boletim nacional 39

2
PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO Boletim nacional Edição 39 - agosto.2011 www.pstu.org.br Os trabalhadores estão indignados! Todos à jornada nacional de lutas, de 17 a 26 de agosto Através das campanhas salariais, os trabalhadores se defendem da inflação e das empresas. No segundo semestre, ocorrerão mui- tas lutas e greves, como a de metalúrgicos, bancários, petroleiros, correios e funcio- nalismo, como já está acon- tecendo, com os servidores das universidades. Cada uma dessas lutas é fundamental. A vitória de uma categoria favorece as outras. Por isso é necessário apoiar e unificar as campanhas salariais. A CSP-Conlutas e outras entidades estão convocando uma jornada em todo o país de 17 a 26 de agosto, com pro- testos nas capitais. Também será feita uma marcha a Bra- sília dia 24, em apoio às lutas e contra a política econômica. Participe da marcha em Brasília, no dia 24 de agosto Fala Zé Maria Exigimos do governo Dilma: Mudança da política econômica, que só beneficia os banqueiros e ricaços do país Redução dos juros para os trabalhadores para 6% ao ano, a mesma taxa que é paga pelas grandes empresas Aumentos salariais já Redução e congelamentos dos preços e tarifas Reajuste automático dos salários sempre que a inflação aumentar 2% Suspensão das privatizações e dos leilões de petróleo. Presidente nacional do PSTU Crescimento com salários baixos, inflação e juros altos não serve. A economia está crescendo, mas só quem ganha são os patrões. As grandes empresas têm lucros gigantescos e não gastam nem 10% disso com salários. O sofrimento dos tra- balhadores é grande. Basta comparar o luxo dos ricaços e a nossa vida para ver quem está se aproveitando desse crescimento. Estamos indignados! A inflação reduz ainda mais nosso salário. Os preços dos alimentos, dos aluguéis e das tarifas sobem muito mais que os índices oficiais. Muitos acham que o governo Dilma não tem nada a ver com isso. Será mesmo? Os ban- cos já nos cobram as mais altas taxas de juros de todo o mundo. Pagamos 180% de juros por ano no cheque especial. No entanto, Dilma aumentou os juros cinco vezes em seis meses de mandato. Os trabalhadores já estão endivi- dados e vão pagar ainda mais caro por isso. Já as grandes empresas recebem empréstimos do BNDES a 6% ao ano. O governo Dilma quer nos convencer a não lutar por salários porque “aumento sala- rial traz inflação”. Não é verdade. Queremos recuperar o que já perdemos. Se depender do governo, o lucro dos bancos vai aumentar e nossos salários irão diminuir. Dilma foi eleita falando contra as privatiza- ções do PSDB. Mas privatiza aeroportos e quer entregar os Correios e hospitais universitários.

Upload: pstu-nacional

Post on 22-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Crescimento com salários baixos, inflação e juros altos não serve. Os trabalhadores estão indignados!

TRANSCRIPT

PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO

Boletim nacional Edição 39 - agosto.2011 www.pstu.org.br

Os trabalhadores estão

indignados!

Todos à jornada nacional de lutas, de 17 a 26 de agosto

Através das campanhas salariais, os trabalhadores se defendem da inflação e das empresas. No segundo semestre, ocorrerão mui-tas lutas e greves, como a de metalúrgicos, bancários, petro leiros, correios e funcio-

nalismo, como já está acon-tecendo, com os servidores das universidades. Cada uma dessas lutas é fundamental. A vitória de uma categoria favorece as outras. Por isso é necessário apoiar e unificar as campanhas salariais.

A CSP-Conlutas e outras entidades estão convocando uma jornada em todo o país de 17 a 26 de agosto, com pro-testos nas capitais. Também será feita uma marcha a Bra-sília dia 24, em apoio às lutas e contra a política econômica.

Participe da marcha em Brasília, no dia 24 de agosto

Fala Zé Maria

Exigimos do governo Dilma:

Mudança da política econômica, que só beneficia os banqueiros e ricaços do país

Redução dos juros para os trabalhadores para 6% ao ano, a mesma taxa que é paga pelas grandes empresasAumentos salariais jáRedução e congelamentos dos preços e tarifasReajuste automático dos salários sempre que a inflação aumentar 2% Suspensão das privatizações e dos leilões de petróleo.

Presidente nacional do PSTU

Crescimento com salários baixos, inflação e juros altos não serve.

A economia está crescendo, mas só quem ganha são os patrões. As grandes empresas têm lucros gigantescos e não gastam nem 10% disso com salários. O sofrimento dos tra-balhadores é grande. Basta comparar o luxo dos ricaços e a nossa vida para ver quem está se aproveitando desse crescimento.

Estamos indignados! A inflação reduz ainda mais nosso salário. Os preços dos alimentos, dos aluguéis e das tarifas sobem muito mais que os índices oficiais.

Muitos acham que o governo Dilma não tem nada a ver com isso. Será mesmo? Os ban-cos já nos cobram as mais altas taxas de juros de todo o mundo. Pagamos 180% de juros por

ano no cheque especial. No entanto, Dilma aumentou os juros cinco vezes em seis meses de mandato. Os trabalhadores já estão endivi-dados e vão pagar ainda mais caro por isso. Já as grandes empresas recebem empréstimos do BNDES a 6% ao ano.

O governo Dilma quer nos convencer a não lutar por salários porque “aumento sala-rial traz inflação”. Não é verdade. Queremos recuperar o que já perdemos. Se depender do governo, o lucro dos bancos vai aumentar e nossos salários irão diminuir.

Dilma foi eleita falando contra as privatiza-ções do PSDB. Mas privatiza aeroportos e quer entregar os Correios e hospitais universitários.

TOME PARTIDO, FILIE-SE! www.pstu.org.brAv. Nove de Julho, 925, Bela Vista - São Paulo - SP (11) 5581.5776 [email protected] twitter.com/pstu facebook.com/pstu16

CORRUPÇÃO DERRUBA DOIS MINISTROS DE DILMA

Você sabe a situação em que está a educação e a saúde públicas. Falta dinheiro para tudo, as escolas e hos-pitais estão com problemas sérios,

os trabalhadores ganham uma miséria. Na hora da eleição, os grandes partidos

sempre falam que a saúde e educação serão prioridades. Depois se “esquecem”, e tudo fica na mesma, falam que falta di-nheiro e pedem paciência.

Mas, você sabia que quase metade (49,15%) do que você paga de imposto de renda e de taxas vai parar nos bolsos dos banqueiros? Você sabia que metade de tudo o que o governo arrecada no país está

sendo entregue aos banqueiros, para pa-gar a dívida pública? É como se fosse um bolo, e eles já levassem a metade, de cara.

Essa dívida, a externa e a interna, não foi feita pelo povo, mas é a gente que paga, com o nosso di-nheiro. É igual-zinho aqueles empréstimos de agiota: quanto mais se paga, mais se deve.

Mas Lula não disse que tinha pago a dívida externa? Como é que pode então esse dinheiro ir para os ju-ros da dívida?

A verdade é que a dívida nunca foi paga e

agora ela está maior que nunca.O governo diz que não tem dinheiro

para Educação e Saúde, para os salários dos médicos, dos professores... Não tem porque dá para os banqueiros oito vezes

mais do que gasta com Saúde e Educa-ção juntas. Algumas pessoas estão per-dendo sua capaci-dade de indignação. Eu estou indignada.

Por isso, professo-res e estudantes, com ANDES e ANEL à frente, estão propon-do parar de pagar a dívida para destinar imediatamente 10% do PIB para a educa-ção e acabar com o caos no ensino.#dezpocentodopibja

Depois do ministro Palocci, que recebeu R$ 20 milhões em 2010, foi a vez da corrupção tomar conta do Ministério dos Transportes. Sigilo sobre obras da Copa pode aumentar roubalheira.

A corrupção se alimenta da impu-nidade. Raramente um corrupto é fla-grado. Quando acontece, nunca tem de devolver o dinheiro roubado. Palocci, por exemplo, vai ficar com os vinte milhões que “ganhou” em dois meses. Ninguém cobra o dinheiro que Alfredo Nascimento já ganhou com as obras superfaturadas do Ministério dos Transportes.

As CPIS não resolvem nada.E as empresas que corromperam es-

ses políticos? Alguém já viu os bancos e empreiteiras - as maiores corruptores do país - serem punidos?

Agora o governo Dilma quer legali-zar a corrupção, impedindo que sejam controlados os orçamentos das obras da Copa do Mundo. A festa do futebol vai virar a farra da corrupção.

Por isso defendemos a prisão e ex-propriação dos bens tanto de corruptos como de corruptores.

Fala Amanda GurgelProfessora do Rio Grande do Norte

Dinheiro tem... O problema é para onde está indo!

FONTE: Auditoria Cidadã da Dívida

49,15% 2,92%Banqueiros(juros e parcelas das dívidasexterna e interna)

Gastos com Educação

QUASE METADE DO ORÇAMENTO VAI PARA OS BANCOS