aula 1: o atomismo grego

13
Aula 1: O Atomismo Grego MODELOS ATÔMICOS: DOS GREGOS AOS QUÂNTICOS Trabalho de Conclusão de Mestrado Jurandi Leão Santos

Upload: newton-silva

Post on 15-Apr-2017

1.100 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1:O Atomismo Grego

MODELOS ATÔMICOS:DOS GREGOS AOS QUÂNTICOS

Trabalho de Conclusão de MestradoJurandi Leão Santos

Page 2: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

Ao longo da história diferentes concepções filosóficas e teorias científicas foram desenvolvidas para poder explicar as propriedades do mundo material que nos rodeia.

De que são formadas todos os corpos presentes no Universo?

Veremos que os filósofos gregos, há mais de 2500 anos, já buscavam respostas para essa pergunta. Para isso apresentaram concepções acerca do átomo que mudaram toda a forma de conceber a natureza.

Aula 1: O Atomismo Grego

Page 3: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ÁTOMODe que são formadas todos os corpos

presentes no Universo?

Todos temos uma ideia para o átomo. E você, qual o ideia que você tem para um

átomo?

Page 4: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ÁTOMOAtividade 1

Com o que se parece o átomo?

Faça um desenho representando o modelo que você tem para o átomo.

Page 5: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ÁTOMOOs átomos são muito estranhos! Pensar sobre algo que é tão estranho é quase impossível. Como você pode descrever algo que está tão distante da experiência humana? Mas são eles que compõem tudo, por isso vamos tentar de qualquer maneira.

https://www.youtube.com/watch?v=_lNF3_30lUE

Page 6: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ATOMISMO GREGOO conceito de átomo surgiu aproximadamente a 450 a.C, quando o filósofo grego Leucipo afirmou que a matéria é descontínua, formada por partículas discretas indivisíveis e invisíveis. Demócrito (380 a.C), discípulo de Leucipo, batizou as partículas indivisíveis de átomo (do grego indivisível)

Disponível em: http://www.fullquimica.com/2011/03/teoria-atomica-y-modelos-atomicos.html

Page 7: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ATOMISMO GREGO“Nada existe, exceto átomos e espaço

vazio”

Para Leucipo e Demócrito, os átomos poderiam se mover livremente no espaço vazio. Assim, eventualmente, exerceriam colisões com outros átomos, formando novas disposições de átomos. Logo, consideram que há um número eterno desses átomos.

Page 8: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ATOMISMO GREGOMuitos filósofos clásicos gregos consideraram absurda a teoria atomistica. Entre eles temos Empédocles, contemporáneo de Demócrito, que sustetou que todos os corpos são compostos por quatro “elementos”: terra, ar, fogo e água.

Para ele, os corpos são formados por “algo” contínuo.

Aristóteles (300 a.C), discípulo de Empédocles, descreveu os 4 elementos como a combinação de propiedades fundamentais da materia: aridez, humidade, calor e frio, assim:

Page 9: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ATOMISMO GREGO

Disponível em: http://www.fullquimica.com/2011/03/teoria-atomica-y-modelos-atomicos.html

Page 10: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ATOMISMO GREGO

Conceitos Filosóficos

AtomísticosLeucipo

Demócrito

Continuístas

Empédocles

Aristóteles

Page 11: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

ATOMISMO GREGOAs doutrinas do atomismo se perpetuara por meio do poema De Rerum Natura, escrito por volta do ano 50 a.C, pelo poeta romano Lucrecio.

Uns vinte séculos depois (1661), o Físico e Químico inglês Robert Boyle, em seu livro “The Sceptical Chymist”, aceitou a existência do átomo; Isaac Newton, em sua obra “Principia” (1867) e “Óptica” (1704), também aceitou a teoria atomista da matéria.

Page 12: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

DE RERUM NATURA«… átomo algum interrompe jamais o seu movimento no vácuo, antes se move sem cessar, empurrando e sendo empurradoEm várias direcções, e as suas colisões provocam,Consoante o caso, maior ou menor ressalto.Quando combinamos da forma mais densa,A intervalos muito próximos, com o espaço entre siMais obstruído pelo entrelaçado da figura,Dão-nos a rocha, o diamante, o ferro,Coisas dessa natureza. (Não existem muitas espécies de átomosQue errem, pequenos e solitários, através do vácuo.)

Apesar de se encontrarem em constante movimento,O seu todo aparenta absoluta quietude,Salvo, aqui e ali, alguma oscilação particular.A sua natureza está além do alcance dos nossos sentidos,Muito, muito além. Já que não somos capazes de verAs coisas como são na realidade, elas são obrigadas a esconder-nos os seus movimentos,Especialmente porque, mesmo as que conseguimos ver, muitas vezesNos ocultam também os seus movimentos, quando à distância.Tomemos por exemplo um rebanho a pastarNuma encosta; sabemos que esses animais de caracóis de lãSe movimentam para onde quer que os atraia a bela erva,Em qualquer lugar onde esta se encontre, ainda cravejada de joias de orvalho cintilantes, e que os cordeiros,Já saciados, saltam e brincam, brilhando ao sol.Tudo isto, porém, visto á distância, é apenas uma mancha azuladaEsbranquiçada, repousando numa colina verde.…»

Page 13: Aula 1: O Atomismo Grego

Aula 1

BIBLIOGRAFIA- CARUSO, Francisco e OGURI, Vitor . Física Moderna, Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2006.

- MARTINS, Jader B. A História do Átomo, de Demócrito aos Quarks. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2001

- SEGRÈ, Emilio. Dos Raios X aos Quarks – Físicos Modernos e Suas Descobertas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1987.

- TRANSNATIONAL COLLEGE OF LEX. What Is Quantum Mechanics? A Physics Adventure. Boston, 1996.

Disponível em <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atomismo-e-S%C3%B3crates/39657490.html> Acesso em Julho de 2015.

Disponível em <http://www.fullquimica.com/2011/03/teoria-atomica-y-modelos-atomicos.html> Acesso em Julho de 2015.

Disponível em <https://viveraciencia.wordpress.com/2009/06/09/atomo-poesia-memoria-um-lucrecio-perdido-no-livro-de-quimica/> Acesso em Julho de 2015.