quanto à realização das eleições gerais no país. As-sinale a alternativa que indica corretamente o país em questão: (A) Chile. (B) Venezuela. (C) Paraguai. (D) Bolívia. (E) Argentina.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 8 de 15

Q U E S T Õ E S DE C O N H E C I M E N T O S E S P E C Í F I C O S

Orientação inicial: Para a resolução desta prova, considere as seguintes aproximações:

√2 = 1,41 √3 = 1,73 = 3,14

26- Quais são as unidades e seus respectivos símbolos para: potência elétrica, tensão elétrica, resistência elétrica

e corrente elétrica? (A) Power [P], voltagem [V], ohm [Ω] e ampère [A]. (B) Wattagem [W], voltagem [V], ohm [Ω] e amperagem [A]. (C) Watt [W], volt [V], ohm [Ω] e ampère [A]. (D) Poder [P], tensão [T], resistividade [ρ] e corrente [C]. (E) Potência elétrica [Pe], tensão elétrica [Te], resistência elétrica [Re] e corrente elétrica [Ce].

27- Considere o circuito elétrico da figura abaixo. Qual o valor da corrente que circula através da resistência de

3Ω?

(A) 5 A. (B) 10 A. (C) 100 A. (D) 50 A. (E) 2,5 A.

28- Considere o mesmo circuito da figura anterior. Qual a potência dissipada pela resistência de 5Ω?

(A) 125 W. (B) 500 W. (C) 75 W. (D) 20 W. (E) 50 W.

29- Considere o circuito elétrico da figura abaixo. A chave S ficou por muito tempo na posição 1, a ponto de o ca-

pacitor se carregar totalmente. Ao passar a chave S para a posição 2, qual o valor da tensão sobre o capacitor e em quanto tempo o capacitor se descarregará por completo?

(A) 100 V e 5 s. (B) 100 V e 10 s. (C) 50 V e 1 s. (D) 100 V e 1 s. (E) 50 V e 5 s.

30- Qual o valor eficaz da corrente I1 no circuito elétrico da figura abaixo?

(A) 13,1 A. (B) 37,7 A. (C) 22,0 A. (D) 7,35 A. (E) 31,0 A.

100V

10Ω

I

100V

500Ω

1000Ω

300Ω

700Ω 100uF

10000Ω

1 2

S

V1=220V

10Ω j 37,7

I1

j 37,7

j 75,4

Ω

Ω

Ω

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 9 de 15

31- Um chuveiro elétrico possui potência de 4400W e é alimentado por uma rede monofásica de 220V, 60Hz. Qual o disjuntor mais apropriado para proteger o circuito? (A) 16 A. (B) 12 A. (C) 10 A. (D) 25 A. (E) 18 A.

32- O proprietário da residência onde o chuveiro da questão anterior estava instalado substituiu o chuveiro por um

novo de potência igual a 7500W. O disjuntor original deverá ser substituído por outro de: (A) 15 A. (B) 20 A. (C) 40 A. (D) 32 A. (E) 25 A.

33- Na instalação da questão anterior, o eletricista encontrou 3 condutores de 4,0mm2 acomodados numa tubula-

ção de 1 polegada embutida em alvenaria. Utilizando a tabela abaixo, assinale a alternativa que representa a solução correta para o caso:

Capacidade de condução de corrente

Bitola do condutor em mm2

Capacidade de condução de corren-te em A

4,0 30 6,0 38 10,0 52

(A) Devem-se substituir os condutores antigos por condutores de 6,0mm2. (B) Não há necessidade de substituir os condutores. (C) Devem-se substituir os condutores fase e neutro por novos condutores de 10,0mm2. (D) Deve-se substituir apenas o condutor fase por um de 6,0mm2 e conectar o condutor neutro ao condutor ter-

ra. (E) Devem-se substituir os condutores fase e neutro por novos condutores de 6,0mm2.

34- Considere os valores obtidos dos ensaios de um motor de indução trifásico classe A, utilizando o modelo mo-

nofásico da figura abaixo. Estime os valores aproximados de R1 e Rp e assinale a alternativa correta.

ENSAIO A VAZIO V=220V I=1,2A P=53W ENSAIO DE CURTO-CIRCUITO V=35,4V I=4,5A P=41W

(A) R1=2,0 Ω e Rp=900 Ω. (B) R1=1,0 Ω e Rp=450 Ω. (C) R1=2,0 Ω e Rp=450 Ω. (D) R1=2,0 Ω e Rp=1800 Ω. (E) R1=1,0 Ω e Rp=900 Ω.

R1 X1 R2 X2

RpXmRs

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 10 de 15

35- Durante a partida, os motores de indução podem drenar, da rede elétrica, uma corrente de, até, 10 vezes o valor da corrente sob carga nominal. Para evitar que a corrente atinja esse valor, são utilizados métodos de partida. Entre eles, existe a chave estrela triângulo. A respeito do funcionamento desta chave, assinale a alter-nativa correta: (A) Na partida, se aplica a ligação triângulo; assim, o motor fica submetido à tensão de linha e a corrente será

limitada; já a ligação estrela é aplicada com uma certa rotação, permitindo a partida integral do motor. (B) A ligação estrela é aplicada por 5 segundos até que o motor atinja a rotação adequada e se obtenha o tor-

que máximo do motor, para, somente depois, aplicar a ligação triângulo; assim, a corrente fica limitada a, no máximo, o dobro da corrente nominal.

(C) Na partida, aplica-se ao motor uma tensão reduzida, utilizando-se a ligação estrela; assim, a corrente no motor será limitada até que atinja certa rotação e, depois, se aplica a ligação triângulo com a tensão nomi-nal.

(D) A chave estrela triângulo também é chamada de partida suave, e seu comando é feito por transistores do tipo IGBT.

(E) A chave estrela triângulo também é chamada de “soft start” e seu comando pode ser feito por tiristores ou contatores; assim, consegue-se a variação da frequência e a corrente no motor atinge, no máximo, o dobro do valor da corrente nominal.

36- Os conversores de frequência são equipamentos destinados a variar a velocidade do motor de indução. Quan-

to ao seu funcionamento, assinale a alternativa correta: (A) Na partida do motor, o inversor é desligado até que o motor atinja a velocidade nominal, momento em que

a frequência começa a ser controlada, por meio de chaveamento de transistores do tipo IGBT, para pro-porcionar a variação de velocidade desejada.

(B) A velocidade, num motor de indução, é dependente da tensão e da frequência que se aplicam aos seus terminais. Ao se variar a frequência da tensão do estator, se está variando a velocidade do campo girante; com isso, se pode variar a velocidade do rotor.

(C) Ao se variar a frequência da tensão do estator, se está variando a velocidade do campo girante, com isso, se varia a velocidade do rotor, mantendo-se constante o escorregamento da máquina. Entretanto, as per-das não podem ser otimizadas de acordo com as condições da carga; assim, o motor acionado por inver-sor apresenta perdas maiores.

(D) A velocidade, num motor de indução, é dependente da tensão e da frequência que se aplicam aos seus terminais. Para que o torque se mantenha sempre crescente, deve-se aumentar a tensão sempre que se aumenta a frequência; assim, mantém-se constante o escorregamento da máquina e, portanto, as perdas podem ser otimizadas de acordo com as condições da carga.

(E) Ao se variar a frequência de alimentação do motor CA, varia-se sua velocidade síncrona e, consequente-mente, a velocidade no eixo. Para manter o torque crescente, aplica-se uma rampa de tensão independen-te do valor da frequência, mantendo-se constante o escorregamento da máquina, o que significa que todas as velocidades síncronas variam desde 0 até a máxima frequência do conversor.

37- Considere os dados de três tecnologias de lâmpadas apresentados na tabela abaixo. FP é o Fator de Potência

apresentado pela lâmpada. O nível de iluminamento apresentado pelas três lâmpadas é equivalente. Calcule a corrente absorvida por cada lâmpada:

LÂMPADA INCANDESCENTE (L1)

Potência Tensão Fator de Potência

100W 100V 1

LÂMPADA FLUORESCENTE COMPACTA (L2)

Potência Tensão Fator de Potência

25W 100V 0,5

LÂMPADA LED (L3)

Potência Tensão Fator de Potência

5W 100V 1 Assinale a alternativa correta: (A) IL1=1000 mA; IL2=500 mA e IL3=50 mA. (B) IL1=1000 mA; IL2=250 mA e IL3=50 mA. (C) IL1=100 mA; IL2=250 mA e IL3=25 mA. (D) IL1=100 mA; IL2=250 mA e IL3=150 mA. (E) IL1=1000 mA; IL2=300 mA e IL3=15 mA.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 11 de 15

38- Considerando os dados da tabela anterior, qual seria a redução percentual de consumo obtida, ao se substi-tuir, em uma instalação, a lâmpada incandescente por uma fluorescente compacta ou por uma lâmpada LED, respectivamente? (A) 95% e 75%. (B) 80% e 90%. (C) 75% e 95%. (D) 25% e 5%. (E) 5% e 25%.

39- Considerando os dados da tabela anterior qual seria a redução de corrente obtida ao se substituir uma lâmpa-

da incandescente por uma fluorescente compacta ou por uma lâmpada LED, respectivamente? (A) 75% e 95%. (B) 50% e 95%. (C) 5% e 25%. (D) 80% e 90%. (E) 25% e 5%.

40- Comparando as vantagens e desvantagens das lâmpadas incandescentes, fluorescentes compactas e LED,

qual a alternativa é correta? (A) A lâmpada incandescente apresenta baixa eficiência energética, gerando mais calor do que luz. A lâmpada

fluorescente compacta necessita de reator eletrônico para compensar o índice de reprodução de cor. A lâmpada LED é uma lâmpada de estado sólido e não aquece; por isso, seu índice de reprodução de cor é o mais alto entre todos os tipos de lâmpadas.

(B) A lâmpada incandescente agrada aos olhos humanos por apresentar cor da luz semelhante à do sol. As lâmpadas fluorescentes compactas apresentam temperaturas de cor que variam de 2500K a 6400K. A lâmpada LED é uma lâmpada de estado sólido; assim, não necessita de reator.

(C) A lâmpada incandescente é largamente utilizada por apresentar baixo custo e excelente índice de repro-dução de cor. A lâmpada fluorescente compacta utiliza o mesmo receptáculo da incandescente e reduz o consumo em cerca de 80%. A lâmpada LED possui excelente eficiência energética, porém seu facho de luz é mais fechado.

(D) A lâmpada incandescente não é mais produzida em diversos países por ser muito ineficiente. O uso da lâmpada fluorescente compacta está sendo proibido em alguns países, em virtude de seu descarte acarre-tar problemas ambientais por causa da presença de mercúrio. A lâmpada LED é um dispositivo eletrônico que necessita de técnico qualificado para efetuar a instalação; por isso, seu custo é alto.

(E) A lâmpada incandescente nunca perderá mercado, pois sua luz é muito mais natural que qualquer outro ti-po de lâmpada. A lâmpada fluorescente compacta de luz branca possui eficiência energética muito superi-or à amarela equivalente. A lâmpada LED possui eficiência energética muito superior, mas tem dificuldade de conquistar mercado em função da não utilização do receptáculo E27.

41- Dado o circuito da figura abaixo, calcule os valores de Vc e β, assinalando, respectivamente, os seus valores

corretos entre as alternativas. Considere que o transistor bipolar opera na região ativa e: Vb=1,0V, Ve=2,0V.

(A) Vc=2,04 V e β=200. (B) Vc=-2,04 V e β=200. (C) Vc=-1,7 V e β=100. (D) Vc=-1,5 V e β=100. (E) Vc=1,5 V e β=100.

4000Ω

4000Ω

10V

Ie

-10V

100000ΩIc

Ib Ve

Vc

Vb

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 12 de 15

42- Analise o circuito retificador com filtro capacitivo da figura abaixo. Quais serão, respectivamente, as formas de ondas da tensão na carga e corrente da fonte de entrada?

(A) (B) (C) (D) (E)

v1

D1 D2

D3 D4

I1

RC

v(t), i(t)

0

Tensão

Corrente

t

t

v(t), i(t)

Corrente

Tensão

0

v(t), i(t)

t

0

Tensão

Corrente

t

v(t), i(t)

0

Tensão

Corrente

t

v(t), i(t)

0

Tensão

Corrente

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 13 de 15

43- Um Técnico de Laboratório foi solicitado a selecionar resistores. Durante a seleção, esse técnico deparou-se com um resistor com as seguintes faixas de cores: preta, na primeira faixa; violeta, na segunda faixa; amarela, na terceira faixa; e dourada, na quarta faixa. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a faixa de re-sistência em que esse resistor deve se encontrar: (A) 703000 Ω a 777000 Ω. (B) 69500 Ω a 70500 Ω. (C) 66500 Ω a 73500 Ω. (D) 67000 Ω a 73000 Ω. (E) 65000 Ω a 75000 Ω.

44- Dado o circuito da figura abaixo, calcule o valor aproximado da corrente de coletor (Ic) do transistor bipolar

cujo β=100. O transistor encontra-se na região de saturação.

(A) 2,0 A. (B) 5,0 A. (C) 4,0 A. (D) 50 mA. (E) 500 mA.

45- Dado o circuito da figura abaixo, qual o valor da tensão média sobre a carga? Considere os seguintes dados:

Ve=311.sen(2.π.60.t) e N1/N2=10.

(A) 220 V. (B) 31,1 V. (C) 22,0 V. (D) 19,8 V. (E) 311 V.

46- Dado o circuito da figura, abaixo qual o valor aproximado da tensão média sobre a carga? Considere os se-

guintes dados: Ve=311.sen(2.π.60.t) e N1/N2=1,0.

(A) 220 V. (B) 380 V. (C) 300 V. (D) 110 V. (E) 250 V.

N1 N2Ve

D1

D3

D2

D420mH

20Ω

N1 N2Ve

D1

D3

D2

D4

250Ω470uF

10,0Ω

5,0Ω

100Ω

30V

Ic

Ib

50mA

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concur so Público – Edital N. 002/2013 Página 14 de 15

47- Um voltímetro com resistência interna de 1.000Ω/V indica 50,0V na escala de 0 a 100V quando ligado em pa-ralelo com um resistor de valor desconhecido. A corrente é medida por um miliamperímetro ideal que indica 5,0mA, conforme mostra a figura abaixo. Considerando o miliamperímetro ideal, qual o valor da resistência desconhecida?

(A) 10,0 kΩ. (B) 20,0 kΩ. (C) 22 kΩ. (D) 100 kΩ. (E) 11,1 kΩ.

48- Os instrumentos que medem, respectivamente, potência ativa, tensão elétrica, corrente elétrica e resistência

elétrica são: (A) Potenciômetro, voltímetro, amperímetro e multímetro. (B) Wattímetro, voltímetro, amperímetro e ohmímetro. (C) Potencímetro, voltímetro, correntímetro e potenciômetro. (D) Wattímetro, tensiômetro, amperímetro e ohmímetro. (E) Potenciômetro, voltímetro, correntímetro e multímetro.

49- A figura abaixo representa o gráfico obtido de um ensaio para obtenção do valor da resistência elétrica de um

equipamento. Qual o valor dessa resistência?

(A) 0,2 Ω. (B) 5,0 Ω. (C) 2,5 Ω. (D) 10,0 Ω. (E) 4,0 Ω.

50- As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional. Há, porém, muitos aspectos não previstos especifica-mente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, ou seja, há aquele que, independente de receber elogios, faz a coisa certa. (GLOCK; GOLDIM, 2003). Considerando a ética no serviço público, analise as afirmativas que seguem:

I- O profissional ético é aquele que legitima o valor e uma regra moral, independentemente de ter uma puni-ção prevista.

II- O bom servidor é aquele que obedece às normas apenas por medo das penalidades ou de ter seu salário diminuído.

III- Todo profissional deve, sempre, se colocar no lugar do outro e não fazer com o outro o que não quer que faça para si próprio.

IV- Quando o servidor público deixa qualquer pessoa à espera de solução que lhe compete, permitindo qual-quer espécie de atraso na prestação do serviço, pratica ato contra a ética.

Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. (C) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. (D) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. (E) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

E

R

A

V

Tensão

Corrente

0V

0A 20A 40A

100V

200V

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL

DE BLUMENAU

Concurso Público – Edital N. 002 / 2013

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS 01 A B C D E 02 A B C D E 03 A B C D E 04 A B C D E 05 A B C D E 06 A B C D E 07 A B C D E 08 A B C D E 09 A B C D E 10 A B C D E 11 A B C D E 12 A B C D E 13 A B C D E 14 A B C D E 15 A B C D E 16 A B C D E 17 A B C D E 18 A B C D E 19 A B C D E 20 A B C D E 21 A B C D E 22 A B C D E 23 A B C D E 24 A B C D E 25 A B C D E

Questões RESPOSTAS 26 A B C D E 27 A B C D E 28 A B C D E 29 A B C D E 30 A B C D E 31 A B C D E 32 A B C D E 33 A B C D E 34 A B C D E 35 A B C D E 36 A B C D E 37 A B C D E 38 A B C D E 39 A B C D E 40 A B C D E 41 A B C D E 42 A B C D E 43 A B C D E 44 A B C D E 45 A B C D E 46 A B C D E 47 A B C D E 48 A B C D E 49 A B C D E 50 A B C D E

INFORMAÇÕES

O Gabarito e o Caderno de Questões serão divulgados a partir das 12h do dia 11 de novem-bro de 2013, no site www.furb.br/concurso.

Blumenau, 10 de novembro de 2013.