cap 16 comunicação

24
A SOCIOLOGIA E AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

Upload: tigrones-cia

Post on 10-Jul-2015

479 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cap 16   comunicação

A SOCIOLOGIA E ASTEORIAS DA COMUNICAÇÃO

Page 2: Cap 16   comunicação

A O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA ESTEVE ASSOCIADO A UMA SÉRIE DE FATORES QUE CARACTERIZARAM A SOCIEDADE OCIDENTAL NA MODERNIDADE, ENTRE ELES:

•A INDUSTRIALIZAÇÃO;

• A URBANIZAÇÃO ;

• O COLONIALISMO EUROPEU.

OUTRO ASPECTO IMPORTANTE FOI O ADVENTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.

Page 3: Cap 16   comunicação

A TECNOLOGIA EMPREGADA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MUDOU A FORMA COMO O CONHECIMENTO PASSOU A SER PRODUZIDO, REGISTRADO, REPRODUZIDO E DISSEMINADO.

Page 4: Cap 16   comunicação

• No século XIX, o telégrafo uniu vários povos. Era possível mandar um telegrama da China para a Austrália em 5 horas. O mundo foi se tornando aos poucos globalizado, as distâncias encolheram.

• Os recursos visuais passaram a ser utilizados com mais frequência. A imagem se mostrou uma linguagem mais abrangente, compreensível e democrática do que o texto escrito . ( televisão, cinema, fotografia...)

Page 5: Cap 16   comunicação

A cultura, pensada como o conjunto de crenças, de valores e de significados que o homem compartilha com seu grupo, foi violentamente modificada pelo advento da sociedade midiática, que fez com que povos distantes e diferentes, sob muitos pontos de vista, passassem a dividir um imaginário comum.

Obs.: esse processo de homogenização cultural serviu de base para a globalização

Page 6: Cap 16   comunicação

O advento da sociedade de massas

•A sociedade sempre esteve dividida em grupos díspares formados por pessoas que compartilham as mesmas formas de comportamento, pensamento e atitudes que passam de geração para geração. Isso permitiu a formação a formação da identidade e da alteridade.

•No século XIX, devido ao grande número de pessoas nos centros urbanos que pertenciam a várias etnias e grupos sociais eram vistos pela elite com preconceito, chamando-os de turba “selvagem”.

• A sociologia passou a estudar o comportamento coletivo, rebelde e indisciplinado dessa “turba” ou “multidão” que aos poucos ficou sendo conhecida como “massa”.

Page 7: Cap 16   comunicação

•Essa massa mesmo sem acesso aos bens da civilização burguesa foi se constituindo em fator de desenvolvimento para o comércio e a indústria.

• Aos poucos essa “massa” foi “ganhando” conhecimento e instrução e começaram a lutar por um lugar mais digno na sociedade. Enfrentar essas massas passou a ser objeto de estudos que iam desde propostas socio-educativas até de controle e manipulação.

Obs.: essa massa era estudada como anomia, disfunção ou desorganização da sociedade.

* Foi o advento dos meios de comunicação de massa que tornaram as massas um assunto especial dentro das ciências sociais, envolvendo, ao mesmo tempo, o preconceito de que sempre foram vítimas as classes subalternas e a preocupação com a formação do público e o comportamento das multidões.

Page 8: Cap 16   comunicação

A importância da comunicação

Do Presidente para o Diretor:

Na próxima sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley estará passando por esta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada

76 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o

fenômeno. Se chover, não veremos o raro espetáculo a olho nu.

Page 9: Cap 16   comunicação

Do Diretor para o Gerente:

A pedido do Presidente, na sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários,

todos com capacete e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que ocorre a cada 76 anos a olho nu.

Page 10: Cap 16   comunicação

Do Gerente para o Supervisor:

A convite do nosso querido Presidente, o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu na fabrica, sexta-feira às 17 horas, usando apenas um capacete, irá explicar o fenômeno da chuva para os seguranças no

pátio.

Page 11: Cap 16   comunicação

Do Supervisor para o Chefe:

Todo mundo nu, na próxima sexta-feira, às 17 horas, pois a manda-chuva do presidente, Sr. Halley, estará lá para mostrar o raro filme Dançando na chuva. Caso comece a chover mesmo, o que ocorre a cada 76 anos, por motivo de segurança coloque o capacete.

Page 12: Cap 16   comunicação

Aviso a todos:

Nesta sexta-feira o presidente fará 76 anos. A festa será às 17 horas no pátio da fabrica. Vão estar lá Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete. O espetáculo vai rolar mesmo que chova,

porque a banda e um fenômeno.

Page 13: Cap 16   comunicação

No século XIX, a partir da Revolução Industrial e da predominância das regras do mercado capitalista, as artes, a cultura e a mídia foram submetidas à ideologia da indústria cultural.

Segundo Walter Benjamin, filósofo alemão, afirma que as artes e a cultura perderam sua autenticidade, seu caráter único ou a beleza duradoura, que ele chama de aura.

# da criação do belo, tornaram-se bens de consumo:

# A indústria cultural massifica a cultura e as artes para o consumo rápido no mercado e na moda.

Page 14: Cap 16   comunicação

Segundo Marilena Chauí :

“A indústria cultural vende cultura. Para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor. Para seduzi-lo e agradá-lo, não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar. Fazê-lo ter informações novas que perturbem, mas deve devolver-lhe, com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez.”

Page 15: Cap 16   comunicação

A expressão máxima da indústria cultural são os meios de comunicação de massa, ou mídia escrita ou eletrônica. Aqui vale destacar o poder da mídia enquanto:

manipulação;

formação de opinião;

infantilização

condicionamento de mentes

produção cultural do grotesco para despolitização

Page 16: Cap 16   comunicação

Dois efeitos produzidos pela mídia em nossas mentes:

# a dispersão

# a infantilização

Ex.: para atender os interesses econômicos dos patrocinadores, a mídia divide a programação em blocos que duram entre 7 e 10 minutos. Os blocos são interrompidos pelos comerciais, forçando-nos a prestar atenção durante esses minutos. A publicidade é o momento de “relaxamento”.

0bs.: estimula a dispersão das pessoas.

Uma pessoa é “infantil” quando não consegue suportar a distância temporal entre seu desejo e a satisfação dele. A criança é infantil porque não tolera o intervalo entre o desejo e a satisfação desse desejo.

Ex.: controle remoto da televisão.

Page 17: Cap 16   comunicação

A programação é dirigida ao que já sabemos e gostamos, e como toma a cultura sob a forma de lazer e entretenimento, a mídia satisfaz imediatamente nossos desejos porque não exige de nós atenção, pensamento, reflexão, crítica, perturbação de nossa sensibilidade e de nossa fantasia. Em suma, não nos pede o que as obras de arte e de pensamento nos pedem: trabalho sensorial e mental para compreendê-las, amá-las, criticá-las, superá-las. A cultura nos satisfaz se tivermos paciência para compreendê-la e decifrá-la. Exige maturidade.

Page 18: Cap 16   comunicação

A interferência da mídia na sociedade se faz através da manipulação:

Ex.: Cada telejornal tem sua linha editorial e segue seus princípios.

O caso das Eleições de 1989. O Jornal Nacional fez uma edição favorável a Collor.

Page 19: Cap 16   comunicação

Para o sociólogo Pierre Bourdieu, o poder da mídia está também na geração de opiniões de senso comum ou formação de opiniões ou padrões de consumo.

Essa “docilidade” e “passividade” serve para a “inculcação” de valores, idéias e hábitos. Esse processo de infantilização reflete no processo de aprendizagem. Vejamos algumas frases retiradas do ENEM e os comentários dos professores:

“ O sero mano tem uma missão...” ( A minha, por exemplo, é ter que ler isso !!!)

“O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas...” ( Levei uns minutos para identificar El Niño...)

Page 20: Cap 16   comunicação

"O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!" (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)

"Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive..." (Seja você mesmo!!)

"A situação tende a piorar: os madeireiros da Amazónia destroem a Mata Atlântica da região". (E, além de tudo, viajam prá caramba, heim?)

"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente". (Entendeu?)

"Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele". (Faz sentido.)

Page 21: Cap 16   comunicação

"O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes." (Achei que fosse a pesca dos pássaros.)

"E um problema de muita gravidez." (Com certeza... se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)

"A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." (Sem comentário.)

"Já está muito de difícel de achar os pandas na Amazónia." (Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá.)

"Já está muito de difícel de achar os pandas na Amazónia." (Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá.)

Page 22: Cap 16   comunicação

"A natureza brasileira tem 500 anos e já está quase se acabando". (Foi trazida nas caravelas, certo?)

"O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destrói, pois nós temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos". (Não conte comigo.)

"Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom benefïcácio para o Brasil". (Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras.)

"Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros". (Com algumas diferenças básicas.)

"... provocando assim a desolamento de grandes expecies raras". (Vocês não sabiam que os animais também têm depressão?)

Page 23: Cap 16   comunicação

"Nesta terra ensi plantando tudo dá". (Isto deve ser o português arcaico que Caminha escrevia...)

"Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia". (Meu Deus... Haja pára-raio!)

"Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado" (Quem teria sido o fabricante? Compac? Apple? IBM?)

"Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuis que ficam sob voando as matas". (Talvez por terem complexo de urubus!)

"... são formados pelas bacias esfereográficas". (Imaginem as bacias da BIC!)

"Eu concordo em género e número igual". (Eu discordo!)

Page 24: Cap 16   comunicação