caderno especial exporeal 2010

16

Upload: jornal-liberal-realeza

Post on 28-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Caderno Especial da ExpoReal 2010 do Jornal Liberal de Realeza - PR

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Especial ExpoReal 2010
Page 2: Caderno Especial ExpoReal 2010

Editorial02

Expediente

Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

O município de Realeza está em ritmo acele-rado de desenvolvimento, é visível o crescimento no número de bairros e residências. Este avanço é impul-sionado principalmente pela dedicação das lideranças municipais e investimentos das empresas e comércio local, e de novos empresários que instalam seus em-preendimentos no município.

Assim também aconteceu com a ExpoReal – Exposição Comercial, Industrial, Agropecuária e Gastronômica de Realeza, desde 1990 quando a Realmostra foi criada, a semente foi plantada, ape-sar de alguns anos sem a realização da feira, os frutos da maior exposição do município foram colhidos em 2006, com a ExpoReal.

E a cada dois anos novos desafios são lançados, a exemplo da edição 2010, que está sendo prepara-da desde o ano passado pela Comissão Organizado-ra, mostrando que a exposição também cresce, junto com a infraestrutura, e a equipe recebe mais integran-tes preocupados em promover uma feira que divulgue

A importância da ExpoReal

ExpoReal 2010 - Suplemento especial do Liberal - O Jornal do Cidadão

Kichel Brindes Ltda.CNPJ: 04.158.841/0001-82 - Inscrição Municipal: 032387

Fundação: 21 de Agosto de 2002

Diretor: João Luis KichelReportagens/Acadêmico de Jornalismo: Douglas Luis Kichel

Jornalista: Camila Moreira - DRT/PR 6855

Redação: Rua Soares Raposo, 2921 CentroCx. Postal 54 - 85770-000 - Realeza - PR.

Telefone/Fax (46) 3543-3548 e-mail: [email protected]: [email protected]: www.liberalonline.com.br

Impressão: SDF Graf - (46) 3542-2023

os produtos produzidos e comercializados, e cria uma “identidade” de Realeza, apresentada e sendo reco-nhecida pela região Sudoeste e visitantes.

Por isso a ExpoReal tem um papel impor-tante ao município e as empresas, quanto melhor e maior a exposição vai sendo, mais reconhecimento e identificação Realeza e os produtos, tem em outros municípios. É o que também desejamos e esperamos, que a ExpoReal e o município cresça cada vez mais, estaremos sempre ao lado da população e empresários, levando o nome de Realeza e o que de melhor temos para mostrar.

Agradecemos as empresas e ao poder público pelo apoio na produção deste suplemento especial, o primeiro (de muitos que virão) produzido nestes oito anos do Jornal Liberal. Agradecimentos também pela ajuda na coleta dos dados, as funcionárias da Casa da Cultura Professor Antonio Baccin, a Associação Co-mercial e Empresarial de Realeza, e a todos que cola-boraram de alguma forma com esta publicação.

Page 3: Caderno Especial ExpoReal 2010
Page 4: Caderno Especial ExpoReal 2010

O início04 Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

A ideia de divulgar os produtos das indústrias e co-mércio de Realeza está com-pletando 20 anos. Em 1990, do dia 9 a 12 de novembro (aniversário do município) aconteceu a primeira exposi-ção do município, a Realmos-tra – Mostra Industrial e Co-mercial de Realeza, na atual instalação da Casa da Cultura Professor Antonio Baccin, organizada pela ACIR (Asso-ciação Comercial e Industrial de Realeza), hoje Associação Comercial e Empresarial de Realeza (ACIAR).

A 1ª Realmostra também comemorou o 27º aniversário do município, contou a participação de 43 empresas (em espaço para 35 estandes), e apresentações culturais. A ideia foi criada na gestão do presidente da ACIR, Lírio Pivatto (faleci-do em agosto de 2000), na administração municipal do prefeito Modesto Golin, e vice-prefeito Alcir Andreolli.

“Foi um grande desa-fio por ser a primeira (expo-sição de Realeza), com a es-trutura improvisada na atual Casa da Cultura, mas tivemos o respaldo e grande participa-ção dos associados e apoio da prefeitura”, comenta a empre-sária Nadir de Marchi, que na

Há 20 anos nascia a ideia da exposição

época era vice-presidente da ACIR.

O ex-prefeito de Re-aleza, Neivo Tomazini, que na época era presidente da CACISPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais do Sudoeste do Paraná), e ex-presidente da ACIR, lembra que “o município não possuía feiras e já mostrou sua força na primeira que foi grande”.

Com o sucesso da primeira exposição, no ano seguinte foi realizada a 2ª Realmostra, de 8 a 12 de

novembro de 1991, com o espaço aumentado e tam-bém exposição de máquinas agrícolas, automóveis e cami-nhões, parque de diversões, na parte externa da feira.

No ano de 1992, com as eleições municipais a Real-mostra não foi realizada. Mas outros eventos aconteceram no ano, como o 6º Congraça-mento Sudoestino, apresen-tações culturais e históricas, promovido pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP). Tam-

bém anualmente a Associação Comercial realizava promo-ção de final de ano, como a Realvendas.

A Realmostra chegou na sua terceira edição no ano de 1993, na administração municipal do prefeito Valmor Rampanelli, e vice-prefeito Enio Krum. Realizada no mesmo local, no dia 11 a 15 de novembro. Após a tercei-ra edição a exposição não foi mais realizada, e retornou 13 anos depois, com a criação da ExpoReal, em 2006.

Abertura da 3ª Realmostra de 11 a 15 de novembro de 1993, com apresentação cultural do Coral Municipal, a feira era realizada na atual Casa da Cultura Professor Antonio Baccin de Realeza

Foto do arquivo/AC

IAR

Page 5: Caderno Especial ExpoReal 2010

O início 05Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

A 1ª ExpoReal – Exposição Comercial, Industrial, Agropecuária e Gastronômica de Realeza, foi realizada na Praça da Igreja Matriz no centro do município, do dia 10 a 12 de novembro de 2006.

Os estandes, cerca de 100 espaços, foram improvisados no Pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei, e nas Avenidas Bruno Zuttion e Rubem Cesar Caselani, que também recebeu um restaurante na tenda servindo comidas típicas.

Junto com a exposição também foi realizado o 4º Feirão de Automóveis e Máquinas Agrícolas. Um palco foi montado para apresentações de bandas regionais, nos dias 10 e 11, e no dia 12 para o show da cantora Patrícia Lima.

Assim como a Realmostra, a ExpoReal nasceu com o intuito de divulgar as empresas e o município, e para aumentar e continuar a realização da exposição um espaço físico com infraestrutura para receber o evento foi adquirido pela Prefeitura para a ExpoReal 2008.

Em 2006, primeira edição da ExpoReal

Abertura da 1ª ExpoReal 2006, realizada na Praça da Igreja Matriz Cristo Rei, no centro de Realeza

Tenda do restaurante e estandes, e no detalhe a população no show da Patrícia Lima, na 1ª ExpoReal 2006

Foto do arquivo/Jornal Liberal

Page 6: Caderno Especial ExpoReal 2010
Page 7: Caderno Especial ExpoReal 2010

Entrevista 07Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

Administração Municipal de Realeza investe para aumentar a ExpoReal

A ExpoReal iniciou no primeiro mandato do atu-al prefeito de Realeza, Edu-ardo André Gaievski, e agora está na sua terceira edição. A Administração Municipal em todas as edições está investin-do cada vez mais para ampliar a exposição do município.

“Realeza já vinha de alguns eventos realizados por administrações anteriores, como a Realmostra, entre ou-tras promoções, a ideia é que tivéssemos uma feira, porque vários municípios têm, e a feira traz a identidade de mu-nicípio, as suas potencialida-des, riquezas, o que povo pro-duz, seja na área de indústria, ou gastronomia. Realeza hoje vem despontando com diver-sas festas, como a Festa do Carneiro, que é importante para o município, e nós que-ríamos unir tudo isso em uma grande feira”, disse Gaievski.

Realizar a primeira edição da ExpoReal era um grande desafio, como explica o prefeito. “A 1ª ExpoReal foi desafiadora, porque fizemos na praça, sem muita infra-estrutura, sem muitas con-dições, e deu certo, tivemos uma participação de público

que nunca tinha sido imagi-nado por todos os organiza-dores. A prefeitura não faz nada sozinha, é a sociedade que é incentivada através da lideranças. Através da Asso-ciação Comercial começamos a primeira (ExpoReal), e isso motivou, os resultados positi-vos com os expositores, e foi um conjunto, batemos todos os recordes”.

Para o ano de 2008, a Prefeitura adquiriu as antigas instalações da Indústria Ca-zaca, que estava abandonada há alguns anos, e transfor-mou o local no atual Centro de Eventos. “A segunda já foi maior e melhor, já com o par-que estruturado com as con-dições mínimas, que era um sonho dos realezenses, outros municípios têm (o Centro de Eventos) com porte maior e Realeza não tinha, os muni-cípios pequenos faziam suas feiras e Realeza não fazia, en-tão foi um desafio. A Associa-ção Comercial tem liderado e a Prefeitura tem apoiado, dentro do que foi estabeleci-do, a Prefeitura entra com a estrutura e apoio e a Associa-ção Comercial faz a organi-zação, e realiza um excelente

trabalho”.E para este ano, os de-

safios ainda não terminaram. “A terceira é desafiadora por-que (no Centro de Eventos) está funcionando a Univer-sidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) provisoriamente, então foi adaptado, investi-mos mais de R$ 500.000,00 nesta terceira ExpoReal com recursos próprio do municí-pio, na compra de terreno, construção de novos banhei-ros, melhora na infraestrutu-ra, mais investimento de R$ 70.000,00 em energia elétri-ca, com certeza a de 2012 será ainda muito melhor e maior”.

O prefeito e presiden-te da Associação dos Municí-pios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), finaliza destacan-do a importância da exposi-ção ao município e o desen-volvimento visto nos últimos anos. “Realeza está em uma localização geográfica privi-legiada, nos entroncamen-tos rodoviários. Com a feira mostra a qualidade da nossa gente, o que se produz, o que temos de bom para oferecer para outros municípios, para outras regiões, o que temos de potencial, a cidade passa a

ser divulgada. Hoje, Realeza é muito mais vista, é muito mais reconhecida por todo o Sudoeste do Paraná, como uma cidade promissora, nos últimos anos andamos ador-mecidos e Realeza retomou o processo de crescimento, sen-do destaque na educação, na saúde, e no desenvolvimen-to, nos dados antigamente o município vinha só perdendo habitantes, e hoje retomou o rumo do crescimento, com novos loteamentos (foram ofertados nos últimos dois anos mais de 500 novos imó-veis), nova infraestrutura, com investimento em novas empresas, indústrias e comér-cio”.

Prefeito Eduardo André Gaievski

Foto do arquivo/Jornal Liberal

Page 8: Caderno Especial ExpoReal 2010

Realeza08 Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

No ano de 1958, che-garam ao território do atual município de Realeza (que na época pertencia ao mu-nicípio de Ampére) Bruno e Maria Zuttion, José Mar-colino Zanchi, e os Irmãos Cerini, onde se encontravam já instalados as famílias de Henrique e Luiz Claudino dos Santos (Popular Dama), Frazio dos Santos, Zacarias de Leandrino, João Maria Pinto, Sétimo Dal Cortivo, Miguel Muller e Damazio, entre outros. Também pos-seiros habitavam o lugar, que entraram em conflito com jagunços da companhia CI-TLA (Clevelândia Industrial Territorial Ltda.), vencendo o “Levante dos Posseiros”, que encerrou no dia 10 de outubro de 1957.

Bruno Zuttion ad-quiriu uma área de 150 al-queires, da família de Hen-rique e Luiz Claudino dos Santos (Dama), onde hoje é o centro de Realeza, e ne-gociou com industrialistas do Rio Grande do Sul para instalarem uma grande in-dústria extrativa de madei-ra, dando inicio à fundação da cidade. Isso aconteceu com a chegada do industrial Rubem Cesar Caselani, que em sociedade com Romano

47 anos em pleno desenvolvimento

Zanchet e Ângelo Camilot-ti, fundaram a madeireira Indústrias Cazaca Ltda., ini-ciando suas atividades em meados de 1961.

A ocupação inicial do município deu-se em função do extrativismo da madeira e o desenvolvimento acele-rou-se após a instalação da Indústria Cazaca Ltda. Nos primeiros anos da década de 60, instalaram-se as pri-meiras empresas em Realeza, sendo, a Casa Comercial de Sirval Manfroi, o Hotel de Lauro Rodrigues, a Rodovi-ária de João da Silva (Jango), a Casa de Ferragens de Ar-nolfo Umann, a Oficina Me-cânica de Nelson Abreu, o Contador Luiz Sérgio Sassi,

o Farmacêutico Adão Faedo, entre outros comerciantes e prestadores de serviços.

O crescimento de Re-aleza foi instantâneo, popu-lares diziam “Realeza é feito Brasília: Uma cidade relâm-pago”. No dia 24 de junho de 1963, criado através da lei estadual 4.730, fundava-se o município de Realeza, no dia 12 de novembro do mesmo ano, aconteceu à instalação do município, e desmembra-do do município de Ampére.

O nome do municí-pio teve origem no dia 20 de setembro de 1960, os pionei-ros deram o nome ao lugar de “Realeza do Pinho”, devido a abundancia da espécie Phy-nus Araucária angustifólia

(Araucária do Paraná). Após a criação do município, no dia 24 de junho de 1963, foi mantido somente “Realeza”.

Atualmente o muni-cípio desponta no cenário regional e nacional, sendo destaque nas diversas áreas, como educação, saúde e as-sistência social. Conta com conquistas recentes e que se-rão lembradas na história do município, como a conquis-ta do campus da Universida-de Federal da Fronteira Sul (UFFS), ajudando no desen-volvimento do município. Também se destaca por estar em um ponto estratégico na região Sudoeste, e pelo seu povo que vive com muita sa-tisfação e qualidade de vida.

Foto do arquivo/Divulgação

Page 9: Caderno Especial ExpoReal 2010
Page 10: Caderno Especial ExpoReal 2010

Em 2008...10 Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

Um local próprio para a realização da ExpoReal foi a novidade na segunda edição da exposição em 2008. O Centro Municipal de Even-tos ou Parque de Exposições, foi adquirido pela Prefeitura, com área de 50.000 metros quadrados, sendo um dos maiores da região Sudoeste.

O local foi preparado e reformado com sete bar-racões cobertos, três restau-rantes, lanchonetes externas, área administrativa, 750 me-tros quadrados para o setor agropecuário, 1.700 metros quadrados para o parque de diversões, e 2.300 metros quadrados para os shows. Foram preservados um bar-racão, e a chaminé da antiga empresa Cazaca que funcio-nava no local, para no futuro ser criado um museu contan-do a história da empresa pio-neira de Realeza.

A ExpoReal aconteceu do dia 13 a 16 de novembro de 2008, com cerca de 150 estandes internos e externos, almoços e jantares com co-midas típicas, apresentações culturais, Seminário Regional de Leite, exposição de gado e julgamento de gado leitei-ro. E os shows; com a Ban-da G10, Eric & Henrique, e Maurício & Mauri. Cerca

ExpoReal recebe o Centro de Eventos

de 40.000 pessoas de toda a região passaram pelo Centro de Eventos nos quatro dias de exposição.

Na abertura da Ex-poReal 2008, na noite do dia 13, foi lançado o selo e carimbo dos Correios come-morativo aos 45 anos do mu-

nicípio de Realeza, e também foi inaugurado o Centro de Eventos, com a presença de Umbelina Zanchet Caselani, viúva de Rubem César Case-lani, um dos fundadores da Indústria Cazaca.

Com a realização da exposição em 2008, novos

desafios foram lançados para a terceira edição em 2010, como a ampliação da infra-estrutura do Centro de Even-tos, para dar oportunidade a mais expositores do municí-pio e região, e a promoção de shows com duplas e bandas conhecidas nacionalmente.

A reforma dos barracões da antiga Indústria Cazaca,

pioneira do município, aconteceu em tempo recorde, e foi criado o Centro Municipal de Eventos

para receber a ExpoReal que foi realizado do dia 13 a 16 de

novembro de 2008, ao todo a Prefeitura Municipal de Realeza

adquiriu uma área de 50.000 metros quadrados

Foto do arquivo/Jornal Liberal

Page 11: Caderno Especial ExpoReal 2010

Em 2008... 11Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

Prefeito Eduardo Gaievski discursa na abertura da ExpoReal 2008 Nadir de Marchi e Umbelina Zanchet Caselani na inauguração do parque

Foto do arquivo/Foto Sul Color

10 tratores solidários foram entregue na ExpoReal 2008 As “ruas” no pavilhão com o público visitando os estandes na ExpoReal

Setor agropecuário da ExpoReal com espaço próprio no Centro de Eventos Vista do parque de diversões, um dos setores de entretenimento da feira

Page 12: Caderno Especial ExpoReal 2010
Page 13: Caderno Especial ExpoReal 2010

Entrevista 13Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

Presidente da Associação Comercial fala sobre a organização da ExpoReal

O desafio de organizar a ExpoReal é sempre muito grande, a Comissão Organi-zadora é formada por mais de 50 pessoas, empresários e co-laboradores. Entre eles o atual Presidente da Associação Co-mercial e Empresarial de Re-aleza, Leodir Balena (gestão 2007/2008 e 2009/2010).

Balena explica como foi criada a ExpoReal. “Em 2006 após um longo período sem realização de feiras surgiu

a ideia de retomar as exposi-ções de Realeza, como não tínhamos um local apropria-do começamos na praça e nas ruas, um local improvisado, deu certo e já pensamos em continuar, devido o sucesso da primeira começamos a via-bilizar a segunda, a cada dois anos”.

Em 2008 com a aqui-sição do Centro de Eventos, pela Prefeitura Municipal, a ExpoReal recebeu um lo-

cal especifico para realiza-ção. “Conseguimos fazer um evento bem maior, com a aquisição do Centro de Even-tos pensamos no crescimento da feira, com espaço maior, mais comodidade”, comenta Balena.

Desde a primeira Ex-poReal a procura pelos espa-ços para exposição sempre foi concorrida entre empresas do município, da região Sudoes-te, Oeste, e Estados vizinhos. “São produtos diferenciados, e empresários com visão bas-tante ampla de mercado, en-tão procuram a divulgação de seus produtos não só na cida-de de origem, mas também em toda a região”, disse.

A exposição também

tem um papel fundamental na “divulgação do potencial dos empresários, das empre-sas de Realeza, e o potencial do município no contexto geral, porque todos pensando em levar o melhor para expor na feira, com isso é mostrado o que o município (e empre-sa) tem de melhor”, finaliza o presidente.

Neste ano várias no-vidades serão vistas pelos vi-sitantes da ExpoReal 2010, como a nova área para a reali-zação dos shows, e entreteni-mento, ampliação e reformas do Centro de Eventos, entre outros.

Vale a pena conferir nos dias 12 a 15 de novembro de 2010, em Realeza.

Presidente da ACIAR, Leodir Balena, fala durante o lançamento da ExpoReal 2010

Lançamento oficial da ExpoReal 2010 na Casa da Cultura

Foto do arquivo/Jornal Liberal

Page 14: Caderno Especial ExpoReal 2010

E 2010...14 Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

A expectativa para ExpoReal 2010 – Exposi-ção Comercial, Industrial, Agropecuária e Gastronômi-ca de Realeza, que acontece do dia 12 a 15 de novembro no Centro de Eventos, é que novamente supere as metas da Comissão Organizadora, composta por empresários de diversos segmentos ligados a Associação Comercial e Em-presarial de Realeza.

As novidades para 2010 começam na infraes-trutura do parque que re-

Expectativa aumenta para 3ª ExpoReal

cebeu investimento de mais de R$ 500.000,00 em re-formas, além da compra de uma área de 2.000 metros quadrados (R$ 375.000,00) para a realização dos shows, totalizando a área do parque com mais de 55.000 metros quadrados.

No antigo local uti-lizado para os shows, neste ano será instalado o parque de diversões, que segundo a organização será maior, com mais estrutura e segurança para o entretenimento dos

visitantes, a empresa res-ponsável pela diversão será a Park Stallone.

A Comissão de Or-ganização também realizou uma adequação no mapa dos cerca de 200 estandes, devi-do a área cedida ao campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Os shows também se-rão atração maior neste ano, no dia 12 de novembro, uma sexta-feira, feriado munici-pal, a dupla João Carreiro & Capataz se apresenta no

Centro de Eventos. No dia 13, sábado, acontece o show com Jeann & Julio. E no do-mingo, 14, show com Teo-doro & Sampaio.

O preço dos ingres-sos antecipados para cada show são; 1º lote R$ 15,00, 2º lote R$ 20,00, e bilhete-ria R$ 25,00, para camarotes o telefone de reservas é (46) 3543-1329, para visitação a entrada no parque é gratui-ta. Também acontece os tra-dicionais almoços e jantares com pratos típicos.

Portão de entrada do Centro de Eventos

Foto de Douglas K

ichel/Jornal Liberal

Page 15: Caderno Especial ExpoReal 2010

E 2010... 15Liberal - O Jornal do Cidadão(46) 3543-3548 - Realeza - PR

Page 16: Caderno Especial ExpoReal 2010