atividade 1 teorias de aprendizagem - puc-rs - powerpoint

23
Teorias de Aprendizagem Márcio Emílio Da Sil

Upload: marcio-emilio

Post on 13-Aug-2015

89 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias de Aprendizagem

Márcio Emílio Da Silva

Page 2: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

EpistemologiaEpistemologia significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. É uma palavra que vem do grego.

A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência.

A epistemologia surgiu com Platão, onde ele se opunha à crença ou opinião ao conhecimento. A crença é um ponto de vista subjetivo e o conhecimento é crença verdadeira e justificada. A teoria de Platão diz que conhecimento é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia.

A epistemologia provoca duas posições, uma empirista que diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, ou seja, no que for apreendido durante a vida, e a posição racionalista, que prega que a fonte do conhecimento se encontra na razão, e não na experiência.

Page 3: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint
Page 4: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

AS TRÊS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Apriorista/Não-diretiva - o conhecimento está apriori, vem com a pessoa desde o seu nascimento, está predeterminado no aluno. O educador filiado a esta concepção acredita que o aluno aprende se tem "dom" ou se tem "talento". Assim, tudo o que o educador tem a fazer é despertá-lo, não havendo necessidade alguma de direcionamento, de ensino. Por esta razão as metodologias são ditas não-diretivas.

Empirista/Diretiva - o conhecimento era entendido como algo externo ao aluno, trazido pelo professor e captado pelo aluno através dos seus sentidos. O professor acreditava que o aluno seria capaz de aprender somente se fosse ensinado, se lhe fossem transmitidos os conteúdos. Nessa concepção as metodologias e formas de mediação pedagógicas são denominadas diretivas, pois é o professor o único responsável pelo processo, é ele quem define e dirige o ensino.

Interacionista/Relacional - Nessa concepção epistemológica o conhecimento é construído na relação, na interação do sujeito com o meio, seja ele físico ou social. O educador que tem como pressuposto essa concepção acredita que o aluno aprende somente se agir, se interagir, se estabelecer relações entre o que já conhece e a nova informação. Assim, o educador instiga, problematiza, questiona, orienta, auxilia o aluno aestabelecer relações entre o que já conhece e o que está por conhecer. Por tal motivo as metodologias são denominadas de relacionais.

Page 5: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Contemporâneas da Educação

Classificação é realizada em função de “quatro elementos polarizadores” das reflexões sobre a educação: o sujeito (estudante); os conteúdos (matérias, disciplinas); a sociedade (os outros, o mundo, o meio, o Universo); e as interações pedagógicas entre estes três pólos (o docente e as tecnologias de comunicação).

Page 6: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Abordagem a três Teorias Contemporâneas da Educação Teorias Tecnológicas: acentuam a mensagem pela via do recurso. As

tecnologias são entendidas como procedimentos de ensino e como material didático utilizado (computador, televisão, vídeo, etc.). O mais conhecido representante no Brasil é o Behaviorista Skinner, criador de tecnologias como Instrução Programada e Máquinas de Ensinar.

Teorias Psicocognitivas: no Brasil o autor mais conhecido é Piaget, cuja idéia principal baseia-se no desenvolvimento dos processos cognitivos do aluno, como por exemplo: o raciocínio, a análise, a resolução de problemas, as imagens mentais, a metacognição, entre outros. O “pólo” predominante nesta e nas duas próximas teorias é a interação entre os outros três pólos, ou seja: entre o sujeito, a sociedade e os conteúdos.

Teorias Sociocognitivas: Insiste nos fatores culturais e sociais na construção do conhecimento, tratando das interações socioculturais que moldam a pedagogia e a didática. Bandura e Vygotsky são alguns dos principais representantes, os quais descrevem as condições sociais e culturais dos processos de ensino e de aprendizagem.

Page 7: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Tecnológicas: comportamentalismo de Skinner

Skinner nasceu em Susquehanna, Pennsylvania; graduou-se em inglês no Hamilton College, Nova Iorque;

fez mestrado e doutorado em psicologia em Harvard, onde, posteriormente foi professor durante mais de 40 anos.

O paradigma comportamentalista tem como autor mais significativo Skinner, embora reconheça que Bandura, sendo inicialmente influenciado por esta perspectiva, tentou aproximar este paradigma com a visão cognitivista. Surgido na década de 30 a partir de pesquisas de laboratório, os defensores desse paradigma acreditam que “a concepção de ensino consiste basicamente no arranjo adequado das contingências de reforçamento, enquanto que a concepção de aprendizagem tem sido um dos temas mais investigados...”

Page 8: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Tecnológicas: comportamentalismo de Skinner

Teoria do reforço

“O comportamento é controlado por conseqüências”

As pessoas procuram adquirir condutas para adquirir recompensas e não punições.

Uma recompensa pode ser ruim ou não tão boa para quem ganha como é para a pessoa que está dando.Pode-se analisar se é boa ou não se o ato para qual foi dada teve um aumento em sua incidência.

Reforço ruim ou negativo é aquela que diminui a freqüência do ato para o qual foi dado.

Page 9: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Tecnológicas: comportamentalismo de Skinner

Condicionamento

Para Skinner condicionamento é o procedimento em dar um reforço positivo à uma atividade com o objetivo de aumentar a sua freqüência.

Quando a freqüência de uma resposta foi aumentada devido ao condicionamento então dizemos que foi condicionada.

Condicionamento X AprendizagemNa aprendizagem não há regras explícitas, e adquiri-se através de integração com o meio, muda-se o comportamento humano por experiências, não é condicionada.

Page 10: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Tecnológicas: comportamentalismo de Skinner

O processo instrucional para Skinner

Na perspectiva Skinneriana, o ensino se dá apenas quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob controle de certas contingencias de reforço.

O papel do professor no processo instrucional é do de arranjar as contingencias de reforço, de modo a possibilitar ou aumentar a probabilidade de que o aprendiz exiba o comportamento terminal, isto é, que ele dê a resposta desejada (a ser aprendida).

Page 11: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Psicocognitivas: Epistemologia Genética de Piaget

O paradigma psicogenético surge no início do século XX com Piaget e posteriormente seus seguidores deram continuidade, como foi o caso de Emília Ferreiro.

A preocupação maior é compreender como o ser humano constrói o seu conhecimento e como se translada de um estágio de conhecimento inferior a outro superior.

“o ideário psicogenético leva a um objetivo muito importante na educação, que é o de suscitar seres humanos capazes de realizar coisas novas e não, simplesmente, de repetir o que fizeram gerações anteriores.”

Dessa forma, o processo de aprendizagem está relacionado às possibilidades de conhecimento que a pessoa possui, apesar de existir uma forma de aprender em sentido estrito, dependendo dos objetos que fazem parte de determinados ambiente.

Page 12: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Psicocognitivas: Epistemologia Genética de Piaget

Page 13: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Psicocognitivas: Epistemologia Genética de Piaget

Page 14: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Psicocognitivas: Epistemologia Genética de Piaget

Os métodos utilizados são através de experiências, pesquisas e buscas para resolver os problemas.

O papel do professor é passivo, ou seja, ele é um orientador, mediador e criador de conflitos.

O papel do aluno é ativo, ou seja, a construção do conhecimento é fruto de sua ação.

Page 15: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Sala de Aula Tradicional

Estudantes trabalham sozinhos.

O acompanhamento do currículo pré- estabelecido é altamente valorizado.

As atividades curriculares baseiam-seem livros-texto e de exercícios.

Avaliação da aprendizagem é vistacomo separada do ensino e ocorre, quase sempre, através de testes.

Teorias Psicocognitivas: Epistemologia Genética de Piaget

Sala de Aula Construtivista

Estudantes trabalham em grupos.

Busca pelas questões levantadaspelos alunos é altamente valorizada.

Baseiam-se em fontes primárias de dados e materiais manipuláveis.

Avaliação da aprendizagem está interligada ao ensino e ocorre atravésda observação do professor sobre o trabalho dos estudantes.

Page 16: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Psicocognitivas: Epistemologia Genética de Piaget

Frases de Piaget:

"Há uma lógica no erro"

"Fazer é compreender em ação... ação constitui um conhecimento autônomo"

"Perceber a hipótese de cada criança e propor desafios"

"Através do erro se constrói o conhecimento"

"Aprendizagem é indivudal" (professor intermediador)

Page 17: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Sociocognitivas: Teoria Sócio-Histórica-Interacionista

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 na Rússia, morreu ao 38 anos.

Foi formado em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii.

Teoria construtivista Teoria preocupada com o papel do ambiente, das

pessoas e da cultura na aprendizagem Complementação à teoria Construtivista de Piaget

Page 18: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

A aprendizagem é um processo A aprendizagem é um processo construído pelas interações:construído pelas interações:

Do sujeito com outros indivíduos Do sujeito com outros indivíduos

Do sujeito com o seu meioDo sujeito com o seu meio

Teorias Sociocognitivas: Teoria Sócio-Histórica-Interacionista

Page 19: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

A ZDP é um nível que começa com o real estágio de desenvolvimento do indivíduo, até o seu nível potencial de desenvolvimento.

Page 20: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

A aprendizagem é uma experiência social mediada pela utilização de:

Instrumentos

Signos

Ao mediador cabe a tarefa de:

Motivar

Evitar a rotina

Criar conflitos

Liberar o aluno para que ele chegue a sua própria conclusão e para serem sujeitos conscientes de sua autonomia social.

Page 21: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Papel do Professor:

Deixar o aluno envolver-se em conflitos cognitivos e exprimir os seus pontos de vista

Transformar idéias em palavras, desenhos, construções, ou em qualquer outra coisa que possa ser compreendida pelo outro

Criar várias formas de transferir para o aluno a responsabilidade pela aprendizagem

Planear o tamanho dos grupos de modo a manter os diálogos significativos e úteis

Em algumas situações, interações casuais podem ajudar a aprender, mas também podem multiplicar mal-entendidos

Page 22: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint

Teorias Sociocognitivas: Teoria Sócio-Histórica-Interacionista

Papel do Aluno: O aluno exerce um papel ativo

Responsável pela construção do seu conhecimento

Page 23: Atividade 1   teorias de aprendizagem - puc-rs - PowerPoint