boletim da defensoria-geral...boletim da defensoria-geral • nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 •...

26
8 DE FEVEREIRO DE 2018 Boletim da Defensoria-Geral Boletim da Defensoria-Geral 79 Programa Defensoria Sem Fronteiras, em Porto Velho, tem parcipação da DPMG PÁGINA 17 Defensoria Pública firma parceria com o Projeto Banho de Amor PÁGINA 12 Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas PÁGINAS 3-13 Defensora pública é invesda no cargo em solenidade no Gabinete da Defensoria-Geral PÁGINA 16 STF admite Defensorias como amicus curiae em ação direta de inconstucionalidade sobre indulto PÁGINA 19

Upload: others

Post on 11-Mar-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8 DE FEVEREIRO DE 2018

Boletim da Defensoria-GeralBoletim da Defensoria-Geral79

Programa Defensoria Sem Fronteiras, em Porto Velho, tem participação da DPMG

PÁGINA 17

Defensoria Pública firma parceria com o Projeto Banho de Amor

PÁGINA 12

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

PÁGINAS 3-13

Defensora pública é investida no cargo em solenidade no Gabinete da Defensoria-Geral

PÁGINA 16

STF admite Defensorias como amicus curiae em ação direta de inconstitucionalidade sobre indulto

PÁGINA 19

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 2

MENSAGEM DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL, EM EXERCÍCIO

Prezados defensores públicos e servidores,

Importantes fatos para nossa Instituição estão registrados nesta edição do Boletim. No dia 29 de janeiro, inauguramos novas unidades em Pirapora e em Sete Lagoas, em continuidade à política insti-tucional de instalação de sedes custeadas com re-cursos próprios, possibilitando o exercício de nos-sa autonomia e proporcionando melhorias para os assistidos, defensores públicos e servidores.

Acompanhe a participação da DPMG em mais uma edição do programa Defensoria Sem Fron-teiras, realizada entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, e na primeira reunião de 2018 do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), no dia 26. Ambas as atividades acon-teceram em Porto Velho, Rondônia.

Ressalto, ainda, a admissão, pelo Supremo Tribunal Federal, de nossa Defensoria Pública e a de outros estados como amicus curiae em ação direta de inconstitucionalidade contra o decreto de indulto natalino.

No âmbito das atuações, os destaques são o atendimento em mutirão carcerário realiza-do pela unidade da DPMG de Patos de Minas e pela Defensoria Itinerante, em parceria com o Projeto Banho de Amor. Em relação a este, fir-mamos termo de cooperação técnica para de-senvolver atividades conjuntas voltadas para o atendimento de cidadãos hipossuficientes, em especial, pessoas que vivem em situação de rua.

Wagner Geraldo Ramalho Lima Defensor público-geral, em exercício

Na seara das relações interinstitucionais, ressalto a participação na instalação da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; na ceri-mônia de posse do novo superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais; na inauguração de novas instalações de Varas na unidade Raja Ga-baglia do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; na solenidade de outorga da Medalha do Mérito da Defesa Civil; e na inauguração do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), em Araguari.

Outro destaque foi a inclusão do Dia da De-fensoria Pública no calendário oficial de eventos e comemorações do Município de Governador Valadares, que será celebrado anualmente em 19 de maio.

Finalizo esta mensagem realçando e convidan-do para participação nas próximas capacitações que serão promovidas pela Esdep: “Aprender – Capacitação de Estagiários” e o “2º Curso de Qualificação de Defensoras e Defensores Públicos em Saúde Pública”.

Boa leitura!

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 3

continua >>

A inauguração na comarca de Pirapora, em sequência de uma série de cinco na Região Norte do Estado, dá con-tinuidade à política institucional da atual administração da DPMG de instalação de unidades custeadas com re-cursos próprios, possibilitando o exercício de sua autono-mia e melhorias para os assistidos e defensores públicos.

Também prestigiaram a cerimônia o chefe de Ga-binete, Gério Patrocínio Soares; o assessor de Planeja-

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

A Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou novas instalações da Instituição nas comarcas de Pirapora e Sete Lagoas. As solenidades foram realizadas no dia 29.01.2018, respectivamente

pela manhã e à tarde, e contou com a presença da defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, entre outras autoridades.

Descerramento da placa de inauguração da nova unidade em Pirapora

Compuseram o dispositivo de autoridades: a defensora-geral, Christiane Malard; os coordenadores da Regional Norte e Local em Pirapora, Cláudio Fabiano Pimenta e Vanêssa Rodrigues Mello, respectivamente; o vice-prefeito, Orlando Pereira Lima; o diretor do foro, juiz de Direito, Carlos Renato de Oliveira Côrrea; o capitão da Marinha do Brasil, Alessandro Anilton Maia Nonato; o delegado regional da Polícia Civil de Minas Gerais, Diego Casemiro da Silva; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Pira-pora, Maurício Tadeu Machado Vargas; o comandante do 2º pelotão de Bombeiros Militar, ten. Carlito Pereira Filho; a presidente e o vice-presidente da Apac de Pirapora, Kátia Cristiane Santos Castro e José Trajano Porto; e o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso

mento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; os defensores públicos Jessé Luis Gaiotto de Moraes e José Sanches Aranda Neto, em atuação em Pirapora e Patos de Minas, respectivamente; os assessores do Centro de Segurança Institucional da DPMG, sargentos Braga e Sil-va; o advogado José Patrício da Silveira Neto e a media-dora judicial Ana Cristina Alves Silveira.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 4

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Durante seu pronunciamento, a defensora-geral, Christiane Malard, afirmou que a história da DPMG é marcada por superações e afirmações e destacou que, “mesmo com todas as dificuldades financeiras, a impor-tante inauguração da nova sede em Pirapora representa mais um passo na história de consolidação da casa da cidadania mineira, além de avanço institucional marcan-te da nossa gestão e das coordenações regional e local”.Christiane Malard ressaltou as vantagens das novas ins-talações, que “dignificam a atuação dos valorosos pro-fissionais que aqui trabalham e beneficiam os usuários dos nossos serviços”.

Sobre a conquista do novo espaço, a DPG salientou o empenho do coordenador da Regional Norte, Cláu-dio Fabiano Pimenta; da coordenadora Local em Pira-pora, Vanêssa Rodrigues Mello; e do defensor público

José Sanches Aranda Neto, antigo coordenador Local.Aos defensores que atuam na comarca, Vanessa

Mello e Jessé Luis Gaiotto de Moraes, a defensora--geral agradeceu o “empenho diário em manter com tanta dignidade o trabalho da Defensoria Pública”. A DPG agradeceu, ainda, aos servidores que trabalham em Pirapora.

Emocionada, Christiane Malard, lembrou do sonho de transformar a Defensoria Pública de Minas Gerais, especialmente, nas regiões mais carentes do estado, e destacou seu compromisso de estar presente na Região Norte, onde foram inauguradas unidades nas comarcas de Januária, São João da Ponte, Francisco Sá, Janaúba e, agora, Pirapora. A DPG enfatizou que a concretização desse sonho é uma conquista coletiva.

NOVAS INSTALAÇÕESA nova sede em Pirapora possui localização próxima ao Fórum, facilitando o acesso dos cidadãos vulneráveis. As novas instalações incluem recepção, uma sala de conciliação e sala individual de atendimento dos defensores públicos, preservando a privacidade dos assistidos e promovendo acolhimento humanizado.

Defensora pública--geral do Estado, Christiane Malard

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 5

A defensora-geral agradeceu às instituições parceiras da DPMG - Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Governo do Estado de Minas Gerais, Assembleia Legisla-tiva, Tribunal de Justiça, Câmara Municipal, além do Mi-nistério Público, Ordem dos Advogados, e Polícias Militar e Civil. “Apesar dos avanços significativos, todo o nosso trabalho não seria possível sem o estabelecimento de parcerias com instituições de peso do nosso estado”.

“Nossa estrada ainda é longa. A Defensoria mineira está presente em 113 das 296 comarcas do estado. So-mos 652 em 1200 defensores necessários. Apesar das dificuldades, precisamos avançar. As instituições estão em patamares de consolidação diferentes e nos mo-mentos de mais agudas crises é que o cidadão carente mais precisa do braço e do apoio do Defensor Público. Nossa esperança é saber que os Poderes Executivo e Le-gislativo estão atentos e sensíveis à questão”, finalizou a defensora-geral, Christiane Malard.

Representando a prefeita de Pirapora, Marcela de Warmillon, o vice, Orlando Pereira Lima, ressaltou a ca-

rência existente na região e a importância do trabalho da Defensoria Pública. Para o vice-prefeito, “o poder público tem que se fazer presente e dar suporte à po-pulação carente”. Orlando Pereira parabenizou a defen-sora-geral pela coragem e conquista e renovou o apoio da Prefeitura à DPMG.

O coordenador da Regional Norte, Cláudio Fabiano Pimenta, agradeceu e destacou o esforço do colega José Sanches Neto, da defensora-geral e equipe, que “não mediram esforços para materializar esse antigo sonho da Defensoria Pública de Pirapora. Agora, a sede é ade-quada para atender à imensa demanda e possibilita le-var para o nosso assistido um trabalho de mais qualida-de e com maior dignidade”.

Cláudio Fabiano Pimenta salientou o comprometi-mento da defensora-geral, Christiane Malard, “que vem sempre se mostrando coerente, honrando compromis-sos anteriormente assumidos, inclusive, com especial atenção para o Norte de Minas”, afirmou o coordenador.

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Vice-prefeito Orlando Pereira Lima

Coordenador da Regional Norte, Cláudio Fabiano

Pimenta

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 6

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

A coordenadora Local em Pirapora, Vanêssa Rodri-gues Mello, manifestou seu orgulho em integrar a insti-tuição que atende a camada mais carente da população e destacou o avanço e benefícios da nova estrutura.

O defensor público José Sanches Aranda Neto, ex--coordenador Local em Pirapora, ressaltou a importân-cia da nova sede para a comarca, defensores públicos e, principalmente, para os assistidos da DPMG.

José Sanches agradeceu à defensora-geral e ao Gabi-nete, que “entenderam a nossa necessidade e possibili-taram a mudança das instalações”. O defensor ressaltou que a nova estrutura possibilitará o crescimento da uni-dade e a realização de projetos. Destacou, ainda, impor-tantes conquistas recentes da DPMG, como a aprovação

Coordenadora Local em Pirapora, Vanêssa Rodrigues Mello

da lei da área meio, e agradeceu aos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

O diretor do foro de Pirapora, juiz de Direito Carlos Renato de Oliveira Correa, lembrou a realidade anterior da DPMG na comarca, quando a Instituição ocupava uma sala no fórum. Como titular da vara criminal, o juiz destacou que a grande maioria dos processos da área são de assistidos da Defensoria.

Carlos Renato de Oliveira enfatizou a competência técnica e trabalho de excelência realizado pelos defen-sores públicos da comarca, salientando a importância do mesmo para a efetivação da justiça. O juiz parabeni-zou a Instituição pelo avanço e fez votos de crescimento

Defensor público José Sanches Aranda Neto, ex-coordenador Local em Pirapora

Diretor do foro de Pirapora, juiz de Direito Carlos Renato de Oliveira Correa

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 7

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Ge-neroso, ressaltou as condições de trabalho da nova sede, “adequadas para o atendimento à população carente, com a melhor qualidade possível”. Eduar-do Generoso parabenizou a defensora pública-geral, Christiane Malard, pela inauguração, “que representa um avanço”.

O capitão da Marinha do Brasil, Alessandro Anilton Maia Nonato, afirmou sentir-se honrado em “presen-ciar esse marco histórico para Pirapora”. Para o capi-tão, que destacou a humanidade do trabalho realizado

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso

pelos defensores mineiros, “proporcionar acesso à Jus-tiça àqueles que necessitam significa promover equilí-brio e paz social”.

O delegado regional da Polícia Civil de Minas Gerais em Pirapora, Diego Casemiro da Silva, também destacou a importância histórica da inauguração e o “bom traba-lho que a Defensoria Pública tem realizado na comarca, proporcionando acesso à justiça à população, com uma prestação jurisdicional da maior qualidade”, afirmou o delegado.

Defensora-geral acompanhada pelo chefe de Gabinete, assessores, coordenadores, defensores públicos e autoridades presentes

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 8

Veja aqui mais fotos da inauguração em Pirapora

Defensor público Jessé Luis Gaiotto de Moraes; DPG Christia-ne Malard; coordenadora Local em Pirapora, defensora pública Vanessa Mello; e diretor do foro, juiz de Direito Carlos Renato de Oliveira Correa

Advogado José Patrício da

Silveira Neto; DPG Christiane

Malard; e a me-diadora judicial

Ana Cristina Alves Silveira

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Defensora pública-geral

acompanhada pelo vice-

prefeito Orlando

Pereira Lima

Defensores públicos Jessé de Moraes e Vanessa Mello; defensora-geral, Christiane Malard; delegado regional da Polícia Civil, Diego Casemiro; e o capitão da Marinha do Brasil, Alessandro Anilton Maia Nonato

SAIU NA MÍDIA

Site da Prefeitura de Pirapora

Defensora-geral e o vice- prefeito acompanhados pelos representantes da Apac Pirapora: vice-presidente, José Trajano Porto; presiden-te, Kátia Cristiane Santos Castro; e o encarregado Evaldo dos Reis

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 9

Na tarde do dia 29 de janeiro, a Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou novas instalações da Institui-ção na comarca de Sete Lagoas. Esta foi a sétima inau-guração de unidades da DPMG na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Defensoria Pública inaugura nova unidade em Sete LagoasDesde 2015 até o momento, na RMBH, foram inau-

guradas novas instalações da Defensoria Pública nas co-marcas de Contagem, Ribeirão das Neves, Betim, Vespa-siano, Ibirité, Santa Luzia, além de Sete Lagoas.

Descerramento da placa de inauguração da nova unidade em Sete Lagoas

continua >>

Presidida pela defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, a solenidade contou com a presença do chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares; dos assessores da Defensoria-Geral, Rômulo Luis Veloso de Carvalho, Rafael de Freitas Cunha Lins e João Paulo Torres Dias; dos defensores públicos em atuação na comarca, Lincoln Jotha Soares (coordena-dor Local), Gilson Santos Maciel, Danielle Froes Soares e Priscila Cristiani Voltarelli Bozola; do procurador-ge-ral do Município, Lucas Brito, representando o prefeito

Leone Maciel; do diretor do foro de Sete Lagoas, juiz de Direito Carlos Alberto de Faria; do coordenador das promotorias da comarca, promotor de Justiça Paulo César Ferreira da Silva; do promotor de Justiça Rodri-go Couto; do conselheiro seccional da OAB, defensor público aposentado Cilson José da Silva; do secretário--geral adjunto da 46º Subseção da OAB/MG, Adriano Cotta de Barros; do presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso; do sargento Tavares, representando

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 10

o comandante do 4º grupo de artilharia antiaérea de Sete Lagoas, ten. cel. Fábio Ribeiro Gonçalves de Oliveira; do comandante do 25º Batalhão da PMMG, ten. cel. Luiz Faustino Marinho Júnior; do chefe do Departamento de Polícia Civil de Sete Lagoas, Juarez Ferreira da Luz, repre-sentando o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Otacílio Silva Neto; do diretor do Presídio de Sete Lagoas, Edson Alves Peixoto; dos representantes da Faculdade Santo Agostinho, Celso Gonçalves e Álvaro Cruz; do ge-rente do Procon, Jair Ribeiro; da delegada Regional da Polícia Civil de Minas Gerais, Marisa Margareth de Souza Rocha Andrade; dos assessores do Centro de Segurança Institucional da DPMG, sargentos Braga e Silva; além dos gestores Adilma Afonsina Moura e Lúcio Andrade.

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Transformação socialEm seu pronunciamento, a defensora pública-geral,

Christiane Malard, declarou que a importância da De-fensoria Pública na vida de tantos cidadãos vulneráveis e a grandeza da missão constitucional da Instituição se torna mais clara quando se percorre todo o estado de Minas Gerais, como ela e a equipe da Defensoria-Geral têm percorrido nos últimos anos. “A Defensoria Pública tem poder de mudar, como de fato tem mudado, a vida de muitas famílias e de muitas pessoas. Queremos fazer mais e é essa força e convicção de que conseguiremos que move toda a nossa equipe”.

Christiane Malard destacou as melhorias do novo es-paço, que “possui estrutura física e espaços adequados e condizentes com a dignidade da missão que nossos aguerridos defensores aqui desempenham”.

A DPG agradeceu aos defensores que atuam na co-marca, Lincoln Soares, Gilson Santos Maciel, Nívea de Matos Lacerda, Frederico Newman Figueiredo de Araú-jo, Priscila Cristiane Voltarelli Bozola e Danielle Froes Soares dos Santos. “A comarca de Sete Lagoas é estra-tégica e o trabalho que prestam aqui engrandece muito a Defensoria mineira. As conquistas que já obtivemos e aquelas que estão por vir têm relação direta com o bom trabalho e exemplo que vossas excelências produzem no desenvolvimento de suas tarefas diárias”, declarou.

Christiane Malard salientou a importância e impres-cindibilidade para a Defensoria Pública do apoio das ins-tituições parceiras e fez um agradecimento à

Prefeitura, à Câmara Municipal, ao Governo do Esta-do de Minas Gerais, à Assembleia Legislativa, ao Tribu-nal de Justiça, ao Ministério Público, à Ordem dos Advo-gados, e às Polícias Militar e Civil.

“Com criatividade, parcerias estratégicas e muito, muito trabalho, temos conseguido levar alguma espe-rança a tantos cidadãos vulneráveis por todo o estado.

INSTALAÇÕESA nova sede de Sete Lagoas está localizada em prédio com aces-sibilidade, amplo estacionamento com vagas para idosos e pes-soas com deficiência, sala de espera arejada e confortável, sala de reunião, sala para estagiários e servidores. O espaço possui estrutura física e espaços adequados à boa prestação da assis-tência jurídica, integral e gratuita.

Defensora pública-geral de Minas Gerais, Christiane Malard

continua >>

O Hino Nacional foi executado pela banda musical do 4º grupo de artilharia antiaérea do Exército Brasileiro, sob a regência do sargento Tavares

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 11

Vamos juntos continuar fazendo o bem e trabalhando diuturnamente por uma Defensoria Pública mais forte, consolidada, com mais membros e estrutura”, finalizou a defensora-geral.

O coordenador Local da Defensoria Pública na co-marca, defensor público Lincoln Jotha Soares, destacou que a nova sede oferece acolhimento, conforto e dig-nidade aos assistidos da DPMG, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os defensores, servidores e estagiários.

O coordenador discorreu, ainda, sobre alguns aspec-tos sobre o novo perfil institucional da Defensoria Públi-ca, especialmente, os relacionados às Emendas Consti-tucionais 45/2004 e 80/2014, que levaram a instituição para o rol das chamadas instituições constitucionais autônomas, ao lado dos Tribunais de Contas e do Minis-tério Público. “Com isso, a Defensoria Pública ganhou a autonomia necessária ao bem desempenho do seu mis-ter constitucional, afinal é indispensável que tenhamos uma instituição forte para a tutela dos fracos”, afirmou.

Lincoln Jotha citou a cidadania como um dos funda-mentos da República e do estado democrático de direito e destacou a Defensoria Pública como a instituição des-tinada a trabalhar para a proteção e promoção dos di-reitos dos hipossuficientes e vulneráveis e vocacionada a auxiliar os Poderes Públicos na elaboração de planos e métodos tendentes à concretude dos direitos e garan-tias fundamentais dos necessitados.

O coordenador Local agradeceu à defensora-geral, Christiane Malard, “ que, muito bem assessorada pe-los integrantes do Gabinete, encampou a ideia e con-tribuiu efetivamente para que o sonho da nova sede fosse realizado”.

Representando o prefeito de Sete Lagoas, Leone Ma-ciel, o procurador-geral do Município, Lucas Brito, frisou a importância da Defensoria Pública na garantia e na efetivação dos direitos do cidadão. “A Defensoria é um dos grandes atores da conquista de direitos e cidadania da população”, afirmou.

O procurador-geral parabenizou a defensora-geral,

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Coordenador Local, Lincoln Jotha Soares

Procurador-geral do Município, Lucas Brito

continua >>

Christiane Malard, pela conquista da nova sede e agra-deceu aos defensores públicos em atuação em Sete La-goas, “que têm sido grandes parceiros do Município”, finalizou.

Para o presidente da Adep-MG, Eduardo Genero-so, “uma inauguração de unidade da DPMG é sempre motivo de alegria, pois significa melhores condições de trabalho e avanço do ponto de vista estrutural”. Gene-roso afirmou que a Defensoria Pública tem avançado, durante os anos e em pequenos degraus, e parabenizou a defensora-geral e equipe pela conquista.

Presidente da Adep-MG,

Eduardo Generoso

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 12

O conselheiro seccional da OAB, defensor público aposentado Cilson José da Silva, fez um breve retros-pecto histórico da Defensoria Pública em Sete Lagoas, a partir da sua instalação, em 1985. Cilson José repor-tou dificuldades vividas pela Instituição e ressaltou a melhoria proporcionada pela nova sede, que possibi-lita condições adequadas para defensores públicos e assistidos.

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Conselheiro seccional da OAB, defensor público aposentado Cilson José da Silva

Defensora-geral, asses-sores, coordenadores, defensores públicos, servidores e autoridades presentes na solenidade

Coordenador das promotorias da comarca, promotor de Justiça Paulo César Ferreira da Silva; DPG Christiane Malard; diretor do foro de Sete Lagoas, juiz de Direito Carlos Alberto de Faria; e o defensor público Gilson Santos Maciel

Promotor de Justiça Paulo César Ferreira da Silva; coordenador Local, Lincoln Jotha Soares; defensora-geral, Christiane Malard; juiz de Direi-to Carlos Alberto de Faria; e o chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 13

SAIU NA MÍDIA

Defensora-geral acompanhada pela estagiária da comar-ca, Camila Cristina e pelas defensoras Danielle Froes Soa-res dos Santos e Priscila Cristiane Voltarelli Bozola

Christiane Malard e o comandante do 25º Batalhão da PMMG, ten. cel. Luiz Faustino Marinho Júnior

Gestores Adilma Afonsina Moura e Lúcio Andrade acompanhados por estagiárias e antigas servidoras da unidade

Continuação

Defensoria Pública inaugura novas instalações em Pirapora e Sete Lagoas

Defensora-geral e o conselheiro seccio-nal da OAB, defensor público aposentado Cilson José da Silva

Clique aqui para ver a galeria de fotos

A nova sede da Instituição em Sete Lagoas foi divulgada no portal Sete Lagoas Notícias.

Acesse aqui a reportagem

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 14

O termo de cooperação técnica foi assinado no dia 01.02.2018, pela defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, e pelo representante da Associação Banho de Amor e idealizador do projeto, Marcos Luís Rocha Calmon de Passos.

O Projeto Banho de Amor atende pessoas em situa-ção de rua, oferecendo banho, atendimento médico, roupas, alimentação, qualificação profissional e atendi-mento psicossocial, entre outros.

A DPMG já tem participado de edições do projeto, por meio da Defensoria Pública Itinerante. Agora, com a for-malização da parceria, a Instituição atuará também na di-vulgação da iniciativa, na arrecadação de donativos para campanhas promovidas pela Associação, além de auxílio no contato e articulação com a rede de instituições e enti-dades com potencial para viabilizar e aprimorar o desen-volvimento de ações do Projeto Banho de Amor.

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procó-pio Malard, salientou a afinidade de vocações entre a Defensoria Pública e a Associação e destacou que parte da população em situação de rua desconhece a Defen-soria Pública. “A parceria com o projeto possibilita que a DPMG tenha maior acesso a esse público e possa efeti-vamente garantir seu atendimento, seja jurídico, extra-judicial ou em educação em direitos”, afirmou.

Ao falar sobre as atividades realizadas pelo Banho de Amor e relatar características e dificuldades do universo das pessoas em situação de rua, Marcos Luís Rocha Cal-mon mencionou uma frase dita por uma mulher atendi-da e que expressa a condição de vulnerabilidade dessa parcela da população. “O que dói não é só a fome e a solidão. O que dói mesmo é o olhar das pessoas”, citou Marcos Calmon.

Marcos Luís Rocha Calmon ressaltou que “mais do

Defensoria Pública firma parceria com o Projeto Banho de Amor

que o banho em si, o projeto tem o objetivo de elevar a autoestima das pessoas atendidas, estabelecer dignida-de, fazer com que melhorem psicologicamente, se en-tendam como cidadãos e saiam da rua”.

A coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Tífanie Avellar Carvalho, destacou que a Defensoria Pú-blica pode contribuir, também, facilitando a articulação para a identificação civil e obtenção de documentos pessoais, o que é uma das grandes dificuldades das pes-soas em situação de rua.

Para o idealizador do Banho de Amor, a parceria com a Defensoria Pública “é um ganho fabuloso pois propor-ciona apoio jurídico, fazendo com que o projeto fique mais estruturado”.

A assinatura do TCT aconteceu no Gabinete da De-fensoria Pública-Geral e contou também com a presen-ça do chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares; da assessora Institucional, Diana de Lima Prata Camargos; e da assessora Jurídico-Institucional, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) firmou parceria com o Projeto Banho de Amor, com o objetivo de desenvolver atividades conjuntas voltadas para o atendimento de cidadãos

hipossuficientes, em especial, pessoas que vivem em situação de rua.

Chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares; assessora Jurídico-Institucional, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; DPG Christiane Malard; representante da Associação Banho de Amor, Marcos Luís Rocha Calmon de Passos; oordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Tífanie Avellar Carvalho; e assessora Institucional, Diana de Lima Prata Camargos

Defensora-geral, Christiane Malard, e o representante da As-sociação Banho de Amor e idealizador do projeto, Marcos Luís Rocha Calmon de Passos

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 15

No dia 01.02.2018, por ato da defensora pública-ge-ral, Christiane Neves Procópio Malard, foi empossada, no cargo de defensora pública de Classe Inicial, Judite Souto da Silva.

Nos termos da Resolução nº 03/2018, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais de 10 de janeiro de 2018, Judite Souto da Silva foi enquadrada no cargo por opção, em conformidade com o artigo 22 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constitui-ção da República de 1988, a partir de 05 de outubro de 1988, em cumprimento à decisão judicial com trânsito em julgado proferida pelo Supremo Tribunal Federal.

Defensora pública é investida no cargo em solenidade no Gabinete da Defensoria-Geral

A defensora pública-geral leu o Termo de Compro-misso e Investidura no Cargo e deu as boas-vindas a Ju-dite Souto, ressaltando a importância para a Instituição do ingresso de novos defensores.

Também participaram da cerimônia o corregedor--geral, Ricardo Sales Cordeiro; os assessores da Defen-soria-Geral, Maria Valéria Valle da Silveira e João Paulo Torres Dias; o assessor da Corregedoria-Geral, Francisco de Assis de Castro Calcagno; a diretora de Eventos da Adep-MG, Alessandra Pereira Eler, representando a As-sociação; e a superintendente de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional, Carla Carvalho.

Assessor da Corregedoria-Geral, Francisco de Assis de Castro Calcagno; assessor Jurídico-Institucional da Defensoria-Geral, João Paulo Torres Dias; diretora de Eventos da Adep-MG, Alessandra Pereira Eler; defensora-geral, Christiane Neves Procópio Malard; defensora pública empossada, Judite Souto da Silva; superintendente de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional, Carla Carvalho; assessora de Planejamento e Infraestrutura, Maria Valéria Valle da Silveira; e corregedor-geral, Ricardo Sales Cordeiro

Assinatura do Termo de

Compromisso

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 16

O prefeito André Luis Coelho Merlo, de Governa-dor Valadares, sancionou a Lei nº 6.860, de 28 de de-zembro de 2017, publicada no Diário Oficial Eletrônico do município em 29 de dezembro de 2017, que insti-

A defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-cópio Malard, recebeu, em seu gabinete, no dia 30.01.2018, a visita do presidente da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil - Seção Minas Gerais ALB-MG), Helbert Pitorra. Participaram da reunião as assessoras de Planejamento e Infraestrutura, Roberta de Mesquita Ribeiro, e de Projetos, Convênios e Parce-rias, Tifanie Avellar Carvalho.

Defensora-geral recebe visita do presidente da ALB/Seção Minas Gerais

Da esquerda para a direita: A defensora pública, Tifanie Avellar Carvalho; a defensora--geral, Christiane Malard; o presidente da ALB/MG, Helbert Pitorra; e a de-fensora pública Roberta Mesquita

No encontro, foi debatida parceria entre a ALB-MG e a Defensoria Pública, no desenvolvimento de proje-tos destinados a unidades prisionais e Centros Socioe-ducativos, com curso de qualificação em idiomas, vi-sando capacitação dos assistidos, e contribuindo para reintegração, ressocialização e aprimoramento do cumprimento das medidas socioeducativas.

Ações em destaque

A Defensoria Pública de Minas Gerais divulga a Portaria nº 399, de 26 de outubro de 2017, que regu-lamenta o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) no âmbito da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Hu-manos (SNC/MDH).

Portaria regulamenta o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos

Leia aqui a Portaria nº 399/2017

A portaria atende à necessidade de normatizar os procedimentos executados pelo Programa, em obser-vância ao disposto nos Decretos nº 8.724, de 27 de abril de 2016 e nº 6.044, de 12 de fevereiro de 2007.

Leia aqui a cartilha de apresentação do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos

Governador Valadares institui o Dia da Defensoria Pública no municípiotuiu o dia 19 de maio como o Dia da Defensoria Pública no calendário oficial de eventos e comemorações do município.

Clique aqui para ler a Lei.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 17

Integrou atividade, com término em 7 de feverei-ro, a experiente defensora pública Eliane Medeiros, indicada pela defensora pública-geral, Christiane Ne-ves Procópio Malard, para representar Minas Gerais no programa. Eliane Medeiros participou da edição do Defensoria Sem Fronteiras realizada em Natal, Rio Grande do Norte, em março de 2017, quando foram analisados processos criminais de 1010 sentenciados.

Durante a ação foram analisados os processos de cerca de 3,6 mil pessoas presas nas unidades penais Aruanã, Colônia Agrícola Penal (Capep), Casa de Deten-ção José Alves da Silva (Urso Branco), Provisório Femini-no, Vale do Guaporé, Presídio Ênio dos Santos Pinheiros, Presídio 470, Panda, Pandinha e Estadual Feminino.

Da força-tarefa, participaram 44 defensores da União, do Distrito Federal, de Minas Gerais e dos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,

Programa Defensoria Sem Fronteiras, em Porto Velho, tem participação da DPMG

A defensora pública Eliane Medeiros (ao centro)

Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia e Tocantins.

O Defensoria Sem Fronteiras é um programa per-manente do Colégio Nacional de Defensores Públicos--Gerais (Condege), com o apoio das Defensorias Públi-cas da União, do Distrito Federal e dos estados, para atuação em situações emergenciais. Já foi realizado nos Estados do Amazonas, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Roraima.

O programa é uma parceria firmada entre o Colé-gio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege); Mistério da Justiça, por meio do Departamento Peni-tenciário Nacional (Depen); Defensoria Pública da União (DPU); Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) e Associação Nacional de Defensores Públicos Federais (Anadef).

AÇÕES EM DESTAQUE

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participou, em Porto Velho, Rondônia, de mais uma edição do programa Defensoria Sem Fronteiras, instalada no dia 25 de janeiro.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 18

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais em Patos de Minas realizou, nos dias 25 e 26 de janei-ro, mutirão carcerário no presídio local, oportunidade em que foi oferecido atendimento jurídico aos deten-tos, nos três blocos da unidade.

O trabalho conjunto produziu cerca de 50 peças,

AÇÕES EM DESTAQUE

Defensoria Pública em Patos de Minas realiza mutirão em unidade prisional

Os defensores públi-cos Raquel Ivar do Sul e Walner Dias (3ª e 4ª posições, da esquerda para a direita) com estagiários da De-fensoria Pública em Patos de Minas

entre petições judiciais, pedidos administrativos e ofí-cios enviados aos detentos.

Atuaram no mutirão os defensores públicos Suzy Kerley de Lara Lima, Raquel Assunção Ivar do Sul e Walner Dias, em atuação nas áreas de Execução Penal e Criminal.

A Defensoria Pública promoveu, em parceria com o projeto Banho de amor e por meio da Defensoria Iti-nerante, dia 28 de janeiro, atendimento a pessoas em situação de rua. A ação foi realizada na praça Hugo Wer-neck, na região hospitalar da Capital, com prestação de atendimento jurídico e orientação nas áreas de Direitos Humanos, Criminal, Cível e Família, além de educação em direitos com distribuição de cartilhas.

DPMG presta atendimento a pessoas em situação de rua na Capital

O defensor público, Aylton Rodrigues; a servidora Milian Ribeiro; as defen-soras públicas Elisa Schroder, Júnia Roman, Ariane Murta e Irma de Paiva Reis

Participaram da atividade os defensores públicos Aria-ne de Figueiredo Murta, Aylton Rodrigues Magalhães, Eli-sa Schroder Alves César, Irma Luzia de Paiva Reis, Júnia Roman Carvalho e a assistente social Milian Ribeiro Scos.

O Projeto Banho de Amor atende pessoas em situa-ção de rua, oferecendo banho, atendimento médico, roupas e alimentação, qualificação profissional e aten-dimento psicossocial, dentre outros.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 19

continua >>

O Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu a pedi-do de admissão na ADI n° 5.874/DF, na qualidade de amicus curiae, do Grupo de Atuação Estratégica da Defensoria Pública nos Tribunais Superiores – GAETS, que reúne as Defensorias com escritório de atuação em Brasília/DF. Assinaram o documento os represen-tantes das Defensorias Públicas dos Estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Na decisão, o juízo considera a representatividade dos postulan-tes, pertinência temática e abrangência como deter-minantes para o deferimento, além da urgência da matéria e da tensão que a suspensão do indulto gera sobre o sistema penitenciário.

As Defensorias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, que também integram o GAETS, foram admitidas como amicus curiae de forma independente, por terem se manifestado ainda durante o recesso. Em seu pedido, a DPMG ressaltou que "a decisão na ADI repercutirá na liberdade e na vida de milhares de brasileiros, com os quais o Estado brasileiro tem o compromisso de tra-balhar pela integração social" e que "a hipossuficiên-cia econômica e financeira dos recolhidos ao cárcere é

STF admite Defensorias como amicus curiae em ação direta de inconstitucionalidade sobre indulto

fato notório, o que coloca sobre os ombros da Defen-soria Pública estadual a pesada responsabilidade de promover a defesa dos seus direitos".

Entenda o casoNo mês de dezembro do ano passado o presi-

dente da República Michel Temer editou decreto abrandando os critérios para a concessão do indulto de Natal, que proporciona o perdão total ou parcial da pena a condenados por determinados crimes. O ato gerou polêmicas, principalmente por, suposta-mente, facilitar a extinção da pena a condenados por corrupção.

A Procuradoria-Geral da República propôs ADI questionando parte dos dispositivos do decreto e re-querendo sua suspensão liminar, o que foi deferido, durante o recesso forense, pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Após o recesso, o relator da ADI, ministro Roberto Barroso, manteve a decisão de Cármen Lúcia e admi-tiu as Defensorias como amicus curiae. Segundo o Es-tadão/Broadcast Político a questão pode ser pautada ainda no mês que vem.

AÇÕES EM DESTAQUE

Eventos

O chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares, repre-sentou a defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-cópio Malard, no dia 26.01.2018, na primeira reunião de 2018 do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), em Porto Velho, Rondônia.

O encontro contou com defensores e subdefensores gerais de 13 Estados do Brasil e com a visita do chefe da Casa Civil do Estado de Rondônia, Emerson da Silva Cas-tro; do corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Rondô-nia, juiz José Riberio da Luz; do vice-presidente da Asso-ciação de Defensores Públicos de Rondônia – AMDEPRO, Gilberto Leite Campelo; e da juíza Ana Valéria Zipparo.

Na reunião, o colegiado debateu questões que esta-

DPMG participa da primeira reunião do Condege em 2018, em Rondônia

rão em pauta em 2018, como as reformas previdenciá-ria e trabalhista, além da atuação legislativa junto a par-lamentares federais e senadores e do posicionamento da Defensoria Pública em relação a diversas propostas de emenda Constitucional e projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional.

O Condege também debateu sobre a criação do Con-selho Nacional da Defensoria Pública – CNDP e decidiu que, após reunião que será marcada com as associações de defensores públicos e a Defensoria Pública da União – DPU, será feito agendamento com o Governo Federal para a viabilização do projeto.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 20

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procó-pio Malard, foi representada pelo coordenador Local de Araguari, Augusto Luiz Fernandes de Matos Oliveira, na solenidade de inauguração do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na comarca, no dia 29 de janeiro, no Fórum Doutor Osvaldo Pierucetti.

Sistema que informatiza os processos de execução

O chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares (4ª posição da direita para a esquerda)

EVENTOS | Continuação

DPMG participa da primeira reunião do Condege em 2018, em Rondônia

Além disso, os defensores públicos gerais aprovaram a nota técnica da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, do Condege, onde havia propositura, por meio do projeto de lei 5.740/2016, de uma Política Nacional para a População em Situação de Rua. A nota afirma que o instrumento é essencial para guiar a atua-ção e preencher as lacunas da administração pública no atendimento e garantia de direitos desta população.

Também foi aprovada a atuação da Defensoria Públi-

ca no projeto "Mulheres Livres", do Ministério da Justi-ça. O Departamento Penitenciário Nacional, através da comissão de Execução Penal, solicitou o apoio do cole-giado nesse projeto para a elaboração de planejamento específico visando a prestação de assistência jurídica a mulheres custodiadas nas unidades da Federação, a re-dução da população carcerária feminina e a sua inser-ção no mercado de trabalho.

Com informações do Condege

Defensoria Pública participa da inauguração do SEEU em Araguari

penal, o SEEU elimina os autos físicos e automatiza tare-fas como o cálculo da pena e a emissão de alertas para notificar que o sentenciado já tem direito a benefícios como comutação de pena, livramento condicional, in-dulto e progressão de regime. O controle do abatimen-to de dias da pena por meio de trabalho e estudo, por exemplo, fica mais preciso e ágil. É possível, além disso, gerar relatórios e analisar o acervo processual.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 21

A defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo coor-denador Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araújo, na solenidade de posse no novo superinten-dente Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, no dia 30 de janeiro, no auditório da Ordem dos Ad-vogados do Brasil. Assumiu o cargo o delegado Ro-drigo de Melo Teixeira, em substituição a Robinson Fuchs Brasilino.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes; do procu-rador-geral de Justiça, Sérgio Tonet e do secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, entre ou-tras autoridades.

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procó-pio Malard, foi representada pela assessora Institucio-nal, Diana de Lima Prata Camargos, na Reunião Solene de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para instalação da 4ª Sessão Legislativa Ordiná-ria da 18ª Legislatura, na quinta-feira, dia 1º. A soleni-dade marcou o início dos trabalhos parlamentares este ano. Também presente a assessora Jurídico-Institucio-

EVENTOS

DPMG participa da cerimônia de posse do novo superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais

O defensor público Fernando Camargos e o delegado Rodrigo Teixeira

Defensoria Pública presente na instalação da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura

A defensora pública Diana de Lima Prata Camargos (2ª posição da esquerda para a direita) compõe a mesa de autoridades

nal Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.Participaram do evento o presidente da Assem-

bleia, deputado Adalclever Lopes, deputados esta-duais e federais, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas, Herbert José Almeida Carneiro, entre outras autoridades.

FOTO: RENATA CALDEIRA/TJMG

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 22

O chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares, repre-sentou a defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-cópio Malard, na cerimônia de entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil, no dia 1º de fevereiro, no Palácio da Liberdade.

O governador Fernando Pimentel presidiu a sole-nidade, que agraciou 77 personalidades e instituições, que tenham prestado relevantes serviços às comunida-des mineiras para minimizar as consequências danosas das calamidades. Entre os homenageados neste ano es-tão militares e civis que ajudaram nos trabalhos de res-gate e socorro médico na tragédia de Janaúba, ocorrida em outubro do ano passado.

O governador parabenizou os agraciados e lembrou que a medalha valoriza mineiros e mineiras que arrisca-ram a própria segurança em prol da comunidade.

Ainda durante o evento foi lançado o aplicativo SIP-

O deputado Adalclever Lopes disse em entrevista que “a ALMG tem demonstrado harmonia entre os par-lamentares em prol de Minas Gerais e espera-se que, em 2018, esse entendimento coletivo seja mantido. A Assembleia tem obrigação de ajudar o Estado, inde-pendente de ser ou não parceira na questão partidária. Aqui, todos os partidos tiveram um papel fundamental no ano passado."

Representando o governador Fernando Pimentel, Odair Cunha também elogiou, em entrevista à impren-

EVENTOS | Continuação

Defensoria Pública presente na instalação da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura

sa, a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo e destacou a importância da apreciação, pela ALMG, dos vetos pendentes.

Cada sessão legislativa corresponde a um ano e a legislatura é o período de quatro anos para o qual os deputados são eleitos. A 4ª Sessão Legislativa é a última da 18ª Legislatura, que se encerra no dia 31/1/19. Em 1° de fevereiro de 2019, acontece a posse dos novos parla-mentares que serão eleitos em 2018

Com informações da ALMG

DPMG participa da cerimônia de entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil

O chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares (3ª posição da esquerda para a direita)

DEC-MG (Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais), disponível para download nas plata-formas Android (Google Play) e iOS (App Store), que irá emitir para os cidadãos alertas de tempestades, desliza-mentos de terra, rompimento de barragens, entre ou-tros, no estado. Por meio do mecanismo, também serão divulgadas ações de mobilização para ajudar quem mais precisa e campanhas de arrecadação e distribuição de itens para regiões afetadas por desastres.

O objetivo do novo recurso é fortalecer as redes de assistência social e integrar ainda mais o Sistema Esta-dual de Proteção e Defesa Civil em toda Minas Gerais. Os avisos meteorológicos e os alertas serão enviados pelas equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que monitoram 24 horas por dia as situações de risco em todas as regiões do estado.

Com informações da Agência Minas

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 23

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procó-pio Malard, foi representada pelo chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares, no dia 06.01.2018, na soleni-dade de inauguração das novas instalações das Varas Cíveis, de Fazenda Pública, Empresariais e de Feitos Tributários do Fórum Lafayette na Unidade Raja Ga-baglia do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na capital.

Em seu pronunciamento, o presidente do TJMG,

Defensoria Pública participa da inauguração de novas instalações de Varas na unidade Raja Gabaglia do TJMG

EVENTOS

Herbert Carneiro, afirmou que o deslocamento des-tas varas para a unidade Raja Gabaglia é resultado do cumprimento do cronograma de obras e mudanças definido no Planejamento Estratégico do Tribunal. Destacou, ainda, a economia que a transferência está trazendo. Citou, como exemplo, a redução de gastos gerada com a entrega do imóvel que abrigava Varas de Fazenda Municipal e Feitos Tributários do Estado, na Avenida Afonso Pena.

O chefe de Gabinete da DPMG, Gério Patrocínio Soares (1ª posição, à direita, compõe o dispositivo de autoridades)

Convites

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 24

CONVITES

Parceria do Serviço Social Autônomo Servas e da Droga-ria Araújo, o objetivo da cam-panha é atender demandas de creches, pastorais, mater-nidades e outras instituições de assistência a crianças em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte, re-gião metropolitana e interior de Minas Gerais.

Realização:

SUGESTÃO DE DOAÇÕES

É recomendado que os objetos estejam amarrados em sacos plásticos para evitar a deterioração.

• Bijuterias• Linhas• Agulhas• Retalhos de tecidos • Miçangas, para restauração e confecção de novas peças

Apoio:

O projeto “Para Elas - Por Elas, Por Eles, Por Nós”, coordenado pela prof. Elza (curso “Defensoras Populares”) na UFMG, está arrecadando bijuterias para que sejam reaproveitadas em oficinas de restauração, formadas por mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Data: Recebimento até dia 28 de fevereiro às 17 horas

Locais: • ASCOM: Rua Guajajaras, 1707, 8° andar – Barro Preto – BH/ MG

• CooProC: Rua Bernardo Guimarães, 2731 (entrada pela Araguari) Sto. Agostinho – BH/ MG

DOE SUAS BIJUTERIAS

A Defensoria Pública de Minas Gerais apoia a campanha Chá de Fraldas

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro de 2018 • 25

CONVITES

2º Curso de Qualificação deDefensoras e Defensores Públicos em Saúde Pública

Local: Auditório DPMG Rua dos Guajajaras, 1707, 2° andar – Barro Preto Belo Horizonte/MG

Dias: 22 e 23 de fevereiro

ESDEPESCOLA SUPERIOR DEFENSORIA PÚBLICA DE MINAS GERAIS

Realização:

Comissão Especial da Saúde

PROGRAMAÇÃO

Palestrante: Dr. Gilmar de Assis, promotor de Justiça e Coorde-nador do CAO – Saúde do MPMG

Debatedor: Dr. Rodrigo Delage, defensor público de Minas Gerais, titular da Especializada de Saúde de BH

Palestrante: Dr. Augusto Guerra, Professor da Escola de Farmá-cia da UFMG

Debatedor: Dr. Bruno Barcala, defensor público de Minas Gerais, coordenador da Especializada da Saúde de BH

14h – Sala de Situação em Saúde – ferramenta para atuação no Direito à Saúde

16h – Coffee break

16h30 – Política de medicamentos

9h – Judicialização da saúde e subfinanciamento do SUSPalestrante: Dra. Thaísa Guerreiro de Souza, defensora pública do RJ, integra o Núcleo de Saúde Pública do RJ

Debatedor: Dr. Arthur Luiz Pádua Marques, defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde de TO

12h – Almoço

14h – STF e CNJ - Jurisprudência e política judiciária na definição dos rumos da Judicialização da Saúde

Palestrante: Dr. Ramiro Nóbrega Santana, defensor público do DF, membro do Fórum Nacional de Saúde do CNJ

Debatedor: Dr. Daniel Firmato, defensor público de Minas Gerais e coordenador da Especializada do Consumidor de BH

16h – Coffee break

16h30 – Exposição das práticas desenvolvidas por Defensoras e Defensores Públicos com atuação na área da Saúde Pública em Minas Gerais

Palestrantes: Dra Fernanda Saraiva, Dr. Rodrigo Delage, Dr. Carlos Magno e Dr. Bruno Barcala, defensores públicos de Minas Gerais

18h – Entrega dos certificados | Encerramento

Dia 22 de fevereiro Dia 23 de fevereiro

Inscrições pelo site: www.esdep.mg.def.br

10h30 – Coffee break

11h – Macro e Micro Justiças nas demandas de saúdePalestrante: Dr. Renato Dresch, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Debatedor: Dr. Ramiro Nóbrega Santana, defensor público do DF, membro do Fórum Nacional de Saúde do CNJ

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 79 • 8 de fevereiro 2018 • 26

BOLETIM DA DEFENSORIA-GERAL. Produção: Assessoria Institucional. Apoio: Assessoria de Comunicação e Cerimonial. Diagramação: CoVisual/Ascom

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAISSede I: Rua Guajajaras, 1.707 – Barro Preto, BH, MG

www.defensoria.mg.def.br

ESDEPESCOLA SUPERIOR DEFENSORIA PÚBLICA DE MINAS GERAIS

Realização:

Vagas limitadasInformações: [email protected]ções: www.escolasuperior.mg.def.br

Rua Araguari, 511, 12º andarBarro Preto, Belo Horizonte - MG

Com direito aCERTIFICADO

Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário da

Defensoria Pública de Minas Gerais

Defensoria Pública como instrumento de promoção

Alimentos

Casamento e Divórcio

Métodos adequados de solução de conflitos

Guarda e visita

Sucessões

Prisão, liberdade e audiência de custódia

Recursos e ações autônomas de impugnação

Crimes contra o patrimônio e contra a vida

Execução penal

Legislação penal especial

Petição inicial e Defesas processuais

Posse, propriedade e contratos

Consumidor e Saúde

Ações incidentais e recursos

Responsabilidade civil e execução

Direitos Humanos

Infância e Juventude

Processos coletivos

Violência doméstica

Aulas:De 19 de fevereiro a 9 de julho

Segundas-feiras

De 14h às 17horas

3 horas/aula

Total: 57 horas

Inscrições até o dia 16 fevereiro

Cronograma em breve

TEMAS

dos Direitos Humanos

Capacitação de EstagiáriosAprender

da Defensoria Pública de Minas Gerais

CONVITES