bento pimentel oficina de biomimética

86
BIOMIMÉTICA http://gportfolio.wix.com/whiteportfolio MACAPÁ 2016 UNIFAP F:\Ficheiros\Guga 2016\ Documentação\Fotos

Upload: bento-pimentel

Post on 13-Jan-2017

42 views

Category:

Design


0 download

TRANSCRIPT

BIOMIMÉTICA

http://gportfolio.wix.com/whiteportfolio

MACAPÁ2016

UNIFAP

F:\Ficheiros\Guga 2016\Documentação\Fotos

http://gportfolio.wix.com/whiteportfoliohttps://www.behance.net/Gugapimentel/

https://www.researchgate.net/profile/Bento_Pimentel

[email protected]

Oficina de biomimética

Destinado à geração de conceitos para projetos arquitetônicos e de design a partir do sketching nas etapas de inspiração. Serão utilizados projetos desenvolvidos fundamentados na biomimética fundamentados no conceito de digital design/architecture.

Público-Alvo: Estudantes de Arquitetura/Design da UNIFAP e entorno, voltados ao desenvolvimento conceitual de projetos e cultura de projetos, desenvolvimento da expressão gráfica em projetos, desenvolvimento de projetos materiais bioinspirados e interessados na área.

Ementa: 1) Apresentação do curso e estudos caso fundamentados 2) Modalidades de Sketching e Desenho; 3) Projeto informacional, estilo e tendências; 4) Geometria complexa (com artigo); 5) Desenho paramétrico e empréstimos do campo biológico (com artigo); 6) Teoria do Design e Sistemas Naturais (com artigo); 7) Geração de projetos conceituais; 7) Aperfeiçoamento de resultados; 8) Apresentação de resultados.

PROJETANDOhttp://gportfolio.wix.com/whiteportfolio

MACAPÁ2016

Propostas de projeto Alcoa 2016

2) Problema de projeto:2.a)Termo de referência:

Realizar uma descrição do percurso da biodegradação até a etapa de estabilização e formação do ácido húmico, com informações acerca dos marcos de forma detalhada, de maneira caracterizar a simulação próxima ao processo analógico em um recorte ainda mais reduzido, contando com a descrição dos processos bioquímicos envolvidos;ii) Apresentar considerações acerca da compostagem no campo tridimensional e de representação, contando com a caracterização da relação forma-tamanho em acordo com a composição volumétrica da biomassa. Tal aquisição possibilita esquematizações extrapolativas para uma correlação com o tipo de fauna dentro da biomassa de compostagem. Este tipo de estudo é verificado em modelos como o Biomodel, descrito entre as contribuições apresentadas por Bongochgetsakul e Ishida (2008), ao propor cálculos que incluem a variável de ação de microorganismos sob o meio em degradação (PIMENTEL, 2015, pag. 232).

2.b) Projetos:

i) Descrição do plano de necessidades do projeto de uma composteira destinada à pequenos pátios industriais ou à destinação de resíduo, para aquisição do design das partes funcionais internas. Tal subtópico esta diretamente ligado à compreensão dos processo bioquímicos envolvidos no processo de compostagem, e a descrição de atributos de projetos para a aquisição da qualidade no design.

ii) Descrição ilustrada do processo de compostagem utilizando representação tridimensional 3D, a partir da correlação com a composição volumétrica da biomassa, portanto, utiliza detalhes da relação entre composição orgânica, aspectos biofísicos e interações da fauna no processo. Este projeto está diretamente ligado à investigação no campo molecular e orgânico de processos naturais, podendo servir de base à pesquisa no campo da bioinspirição e ciências dos materiais.

Propostas de projeto Alcoa 2016

3.b) Projetos:

i) Projeto descritivo (descrição técnica) de motorização para o modelo M6-Beta, a partir do projeto dimensionado (simplifi-cado). Tal projeto é complementado com as aquisições obtidas dos resultados de simulações, utilizando o Autodesk Inven-tor e e Autodesk CFD, conforme a ilustração abaixo. Destaca-se a estreita relação deste projeto com a eficiência produtiva na escolha e projeto dos componentes, e desempenho efetivo do veículo em movimento.

Propostas de projeto Alcoa 2016

3.b) Projetos:

ii) Projeto de interiores simplificado para o modelo M6-Beta, a partir do dimensionamento (modelo compacto). O projeto demanda uma descrição da usabilidade, soluções ergonômicas de projeto e possíveis customizações. Destaca-se a possibilidade de investigação do design de componentes automobilísticos, utilizando o Eco-Design para a mitigação de poluentes no processo de fabricação, e montagem de veículos. A imagem referência pode ser consultada no início deste tópico.

FUNDAMENTOS

Design

t

Design Thinking

Segura (2012) descreve que o Design Thinking caracteriza-se como forma de gerar soluções tal qual um modelo mental, antes que uma metodologia formal para o desenvolvimento de um trabalho específico. Tal perfil ocorre uma vez que os resultados gerados pela aplicação do processo em várias atividades, têm apresentado resultado adverso.

Sendo assim, verifica-se que a pesquisa de mercado diferencia-se da pesquisa em Design para a geração de resultados, apresentando respectivamente traços metodológicos qualitativos e quantitativos.

O ‘Projeto Centrado no Usuário (Human Centered Design) visa a utilização de três etapas de pesquisa similares a processos investigados na Antropologia, processos da pesquisa com base nas fases de ‘ouvir, criar e implementar’.

A fase de implementação se destaca por ser a mais segmentada, baseada em quatro etapas: i) Identificação das capacidades necessárias; ii) Criação de um modelo financeiro sustentável; iii)Desenvolvimento de uma sequência de projetos de inovação, e iv) Criação de um piloto e medição dos impactos, para a geração de cinco documentos: i) Análise de Possibilidade; ii) Análise de Viabilidade; iii) Pipeline de Inovação; iv) Plano de Implementação, e, v) Plano de Aprendizado.

t

Processo de ideação

Processo de Desenvolvimentode Produto

Novos Fundamentos do Design

1. Linhas;

2. Ritmo e equilíbrio;

3. Cor;

4. Figura e fundo;

5. Textura;

6. Moldura;

7. Camada;

8. Transparência;

9. Modularidade;

10. Grid;

11. Grid;

12. Padronagem;

DESIGN DIGITAL