br 163 - audiÊncias pÚblicas

8
Airton Airton Faleiro Faleiro DEPUTADO ESTADUAL DEPUTADO ESTADUAL RECOMENDAÇÕES DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ, NA REGIÃO DA BR-163 SOBRE OS ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. RECOMENDAÇÕES DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ, NA REGIÃO DA BR-163 SOBRE OS ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS.

Upload: alex-pamplona

Post on 28-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

RECOMENDAÇÕES DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ, NA REGIÃO DA BR-163 SOBRE OS ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS.

TRANSCRIPT

Page 1: BR 163 -  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

AirtonAirtonFaleiro Faleiro

DEPUTADO ESTADUALDEPUTADO ESTADUAL

RECOMENDAÇÕES DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ, NA REGIÃO DA BR-163 SOBRE OS ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS.

RECOMENDAÇÕES DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ, NA REGIÃO DA BR-163 SOBRE OS ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS.

Page 2: BR 163 -  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Recomendações das audiências públicas na BR 163 - Em conjunto com outros parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do PARÁ, realizamos três audiências públicas na região da BR-163, nas localidades do distrito de Caracol, município de Trairão, Novo Progresso e Distrito de Castelo dos Sonhos, município de Altamira.

As audiências ocorreram nos dias 18 e 19/10/13 e tinham por objetivos, aprofundar os recentes estudos socioeconômicos do entorno da BR-163 para orientar o processo de ordenamento fundiário e desenvolvimento socioeconômico regional.

Essa publicação pretende divulgar as recomendações tiradas nas audiências publicas e assim contribuir para que o conjunto dos atores governamentais e não governamentais que atuam na região considerem nas suas ações e práticas.

Boa leitura;

EDITORIAL (PALAVRA DO AIRTON)

AirtonAirtonFaleiro Faleiro

DEPUTADO ESTADUALDEPUTADO ESTADUAL

AIRTON FALEIRODEPUTADO ESTADUAL

Page 3: BR 163 -  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

PRESENÇAS DE AUTORIDADES

- Representando a Assembléia Legislativa: Deputado Estadual José Megale, PSDB, líder do governo e do Deputado Estadual Airton Faleiro, vice-líder do PT.- Representando a bancada federal do Pará, Deputado Federal Zequinha Marinho, do PSC.- Prefeito Osvaldo Romanholi, de Novo Progresso, presente nas três audiências, e prefeito Danilo Miranda, do município de Trairão, presente em Caracol.

VEREADORES

Caracol/Trairão – Antonio Leocádio, Betona, Ferrari, Geane Leal, Pedro Cacau, Wescley (presidente da Câmara de Vereadores de Itaituba)Novo Progresso – Ubiracy Soares, Luiz Heilseintein, Elide Bertollo, Edemar Oneta, Sebastião Bueno, Francisco Lazarini.Castelo dos Sonhos/Altamira – Aldo Boaventura e Luiz Heilseintein (Câmara Municipal de Novo Progresso)

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL Representando a sociedade civil organizada, as audiências contaram com a participação de 65 organizações sociais.

PRESENÇAS DE POPULARES

- Caracol/Trairão: 376 participantes- N. Progresso: 442 participantes- Castelo dos Sonhos: 277 participantesTotal de participantes registrados nas listas de presenças: 1.095 participantes

Page 4: BR 163 -  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Mediante provocação de organizações civis e instituições da região da BR 163, a ALEPA realizou audiências públicas para aprofundamento e resoluções sobre os estudos sócio-econômicos do eixo da BR 163, trecho localizado no estado do Pará. O requerimento das referidas audiências foi apresentado pelos seguintes parlamentares: deputados estaduais Márcio Miranda (DEM), presidente da Assembléia Legislativa; Airton Faleiro, vice-líder do Partido dos Trabalhadores, José Megale (PSDB), líder do governo, Josefina Carmo (PMDB), Hilton Aguiar (SOLIDARIEDADE) e Nélio Aguiar (DEM) e aprovado por unanimidade no plenário deliberativo da Casa de Leis. Ao realizar essas audiências, a ALEPA objetivou aprimorar seu conhecimento sobre as demandas da sociedade local, no que diz respeito aos ajustes na Macro Regularização Fundiária, executada pelo governo federal, e sobre as demais políticas fundiárias em curso na região, bem como emitir suas recomendações na busca de contribuir com o processo longo e promissor de negociação que vem ocorrendo entre o governo federal e representações locais.

as audiências contaram com participação considerável, tanto de instituições como de organizações da sociedade civil da região. Ressaltamos que, ao nosso entendimento, se fizeram presentes pessoas bem intencionadas, que vieram para a região, induzidas pelas políticas de colonização do governo federal, e outros por iniciativa própria na busca de sua sobrevivência e melhorias de vida para si e seus familiares.

Por fim, a principal questão que observamos é que a população local clama pela resolução, com agilidade, das demandas que constam em sua pauta, em negociações com o governo que mencionaremos ao discorrermos sobre as recomendações deliberadas pelas audiências em questão.

INTRODUÇÃO

Page 5: BR 163 -  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

RECOMENDAÇÕES

1. Os estudos indicam e as audiências públicas reafirmam que o Macro Ordenamento Territorial, executado pelo governo federal, no eixo da BR-163, em especial com a criação das unidades de conservação, assegura a sustentabilidade ambiental, limitando a intervenção humana e novas aber turas para ampl iação das atividades produtivas.

No entanto, os estudos indicam a necessidade de aprofundamento sobre a real viabilidade sócio-econômica da região, considerando a pequena fatia de área destinada à produção agropecuária e os atuais limites permitidos de uso da terra.2. Da mesma forma, considerando as incertezas nas políticas florestais em curso, o estudo indica a pertinência de aprofundamento sobre a viabilidade sócio-econômica das atividades florestais na região, regida pelas atuais normas de concessão de uso no distrito florestal, o que as audiências consideram pertinente.

3. Considerando os componentes acima mencionados e outros integrantes do estudo, as audiências públicas recomendam uma revisão do atual Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163, com ampla participação de todos os setores, pois o mesmo teve como base o projeto de pavimentação asfáltica. No entanto, novos projetos de grande impacto já estão chegando à região, como portos e o Complexo Hidrelétrico do Tapajós, o que exige urgente revisão do atual plano.

Audiência no Município de Caracol

Page 6: BR 163 -  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

4 . Os es tudos i nd i cam e as audiências públicas referendam como imprescindível a criação de um fórum permanente, composto pelas t rês esferas de governo, das organizações sociais e poderes constituídos locais, por meio de um comitê gestor para gerenciar as ações e políticas públicas de governo na BR-163, em especial com a i m p l a n t a ç ã o d o C o m p l e x o Hidrelétrico do Tapajós.

5. Os estudos sugerem e as audiências públicas consideram como ação de governo mais solicitada e de maior brevidade, operacionalizar o processo de redefinição dos limites das unidades de conservação das seguintes localidades: Flona Jamanxim, Rebio Nascente da Serra do Cachimbo e Flona Itaituba 1 e 2.

Considera-se imprescindível que isso seja feito por meio de Medida Provisória, ainda em 2013.

No caso dos moradores/proprietários não contemplados com a revisão dos limites das Unidades de Conservação, foi sugerido, na audiência pública, que os mesmos sejam agraciados com título de cessão de uso por no mínimo 20 anos.

6. Nas audiências públicas surgiram novas demandas de redefinição de limites de unidades de conservação, como a Flona Altamira, (solicitação em anexo). Considera-se como necessário, estabelecer novo diálogo entre o governo e integrantes destas localidades, na busca de possíveis novos entendimentos.

Audiência no Município Novo Progresso

Page 7: BR 163 -  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

7 . As audiências indicam a necessidade emergencial de aceleração

das ações de governo nos assentamentos de reforma agrária, bem

como a titulação e documentação do conjunto das propriedades, por

meio do programa “Terra Legal” e outras políticas com esse fim. Nas

audiências públicas, foram cobradas urgentes respostas do Incra nas

ações de reforma agrária para os assentamentos.

8 - O estudo e as audiências concluem pela importância, para a economia e para a sociedade local, das obras de asfaltamento das rodovias BR-163 e Transamazônica já realizadas. Ao mesmo tempo, em que se recomenda melhor qualidade dos serviços e celeridade nos trechos ainda não executados, bem como se recomenda a contemplação das sedes das cidades e distritos com obras de pavimentação nas ruas laterais.

Audiência no Município Novo Progressos

Page 8: BR 163 -  AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

9. Nas audiências públicas, foi proposta, como de fundamental importância, a urgente atuação dos governos estadual e federal na regularização das atividades garimpeiras/minerárias, pois as mesmas se apresentam como uma economia estratégica para o desenvolvimento da região. Foi muito enfatizado nas referidas audiências, que as atividades fiscalizatórias e punitivas dissociadas das ações de legalização e orientação não são recomendáveis e muito menos eficazes para a economia mineral.

10. Nas audiências, foi sugerido que o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa do Estado do Pará analisem e operacionalizem a regulamentação do Código Florestal.

11. Mesmo sendo uma questão localizada, mas pela sua relevância, as audiências indicam a necessidade da urgente implantação do Hospital Municipal no Distrito de Castelo dos Sonhos.

12. Por fim, atendendo ao clamor da população, apresentamos também como recomendação das audiências a emancipação dos distritos do eixo da BR-163, haja vista, que a lei que autoriza as assembléias legislativas a criar novos municípios está em apreciação para sanção pela Presidência da República.

AirtonAirtonFaleiro Faleiro

DEPUTADO ESTADUALDEPUTADO ESTADUAL

Audiência no MunicípioCastelo dos sonhos