boletim childfund - ponte social

2
Vínculo Criança Padrinho (VCP) Ano 1 | Perído: Out-Dez 15 | Ed. 01 Santa Luz - PI Editorial O Projeto Ponte Social é fruto da parceria institucional entre o ChildFund Brasil e organizações ligadas ao meio Eclesiástico, visando contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças, adolescentes e jovens. Em Santa Luz/PI a parceria foi firmada em dezembro de 2013, com a Igreja Presbiteriana Nacional (IPN). A organização Servindo Pastores e Líderes (SEPAL) também apoia essa iniciativa de transformação social. Com o propósito de compartilhar o trabalho realizado neste Projeto, periodicamente o ChildFund Brasil divulgará o Informativo Ponte Social Santa Luz. Esta é a nossa primeira edição, que contempla informações relativas aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015. O apadrinhamento de crianças já é uma realidade em Santa Luz/PI. São 401 crian- ças inscritas, e no mês de dezembro 84% delas já estavam apadrinhadas. O processo de inscrição continuará durante todo o ano de 2016. Um ponto forte do trabalho com as comunidades é a dedicação à construção de vínculos entre a criança e o padrinho, o que é visto pelas crianças e seus familiares como uma oportunidade de viver experiências novas. De acordo com a mãe de uma criança apadrinhada em Santa Luz, “não é só dinheiro, nem o presente. É a oportunidade de ações para crianças, porque aqui na cidade não temos muita opção de lazer...”, diz. Contando com a participação de voluntários, a equipe da Unidade de Campo Santa Luz tem mobilizado crianças e seus familiares para que se envolvam nos processos necessários para a criação e manutenção do vínculo entre a criança e o padrinho. Boa Leitura! 360 Cartas enviadas DFC’s pagos Presentes entregues 231 265

Upload: igreja-presbiteriana-nacional

Post on 27-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo Ponte Social - ChildFund - IPN

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim ChildFund - Ponte Social

Vínculo Criança Padrinho (VCP)

Ano 1 | Perído: Out-Dez 15 | Ed. 01

S a n t a L u z - P I

EditorialO Projeto Ponte Social é fruto da parceria institucional entre o ChildFund Brasil e organizações ligadas ao meio Eclesiástico, visando contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças, adolescentes e jovens. Em Santa Luz/PI a parceria foi firmada em dezembro de 2013, com a Igreja Presbiteriana Nacional (IPN). A organização Servindo Pastores e Líderes (SEPAL) também apoia essa iniciativa de transformação social.

Com o propósito de compartilhar o trabalho realizado neste Projeto, periodicamente o ChildFund Brasil divulgará o Informativo Ponte Social Santa Luz. Esta é a nossa primeira edição, que contempla informações relativas aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015.

O apadrinhamento de crianças já é uma realidade em Santa Luz/PI. São 401 crian-ças inscritas, e no mês de dezembro 84% delas já estavam apadrinhadas. O processo de inscrição continuará durante todo o ano de 2016.

Um ponto forte do trabalho com as comunidades é a dedicação à construção de vínculos entre a criança e o padrinho, o que é visto pelas crianças e seus familiares como uma oportunidade de viver experiências novas. De acordo com a mãe de uma criança apadrinhada em Santa Luz, “não é só dinheiro, nem o presente. É a oportunidade de ações para crianças, porque aqui na cidade não temos muita opção de lazer...”, diz.

Contando com a participação de voluntários, a equipe da Unidade de Campo Santa Luz tem mobilizado crianças e seus familiares para que se envolvam nos processos necessários para a criação e manutenção do vínculo entre a criança e o padrinho.

Boa Leitura!360

Cartas enviadas

DFC’s pagos

Presentes entregues

231

265

Ano 1 | Perído: Out-Dez 15 | Ed. 01

S a n t a L u z - P I

Page 2: Boletim ChildFund - Ponte Social

Festa das crianças

Festa de Fim de Ano

Trabalho em 2016

Durante os meses de novembro e dezembro a equipe da Unidade de Campo Santa Luz, liderada pelo Coordenador de Operações de Campo Júlio Santos, estabeleceu um processo de construção coletiva do plano de ações para o ano de 2016. Tal planejamento tem como base o processo institucional de entrada em novas áreas, definindo assim macro processos para um período de 12 meses.

Para celebrar o final de 2015 com as famílias inscritas no Projeto Ponte Social, a equipe da Unidade de Campo Santa Luz e a Igreja Presbiteriana Nacional (IPN) realizaram no dia 20 de dezembro duas celebrações comunitárias.

Os eventos contaram com a participação de aproximadamente 600 pessoas das comu-nidades inscritas. Na ocasião, houve apresentação teatral sobre o sentido do Natal, apresentações de dança e música, além da entrega de lembranças para os participantes.

O momento da entrega de presentes enviados pelos padrinhos para as crianças foi especial.

Reconhecimento e gratidão pela oportunidade que as crianças recebem são manifes-tados em depoimentos. “Muitos pais não têm condições e oportunidades, por isso só temos a agradecer”, diz a mãe de uma criança inscrita no programa.

Março – Maio: Processo de formalização da Organiza-ção Social Parceira que atuará na área.

Junho – Dezembro: Processo de Planejamento Estratégi-co de Área para definição de programas e projetos para três anos.

Janeiro – Fevereiro: Conclusão da primeira fase de inscrição de crianças.

Março: Apadrinhamento das crianças inscritas e inicio das ações de Vinculo Criança Padrinho.

ChildFund Brasil - Santa Luz - PIPraça Sete de Setembro, S/N, Centro, Santa Luz - PI

Julio Santos – Coordenador de Operações de CampoElaiza Ferreira – Assessora de Desenvolvimento Comunitário

Em comemoração ao dia das crianças foi realizado nos dias 10 e 11 de outubro em parceria com a Igreja Presbiteriana Nacional a FESTA DAS CRIANÇAS. O evento aconteceu nas Comunidades Fundec e Cajazeiras e contou com a presença de aproximadamente 500 crianças e adolescentes. Foi um momento de muita alegria com distribuição de presentes para as crianças, brincadeiras, jogo de futebol, apresentação de capoeira e teatro.