arauto - o jornal da eleva-te

6
REUNIãO DA DIRECçãO # Vagueando por Budapest RESCALDO DE MARçO E ABRIL # Actividades da Eleva-te durante a Ond@Jovem ENTREVISTA A MáRIA BENEDITO # Uma das nossas voluntárias mais activas POR Aí # RASTREIA’QUI #Jornal trimestral - Abril de 2012 - Edição n.º 003 ANUNCIE AQUI sabe como: [email protected]

Upload: eleva-te-associacao-civico-cultural

Post on 14-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Arauto - o jornal da Eleva-te Mes de Abril

TRANSCRIPT

Page 1: Arauto - o jornal da Eleva-te

reunião

da direcção

# Vagueando por Budapest

rescaldo de

março e aBril# actividades da eleva-te durante a ond@Jovem

entreVista a

mária Benedito# uma das nossas voluntárias mais activas

Por aí

# rastreia’Qui

#Jorn

al tr

imes

tral

- Abr

il de 2

012 -

Ediçã

o n.º 0

03

Anuncie Aquisabe como:

[email protected]

Page 2: Arauto - o jornal da Eleva-te

#2 Arauto - Editorial

Já perto do ba-dalar dos sinos de Natal do ano passado, um fré-mito de alvoroço

percorreu a aldeia global a que estamos confinados a pertencer e, através do ru-far do “TAM-TAM” nos tambores da comunicação moderna, ficámos todos a saber, em estudos apresen-tados pela ONU, que, des-de finais de Outubro, tí-nhamos atingido a bonita soma de sete mil milhões de almas embarcadas na mesma “Arca do Porvir”.

Somos mais, somos mais velhos, e, somos, muitos, velhos ainda mais velhos… nos últimos doze anos passámos a ser mais mil milhões do que éra-mos antes, e, uma estima-tiva idónea diz-nos que, nos próximos dez anos, vinte por cento da po-pulação portuguesa terá mais de 65 anos; é obra! Na população mundial, segundo estudos recentes, crescerá mais depressa do que qualquer outro sector da população, o dos ido-sos, pelo menos até 2050! Assustador, se pensarmos na sustentabilidade dos sistemas de protecção e, apoios, os mais diversos, à velhice, no tocante à saú-de psico-somática, à pre-venção do abandono do idoso, quer este se feche,

por ostracismo, por teimosia, no seu casulo, quer seja abandonado pela família, quer confinados em lares que são autênticas ante-câmaras da morte, ou aban-donados em hospitais superlotados, prestes à ruptura da sua capacidade de resposta.

O idoso, não é um fardo, é, um macróbio que, a seu modo adquiriu conhecimentos e experiência da vida que quer compartilhar, com as gerações vindouras; assim seja ouvido, entendido e respeitado na sua idios-sincrasia própria de ver o mundo, partilhando e pas-sando o testemunho das suas vivências.

Este ano de 2012, é instituído como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e, da solidariedade entre gerações; óptimo! Mas, como articular, na prática do quotidiano, esta reciprocidade de aprender e ensinar, sem ferir susceptibilidades, tanto de quem está na rampa descendente da vida, como de quem sonha um futuro risonho, longe das peias da doença e da idade, das limitações da vida e, entende estar apto a subir toda a escadaria do amanhã, dum só folgo, sonho al-químico, primordial, do homem desde que, entendeu o seu lugar na História.

Não podemos correr o risco de sermos, por culpa da ciência bio-médica e do desenvolvimento tecnológi-co, durante mais tempo, esbeltos, e, quem sabe, imor-tais… mas senis, muito desse tempo…

Jovem leitor, leitor menos jovem, tragam ideias a terreiro para debate desta problemática; a nossa pas-sagem pela vida é, afinal, uma deriva fugaz, e, toda a discussão intergeracional é importante e bem-vinda ao debate de ideias sobre o crescer-amadurecer-enve-lhecer, tema mais actual que nunca, com a dignidade e lucidez desejáveis a um percurso suavizado pelo en-tendimento e aceitação do fenómeno natural, que é, envelhecer.

***“O Idoso é o macróbio, o que viveu muito, sabe

muito e, tem respostas para quase todas as questões; o pior, é que já ninguém lhe pergunta nada…”

*** Elevadas saudações, num espírito de solidariedade

e abertura ao debate, do “Arauto” da nossa e da vossa “Eleva-te”.

#Sérgio Gomes

Ficha técnica:Editor: Dúlio Santos | textos: Sérgio Gomes, Fábio Tavares, Joana Gonçalves, David Cardoso Design e Paginação: Cláudio Santos | http://flavors.me/claudiosantos | [email protected] - Associação Civico-Cultural, Cipa, Rua Sacadura Cabral, 2975-395 Quinta do Conde | [email protected]

EDITORIAL“EnvElhECER Sim, mAS DEvAGAR”

Page 3: Arauto - o jornal da Eleva-te

A Eleva-te, tal como tantas outras associações pelo mundo fora, assenta em voluntariado e além de ser um grupo de pessoas empe-

nhadas e com esperança num futuro comunitário, é também um grupo de amigos, fruto de todo o tra-balho que temos vindo a desempenhar em conjunto.

Alguns desses amigos decidiram tirar férias em conjunto e em Março partiram à descoberta da Hungria, país onde se encontra de momento o fundador da Eleva-te. Não só descansámos o cor-po e a mente como também aproveitámos a opor-tunidade única de juntar a direcção com o funda-dor num imenso brainstorming sobre a Eleva-te.

Dessa reunião, saldaram-se várias medidas impor-tantes para o funcionamento interno da associação. Entre elas, destaque para a concertação de Acções que irão ocorrer nos próximos meses e a reformula-ção da comunicação e divulgação com a comunidade, tornando-a assim ainda mais simples e directa.

Esta viagem é um bom exemplo, entre tantos outros, de que é possível conciliar voluntariado com vida pessoal, resultando numa simbiose perfeita en-tre trabalho e lazer.

Cada vez mais a sociedade vê o voluntariado como uma força motriz necessária que trabalha a fazer o bem sem olhar a quem, sem nada pedir em troca. O número de voluntários tem crescido em to-das as áreas de intervenção, fruto do aumento das necessidades da sociedade, sendo o voluntariado um antídoto para tempos que se avizinham cada vez mais complicados. Hoje mais do que nunca, de-vemos colocar de lado as nossas diferenças e cami-nhar numa só direcção, tal como um rio que ganha força à medida que vai acolhendo mais afluentes.

Tal como diziam os antigos, «a união faz a força».

#David Cardoso

REunIãO DA DIRECçãO

Arauto - Reunião da Direcção #3

David, Fábio, Zé e Dúlio em Budapest

Page 4: Arauto - o jornal da Eleva-te

#4 Arauto

como conheceu a eleva-te e o que lhe levou a contactar-nos?

Conheci a Eleva-te através de um jor-nal da Quinta do Conde que tinha uma reportagem sobre o vosso projecto e fa-lava na Juventude Saudável. Não é a 1ª vez que faço voluntariado mas agora já há bastante tempo que estava afastada. Quando li sobre o projecto identifiquei--me e resolvi enviar um e-mail a per-guntar se podia ajudar com os meus conhecimentos.

Já desenvolveu bastantes actividades com a eleva-te, o que acha das  actividades que tem vindo a desenvolver, isto é, como têm corrido e qual o impacto que acha que estão a ter na comunidade? Já desenvolvemos algumas activi-dades e já temos planeadas muitas mais, porque têm corrido muito bem e de uma forma muito descontraída, mas sempre bastante proveitosas em aprendizagem. Em assuntos de ali-mentação nem sempre as ideias são bem aceite e uma alimentação saudá-vel muitas vezes é vista como um sa-crifício.

Passados já alguns meses desde que começou a colaborar connosco, qual a sua opinião relativamente à eleva-te?

A Eleva-te é uma equipa de jovens, traba-lhadores e organizados empenhados em melhorar a qualidade de vida das pessoas da vila onde residem (Quinta do Conde). Vou destacar o trabalho da Joana Gon-çalves porque é ela que gere as minhas actividades e por isso tenho um traba-lho mais próximo.

o que pensa / como encara o panorama nutritivo/alimentar dos Portugueses, ou até mesmo, dos Quintacondeses (se se sentir à vontade)? Em Portugal come-se razoavelmen-te com uma dieta mediterrânica. Mas depois temos a falta de tempo para cozinhar e deixamos de educar o paladar e com isso deixamos de comer legumes, peixe e passamos a comer fast-food onde uma refei-ção até tem um preço baixo, damos preferência aos fritos que são mais fáceis de confeccionar, entre tan-tos outros erros frequentes. Atual-mente estamos também a fazer cor-tes e quem ganha menos come pior, faz escolhar com menos qualidade. Penso que na Quinta do Conde a ali-mentação não é diferente do que se faz no resto da Pais onde existe fa-mílias a praticarem uma alimentação saudável outras que não se importam tanto com a qualidade da sua alimen-tação tem alguma actividade com a ele-va-te, agendada para breve?

Temos consultas de aconselhamento alimentar que planeamos começar em Abril e vai acontecer todos os me-ses desde que haja gente interessada e temos um workshop sobre transtornos alimentares marcado para o dia 19 de Maio.

muito obrigado mária, por todo o contributo que tem vindo a prestar aos sonhadores da eleva-te!

Mária Beneditonutricionaista

Chamo-me mária Benedito e sou nutricionista acabei a minha licenciatura à mais de 10 anos, numa altura em que a ainda nos importavamos pouco com a alimentação. À cerca de 6 anos fiz um pós graduação em nutrição clinica para me atualizar, este ano ainda penso inscrever-me no mestrado. Trabalho na parte clinica e estetica e sou responsável por refeitórios.

EntREViSta aMÁRIA BENEDITO

Anuncie Aquisabe como:

[email protected]

Page 5: Arauto - o jornal da Eleva-te

Arauto #5

No passado dia 24 de Março decorreu a Assembleia Geral Ordinária marcada para que os Sócios pudes-sem avaliar o Relatório e Contas do período com-preendido entre a fundação da Eleva-te Associação Cívico-Cultural e o final do ano de 2011. Com redu-zida adesão por parte dos sócios, foi aprovado por unanimidade o Relatório elaborado pela Direcção que apresenta um Resultado Líquido do Período negativo no valor de 258,31€, num valor muito pe-nalizado pelos custos inerentes à constituição da As-sociação. No entanto, o Resultado Operacional do mesmo período, embora também negativo, foi ape-nas de 16,09€, o que demonstra que a Eleva-te se en-contra financeiramente numa situação controlada e optimista. Este resultado é ainda mais satisfatório se tivermos em conta que durante o período em aná-lise a Eleva-te ofereceu aos seus sócios e comunidade mais de 40 actividades diferentes!!

Fábio Tavares

Olá Eleva-te!Sendo 2012 o Ano Europeu

do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, de-vemos aproveitar para reflectir sobre a forma como os Europeus estão a viver cada vez mais e as oportunidades que daí decorrem.

O envelhecimento activo pode significar para as pessoas mais ve-lhas a oportunidade de continua-rem a trabalhar e partilharem as suas experiências, de continuarem a desempenhar um papel activo na sociedade e de viverem as suas vidas de maneira saudável, independente e preenchida.

Foi no âmbito do Ano Europeu corrente que a Câmara Municipal de Sesimbra promoveu a “Quinze-na Ondajovem’12”, cujo tema é o diálogo intergeracional e como não poderia deixar de ser a Eleva-te es-

teve presente pelo segundo ano con-secutivo nesta brilhante iniciativa. Mais uma vez, realizámos diversas actividades com diferentes temas e públicos-alvo.

Em parceria com o Centro Comunitário fomos ao encontro do tema da quinzena deste ano, realizando jogos intergeracio-nais entre pequenos e graúdos! As diferentes gerações presentes brincaram em conjunto, desde o célebre jogo do pião ao arco, pas-sando pelo jogo do burro e termi-nando no emblemático jogo da malha.

Sensibilizámos a população para o Dia Mundial para a Conscienciali-zação do Autismo, através da roda-gem do filme “Rainman”, um filme emocionante que permite encarar a realidade do autismo e que culmi-nou numa tertúlia onde pudemos

desmistificar estereótipos e esclare-cer dúvidas sobre o tema.

Por fim, aproveitámos a come-moração do Dia Mundial da Saú-de em 07 de Abril e repetimos o workshop de “Suporte básico de Vida”, sendo mais uma aposta da Eleva-te na prevenção e nos cuida-dos de saúde pública.

Não pudemos deixar ra agra-decer ao Centro Comunitário, pela disponibilidade e prontidão em colaborar sem hesitação, a todos os elementos por detrás da organi-zação deste evento municipal e em particular a todos os voluntários que apostaram em disponibilizar o seu saber em prol da comunidade.

A todos os participantes e à co-munidade do concelho de Sesimbra, o nosso muito obrigado.

José Batista

Onda jOvEM 2012“Suporte Básico de Vida” no dia 7 de abril de 2012

REscaldO da aG ORdináRia

Page 6: Arauto - o jornal da Eleva-te

Anuncie Aquisabe como:

[email protected]

Anuncie Aquisabe como:

[email protected]

“Linguajar Português”Ó língua minha! Ó meu amor!Em ti me expresso, em ti me espraio!Em ti, humedeço os soluços do meu aclamor;Em ti, arrefeço, acordo, adormeço, desmaio...

Ó língua do meu povo! No teu olorComponho odes, copio versos de soslaio;Fecho os olhos, fecho a boca, brinco ao calor;Finjo-me poeta, mostro a língua de catraio...

Foge-me a língua para a verdade!Tenho a verdade na ponta da língua!Linguajar, é língua da liberdade!

Ó Camões! Ó príncipe da míngua!Ó pessoas de Pessoa, acudam! Caridade!Ó Florbela, espanca-me a verve que mingua...

#Sérgio Gomes

Como bem se sabe, é na preven-ção que está o segredo para uma vida longa e feliz! É também essencial que conheçamos bem o nosso organismo e o seu fun-cionamento, para que possamos compreender os sinais e sintomas que este nos transmite quando algo não está correcto. A verifi-cação regular da tensão arterial, do nível de glicémia e do coles-terol podem evitar preocupações

desnecessárias, por serem parâ-metros que influenciam directa-mente o nosso bem-estar diário, e são de controlo fácil. Basta um simples rastreio.

O clube de saúde da Associa-ção Cívico-Cultural Eleva-te, o juventudeSAUDÁVEL, tenciona ajudar a nossa população nessa mesma prevenção. Todos os do-mingos estaremos no Mercado Municipal não só a proporcionar esses mesmos rastreios, como também a informar a população das nossas actividades, com as quais temos todos tanto a ganhar!

Joana em acção

Se te quiseres juntar à nossa equipa e participar nesta acção, o Rastrei’aqui, basta enviares um email para [email protected] e informar-te-emos de tudo o que precisas!

Agradecemos também a ajuda de todos aqueles que colaboram com a equipa do juventudeSAU-DÁVEL, em especial ao nosso amigo Sérgio, ao Sr. Silva e à As-sociação Humanitária dos Bom-beiros Voluntários da Quinta do Conde.

#Joana Gonçalves

Sérgio e Joana em grande estilo