apostila - curso pla - policia civil 2011 - exercícios

20
CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011 Prof. Bruno Gilaberte [email protected] www.brunogilaberte.blogspot.com 1- PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS-PENAIS (Inspetor RJ – FGV – 2008) Relativamente aos princípios de direito penal, assinale a afirmativa incorreta. (A) Não há crime sem lei anterior que o defina. (B) Não há pena sem prévia cominação legal. (C) Crimes hediondos não estão sujeitos ao princípio da anterioridade da lei penal. (D) Ninguém pode ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime. (E) A lei posterior que de qualquer modo favorece o agente aplica-se aos casos anteriores. (Inspetor RJ – FGV – 2008) Em matéria de princípios constitucionais de Direito Penal, é correto afirmar que: (A) a lei penal não retroagirá mesmo que seja para beneficiar o réu. (B) a prática de racismo não é considerada crime, salvo se a vítima for detentor de função pública. (C) os presos têm assegurado o respeito à sua integridade física, mas não à integridade moral. (D) a Constituição não autoriza a criação de penas de trabalhos forçados. (E) as penas privativas de liberdade poderão ser impostas aos sucessores do condenado. 2- LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO (Inspetor CE – UECE – 2003) Sobre o princípio da extraterritorialidade, examine as seguintes afirmações:

Upload: luciana-alves-de-jesus

Post on 27-Dec-2015

30 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

1- PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS-PENAIS

(Inspetor RJ – FGV – 2008) Relativamente aos princípios de direito penal, assinale a afirmativa incorreta.

(A) Não há crime sem lei anterior que o defina.(B) Não há pena sem prévia cominação legal.(C) Crimes hediondos não estão sujeitos ao princípio da anterioridade da lei penal.(D) Ninguém pode ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime.(E) A lei posterior que de qualquer modo favorece o agente aplica-se aos casos anteriores.

(Inspetor RJ – FGV – 2008) Em matéria de princípios constitucionais de Direito Penal, é correto afirmar que:

(A) a lei penal não retroagirá mesmo que seja para beneficiar o réu.(B) a prática de racismo não é considerada crime, salvo se a vítima for detentor de função pública.(C) os presos têm assegurado o respeito à sua integridade física, mas não à integridade moral.(D) a Constituição não autoriza a criação de penas de trabalhos forçados.(E) as penas privativas de liberdade poderão ser impostas aos sucessores do condenado.

2- LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO

(Inspetor CE – UECE – 2003) Sobre o princípio da extraterritorialidade, examine as seguintes afirmações:I - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a vida, a honra ou a liberdade do Presidente da República.II - No caso de crime de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil, o agente é punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro.III - No caso de crime que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir, a aplicação da lei brasileira depende unicamente de entrar o agente no território nacional.

Está(ão) correta(s):A) I, II e III;B) apenas III;C) apenas II;D) apenas I.

(Inspetor CE – UECE – 2003) Quanto à aplicação da lei penal, assinale a única alternativa que contém afirmação correta:

Page 2: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

A) considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão no todo ou em parte, bem como onde produziu ou deveria produzir-se o resultado;B) considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, se outro não tiver sido o momento do resultado;C) uma vez decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, a lei excepcional ou temporária não mais se aplica, ainda que o fato tenha sido praticado durante a sua vigência;D) não ficam sujeitos à lei brasileira os crimes praticados no estrangeiro contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território e de Município.

(Inspetor RJ – FGV – 2008) Um fato criminoso praticado no interior de uma embarcação privada brasileira que esteja em alto-mar, fora das águas territoriais de qualquer país, está sujeito à aplicação da seguinte lei penal:

(A) brasileira.(B) do país de onde a embarcação tiver partido.(C) do país para onde a embarcação estiver se dirigindo.(D) do país mais próximo de onde estiver a embarcação.(E) do país em que primeiro aportar a embarcação.

(Inspetor RJ – FGV – 2008) Assinale a alternativa correta.

(A) Expirado o prazo de validade da lei temporária, não se poderá impor prisão em flagrante àqueles que pratiquem o crime após a expiração, mas ainda será possível a instauração de processo criminal.(B) Todos aqueles que praticaram o crime durante a vigência da lei temporária poderão ser processados, mesmo depois de expirado seu prazo de vigência.(C) Cessada a vigência da lei temporária, consideram-se prescritos os crimes praticados durante sua vigência.(D) O princípio da ultra-atividade da lei penal permite que todos aqueles que pratiquem o crime no intervalo de três anos a partir do fim do prazo de vigência da lei temporária sejam processados criminalmente.(E) Terminado o prazo de vigência da lei temporária, ocorrerá a abolitio criminis, libertando-se os que estiverem presos em razão da prática do crime previsto nessa lei.

3- TIPICIDADE

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) O erro, sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime,a) não exclui o dolo, permitindo a punição também por culpa.b) exclui o dolo mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei.c) não exclui o dolo, nem permite a punição por crime culposo.

Page 3: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

d) exclui o dolo, não permitindo a punição por crime culposo, mesmo se previsto em lei.

(Oficial de Cartório RJ – FGV – 2009) José da Silva é guarda-vidas da piscina do clube Bonsucesso, muito frequentado por crianças. Todos os dias, a piscina do clube é aberta às 9 horas da manhã pelo servente João de Souza e José da Silva é sempre o primeiro a entrar na área da piscina e assumir seu posto no alto da cadeira de guarda-vidas. Contudo, no dia 1º de novembro de 2008, José da Silva não chegou no horário. Mesmo sabendo que a piscina é aberta às 9 horas, José chegou no clube somente às 10 horas e se deparou com uma cena macabra: duas crianças estavam mortas, afogadas na piscina.

A partir do fragmento acima, assinale a alternativa correta.

(A) José da Silva não praticou crime algum.(B) José da Silva praticou o crime de omissão de socorro (art. 135, do Código Penal).(C) José da Silva praticou o crime de homicídio culposo (art. 121, §3º, do Código Penal).(D) José da Silva praticou o crime de homicídio doloso na modalidade comissiva (art. 121, caput, do Código Penal).(E) José da Silva praticou o crime de homicídio doloso na modalidade comissiva por omissão, pois ele exercia a função de garantidor (art. 121, caput c/c art. 13, § 2º, do Código Penal).

4- ANTIJURIDICIDADE

(Delegado de Polícia RJ – NCE – 2001) NÃO representa causa de exclusão da ilicitude:

a) ingresso na residência contra a vontade do morador no momento em que há prática de crime em seu interior;b) abate de animal para saciar a fome da família;c) obrigação hierárquica;d) aborto necessário;e) prisão em flagrante efetuada por particular.

(Inspetor RJ – FGV – 2008) Considera-se em legítima defesa quem:

(A) pratica o fato sob coação irresistível.(B) pratica o fato para salvar-se de perigo que ele próprio provocou.(C) pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio cujo sacrifício não era razoável exigir-se.(D) pratica o fato por erro plenamente justificado pelas circunstâncias e que tenha sido causado por terceiro.(E) pratica o fato utilizando moderadamente dos meios necessários para repelir uma agressão injusta a direito próprio ou de outrem, desde que a agressão seja atual ou iminente.

Page 4: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

5- CULPABILIDADE

(Inspetor CE – UECE – 2003) Sobre a imputabilidade penal, assinale a única alternativa que contém afirmação correta:

A) excluem a imputabilidade penal a emoção ou a paixão e a embriaguez, voluntária ou culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos;B) é isento de pena o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento;C) é também isento de pena o agente que, por embriaguez, proveniente de caso fortuito ou força maior, não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento;D) a pena pode ser reduzida de um sexto a um terço, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

(Delegado de Polícia RJ – NCE – 2001) A única hipótese de causa que afasta a culpabilidade é:

a) erro escusável sobre a posição de garantidor;b) erro escusável quanto à elementar do fato;c) legítima defesa de terceiro;d) coação física irresistível;e) aberratio ictus.

(Delegado de Polícia RJ – NCE – 2001) A única hipótese que configura causa de exclusão da imputabilidade é:

a) embriaguez culposa e completa pelo álcool;b) paixão;c) doença mental completa ao tempo da ação que gera a total incapacidade de entender o caráter ilícito do fato;d) ingestão voluntária de substância entorpecente que retira a plena capacidade de se autodeterminar ao tempo da ação;e) perturbação da saúde mental que afasta a inteira capacidade de entender o caráter ilícito do fato.

6- CONCURSO DE PESSOAS

(Inspetor CE – UECE – 2003) Examine as afirmações abaixo sobre o concurso de pessoas:

Page 5: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

I - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, independentemente de sua culpabilidade.II - Se a participação no crime for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um a dois terços.III - O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, não são puníveis, se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.

Está(ão) correta(s):A) I, II e III;B) somente I;C) somente II;D) somente III.

(Oficial de Cartório RJ – FGV – 2009) Com relação ao concurso de pessoas, assinale a afirmativa incorreta.

(A) Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.(B) Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.(C) Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste, salvo quando previsível o resultado mais grave, caso que será aplicada a pena do crime mais grave.(D) Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.(E) O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, não são puníveis, se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.

7- PENAS

(Oficial de Cartório RJ – FGV – 2009) Com relação às penas, analise as afirmativas a seguir:

I. São penas privativas de liberdade: detenção, reclusão e limitação de fim de semana.II. O Código Penal prevê somente as seguintes hipóteses de penas restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas; interdição temporária de direitos e prestação pecuniária.III. A pena de interdição temporária de direitos compreende as seguintes situações: proibição do exercício de cargo, função ou atividade pública, bem como mandato eletivo; proibição do exercício de profissão, atividade ou ofício que dependam de habilitação especial, de licença ou autorização do poder público; suspensão de autorização ou de habilitação para dirigir veículo; proibição de frequentar determinados lugares; e, obrigação de permanecer, aos sábados e

Page 6: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

domingos, por cinco horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado, ocasião em que serão ministrados cursos e palestras ou atribuídas atividades educativas.

Assinale:

(A) se nenhuma afirmativa estiver correta.(B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.(C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.(D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

8- CRIMES CONTRA A VIDA E LESÕES CORPORAIS

(Inspetor CE – UECE – 2003) O agente desferiu um único soco no queixo de um homem de 30 anos, com compleição física robusta. Não quis mata-lo, nem assumiu o risco de fazê-lo. Não previu que a queda do ofendido, em razão do golpe, provocaria a explosão do lobo temporal esquerdo. Em face disso, o crime praticado pelo agente foi:

A) homicídio preterdoloso;B) lesão corporal seguida de morte;C) homicídio doloso em virtude de dolo direto;D) homicídio doloso em virtude de dolo eventual.

(Inspetor CE – UECE – 2003) Assinale a única alternativa que contém afirmação correta:

A) o infanticídio é crime material e se consuma com a morte do feto ou do recém-nascido, sendo admissível a tentativa;B) induzir ou instigar alguém a se suicidar ou prestar-lhe auxílio para que o faça sujeita o agente à pena de quatro a oito anos de reclusão, se o suicídio se consuma, ou de um a três anos de detenção, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave;C) o aborto é punido a título de culpa;D) o aborto é crime de perigo, consumando-se com a morte do feto ou a destruição do produto da concepção.

(Inspetor CE – UECE – 2003) Sobre o crime de lesão corporal, assinale a única alternativa que contém afirmação correta:

A) o sujeito ativo do crime de lesão corporal pode ser qualquer pessoa, inclusive o próprio ofendido, dada a relevância que a lei penal confere à autolesão;B) em crime de lesão corporal, é admissível a aplicação do princípio da insignificância;

Page 7: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

C) lesão corporal não é apenas ofensa à integridade corpórea, mas também à saúde, como no caso em que a vítima desmaia em virtude de forte tensão emocional produzida por agressão do réu;D) eventual perdão da esposa constitui causa excludente da responsabilidade pelo delito de lesão corporal praticada contra ela pelo marido.

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) Prevê nossa legislação substantiva que

a) a ocorrência de lesão corporal de natureza grave, na gestante, não é circunstância autorizadora de aumento de pena, no caso de aborto provocado por terceiro.b) a ocorrência de lesão corporal de natureza leve, na gestante, é circunstância autorizadora de aumento de pena, no caso de aborto provocado por terceiro.c) a ocorrência de lesão corporal de natureza grave, na gestante, é circunstância autorizadora de aumento de pena, no caso de aborto provocado por terceiro.d) a ocorrência de lesões leves ou graves na gestante será sempre circunstância irrelevante, para fins de aumento de pena, no caso de aborto praticado por terceiro.

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) De acordo com nossa legislação,

a) nos casos de suicídio, havendo coação irresistível, deverá o fato ser tipificado como homicídio.b) para se caracterizar um infanticídio, não se faz mister a prova de que o feto tenha nascido com vida.c) em tese, o infanticídio pode ser culposo ou doloso, dependendo da conduta da mãe do nascente.d) poderão figurar como sujeito passivo do infanticídio o recém-nascido ou o feto abortado.

(Oficial de Cartório RJ – FGV – 2009) Assinale a alternativa que apresente circunstância que não qualifica o crime de homicídio doloso.

(A) Quando o homicídio é praticado mediante promessa de recompensa.(B) Quando o homicídio é praticado mediante emprego de veneno.(C) Quando o homicídio é praticado contra ascendente, descendente, irmão ou cônjuge.(D) Quando o homicídio é praticado para assegurar a impunidade de outro crime.(E) Quando o homicídio é praticado mediante emprego de asfixia.

(Oficial de Cartório RJ – FGV – 2009) Assinale a alternativa que apresente circunstância que não aumenta a pena do crime de homicídio culposo.

(A) Se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão.(B) Se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima.(C) Se o agente foge para evitar prisão em flagrante.(D) Se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos.

Page 8: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

(E) Se o crime resulta de inobservância de regra técnica de ofício.

9- CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) Quem exige, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que possa dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou terceiro, pratica

a) constrangimento ilegal.b) extorsão.c) abuso de incapaz.d) extorsão indireta.

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) De acordo com a legislação pátria,

a) sempre que o autor de furto for primário, deverá sua conduta ser analisada como “furto privilegiado”.b) nos casos de furto de veículo automotor, o transporte deste para outro Estado é circunstância impositiva de pena mais grave.c) a extração de mineral em propriedade alheia, sem a competente autorização, não caracteriza o crime de furto.d) responderá por furto, quem subtrair coisa alheia para pagar-se ou ressarcir-se de prejuízos.

(Oficial de Cartório RJ – FGV – 2009) A respeito dos crimes contra o patrimônio, analise as afirmativas a seguir:

I. Nos crimes contra o patrimônio, é isento de pena o autor que pratica o crime em prejuízo de ascendente ou descendente, salvo se houver emprego de grave ameaça ou violência à pessoa ou ainda se a vítima tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.II. Sempre que houver isenção de pena ao autor de crime contra o patrimônio, a isenção não se aplica ao estranho que participa do crime, mas é causa de diminuição da pena em grau que varia de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um terço).III. Nos crimes contra o patrimônio somente se procede mediante representação se o crime é cometido em prejuízo de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita, salvo se houver emprego de grave ameaça ou violência à pessoa ou ainda se a vítima tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Assinale:

(A) se nenhuma afirmativa estiver correta.(B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.(C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

Page 9: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

(D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

(Delegado de Polícia RJ – NCE – 2001) Maria, pretendendo apenas usar o cordão de brilhantes de sua patroa, Joana, retira-o sem autorização, durante um final de semana em que ficou totalmente responsável pela vigilância da casa. No caminho para o baile, Mévio, mediante grave ameaça, subtrai o referido cordão e o vende para terceiro. Temendo a descoberta de sua conduta, Maria coloca no lugar onde estava o cordão uma peça idêntica, entretanto de reduzidíssimo valor econômico. Dias após, desconhecendo o fato realizado por Maria, Joana acaba por adquirir exatamente o seu próprio cordão, que estava sendo vendido numa feira livre por um baixo valor. As condutas de Maria e Joana, respectivamente, consistem de:

a) furto de uso e receptação culposa;b) apropriação indébita e indiferente penal;c) furto qualificado e receptação culposa;d) furto simples e receptação culposa;e) furto qualificado e indiferente penal.

(Inspetor RJ – FGV – 2008) São considerados crimes contra o patrimônio:

(A) homicídio (art. 121 do Código Penal), furto (art. 155 do Código Penal) e seqüestro e cárcere privado (art. 148 do Código Penal).(B) roubo (art. 157 do Código Penal), furto (art. 155 do Código Penal) e seqüestro e cárcere privado (art. 148 do Código Penal).(C) roubo (art. 157 do Código Penal), furto (art. 155 do Código Penal) e extorsão mediante seqüestro (art. 159 do Código Penal).(D) estelionato (art. 171 do Código Penal), furto (art. 155 do Código Penal) e seqüestro e cárcere privado (art. 148 do Código Penal).(E) dano (art. 163 do Código Penal), violação de domicílio (art. 151 do Código Penal) e furto (art. 155 do Código Penal).

10- CRIMES CONTRA A ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA

(Inspetor CE – UECE – 2003) Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida constitui conduta típica do crime de:

A) prevaricação;B) concussão;C) corrupção passiva;D) peculato.

Page 10: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

(Inspetor CE – UECE – 2003) Sobre o crime de peculato, assinale a única alternativa que contém afirmação correta:

A) a apropriação de quantia, pelo presidente de entidade sindical, em razão da função, recebida para pagamento a associados por força de acordo em reclamação trabalhista constitui crime de peculato;B) para a configuração do peculato, é indispensável tenha o acusado tirado vantagem do crime, sendo insuficiente o desvio do bem público em proveito alheio;C) configura estado de necessidade, de modo a excluir a antijuridicidade da apropriação de valores públicos sob a guarda do funcionário, as dificuldades financeiras decorrente de insuficiente remuneração;D) a aprovação das contas de um servidor público exime-o de qualquer responsabilidade penal em relação àquelas contas, mesmo verificada posteriormente a sua inidoneidade.

(Inspetor CE – UECE – 2003) Sobre o crime de corrupção passiva, assinale a única alternativa que contém afirmação correta:

A) ocorre o delito de corrupção passiva pela simples solicitação de vantagem, ainda que impossível de ser cumprida, é dizer, ainda que não esteja ao alcance da pessoa que é solicitada;B) o sujeito passivo do crime de corrupção passiva é a pessoa a quem é solicitada a vantagem indevida;C) o delito de corrupção passiva pode ser punido a título de culpa, pois se trata de delito de simples atividade ou de mera conduta;D) comete o delito de corrupção passiva aquele que, exercendo função de destaque em empresa concessionária de serviço público, solicita e recebe de fornecedores da mesma favores para o pagamento de seus créditos.

(Inspetor CE – UECE – 2003) Quanto ao crime de falso testemunho ou falsa perícia, assinale a única alternativa que contém afirmação correta:

A) o crime de falso testemunho é conceitualmente doloso e para sua existência é necessária a vontade e consciência da falsidade ou de omissão da verdade;B) são sujeitos ativos do crime de falso testemunho ou falsa perícia a testemunha, o perito, o tradutor e o intérprete, podendo a vítima a eles ser equiparada;C) comete o crime quem presta falso testemunho que traga no bojo do depoimento interesse próprio, ligado ao fato objeto do processo e que envolve elucidação que poderá acarretar responsabilidade penal ao depoente;D) o compromisso da testemunha de dizer a verdade é condição de punibilidade, sendo parte integrante do crime de falso testemunho, de forma que eventual omissão do compromisso elide a responsabilidade da testemunha pela falsidade de suas declarações.

Page 11: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) Funcionário público, sendo competente para responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo, não o fazendo, por indulgência, pratica

a) condescendência criminosa.b) prevaricação.c) exploração de prestígio.d) corrupção passiva.

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) A solicitação de determinada importância em dinheiro, a pretexto de influir em testemunha, constitui

a) patrocínio infiel.b) exploração de prestígio.c) advocacia administrativa.d) corrupção passiva.

(Delegado de Polícia RJ – NCE – 2001) A secretária do presidente de uma empresa mundialmente conhecida ameaça fornecer à imprensa fotos e fita cassete que comprovam a prática de conjunção anal do presidente com outro homem, caso não lhe seja entregue o valor devido referente a um ano de salários atrasados, por trabalho efetuado. O delito perpetrado pela secretária consiste de:

a) constrangimento ilegal;b) difamação;c) exercício arbitrário das próprias razões;d) extorsão;e) ameaça.

(Delegado de Polícia RJ – NCE – 2001) Ao ser preso por portar certa quantidade de substância entorpecente para uso próprio, Lucas oferece a quantia de cinqüenta reais a Flávio, policial militar, que, não concordando com a quantia, pede o dobro para não conduzi-lo à delegacia de polícia. No exato momento em que Lucas está entregando o valor acordado, o oficial de supervisão, Fábio, surpreende os dois e os leva para a delegacia de polícia, onde apresenta o fato à autoridade policial, informando que o valor apreendido foi de cinqüenta reais. Indique o(s) delito(s) perpetrado(s) por Lucas, Flávio e Fábio, respectivamente, desconsiderando a posse da substância entorpecente:

a) corrupção ativa; corrupção passiva; peculato;b) corrupção passiva; concussão; apropriação indébita;c) corrupção passiva; corrupção ativa; prevaricação;d) corrupção ativa; concussão; peculato;e) corrupção ativa; corrupção passiva; apropriação indébita.

Page 12: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

11- DEMAIS CRIMES

(Inspetor RJ – FGV – 2008) Relativamente ao tipo objetivo, pode-se afirmar que o crime de incêndio (“art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”) é considerado:

(A) de perigo abstrato.(B) de perigo concreto.(C) de perigo presumido.(D) de alto risco.(E) de baixo risco.

(Inspetor CE – UECE – 2003) Assinale a única alternativa que contém afirmação correta:

A) no crime de calúnia, admite-se a prova da verdade se o fato é imputado ao Presidente da República;B) no crime de difamação, a exceção da verdade somente é admitida se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções;C) se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem, a pena de quatro a seis anos de reclusão e multa;D) as penas cominadas aos crimes de calúnia, injúria e difamação aumentam-se de dois terços se qualquer deles é cometido contra funcionário público, em razão de suas funções.

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) Quanto aos crimes contra a honra, podemos afirmar:

a) não se pune a calúnia contra os mortos.b) se, antes da sentença, o querelado se retratar cabalmente da injuria proferida, ficará isento de pena.c) admite-se a exceção da verdade na difamação, se o ofendido for funcionário público e a ofensa for relativa a suas funções.d) as penas cominadas serão aumentadas de um terço, se o crime for praticado contra o Presidente da República ou contra o Governador de algum dos Estados brasileiros.

12- LEI DE TORTURA

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) Nas ações tipificadas pela Lei n.º 9455/97 (Tortura), a pena será sempre agravada, de um sexto até um terço, dentre outros casos, se o crime for cometido contra

a) criança, gestante, deficiente e idoso.b) criança, gestante, adolescente e idoso.

Page 13: Apostila - Curso Pla - Policia Civil 2011 - Exercícios

CURSO PLÁ NITERÓI – POLÍCIA CIVIL RJ 2011Prof. Bruno Gilaberte

[email protected]

c) criança, gestante, deficiente e adolescente.d) gestante, adolescente, deficiente e idoso.

(Delegado de Polícia RJ – NCE – 2001) Policial civil que, após infligir forte sofrimento mental, mediante graves e reiteradas ameaças, exigindo que a vítima de um roubo reconheça determinado homem que tem certeza ser o autor do crime, comete o delito de:

a) tortura com causa de aumento de pena;b) abuso de autoridade;c) prevaricação;d) tortura simples;e) ameaça.

13- DEMAIS LEIS

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) A Lei n.º 4898/65 (Abuso de Autoridade)

a) autoriza a comprovação pelo acusado ou pelo ofendido da existência de vestígios decorrentes da ação criminosa, por meio de duas testemunhas qualificadas. b) explicita que a citação do réu deverá ser feita por mandado sucinto, que não necessitará ser acompanhado da segunda via da representação ou da denúncia.c) não considera autoridade, quem exercer o cargo, emprego ou função pública, transitoriamente e sem remuneração.d) prevê ao infrator apenas sanção administrativa civil.

(Delegado SP – Polícia Civil SP – 2003) A Lei n.º 9296/96 (Interceptação de Comunicações Telefônicas)

a) autoriza a autoridade policial a inutilizar a gravação que não interessar a prova, comunicado o Ministério Público.b) não se aplica à interceptação do fluxo de comunicações, em sistemas de informática e telemática.c) admite a interceptação de comunicação telefônica, mesmo que não haja indícios suficientes da autoria ou participação na infração penal, desde que o crime investigado seja apenado com reclusão.d) exige que, já no pedido de interceptação de comunicação telefônica, sejam indicados os meios a serem empregados para sua consecução.