benchmarking na indÚstria farmacÊutica

10
BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Upload: marcos-pontes

Post on 02-Aug-2015

124 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Page 2: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

BENCHMARKING

É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

Page 3: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

BENCHMARK

Enquanto o Benchmarking é o processo de identificação de referenciais de excelência, o Benchmark é o referencial de excelência em si. A origem do termo Benchmark parece estar nas marcas de referência usadas nas medições topográficas.

Page 4: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

BENCHMARKING É...

• um processo contínuo;• uma investigação que fornece informações valiosas;• um processo de aprendizado com outros;• um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer

disciplina;• uma ferramenta viável a qualquer organização e

aplicável a qualquer processo.

Page 5: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

BENCHMARKING NÃO É...

• um evento isolado• uma investigação que fornece respostas simples e

"receitas"• cópia, imitação• rápido e fácil• mais um modismo da administração

Page 6: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

TIPO DE BENCHMARKING

Benchmarking competitivo

Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultora externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Além disso, tem como ojetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.

Page 7: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

TIPO DE BENCHMARKING

Benchmarking interno

A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.

Page 8: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

TIPO DE BENCHMARKING

Benchmarking genérico

Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras.

Page 9: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

TIPO DE BENCHMARKINGBenchmarking funcional

Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".

Page 10: BENCHMARKING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

BENCHMARKING

Mais do que uma palavra mágica, o benchmarking é um conceito que está alterando consideravelmente o enfoque da administração, onde o mesmo é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas.