boletim roça e floresta nº 02 - agricultura, floresta e ecologia: cenário para a soberania

2
Uma bela casa, um quintal agroflorestal, muitas flores, hortaliças, pequenas roças, frutas, árvores e di- versas criações de pequenos animais. Assim é a re- cepção na família de Eliane e Luis, no Assentamento Contestado, Lapa-PR. Os Schons são uma das muitas famílias que vêm realizando transformações profundas no ambiente. Áreas antes degradadas pelo agronegó- cio, hoje são agroecossistemas produtivos e saudáveis. Há 14 anos, quando chegaram no Assentamento, “não havia nada do que se vê hoje” lembra Luis, que junto com Eliane, Mateus (14), Diane (10) e Juliano (6 meses) vivem e trabalham numa área de 10 ha no Contestado. “Nós sempre trabalhamos com horta antes de vir aqui para ao assentamento”, conta Luis. Ao chegarem no Assentamento optaram pela produção de leite, la- voura de grãos e mel. Foram percebendo a necessi- dade da diversificação e de reestabelecer a produção Agricultura, floresta e ecologia: cenário para a soberania Roça e f loresta B OLETIM DO P ROJETO F LORA WWW . PROJETOFLORA . COM ABRIL DE 2015 NÚMERO 2 / ANO 1 de verduras, agora consorciadas com legumes, frutas e árvores. Nos últimos anos o cultivo da horta tem sido ampliado, transitando para sistemas agroflorestais, além da criação de abelhas e pequenos animais. Atu- almente a produção da família Schons contribui para garantir segurança alimentar e nutricional para mais de 5 mil pessoas, através do Programa de Aquisição de Alimentos, além de somar-se à oferta de alimentos de qualidade para 54 colégios estaduais e 22 escolas municipais pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Importante frisar que são alimentos agroe- cológiocos, com certificação participativa através da Rede EcoVida. Outra fato que chama a atenção na área desta fa- mília são as construções com técnicas da Permacultura, a casa combina técnicas do solo-cimento com alvenaria e madeira, o saneamento é realizado na biofossa. foto: Kaio Ribeiro

Upload: comunicadores-flora

Post on 21-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Palavras chaves: Agroecologia, Reforma Agrária Soberania Alimentar Experiência de produção agroecológica de uma família camponesa no Assentamento Contestado, Lapa-PR.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Roça e Floresta nº 02 - Agricultura, floresta e Ecologia: cenário para a soberania

Uma bela casa, um quintal agroflorestal, muitas flores, hortaliças, pequenas roças, frutas, árvores e di-versas criações de pequenos animais. Assim é a re-cepção na família de Eliane e Luis, no Assentamento Contestado, Lapa-PR. Os Schons são uma das muitas famílias que vêm realizando transformações profundas no ambiente. Áreas antes degradadas pelo agronegó-cio, hoje são agroecossistemas produtivos e saudáveis. Há 14 anos, quando chegaram no Assentamento, “não havia nada do que se vê hoje” lembra Luis, que junto com Eliane, Mateus (14), Diane (10) e Juliano (6 meses) vivem e trabalham numa área de 10 ha no Contestado.

“Nós sempre trabalhamos com horta antes de vir aqui para ao assentamento”, conta Luis. Ao chegarem no Assentamento optaram pela produção de leite, la-voura de grãos e mel. Foram percebendo a necessi-dade da diversificação e de reestabelecer a produção

Agricultura, floresta e ecologia: cenário para a soberania

Roça e florestaBolet im do Projeto Flora www.ProjetoFlora.comaBril de 2015 número 2 / ano 1

de verduras, agora consorciadas com legumes, frutas e árvores. Nos últimos anos o cultivo da horta tem sido ampliado, transitando para sistemas agroflorestais, além da criação de abelhas e pequenos animais. Atu-almente a produção da família Schons contribui para garantir segurança alimentar e nutricional para mais de 5 mil pessoas, através do Programa de Aquisição de Alimentos, além de somar-se à oferta de alimentos de qualidade para 54 colégios estaduais e 22 escolas municipais pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Importante frisar que são alimentos agroe-cológiocos, com certificação participativa através da Rede EcoVida.

Outra fato que chama a atenção na área desta fa-mília são as construções com técnicas da Permacultura, a casa combina técnicas do solo-cimento com alvenaria e madeira, o saneamento é realizado na biofossa.

foto

: Kaio

Rib

eiro

Page 2: Boletim Roça e Floresta nº 02 - Agricultura, floresta e Ecologia: cenário para a soberania

Seguindo pelo lote encontra-se uma construção de bambu e madeira, a agradável moradia de centenas de galinhas, que passam o dia no pasto. Suínos pas-seiam ao ar livre onde também são criados a pasto, e outros estão no chiqueiro ecológico, com uma farta camada de palha, que depois de compostada vai virar adubo para a horta. Uma bela construção de madeira com telhado de sapé é o depósito para ferramentas e insumos.

A família Schons é participante ativa das ativida-des do Projeto Flora, que tem patrocínio Programa Petrobras Socioambiental. Através do projeto a famí-lia tem a oportunidade de aperfeiçoar cada vez mais esse imprescindível trabalho na produção de alimen-

Nos despedimos com versos feitos pela Eliane :

“Chegando ao Assentamento deu vontade de chorar. Vendo a terra fraca, pinus pra la e pra cá. Agente nunca ouvia os passarinhos cantar.Mas o tempo foi passando, nós fomos aprendendo a cultivar.A terra e as plantas foram crescendo fazendo agrofloresta. Hoje os passarinhos fazem festa é a biodiversidade e frutos de qualidade.A lida na roça é todo dia, fazendo agroecologia, aqui a vida é uma riqueza trazendo alimento na mesa”.

tos, conservação da biodiversidade e recuperação de áreas que já foram um dia degradadas pelo latifúndio improdutivo. Esta unidade de produção já foi anfitriã da oficina “Implantação e Manejo de Sistemas Agro-florestais SAF’s”.

Nesta atividade realizou-se o manejo agroflorestal da bananeira e a implantação de canteiros agroflores-tais. Além destes momentos de formação o projeto apoia a família na implantação de uma Unidade De-monstrativa de SAF’s. Em uma área de 5000 m² já es-tão produzindo legumes e verduras, e ao mesmo tem-po plantando 700 mudas de ávores entre frutíferas, nativas e produtoras de matéria orgânica e madeira.

Texto: Priscila Facina Monnerat | Revisão: Kaio Miotti Ribeiro | Projeto Gráfico: Aicó Culturas

foto

: Gea

ni P

aula

foto

: Pr

iscila

Mon

nera

t