apresentação da unidade 6

11
Unidade 6 Cooperação Pressupõe Diálogo! 1

Upload: joaobatistajoaobatista

Post on 23-Jun-2015

1.009 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação da Unidade 6

Unidade 6

Cooperação Pressupõe Diálogo!

1

Page 2: Apresentação da Unidade 6

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática

Refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica;

Compreender a estruturação e as especificidades do diálogo suportado por algumas das principais ferramentas de comunicação digital (bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais);

Habilitar-se a utilizar as principais funcionalidades dos serviços de chat, fórum e e-mail

2

Page 3: Apresentação da Unidade 6

Retomada da unidade anterior

Na Unidade 5, vimos que interagir pelo computador pode ser bem mais do que uma simples troca de mensagens. Podemos interagir de muitos modos e maneiras. Entendemos que isso é muito importante para o aprendizado, para a economia, enfim para a sociedade como um todo.

3

Page 4: Apresentação da Unidade 6

Apresentação da unidade 6 As possibilidades de interação oferecidas pela

estrutura de comunicação da Internet criam uma rede de intervenções entre os participantes, que combina trocas cognitivas, afetivas, metacognitivas e sociais. Estas intervenções não se reduzem à busca de informações, mas incluem a disposição para aprender junto com outros, compartilhar, negociar o significado das idéias e das ações empreendidas ou ainda por empreender.

Conhecer uma variedade de recursos comunicativos e refletir acerca de suas características amplia a experiência de todos e possibilita aos professores a escolha das ferramentas mais adequadas ao propósito educativo almejado.

 

4

Page 5: Apresentação da Unidade 6

Apresentação da unidade 6 São vários os serviços de comunicação

oferecidos pela Internet. Além do serviço de correio eletrônico, que permite a troca de mensagens entre pessoas do mundo todo com incrível rapidez (muitas vezes substituindo os meios de comunicação tradicionais, como a carta e o telefone), também estão bastante difundidos os fóruns, as salas de bate-papo (chats), as listas de discussões, e, mais recentemente, as ferramentas para formação de redes de relacionamentos (Orkut e outras). Nesta unidade vamos conhecer algumas destas ferramentas.

5

Page 6: Apresentação da Unidade 6

Comunicação: aspectos gerais

Um dos aspectos principais para diferenciar a comunicação e a interação social, seja em rede de computadores ou não, é a TEMPORALIDADE. Nessa dimensão, os modos e ferramentas de comunicação podem ser classificados em síncronos e assíncronos.

6

Page 7: Apresentação da Unidade 6

Comunicação síncrona

Como o próprio nome indica, há sincronia no tempo, ou seja, o emissor e o receptor da mensagem respondem imediatamente um para outro durante a interação. Uma conversa, ou diálogo presencial, é um tipo de comunicação síncrona. Uma tecnologia síncrona bastante comum é o telefone: falando em redes, emissor e receptor precisam estar conectados ao mesmo tempo (tempo real) para que o diálogo aconteça. Temos também, nesse caso, as conferências virtuais, que podem acontecer através de vídeo, áudio, ou apenas de texto escrito. Esta última – a mais popular dentre elas – é o bate-papo, ou chat (conversa), em inglês.

7

Page 8: Apresentação da Unidade 6

8

Page 9: Apresentação da Unidade 6

Ferramentas assíncronas

Flexibilizam a comunicação na dimensão temporal. Assim, o receptor e o emissor não precisam estar em permanente e imediata interação. A mensagem, após enviada, é armazenada durante o tempo necessário até que o receptor esteja disponível para recebê-la. No caso das redes digitais, aqueles que interagem não precisam estar conectados, aguardando a mensagem. Não é o sujeito que aguarda a mensagem, é a mensagem que aguarda o sujeito. Por essa razão, são recursos muito úteis e bastante utilizados. Um exemplo comum de tecnologia assíncrona é o telex, o fax etc. Na Internet, o exemplo mais conhecido é o e-mail. E, considerando a comunicação de grupos, surgem ainda a lista de discussão e o fórum, entre outros recursos.

9

Page 10: Apresentação da Unidade 6

10

Page 11: Apresentação da Unidade 6

Vamos conhecer alguns desses recursos?

Focalizaremos nosso estudo nas ferramentas que são mais comumente utilizadas e que consideramos mais interessantes para uso no contexto escolar. Dentre elas destacamos o bate-papo, o e-mail, a lista de discussão e o fórum.

11