botanica

20
BOTÂNICA BOTÂNICA Profa. Gisele Franco Rocha Profa. Gisele Franco Rocha Araras Araras Fevereiro/2010 Fevereiro/2010

Upload: gisele-rocha

Post on 30-Jun-2015

356 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Botanica

BOTÂNICABOTÂNICA

Profa. Gisele Franco RochaProfa. Gisele Franco RochaAraras Araras

Fevereiro/2010Fevereiro/2010

Page 2: Botanica

BotânicaBotânicaÉ o estudo científico da vida das plantas e algas.Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal.

Algas: No grupo das Algas estão as divisões: Chlorophyta – (Clorofíceas ou Clorofitas) - Algas verdes. Phaeophyta – (Feofíceas ou Feófitas) - Algas Pardas. Rhodophyta – (Rodofíceas ou Rodófitas) - Algas

Vermelhas.

Plantas: Briófitas Pteridófitas Gimnospermas Angiospermas

Page 3: Botanica

Algas As As algasalgas compreendem vários grupos de seres vivos compreendem vários grupos de seres vivos

aquáticosaquáticos e e autotróficosautotróficos.. Seu corpo é formado por um Talo (conjunto de células) no

qual não se distingue tecidos ou órgãos típicos - não possuem raízes, caules ou folhas verdadeiras, por isso são chamadas Talófitas.

No grupo das Algas estão as divisões:• Chlorophyta – (Clorofíceas ou Clorofitas) Algas verdes.• Phaeophyta – (Feofíceas ou Feófitas)•Algas Pardas.• Rhodophyta – (Rodofíceas ou Rodófitas) Algas Vermelhas.

Page 4: Botanica

ChlorophytaChlorophyta – Algas Verdes – Algas Verdes Por possuírem clorofila, como pigmento predominante em Por possuírem clorofila, como pigmento predominante em

suas células, as clorofíceas são verdes. suas células, as clorofíceas são verdes. Podem haver formas unicelulares móveis (com flagelos), Podem haver formas unicelulares móveis (com flagelos),

imóveis, coloniais ou de vida livre e espécies pluricelulares imóveis, coloniais ou de vida livre e espécies pluricelulares de vários tamanhos e formas.de vários tamanhos e formas.

Como exemplo, podemos citar as algas marinhas do Como exemplo, podemos citar as algas marinhas do gênero gênero UlvaUlva, que possuem representantes comestíveis e , que possuem representantes comestíveis e chamados de alfaces-do-mar.chamados de alfaces-do-mar.

Ulva lactuca

Page 5: Botanica

Rhodophyta Rhodophyta – Algas Vermelhas – Algas Vermelhas

As rodofíceas possuem bastante ficoeritrina (pigmento As rodofíceas possuem bastante ficoeritrina (pigmento responsável pela cor vermelha), embora tenham também responsável pela cor vermelha), embora tenham também carotenóides e carotenóides e clorofila aclorofila a..

São algas vermelhas e geralmente macroscópicas e São algas vermelhas e geralmente macroscópicas e marinhas, mas existem formas que vivem na água doce. marinhas, mas existem formas que vivem na água doce.

Entre as algas vermelhas, existem formas comestíveis, Entre as algas vermelhas, existem formas comestíveis, como as algas do gênero como as algas do gênero Porphyra (ágar)Porphyra (ágar)..

Porphyra spPorphyra sp..

Page 6: Botanica

Phaeophyta – Algas PardasPhaeophyta – Algas Pardas As feofíceas possuem bastante fucoxantina e são geralmente As feofíceas possuem bastante fucoxantina e são geralmente

macroscópicas e marinhas. São as algas pardas ou marrons. Algumas macroscópicas e marinhas. São as algas pardas ou marrons. Algumas espécies podem medir mais de 50 metros de comprimento.espécies podem medir mais de 50 metros de comprimento.

A alga parda A alga parda LaminariaLaminaria é um exemplo de alga comestível; assim como é um exemplo de alga comestível; assim como os demais exemplos de algas comestíveis, essa alga é bastante os demais exemplos de algas comestíveis, essa alga é bastante consumida como alimento, principalmente pelos povos orientais.consumida como alimento, principalmente pelos povos orientais.

LaminariaLaminaria

Page 7: Botanica

Reprodução das AlgasReprodução das Algas As algas podem se reproduzir de forma sexuada ou As algas podem se reproduzir de forma sexuada ou

assexuada. assexuada. Nas algas há dois tipos básicos de Nas algas há dois tipos básicos de reprodução assexuadareprodução assexuada::

divisão binária:divisão binária: comum nas formas unicelulares, que comum nas formas unicelulares, que ocorrem à mitose para efetuar a divisão da célula.ocorrem à mitose para efetuar a divisão da célula.

Divisão Binária

Page 8: Botanica

Zoosporia:Zoosporia: comum em algas multicelulares aquáticas. Cada comum em algas multicelulares aquáticas. Cada zoósporo, dispersando-se pelo meio, é capaz de gerar nova zoósporo, dispersando-se pelo meio, é capaz de gerar nova alga.alga.

Page 9: Botanica

Reprodução SexuadaReprodução Sexuada O ciclo é chamado de haplobionte (ou haplonte). A meiose O ciclo é chamado de haplobionte (ou haplonte). A meiose

ocorre na fase de zigoto, sendo chamada zigótica. Também é ocorre na fase de zigoto, sendo chamada zigótica. Também é chamada de meiose inicial, uma vez que cada célula iniciará a chamada de meiose inicial, uma vez que cada célula iniciará a formação de novo organismo adulto. formação de novo organismo adulto.

A maioria das algas multicelulares apresentam alternância de A maioria das algas multicelulares apresentam alternância de gerações, ou seja, em seu ciclo de vida alterna-se gerações de gerações, ou seja, em seu ciclo de vida alterna-se gerações de indivíduos haplóides e diplóides. indivíduos haplóides e diplóides.

Page 10: Botanica

BRIÓFITASBRIÓFITAS São organismos multicelulares autótrofos, de pequeno porte, São organismos multicelulares autótrofos, de pequeno porte,

a grande maioria não ultrapassa 30cm, representadas a grande maioria não ultrapassa 30cm, representadas principalmente pelos musgos. principalmente pelos musgos.

Vivem em ambientes úmidos e sombreados, sobre rochas; Vivem em ambientes úmidos e sombreados, sobre rochas; não possuem sistema de vasos condutores.não possuem sistema de vasos condutores.

Page 11: Botanica

Reprodução dos MusgosReprodução dos Musgos Ocorre Ocorre alternânciaalternância

de geraçõesde gerações (Metagênese). (Metagênese). 

Gametângios:Gametângios:Órgãos produtores Órgãos produtores

de gametas.de gametas.

Planta masculina:Planta masculina: Anterídeo: produz Anterídeo: produz

anterozóides.anterozóides.

Planta feminina:Planta feminina: Arquegônio: Arquegônio: produz oosferas.produz oosferas.

Page 12: Botanica

PTERIDÓFITASPTERIDÓFITAS Compreende plantas que possuem Compreende plantas que possuem vasos condutores de seivavasos condutores de seiva

sendo, por isso, consideradas traqueófitas. sendo, por isso, consideradas traqueófitas. Entretanto, não apresentam sementes - tal como os musgos, Entretanto, não apresentam sementes - tal como os musgos,

hepáticas e antóceros - e, ao contrário destas, a fase dominante hepáticas e antóceros - e, ao contrário destas, a fase dominante é o esporófito, com gametófito reduzido.é o esporófito, com gametófito reduzido.

O filo O filo PterophytaPterophyta é o mais conhecido e compreende os vegetais é o mais conhecido e compreende os vegetais vasculares com folhas e raízes verdadeiras (samambaias).vasculares com folhas e raízes verdadeiras (samambaias).

O filo O filo LicophytaLicophyta também é representada pelos licopódios e também é representada pelos licopódios e selaginelas.selaginelas.

Page 13: Botanica

Ciclo das PteridófitasCiclo das Pteridófitas

Page 14: Botanica

GimnospermasGimnospermas Não possuem frutos; Não possuem frutos; Primeiros vegetais com flores;Primeiros vegetais com flores; Primeiros vegetais a surgirem com Grão-de-Pólem e óvulo;Primeiros vegetais a surgirem com Grão-de-Pólem e óvulo; Primeiros vegetais a conquistarem definitivamente a Primeiros vegetais a conquistarem definitivamente a

independência da água para fecundação.independência da água para fecundação. Os representantes mais comuns das gimnospermas são os Os representantes mais comuns das gimnospermas são os

pinheiros, pinnus, cycas, sequóias entre outras.pinheiros, pinnus, cycas, sequóias entre outras.

Page 15: Botanica

Ciclo da GimnospermasCiclo da Gimnospermas O ciclo do pinheiro é tomado como padrão de reprodução das O ciclo do pinheiro é tomado como padrão de reprodução das

gimnospermas, sendo um organismo dióico, isto é, de sexos gimnospermas, sendo um organismo dióico, isto é, de sexos separados, que se diferenciam pelos tipos de estróbilos separados, que se diferenciam pelos tipos de estróbilos produzidos, sendo um masculino e outro feminino. produzidos, sendo um masculino e outro feminino.

Page 16: Botanica

AngiospermasAngiospermas As As AngiospermasAngiospermas ou ou angiospérmicasangiospérmicas (do grego: (do grego: angiosangios - -

"urna" e "urna" e spermasperma - "semente") são plantas espermatófitas cujas - "semente") são plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto.

São plantas traqueófitas, com vasos condutores, com variação São plantas traqueófitas, com vasos condutores, com variação de tamanho, desde formas herbáceas até arborescentes.de tamanho, desde formas herbáceas até arborescentes.

Apresentam heterosporia, com produção de micrósporo e de Apresentam heterosporia, com produção de micrósporo e de megásporo que formarão o gametófito masculino e o feminino, megásporo que formarão o gametófito masculino e o feminino, respectivamente.respectivamente.

Estrutura da Flor dasAngiospermas

Page 17: Botanica

Polinização das AngiospermasPolinização das AngiospermasPolinização é o transporte dos grãos-de-polén, é feita pelos agentes polinizadores, como insetos, aves e morcegos. O grão de pólen, quando entra em contato com o estigma, germina formando o tubo polínico ou gametófito masculino. A forma de reprodução assexuada ocorre a partir de caules, pois possuem botões vegetativos ou gemas, que podem formar raízes e uma nova planta.

Page 18: Botanica

Divisão das AngiospermasDivisão das Angiospermas

Page 19: Botanica

Referências BibliográficasReferências BibliográficasCOUTINHO, L.M. COUTINHO, L.M. BotânicaBotânica, São Paulo: Cultrix, 1976., São Paulo: Cultrix, 1976.

Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiosperma acessadoDisponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiosperma acessado

em 01 de fevereiro de 2010.em 01 de fevereiro de 2010.

Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/ acessadoDisponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/ acessado

em 01 de fevereiro de 2010.em 01 de fevereiro de 2010.

LINHARES E GEWANDSZNAJDER, S.F. LINHARES E GEWANDSZNAJDER, S.F. BiologiaBiologia.1º ed. São .1º ed. São Paulo: Ática, 2005.Paulo: Ática, 2005.

RAVEN, P. H.;EVERT,R. F.; EICHHORN, S. E. RAVEN, P. H.;EVERT,R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia VegetalBiologia Vegetal. . 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 20017 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

Page 20: Botanica

Obrigada!Obrigada!