as várias faces da intolerância

1
As várias faces da intolerância O preconceito é um dos motivadores da intolerância, levando a discriminação seja ela por questão cultural, religiosa, política, étnica e homofobia. O preconceito e a intolerância se apresentam nas formas mais variadas como: racismo, ataques a monumentos históricos, repressão e massacres. A humanidade como um todo está acostumada a assistir episódios políticos, religiosos e sociais, demonstrando uma atitude intolerante por parte de muitos. É difícil pensar em tolerância a todo custo quando a sociedade é tão cheia de contradições e a Constituição diz que o racismo é crime e os Direitos Humanos que todos são iguais, independente da cor de sua pele, e o racismo ainda continua existindo. Ataques aos homossexuais tornaram-se frequentes em jornais. Integrantes de religiões mal compreendidas sentem-se acuados a compartilhar suas crenças. Com a ajuda da internet, há muitas ideias e informações difundidas indiscriminadamente para todos aqueles que têm acesso a ela. Assim, as pessoas já enxergam certos assuntos com preconceitos, pois eles são vistos dessa maneira. A internet pode auxiliar a disseminar a intolerância. É necessário analisar a “cultura do eu”, cada dia mais enraizada em na sociedade. O mercado de trabalho é extremamente acirrado e competitivo, fazendo com que as pessoas tenham que, constantemente, se atualizarem e se superarem. Focando em si próprio, e no seu crescimento pessoal e profissional, o ser humano acaba por incentivar o individualismo, um dos maiores males do mundo atual. Este faz com que se aceite menos o outro, suas diferenças e especificidades, principalmente quando se afastam daquilo que é tido como normal, ou até mesmo correto, tornando o homem mais intolerante. Poderá ter uma solução permitindo-se que as diferenças se misturem sem qualquer tipo de preconceito cada um fazendo sua parte respeitando as diferenças: ou terão consequências mais graves reagindo-se com radicalismo, dividindo o mundo ainda mais.

Upload: clara-machado

Post on 15-Feb-2015

148 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: As várias faces da intolerância

As várias faces da intolerância

O preconceito é um dos motivadores da intolerância, levando a discriminação seja ela por questão cultural, religiosa, política, étnica e homofobia. O preconceito e a intolerância se apresentam nas formas mais variadas como: racismo, ataques a monumentos históricos, repressão e massacres.

A humanidade como um todo está acostumada a assistir episódios políticos, religiosos e sociais, demonstrando uma atitude intolerante por parte de muitos. É difícil pensar em tolerância a todo custo quando a sociedade é tão cheia de contradições e a Constituição diz que o racismo é crime e os Direitos Humanos que todos são iguais, independente da cor de sua pele, e o racismo ainda continua existindo.

Ataques aos homossexuais tornaram-se frequentes em jornais. Integrantes de religiões mal compreendidas sentem-se acuados a compartilhar suas crenças. Com a ajuda da internet, há muitas ideias e informações difundidas indiscriminadamente para todos aqueles que têm acesso a ela. Assim, as pessoas já enxergam certos assuntos com preconceitos, pois eles são vistos dessa maneira. A internet pode auxiliar a disseminar a intolerância.

É necessário analisar a “cultura do eu”, cada dia mais enraizada em na sociedade. O mercado de trabalho é extremamente acirrado e competitivo, fazendo com que as pessoas tenham que, constantemente, se atualizarem e se superarem. Focando em si próprio, e no seu crescimento pessoal e profissional, o ser humano acaba por incentivar o individualismo, um dos maiores males do mundo atual. Este faz com que se aceite menos o outro, suas diferenças e especificidades, principalmente quando se afastam daquilo que é tido como normal, ou até mesmo correto, tornando o homem mais intolerante.

Poderá ter uma solução permitindo-se que as diferenças se misturem sem qualquer tipo de preconceito cada um fazendo sua parte respeitando as diferenças: ou terão consequências mais graves reagindo-se com radicalismo, dividindo o mundo ainda mais.