aprestação política nacional de educação 2 conjutura atual da educação (1)

25
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO Arlindo Queiroz Diretor de Programa - SEA/MEC Coordenador da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação II PNE e Conjuntura Atual da Educação II PNE e Conjuntura Atual da Educação

Upload: rozivaldo-de-souza

Post on 24-Jul-2015

105 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃOPOLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Arlindo QueirozDiretor de Programa - SEA/MEC

Coordenador da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação

II PNE e Conjuntura Atual da EducaçãoII PNE e Conjuntura Atual da Educação

Conceitos de Educação, Estado, Sociedade, Democracia Representativa e Democracia Participativa

(Abordagem sócio - política)

Estado

BRAÇO POLÍTICO

BRAÇO CIVIL

Gramsci, Bobbio, Coutinho, Freire, Chauí, Cury, Sales

REPÚBLICA FEDERATIVAREPÚBLICA FEDERATIVA

A “res-pública” – “coisa” pública Nação: a dimensão da sociedadeEstado : a dimensão político-hegemonica Estado Constitucional: dimensão jurídica e institucional, (o permanente) Governo: a gestão do Estado, (o transitório) Cidadãos governantes - voto e participação popular – (não súditos)

Democracia Representativa e Democracia Representativa e Democracia ParticipativaDemocracia Participativa

Delegação de poder e exercício direto de poder.

Escolher um bom governo e ser um bom governante.

Nada está consolidado a ponto de não recuar e nada está tão avançado que não possa melhorar.

Como passar do proclamado para o efetivo? Do formal para o real?

RETROSPECTIVA DO II PNERETROSPECTIVA DO II PNE

1932 – Manifesto dos Pioneiros, Conferências e PNE. 1934 – CF, União deve fixar PNE. 1988 – CF/1988, Art. 212, PNE com força de lei. 1990 – Plano Decenal de Educação para Todos 1996 – LDB, PNE para década da educação. 1998 – PL nº 4.155 (Ivan Valente)/PL nº 4.173 (P. Executivo). 1999 – Relator opta por substitutivo. 2001 – Lei nº 10.172 é sancionada com nove metas vetadas. 2009 – EC nº59/2009 – nova redação ao Art. 214 da CF/1988. 2010 - I Conferência Nacional de Educação e PL nº 8.035/10

– PLC 103/12 e Lei nº 13.005/2014 ( II Plano Nacional de Educação)

II PNE e a Educação Infantil - CrecheII PNE e a Educação Infantil - Creche

Escolaridade Média – 15 anos e maisEscolaridade Média – 15 anos e mais

Participação na Matrículas da Educação Participação na Matrículas da Educação Superior – Redes de ensinoSuperior – Redes de ensino

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PNE (2014/2024PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PNE (2014/2024))

METAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À METAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃO ESCOLAR

Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).

METAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À METAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃO ESCOLAR

Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

Meta 11: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.

METAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À METAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃO ESCOLAR

Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.

Meta 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 mestres e 25.000 doutores.

MEDIDAS LEGISLATIVAS PARA A EDUCAÇÃO MEDIDAS LEGISLATIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A AFIRMAÇAO DA DIVERSIDADEINCLUSIVA E A AFIRMAÇAO DA DIVERSIDADE

Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

Meta 8: elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

MEDIDAS LEGISLATIVAS PARA A EDUCAÇÃO MEDIDAS LEGISLATIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A AFIRMAÇAO DA DIVERSIDADEINCLUSIVA E A AFIRMAÇAO DA DIVERSIDADE

Art. 4º... Parágrafo único. O poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência.

Art. 7º.... § 4º Haverá regime de colaboração específico para a implementação de modalidades de educação escolar que necessitem considerar territórios étnico-educacionais e a utilização de estratégias que levem em conta as identidades e especificidades socioculturais e linguísticas de cada comunidade envolvida, assegurada a consulta prévia e informada a essa comunidade.

META PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA META PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIALEDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Meta 19: Assegurar condições, no prazo de dois anos, para efetivação da gestão democrática, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.

Estratégia 28 da Meta 7: Mobilizar as famílias e setores da sociedade civil, articulando a educação formal com experiências educação popular e cidadã, com os propósitos de que a educação seja assumida como responsabilidade de todos e de ampliar o controle social sobre o cumprimento das políticas públicas educacionais.

MEDIDAS LEGISLATIVAS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA MEDIDAS LEGISLATIVAS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULARDA EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Art. 9º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão aprovar leis específicas para os seus sistemas de ensino, disciplinando a gestão democrática da educação pública nos respectivos âmbitos de atuação, no prazo de 2 (dois) anos contado da publicação desta Lei, adequando, quando for o caso, a legislação local já adotada com essa finalidade.

METAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃOMETAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica.

Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: EF séries iniciais 6,0; EF séries finais 5,5; EM 5,2 índices estabelecidos para o ano de 2021.

Meta 13: elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% doutores.

METAS DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS METAS DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃODA EDUCAÇÃO

Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I,II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurando que todos os professores e as professoras das educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Meta 16: Formar, em de pós-graduação, 50% dos professores da educação básica, até 2024, e garantir a todos/as profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

METAS DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS METAS DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃODA EDUCAÇÃO

META 17: Valorizar os /as profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos/as demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

META 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de Carreira para os/as profissionais da educação básica e superior de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso nacional salarial, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII, do art. 206 da Constituição Federal.

META DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃOMETA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

META 20: Ampliar o investimento público em educação públicas de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do PIB do País, no quinto ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB no final do decênio.

Art. 5º... § 4º O investimento público em educação a que se referem o inciso VI do art. 214 da Constituição Federal e a meta 20 do Anexo desta Lei engloba os recursos aplicados na forma do art. 212 da Constituição Federal e do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, bem como os recursos aplicados nos programas de expansão da educação profissional e superior, inclusive na forma de incentivo e isenção fiscal, as bolsas de estudos concedidas no Brasil e no exterior, os subsídios concedidos em programas de financiamento estudantil e o financiamento de creches, pré-escolas e de educação especial na forma do art. 213 da Constituição Federal.

II PNE: DESAFIOS ATUAISII PNE: DESAFIOS ATUAIS

1 Efetivar a Cooperação Federativa entre os entes federado e o Regime de Colaboração entre os sistemas de ensino.

2 Ampliar o consenso social em defesa da educação escolar pública e da aprendizagem como direito social.

3 Avançar na qualidade social da educação:– Compromisso político e competência técnica para a afirmação dos

interesses das classes populares (organização , consciência política e empoderamento popular);

– Contextualização curricular e o direito ao acesso ao produção do conhecimento historicamente sistematizado pela humanidade;

– Tomar em consideração o saber popular no processo de aprendizagem escolar;

– Formação política para a cidadania ativa, ampliando na democracia participativa;

– Afirmar a educação inclusiva e as diversidades.

Estratégias da sociedade considerando a conjuntura atualEstratégias da sociedade considerando a conjuntura atual

1 – Aperfeiçoar a Lei nº 13.005/2014 (PNE 2014-2024) com base nas deliberações da Conae 2014.– Acumular coletivamente poder argumentativo para incidir na próxima

revisão do PNE;

– Ampliar poder político para alterar a correlação de forças sociais em favor de novos acordos que contemplem as posições defendidas pela sociedade civil;

2 – Realizar monitoramento contínuo e avaliações periódicas durante implementação do PNE, com ampla participação social.

3 - Propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas do PNE.

Sonhar é preciso .......Sonhar é preciso .......

“ Os sonhos precisão ser ditos para começar a se realizarem. E

como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados.”

– Paulo Coelho

“Ai de nós se não sonharmos sonhos possíveis.”

- Paulo Freire

FIM