pch pirapora • relatório

20
relatório PLANO DE COMUNICAÇÃO: PIRAPORA DO BOM JESUS

Upload: comunicaacoes

Post on 23-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Plano de Comunicação do empreendimento de Pirapora do Bom Jesus.

TRANSCRIPT

Page 1: PCH Pirapora • Relatório

relatório

PLA

NO

DE

CO

MU

NICA

ÇÃ

O:

PIR

AP

OR

A D

O B

OM

JESUS

CO

MU

NICA

ÇÃ

O:

CO

MU

NICA

ÇÃ

O:

CO

MU

NICA

ÇÃ

O:

CO

MU

NICA

ÇÃ

O:

Page 2: PCH Pirapora • Relatório

pch pirapora

Page 3: PCH Pirapora • Relatório

A PCH Pirapora é um empreendimento de pequeno porte que, devido a algumas características especiais, apresentará um baixo impacto sócio-econômico e ambiental. No entanto, como toda obra, representa fonte de expectativas e gera dúvidas entre a população da região. Assim, um plano de comunicação estruturado leva informação precisa e atual a essa população, eliminando suas dúvidas e reduzindo suas ansiedades por apresentar o empreendimento de forma clara, indicando os impactos por ele causados e os benefícios que esse empreendimento trará na região.

O planejamento de Comunicação está focado a partir da análise minuciosa de todos os aspectos que envolvem a empresa: os ambientes interno e externo; o relacionamento da organização com seus funcionários, comunidade local e imprensa; do estudo de imagem e da percepção e impacto que o empreendimento possui; além da pesquisa de mercado e análise de tendências. A partir desses dados é realizado um diagnóstico com os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças a respeito da comunicação e ações da empresa. Assim, elaboramos um planejamento capaz de suprir as necessidades e defasagens da empresa perante ao público, bem como para reforçar suas ações positivas.

Algumas necessidades no processo de aplicação surgiram no decorrer do processo, sendo necessárias alterações nas atividades programadas, para o atendimento destas.

Como objetivo geral precisamos estabelecer meios de interação entre o empreendedor e a comunidade local, articulação e participação de forma a garantir a população da região - sob influência do empreendimento, um fluxo adequado de informações que permita a essa população conhecer os benefícios gerados pelo empreendimento em suas diversas fases, sanar dúvidas, acompanhar o processo de implantação. Busca também, estabelecer elos de ligação entre o empreendedor e as comunidades impactadas direta e indiretamente, com conversas para reduzir possíveis conflitos e problemas que foram encontrados no início das operações no final de 2012, relacionados à implantação.

DIRETRIZES INFORMADAS PELA S.A. PAULISTA E PELA EMAE

• Construir uma imagem positiva do empreendimento;• Buscar a integração entre empreendedor e comunidade local;• Possibilitar participação das comunidades afetadas direta e indiretamente em todas as fases do empreendimento;• Criar canais de comunicação entre sociedade e empreendedor com o objetivo de esclarecer, orientar, dirimir dúvidas da população da região sobre o empreendimento.

Para esta primeira abordagem na comunicação, o foco foi no treinamento junto aos funcionários do empreendimento como forma de orientar, criar mecânimos e conceitos de abordagem e informá-los acerca do empreendimento em si, seus impactos etc, como forma de estes conhecerem a importância de suas atividades, despertando sua preocupação e senso de responsabilidade com temas como meio-ambiente, segurança no trabalho e das pessoas entre outros. Também é importante a criação de meios de interação desses empregados com o empreendedor a fim de conhecer suas necessidades, esclarecer suas dúvidas e acolher suas sugestões.

pch piraporapch pirapora

Page 4: PCH Pirapora • Relatório

Início oficial dos trabalhos aconteceu em meados de outubro de 2012, com a visita do Senhor Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin. Foi criada uma estrutura para receber a coletiva de imprensa. Neste dia o Senhor Governados visitou as instalações, conheceu o projeto in loco para chancelar a parceria entre as empresas para executar o empreendimento.

Os trabalhos neste período estavam em processo incial e a abordagem foi de preparação do espaço, orientação aos profissionais, dando prioridade para a mão de obra local capacitada. Foi feito através de uma divulgação local um processo de seleção para suprir as demandas bases da obra: estágiários de engenharia, operários (nível básico e médio) e serviços de manunteção. Neste processo, característico da S.A. Paulista, conseguimos ter aproximação com a população. abertura

Page 5: PCH Pirapora • Relatório
Page 6: PCH Pirapora • Relatório
Page 7: PCH Pirapora • Relatório

CONTRAPARTIDAS SOCIAIS

Respeitando o Plano de Comunicação elaborado pela EMAE, desenvolvemos estratégia de implantação: o primeiro passo é a instalação de uma área de recreação ao ar livre - dedicada especialmente às crianças e pré-adolescentes. O Parquinho como é chamado foi planejados para o entretenimento de crianças e estimular a atividade física entre crianças.

Possui alguns brinquedos simples como gangorra, balanço, escorregadores, chapéu mexicano e é construído na areia para minimizar o impacto com o solo. Acabou tornando referência na comunidade, nas atividades de lazer.

SOBRE A QUESTÃO DA SEGURANÇA

Como um parquinho geralmente não é um local 100% seguro para as crianças, especialmente se estas estão sem a supervisão de um adultos. As regras de segurança, especialmente quandos os aparelhos usados pelas crianças oferecem risco de queda para elas, respeitamos os seguintes ítens:

• Aparelhos de recreação infantil como escorregadores, balanços, gangorras e outros aparelhos onde o risco de queda existe, não podem ser construídos em superfícies duras como concreto ou cimento e por isso foi construída sobre um terreno macio de areia.

• Foi considerado também a importância da ausência total de materiais cortantes.

contrapartidas

Page 8: PCH Pirapora • Relatório

comunidade

PRIMEIRA RELAÇÕES COM A COMUNIDADE

No início das obras, quando os primeiros caminhões começaram a circular, ainda não tínhamos criado o posto administrativo, com portaria e estacionamento, tivemos um problema de abordagem e comunicação com a comunidade local, localizada a poucos metro da entrada sul (lado esquerdo da margem do Rio). Foram criadas barreiras para impedir o trânsito dos caminhões.

Um representante da comunidade, considerado o líder deles chamado de Sr. Jaci foi localizado para uma reunião amigável de esclarecimentos. Foi disponibilizado um funcionário treinado da S.A. Paulista parafalar nesta reunião, explicando o motivo de todo aquele trânsito de caminhões e o funcionamento da obra, sempre focado nas vantagens que a obra taria para a região, principalmente para a cidade de Pirapora do Bom Jesus. Observou que eles possuem um desgaste como setor público local e que o trânsito de veículos leves e pesados acabava criando erosões no asfalto e ainda, que a preocupação era com as crianças pequenas que brincavam livremente com o risco de serem atropleadas.

Reunião feita para uma conversa amigável sobre a passagem dos

caminhões e a chegada do projeto de impantaçnao da obra.

Page 9: PCH Pirapora • Relatório

comunidade Casa do líder da comunidade. Senhor Jaci.

Page 10: PCH Pirapora • Relatório

tapa

Page 11: PCH Pirapora • Relatório

OPERAÇÃO: TAPA BURACOS

A solução que conseguimos chegar para este caso foi um disponibilizar alguns funcionários para criar Tapas Buracos para dimunuir o nível de fendas que eram grande no perímetro da comunidade e conscientizar os motiristas dos caminhões e dos carros de passeio, funcionários da obra, que durante o trajeto, próximo a comunidade, eles precisaríam andar no máximo a 40 quilometros por hora.

buracos

Reativação da Horta Popular da cidade de Pirapora do Bom JesusOperação Tapa Buraco acordada com a comunidade local devido a problema na Implatação.

Page 12: PCH Pirapora • Relatório

ABORDAGEM INICIAL

Meios de interação com os funcionários do empreendimento e a S.A. Paulista através de palestras motivacionais, treinamento qualificados entre outras ações, a fim de conhecer suas necessidades, esclarecer suas dúvidas e acolher suas sugestões como descritos nas diretrizes e no Plano de Comunicação.

Este programa com os funcionários visa minizar os ruídos na comunicação, sendo trabalhadores escolhidos na cidade ou redondezas ou não, abastecê-los de informações sobre o plano de trabalho da obra, quais os aspectos positivos que a obra vai trazer para a região e conduzi-los ao trabalho de emergência ou desastres, como rota de fuga, brigadistas, segurança no trabalho, contenção de acidêntes, entre outros.

Principais ações realizadas neste primeiro trimestre:

a. Realização de palestras informativas com vistas a sensibilização dos trabalhadores sobre o projeto, aspectos de segurança e saúde, sobre os impactos ambientais e as medidas de mitigação, entre outros, bem como de respeito aos diferentes grupos sociais envolvidos no processo;

b. Criação de meios de divulgação interna, principalmente através de quadros de avisos.

treinamento

Treinamento do CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acindetes.

Rota de fuga e evacuação da área afetada.

Page 13: PCH Pirapora • Relatório

treinamento

Brigada de Incêndio realizados no canteiro de obras.

Atividade de Segurança no Trabalho.

Page 14: PCH Pirapora • Relatório
Page 15: PCH Pirapora • Relatório

Vista Geral do Empreendimento com a Cidade de Pirapora do Bom Jesus

Page 16: PCH Pirapora • Relatório
Page 17: PCH Pirapora • Relatório

PRÓXIMOS PASSOS

O Plano de Comunicação está na finalização das estratégias e levantamento das informações adquiridas durantes estes 3 meses de trabalho.

Contudo, visando uma abordagem clara e direta para a região estamos criando a programação visual que consiste:

Finalização do Planejamento

• Impresso informativo do empreendimento• Sessão de fotos realizadas com um fotografo profissional para termos todos os estágios importantes da obra.• Levamento do calendário da obra para as principais intervenções no ritmo da cidade e a criação da dinâmica de informação para a população.• Pesquisa de profissionaise atividade culturais para a Semana do Meio Ambiente que possam oferecer a população uma informação objetiva de uma forma lúdica.

Implantação do Plano de Comunicação

Início da Implantação e desenvolvimento com a aprovação dos departamentos responsáveis das empresas, para execução e monitoramento do cronograma e serviços.

atualmente

Page 18: PCH Pirapora • Relatório

Treinamentos de controle de vazamento de óleo realizados no canteiro de obras.

Page 19: PCH Pirapora • Relatório
Page 20: PCH Pirapora • Relatório

relatório

PLA

NO

DE

CO

MU

NICA

ÇÃ

O:

PIR

AP

OR

A D

O B

OM

JESUS