boletim adunifesp #14 (novembro de 2014)

7
Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo A A d d u u n n i i f f e e s s p p Seção Sindical do B B o o l l e e t t i i m m A A d d u u n n i i f f e e s s p p Boletim Adunifesp #14 24 de novembro de 2014 São PauloSP Congresso da UNIFESP: 20 anos de autonomia, democracia e sociedade www.adunifesp.org.br Adunifesp SSind f Congresso da Unifesp esteve, desde sua construção, investido de um caráter político, administrativo e acadêmico abordando questões fundamentais para o futuro da universidade pública brasileira. Os temas mobilizados: papel sócio econômicoambiental do seu projeto político acadêmico; financiamento da universidade pública; estruturas de poder, representatividade e autonomia podem definir não só o imediato cotidiano, mas também o projeto de uma universidade pública diferente da que temos hoje. Eles orientaram a realização do congresso em diferentes etapas: na preparação e apresentação das teses, nas assembleias que elegeram os delegados de todas as categorias e nos três dias de reflexão, debate e votação. A efetivação de uma universidade com melhores condições de ensino para os estudantes, junto a melhores condições de trabalho para os técnicos administrativos em educação e docentes depende de recursos públicos, de autonomia e de estrutura organizativa democrática para realizar com qualidade as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. É importante ressaltar a importância da comunidade universitária ter realizado a primeira experiência, em 20 anos de história da Unifesp, de sentar lado a lado os três segmentos de forma paritária, reconhecendo os esforços das categorias, das instâncias deliberativas da universidade bem como da reitoria para que tal evento ocorresse. Após o desenvolvimento de todo o processo, desde sua construção até a realização, é importante que todos envolvidos assumam a responsabilidade pelos seus resultados. O

Upload: adunifesp-secao-sindical-do-andes

Post on 06-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim Adunifesp-SSind #14, gestão 2013-2015, publicado em 24 de novembro de 2014 Jornalista responsável: Rafael Freitas Projeto gráfico e diagramação: Rafael Freitas

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim adunifesp #14 (novembro de 2014)

AAssssoocciiaaççããoo ddooss DDoocceenntteess ddaa UUnniivveerrssiiddaaddee FFeeddeerraall ddee SSããoo PPaauulloo

AAdduunniiffeessppSSeeççããoo SSiinnddiiccaall ddoo BBoolleettiimm AAdduunniiffeesspp

BBoolleettiimm AAdduunniiffeesspp ##1144 ­­ 2244 ddee nnoovveemmbbrroo ddee 22001144 ­­ SSããoo PPaauulloo­­SSPP

Congresso da UNIFESP: 20 anos deautonomia, democracia e sociedade

wwwwww..aadduunniiffeesspp..oorrgg..bbrr AAdduunniiffeesspp SSSSiinnddf

Congresso da Unifesp esteve, desdesua construção, investido de umcaráter político, administrativo e

acadêmico abordando questões fundamentaispara o futuro da universidade pública brasileira.

Os temas mobilizados: papel sócio­econômico­ambiental do seu projeto políticoacadêmico; financiamento da universidadepública; estruturas de poder, representatividadee autonomia podem definir não só o imediatocotidiano, mas também o projeto de umauniversidade públicadiferente da que temoshoje. Eles orientaram arealização do congressoem diferentes etapas: napreparação eapresentação das teses,nas assembleias queelegeram os delegadosde todas as categorias enos três dias de reflexão,debate e votação.

A efetivação deuma universidade com melhores condições deensino para os estudantes, junto a melhorescondições de

trabalho para os técnicos administrativos emeducação e docentes depende de recursospúblicos, de autonomia e de estruturaorganizativa democrática para realizar comqualidade as atividades de ensino, pesquisa,extensão e gestão.

É importante ressaltar a importância dacomunidade universitária ter realizado a primeiraexperiência, em 20 anos de história da Unifesp,de sentar lado a lado os três segmentos deforma paritária, reconhecendo os esforços das

categorias, dasinstânciasdeliberativas dauniversidade bemcomo da reitoriapara que talevento ocorresse.

Após odesenvolvimentode todo oprocesso, desdesua construçãoaté a realização, é

importante que todos envolvidos assumam aresponsabilidade pelos seus resultados.

O

Page 2: Boletim adunifesp #14 (novembro de 2014)

2

pós cerimônia de abertura com apresença de representantes dasociedade civil e a fala inaugural da

reitora iniciaram­se as atividades comdiscussão e votação do Regimento elaboradopela Comissão Organizadora, tendo sidoaprovado pela plenária com duas mudanças: 1)Sobre sua organização ficou aprovado que a mesa diretora, responsável pela conduçãodos trabalhos do Congresso, seria composta de maneira paritária entre os segmentos,com 3 membros de cada categoria eleitos pela plenária. 2) Sobre seu desfecho e suasatribuições: ficou decidido que após a apreciação e votação das propostas e teses naplenária final seria composto um grupo de trabalho paritário e igualmente eleito emplenária, para sistematização das propostas a serem encaminhadas para o ConselhoUniversitário a fim de reformar o Estatuto e o Regimento da Unifesp. Aprovou­se tambéma suspensão da palestra prevista para a manhã do terceiro dia, com o entendimento queeste dia deveria ser dedicado totalmente à apreciação em plenária das propostasencaminhadas pelos grupos de trabalho.

Frise­se que tais deliberações foram aprovadas por votação da plenária após intensosdebates. Quanto ao modo de composição da mesa diretora, houve discussões

acaloradas entre duas posições: um conjuntode delegados defendia que a mesa deveria sercomposta por membros indicados pelacomissão organizadora do Congresso e compequena participação dos delegados (seriamseis membros, dentre os quais dois seriameleitos dentre os delegados da plenária),enquanto outro conjunto postulava que todosos membros da mesa diretora deveriam sereleitos pela plenária em composição paritária,tendo sido esta a proposta vitoriosa (foram 110

O Congresso Unifesp: umbalanço dia a dia

0033 ddee nnoovveemmbbrroo –– PPlleennáárriiaa ddeeAAbbeerrttuurraa

A

Page 3: Boletim adunifesp #14 (novembro de 2014)

3votos a favor, 91 contrários e 4 abstenções).

No período da tarde, apesar do atraso, os delegados trabalharam em grupos nos quaisteses e propostas foram debatidas e as proposições aprovadas encaminhadas à plenáriafinal do Congresso.

0044 ddee nnoovveemmbbrroo –– DDiissccuussssããoonnooss GGrruuppooss ddee TTrraabbaallhhoo

o segundo dia deu­se continuidade aos trabalhos em grupo e foi marcado peloavanço das discussões e pela constatação de que o tempo reservado paraapreciação das teses e propostas foi escasso, haja vista que muitos grupos não

conseguiram discutir todas elas, inclusive não se sentindo à vontade para remetê­las àvotação na plenária. Contudo, os depoimentos colhidos naquela ocasião exaltaram aoportunidade que o encontro diversificado entre delegados nos GTs proporcionou paraque se instalasse o diálogo sobre as teses e propostas.

N

0055 ddee nnoovveemmbbrroo –– PPlleennáárriiaa FFiinnaall

último dia de atividades foi dedicado àdiscussão e aprovação dasdeliberações dos Grupos de

Trabalho.

Logo no início da Plenária final, algunsdelegados solicitaram de forma reiteradaquestões de ordem, dificultando a conduçãodos trabalhos. Também houvequestionamento sobre a legitimidade da mesa que apresentou à plenária a proposta dedestituição da mesma, sendo recusada por ampla maioria dos delegados. Mesmo diantedo entendimento da maioria da plenária que a mesa diretora eleita no primeiro dia doCongresso deveria conduzir os trabalhos, houve um conjunto de intervenções queinviabilizaram os trabalhos.

Devido a problemas de logística o Relatório com as propostas aprovadas nos gruposainda não estava impresso no início dos trabalhos gerando questionamentos de algunsdelegados sobre o trabalho realizado pela mesa diretora.

Somente no final da manhã a mesa diretora conseguiu encaminhar a discussão e

O

Page 4: Boletim adunifesp #14 (novembro de 2014)

4

deliberação das propostas aprovadas nos grupos de trabalho, começando, conformeorientação do Regimento pelas propostas do subtema 1.

No período da tarde, após discussão e aprovação de algumas propostas do subtema 1,uma delegada ao Congresso propôs inversão da ordem de discussões das propostas,com o argumento de que o maior número de teses e propostas versavam sobre osubtema 3 e, dado o atraso nos trabalhos, ela considerava importante discutir as questõesrelativas a este subtema. A mesa diretora colocou a proposta em votação após defesascontra e a favor sendo aprovada a inversão, com abstenções de uma parte dosdelegados, que passou, a partir deste momento, a solicitar declaração de voto. Conformeprevisto no Regimento, a mesa diretora encaminhou os pedidos de declaração de voto.As declarações de voto, além da explicação sobre a abstenção, passaram também aconter acusações a delegados, conduzindo a um processo que inviabilizou a continuidadedos trabalhos, posto que muitos delegados se inscreveram para falar sobre osacontecimentos.

Assim, o terceiro dia do Congresso não fez jus ao processo democrático e éticoconduzido até aquele momento. A plenária terminou sem que questões importantesapresentadas nas teses fossem apreciadas e votadas; também não foi eleita a Comissãoparitária que deveria trabalhar na sistematização das propostas relativas à reforma doEstatuto, conforme aprovado pela plenária no primeiro dia do Congresso.

Em meio à confusão instalada ocorreu a acusação de um delegado, que usou seu tempode declaração de voto para dizer que a diretoria da Adunifesp­SSind teria feito parte deuma conspiração, o mesmo delegado utilizou­se da leitura, sem permissão, de correioeletrônico alheio e que relatava encaminhamentos feitos em reunião preparatória docongresso com delegados das três categorias.

Page 5: Boletim adunifesp #14 (novembro de 2014)

5

A diretoria da Adunifesp condena este tipo de método, avesso à democracia ereafirma o direito de organização e posicionamento da comunidade universitária,conquistada no processo de redemocratização do país.

Destacamos a falta de fundamento,bem como a falha no comportamentoético com tal acusação, pois o diretodemocrático de organização foiquestionado. Chama a atenção essaatitude ter sido perpetrada por umprofessor, membro da atual gestão dareitoria da Unifesp (sobre este episódiover nota da Adunifesp­SSind emitida em07/11/2014). Tal atitude suscita algumasperguntas: Se o professor consideravaque o tal correio eletrônico continhainformações que deveriam serdivulgadas, por que o fez apenas no

final da tarde do terceiro dia do Congresso? Por que não entrou em contato com aComissão Organizadora ou, mesmo, manifestou­se publicamente no início dos trabalhosdo Congresso? Na ocasião da suposta denúncia, as pessoas inscritas para declarar seuvoto ou que haviam pedido “questão de ordem” foram todas orientadas a voltar aos seuslugares e depois, ordenadamente, falar ao microfone. Portanto, o professor em questãoteve tempo para, ao esperar sua vez, acalmar­se e conversar com os delegadossentados próximos a ele. Assim, tal leitura pública não pode ser considerada uma atitude“no calor do momento”, pois passaram­se mais de 30 minutos até que sua vez chegasse.Se não foi um ato impetuoso, o que omoveu? Qual o objetivo de tal denúncia,uma vez que obviamente nãocontribuíram para o andamento dasdiscussões e votações das propostas?

A grandeza desse evento não deveeximir a comunidade acadêmica daresponsabilidade pelos acontecimentosque inviabilizaram os trabalhos daplenária do Congresso após um dia emeio de trabalho em grupo, nos quaisprevaleceu o debate político de forma

Page 6: Boletim adunifesp #14 (novembro de 2014)

6paritária – considerando que essas atitudes inviabilizaram os trabalhos e impediram quefossem apreciadas e votadas as deliberações dos grupos de trabalho. Ou seja, oCongresso falhou em sua etapa final.

Como já deliberado pelo Consu, asplenárias terão continuidade nos dias 8, 9e 10/12 (frise­se, devem re­começar deonde terminaram na Plenária do dia05/11/14, ou seja, com discussão dosubtema 3.). Além da importante decisãode dar continuidade ao Congresso éfundamental que a comunidadeacadêmica se prepare para esse novomomento. A clareza em perceber erros eacertos políticos em um evento dessanatureza e, principalmente, qual método deve prevalecer em um processo de debatedemocrático serão atitudes importantes para que, finalmente, prevaleça o principalobjetivo em comum: o avanço das estruturas democráticas em nossa universidade.

AA LLUUTTAA CCOONNTTIINNUUAA!!

Page 7: Boletim adunifesp #14 (novembro de 2014)

EExxppeeddiieenntteeAAdduunniiffeesspp­­SSSSiinndd ­­ AAssssoocciiaaççããoo ddooss DDoocceenntteess ddaa UUnniivveerrssiiddaaddee FFeeddeerraall ddee SSããoo PPaauullooGGeessttããoo 22001133­­22001144:: RRaauull BBoonnnneess HHeerrnnáánnddeezz ­­ PPrreessiiddeennttee;; VViirrggíínniiaa JJuunnqquueeiirraa ­­ VViiccee­­pprreessiiddeennttee;; AAnnttoonniiooMMiihhaarraa ­­ SSeeccrreettáárriioo­­ggeerraall;; JJuulliioo CCeezzaarr ZZoorrzzeennoonn CCoossttaa ­­ 11ºº SSeeccrreettáárriioo;; CCaarrllooss AAllbbeerrttoo BBeelllloo ee SSiillvvaa ­­ TTeessoouurreeiirrooGGeerraall;; MMaarrccooss FFeerrrreeiirraa ddee PPaauulloo ­­ 11ºº TTeessoouurreeiirroo;; MMaarriiaa GGrraacciieellaa GGoonnzzaalleess PPeerreezz ddee MMoorreellll ­­ DDiirreettoorraa ddeeRReellaaççõõeess SSiinnddiiccaaiiss,, JJuurrííddiiccaass ee DDeeffeessaa PPrrooffiissssiioonnaall;; FFrraanncciissccoo AAnnttoonniioo ddee CCaassttrroo LLaaccaazz ­­ DDiirreettoorr ddee IImmpprreennssaa eeCCoommuunniiccaaççããoo;; DDeenniillssoonn SSooaarreess CCoorrddeeiirroo ­­ DDiirreettoorr ddee PPoollííttiiccaa SSóócciioo­­CCuullttuurraall;; LLuuzziiaa FFááttiimmaa BBaaiieerrll ­­ DDiirreettoorraaCCaammppuuss BBaaiixxaaddaa SSaannttiissttaa.

EEnnddeerreeççoo:: RRuuaa NNaappoolleeããoo ddee BBaarrrrooss,, nnºº 884411,, VViillaa CClleemmeennttiinnoo,, SSããoo PPaauulloo­­SSPP.. CCEEPP 0044002200­­117766TTeelleeffoonnee//FFaaxx:: ((1111)) 55554499 22550011 // ((1111)) 5555772211777766 EEmmaaiill:: sseeccrreettaarriiaa@@aadduunniiffeesspp..oorrgg..bbrrPPáággiinnaa:: wwwwww..dduunniiffeesspp..oorrgg..bbrr FFaacceebbooookk:: AAdduunniiffeesspp SSSSiinndd

BBoolleettiimm AAdduunniiffeessppJJoorrnnaalliissttaa rreessppoonnssáávveell // RReeggiissttrrooss ffoottooggrrááffiiccooss// PPrroojjeettoo ggrrááffiiccoo // DDiiaaggrraammaaççããoo:: RRaaffaaeell FFrreeiittaass

7 Agenda

Dezembro

8, 9 e 10Congresso daUNIFESP

1 2 3 4 5 6

11 12 13