aula 2 e 3

6
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL a) Conceitos e Definições Meio ambiente – conjunto de sistema físico, químicos, biológicas e suas relações e de factores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato sobre os seres vivos e a qualidade de vida do homem. Impacto Ambiental – é qualquer alteração no meio ambiente em um ou mais dos seus componentes provocado por uma acção humana. (Moreira Dias, I. 1993). Poluição - é qualquer deposição, no ambiente, de substâncias ou resíduos, emissão de luz, energia, de tal modo e em quantidade tal, que afecta negativamente ou está acima dos níveis permissíveis. Gestão Ambiental – é o uso racional e sustentável dos recursos ou componentes ambientais, incluindo o reuso e reciclagem, e protecção do ambiente. A gestão ambiental inclui actos administrativos e legislativos, acção económica, investimentos com finalidade de recuperar a qualidade do ambiente, assegurar a produtividade dos recursos e desenvolvimento social. Estudo do Impacto Ambiental (EIA) – é uma componente do processo de avaliação do impacto ambiental que analisa técnica e cientificamente as consequências na implantação de uma actividade de desenvolvimento sobre o ambiente; (SERRA, 2007) Avaliação – identificação, análise e avaliação da significância dos impactos. (SERRA, 2006) Avaliação do Impacto Ambiental (AIA) – é um instrumento de gestão ambiental preventiva e consiste na identificação e análise prévia, qualitativa e quantitativa, dos efeitos ambientais benéficos e perniciosos de uma actividade proposta. (SERRA, 2006) Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) – é um processo de carácter preventivo de gestão ambiental que analisa todos efeitos negativos e positivos que podem resultar das diversas fases de implementação de uma proposta de actividade no ambiente biofísico, sócio-económico e na saúde humana, e comunica de forma clara aos afectados, interessados e decisores antes que a tomada de decisão seja irrevogável.

Upload: inaya-carrilho-meggy

Post on 01-Oct-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

diversos

TRANSCRIPT

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL a) Conceitos e DefiniesMeio ambiente conjunto de sistema fsico, qumicos, biolgicas e suas relaes e de factores econmicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato sobre os seres vivos e a qualidade de vida do homem.Impacto Ambiental qualquer alterao no meio ambiente em um ou mais dos seus componentes provocado por uma aco humana. (Moreira Dias, I. 1993).Poluio - qualquer deposio, no ambiente, de substncias ou resduos, emisso de luz, energia, de tal modo e em quantidade tal, que afecta negativamente ou est acima dos nveis permissveis.Gesto Ambiental o uso racional e sustentvel dos recursos ou componentes ambientais, incluindo o reuso e reciclagem, e proteco do ambiente. A gesto ambiental inclui actos administrativos e legislativos, aco econmica, investimentos com finalidade de recuperar a qualidade do ambiente, assegurar a produtividade dos recursos e desenvolvimento social.Estudo do Impacto Ambiental (EIA) uma componente do processo de avaliao do impacto ambiental que analisa tcnica e cientificamente as consequncias na implantao de uma actividade de desenvolvimento sobre o ambiente; (SERRA, 2007)Avaliao identificao, anlise e avaliao da significncia dos impactos. (SERRA, 2006)Avaliao do Impacto Ambiental (AIA) um instrumento de gesto ambiental preventiva e consiste na identificao e anlise prvia, qualitativa e quantitativa, dos efeitos ambientais benficos e perniciosos de uma actividade proposta. (SERRA, 2006) Avaliao de Impacto Ambiental (AIA) um processo de carcter preventivo de gesto ambiental que analisa todos efeitos negativos e positivos que podem resultar das diversas fases de implementao de uma proposta de actividade no ambiente biofsico, scio-econmico e na sade humana, e comunica de forma clara aos afectados, interessados e decisores antes que a tomada de deciso seja irrevogvel.Impacto Ambiental - qualquer mudana no ambiente causado por uma actividade com efeitos na gua, no ar, e na sade das pessoas. (SERRA, 2006)Mitigao - medidas para prevenir, reduzir ou compensar os impactos que causariam danos ao ambiente.

b) ContextualizaoEm Moambique para se permitir a realizao de uma determinada actividade, necessrio obter o licenciamento ambiental. A emisso de uma Licena Ambiental baseada numa Avaliao do Impacto Ambiental da actividade proposta.A Licena Ambiental emitida pelo MICOA atravs de rgos competentes para tal (DPCA & DNAIA).

c) Historial A Avaliao de Impacto Ambiental (AIA) foi oficialmente consagrada pela primeira vez nos Estados Unidos da Amrica, atravs da elaborao do National Environmental protection Act (NEPA), que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 1970, tendo sido progressivamente adoptada, um pouco por todo mundo.A declarao de Rio sobre o Ambiente e Desenvolvimento consagrou-a definitivamente no plano do Direito Internacional do Ambiente ao determinar que a Avaliao do Impacto Ambiental, como instrumento nacional, deve ser efectuada em relao a determinadas actividades que possam vir a ter um impacto adverso significativo sobre o ambiente e estejam dependentes de uma deciso de uma autoridade nacional competente.Antes foi aplicada a lei n 3/93 de 24 de Junho (lei dos investimentos), onde o legislador obrigava a submisso em termos condicionais, determinados empreendimentos a um prvio processo Avaliao de Impacto Ambiental. Os investidores e as suas empresas devero providenciar a elaborao de um estudo e implementao e explorao dos respectivos projectos, contendo uma descrio dos problemas de poluio e sanidade, desperdcios e/ou resduos dos seu empreendimentos, incluindo efeitos potenciais.Em Moambique, os aspectos ambientais nunca mereceram alguma importncia relevante no passado. Por exemplo, as pesquisas e explorao do carvo de Moatize, as pesquisas de hidrocarbonetos em Pande, Temane e Lago Niassa, as pedreiras e areeiros espalhados por este pas, as estradas, pontes e outras infra-estruturas com impactos negativos sobre o ambiente, s para citar alguns, foram realizados sem considerar os impactos que advinham da sua implantao. Nessa altura, os princpios de proteco ambiental restringiam- se a algumas poucas reas, que incluam a costa, as florestas e a fauna bravia. (MICOA, 1999).O Programa Nacional de Gesto Ambiental indica os seguintes passos da institucionalizao da gesto ambiental em Moambique (MICOA, 1999):

1982: Criao da Unidade de Gesto Costeira (UGC) no antigo Instituto de Planeamento Fsico (INPF); 1985: Unidade de Gesto Costeira com apoio do PNUMA e IUCN prope a criao do Conselho do Ambiente, composto por um Secretariado e recursos financeiros; 1987: O Ministro dos Recursos Minerais designado para dirigir a institucionalizao da gesto ambiental em Moambique; 1991: Criao da Diviso do Meio Ambiente no antigo INPF; 1992: Criao da Comisso do Meio Ambiente aps anlise e discusso sobre o estado do ambiente e as recomendaes sadas da Conferencia da Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento; Em 1994: Criado o Ministrio para a Coordenao da Aco Ambiental (MICOA) impulsionou vrios projectos e a necessidade de reaver se estes projectos so ambientalmente viveis para se implementar ou no. 1997: Submisso provao a Lei do ambiente (Lei 20/97, de 29 de Dezembro) e o primeiro Regulamento sobre o Processo de Avaliao do Impacto Ambiental 1998: aprovao da lei do ambiente (Lei 20/97, de 29 de Dezembro) e revogado para o Decreto 45/2004 institucionalizando legalmente a Avaliao do Impacto Ambiental.Desde a sua institucionalizao no mundo, a Avaliao do Impacto Ambiental evoluiu bastante com a reformulao do conceito ambiente, passando desde um instrumento que defendia uma causa puramente ecolgica, onde as anlises feitas concentravam - se bastante nos aspectos biofsicos, para uma anlise integrada que considera todos aspectos no s biofsicos, como tambm scio econmicos e de sade humana.

Com a entrada em vigor da Lei do Ambiente, o processo de AIA, foi definitivamente consagrado no ordenamento jurdico, moambicano, foi aprovado o decreto n 76/98 de 29 de Dezembro, que aprovou o Regulamento do processo de AIA, que depois foi revogado pelo decreto n45/2004.

AIA foi concebido como um procedimento prvio e de apoio tomada de deciso de autorizao ou licenciamento de projectos susceptveis de ter impactos ambientais significativos.

AIA tem objectivo de fornecer a entidade competente para proferir aquela deciso as informaes e os elementos necessrios ao conhecimento e a ponderao dos efeitos ambientais do projecto.

Os Trs Valores Centrais da AIA Sustentabilidade: o processo de AIA dever resultar na salvaguarda do ambiente. Integridade: o processo de AIA dever conformar se ou estar de acordo com os limites e padres acordados. Utilidade: o processo de AIA dever providenciar uma informao credvel e balanceada para a tomada de deciso.

d) Objectivos de AIA em Moambique

Assegurar que as consideraes ambientais sejam tratadas e incorporadas ao processo de tomada de decises; Antecipar, evitar, minimizar ou compensar os efeitos negativos biofisicos, sociais e outros; Manter a capacidade dos sistemas naturais; Promover o desenvolvimento sustentvel e optimizar a gesto de recursos naturais.

e) Beneficios de AIA Permite desenvolver diferentes actividades de forma ambientalmente sustentvel. Melhor cumprimento dos padres de qualidade ambiental; Salvaguarda dos custos de investimento e de operao; Reduo de tempo e custos para aprovao das actividades; Entre outros

f) Importncia de AIA em Moambique Promove a consciencializao e educao ambiental aos vrios intervenientes no processo de desenvolvimento; Assegura a participao de vrios intervenientes no processo de tomada de decisao; Previne a poluio e fornece um quadro de gesto ambiental para o controlo dos impactos que podem resultar de uma actividade assegurando a sade humana e qualidade ambiental. O AIA promove o desenvolvimento sustentvel porque: Ajuda a melhor a distribuio das actividades; Ajuda na identificao e mitigao dos impactos ambientais resultantes das actividades; Promove a consciencializao e educao ambiental das pessoas; Evita a contaminao dos cursos de gua; Evita a poluio do ar; Previne a eroso dos solos; Melhora a gesto dos resduos slidos e efluentes; Evita a caa furtiva, o desmatamento e queimadas descontroladas.

Referncia Bibliogrfica Colectnea de Legislao do Ambiente Carlos Serra Jr, CFJJ, Maputo. 2006MICOA. Programa Nacional de Gesto Ambiental, Maputo. 1996MICOA. Compilao de Legisla Ambiental Moambicana. Tomo II. Maputo. 2005MICOA. Programa Nacional de Gesto Ambiental, Maputo. 1996MOREIRA Dias, I Seminrio sobre Avaliao do Impacto Ambiental. IUCN- Unio Internacional para a Conservao. Maputo- 1993USAID. 2005. Uma introduo a avaliao do impacto ambiental. Maputo