atividade - entomologia aplicada

Upload: victor-ygor

Post on 06-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 Atividade - Entomologia Aplicada

    1/8

    2. Discorra sobre a morfologia e a fisiologia dos seguintes sistemas:

     A) Sistema Sensorial – Visão;

    Se dá principalmente por fotorreceptores, olos compostos e ocelos.

    !los "ompostos: encontrado praticamente em todos os insetos adultos e em algumas formas imaturas."omo o nome sugere, são compostos por omat#deos $ue são a unidade estrutural e funcional da %isão dos

    insetos. ! n&mero de omatideos ' %ariá%el podendo algumas operárias de formigas apresentarem menos$ue seis, en$uanto alguns !donata podem ter mais 2(..

    *strutura do !mat#deo:

    + "rnea: parte transparente da cut#cula; possui fun-ão de lente+ "one cristalino: situado abaio da crnea e $ue con/untamente com ela, ' responsá%eis por concentrar erefletir a lu0 para a região contendo pigmentos.+ 1abdoma: ' a parte fotossensi%el do omat#deo em forma de bastonete produ0ido por +3 neur4niosespeciali0ados camados ret#nulas. *sta colocado logo abaio do "one "ristalino.+ 5ris: c'lulas pigmentadas situadas em torno do omat#deo.

    + 1etina: formada pelas ret#nulas; ligadas a neur4nios.

    !los Simples 6!celos): podem ser laterais ou dorsais

    + !celos Dorsais: comumente encontrados nos adultos e em forma imaturas de insetos emimetabolito.Diferem dos olos compostos por apresentarem apenas uma crnea cobrindo %ários rabdomas. 7ãoformam uma imagem do ambiente mas respondem a mudan-as na intensidade luminosa.

    + !celos 8aterais: são os olos das lar%as dos insetos olometablicos e de alguns adultos. Sempreocorrem lateralmente e são estruturalmente semelantes ao dorsais apresentando muitas %e0es um conecristalino sob a crnea.

    9!S D* VS omat#deos) podem ser concentrados em um &nicorabdoma. *. mariposas.

    ?!9!1*"*9!1*S *@91A +!"8A1*S

     Alguns insetos respondem a mudan-as na intensidade luminosas, mesmo sem o funcionamento dosfotoreceptores conecidos. 7enum receptor espec#fico foi encontrado at' o presente.

    B) Sistema Digestrio;

     AA1*8C! D*S9V!

    + 9ubo $ue percorre o corpo no sentido longitudinal desde a boca at' o Enus.+ 9ipo de alimento: $ual$uer substancia orgEnica 6sangue, %egetais etc.)+ 7os cupins e baratas a digestão ' a/udada por simbiontes.

    *S9191A *1A8+ *stomod'u+ FesGntero+ roctod'u

  • 8/17/2019 Atividade - Entomologia Aplicada

    2/8

    *S9!F!DH

    ?ormado por faringe, es4fago, papo ou ingl&%io, pro%entr#culo ou moela e %ál%ula card#aca. nicia naca%idade oral, faringe, es4fago, papoIingl&%io, pro%entr#culoImoela e termina na %ál%ula card#aca. 7o papoá o arma0enamento de alimento durante algum tempo para $ue as en0imas atuem. 7o pro%entr#culo,dentes $uitinosos auiliam na tritura-ão do alimento. aralelamente, glEndulas sali%ares secretamen0imas, umedecem o alimento, limpam pe-as bucais e impedem coagula-ão do sangue 6no caso dosematfagos).

    apo: arma0ena momentaneamente o alimento reali0ando as primeiras transforma-Jes en0imáticas

    ro%entr#culo: apresenta dentes $uitinosos nos insetos mastigadores.

    Vál%ula card#aca: dobra circular $ue impede o retorno do alimento ao estomod'u.

    F*SK79*1!

    ?ormado por %entr#culo, cecos gástricos e %ál%ula pilrica. nicia+se na %ál%ula card#aca $ue desemboca no%entr#culo e cecos gástricos e termina na %ál%ula pilrica. raticamente toda a absor-ão das substEnciasocorre no %entr#culo. "ompete aos cecos gástricos a manuten-ão de bact'rias e outros microrganismosprodutores de en0imas e %itaminas, al'm de aumentar a superf#cie para secre-ão de en0imas, absor-ãode águas e nutrientes.

    Ventr#culo: completa a digestão iniciada no estomod'u. Luase toda a assimila-ão ocorre no %entr#culo.Secreta amilases, maltases, in%ertases, lipases e proteases.

    Vál%ula ilrica: impede o retorno do alimento ao mesGntero.

    1!"9!DH

    ?ormado por piloro, #leo, clon, reto e Enus. resen-a de MglEndulas retaisN para absor-ão de água e

    nutrientes. nicia+se na %ál%ula pilrica, seguindo pelo #leo, clon, reto e terminando no Enus. 7a região doreto estão as glEndulas retais $ue fa0em no%a reabsor-ão de água e nutrientes. Ao t'rmino da digestão, osecrementos são liberados pelo Enus.

     A7*@!S D*S9V!S

    + lEndulas sali%ares: locali0adas na cabe-a ou tra, secretoras de sali%a $ue ' lan-ada na ipofaringe.

    + Sali%a: umedece os alimentos, limpa os estiletes e nos ematfagos impede a coagula-ão sangO#nea.

    + "ecos gástricos: di%ert#culos em forma de bolsa em n&mero de 2 – 3. 9Gm a fun-ão de manter

    simbiontes e ampliar a área de secre-ão e absor-ão.+ 9ubos de Falpigi: principal rgão de ecre-ão dos insetos. 1etira da emolinfa sais e res#duosnitrogenados na forma de ácido &rico. !correm em n&mero %ariá%el, normalmente m&ltiplos de dois.

    ") Sistema 7er%oso;

    ! sistema ner%oso dos insetos ' uma rede de c'lulas especiali0adas camadas de neur4niosresponsá%eis pela coordena-ão das di%ersas ati%idades dos %ários sistemas.

    "ada neur4nio possui:

    + ericarion: corp&sculo central nucleado+ Dentrito: fibra aferente+ A4nio: fibra eferente

    9!S D* 7*1P7!S

  • 8/17/2019 Atividade - Entomologia Aplicada

    3/8

    + nipolar : dentrito e a4nio deiam o pericarion num ramo comum.+ Bipolar: apenas um dentrito independente do a4nio+ Fultipolar: mais de um dentrito independente do a4nio

    7*1V!S: aglomera-ão de neur4nios en%ol%idos por baina con/unti%a especial. 7eles á predominEnciade longos a4nios.

    Q78!S: formados por ner%os. São unidos por ner%os, longitudinalmente 6conecti%os) e

    ori0ontalmente por comissuras.

    SS9*FA 7*1V!S! "*791A8

    + "'rebro 6gEnglio supraesofagiano) : composto pelos:

    a) rotoc'rebro: associado a %isãob) Deutoc'rebro: associado as antenasc) 9ritoc'rebro: associado ao lábio superior 

    + Englio subesofagiano: ener%a as demais pe-as bucais e as glEndulas sali%ares

    + "adeia 7er%osa Ventral: composta por gEnglios torácicos e abdominais, associados com aneurofisiologia dos segmentos, espiráculos e locomo-ão.

    SS9*FA 7*1V!S! VS"*1A8

    "onstitui-ão:

    + Sistema 7er%oso *stomogástrico: responsá%el pela ener%a-ão do estomod'u, mesentero, %aso dorsal etra$u'ias da cabe-a.+ Sistema 7er%oso Simpático Ventral: associado com os espiráculos+ Sistema 7er%oso Simpático "audal: ener%a o proctod'u e os rgãos reprodutores.

    SS9*FA 7*1V!S! *1?H1"!

    ?ormado por ner%os $ue deiam ou cegam ao S7" para ener%ar m&sculos ou rgãos dos sentidos. Seusner%os são:

    a) Aferentes: tra0em informa-Jes dos rgãos dos sentidos para o S7"b) *ferentes: le%am informa-Jes do S7" para m&sculos e apGndices.

    91A7SFSS

    R. A4nica : de nature0a el'trica

    + otencial de repouso 61): o n#%el de ions T U7aT+ otencial de A-ão 6A): a permeabilidade da membrana permite a in%ersão dos n#%eis.

    2. Sináptica: de nature0a $u#mica, ocorrendo atra%'s da a-ão de mediadores 6acetilcolina)

    SS9*FA 7*1V!S! * S! D* D*?*7SV!S 6Astolfi 8andoni, RW3X)

    R. A-ão fisiolgica da Acetilcolina: a acetilcolina liberada pelo sistema ner%oso atua diretamente sobre asc'lulas pro%ocando respostas caracter#sticas.

    2. A-ão fisiolgica da en0ima colinesterase: idrolisa acetilcolina dando colina T ion acetato, interrompendoa transmissão do impulso ner%oso.

    >. A-ão tica dos 'steres fosforados: os 'steres fosforados fiam um grupo fosforila na en0imacolinesterase interrompendo sua a-ão, ocasionando intoica-ão.

  • 8/17/2019 Atividade - Entomologia Aplicada

    4/8

    !BS. 7o caso de intoica-ão umana, utili0a+se Atropina com a finalidade de blo$uear a a-ão daacetilcolina interferindo na capacidade de resposta da c'lula para responder ao est#mulo ner%oso.

    D) Sistema 1eprodutor;

     AA1*8C! 1*1!D9!1 D!S 7S*9!S

    7a maioria dos insetos a reprodu-ão ' seuada e por o%iparidade

     AA1*8C! 1*1!D9!1 ?*F77!

    H composto por :

    a) m par de o%áriosb) Dois o%idutos lateraisc) m o%iduto comum $ue se continua na Bursa copulatri 6%agina e %ul%a)d) *spermatecae) lEndulas Acessrias

    !VY1!S: colocados lateralmente ao tubo digesti%o. "omposto por o%ar#olos $ue se abrem no o%idutolateral.!s o%ar#olos são tubos alongados em n&mero %ariá%el apresentando $uatro regiJes: filamento terminal,germarium, %itellarium e pedicelo.

    9ipos de o%ar#olos:

    R. ano#stico: sem c'lulas nutri0es. *. !donata2. olitrfico: com c'lulas nutri0es, alternadas com os ocitos. *. CZmenoptera.>. Acrotrfico: com c'lulas nutri0es locali0adas no ápice dos o%ar#olos. *. Cemiptera.

    !VD9!S 8A9*1AS: condutos $ue partem de cada o%ário $ue se unem para formar o o%iduto comum.

    *S*1FA9*"A: ser%e para recep-ão e arma0enamento dos espermato0ides.

    8Q7D8AS A"*SS[1AS 6ou "!8*9H1"AS): elaboram substEncias associadas a o%iposi-ão.

     AA1*8C! 1*1!D9!1 FAS"87!

    ?ormado por:

    a) m par de test#culos

    b) Vasos deferentes 6$uando alargados \ %es#cula seminal)c) "anal e/aculador d) lEndulas acessrias

    9*S95"8!S: formado por fol#culos, ligados ao %aso deferente pelos %asos eferentes. Apresentam:

    a) ermário: espermatog4niosb) ]ona de crescimento: espermatcitosc) ]ona de di%isão e redu-ão: espermátidesd) ]ona de transforma-ão: espermato0ides

    VAS!S D*?*1*79*S: partem dos test#culos e depois se alargam formando a %es#cula seminal. nem+separa formar o canal e/aculador.

    8Q7D8AS A"*SS[1AS: liberam substEncias $ue formam o espermatforo.

  • 8/17/2019 Atividade - Entomologia Aplicada

    5/8

    S*8*^

    R. or$ue a fGmea ' normalmente $uem escole_

    a) ! esperma ' barato e o o%o ' caro. ?Gmea seleciona o maco.b) A fGmea apresenta mais fre$Oentemente cuidado parental liberando o maco.

    2. Fecanismos de competi-ão por acasalamento

    a) 1apide0 na resposta: o primeiro maco a aparecer reali0a a cpula.b) ersistGncia: o sucesso reproduti%o esta ligado com o tempo gasto copulando ou permanecendo no sitiode reprodu-ão. Borboletas territoriais.c) "ompeti-ão: o seo $ue in%este menos compete diretamente pelo outro seo.

    R. "aracter#sticas $ue possibilita sucesso na competi-ão: tamano, for-a, armas, agilidade ou sinais deamea-as.2. Facos inferiores desen%ol%em táticas alternati%as.

    >. ! $ue a fGmea dese/a do maco_

    a) Bons genesb) 1ecursosc) "uidado parental

    *) Sistema 1espiratrio;

    Luanto ` reprodu-ão, os insetos são diicos 6seos separados) e a fecunda-ão ' interna. São $uasetodos o%#paros. Alguns sofrem metamorfose, $ue ' um con/unto de mudan-as graduais $ue ocorrem nocorpo. or isso, os insetos são di%ididos em ametábolos 6sem metamorfose), emimetábolos 6commetamorfose incompleta) e olometábolos 6com metamorfose completa). Alguns mos$uitos tGmdesen%ol%imento lar%ário na água. sso eplica a multiplica-ão de tais insetos em terrenos alagados. AA1*8C! 1*S1A9[1!

    + !s insetos são animais aerbicos, tendo $ue obter oigGnio do meio para sobre%i%er 

    + tili0am as mesmas rea-Jes metablicas $ue outros animais 6gliclise, ciclo de rebs e o sistema detransporte de el'trons)

    + ! aparelo respiratrio dos insetos tem como fun-ão le%ar !2 a todas as c'lulas do corpo, e remo%er o"!2 produ0ido. H composto por uma complea rede de tubos 6sistema tra$ueal) $ue apresenta:

    SS9*FA 91AL*A8

    + *spiráculos+ 9ra$u'ias e 9ra$u'olas+ Sacos a'reos

    *S1Y"8!S: são aberturas locali0adas lateralmente no tra e abdome da maioria dos insetos, um par por segmento, por onde entra o ar. Apresenta:

    + eritrema+ Ytrio ou Vest#bulo+ Aparelo de !clusão

    8ocali0a-ão: 2 pares no tra e 3 no abdome

    9!S D* SS9*FA 1*S1A9[1!

    Baseado na funcionalidade dos espiráculos temos:

  • 8/17/2019 Atividade - Entomologia Aplicada

    6/8

    a)ColopnGustico:todos os R pares são funcionais.*:afanotob)CemipnGustico:um ou mais pares não funcionam. *:8epidpterac)CipopnGustico:um ou mais espiráculos desaparecem completamente.*:lar%as de Diptera.d)ApnGustico:não possui espiráculos.

    91AL*AS:são tubos elásticos apresentando:

    a)*ndotra$u'ia:camada de cuticulina interna

    b)9en#dia:engrossamento da camada de cuticulina formando estrutura espiralada com fun-ão de manter atra$u'ia distendidac)*ctotra$u'ia:camada epitelial eterna a endotra$u'ia e ten#diad)Fembrana basal

    91ALH!8AS:canal#culos $ue partem da c'lula terminal constituindo+se em interface &mida entre o ar eas c'lulas.odem conter fluido tra$ueal ou ar.

    SA"!S AH1*!S:são tra$u'ias dilatadas com fun-ão de aumentar a $uantidade de oigGnio respirado.nsetos a$uáticos utili0am os sacos a'reos para acumular oigGnio e tambem ser%em para a/udar no %4o.

    V*798A^

    nsetos pe$uenos dependem, $uase completamente, da difusão passi%a do ar no sistema tra$ueal. nsetosmaiores re$uerem %entila-ão ati%a, proporcionada pelos m&sculos abdominais.*ssa %entila-ão possui asfases diretas e indiretas.

    V*798A^

    + Aspira-ão+ "ompressão+ *pira-ão

    V*798A^

    ?) Sistema "irculatrio.

    !s insetos possuem um sistema circulatrio aberto onde o sangue 6emolinfa) corre li%remente naca%idade do corpo, entrando em contato com todas as estruturas internas

    *S9191A *1A8

    + Vaso dorsal fecado posteriormente e aberto anteriormente+ [rgãos acessrios pulsáteis

    ?un-ão: efetuar todas as trocas $u#micas entre os rgãos do corpo; transporte de nutrientes, produtos deecre-ão, orm4nios etc.

    Feio circulatrio: emolinfa 6sangue ou li$uido %isceral). Ser%e como meio de arma0enamento de água,aminoácidos e como fluido idráulico para transmissão e manuten-ão da pressão do sangue.

    VAS! D!1SA8

    9ubo formado por fibras musculares e tecido fibroso. "omposto posteriormente pelo cora-ão eanteriormente pela aorta.

    "ora-ão: formado por uma serie de cEmaras, possuindo %ál%ulas ostiolares $ue impedem a %olta daemolinfa do %aso dorsal para a ca%idade do corpo.

    DA?1AFAS * S7S

  • 8/17/2019 Atividade - Entomologia Aplicada

    7/8

    Diafragmas são duas estruturas musculares 6dorsal e %entral) $ue di%idem a ca%idade do corpo em trGspartes 6sinus pericardial, perineural e peri%isceral)

    Diafragma dorsal: separa o cora-ão das outras %#sceras. 8igam+se ao cora-ão pelos m&sculos alares

    Diafragma %entral: separa a cadeia ner%osa do aparelo digesti%o.

    !1

    R. "ora-ão dilata+se e aspira sangue atra%'s dos ost#olos.

    2. A contra-ão sistlica impele o sangue para a frente pela aorta at' a cabe-a.

    >. 7a cabe-a, parte do fluo ' dirigido para as antenas a/udado por rgãos pulsáteis. Depois o sangue 'coletado no sinus peri%isceral e ' le%ado ao pericardial.

    7"8S*S 6Cemcitos)+ Amebcitos: fagocitose+ roleuccitos: precursores+ 8euccitos granulares: transporte de nutrientes.+ Cemcitos ialinos: coagula-ão sangO#nea

    X. Discorra sobre ferom4nios.

    Cá ferom4nios $ue possuem a-ão desencadeadora, pro%ocando uma mudan-a imediata no

    comportamento do inseto. !s principais são os ferom4nios seual, de agrega-ão, de dispersão, de trila,de territorialidade, de alarme e de o%iposi-ão. !s ferom4nios seuais e de agrega-ão tem sido maisestudados, pois melor se en$uadram em estrat'gias de controle de pragas.

    ?erom4nios seuais e de agrega-ão: 7a maioria dos casos são as fGmeas $ue liberam compostos%oláteis de uma glEndula tipicamente locali0ada na etremidade do abdome. *m 8epidptera, poreemplo, ferom4nios seuais foram identificados em mais de R esp'cies, sendo poucos os casos delibera-ão por macos. *m algumas esp'cies ocorre um sistema duplo, no $ual ambos os seos emitemsubstEncias $u#micas causadoras de agrega-ão, possibilitando a cpula, como ' o caso de rapolitamolesta. 7aturalmente $uando ocorre agrega-ão aumenta+se a possibilidade de cpula. Assim, os

    ferom4nios seuais e de agrega-ão estão intimamente relacionados. ?erom4nios de agrega-ão sãocomuns em imenpteros sociais, em baratas e em besouros, como escolit#deos.

    ?erom4nios de alarme: são muito comuns em insetos sociais. *m abelas o acetato de iso+amila estimulamecanismos de defesa ou fuga.

    ?erom4nio de marca-ão de territrio: são descritos em di%ersas esp'cies de formigas, incluindo a$uelascortadeiras de folas como Atta cepalotes e Atta sedens rubropilosa. ! ferom4nio de Attacepalotes tem pelo menos dois componentes, um espec#fico da esp'cie ou gGnero e outro da col4nia.*m A. sedens rubropilosa, as operárias marcam o territrio com um ferom4nio produ0ido no final daetremidade do abdome, cu/a composi-ão e%idencia a participa-ão da substEncia 60)+W+nonadeceno.

    ?erom4nios de trila: são comumente encontrados em ?ormicidae e soptera. Fuitas esp'cies de formigaapresentam dois tipos de trilas, sendo uma principal e outras secundárias, $ue auiliam na coleta dealimentos, sendo marcante o ferom4nio no processo de orienta-ão.

  • 8/17/2019 Atividade - Entomologia Aplicada

    8/8

    ?erom4nios de o%iposi-ão: as fGmeas podem se utili0ar desses compostos para impedir a postura deoutras fGmeas 6e. carunco do fei/oeiro na semente), diminuindo a competi-ão entre lar%as por umrecurso limitado. A maioria dos ferom4nios de o%iposi-ão, conecidos em insetos fitfagos, ocorre nasesp'cies de moscas das frutas.