apresentação vivências do estagio ii

12

Upload: familiaestagio

Post on 07-Jul-2015

2.356 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação vivências do estagio ii
Page 2: Apresentação vivências do estagio ii
Page 3: Apresentação vivências do estagio ii

INSTITUIÇÃO: UNEB SUPERVISORA: CLÁUDIA REGINA ESTAGIÁRIO: JOÃO HIPÓLITO REGENTE: JACILENA ALMEIDA TURMA: 1º TMA1 COLÉGIO: CETEPA

1: IDENTIFICAÇÃO

Page 4: Apresentação vivências do estagio ii

2: OBSERVAÇÃO

INICIO: 22/09/2010FIM: 29/09/20104 AULAS

COMENTÁRIOS: As aulas que eu observei não foram muito boas; os alunos reclamavam bastante que a professora distribuía vários textos para eles lêem e quase não se dava assunto, demonstrando uma técnica de ensino ultrapassada e mecanicista.

Page 5: Apresentação vivências do estagio ii

3: REGÊNCIAINICIO: 06/10/2010FIM: 08/12/201020 AULAS

Comentários: A princípio tive um pouco de dificuldade para ministrar as aulas de regência; a escola dispunha de recursos didáticos, como tv Pendrive e retroprojetor, porém, só tinha um controle para atender toda a demanda do colégio que era muito grande; e quanto ao retroprojetor tinha toda um burocracia para reservá-lo; uma vez que tinha que ir em outro bloco do colégio para poder fazer isso. no geral o período de regência foi positivo, tentei ao máximo aplicar os objetivos almejados no estágio que era passar o conhecimento de uma forma sucinta; com textualizada com o dia-dia, que envolvesse os alunos os fizesse aprender mais. isso foi feito.

Page 6: Apresentação vivências do estagio ii

Planos: Foram elaborados de acordo com as normas estabelecidas pela professora do estágio supervisionado II; Algumas vezes fez-se necessário seguir outra sequência didática em detrimento de alguns feriados e a não disponibilização dos recursos necessários para a execução das aulas.

4: METODOLOGIA APLICADA NA REGÊNCIA

Page 7: Apresentação vivências do estagio ii

Técnicas de Ensino: Nas aulas foram utilizadas as seguintes técnicas de ensino: Aula Expositiva Ensino em Pequenos Grupos Estudo de Caso Todas essas técnicas foram contextualizadas de uma forma dialógica, permitindo aos alunos relacionarem o que está aprendendo com os conhecimentos e experiências que já possui, permitindo também que entre em contato com situações concretas de sua vida fora da escola. Além disso, possibilita transferir o que aprende na escola para outras circunstâncias e situações de sua vida.

4: METODOLOGIA APLICADA NA REGÊNCIA

Page 8: Apresentação vivências do estagio ii

Mansetto (1994, p.46) destaca que o bom relacionamento dos elementos que participam do processo de ensino aprendizagem é que embasa a aprendizagem. Assim, deve haver diálogo, colaboração e participação entre alunos e professores. Trata-se de um conjunto, onde todas as variáveis do paradigma influenciam para os resultados desejados.

Avaliações: Foram feitas através da realização exercícios, estudo dirigido, Quadro comparativo, Mini-teste e o Teste da unidade.

4: METODOLOGIA APLICADA NA REGÊNCIA

Page 9: Apresentação vivências do estagio ii

Organização da classe: A sala era organizada em filas indianas separando aqueles alunos que conversam; fazendo com que a visão dos alunos se volte apenas para a explicação do professor.

O livro didático: O livro utilizado pela escola é o Biologia. Volume único. Editora Ática, 2007. É muito bom; os assuntos são bem elaborados e com uma linguagem de fácil compreensão pelos alunos; os exercícios propostos são muito bom também; com questões que fazem com que os alunos reflitam bastante na hora de responder, tem um espaço reservado para as questões de vestibular, que são bem interessantes, já que os alunos estão no ensino médio e servirá como um mecanismo para prepara-los para o Enem e o vestibular.

4: METODOLOGIA APLICADA NA REGÊNCIA

Page 10: Apresentação vivências do estagio ii

Dia em que fui observado: A primeira vez que fui observado foi dia 03 de novembro, pela professora Cláudia Regina, foi um dia de aplicação de mini-teste sobre o assunto Diversidade dos seres vivos. Fiquei um tanto nervoso com a presença da professora, pois até então só haveria a aplicação do mini-teste, e a professora pediu que eu desse uma revisão antes. De fato não estava preparado para tal. Foi um desastre!!Porém não serviu de parâmetro para a avaliação. Foi então que a professora solicitou que a monitora da disciplina Camila filmasse a aula para que a professora me avaliasse. Foi tranquilo, o assunto proposto foi dado; apesar de alguns alunos ficarem um pouco agitados com a presença da minha colega de classe.

5: COMENTANDO...

Page 11: Apresentação vivências do estagio ii

Relação com os alunos: Um dos fatos que eu julguei se mais importante e que vou levar como um grande aprendizado desse estágio, foi a amizade que eu fiz com os alunos. Eles demonstraram um grande carinho pelo estagiário, e mesmo sendo avaliados de forma profissional, onde alguns alunos não conseguiram alcançar a média para passar na IVª unidade; estes não deixaram esse fato interceder na relação professor-aluno. O que prova que o professor, pode ter uma relação amigável com o aluno sem que falte a cumplicidade de ambos na construção do conhecimento.

5: COMENTANDO...

Page 12: Apresentação vivências do estagio ii

4: REFERÊNCIAS

MANSETTO, Marcos. DIDÁTICA: A AULA COMO CENTRO. São Paulo: FTD, 1994.

PILETTI, Claudino. DIDÁTICA ESPECIAL. 15.ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.