as navegações portuguesas (aula 44)

14
As Navegações Portuguesas e As Navegações Portuguesas e o Brasil na Expansão Marítima o Brasil na Expansão Marítima Capítulo 24 Capítulo 24 Aulas 44/45 Aulas 44/45 História História

Upload: wilton-moretto

Post on 21-Jun-2015

74 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Expansão Ultramarina

TRANSCRIPT

Page 1: As navegações portuguesas (aula 44)

As Navegações Portuguesas e As Navegações Portuguesas e o Brasil na Expansão Marítimao Brasil na Expansão Marítima

Capítulo 24Capítulo 24

Aulas 44/45 Aulas 44/45

HistóriaHistória

Page 2: As navegações portuguesas (aula 44)

A Expansão Marítima A Expansão Marítima EuropeiaEuropeia• Centralização do poder Centralização do poder político em Portugal = político em Portugal = 1° Estado Moderno da 1° Estado Moderno da Europa (1385), que Europa (1385), que criou as possibilidades criou as possibilidades para a mobilização de para a mobilização de recursos que recursos que garantiriam os garantiriam os empreendimentos empreendimentos marítimos. marítimos.

• O que favoreceu as O que favoreceu as Navegações Navegações Portuguesas?Portuguesas?

- Desenvolvimento de - Desenvolvimento de novas técnicas de novas técnicas de navegação.navegação.

Page 3: As navegações portuguesas (aula 44)

As Navegações PortuguesasAs Navegações Portuguesas• Após o Renascimento Cultural = Valorização de Após o Renascimento Cultural = Valorização de

procedimentos racionais.procedimentos racionais.

• Contexto da Contrarreforma = União do Estado + Igreja Contexto da Contrarreforma = União do Estado + Igreja Católica para recuperar fiéis “perdidos” após a Reforma. Católica para recuperar fiéis “perdidos” após a Reforma.

• Procura do “paraíso terrestre”.Procura do “paraíso terrestre”.• 1° momento da Expansão Portuguesa = Constituir áreas 1° momento da Expansão Portuguesa = Constituir áreas

de exploração comercial, com feitorias (entrepostos) de exploração comercial, com feitorias (entrepostos) que armazenavam os produtos extraídos dos lugares que armazenavam os produtos extraídos dos lugares conquistados a serem enviados para a Europa. conquistados a serem enviados para a Europa.

Page 4: As navegações portuguesas (aula 44)

O Pioneirismo PortuguêsO Pioneirismo PortuguêsPortugal Portugal 1° país a se lançar nas Grandes 1° país a se lançar nas Grandes Navegações e a 1ª grande potência naval da Navegações e a 1ª grande potência naval da

Idade Moderna. Os motivos? Idade Moderna. Os motivos?

•A necessidade de metais preciosos.A necessidade de metais preciosos.

•A paz interna e externa vivida por Portugal.A paz interna e externa vivida por Portugal.

•Posição geográfica privilegiada.Posição geográfica privilegiada.

•Longa experiência em navegação/pesca, em Longa experiência em navegação/pesca, em oposição à agricultura pouco desenvolvida.oposição à agricultura pouco desenvolvida.

•Expansão do Cristianismo (apoio de Roma).Expansão do Cristianismo (apoio de Roma).

•Apoio da Coroa às viagens ultramarinas. Apoio da Coroa às viagens ultramarinas.

Page 5: As navegações portuguesas (aula 44)

A Expansão PortuguesaA Expansão Portuguesa Tinha por objetivo Tinha por objetivo chegar à Índia pelo chegar à Índia pelo Périplo Africano (a Périplo Africano (a circunavegação da circunavegação da África).África).

Início = 1415, com a Início = 1415, com a tomada de Ceuta, tomada de Ceuta, no Marrocos.no Marrocos.

O Périplo Africanos se O Périplo Africanos se completaria em completaria em 1498, com a 1498, com a chegada de Vasco chegada de Vasco da Gama em da Gama em Calicute (Índias)Calicute (Índias)

Page 6: As navegações portuguesas (aula 44)

Etapas da Expansão Etapas da Expansão Portuguesa Portuguesa • 1° Passo = Ceuta, no norte da África. 1° Passo = Ceuta, no norte da África.

• 1419 = conquista da ilha da Madeira.1419 = conquista da ilha da Madeira.• 1427 = Chegada ao arquipélago de Açores.1427 = Chegada ao arquipélago de Açores.• 1434 = Gil Eanes alcança o Cabo Bojador.1434 = Gil Eanes alcança o Cabo Bojador.• 1444 = Chegada ao Cabo Verde e dois anos 1444 = Chegada ao Cabo Verde e dois anos

depois, alcançam o golfo de Guiné.depois, alcançam o golfo de Guiné.• 1482 = Diogo Cão explora a foz do rio Congo. 1482 = Diogo Cão explora a foz do rio Congo. • 1488 = Bartolomeu Dias contorna o cabo da 1488 = Bartolomeu Dias contorna o cabo da

Boa Esperança, chegando ao oceano Índico. Boa Esperança, chegando ao oceano Índico. • 1498 = Vasco da Gama segue a mesma rota 1498 = Vasco da Gama segue a mesma rota

de Bartolomeu Dias e prolonga o trajeto até de Bartolomeu Dias e prolonga o trajeto até Calicute, Índia, completando o projeto Calicute, Índia, completando o projeto português.português.

Page 7: As navegações portuguesas (aula 44)

O Caminho das ÍndiasO Caminho das ÍndiasCom o sucesso da viagem de Vasco da Com o sucesso da viagem de Vasco da

Gama, Portugal estabeleceu uma rota Gama, Portugal estabeleceu uma rota alternativa entre Ocidente e Oriente.alternativa entre Ocidente e Oriente.

Page 8: As navegações portuguesas (aula 44)

Disputas entre Portugal e Disputas entre Portugal e EspanhaEspanha• Como as terras recém encontradas eram Como as terras recém encontradas eram

cobiçadas por mais de uma nação, começou cobiçadas por mais de uma nação, começou uma forte competição para explorá-las uma forte competição para explorá-las comercialmente. comercialmente.

• 1493 = Com aval do Papa, os espanhóis 1493 = Com aval do Papa, os espanhóis propõem a Bula Intercoetera, rejeitada pelos propõem a Bula Intercoetera, rejeitada pelos portugueses. portugueses.

Page 9: As navegações portuguesas (aula 44)

O Tratado de TordesilhasO Tratado de Tordesilhas

• 1494 1494 É assinado o Tratado de É assinado o Tratado de Tordesilhas.Tordesilhas.

Page 10: As navegações portuguesas (aula 44)

O Brasil na Expansão O Brasil na Expansão MarítimaMarítima

• Chegada dos portugueses ao Brasil Chegada dos portugueses ao Brasil representa uma das etapas da Expansão representa uma das etapas da Expansão Marítima/Comercial Europeia. Marítima/Comercial Europeia.

Page 11: As navegações portuguesas (aula 44)

Mas por que Portugal?Mas por que Portugal?• Outras explicações:Outras explicações:

- Renascimento Comercial Renascimento Comercial acelerou a acelerou a crise do Feudalismo português.crise do Feudalismo português.

- Constituição da Monarquia Nacional, ou Constituição da Monarquia Nacional, ou seja, o Estado Moderno criou condições seja, o Estado Moderno criou condições (políticas, sociais e econômicas) que (políticas, sociais e econômicas) que possibilitaram a Expansão Marítima.possibilitaram a Expansão Marítima.

- Adoção do Mercantilismo, política Adoção do Mercantilismo, política econômica que visa o acúmulo de riqueza econômica que visa o acúmulo de riqueza e o fortalecimento do poder do Estado. e o fortalecimento do poder do Estado.

Page 12: As navegações portuguesas (aula 44)

Expansão Marítima PortuguesaExpansão Marítima Portuguesa• Principal fonte de lucro = produtos Principal fonte de lucro = produtos

inexistentes na Europa, as famigeradas inexistentes na Europa, as famigeradas “especiarias”.“especiarias”.

• Os portugueses, a princípio, não se Os portugueses, a princípio, não se fixavam nas regiões recém descobertas, fixavam nas regiões recém descobertas, limitando-se a trocar mercadorias, no limitando-se a trocar mercadorias, no local onde estabeleceram fortalezas local onde estabeleceram fortalezas (feitorias).(feitorias).

Page 13: As navegações portuguesas (aula 44)

As Expansões TardiasAs Expansões Tardias• Com a formação de outros Estados Com a formação de outros Estados

Nacionais, além da rival Espanha, como Nacionais, além da rival Espanha, como França, Holanda e Inglaterra, passa haver França, Holanda e Inglaterra, passa haver uma concorrência pelas regiões uma concorrência pelas regiões fornecedoras. Isto tudo gerou monopólios: fornecedoras. Isto tudo gerou monopólios: a metrópole reservava para si as melhores a metrópole reservava para si as melhores atividades econômicas.atividades econômicas.

• Objetivo dos europeus = conseguir Objetivo dos europeus = conseguir colônias, a fim de explorá-las. Porém, para colônias, a fim de explorá-las. Porém, para não perdê-las para a concorrência não perdê-las para a concorrência estrangeira, foi necessário povoá-las. estrangeira, foi necessário povoá-las.

• Colônia Colônia só produz o que a Metrópole não só produz o que a Metrópole não produz (É o Monopólio ou Exclusivo produz (É o Monopólio ou Exclusivo Comercial).Comercial).

Page 14: As navegações portuguesas (aula 44)

Antigo Sistema ColonialAntigo Sistema Colonial• É o nome que se deu para as relações É o nome que se deu para as relações

entre Metrópoles e Colônias, entre os entre Metrópoles e Colônias, entre os séculos XV e XVI e que terminam por séculos XV e XVI e que terminam por volta dos séculos XVIII e XIX).volta dos séculos XVIII e XIX).

• A relação Brasil (Colônia) com Portugal A relação Brasil (Colônia) com Portugal (Metrópole) estavam inseridas nesse (Metrópole) estavam inseridas nesse processo histórico.processo histórico.

• O caráter empresarial da colonização do O caráter empresarial da colonização do Brasil levou à instituição de diferentes Brasil levou à instituição de diferentes formas de exploração do trabalho formas de exploração do trabalho compulsório obrigatório nas colônias, compulsório obrigatório nas colônias, primeiro dos nativos e depois, dos primeiro dos nativos e depois, dos africanos.africanos.