as várias maneiras de cuidar

24
SIMPÓSIO VIRTUAL CUIDAR DE IDOSOS AS VÁRIAS MANEIRAS DE CUIDAR INTERDISCIPLINARIDADE NO CUIDADO DO IDOSO DEPENDENTE MÁRCIO BORGES MÁRCIO BORGES Geriatra – Editor de Conteúd Geriatra – Editor de Conteúd Presidente da ABRAz MG Presidente da ABRAz MG

Upload: cuidar-de-idosos

Post on 30-Nov-2014

22.524 views

Category:

Health & Medicine


9 download

DESCRIPTION

Palestra de Márcio Borges para o 1º Simpósio CUIDAR DE IDOSOSwww.cuidardeidosos.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: As Várias Maneiras de Cuidar

SIMPÓSIO VIRTUALCUIDAR DE IDOSOS

AS VÁRIAS MANEIRAS DE CUIDAR

INTERDISCIPLINARIDADE NO CUIDADO DO IDOSO DEPENDENTE

MÁRCIO BORGESMÁRCIO BORGESGeriatra – Editor de ConteúdoGeriatra – Editor de Conteúdo

Presidente da ABRAz MGPresidente da ABRAz MG

Page 2: As Várias Maneiras de Cuidar

ExtremosUma madrugada,Um pai acamado,Uma filha acordada... banhando... secando... untando...

Nestes gestos,Diários e incansáveis,Por anos à fio,A sofrida tarefa de cuidar!

Temos um idoso, uma idosaDoente, terminante.Sobra-lhe o cuidado – untado está.É imensa a distância que os afasta da solidão!

Felizes os nossos velhosQue são secados e untados! E nossos filhos e netos, Nossa biológica continuação? Onde estarão, onde irão, o que farão?

Norberto Seródio Boechat geriatra

Page 3: As Várias Maneiras de Cuidar

• A finalidade deste simpósio virtual:– Discutir conceitos, visões e expectativas relativas ao

universo gerontológico, em especial ao cuidado holístico do idoso dependente.

– Levar informação e formação para locais não atingidos pelos grandes centros, usando o alcance e a força que a internet proporciona.

– Fazer uma grande rede de troca de experiências entre os familiares, cuidadores e profissionais de saúde, preenchendo uma lacuna enorme gerada pela falta de capacitação eficaz para com o cuidado com o idoso dependente.

Page 4: As Várias Maneiras de Cuidar

• Nesta palestra falaremos sobre as várias maneiras de cuidar, sob o ponto de vista da medicina geriátrica:– Cuidar como verbo e como objeto.– A humanização da medicina e a visão da geriatria

como especialidade.– O cuidado como recurso de propedêutica e

tratamento do idoso dependente.– Cuidar dos idosos dependentes, principalmente

cuidar da mulher idosa e dependente.– A avaliação global geriátrica como instrumento eficaz

no cuidado do idoso dependente.

Page 5: As Várias Maneiras de Cuidar

• A palavra terapia é de origem grega e significa: EU CUIDO• Na antiga Grécia, o verdadeiro papel daquele que cuida,

do terapeuta é o de se colocar junto àquele necessitado, ao que sofre, mobilizando toda a sua experiência e saber, procurando oferecer o melhor cuidado possível.

• Os gregos, para compreender seus doentes, eles inclinavam até o leito, ouviam e examinavam, numa posição de reverência e respeito. Assim, enclinar derivou uma outra palavra muito usada em nossa língua, que também traduz em tratar, em cuidar: clínica (do grego klinos)

Do Verbo Cuidar

Page 6: As Várias Maneiras de Cuidar

• Nesse sentido, ao nos referirmos à função terapêutica, pouco importa, inicialmente, a especialidade daquele que a exerce. O terapeuta pode ser um médico, um psicólogo, um fisioterapeuta, uma assistente social, uma enfermeira, até mesmo, (por que não?) um vizinho, ou seja, todo aquele a quem, em um certo momento, é dirigido um insidioso pedido de ajuda com relação a um sofrimento que busca um outro que possa compartilhá-lo, e que se disponha a acolher este pedido. Um sofrimento que o próprio sujeito desconhece, mas que encontra no sintoma, na queixa, sua forma de expressão mais requintada, quase sempre, a única possível naquele instante de sua vida." (Rubens Marcelo Volich, publicado em O Mundo da Saúde, ano 24, v. 4, jul/ago 2000, p. 237-245.)

Page 7: As Várias Maneiras de Cuidar

• No caso presente, o objeto (somente no sentido semântico) de nosso cuidado é o idoso. E os idosos que mais necessitam do cuidado são aqueles mais depedentes.

• Termos como dependência, independência, autonomia, fragilidade, capacidade funcional, incapacidade, qualidade de vida, atividades de vida diária ajudam-nos a compreender melhor como deverá ser o envolvimento profissional com o idoso dependente.

• Tratar patologias e sistemas, fazer a anamnese, examinar, solicitar exames complementares e instituir terapêutica continuarão sendo os pilares da medicina. Porém com o cliente idoso, ter uma visão global, focando principalmente em suas capacidades e incapacidades, proporciona um cuidado melhor, baseada na boa medicina geríatrica.

Do Objeto de Cuidar

Page 8: As Várias Maneiras de Cuidar

• AUTONOMIA: Habilidade de controlar, lidar e tomar decisões pessoais sobre sua vida, de acordo com suas próprias regras e preferências.

• INDEPENDÊNCIA: Capacidade de viver indepente na comunidade com pouca ou nenhuma ajuda de outros.

• INCAPACIDADE: Declínio ou perda da capacidade de realizar atividades da vida diária, resultante de limitação funcional de um órgão ou membro do corpo.

• CAPACIDADE FUNCIONA: Manutenção plena das habilidades físicas e mentais desenvolvidas ao longo da vida, necessárias e suficientes para uma vida com independência e autonomia

Page 9: As Várias Maneiras de Cuidar

• QUALIDADE DE VIDA:– É um conceito multidimensional, relacionado com muitos

fatores como: satisfação pessoal, bem-estar, moradia,

segurança, poder econômico, estar livre de doenças, etc.

– É a percepção que o indivíduo tem de sua posição na

vida, de acordo com a sua cultura e seus próprios valores

e objetivos de vida. No envelhecimento ela é fortemente

determinada pela manutenção da autonomia e da

independência.

Page 10: As Várias Maneiras de Cuidar

• A gerontologia é ciência recente, iniciada nos primeiros anos do século XX. Já é capaz de responder muitas das questões relativas ao estudo do envelhecimento, suas causas e conseqüências, oferendo soluções eficazes para uma melhor qualidade de vida para os idosos.

• Um dos pilares da gerontologia é, justamente, olhar o idoso como pessoa e orientar toda a propedêutica com foco para o aspecto multidisciplinar.

Page 11: As Várias Maneiras de Cuidar

• Trabalhar com o idoso, preocupado com a sua valorização e bem-estar é saber trabalhar em equipe.

• Sozinho, a medicina, a enfermagem, a fisioterapia, a fonoaudiologia e várias outras especialidades, pouco podem fazer.

• Assim, trabalhar com o idoso é ter uma visão ampla e multidisciplinar (trabalhar junto com vários tipos de profissionais), visando promover o envelhecimento com autonomia, ou tratar de problemas de saúde de maneira integrada, somando experiências profissionais.

• O geriatra deve buscar em sua clínica, em seu hospital este tipo de abordagem holística. Ainda é novidade em quase todas as regiões do Brasil, mas, aos poucos, temos certeza que esta mentalidade prevalecerá.

Page 12: As Várias Maneiras de Cuidar
Page 13: As Várias Maneiras de Cuidar

• Envelhecimento bem sucedido: Pessoas que demonstram perdas mínimas de determinadas funções (ex. densidade óssea, função cognitiva, função imunológica, etc...) associadas à idade. Representa uma porção potencialmente crescente da população global em processo de envelhecimento.

• Envelhecimento usual: Pessoas que apresentam prejuízos significativos comparado com o das pessoas mais jovens, mas não são qualificados como doentes. Apresentam grandes diferenças entre os indivíduos da mesma idade. Essas pessoas em “que pesam mais o efeito da idade” tem risco aumentado para o surgimento de doenças ou incapacidades específicas.

• Envelhecimento patológico: Pouca ou nenhuma autonomia, dependência importante, baixa capacidade funcional, atividades de vida diária com dependência. Alzheimer, Parkinson, isquemia cerebral, acamados...

Envelhecimentos...

Page 14: As Várias Maneiras de Cuidar

• Cuidar dos idosos dependentes– É o grande desafio para a gerontologia e a geriatria.

Também é para todos os profissionais de saúde, para os cuidadores e para os familiares que trabalham diretamente com este idoso.

– Como questão demográfica sabemos que:• A população idosa brasileira irá dobrar nos próximos 20

anos (15 milhões para 32 milhões).• A população dos mais idosos – acima de 80 anos, não irá

dobrar, IRÁ TRIPLICAR.• A dependência é maior com a idade mais avançada!• A pergunta óbvia e preocupante: QUEM IRÁ CUIDAR DE

TANTOS IDOSOS?

Page 15: As Várias Maneiras de Cuidar
Page 16: As Várias Maneiras de Cuidar

• Fragilidade da idosa:– Assunto pouco revisto pela literatura gerontológica.

Demanda uma série de intervenções de políticas públicas para a terceira idade.

– Questões relativa à fragilidade da idosa:• Expectativa de vida maior que ao do idoso.• Mais passíveis de abandono e solidão.• Sofrem maus tratos com maior freqüência que o idoso

homem. Os agentes dos maus tratos, na sua grande maioria, são a família ou sua “suposta rede de proteção”: profissionais de saúde, vizinhos, parentes...

• Incipientes as iniciativas de real proteção por parte da sociedade organizada e dos poderes públicos.

Page 17: As Várias Maneiras de Cuidar

• Quando falamos em cuidar de idosos, é claro que existem alguns princípios básicos. Eric Pfeiffer, psicogeriatra americano, elaborou em 1885, o que ele chamou de PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA SE TRABALHAR COM PACIENTES IDOSOS:– PACIENTES IDOSOS SÃO TRATÁVEIS: doença na velhice não

é meramente uma ocasião para lamentação, mas sim um chamado para intervenção.

– CUIDADOS AOS IDOSOS REQUEREM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: somente uma abordagem multidisciplinar integrada tem uma chance realista de retornar um idoso com incapacidades múltiplas a um funcionamento normal ou perto do normal.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA SE TRABALHAR COM PACIENTES IDOSOS

Page 18: As Várias Maneiras de Cuidar

• UMA INTERVENÇÃO NA VIDA DE UM PACIENTE IDOSO DEVE SER PRECEDIDO POR UMA AVALIAÇÃO ABRANGENTE DE TODO O SEU FUNCIONAMENTO: é o que se chama de avaliação geriátrica ampla, ou seja, não somente avaliar o idoso em relação à sua saúde, mas também fazer avaliações de seus recursos sociais e financeiros, bem como sua independência para as atividades para a vida diária.

• CUIDADO AO PACIENTE IDOSO REQUER UM NOVO TIPO DE SERVIÇO - O GERENTE DE CASO: ou seja, um profissional habilitado em gerontologia, que possa implantar e gerenciar um plano de cuidados para o idoso, que leve em conta as limitações, as necessidades e o status funcional, bem como os recursos disponíveis na comunidade

• O PAPEL DA FAMÍLIA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO CUIDADO AO PACIENTE IDOSO!

Page 19: As Várias Maneiras de Cuidar

• CUIDAR DO IDOSO REQUER TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA: o idoso é um tipo de paciente especial, tratado de maneira própria e especial por profissionais especiais, treinados em geriatria e gerontologia.

• NÃO SÓ OS PACIENTES IDOSOS SÃO TRATÁVEIS, COMO TAMBÉM EDUCÁVEIS: aqui, afirma-se que os pacientes são capazes e estão interessados em aprender informações vitais sobre sua própria experiência de envelhecimento e são hábeis em aprender sobre como melhorar o auto-cuidado.

• PESSOAS IDOSAS NÃO SÓ SÃO TRATÁVEIS E EDUCÁVEIS, COMO TAMBÉM NOS ENSINAM SOBRE ENVELHECER: os idosos são experts em relação à experiência do envelhecimento, pois já estão vivendo esta fase em toda a sua plenitude!

Page 20: As Várias Maneiras de Cuidar

• AVALIAÇÃO GLOBAL GERIÁTRICA (AGA)– É uma avaliação multidisciplinar na qual os múltiplos

problemas de pessoas idosas são descobertos, descritos e explicados; onde os recursos e habilidades são catalogados e um plano de cuidado coordenado e intervenções são desenvolvidos.

– É o processo diagnóstico multidimensional, usualmente interdisciplinar, para determinar deficiências ou habilidades dos pontos de vista médico, psicossocial e funcional.

Page 21: As Várias Maneiras de Cuidar

• OBJETIVOS DA AGA Obter um diagnóstico multidimensional

Desenvolver um plano de tratamento e de reabilitação

Facilitar gerenciamento de recursos necessários para o

tratamento

Ser o instrumento de excelência na avaliação o idoso. E

quanto mais dependente for, maior será o potencial

deste instrumento de avaliação para pessoas idosas.

Page 22: As Várias Maneiras de Cuidar

• Saúde física– História tradicional e exame físico– Avaliação de rotina da audição e da visão

• Avaliação da continência

• Nutrição e avaliação alimentar

• Habilidade funcional– Atividades de rotina básica– Atividades diárias comuns– Avaliação do desempenho– Avaliação da marcha, da mobilidade e

da probabilidade do risco de quedas

• Saúde mental– Avaliação cognitiva– Avaliação da depressão

• História social

• Adequação ambiental

O que é avaliadona AGA

Page 23: As Várias Maneiras de Cuidar

• Múltiplas causas• Não constituem risco

iminente de vida• Comprometem

severamente a qualidade de vida

• Terapêutica complexa

GIGANTES DA GERIATRIA

IMOBILIDADEIMOBILIDADE

IATROGENIAIATROGENIA

INSTABILIDADE POSTURALINSTABILIDADE POSTURAL

INCONTINÊNCIASINCONTINÊNCIAS

INSUFICIÊNCIA CEREBRALINSUFICIÊNCIA CEREBRAL

Page 24: As Várias Maneiras de Cuidar

• Finalizando esta contribuição, gostaríamos de colocar a importância da capacitação dos profissionais de saúde, dos cuidadores e dos familiares.

• A capacitação para cuidar de idoso dependente é uma necessidade imperativa, que requer uma grande mobilização de toda a sociedade, sob pena de, no futuro bem próximo, ver instalado um verdadeiro caos no sistema de saúde e de assistência social, com o crescimento exponencial dos idosos muito idosos, e dos muito dependentes que por certo virão.