arquitetura eclética no brasil

9

Upload: rosangelasilvaw

Post on 17-Jul-2015

128 views

Category:

Design


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arquitetura eclética no brasil
Page 2: Arquitetura eclética no brasil

ARQUITETURA NO BRASIL

A arquitetura eclética no Brasil começou no final do século 19 (XIX), quando o Brasil virou República e quis cortar laços com Portugal. Teve uma tendência dentro do chamado academicismo propagado pela Academia Imperial de Belas Artes e sua sucessora a Escola Nacional de Belas Artes.

O ecletismo é a mistura de estilos arquitetônicos passados para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. O termo arquitetura eclética é usado em referência aos estilos que exibiam combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica, entre outras. Com isso, buscava-se negar a ligação com o passado português fazendo referências a novas fontes de culturas, como a França e a Itália.

Page 3: Arquitetura eclética no brasil

Chamada até bem pouco tempo de “anti-arquitetura”, o ecletismo produzido no Brasil amargou a indiferença até mesmo de órgãos oficiais como o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Essa preocupação em reconhecer e valorizar a produção desse período é relativamente recente. Até cerca de vinte ou vinte e cinco anos atrás havia um preconceito muito grande com relação a essa arquitetura.

ARQUITETURA ECLÉTICA

Page 4: Arquitetura eclética no brasil

Fonte ; Wikipédia

Page 5: Arquitetura eclética no brasil

O Ecletismo chegou ao Brasil da mesma maneira que o Neoclassicismo, como influência cultural direta das poéticas europeias. A diferença, é que aqui não havia ainda um processo autóctone de industrialização, sendo os materiais e técnicas, em sua grande maioria, importados, assim como também eram importados os processos culturais. Podemos ainda dizer que a passagem do Neoclassicismo para o Ecletismo é um processo gradual, gerado no interior da “Academia”. Até os anos 1870, ainda podemos ver edifícios rigorosamente neoclássicos. A partir daí, o ecletismo vai aparecer, de maneira quase absoluta, até os anos 1930, deixando pouco espaço para outras manifestações como o Art. Nouveau, o Neocolonial e as poéticas pré-modernas do Classicismo Tardio e doArt Déco.

Page 6: Arquitetura eclética no brasil

Palácio Tiradentes – Rio de Janeiro.

Page 7: Arquitetura eclética no brasil

O primeiro edifício era um parlamento imperial, construído no ano de 1640, que possuía no seu piso inferior uma cadeia chamada de "Cadeia Velha", onde eram abrigados os presos do período colonial e onde também esteve preso, por três anos, o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), enquanto aguardava a execução na forca, o que viria a acontecer no dia 21 de abril de 1792.

O prédio do parlamento imperial foi demolido em 1922, e deu lugar ao Palácio Tiradentes, edifício monumental projetado em Estilo Eclético por Archimedes Memoria e Francisco Cuchet inaugurado em maio de 1926, que homenageia o Alferes Tiradentes, e que hoje oferece aos visitantes uma exposição multimídia permanente, intitulada: Palácio Tiradentes: lugar de memória do Poder Legislativo

Page 8: Arquitetura eclética no brasil

Edifício em estilo eclético, construído no início do século 20 (XX), foi a sede do Banco do Recife por muitos anos, até ser reformado na década de 50 pelo arquiteto português, Delfin Amorim, o qual utilizou uma "cortina de cobogós" em torno do prédio com marcações em azulejos (material característico de suas obras). Isso preservou os detalhes originais (do estilo eclético), que puderam ser vistos novamente a partir da última reforma, onde a cobertura de cobogós foi retirada.

Edifício Luciano Costa

Page 9: Arquitetura eclética no brasil

Localizada na Rua Dona Maria César Fonte; wikimapia