apresentação do powerpoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 ao final do dia, marsh...

14
05/06/2017 1 TEXTO LUCAS GONÇALVES O médico que ousou afirmar que os médicos erram inclusive os bons Em um mesmo dia, o neurocirurgião Henry Marsh fez duas cirurgias. Operou o cérebro de uma mulher de 28 anos, grávida de 37 semanas, para retirar um tumor benigno que comprimia o nervo óptico a ponto de ser improvável que ela pudesse enxergar seu bebê quando nascesse. Em seguida, dissecou um tumor do cérebro de uma mulher já na casa dos 50 anos. A cirurgia era mais simples, mas a malignidade do tumor não dava esperanças de que ela vivesse mais do que alguns meses.

Upload: truongdat

Post on 10-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

1

TEXTO

LUCAS GONÇALVES

O médico que ousou afirmar que os médicos erram inclusive os bons

Em um mesmo dia, o neurocirurgião Henry Marsh fezduas cirurgias. Operou o cérebro de uma mulher de 28 anos,grávida de 37 semanas, para retirar um tumor benigno quecomprimia o nervo óptico a ponto de ser improvável que elapudesse enxergar seu bebê quando nascesse. Em seguida,dissecou um tumor do cérebro de uma mulher já na casa dos50 anos. A cirurgia era mais simples, mas a malignidade dotumor não dava esperanças de que ela vivesse mais do quealguns meses.

Page 2: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

2

Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara dacirurgia e vira o rostinho do bebê, que nascera em uma cesáreaplanejada em sequência à operação cerebral. O pai do bebêgritara pelo corredor que Marsh fizera um milagre. A seguir, emoutro quarto do mesmo hospital, Marsh descobria que apaciente com o tumor maligno nunca mais acordaria.Provavelmente, ele escavara o cérebro mais do que seriarecomendável – e apressara a morte da paciente, que teve umahemorragia cerebral. O marido e a filha da mulher o acusaramde ter roubado os últimos momentos juntos que restavam àfamília.

É esse jogo entre vida e morte, angústia e alívio, comum àvida dos médicos, que Marsh narra em seu livro Sem causarmal – Histórias de vida, morte e neurocirurgia (...), lançadonesta semana no Brasil. Para suportar essa tensão, Marshafirma que uma boa dose de autoconfiança é um pré-requisito necessário a médicos que fazem cirurgiasconsideradas por ele mais desafiadoras do que outras. Nãosem um pouco de vaidade, Marsh inclui nesse rol asoperações cerebrais, nas quais seus instrumentos cirúrgicosdeslizam por “pensamentos, emoções, memórias, sonhos ereflexões”, todos da consistência de gelatina. [...]

(Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/06/omedico-que-ousou-afrmar-que-os-medicos-erram-inclusive-os-bons. html. Acesso

em 01/01/17)

1. (POLÍCIA CIENTÍFICA-PA/IBFC/2017) O texto acimaapresenta um caráter mais objetivo e sugere ter comofinalidade central:

a) desvalorizar o trabalho dos médicos diante dos pacientes.

b) explicar que existem cirurgias mais simples do que outras.

c) apresentar aos leitores o livro escrito pelo neurocirurgião.

d) descrever a rotina diária de um médico em seu trabalho.

e) mostrar como os pacientes podem ser ingratos.

Page 3: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

3

2. (POLÍCIA CIENTÍFICA-PA/IBFC/2017) Em adequação àideia apresentada no título, nota-se que o primeiro parágrafodo texto apresenta duas histórias que são contrastadas,sobretudo, em função:

a) das idades das mulheres serem tão diferentes.

b) dos históricos de vida das duas pacientes.

c) de o neurocirurgião ser um profissional experiente.

d) da reação das famílias com o resultado das cirurgias.

e) do nível de complexidade de cada cirurgia.

3. (POLÍCIA CIENTÍFICA-PA/IBFC/2017) Embora o texto sejamarcado pela impessoalidade, percebe-se a presença de umaavaliação, um juízo de valor, por parte do enunciador do texto, naseguinte passagem:

a) “Em um mesmo dia, o neurocirurgião Henry Marsh fez duascirurgias.” (1º§).b) “Em seguida, dissecou um tumor do cérebro de uma mulher jána casa dos 50 anos.” (1º§).c) “O pai do bebê gritara pelo corredor que Marsh fizera ummilagre.” (1º§).d) “É esse jogo entre vida e morte, angústia e alívio, comum à vidados médicos, que Marsh narra em seu livro” (2º§).e) “Não sem um pouco de vaidade, Marsh inclui nesse rol asoperações cerebrais,” (2º§).

Considere o período abaixo para responder às questões 4 e5.

“Operou o cérebro de uma mulher de 28 anos, grávida de 37semanas, para retirar um tumor benigno que comprimia onervo óptico a ponto de ser improvável que ela pudesseenxergar seu bebê quando nascesse.” (1º§)

Page 4: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

4

4. (POLÍCIA CIENTÍFICA-PA/IBFC/2017) A complexidade daestrutura do período em análise deve-se:

a) ao predomínio de orações subordinadas.

b) ao uso expressivo de frases nominais.

c) à forte ausência de sinais de pontuação.

d) à presença exclusiva do mecanismo de coordenação.

e) à repetição de conectivos de mesmo valor semântico.

5. (POLÍCIA CIENTÍFICA-PA/IBFC/2017) A preposiçãodestacada no trecho acima contribui para a coesão do textointroduzindo o valor semântico de:

a) concessão.

b) finalidade.

c) adversidade.

d) explicação.

e) consequência.

6. (POLÍCIA CIENTÍFICA-PA/IBFC/2017) O pronome relativodestacado em “as operações cerebrais, nas quais seusinstrumentos cirúrgicos deslizam” (2º§) poderia sersubstituído, sem prejuízo de sentido e adequando-se ànorma, por:

a) o qual.

b) das quais.

c) que.

d) as quais.

e) em que.

Page 5: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

5

Base do crânio explodiu, descreve legista

A autópsia no corpo de Ayrton Senna começou a serfeita ontem às 10h locais (5h de Brasília) pelos legistasMichele Romanelli e Pierludovico Ricci, do Instituto MédicoLegal de Bolonha. O laudo ofcial tem 60 dias para serpreparado. A Folha conversou com uma médica do IML queviu o corpo de Senna na segunda-feira de manhã e ontem –antes e depois da autópsia. Segundo sua descrição, no diaseguinte ao acidente o rosto do piloto estava desfigurado. Amédica pediu para que seu nome não fosse revelado.

Muito inchada, a cabeça quase se juntava aos ombros.Os médicos concluíram, após a autópsia, que Senna tevemorte instantânea na batida a 290 km/h na curvaTamburello. Teve também parada cardíaca naquelemomento e circulação praticamente interrompida. Quandoos médicos o reanimaram – ativando os batimentoscardíacos e a circulação artificialmente –, o piloto já haviamorrido. A atividade cerebral era inexistente. Não hápossibilidade de sobrevivência nesses casos. [...]

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/04/ esporte/9.html. Acesso em: 01/02/17)

7. (POLÍCIA CIENTÍFICA-PA/IBFC/2017) O texto acima é umanotícia cujo objetivo é informar. Contudo, uma análise atentado título revela seu caráter:

a) técnico.

b) formal.

c) sensacionalista.

d) critico.

e) sofisticado.

Page 6: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

6

8. (POLÍCIA CIENTÍFICA-PA/IBFC/2017) O portuguêscontemporâneo já registra a característica proclítica dalíngua. Contudo, a gramática tradicional aponta que a oração“Quando os médicos o reanimaram” (3º§) deveria serredigida da seguinte forma:

a) Quando os médicos reanimaram a ele.

b) Quando os médicos reanimaram-lhe.

c) Quando os médicos reanimaram ele.

d) Quando os médicos reanimaram-no.

e) Quando os médicos lhe reanimaram.

Afinal: o que é a “morte cerebral”?A declaração de morte cerebral é um conceito relativamente novo

na medicina e envolve o preenchimento de critérios clínicos e laboratoriais

O cérebro humano é o órgão que nos torna únicos.Possibilita que pensemos, falemos e organiza, de uma forma ououtra, todo nosso consciente e inconsciente. Claro, todos osórgãos são relevantes, e, sem o conjunto, não poderíamosfuncionar de maneira adequada. Mas a verdade é que, do pontode vista evolutivo, todos os órgãos desenvolveram-se parapermitir manter um cérebro cada vez mais exigente e complexo.Aprimoraram-se os mecanismos de defesa, de alimentação, delocomoção, entre outros, para que as sensações e ordenstrabalhadas no cérebro fossem elaboradas.

E quando o cérebro deixa de funcionar, ou seja, morre,todas as outras funções deixam de ser necessárias; muitas delasficam descoordenadas pela simples falta da atividade cerebraladequada.

Até pouco tempo atrás, o indivíduo morria quando seucoração parava de bater. Hoje sabemos que o indivíduo estámorto quando seu cérebro morre. Mas, não há muito tempo,também achávamos que as sensações (o amor, por exemplo),emanavam do coração.

Apesar disto parecer “bom senso”, o conceito de “mortecerebral” e seu adequado diagnóstico são tópicos recentes edatam de apenas algumas décadas. A necessidade de conceituarformalmente a “morte cerebral” ou “morte encefálica” tomouimpulso quando se iniciou a era dos transplantes de órgãos, etornou-se necessário protocolizar seu diagnóstico, já queindivíduos com morte cerebral poderiam então ser consideradospossíveis doadores.

Page 7: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

7

Existem algumas diferenças para a definição de mortecerebral em diferentes países, mas muitos aspectos sãocomuns. Em primeiro lugar, o indivíduo deve ter algumascaracterísticas clínicas, que são facilmente reconhecidas porum neurologista: falta de reação à dor, falta demovimentação, ausência de respiração, pupilas dilatadas enão responsivas à luz etc. Claro, o indivíduo não pode terrecebido nenhuma medicação nas 24 horas anteriores quepossa causar isto. Cada um destes aspectos foiregulamentado: ver se o paciente respira, ver a reação à dor,as pupilas etc, de modo que a avaliação pudesse serreplicada, independente do ambiente em que o indivíduoesteja.

[...]

Uma vez definida adequadamente a morte encefálica, oindivíduo poderá ter seus órgãos doados (caso tenha havidoconsentimento para tal), um ato que possivelmente poderáajudar a salvar várias vidas. A partir deste momento, asmedidas de suporte de vida são, em tese, desnecessárias.

(Disponível: http://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/afnal-o-quee-a-morte-cerebral/ Acesso em: 07/02/17)

9. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) De acordo com o texto, serconsiderada uma relativa novidade a declaração de mortecerebral ocorre em função de:

a) o cérebro coordenar muitas funções necessárias à atividadehumana.

b) o cérebro possibilitar que se fale, pense, além de organizar asideias.

c) seu diagnóstico envolver o preenchimento de critérios clínicos elaboratoriais.

d) muitos indivíduos receberem medicação nas 24h que antecediaa morte cerebral.

e) até pouco tempo, acreditar-se que o indivíduo morria quandoseu coração parava.

Page 8: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

8

10. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) No período “Possibilita quepensemos, falemos e organiza, de uma forma ou outra, todonosso consciente e inconsciente.” (1º§), foram empregadostodos os mecanismos coesivos descritos abaixo, EXCETO:

a) A ocultação do sujeito na primeira oração.

b) Sequência de orações coordenadas.

c) Emprego de oração subordinada.

d) Presença do pronome relativo “que”.

e) O uso de sujeito desinencial “nós”.

11. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) O caráter informativo dotexto em análise deve-se, sobretudo:

a) à linguagem essencialmente técnica empregada na suaredação.

b) à inclusão do autor e do leitor por meio do uso daprimeira pessoa.

c) à exposição da visão pessoal do autor em detrimento dosfatos.

d) ao emprego excessivo de exemplos na argumentaçãoproposta.

e) a uma mensagem centrada no assunto em questão.

12. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) Em “Aprimoram-se os mecanismosde defesa, de alimentação, de locomoção” (1º§), o verbodestacado está flexionado no plural concordando com:

a) o sujeito “eles” que se encontra oculto.

b) o núcleo do sujeito simples “mecanismos”.

c) o sujeito composto “de defesa, de alimentação, de locomoção”.

d) o pronome “se” que o acompanha indicando sujeitoindeterminado.

e) os complementos verbais “de defesa, de alimentação, delocomoção”.

Page 9: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

9

13. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) No quarto parágrafo, em ‘Apesardisto parecer “bom senso”’, considerando o contexto, nota-se queo pronome destacado faz referência à seguinte ideia:

a) Crer que alguém morre quando seu coração para.

b) Acreditar que sensações emanavam do coração.

c) Saber que o indivíduo está morto quando seu cérebro morre.

d) Associar o amor a um sentimento provocado pelo coração.

e) As funções ficam descoordenadas sem a atuação do coração.

14. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) De acordo com o texto, anecessidade de conceituação formal do diagnóstico demorte cerebral deveu-se:

a) ao início da era dos transplantes de órgãos.

b) à necessidade de desmitificar “o poder do coração”.

c) a uma primeira ocorrência datada de morte cerebral.

d) à capacitação de neurologistas para a observação clínica.

e) à diversidade de definições de morte cerebral em paísesdistintos.

15. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) O seguinte fragmento “ver se opaciente respira, ver a reação à dor, as pupilas etc,” (5º§) apontaações que são empregadas, no texto, a fim de:

a) orientar os leitores em geral para que estejam aptos aodiagnóstico.

b) sugerir a popularização desses procedimentos para váriosprofissionais.

c) indicar a complexidade de uma prática clínica e especializada.

d) divulgar a especificação de um protocolo médico adotado.

e) explicar ações que não são compreendidas por um leitorcomum.

Page 10: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

10

16. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) Dentre as palavras abaixo,presentes no texto, assinale a opção cujo vocábulo éacentuado por uma regra diferente da que justifica aacentuação dos demais.

a) cérebro.

b) indivíduo.

c) únicos.

d) achávamos.

e) diagnóstico.

17. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) Em linguagem técnicaadequada ao público leitor, ao final do texto, foi empregadaa expressão “medidas de suporte de vida” que, no contexto,deve ser entendida como:

a) encaminhamento de órgãos para transplante.

b) apoio psicológico a pacientes terminais.

c) manutenção da vida por meio de aparelhos ou afins.

d) exigências de diferentes laudos em busca de umconsenso.

e) emprego de analgésicos e outros inibidores de dor.

18. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) O deslocamento da expressãodestacada, em “Em primeiro lugar, o indivíduo deve ter algumascaracterísticas clínicas,”, provocaria estranhamento no sentido ena estruturação do enunciado apenas na seguinte reescritura:

a) O indivíduo, em primeiro lugar, deve ter algumas característicasclínicas,b) O indivíduo deve, em primeiro lugar, ter algumas característicasclínicas,c) O indivíduo deve ter, em primeiro lugar, algumas característicasclínicas,d) O indivíduo deve ter algumas características clínicas emprimeiro lugar,e) O indivíduo deve ter algumas, em primeiro lugar, característicasclínicas,

Page 11: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

11

19. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) A partir de uma leitura atenta,nota-se que o autor utilizou como estratégia de construção do seutexto:

a) a caracterização do cérebro para, em seguida, falar sobre mortecerebral.b) uma argumentação que distinga o cérebro humano do dosdemais animais.c) as alterações em torno do conceito de morte cerebral ao passardos anos.d) apresentação de posicionamentos de profissionais distintossobre a morte cerebral.e) o exemplo de um caso particular que permitiu uma orientaçãomais geral.

ORDEM DE SERVIÇO 608 - INSS

Perícia Médica

PERDA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL POR EXPOSIÇÃOCONTINUADA A NÍVEIS ELEVADOS DE PRESSÃO SONORA DEORIGEM OCUPACIONAL

NORMA TÉCNICA DE AVALIAÇÃO DE INCAPACIDADE

PARA FINS DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS

APRESENTAÇÃO

A presente atualização da Norma Técnica sobre PerdaAuditiva Induzida por Ruído – PAIR, objetiva simplificar,uniformizar e adequar o trabalho do médico perito ao atualnível de conhecimento desta nosologia.

A evolução da Medicina do Trabalho, da MedicinaAssistencial e Preventiva, dos meios diagnósticos, bem comoa nova realidade social, motivou, sobremaneira, esta revisão,tornando-a mais completa e eficaz.

Page 12: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

12

Dessa concepção surgiram dois momentos que passaram a constituir osmódulos do presente trabalho: a Atualização Clínica da Patologia e aAvaliação da Incapacidade Laborativa. Este estudo resultou de iniciativada Divisão de Perícias Médicas do INSS, que buscou parceria comdiversos segmentos da sociedade, num debate aberto, visando abordartodos os aspectos relevantes sobre o assunto, no período compreendidoentre junho de 1996 e junho de 1997, com a efetiva participação derepresentantes das Perícias Médicas, Reabilitação Profissional, Núcleode Referência em Doenças Ocupacionais da Previdência Social –NUSAT/SRMG e Procuradoria Estadual do Instituto Nacional do SeguroSocial - INSS; Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança eMedicina do Trabalho - Fundacentro/MTb; Associação Brasileira deMedicina do Trabalho - ABMT; Centro de Referência de Saúde doTrabalhador do Estado de São Paulo - Cerest; Confederação Nacional dasIndústrias - CNI; Confederação Nacional do Comércio - CNC; CentralÚnica dos Trabalhadores - CUT; e especialistas de renome. [...]

Disponível em: www.cofp.com.br/legislacao/download/19/Acesso em 07/02/2017)

20. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) Ao comparar os dois textos quecompõem a sua prova, pode-se concluir, em relação à adequação,que:

a) Ambos exploram temas relacionados à medicina em linguagemtécnica.b) Os dois textos são voltados a um mesmo público, portanto háequivalência linguística.c) Embora os dois textos explorem a linguagem formal, a dosegundo é mais técnica.d) A diferença entre os textos deve-se, sobretudo, aoconhecimento dos seus autores.e) Os dois textos apresentam temáticas semelhantes e objetivosespecíficos idênticos.

21. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) O texto é um fragmento daparte intitulada “apresentação” em uma Ordem Serviço.Assim, os dois primeiros parágrafos, em relação à atualizaçãoproposta pelo texto, cumprem a função de apresentarrespectivamente:

a) finalidade e consequências.

b) descrição do problema e solução.

c) objetivos e motivação.

d) motivação e críticas.

e) críticas e objetivos.

Page 13: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

13

22. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) No terceiro parágrafo do texto,percebe-se um desvio de regência em relação à Norma Padrão, naseguinte passagem:

a) “com a efetiva participação de representantes das PeríciasMédicas”.

b) “Este estudo resultou de iniciativa da Divisão de PeríciasMédicas do INSS”.

c) “que buscou parceria com diversos segmentos da sociedade”.

d) “visando abordar todos os aspectos relevantes sobre oassunto”.

e) “no período compreendido entre junho de 1996 e junho de1997,”.

23. (NÍVEL MÉDIO/IBFC/2017) Em relação à construção doúltimo parágrafo do texto, pode-se afirmar que se trata douso de apenas:

a) orações coordenadas.

b) um período composto.

c) uma frase nominal.

d) uma oração absoluta.

e) uma oração subordinada.

Page 14: Apresentação do PowerPoint - estudioaulas.com.br§alver... · 05/06/2017 2 Ao final do dia, Marsh constatou que a jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho do bebê, que

05/06/2017

14