boletim da defensoria-geral - defensoria pública de minas ... · implantação de modelo de...

27
25 DE AGOSTO DE 2016 Boletim da Defensoria-Geral Boletim da Defensoria-Geral 42 Defensoria-Geral reúne-se com secretário de Estado de Defesa Social PÁGINA 3 A defensora pública-geral, Chrisane Neves Procópio Malard, acompanhada pelo coordenador Regional da área Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araújo, e pelo assessor Instucional, defensor público Nikolas S. Macedo Katopodis, reuniu-se, no dia 24 de agosto, com o secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes, e com o subsecretário de Administração Prisional, José Otávio Cançado Monteiro. Assessor Instucional, Nikolas Katopodis; secretário de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes; defensora-geral, Chrisane Malard; subsecretário de Administração Prisional, José Otávio Cançado Monteiro; e o coordenador Regional da área Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araújo Além da visita de cortesia, a defensora públi- ca-geral tratou das ações realizadas pela Defen- soria Pública no sistema prisional mineiro. Segun- do a DPG, a Defensoria Pública possui papel de protagonista nas ações ligadas ao sistema prisio- nal, especialmente por garanr a estabilidade do sistema e o atendimento à população carcerária. Foram discudas ações conjuntas entre a Defen- soria Pública e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), com a finalidade de garanr o aten- dimento da população carcerária, bem como a obtenção dos benecios.

Upload: ngothu

Post on 18-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

25 DE AGOSTO DE 2016

Boletim da Defensoria-GeralBoletim da Defensoria-Geral42

Defensoria-Geral reúne-se com secretário de Estado de Defesa Social

PÁGINA 3

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, acompanhada pelo coordenador Regional da área Criminal da Capital, Fernando Luis

Camargos Araújo, e pelo assessor Institucional, defensor público Nikolas S. Macedo Katopodis, reuniu-se, no dia 24 de agosto, com o secretário

de Estado de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes, e com o subsecretário de Administração Prisional, José Otávio Cançado Monteiro.

Assessor Institucional, Nikolas Katopodis; secretário de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes; defensora-geral, Christiane Malard; subsecretário de Administração Prisional, José Otávio Cançado Monteiro; e o coordenador Regional da área Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araújo

Além da visita de cortesia, a defensora públi-ca-geral tratou das ações realizadas pela Defen-soria Pública no sistema prisional mineiro. Segun-do a DPG, a Defensoria Pública possui papel de protagonista nas ações ligadas ao sistema prisio-nal, especialmente por garantir a estabilidade do

sistema e o atendimento à população carcerária. Foram discutidas ações conjuntas entre a Defen-soria Pública e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), com a finalidade de garantir o aten-dimento da população carcerária, bem como a obtenção dos benefícios.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 2

MENSAGEM DA DEFENSORA PÚBLICA-GERAL

Caros amigos e colegas defensores públicos e servidores,

Esta edição do Boletim traz o registro de impor-tantes interlocuções para nossa Instituição. No dia 24, reuni-me com o secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes, e com o subsecretário de Administração Prisional, José Otávio Cançado Montei-ro. Na ocasião, em que tratamos das ações realizadas pela Defensoria Pública no sistema prisional mineiro, enfatizei o papel de protagonista da DPMG nas ações ligadas ao sistema prisional e pontuei a necessidade de ações estratégicas conjuntas com as demais instituições – Seds, Suapi, TJMG e MPMG.

Ressalto também, a visita realizada à Defensoria--Geral de São Paulo. Com a finalidade de subsidiar a implantação de modelo de atuação estratégica em Mi-nas Gerais, inteirei-me sobre o modelo adotado pela DPE/SP quanto ao provimento dos núcleos de atuação e da representação paulista em Brasília. Ainda na oportu-nidade, em continuidade à discussão sobre a situação dos dativos em Minas Gerais, conheci os detalhes do convênio firmado pela Defensoria paulista com a OAB/SP, especial-mente, as questões técnicas que envolvem o modelo de assistência suplementar.

Ainda no âmbito institucional, em especial, no que tange à valorização dos defensores públicos, des-taco a publicação, em 20 de agosto, da Resolução nº 136/2016, que dispõe sobre a oferta de vagas para promoção de membros da carreira. Ressalto, também, reunião de trabalho com a diretoria da Adep-MG rea-lizada com o objetivo de discutir os projetos de Lei Complementar – PLC 51/16 e PLC 54/16 – de minha iniciativa, que se encontram em tramitação na Assem-bleia Legislativa, e questões relativas ao orçamento da Defensoria Pública para o exercício de 2017. Reitero as palavras que proferi na solenidade de posse deste mandato: “a caminhada nestes últimos dois anos, nos fez crer que nossos maiores sonhos, nossos objetivos comuns somente serão atingidos com união”.

Na seara das relações interinstitucionais, ressalto a participação da Defensoria Pública em solenidade de homenagem do TJMG a magistrados aposentados e na cerimônia de entrega da Comenda Ambiental e do Diploma de Sãolourenciano Ausente; além das conde-corações: em Contagem, à defensora pública, Gleice Kelly Soares, que foi homenageada pela Polícia Militar de Minas Gerais, e, em Betim, onde o defensor público, Luis Renato Arêas Pinheiro, foi agraciado com o Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBT.

Christiane Neves Procópio Malard Defensora pública-geral

Outro destaque desta quinzena foram as importan-tes capacitações promovidas pela CCap. Confira as ma-térias sobre o curso “Audiências de Custódia – Teoria e Prática” e a palestra “Curatela – A Lei Brasileira de Inclu-são da Pessoa com Deficiência e o CPC/2015”.

Acompanhe, ainda, notícias de atuações de colegas defensores públicos, como as recomendações, à Polícia Militar, em São Lourenço, e, à Suapi, em Araxá. Em Juiz de Fora, a Defensoria Pública esteve no local do aciden-te causado por explosão de uma fábrica da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), realizando visita, tan-to à empresa, quanto à população que sofreu prejuízos, para acompanhar as devidas providências e prestar es-clarecimentos. Confira a participação de defensores de Minas no VII Congresso Internacional da AIDEF e em audiência pública do Conselho Nacional de Política Cri-minal e Penitenciária (CNPCP), sobre o indulto de 2016.

Este Boletim também traz o registro de edições dos projetos “Sala de Espera” e “Escutatória”, visitas ao ga-binete e participações na mídia.

Finalizo minha mensagem convidando a todos os de-fensores e servidores públicos a participarem da elabo-ração do Planejamento Estratégico da nossa Instituição, por meio de entrevista ou resposta a questionário junto à Fundação João Pinheiro. Os interessados deverão en-viar e-mail, até o dia 31/08, para [email protected]. Participe! Vamos construir juntos a Defensoria Pública que queremos!

Um abraço e boa leitura a todos!

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 3

Continuação da CAPA

Esfera das ações conjuntas

No encontro realizado na Cidade Administrativa, a defensora-geral, Christiane Malard, registrou a ne-cessidade de que a DPMG, a Seds, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), o Tribunal de Jus-tiça de Minas Gerais (TJMG) e o Ministério Público (MPMG) estejam interligados, no âmbito das ações estratégicas, de modo a garantir a efetividade das medidas implementadas, no contexto de cada um dos poderes e instituições públicas.

O secretário de Defesa Social, Sérgio Barboza Me-nezes, pontuou que a partir da próxima semana estará concluída a implantação da Secretaria de Administra-ção Prisional, resultado da última reforma administra-

tiva. Nesse contexto, o subsecretário de Administração Prisional, José Otávio Cançado Monteiro, pontuou a importância da Defensoria Pública nas ações de Estado junto ao sistema prisional e afirmou que espera poder contar com a parceria da Instituição, especialmente após o desmembramento da Seds.

Na mesma oportunidade, foram discutidas ques-tões emergenciais ligadas às unidades prisionais do Triângulo Mineiro e sobre a aplicação do novo Regu-lamento e Normas de Procedimento do Sistema Pri-sional de Minas Gerais (ReNP).

A DPG, ainda, levou ao conhecimento do secre-tário de Defesa Social a expedição da Recomenda-ção n. 001/2016, que recomenda a apresentação de pedidos no âmbito da execução penal e da justiça criminal.

Clique aqui para ler a Recomendação nº 01/2016

CPECA defensora-geral, Christiane Malard, e o assessor

Institucional, Nikolas Katopodis, visitaram, ainda, a convite, a nova coordenadora Especial de Prevenção à Criminalidade (CPEC), Andreza Rafaela Gomes.

A coordenadora apresentou para a DPG sugestões de medidas para implementação do Termo de Coope-ração Técnica firmado entre a Defensoria Pública e a CPEC no início deste ano, especialmente, como forma de potencializar a parceria já existente e o fluxo entre os programas de prevenção e a Instituição.

DPG, Christiane Malard; coordenadora da CPEC, Andreza Rafaela Gomes; e o assessor Institucional, Nikolas Katopodis

Assessor da Suapi, Washington Clark; coordenador Regional da área Criminal da Capital, Fernando Luis Camargos Araújo; e o subsecretário, José Otávio Cançado

SiapenO coordenador Regional da área Criminal da Ca-

pital, Fernando Luis Camargos Araújo, reuniu-se, ain-da, com o subsecretário de Administração Prisional, José Otávio Cançado Monteiro, e o assessor da Suapi, Washington Clark, para tratar sobre a implantação do Siapen (Sistema Integrado de Administração do Sistema Penitenciário), que está sendo instalado em Minas Gerais.

O sistema pretende unificar informações, geren-ciar fluxos e melhor identificar as pessoas recolhidas, permitindo o cruzamento de inúmeros dados ligados à execução da pena, da administração das unidades prisionais, melhorando a administração prisional no estado como um todo.

Outras reuniões serão realizadas até a implemen-tação final do sistema em Minas Gerais.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 4

Defensoria-Geral e OAB dão sequência às discussões sobre a situação dos dativos em Minas Gerais

Em continuidade às discussões sobre a situação dos advogados dativos em Minas Gerais, o advogado e coordenador de dativos da OAB/MG, Antônio Mar-cos Nohmi, compareceu à Defensoria Pública-Geral

no dia 17 de agosto, sendo recebido pelo subdefen-sor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, pela chefe de gabinete, Luciana Leão Lara, e pelo as-sessor Institucional Nikolas Macedo Katopodis.

Da esquerda para a direi-ta, o advogado Antônio Nohmi; os coordenadores de Convênios, William Casimiro Braga e Juliana Saad; o assessor Institu-cional, Nikolas Katopodis; o subdefensor-geral, Wagner Ramalho e a defensora pública-geral, Christiane Malard

Modelo de assistência suplementar

Na tarde do dia 18 de agosto, Christiane Malard, Wagner Geraldo Ramalho, assessor Nikolas Kato-podis e o advogado Antônio Nohmi foram recebi-dos no gabinete da Defensoria Pública-Geral de São Paulo pelos defensores públicos e coordenadores de Convênios, Juliana Saad e William Casimiro Bra-ga. O objetivo da visita foi conhecer o convênio fir-mado pela instituição e a OAB-SP, especialmente,

Chefe de gabinete, Lucia-na Leão Lara; advogado e coordenador de dativos da OAB/MG, Antônio Nohmi; subdefensor-ge-ral, Wagner Ramalho; e o assessor Institucional, Nikolas Katopodis

as questões técnicas que envolvem o modelo de assistência suplementar.

Os coordenadores apresentaram de forma técnica e prática o modelo de convênio firmado em São Paulo pela Defensoria Pública e a OAB-SP, detalhando sua fonte de custeio, sistema informatizado, bem como o funcionamento na prática das indicações, processa-mento das certidões e pagamentos.

CRÉDITO DA FOTO: DPESP

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 5

�egociações – O primeiro encontro para discutir a situação dos advogados dativos em Minas Gerais aconteceu no dia 20 de julho, a convite do secre-tário de Estado de Casa Civil e Relações Institucio-nais, Marco Antônio Rezende Teixeira, em reunião conjunta com a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, e a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas.

Houve o entendimento unânime do papel das ins-tituições, dentre eles o caráter suplementar da Ad-vocacia Dativa em relação à atuação da Defensoria

Pública e a necessidade do contínuo fortalecimento e expansão da instituição, conforme modelo constitu-cionalmente adotado.

• Outras reuniões conjuntas se seguirão, para que seja encontrada a melhor solução no âmbito do Es-tado, especialmente que resguarde o fortalecimento da Instituição, e também garanta o recebimento pelo advogado dativo do serviço suplementar prestado ao cidadão, na hipótese de inexistência ou insuficiência do serviço prestado pela Defensoria Pública.

ContinuaçãoDefensoria-Geral e OAB dão sequência às discussões sobre a situação dos dativos em Minas Gerais

Na manhã do dia 18 de agosto, a defensora públi-ca-geral, Christiane Neves Procópio Malard, o sub-defensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, e o assessor Institucional, Nikolas Katopodis, foram recebidos no gabinete da Defensoria-Geral de São Paulo pelo DPG Davi Eduardo Depiné Filho, e os coordenadores de Convênios, Juliana Saad, e Auxi-liar, William Casimiro Braga, além do assessor da 1ª

Da esquerda para a direita: O assessor Institucional, Nikolas Macedo Katopodis; o subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima;, a defensora públi-ca-geral, Christiane Neves Procópio Malard; o defensor público-geral de São Paulo, Davi Eduardo Depiné Filho; e os coordenadores de Convê-nios, Juliana Saad e William Casimiro Braga; e o assessor da 1ª Subdefensoria Pública-Geral de São Paulo, Rafael Pitanga Guedes

DPG visita Defensoria-Geral do Estado de São PauloSubdefensoria, Rafael Pitanga Guedes.

Além da visita de cortesia ao DPG paulista, na oportunidade foram discutidas questões ligadas ao modelo adotado pela Defensoria Pública de São Pau-lo quanto ao provimento dos núcleos de atuação e da representação paulista em Brasília, como forma de subsidiar a implantação de modelo de atuação estra-tégica em Minas Gerais.

CRÉDITO DA FOTO: DPESP

PRIMEIRO ENCONTRO, 20/07: (a partir da esq.) Coordenador de dativos, Antônio Marcos Nohmi; o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves; a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; o secretário de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Marco Antônio de Rezende Teixeira; e o secretário-geral adjunto da OAB/MG, Charles Vieira

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 6

Defensoria-Geral e Adep-MG reúnem-se para discutir questões legislativas e orçamentárias

A partir da esq.: assessores Rafael de Freitas Cunha Lins e Tifanie Avellar Carvalho; diretores da Adep, Rubens Luiz Borges e Flávio Wandeck; vice-presidente, Heitor Baldez Lanzellotti; presidente da Associação, Eduardo Generoso; DPG, Christiane Malard; sub-DPG, Wagner Ramalho Lima; assessor Institucional Péricles Batista da Silva; membro da Comissão Legislativa da Associação, Paulo Henrique Drummond; os assessores Nikolas S. Katopodis e Diana de Lima Prata Camargos; e chefe de gabinete, Luciana Leão Lara

Dia 17.08.2016, a defensora pública-geral, Chris-tiane Neves Procópio Malard, e o subdefensor-ge-ral, Wagner Geraldo Ramalho Lima, reuniram-se com o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, com o objetivo de discutir os projetos de Lei Complementar – PLC 51/06 e PLC 54/16 - de iniciativa da DPG, que se encontram em tramitação na Assembleia Legislativa, bem como questões re-lativas ao orçamento da Defensoria Pública para o exercício de 2017.

Participaram também do encontro, que acon-teceu no gabinete da Defensoria-Geral: a chefe de

gabinete, Luciana Leão Lara; os assessores Institu-cionais, Nikolas S. Macedo Katopodis, Péricles Ba-tista da Silva, Cibele Cristina Maffia Lopes e Diana de Lima Prata Camargos; os assessores de Planeja-mento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins e Tifanie Avellar Carvalho; além dos representantes da Adep-MG, vice-presidente, Heitor Baldez; diretor para assuntos institucionais e parlamentares, Flávio Wandeck; diretor de inativos e pensionistas, Rubens Luiz Borges; e os membros da Comissão Legislativa da Associação, Lívia Matias de Souza Silva e Paulo Henrique Drummond.

continua >>

Novo encontro Dando continuidade às tratativas iniciadas no dia

17.08.2016, os assessores Institucionais da DPMG, Nikolas S. Macedo Katopodis e Diana de Lima Prata Camargos, reuniram-se no gabinete da Defensoria--Geral com representantes da Adep-MG, o vice-presi-dente, Heitor Baldez Lanzellotti, o diretor para assun-tos institucionais e parlamentares, Flávio Wandeck;

e o membro da Comissão Legislativa da Associação, Paulo Henrique Drummond.

O encontro aconteceu no dia 23.08.2016, para fins de discutir eventuais sugestões de alteração redacional a serem apresentadas à Comissão de Administração Pública antes da apreciação, por esta, do PLC 51/2016.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 7

A partir da esq.: diretor para assuntos institucionais e parla-mentares da Adep--MG, Flávio Wandeck; o vice-presidente da Associação, Heitor Baldez; assessores Institucionais da DPMG, Nikolas Katopodis e Diana de Lima Prata Camargos; e membro da Comissão Legislativa da Associação, Paulo Henrique Drummond

O evento contou com palestra da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente eleita do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Jus-tiça (CNJ).

Em seu discurso de abertura, o desembargador Wagner Wilson Ferreira, segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e supe-rintendente da Ejef, ressaltou que o olhar da Escola Judicial neste biênio voltar-se-á, em especial, para a formação integral de magistrados e servidores, em um modelo no qual técnica e prática se completem.

Ao saudar a ministra Cármen Lúcia, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, destacou o contentamento, para o mundo jurídico de Minas Gerais, da chegada de uma mineira à presidência da mais alta corte do Judiciário brasileiro, e lembrou a rica trajetória da ministra, que foi professora, é au-tora de vários livros e artigos, participou de várias

Defensora-geral prestigia abertura das atividades da EJEF para o biênio 2016/2018

No dia 19.08.2016, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, representou a Instituição na abertura das atividades da Escola Judicial

Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) referentes ao biênio 2016/2018.

comissões, recebeu diversos prêmios e honrarias e integrou bancas de concursos, entre outros feitos de destaque.

Em sua palestra, “O Judiciário no Século XXI: sua importância para a construção de uma sociedade fraterna”, a ministra Cármen Lúcia propôs a seguinte questão: “que Judiciário temos, que Judiciário quere-mos e que Judiciário a sociedade almeja?”. A ministra ressaltou o fato de que o mundo mudou de maneira acelerada nas últimas décadas, tendo mudado tam-bém a mentalidade do cidadão, que busca mais e mais garantir seus direitos. “Esse novo contexto exige a transformação do Judiciário”, afirmou.

A solenidade aconteceu no auditório do Anexo I do TJMG, com participação especial do coral e da or-questra infantojuvenil da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), do Tribunal.

continua >>

ContinuaçãoDefensoria-Geral e Adep-MG reúnem-se para discutir questões legislativas e orçamentárias

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 8

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, proferiu a palestra de abertura

Defensora-geral, Christiane Neves Procópio Malard (ao cen-tro), assiste a palestra da ministra Cármen Lúcia

ContinuaçãoDefensora-geral prestigia abertura das atividades da EJEF para o biênio 2016/2018

DPG acompanhada pelo superintendente da Ejef e segundo vi-ce-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira

Encontra-se disponível na intranet a Resolução nº 136/2016, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 20/08/2016, que dispõe sobre a oferta de vagas para promoção de membros da carreira.

Resolução dispõe sobre oferta de vagas para promoção de membros da carreira

Conforme a resolução, são oferecidas vagas para preenchimento, atendidos, alternadamente, os cri-térios de antiguidade e merecimento.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 9

Eventos

A defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-cópio Malard, foi representada pelo assessor de Pla-nejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins, na sessão solene realizada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no dia 11.08.2016, em homenagem

Defensoria Pública prestigia homenagem do TJMG a magistrados aposentados

Assessor Institucional reúne-se com membros da OAB/MG

O assessor Institucional, defensor público Nikolas S. Macedo Katopodis, reuniu-se, no dia 17.08.2016, com o presidente da Ordem dos Advogados do Bra-sil – Secção Minas Gerais (OAB/MG), Antônio Fabrício Gonçalves, e o secretário-geral da Ordem, Gustavo Chalfun.

Durante o encontro, foram discutidos assuntos institucionais e o alinhamento de trabalho e propos-tas entre a OAB/MG e a Defensoria Pública de Minas Gerais. Segundo o assessor Institucional, Nikolas Ka-topodis, “o principal objetivo desse encontro foi dar sequência ao intenso diálogo construído entre as instituições, desde a gestão do ex-presidente Luís Cláudio Chaves, que já foi defensor público, e o atual presidente, Antônio Fabrício, que tem mantido o bom relacionamento”.

O presidente da Seccional Mineira, Antônio Fabrício; o assessor Institucio-nal Níkolas Macedo e o secretário-geral Gustavo Chalfun

Assessor de Planeja-mento e Infraestru-tura, Rafael de Frei-tas Cunha Lins (1ª posição, à esquerda), compõe a mesa de honra do evento

aos magistrados que se aposentaram no período de junho do ano passado a junho deste ano.

A solenidade reuniu os homenageados, desem-bargadores, juízes, autoridades, amigos e familiares.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 10

A defensora pública, Alessa Pagan Veiga, repre-sentou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, no dia 17.08.2016, na audiência pú-blica sobre o Decreto Presidencial de indulto do ano de 2016, realizada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) no auditório do Tri-bunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Alessa Pa-gan ainda representou a Comissão Especializada em Execução Penal do Condege e a Câmara de Estudos de Execução Penal da DPMG. Também participaram os defensores públicos Ana Paula Carvalho Starling Braga, Guilherme Andrade Carneiro Deckers, Paulo Henrique Drummond Monteiro, Marcela Pereira Ne-ves e Paula de Deus Mendes do Vale, em atuação na área de Execução Penal.

No encontro, os representantes da DPMG apre-sentaram as propostas formuladas pela Câmara de Estudos de Execução Penal e pela Comissão Especia-lizada em Execução Penal do Condege, elaboradas pelos defensores públicos integrantes da Câmara de Estudos e defensores públicos colaboradores – Ales-sa Pagan Veiga, Antônio Carlos Moni de Oliveira, Ho-rácio Vanderlei Tostes, Marcella Moraes Pereira das Neves, Paula de Deus Mendes do Vale e os defenso-res colaboradores Izabella Nogueira Lopes, Frederi-

DPMG participa de audiência pública do CNPCP sobre indulto natalino

Continuação | EVENTOS

Representantes da DPMG na

audiência pública sobre o indulto de

natal deste ano

co Piclum e Ana Paula Carvalho Starling Braga.Entre as propostas apresentadas, está a inclusão

do seguinte inciso no artigo 1º, que trata da concessão de indulto, com a seguinte redação: “XI - condenadas a pena de multa, ainda que não quitada, independente-mente da fase executória ou juízo em que se encontre, aplicada cumulativamente com pena privativa de liber-dade cumprida até 25 de dezembro de 2016”.

Essas sugestões nortearão a elaboração de um documento definitivo, que será enviado para aprova-ção da Presidência da República. A estimativa é que o decreto seja publicado até o início do mês de dezem-bro deste ano. Por meio de decreto, todos os anos, a Presidência da República concede indulto natalino às pessoas condenadas ou submetidas à medida de segurança que atenderem aos requisitos.

O indulto é forma de extinção de punibilidade, um perdão, clemência do poder público derivado de polí-tica criminal que reduz os danos causados pela expe-riência penal. Minas Gerais é o segundo Estado com a maior população prisional do País. Em junho de 2014, o sistema penitenciário abrigava 61.286 detentos, nú-mero que chega hoje a mais de 70 mil, distribuídos em 184 unidades prisionais, que oferecem um total de 37.323 vagas.

Mudanças na Assessoria Institucional, Regional Norte e Especializada da Mulher Na Defensoria Pública-Geral, o defensor público

Péricles Batista da Silva foi designado para o exercício das funções de assessor Institucional (Resolução nº 130/2016, 18/08/2016).

Em Montes Claros, o defensor público Cláudio Fa-

SUBSTITUIÇÕES

biano Pimenta assumiu as funções de coordenador da Regional Norte (Res. 132/2016).

Na Defensoria Especializada de Defesa da Mulher Vítima de Violência, a coordenadoria está a cargo da de-fensora Maria Cecília Pinto e Oliveira (Res. 137/2016).

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 11

No dia 5 de agosto, o defensor público Roger Viei-ra Feichas representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, na solenidade de entrega da Comenda Ambiental da Estância Hidromi-neral de São Lourenço, para personalidades de desta-que nacional, que não puderam comparecer, justifi-cadamente, na cerimônia de agraciamento realizada no mês de março. Foi homenageada a presidente da Academia Mineira de Letras, Elizabeth Rennó.

Na ocasião, foi realizada também a premiação dos alunos vencedores do 1º Concurso de Redações, en-tre os alunos do 4º ano do ensino fundamental, das

Defensoria Pública participa de entrega da Comenda Ambiental e do Diploma de Sãolourenciano Ausente

Continuação | EVENTOS

Defensor público Roger Vieira Feichas, em atuação em São Lourenço (1ª posição, à direita), compõe a mesa de honra do evento

O defensor público leu a redação vencedora, da aluna Larissa Vitória Cândido Lopes, da Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza. Larissa foi agraciada a Comenda Ambiental da Estância Hidromineral

redes públicas municipal e estadual e privada de en-sino de São Lourenço. O concurso foi promovido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Edu-cação de São Lourenço, a Academia Mineira de Letras e a Defensoria Pública, que atuou na divulgação, pa-lestras e articulação de todas as atividades integran-tes da Comenda Ambiental da Estância Hidromineral de São Lourenço realizada entre os dias 14 e 20 de março.

Durante a solenidade, foi entregue, ainda, o Diplo-ma de Sãolourenciano Ausente ao publicitário Mar-cus Vinicius Pinho Prazeres.

No dia 22 de agosto, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo coordenador Regional Cível da Capital, Alexan-dre Tavares Costa, na palestra “O novo CPC e os re-cursos no STJ” proferida pelo ministro do Superior Tri-bunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina. A atividade integrou o projeto “Segunda-feira, 18h”, de iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais.

Palestra do projeto “Segunda-feira, 18h”, do MPMG, tem participação da Defensoria Pública

Coordenador Regional Cível da Capital, Alexandre Tavares Costa (1ª posição, à direita), compõe a mesa de honra

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 12

A defensora pública Maria Auxiliadora Viana Pin-to, em atuação na Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, dia 23.08.2016, no projeto “Colóquios Sociais – Mesas de Conversação: Terceiro Setor”, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoa-mento Funcional (Ceaf) e do Centro de Apoio das

Defensoria Pública participa de evento promovido pelo MPMG sobre Terceiro Setor

Continuação | EVENTOS

Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e Entidades de Interesse Social (CAO-TS), no Salão Ver-melho da Procuradoria Geral de Justiça, na Capital. Esta edição do projeto discutiu o papel desempenha-do pelo Ministério Público no terceiro setor.

O objetivo dos encontros é possibilitar aos cida-dãos e aos setores organizados da sociedade dialogar e colaborar com o MPMG no aprimoramento de suas atividades institucionais e de seus membros.

AÇÕES EM DESTAQUE

DPMG envia recomendação à Polícia Militar para aceitação do ensino médio para concurso de formação de soldados

A Defensoria Pública do Estado em São Louren-ço, por intermédio do defensor público Roger Vieira Feichas, expediu, no dia 09 de agosto, recomenda-ção à Diretoria de Recursos Humanos e à chefia do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar de Minas Gerais, para que efetuem alterações no Edital DRH/CRS 10/2015, de modo a constar a exi-gência do ensino médio, em respeito ao item 10.14 e da legislação em vigor, Decreto nº 413/2015, que suspendeu a exigência de curso superior. Recomen-da, ainda, a reconvocação dos candidatos que tive-ram a inscrição no curso de formação indeferidas, aceitando a documentação relativa ao nível médio de escolaridade, para fins de matrícula no Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polí-

cia Militar de Minas Gerais.A recomendação estipula o prazo de 10 dias, após

o seu recebimento, para que a Defensoria Pública seja comunicada das providências adotadas, ressaltando que o não acatamento da mesma implicará adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis.

De acordo com o defensor público Roger Vieira Feichas, “esta recomendação visa à obtenção de solução extrajudicial de direitos, tanto que notifica-mos, também, o advogado-geral do Estado, visando a que o mesmo, por prestar assessoria jurídica judi-cial à PMMG, nos ajude a eliminar a irregularidade do edital”.

Clique aqui para ler a recomendação.

Encontro no Salão Vermelho da Pro-

curadoria Geral de Justiça discutiu o papel do MPMG

no Terceiro Setor

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 13

A Defensoria Pública, por meio da atuação da coordenadora da Regional Mata I, Ana Lúcia Gouvêa Leite, realizou, no dia 17 de agosto, visita ao local do acidente causado por explosão de uma fábrica da In-dústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

O acidente aconteceu no fim da noite da terça-feira (16/08) em um depósito que armazenava muni-

Por intermédio do defensor público, Antonio Car-los Moni de Oliveira, a Defensoria Pública em Araxá encaminhou, no dia 09 de agosto, à Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), recomendação para que esta providencie meios de proporcionar banho em temperatura adequada ao clima, a todos os pre-sos no estabelecimento prisional de Araxá, de forma

AÇÕES EM DESTAQUE

DPMG recomenda à Suapi banhos em temperatura adequada aos internos em presídio de Araxá

individual, na cela ou, se não for possível, em local de banho coletivo.

A recomendação estipula prazo até o dia 9 de no-vembro deste ano para que a Suapi se manifeste so-bre o assunto.

Clique aqui para ler a recomendação.

Defensoria Pública visita população afetada por explosão em Juiz de Fora

Coordenadora da Regional Mata I, Ana Lúcia Gouvêa Leite, acompanhada pelo coronel Fernando Henrique Baia Lira, responsável pelo cadastramento de todos que quiserem reclamar prejuízos

ções. A instalação foi completamente destruída, mas de acordo o Corpo de Bombeiros da cidade, não hou-ve mortos ou feridos.

Segundo a coordenadora da Regional Mata I, Ana Lúcia Gouvêa Leite, “realizamos visita, tanto à em-presa quanto à população que sofreu prejuízos, para que possamos acompanhar as devidas providências e prestar os respectivos esclarecimentos”.

A Imbel realizou aproximadamente 300 cadastramentos para perícia

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 14

Dia 20.08.2016, a Defensoria Especializada na Defesa da Mulher Vítima de Violência realizou aten-dimento no bairro Cabana. O evento integrou as ati-vidades realizadas pela Rede Estadual de Enfrenta-mento à Violência contra a Mulher, para comemorar o aniversário de 10 anos da Lei Maria da Penha.

Realizado pela Defensoria Especializada, em par-ceria com o Centro Risoleta Neves (CERNA), o en-contro foi marcado pela exibição de filmes curtas-

Defensoria Pública realiza atendimento em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha

AÇÕES EM DESTAQUE

Os defensores públicos prestaram atendimento

às mulheres que compareceram ao local

-metragens, que abordam a temática da violência contra a mulher, como o curta “A Batalha das Co-lheres”, seguido por uma roda de conversa entre os presentes.

O evento também contou com o atendimento ju-rídico dos defensores em atuação na Especializada, Vinicius Lopes Martins, Samantha Vilarinho Mello Al-ves, Maria Cecília Pinto (coordenadora) e Lívia Linha-res Ribeiro.

A Coordenação de Atendimento da Capital realizou curso de capacitação para colaboradores da unidade da Defensoria Pública em Pedro Leopoldo, no dia 19 de agosto, como resultado de parceria entre a coorde-nadora de Atendimento, Eden Mattar, e o coordenador Local, Manoel Luiz Ferreira, que acompanhou o treina-

Atendimento da Capital promove capacitação para funcionários e estagiários da Defensoria Pública em Pedro Leopoldo

Treinamento capacitou

colaboradores da comarca

de Pedro Leopoldo

mento, transmitindo sua experiência e favorecendo a aproximação de todos os envolvidos.

Durante a capacitação, os funcionários e estagiá-rios receberam orientações quanto à organização dos serviços, atendimento aos assistidos e regras de atua-ção, entre outros assuntos.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 15

COOPROC | CCAPCOORDENADORIA DE PROJETOS E CONVÊNIOS | COORDENADORIA DE CAPACITAÇÃO

Teoria e prática na audiência de custódia é tema de curso promovido pela Coordenadoria de Capacitação

Mesa de abertura do curso “Audiências de Custódia – Teoria e Prática”: O presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Eduardo Generoso; a defensora pública Karina Maldonado, em atuação na Defensoria Pública Especia-lizada em Urgências Criminais da Capital; a coordenadora de Capacitação, Hellen Caires Teixeira Brandão; o palestrante, professor Gustavo Badaró; a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; o corregedor-geral, Ricardo Sales Cordeiro; o co-ordenador da área Criminal da Capital, Fernando Luis Araújo Camargos; e o titular da Câmara de Estudos Criminais da Defensoria Pública, Giovani Batista Manzo

A Coordenadoria de Capacitação promoveu, dia 12.08.2016, no auditório da Unidade I da DPMG, o curso “Audiências de Custódia – Teoria e Prática”, com palestra do advogado criminalista, professor doutor Gustavo Badaró, e explanação sobre seus aspectos práticos, pelos defensores públicos titulares da Defensoria Especializada em Urgências Criminais e

da Câmara de Estudos Criminais da DPMG.

O curso foi aberto pela defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, que saudou o pa-lestrante e mostrou números da atuação da Defenso-ria Pública, durante o primeiro ano da iniciativa. No período, somente na Capital, foram feitas oito mil e setenta e oito audiências por defensores públicos, cerca de 95% do total das audiências de custódia rea-lizadas. “Graças ao trabalho dos defensores públicos que participaram, apesar do volume de trabalho de sua atuação ordinária, elevamos para 50% o percen-tual de solturas dos apresentados à audiência”, res-saltou a defensora pública-geral.

DPG Christiane Malard na abertura do eventocontinua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 16

Continuação | COOPROC / CCAP

Teoria e prática na audiência de custódia é tema de curso promovido pela Coordenadoria de Capacitação

Christiane Neves Procópio Malard destacou que as audiências de custódia geram economia para os cofres públicos, “que deixam de arcar com os custos de manutenção de encarcerados que não deveriam estar presos”. Os casos pontuais de violência policial, que são objeto de apuração, com acompanhamento pela Defensoria Pública, também foram citados. A defensora-geral destacou a relevância do curso, “que certamente contribuirá para que os participantes tenham um papel ainda mais significativo na imple-mentação dessa importante política institucional da Defensoria Pública”, destacou.

Professor Gustavo Badaró durante a palestra para os defensores

O professor Gustavo Badaró iniciou a palestra con-textualizando a audiência de custódia na Convenção Americana de Direitos Humanos. Destacou a neces-sidade de cumprimento do mecanismo, que diz que “toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autori-dade autorizada pela lei a exercer funções judiciais e tem direito a ser julgada dentro de um prazo razoá-vel ou a ser posta em liberdade, sem prejuízo de que prossiga o processo. A liberdade pode ser condiciona-da a garantias que assegurem o seu comparecimen-to em juízo”. E discorreu sobre o tema nos aspectos temporal, subjetivo e procedimental.

De acordo com o especialista, a audiência de custó-dia possibilita aos magistrados uma melhor avaliação da situação do preso e, inclusive, a proteção de seus di-reitos. “Durante a audiência de custódia, o juiz pode se informar sobre a forma da prisão, se houve abuso, ou até mesmo tortura. O cidadão está diante do magistra-do e pode, até mesmo, demonstrar a desnecessidade da sua prisão”, disse. A importância da presença da De-fensoria Pública e do Ministério Público na audiência foi também abordada pelo palestrante.

Gustavo Badaró ressaltou a importância da capa-citação promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais, destacando que “o defensor público tem pa-pel fundamental na dinâmica da audiência de custó-dia, cabendo a ele defender a liberdade de quem é preso e seus direitos”.

continua >>

Auditório da Unidade I da Defensoria Pública recebeu o curso “Audiências de Custódia – Teoria e Prática

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 17

Continuação | COOPROC / CCAP

Teoria e prática na audiência de custódia é tema de curso promovido pela Coordenadoria de Capacitação

Aspectos práticos – Após a palestra, as titulares da Defensoria Pública Especializada em Urgências Crimi-nais da Capital, Karina Rodrigues Maldonado e Lívia Linhares Ribeiro (à época, em atuação na Especializa-

da) e o membro da Câmara de Estudos Criminais da Defensoria Pública, Giovani Batista Manzo, apresen-taram os aspectos práticos da audiência de custódia, e responderam a dúvidas dos participantes do curso.

O professor Gustavo Badaró; defensoras públicas Karina Ro-

drigues Maldonado e Lívia Linhares Ribeiro;

e o membro da Câmara de Estudos Criminais

da Defensoria Pública, Giovani Batista Manzo

A Coordenadoria de Capacitação promoveu, dia 22.08.2016, no auditório da Unidade I da DPMG, o curso “Curatela – A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e o CPC/2015”, com palestra do professor e pós-doutor em Direito Civil, Nelson Rosenvald.

Curatela é tema de palestra promovida pela CCap

O presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso; a defensora pública Ana Claudia Almeida Costa Leroy; a coordenadora de Capacitação, Hellen Caires Teixeira Brandão; o professor Nelson Rosenvald; a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; o defen-sor público Ronivaldo Robson do Nascimento Chaves; a coordenadora da Defensoria de Famílias e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Glaeser; e o coordenador da Defensoria Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Estevão Machado Assis Carvalho

Acesse os dados da participação da Defensoria Pública nas audiências e custódia.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 18

Após a palestra, houve debate com o coordena-dor da Defensoria Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Estevão Machado Assis Carvalho, e a defensora pública, Ana Claudia Almeida Costa Leroy, em atuação na área de Família e Sucessões da Capital.

O encontro foi aberto pela defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, que, após saudar os participantes, destacou que “nas últimas décadas o nosso ordenamento jurídico evoluiu muito no trata-mento dado à pessoa com deficiência, que passou a ter seus direitos reconhecidos em diversas áreas. Mas a efetivação desses direitos é sempre uma questão complexa. O papel da Defensoria Pública nesse caso é o de velar para que cada vez mais esses direitos sejam reconhecidos e efetivados, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência”.

continua >>

Continuação | COOPROC / CCAP

Curatela é tema de palestra promovida pela Coordenadoria de Capacitação

O professor Nelson Rosenvald iniciou a pales-tra estabelecendo diferenciação entre interdição e curatela e, em seguida, traçou um histórico sobre a interdição na legislação brasileira, do século XIX, até a promulgação da Constituição Federal de 1988. Em sua exposição, o professor demonstrou como o instituto da interdição violava os direitos fundamen-tais da pessoa humana para, na sequência, destacar progressos obtidos na legislação com a ratificação pelo Brasil, em 2009, da Convenção sobre os Direi-tos das Pessoas com Deficiência (CDPD).

“A convenção altera o paradigma da deficiência, abandonando o paradigma médico individualista, alienante, que causa vulnerabilidade. A inclusão dos direitos humanos faz com que a sociedade tenha que receber as pessoas diferentes, respeitadas as diferenças”, ressaltou o palestrante, para quem “o ser humano possui o direito de se promover e ser o protagonista de sua própria história e não pode ser reduzido a uma patologia, coisificado e aviltado em sua condição humana”.

De acordo com o professor, tanto a CDPD, quanto o Estatuto da Pessoa com Deficiência, promovem a dignidade da pessoa humana, ao estabelecerem que o objetivo da curatela é provisório, um momento de pro-moção da autonomia da pessoa humana, ao considera-rem que a pessoa com deficiência não é mais aquela in-capacitada para a vida independente e para o trabalho.

O palestrante, professor Nelson Rosenvald

O público presente à palestra participou de debate ao final da exposição

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 19

Nelson Rosenvald abordou ainda a flexibilização, a funcionalização e a personificação da curatela, desen-volvendo a Tomada de Decisão Apoiada, entre outros temas. Lembrou também que o Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece em seu artigo 79, parágra-fo 3º, que “a Defensoria Pública e o Ministério Público tomarão as medidas necessárias à garantia dos direitos previstos nesta lei”. Os avanços propostos pelo Código de Processo Civil de 2015 também foram abordados durante a exposição.

O debate contou com ativa participação dos pre-sentes, com discussão em torno da prática diária jun-to aos tribunais na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, informações sobre países mais avançados na legislação sobre a pessoa com deficiência e os avanços propostos pelo CPC/15.

Continuação | COOPROC / CCAP

Curatela é tema de palestra promovida pela Coordenadoria de Capacitação

A coordenadora de Projetos e Convênios, Hellen Caires Teixeira Brandão, realizou visita de cortesia ao estúdio da Rede Globo de Televisão em Belo Horizon-te, dia 17.08.2016. A coordenadora estava acompa-nhada pelo assessor de Comunicação, Rodrigo Neves.

Na emissora, foi recebida pelo gerente de Comuni-cação, José Amaro Siqueira, quem manifestou apoio às iniciativas da DPMG, como o Mutirão Direito a Ter Pai, previsto para o segundo semestre de 2016. Des-de 2011, ano da primeira edição do Mutirão, a Rede Globo é uma das apoiadoras do evento.

Coordenadora de Projetos e Convênios faz visita institucional à TV Globo

A coorde-nadora de Projetos e Convênios, Hellen Caires Teixeira Brandão, e o gerente de Comunicação da Rede Globo, José Amaro Siqueira

A Defensoria Pública em Juiz de Fora promoverá, no próximo dia 16 de setembro, o seminário de en-cerramento do Projeto “Além da Culpa e Sinase – Jus-tiça Restaurativa para Adolescentes”.

Defensoria Pública em Juiz de Fora promove Seminário de encerramento do Projeto Além da Culpa

O projeto foi criado em 2012, visando ao atendi-mento de adolescentes em conflito com a lei, e atra-vés de fóruns e círculos restaurativos buscou, por meio do diálogo com as partes envolvidas uma res-posta mais eficaz e eficiente para elas, além de convo-car a sociedade a um novo olhar sobre a questão, na qual a dimensão da culpa é substituída pela dimensão da responsabilidade.

A iniciativa da Defensoria Pública foi motivada pela urgência em se estabelecer condições mais fa-voráveis de atendimento aos adolescentes autores de ato infracional.

Projeto “Além da Culpa” e Sinase

Justiça Restaurativa para Adolescentes

Além da

Culpa

Denise Cândido Lima Macedo Katopodis; a coordenadora de Capacitação, Hellen Caires Teixeira Brandão; o assessor Institucional Nikolas Katopodis, a defensora pública-geral, Christiane Malard; o palestrante, Nelson Rosenvald; e os de-fensores públicos Ana Claudia Almeida Costa Leroy e Estevão Machado Assis Carvalho

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 20

Os defensores públicos Alessa Pagan Veiga e Leo-nardo Cesar Matheus participaram do VII Congresso Internacional da AIDEF (Associação Interamericana de Defensorias Públicas) realizado nos dias 4 e 5 de agosto, na cidade de Assunção, capital do Paraguai.

Este ano, o congresso teve como tema central o papel das defensorias públicas na proteção dos Direi-tos Humanos, inclusive nos sistemas internacionais.

Defensores públicos de Minas Gerais participam do VII Congresso Internacional da AIDEF

Promovido pela AIDEF e pelo Ministério da Defen-soria Pública da República do Paraguai, o evento con-tou com a participação de defensores públicos dos países da América Latina e com uma pauta diversifi-cada de discussões com palestras, painéis, exposições e conferências com profissionais renomados de diver-sas áreas de atuação.

Alessa Pagan e Leonardo César destacam os prin-cipais temas debatidos no congresso: necessidade de efetiva autonomia financeira, organizacional e funcio-nal das defensorias públicas latino-americanas, para que todos os direitos humanos dos assistidos sejam assegurados; possibilidades de acionamento ao Sis-tema Interamericano de Direitos Humanos, contra eventuais abusos e arbitrariedades perpetradas pelos agentes do Estado; direitos fundamentais das pessoas idosas, na perspectiva dos tratados interamericanos; direitos e proteção das crianças e adolescentes; direi-tos fundamentais dos povos originários da América; e ainda, a questão dos transexuais que estão no cárcere e seus direitos fundamentais.

O defensor público, Leonardo César, considerou o congresso “rico em diversidade cultural, apresentan-do de maneira clara e objetiva, vistas aos problemas comuns sobre o acesso à justiça dos grupos menos favorecidos, apontando-se os caminhos de exemplos consagrados sobre a temática”.

Defensores públicos Alessa Pagan Veiga e Leonardo César Matheus

Projeto Escutatória promove mais um encontro

COOPROC / CCAP

O projeto Escutatória realizou mais um encontro no dia 11 de agosto, no auditório da Defensoria Pública, na Capital. Conforme a defensora pública Eliane Medeiros, em atuação na área de Família e coordenadora do pro-jeto, “este é o primeiro grupo fechado com doze parti-cipantes, mantendo-se firme no propósito de participar de todas as reuniões, expressando sentimentos reprimi-dos, entalados, mágoa, dor, enfim, uma série de emo-ções que levam a doença do corpo e da alma”. Na roda de conversa, o grupo trabalhou as emoções.

O projeto, que nasceu da observação da necessidade de escuta demonstrada pelos assistidos que procuram os serviços da Defensoria Pública, terá sua próxima edição no dia 11 de setembro. As inscrições para o novo grupo podem ser feitas na recepção das unidades I ou II da De-fensoria, de 8h às 12h e de 14h às 18h, bastando nome completo e telefone de contato. As vagas são limitadas.

Na roda de conversa o grupo trabalhou as emoções, no último encontro do projeto Escutatória

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 21

Em mais uma edição do Projeto “Sala de Espera – Oficinas de Cidadania”, a defensora pública Eliane Medeiros proferiu a palestra “A parentabilidade e o abandono afetivo” para os assistidos que aguardavam atendimento nas unidades da DPMG na capital, no dia 23 de agosto.

Em um bate-papo com os assistidos, a defensora pública abordou a missão da maternidade e paterni-dade, que não se baseia apenas na assistência mate-rial aos filhos. “As necessidades do ser humano vão além do alimento, moradia e educação. Isso, só, não é o suficiente para sua criação saudável e equilibrada, o afeto é indispensável”, ponderou Eliane Medeiros, que exige compromisso e responsabilidade e, por isso, é fonte de obrigação jurídica estabelecida pela Constituição Federal de 1988. A falta de convivência voluntária de um pai ou uma mãe com o seu filho afronta o princípio da dignidade humana, destacando

A defensora pública, Gleice Kelly Soares de Carva-lho, em atuação em Contagem, foi agraciada com o Troféu “O Audacioso” concedido pela Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A condecoração homenageia policiais

Homenagens

COOPROC / CCAP: SALA DE ESPERA – OFICINAS DE CIDADANIA

Relação entre pais e filhos é tema do “Sala de Espera”

Defensora pública e coordenadora do Projeto “Sala de Espera”: “as consequências da falta de afeto podem ser graves”

que, não basta sentir o afeto, é necessário demons-trá-lo em ação, cuidado, interesse e participação.

Eliane Medeiros finalizou a palestra convidando os presentes a refletirem sobre a relação que têm com os filhos.

Defensora pública é homenageada com o Troféu “O Audacioso”

militares e parceiros civis que, em suas atividades diárias, contribuíram para o bem social e auxiliaram a Unidade na busca de soluções para os problemas de segurança pública.

Defensores públicos, Iam Maul Meira de Vasconcelos, Eduardo Cavalieri, Gleice Kelly Soares, Cibele Maffía e Dalton Cunha

continua >>

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 22

No dia 18 de agosto, o defensor público Luis Rena-to Arêas Pinheiro, titular da 2ª Defensoria de Famílias de Betim, foi condecorado com o Prêmio Direitos Hu-manos e Cidadania LGBT.

A homenagem, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Betim, foi concedida pelo Movimento Gay de Betim, durante a 4ª Semana da Diversidade Sexual promovida entre os dias 15 e 20 de agosto.

Ao agradecer a homenagem, o defensor público, Luis Renato Arêas, ressaltou a “luta pela prevalência e efetividade dos direitos humanos como objetivo da Defensoria Pública, além da função institucional con-substanciada na defesa dos interesses individuais e coletivos de grupos sociais vulneráveis que mereçam proteção especial do Estado”. Luis Renato Arêas ex-ternou a intenção de novas parcerias com o público LGBT, principalmente na atuação extrajudicial, pos-sibilitando o respeito ao princípio constitucional da igualdade e vedação à discriminação de gênero. Ao concluir o agradecimento, o defensor afirmou que “onde há amor não há diferenças”.

Prestigiaram também o evento a defensora públi-ca, Mirelle Morato Gonzaga, além de representantes locais dos Poderes Executivo e Legislativo e demais personalidades e instituições agraciadas.

Assessora Institucional, Cibele Maffía; coman-dante do 18º Batalhão de Polícia Militar, ten. cel. Flávio Donato da Silva; e a defensora pública ho-menageada, Gleice Kelly Soares de Carvalho

A defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-cópio Malard, foi representada pela assessora Institu-cional, Cibele Cristina Maffía Lopes, na cerimônia de agraciamento realizada dia 17.08.2016.

Continuação | HOMENAGENS

Curatela é tema de palestra promovida pela Coordenadoria de Capacitação

Também prestigiaram a homenagem os defenso-res públicos, Eduardo Cavalieri, Iam Maul Meira de Vasconcelos e Dalton Cunha Mello Júnior, em atuação na comarca de Contagem.

Defensor público recebe Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBT em Betim

Defensor público, Luis Renato Arêas (ao centro), acompanhado pelo presidente do Movimento Gay de Betim, Cléber Eduardo, e pela defensora pública, Mirelle Morato Gonzaga

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 23

DPMG na mídia

Defensores públicos participam de edições do Programa Via Justiça Tema: Justiça e saúde

O coordenador da Defensoria Especializada de Saúde, Bruno Barcala Reis, participou, juntamente com a desembargadora Vanessa Verdolim, do pro-grama Via Justiça que abordou o tema “Justiça e saúde”, que foi ao ar no dia 12 de agosto.

Exibições – Produzido pela Associação dos Magis-trados Mineiros (Amagis), em parceria com a TV As-sembleia, o programa pode ainda ser conferido nas emissoras e horários listados a seguir.

TV COMUNITÁRIACanal 6 – Net | Canal 901 – Oi TV• Quinta-feira (25/08), às 10h30 e 23h30 • Sexta-feira (26/08), às 10h• Sábado (27/08), às 13h e 22h

Tema: Saúde prisionalO defensor público Gabriel Morgado da Fonseca,

em atuação na Defensoria de Execução Penal em Ribeirão das Neves, participou, juntamente com o juiz Luiz Carlos Resende e Santos, titular da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte, do programa Via Justiça que abordou o tema “saúde prisional”. A exibição inicial do debate foi ao ar no dia 19 de agosto.

TV JUSTIÇA Canal 7 – Net | Canal 167 – SkyCanal 21 – Oi TV | Canal 5 – Claro TVInédito: Quarta-feira (31/08), às 09h30Reprises: Sábado (03/09), às 09h30 e segunda-feira (05/09), às 09h30

Exibições – Confira as emissoras e horários listados a seguir.

TV COMUNITÁRIACanal 6 – Net | Canal 901 – Oi TVInédito: Sexta-feira (26/08), às 23h30

Reprises:• Domingo (28/08), às 15h e às 23h30• Segunda-feira (29/08), às 8h e às 15h30• Terça-feira (30/08), às 8h e às 15h30• Quarta-feira (31/08), às 8h e às 13h• Quinta-feira (01/09), às 10h30 e 23h30• Sexta-feira (02/09), às 10h Sábado (03/09), às 13h e 22h

TV JUSTIÇACanal 7 – Net | Canal 167 – Sky,Canal 21 – Oi TV | Canal 5 – Claro TV

Inédito: Quarta-feira (07/09), às 09h30

Reprises: Sábado (10/09), às 09h30Segunda-feira (12/09), às 09h30

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 24

Por ocasião do curso Audiências de Custódia – Teoria e Prática, no dia 12.08, a defensora pública-geral, Chris-tiane Neves Procópio Malard, recebeu em seu gabinete a visita do advogado criminalista, professor doutor Gus-tavo Badaró, que ministrou a palestra durante o curso.

No dia 19 de agosto, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, recebeu, em seu gabinete, o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, que entregou à DPG uma publicação pro-duzida pela Associação, contendo informações sobre a Defensoria Pública de Minas Gerais e destinada à clas-se política e a sociedade.

Com o nome “Você e os defensores públicos pelo acesso à Justiça”, a publicação, que busca mostrar a im-portância da atuação do defensor público e a necessi-dade do apoio e do reconhecimento dos políticos e da sociedade para a valorização da Defensoria Pública e da carreira do defensor público, faz parte da campanha de valorização da Adep-MG.

Visitas ao Gabinete

DPMG na mídia

Debate sobre drogas na Rádio InconfidênciaO defensor público Carlos Magno Miqueri da Cos-

ta, em atuação na defensoria de tóxicos, participou, no dia 06 de agosto, de debate ao vivo na Rádio Incon-fidência, sobre o uso de drogas.

Também participaram do debate o advogado e professor de Direito Constitucional e Direitos Hu-manos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais,

José Luiz Magalhães, e a superintendente de Pre-venção da Subsecretaria de Política sobre Drogas de Minas Gerais, Fabiane Rodrigues.

Confira aqui o debate

A coordenadora de Capacitação, Hellen Caires Teixeira Brandão; o professor Gustavo Badaró; a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; a assessora Jurídico-Ins-titucional, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o assessor Institucional, Péricles Batista da Silva; e o coordenador Criminal da Capital, Fernando Luis Araújo Camargos

Professor doutor Gustavo Badaró visita DPGParticiparam do encontro, a coordenadora de Capaci-

tação, Hellen Caires Teixeira Brandão; a assessora Jurídi-co-Institucional, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, o coordenador Criminal da Capital, Fernando Luis Araújo Ca-margos; e o assessor Institucional, Péricles Batista da Silva.

Defensora-geral recebe visita de cortesia do presidente da Adep-MG

O presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso, entregou também um exemplar do Jornal do Defensor, à DPG Christiane Malard

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 25

Antes de realizar palestra no dia 22.08.2016 para o curso “Curatela – A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e o CPC/2015”, o professor e pós-doutor em Direito Civil Nelson Rosenvald visitou

A defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, recebeu, em seu gabinete, dia 22.08.2016, a visita da coordenadora Regional Mata I, Ana Lúcia Gouveia Leite, em reunião que tratou de assuntos institucionais.

Continuação | VISITAS AO GABINETE

Coordenadora da Regional Mata I visita a Defensoria-Geral

Da esquerda para a direita: A coordenadora Regional Mata I, Ana Lúcia Gouveia; a coordenadora da área de Família e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; a coordenadora de Capacitação, Hellen Caires Brandão Teixeira; e a asses-sora Institucional, Diana de Lima Prata Camargos

A coordenadora de Capacitação, Hel-len Caires Teixeira Brandão; a defensora pública-geral, Christia-ne Neves Procópio Malard; o professor Nelson Rosenvald; e a coordenadora Regio-nal Mata I, Ana Lucia Gouveia

Participaram do encontro, a coordenadora de Ca-pacitação, Hellen Caires Brandão Teixeira, a assessora Institucional, Diana de Lima Prata Camargos e a coor-denadora da área de Família e Sucessões da Capital, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser.

Visita de cortesia do professor Nelson Ronsevalda defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, em seu gabinete. Presentes, a coordenado-ra de Capacitação, Hellen Caires Teixeira Brandão e a coordenadora da Regional Mata I, Ana Lucia Gouveia.

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 26

Convites

Continuação | VISITAS AO GABINETE

Participe do Planejamento Estratégico da DPMGTodos os defensores e servidores públicos são convidados a participar, por meio

de entrevista ou resposta a questionário, junto à Fundação João Pinheiro.

DPG recebe novo coordenador da Regional NorteA defensora pública-geral, Christiane Neves Pro-

cópio Malard, recebeu, em seu gabinete, no dia 24.08.2016, a visita do novo coordenador da Regio-nal Norte, Cláudio Fabiano Pimenta, em reunião que tratou de assuntos relativos à Defensoria Pública em Montes Claros e demais unidades que integram a Regional.

Da esquerda para a direita: A assessora Insti-tucional, Cibele Cristina Maffia Lopes; o coorde-nador Regional Norte, Cláudio Fabiano Pimenta; a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard; o assessor Insti-tucional, Péricles Batista da Silva; e a assessora de Planejamento e Infraes-trutura, Tifanie Avellar Carvalho

Participaram do encontro, os assessores Institu-cionais, Cibele Cristina Maffia Lopes e Péricles Batis-ta da Silva, a assessora de Planejamento e Infraes-trutura, Tifanie Avellar Carvalho, e o chefe do Centro de Segurança Institucional, Ten. Cel. Westerson Gui-marães Pinto.

Construindo nosso futuro.PlanejamentoESTRATÉGICO

DPMG

>> SAIBA MAIS

Boletim da Defensoria-Geral • Nº 42 • 25 de agosto de 2016 • 27

BOLETIM DA DEFENSORIA-GERAL. Produção: Assessoria InstitucionalApoio: Assessoria de Comunicação. Diagramação: Comunicação Visual/Ascom

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAISUnidade I BH – Rua Bernardo Guimarães, 2.640 – Santo Agostinho

www.defensoria.mg.def.br

A mãe de criança não reconhecida pelo pai ou aquele(a) que deseja o reconhecimento deve procurar a Defensoria Pública

para efetuar o cadastro até o dia 30/09/2016, de 2ª a 6ª-feira, de 12 às 17 horas.

LOCAL: Defensoria Pública de Minas Gerais

DIREITO A TER PAI • 2016

DEFENSORES PÚBLICOS PELA GARANTIA EXTRAJUDICIAL DOS DIREITOS

A Defensoria Pública de MG, instrumento do Estado a serviço da cidadania, com o apoio do

Tribunal de Justiça de MG, promove

DATA / HORÁRIO DO MUTIRÃO:Dia 07 de outubro de 2016 | De 08 às 17 horas

Rua Bernardo Guimarães, 2.640 – Santo Agostinho, BH, MG

SERÃO FEITOS GRATUITAMENTE:

• Reconhecimentos espontâneos de paternidade• Exames de DNA

REALIZAÇÃO APOIO

O cadastramento vai de 26/08 a 30/09, nas unida-des da DPMG. Além e Belo Horizonte outras 39 comar-cas estão participando da iniciativa da Instituição, que está completando 40 anos em 2016.

A ação, promovida pela De-fensoria Pública do Estado de Minas Gerais, tem o ob-jetivo de garantir à criança, ao adolescente e, eventual-mente, ao adulto, o direito a ter o nome do pai ou da mãe em seu registro de nascimento.

Além do reconhecimento da paternidade, o mutirão também possibilitará o re-conhecimento da materni-dade, naqueles casos em que a pessoa não tem o nome da mãe em seu regis-tro de nascimento.

O mutirão será realizado no dia 07 de outubro, si-multaneamente, na capital e em mais 39 municípios do interior do estado.

Mutirão ‘Direito a Ter Pai’ em Belo Horizonte e mais 39 comarcasContinuação | CONVITE