aula kardecismo

29
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES: KARDECISMO, UMBANDA, CANDOMBLÉ E COSMOVISÕES AMERÍNDIAS CARGA HORÁRIA: 120 h Professor: HARLEN CARDOSO DIVINO Polos: Janaúba / Pedra Azul - MG

Upload: harlen-cardoso

Post on 04-Dec-2015

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apresentação sobre o kardecismo aula 1

TRANSCRIPT

Page 1: Aula Kardecismo

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

COSMOVISÃO DAS RELIGIÕES: KARDECISMO, UMBANDA,

CANDOMBLÉ E COSMOVISÕES AMERÍNDIAS

CARGA HORÁRIA: 120 h

Professor: HARLEN CARDOSO DIVINO

Polos: Janaúba / Pedra Azul - MG

Page 2: Aula Kardecismo

KARDECISMOAllan Kardec.

Page 3: Aula Kardecismo

KARDECISMOO termo Kardecismo, assim como “mesa branca”, surgiu no desenrolar das lutas para a consolidação do Espiritismo no Brasil.

Utilizar o termo Kardecismo, chega a causa desconfortos aos que são espíritas. Tendo por base as definições contidas nos livros de Allan Kardec, em especial na introdução de O Livro dos Espíritos.

Page 4: Aula Kardecismo

• O Nascimento do Espiritismo

O Espiritismo surgiu no século XIX na França em torno de 1857. Período em que as pesquisas foram empreendidas por Kardec, por meio de contatos mediúnicos com espíritos, compilou o que se tornaria a doutrina espírita.

Page 5: Aula Kardecismo

• O Nascimento do Espiritismo

Oficialmente, como uma doutrina, o Espiritismo surgiu na França em 1857 com a publicação de “O Livro dos Espíritos” por Alan Kardec. Esse livro contém as bases da doutrina revelada pelos espíritos sob a orientação dos espíritos superiores.

Page 6: Aula Kardecismo

1. O Livro dos

Espíritos (1857)

2. O Livro dos

Médiuns (1861)

3. O evangel

ho segundo

o Espiritis

mo (1864)

4. O céu e o inferno (1865)

5. A

gênese (1868)

livros da Codificação, estes livros fundamentam a doutrina espírita.

Page 7: Aula Kardecismo

• Fundamentação da doutrina espírita

Contém as bases doutrinarias, composto de 1019 perguntas feitas por Kardec aos espíritos superiores utilizando médiuns. As perguntas eram feitas para vários médiuns, depois eram analisadas por Kardec segundo critérios de concordância e clareza e, posteriormente, as respostas eram selecionadas para compor o livro.

O Livro dos Espíritos (1857)

Page 8: Aula Kardecismo

O Livro dos Médiuns

(1861)

• Fundamentação da doutrina espírita

um livro especialmente publicado para esclareceros aspectos dos fenômenos mediúnicos e auxiliar os grupos espíritas nascentes na execução das reuniões de comunicação com os espíritos. Classifica os tipos e níveis de mediunidade, de espíritos, formas de identificar espíritos e analisar as comunicações obtidas.

Page 9: Aula Kardecismo

O evangelho segundo o

Espiritismo (1864)

• Fundamentação da doutrina espírita

trata da parte moral do Espiritismo, contémtrechos do Novo Testamento comentados pelos espíritos superiores, visando esclarecer as máximas e parábolas dos Evangelhos à luz da Doutrina Espírita.

Page 10: Aula Kardecismo

O céu e o inferno (1865)

explica as diferenças entre a Doutrina Espírita e as outras doutrinas religiosas, em especial a Doutrina Católica. São abordados temas como o destino das pessoas após a morte (desencarnação), as penas eternas, o purgatório, o inferno, etc..Em sua parte final traz relatos de comunicações com espíritos de mortos de diferentes níveis de felicidade e sofrimento segundo os seus atos enquanto vivos.

Page 11: Aula Kardecismo

A gênese (1868)Nesse livro são encontrados os milagres explicados a luz da Doutrina Espírita em sintonia com as descobertas das ciências naturais, a origem do universo, a origem da terra e outros aspectos da criação.

•Obs. uma das principais características do kardecismo é o estudo por meio dos livros. Mas o texto fundante do Espiritismo é O Livro dos Espíritos.

Page 12: Aula Kardecismo

A respeito dos fenômenos (espíritas), alguns homens ilustres manifestaram-se favoravelmente, antes da existência da doutrinaria.

Qualidade

Elemento 1

Elemento 2

Elemento 3

Precursores da Doutrina Espírita, Sócrates e Platão

Page 13: Aula Kardecismo

Kardec liga o Espiritismo ao Cristianismo e, por consequência, com o pensamento de Sócrates e Platão, o que servirá para postular na sequência as fases evolutivas de uma doutrina.

Alguns precursores da Doutrina Espírita: Sócrates e Platão

PLATÃO

SÓCRATES

Page 14: Aula Kardecismo

Ao longo da Introdução de “O evangelho segundo o Espiritismo”, as ligações entre Sócrates e Platão, o Cristianismo e o Espiritismo, são demonstradas no livro.A legitimação do Espiritismo e sua autoridade como uma doutrina se dá pela ligação com eventos antigos e respeitáveis.

MESAS GIRANT

ES

Page 15: Aula Kardecismo

O Espiritismo foi a finalização de um processo antigo que iniciou com os Judeus, tendo as contribuições filósofos: Sócrates e Platão, e foi finalizado por Jesus, com o Cristianismo.

O Espiritismo colocou-se frente às religiões como a terceira revelação, e o consolador prometido por Jesus no Evangelho de João. Nessa época a Igreja Católica estava desgastada pelos embates da Reforma e os ataques da ciência moderna.

Page 16: Aula Kardecismo

A partir de 1858, após o lançamento das bases doutrinárias contidas em O Livro dos Espíritos.Ocorre:

•a evolução da doutrina espírita.•surge a codificação dos livros.• há o registro e a difusão, a aceitação da nova doutrina e os embates com o meio social.

A Cosmovisão do Espiritismo Kardecista

Page 17: Aula Kardecismo

• A revista editada em 1868 (dez anos após o lançamento das bases soutrinárias). Kardec descreve qual seria o credo espírita. Visão significativa da cosmovisão do Espiritismo com fundamentação Kardecista:

Crer num Deus Todo-Poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e em sua imortalidade; na preexistência da alma como única justificação do presente[...] crer na continuidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível; na solidariedade que religa todos os seres passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados; considerar a vida terrestre como transitória e uma das fases da vida do Espírito

A Cosmovisão do Espiritismo Kardecista

Page 18: Aula Kardecismo

O ponto de explícita diferenciação entre o Kardecismo e o Cristianismo oficial é que o Kardecismo acredita na reencarnação, consequentemente na pré-existência do espírito em relação ao corpo. Isso tem varias consequências que o distanciam do Cristianismo oficial. A evolução se dá em várias existências corpóreas (encarnações), o espírito vai amadurecendo, se iluminando.

Page 19: Aula Kardecismo

•Um espírito humano não pode reencarnar-se em animais, o espírito sempre evolui e não retrocede.Eis a diferença entre: reencarnação do espiritismo em relação a outras religiões reencarnacionistas.

•Com base na citação de Kardec, conclui-se que o Kardecismo é monoteísta. Pois há a crença em Deus como algo que está fora da nossa capacidade de compreensão. (o ser supremo).

• O Kardecismo diz que a doutrina espírita é cristã, porém isso é rejeitado pelas Igrejas cristãs.

Page 20: Aula Kardecismo

o Espiritismo chegou ao Brasil em

1953

E em 1865, com a formação de um grupo espírita em Salvador torna-se “verdadeiramente uma religião”.

O Espiritismo Kardecista como Religião no BrasilToda religião, ao ser introduzida em um novo meio social, sofre adaptações para poder integrar- se ao novo ambiente sociocultural e ser aceita.Renato Ortiz afirma: (ORTIZ, 1999, p. 40).

Page 21: Aula Kardecismo

•A aceitação no meio social brasileiro e a ênfase no aspecto religioso se deram pelas características do povo brasileiro e por causa do campo religioso e simbólico aqui encontrado.

•No Brasil, mesmo entre os espíritas kardecistas, há aqueles que rejeitam o Kardecismo como uma religião, porém a sociedade brasileira, o IBGE, os acadêmicos, e a maioria dos kardecistas têm o Espiritismo como uma religião.

Page 22: Aula Kardecismo

Chico Xavier constroi pontes com o campo simbólico religioso

brasileiro: Catolicismoconsolida o Espiritismo no Brasil

Consolidação do espiritismo no Brasil

Na primeira metade do século XX.

O Espiritismo legitimou-se socialmente por meio do atendimento ao público, fornecendo alívio espiritual e material, curas e uma cosmovisão mais adequada ao contexto social, político e histórico. O Espiritismo consolidou-se por meio de figuras importantes: Chico Xavier e, bem antes dele, Bezerra de Menezes

Page 23: Aula Kardecismo

2. O passe. Que consiste na transmissão de energia de uma pessoa assistida por espíritos elevados para outra que esteja necessitada de energias espirituais. Sempre é recomendado que se pense em Jesus neste momento.

1. Uma reunião kardecista é iniciada e terminada por uma prece de agradecimento e pedidos de proteção para a reunião. Isso é feito, geralmente, diminuindo-se a iluminação do ambiente.

Principais Ritos do Espiritismo: Kardecista

Page 24: Aula Kardecismo

5.O estudo do Evangelho no Lar. Reunião familiar para estudo do livro O evangelho segundo o Espiritismo, onde se deve preparar o ambiente, fazer prece inicial e final, vibrações pelos necessitados, leitura e interpretação do texto lido.

4. As sessões mediúnicas. Que requerem espaço preparado para ser protegido espiritualmente, a fim de receber os espíritos. E onde se deve ter uma postura de silêncio e respeito.

3. A fluidificação da água. Que seria a transformação da água num remédio específico para os males físicos e espirituais da pessoa.

Principais Ritos;

Page 25: Aula Kardecismo

Principais Expoentes do Espiritismo no Brasil

Chico Xavier e Divaldo Franco são bastante conhecidos do público em geral, autores de centenas de livros psicografados que foram traduzidos para vários idiomas, palestrantes internacionais e com premiações em órgãos internacionais.

Adolfo Bezerra de Menezes: médico, político, foi presidente da Federação Espírita Brasileira apaziguou as diferentes vertentes espíritas de sua época. Converteu-se do Catolicismo ao Espiritismo, arriscando a sua prestigiada posição social, impactando positivamente a consolidaçãoe crescimento do Espiritismo no final do século XIX.

Page 26: Aula Kardecismo

Principais Expoentes

Anália Franco: educadora, fundou diversas instituições educacionais femininas, destacou-se como uma mulher forte, reconhecida em uma época onde as mulheres eram donas de casa, como a Grande Dama da Educação.

Antônio Gonçalves da Silva Batuíra: disponibilizou toda a sua inteligência e recursos financeiros para a fundação de instituições espíritas e divulgação por meio da imprensa.

Artur Lins de Vasconcelos Lopes: destacado orador e divulgador do espiritismo, possuindo grande riqueza que disponibilizava para a caridade, foi chamado de “O Banqueiro dos pobres”, exemplo do desapego das riquezas materiais.

Page 27: Aula Kardecismo

Principais Expoentes

José Herculano Pires: jornalista, filósofo, publicou mais de 80 livros. Traduziu as obras de Kardec. É considerado pelos espíritas aquele que melhor conheceu a obra de Kardec – “o metro que melhor mediu Kardec”. Era admirado pela sua firmeza e coerência doutrinaria.

Augusto Militão Pacheco: médico dedicado, reconhecido pelos seus pacientes, exemplo de virtude e dedicação, foi um dos fundadores da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Caírbar Schutel: farmacêutico, grande orador, combateu os detratores do Espiritismo. Fundou em Matão-SP, a Casa Editora O Clarim, que ainda hoje é um dos mais antigos órgãos da imprensa espírita.

Page 28: Aula Kardecismo

Principais Expoentes

Corina Novelino: (Minas Gerais 1912-1980) fundou casas de amparo sendo reconhecida como uma pessoa muito caridosa na cidade de Sacramento-MG, dando continuidade a obra de Eurípedes Barsanulfo naquela cidade.

Eurípedes Barsanulfo: (Minas Gerais 1880-1918), grande educador, fundou uma das mais famosas escolas espíritas, o Colégio Allan Kardec, em Sacramento-MG. Considerado um grande médium que se dedicou a sociedade onde viveu, morreu reconhecido como pessoa caridosa e exemplo de espírita.

Pedro Camargo Vinícius: (São Paulo 1878-1966), grande orador espírita, contribuiu muito no campo das artes e educação espíritas, participou de importantes instituições representativas do Espiritismo.

Page 29: Aula Kardecismo

•Existem várias pessoas que representam o ideal espírita concretizado no Brasil. Alguns deles conhecidos no meio social em maior ou menor grau. •Outros se destacam pela sua importância como escritores e/ou líderes de instituições espíritas que contribuíram significativamente para a sobrevivência e consolidação do Espiritismo na sociedade brasileira.Portanto, podemos tratar suas vidas e obras sob diferentes abordagens no âmbito da Ciência das religiões.

Conclusão kardecismo